Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O erro

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Re: O erro

por NM_2 » 23/9/2015 17:22

Excelente artigo que ajuda a recuperar dos erros. O meu mais de principiante foi baixar o preço médio com bcp ainda a descer para tentar apanhar um fundo e não ter colocado stop loss num ponto razoável. E depois aguardar à espera que subisse com custo de capital mas para poupar nas comissões de bolsa.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

por phneutral » 20/12/2007 7:29

eheheh grande Mechanic.

Saudável rir tanto a esta hora da manhã :). Devem ser tantos os que se espelham no teu texto... sim eu fui um deles.

Abraço e continuação do bom humor!

PH
"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 472
Registado: 11/12/2004 4:46

por carrancho » 20/12/2007 2:33

AC Investor Blog escreveu:


...


Diga-se no mercado toda a gente ganha e toda as pessoas perdem, quem disser o contrário é MENTIROSO.

...





Falso...

Tenho um amigo, por sinal até é gerente de um balcão de um Banco, que todos os trades que fez... PERDEU!

Não há muitos meses até me senti um pouco culpado, numa conversa ao almoço disse-lhe (sem intenção de o aconselhar fosse no que fosse) que estava a pensar comprar Banif pois estava a tocar a LTA. Assim fiz e ele no dia seguinte disse-me que também tinha entrado o que não me agradou pois estava a entrar pelo que eu lhe tinha dito não por análise própria. Essa LTA foi quebrada, activei o meu stop mental e avisei-o que os pressupostos que me tinham levado a entrar já não existiam pelo que tinha vendido. Expliquei-lhe o porquê e disse para ele pensar por si se deveria manter ou vender e assumir as perdas como eu fiz. Teimoso foi mantendo a posição e aquilo caiu caiu caiu (se a memória não me falha) por volta de 30%. Depois de toda essa queda, num só dia, valorizou mais de 10% e nesse mesmo dia telefonei-lhe a felicitar por a "coisa" ter invertido... ele respondeu com voz amuada "vendi tudo ontem"

O homem tem mesmo pé frio e não acerta uma unica que seja, nem sei como ainda insiste!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Enslaved » 20/12/2007 2:20

Muito bom e a esta hora da noite soube-me a ginjas :lol: :lol:


The Mechanic Escreveu: Quem realmente , não vái preparado pra dar e levar na Guerra da Bolsa , não sabe ainda o que isto é . Qualquer entrada , deve contemplar a saída, deva ela ser em cima , ou em baixo . Eu sou um acérrimos defensor de Stops, sejam eles mentais ou reais .Porque nos preparam para o pior . Porque nos preparam para aceitar que não era ali o ponto optimo de entrada . Porque nos preparam para o nosso...erro .E se estamos preparados , estamos em vantagem sobre o Mercado


Esta última parte é essencial mas parece-me que o pessoal não aprende ou por outro lado não quer aprender. Ninguém é infalível e por isso errar é humano. O que me questiono é porque não aprendem. Porquê??? :evil: :evil: :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por The Mechanic » 20/12/2007 2:01

Óoooo amigo Ulisses ..!
Ainda estás acordado !?

Fantástico está o teu texto . A maior qualidade do meu é quando muito , ser compreensivel , devido ao facto de se encontrar escrito em Português .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por Ulisses Pereira » 20/12/2007 1:57

Fantástico, Mech! A deliciosa parte de humor inicial e a sintética mas muito sábia parte final.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: erro

por Branc0 » 20/12/2007 1:49

Clinico Escreveu:Mas continuo a afirar que o tempo dilui os erros.


Eu também não tenho nada contra investimentos de longo prazo, só estou a dizer que o tempo dilui os erros até ao dia em que tens um azar no portfolio e entras numa empresa dessas.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por The Mechanic » 20/12/2007 1:44

Boas noites ...

Depois de ler o artigo do Ulisses e sobre os erros ( ppfffffff :lol: ) que a malta aqui comete, resolvi mostrar o outro lado da história :

Eu , é claro, já se sabe que nunca errei .
Aqui há coisa de 12 anos atrás, estive quase pra errar ...mas emendei a tempo e não errei . Os meus amigos contam por vezes esse episódio , à beira da fogueira , quando acampam à noite que...mas não é nada de escuteiros e essa panelagem de vestir calções , fazer nós e andar de pau na mão montanha acima, montanha abaixo !! ..não !! ...é malta dos ursos ..! ...quando a malta vái caçar ursos ...e armados só com canivetes Suiços e gritos ...mas dizia eu , que eles até contam por graça "...ah, o The Mechanic naquela vez...quase que errava !!!...Hahahaha..." . Mas tambem é verdade que riem porque estão bêbados . E nessa condição, um gajo ri até quando dá um chuto numa pedra .

