Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As Linhas de Tendência Vistas à Lupa...

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por carlz » 1/3/2008 2:41

ok, vou-me dedicar a isso nos próximos dias.

Relativamente ao que dizias "olha que é ao contrário", não se é a isto que te referes mas analisei alguns gráficos e parceu-me que, na maior parte deles, quando existe um topo o relative strength está acima dos 70 e num fundo está abaixo dos 30. Não será um bom indicador?

Um abraço
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

por rsacramento » 1/3/2008 2:24

já agora, para melhor entender o MACD é indispensável entender as médias móveis, exponenciais ou não: quando usar as mais lentas ou as mais rápidas, como interpretar o seu andamento acima ou abaixo dos preços, os cruzamentos ascendentes e descendentes entre elas, como podem indicar tendências e reversões, como podem servir de suporte ou de resistência, etc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 1/3/2008 2:19

carlz Escreveu:rsacramento, (...) e estou a tentar perceber como influenciam o comportamento do valor das acções.(...)

olha que é ao contrário :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 1/3/2008 2:17

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por carlz » 1/3/2008 2:13

rsacramento, só nas últimas semanas é que ando a tentar perceber isto, tenho aprendido aqui no fórum e tenho feito algumas pesquisas. O que sei dos índices que falo, os que aparecem abaixo do gráfico (relative strength e stochastic), vi em http://www.nelogica.com.br/artigos/indicadores/ifr.php e estou a tentar perceber como influenciam o comportamento do valor das acções.
Relativamente ao MACD e ao MACD histograma, vou investigar...

Um abraço
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

por michael » 1/3/2008 2:08

Grande post.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 332
Registado: 28/12/2006 1:38
Localização: Lisboa

por rsacramento » 1/3/2008 1:51

carlz Escreveu:No gráfico seguinte foram quebradas (penso eu) duas linhas de tendência: uma descendente de longo prazo e outra ascendente de curto prazo. Segundo a análise técnica, o que será mais provável acontecer?
De que forma os índices (relative strength, stochastic, ...) podem ajudar?
(talvez pudessem criar um tópico sobre os índices)


Um abraço

para começar aviso-te que sou principiante e inexperiente
dito isto, parece-me mais importante confirmar se o breakout da LTd é ou não falso: para mim parece-me cedo para dizer o que quer que seja
por arrastamento, o mesmo se pode dizer da LTa, embora aqui a ruptura pareça mais enérgica

para não parecer conselho (água e conselhos dão-se apenas a quem os pede), deixa-me dizer-te como tenho vindo a fazer:
procuro eliminar o ruído, ou seja, ter o gráfico o mais limpo possível (se necessário uso vários gráficos da mesma acção, uns só com linhas, outros apenas com indicadores, uns semanais, outros diários, etc)
em segundo lugar não sei trabalhar com os teus indicadores - por enquanto apenas uso o MACD e o MACD histograma;
se fizeres uma pesquisa aqui no forum pelo meu nick e por MACD encontrarás 2 tópicos meus sobre o assunto, embora eu tenha tido pouca sorte já que quem apareceu a comentar descrê no MACD...
segundo as minhas actuais leituras, o MACD dá-te uma boa ideia da relação de forças entre touros e ursos, o que por vezes pode ajudar; contudo, em mercados lateralizantes o MACD é imprestável de todo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por carlz » 1/3/2008 1:11

No gráfico seguinte foram quebradas (penso eu) duas linhas de tendência: uma descendente de longo prazo e outra ascendente de curto prazo. Segundo a análise técnica, o que será mais provável acontecer?
De que forma os indicadores (relative strength, stochastic, ...) podem ajudar?
(talvez pudessem criar um tópico sobre os indicadores)


Um abraço
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Editado pela última vez por carlz em 1/3/2008 12:20, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

por MarcoAntonio » 29/2/2008 22:47

Quando analiso gráficos de longo-prazo prefiro as velas semanais (mais por uma questão de filtragem e de 'conforto' a visualizar o gráfico, a informação fica mais clara... num gráfico de longo-prazo o comportamento de sessões individuais é irrelevante e é informação que não necessita estar no gráfico).

Quanto à escala, uso sempre escala logarítmica, seja qual for o prazo. Em gráficos de curto-prazo eles tendem a ficar virtualmente iguais e talvez por isso julgasses que era escala linear.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rsacramento » 29