Depois disso , nunca mais . Nunca mais estive perto de errar . Nem um assim pequenino .É sempre acertar, acertar, acertar...

Mas tenho um amigo ...
...ui !
Esse sim ! Erra pra caraças ...
É com cada tiro no pé que até a mim me vêm as lágrimas aos olhos . Aliás, dedos já nem tem . Agora é já só os cotos .
Compra acções e logo a seguir , elas descem ...depois, vende-as já quando não aguenta mais e já está a perder um patacão , e elas sobem . Depois, quando vão a meio da subida, ele que não é parvo ..! compra , pra aproveitar o resto da subida e tau ! elas desatam a cair. Antes que desçam mais e perca outra vez um patacão, vende . Esperto ! ...no dia a seguir , sobem .
Depois , vem o gajo da correctora e diz-lhe pra comprar e ele compra. Lê no Caldeirão que "está esticado e o catano" e vende.Lê no DE que é bom e compra . Lê no JN que é mau e vende . Vem um amigo e diz que aquilo se vái despenhar e ele entra "short" apesar de não fazer puto do que seja isso. Vem a UBS e diz que sobe e lixa-o .Nessa altura , bem pode ver passar o vizinho a sair de casa dele em cuecas , que ele já não quer saber : "Warrants ! Warrants e Turbo-Warrants e o escafandro..!! ...isso é que vái salvar isto !!" ... pumba .., pimba .., pumba.. , tenga.., tunga..,...fica tão moidinho como uma trabalhadora do sexo acabada de receber uma vaga de marines vindos de uma comissão de 8 meses nas montanhas do Iraque ...
O que lhe vale é o investimento de longo prazo na PTM e na PAD...!
:shock:
Bom , pra falar a verdade...
... o que vale é que depois vái e pede mais dinheiro ao pái ( que é dono de um Banco qualquer aí da nossa praça ...ele é Flores ..ou Cravos ..não.. Rosas ..?!.ou qualquer coisa assim ..! o nome de família do gajo ...)e está prontinho a voltar para o negócio .
Vidas..!



Quem realmente , não vái preparado pra dar e levar na Guerra da Bolsa , não sabe ainda o que isto é . Qualquer entrada , deve contemplar a saída, deva ela ser em cima , ou em baixo . Eu sou um acérrimos defensor de Stops, sejam eles mentais ou reais .Porque nos preparam para o pior . Porque nos preparam para aceitar que não era ali o ponto optimo de entrada . Porque nos preparam para o nosso...erro .E se estamos preparados , estamos em vantagem sobre o Mercado .
A Bolsa é como um jogo de Xadrez : temos de estar sempre um ( vários! )passo à frente .


Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

erro

por Clinico » 20/12/2007 1:37

Meu Caro Branc0, não vamos começar a discutir "stops". Não é isso a que me estou a referir.

A andança normal dos mercados é o que está a decorrer agora, por acaso com VIXs enormes. Leia o caso do TM1950 no tópico da sonae sgps e veja a disciplina que é preciso, para manter a sonae desde os 50 centimos. Desde aí, a sonae já se fartou de cair e subir etc etc. Mas ao fim destes anos, quadruplicou o investimento sem mexer uma palha.
Pode argumentar que poderia ter maior lucro se tivesse vendido em cima e recomprado em baixo. Mas isso nem sempre é fácil de fazer e por vezes "erra-se" mais assim do que deixar andar.
Mas é apenas uma opinião. Não tenho nada contra "stops" e que vendam quando encontram resistencia e comprem nos suportes. Mas continuo a afirar que o tempo dilui os erros.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: erro

por Branc0 » 20/12/2007 1:18

Clinico Escreveu:Mas a Parmalat foi vitima de fraude, não das andanças do mercado. E outras que tais nos EUA tambem foram vitimas de fraude por parte das administrações!Nem sei a que preço está a Parmalat agora comparado com o que desceu nessa altura...
Eu estou só a referir ás andanças normais dos mercados e ao comportamento das acções nesse "andar" e não a acontecimentos fora do habitual...
Abraço
Clinico


Bom... o problema é o mesmo. Como é que defines que o andamento é normal? É que até a PARMALAT ou a ENRON aparecerem nas noticias já tinham desvalorizado bastante.

Ficas à espera das noticias? Vendes antes? Quando?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

erro

por Clinico » 20/12/2007 1:18

Meu Caro BrancO, eu penso que me fiz entender mal.
Eu ão disse que não se saia de uma acção se esta está a descer.
O que eu quis dizer é que um erro se dilui com o tempo.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

erro

por Clinico » 20/12/2007 1:14

Mas a Parmalat foi vitima de fraude, não das andanças do mercado. E outras que tais nos EUA tambem foram vitimas de fraude por parte das administrações!Nem sei a que preço está a Parmalat agora comparado com o que desceu nessa altura...
Eu estou só a referir ás andanças normais dos mercados e ao comportamento das acções nesse "andar" e não a acontecimentos fora do habitual...
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: erro

por Branc0 » 20/12/2007 1:02

Clinico Escreveu:Meu caro BrancO, o que sucedeu até agora na sonae ind, não foi um crash, foi uma correcção - das grandes! penso que uma acção não "crasha", só os mercados, não é assim? E por definição crash é queda de 10 a 20% em curto espaço de tempo não é? porque se for num ano, é correcção, penso eu.


Sem fazer pesquisa nenhuma vem-me logo à cabeça a PARMALAT... certamente haverá outras.
Editado pela última vez por Branc0 em 20/12/2007 1:18, num total de 1 vez.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

erro

por Clinico » 20/12/2007 0:34

Meu caro BrancO, o que sucedeu até agora na sonae ind, não foi um crash, foi uma correcção - das grandes! penso que uma acção não "crasha", só os mercados, não é assim? E por definição crash é queda de 10 a 20% em curto espaço de tempo não é? porque se for num ano, é correcção, penso eu.

Se quem manteve a sonae ind dos 11 e tal, sair agora, não sei se fará bem. Perdido por perdido, agora espere que suba!
Eu tambem as comprei a 7,28, NÃO as vendi a 7,70 e disse "chega" a 7,21!! Comprei-as na perspectiva de que recoperassem mais depressa do que a sonae sgps. Enganei-me! não sei se errei, mas enganei-me com certeza. (enganar-se é o mesmo que errar??)

Enfim, filosofias...
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Bullion » 19/12/2007 23:58

Já concerteza alguém o disse antes de mim , vocês já o ouviram antes de hoje, mas não custa nada lembrar: Ser capaz de assumir o erro e vender a perder, é aquilo que distingue o bom trader dos outros traders.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 217
Registado: 31/7/2006 14:54
Localização: Lisboa, Olivais

Re: erro

por Branc0 » 19/12/2007 23:49

Clinico Escreveu:Ora, meu Caro António...pôs o dedo na ferida... o erro "dilui-se" muitas vezes numa postura de investimento a médio longo prazo. Não é a bolsa um jogo de soma positiva?
Não me venham com a conversa que o crash de 1929 demorou "que tempos" a recoperar. Isso é outra história. É um crash, inserido em toda uma situação de bolha com as consequencias que todos sabemos. Falemos apenas de pequenos erros com exemplifica o Ulisses. Se os investidores que sairam antes da guerra do Iraque tivessem estado quietos...Ora voltando a um exemplo caseiro, querem apostar que quem errou com a sonae ind ainda vai ter alegrias?? :lol:

Abraços
Clinico


E como destingues um crash de uma correcção?

Ou seja, quanto esperas que desvalorize até dizeres "isto é um crash" ?

Se perderes 20% é uma correcção? E 30% ? E 50?
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

erro

por Clinico » 19/12/2007 23:15

Ora, meu Caro António...pôs o dedo na ferida... o erro "dilui-se" muitas vezes numa postura de investimento a médio longo prazo. Não é a bolsa um jogo de soma positiva?
Não me venham com a conversa que o crash de 1929 demorou "que tempos" a recoperar. Isso é outra história. É um crash, inserido em toda uma situação de bolha com as consequencias que todos sabemos. Falemos apenas de pequenos erros com exemplifica o Ulisses. Se os investidores que sairam antes da guerra do Iraque tivessem estado quietos...Ora voltando a um exemplo caseiro, querem apostar que quem errou com a sonae ind ainda vai ter alegrias?? :lol:

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por macau5m » 19/12/2007 20:50

kpt Escreveu:António, seria óptimo se não falhássemos qualquer negócio/trade mas pelo que vi tiveste também alguns bons negócios. O saldo global é positivo ou negativo? Mesmo que seja negativo tiveste mais valias que te ajudaram a criar algum tapete/conforto para as possíveis menos valias, o que já não é mau.

o Saldo Após Setembro é negativo no entanto ainda estou com ganhos visto ter comprado EDP a um preço médio de 3.09
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 415
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

por rsacramento » 19/12/2007 20:43

alguém disse que estúpido não é aquele que erra ( porque errar é humano), mas sim aquele que não aprende com os erros
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por kpt » 19/12/2007 20:40

António, seria óptimo se não falhássemos qualquer negócio/trade mas pelo que vi tiveste também alguns bons negócios. O saldo global é positivo ou negativo? Mesmo que seja negativo tiveste mais valias que te ajudaram a criar algum tapete/conforto para as possíveis menos valias, o que já não é mau.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1131
Registado: 11/5/2007 23:19
Localização: Lx

por macau5m » 19/12/2007 20:34

O pior do erro é que regra geral só se saber que se errou depois de ter cometido o erro e esse já não poder ser corrigido, eu pergunto-me se neste momento não estou a errar é que desde Setembro parece que só acumulo erros, passo a enumerar alguns;
Após ler muitas opiniões no forum era quase certo que iria haver um crsh.
Vendi 2200 EDP a 3,90 e 250 PT a 9,90 (erro)
Comprei Brisa 500 a 9.25 bom negócio por enquanto!
Comprei Northen Rock a 1,20£ vendi a 1.83£ era para vender a 2.60£ mas chegou só aos 2,52£ poderia ter sido um optimo negócio.
Compra de Galp a 11,30 com Stop nos 11,10 vendidas cerca de 10 dias antes das noticias dos poços do Brasil-Pécimo negócio
Compra de BCP a 3.39 á espera de noticias da fusão, tudo indicava que as noticias seriam positivas, mas falharam e assim continuo com elas á espera do longo prazo e aguardo que haja algo de positivo, ou cometo mais um erro e sou arrastado com ela para o fundo.
Por isso é muito dificil saber onde está o ERRO.
Bons negócios
Cumps
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 415
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

por Laaz Rockit » 19/12/2007 19:32

Excelente artigo Ulisses.

Eu gostaria de dizer e assumir que tenho cometido muitos erros, burrices e enganos, porque também ainda há pouco tempo comecei a investir mais assiduamente na bolsa, mas devo estar no caminho certo: porque os assumo, e não os atiro para cima de ninguém. A culpa é única e exclusivamente minha.

Este artigo levantou-me a moral, porque pensei que só eu fazia burrice. Afinal, parece que não sou o único.

Espero ir aprendendo e melhorar com os meus erros.

Um abraço.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 660
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Europa

por james dean » 19/12/2007 15:37

O ser humano e complicado.Nas tertulias com os meus amigos todos falam dos seus sucessos,e raramente aparece alguem a dizer que perdeu e porque.As pessoas julgam que assumir erros e manifestar sinais de menoridade e fraqueza.Vi muitas grandes moradias a serem construidas na quinta da Marinha-cascais,com os ganhos da bolsa.Vi amigos a vender as joias da mulher para poderem se alimentar,fruto de perdas na bolsa.Tudo esta no equilibrio,nao facas nada na vida que nao saibas,nao arrisques o que nao tens,e tem presente que nao es o mais inteligente,e quando perdes ha alguem que ganha.Eu sou humano e sou capaz de dizer a minha mulher que ganhei 100 euros e calo quando perco 1.000.Mas mais importante e assumir interiormente os meus erros,no sentido de os evitar no futuro.
 
Mensagens: 43
Registado: 14/12/2007 19:16

por Ulisses Pereira » 19/12/2007 15:17

Bem sei que há muitas razões para se perder dinheiro em Bolsa. Mas aqui estamos a falar especificamente da incapacidade dos investidores aceitarem os seus erros. De os reconhecerem e assumirem com naturalidade.

Manuel Cajuda, treinador de futebol do Vitória de Guimarães, dizia há dias que uma das razões do sucesso da sua equipa é que não tinha medo de perder e sabia que iria errar e perder algumas vezes. Nos mercados, as coisas não são diferentes. Saber que vamos errar algumas vezes e que isso é inevitável, é essencial.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por rate » 19/12/2007 15:12

"...a sorte dá muito trabalho..."
cc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 362
Registado: 8/12/2007 12:39
Localização: Porto

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes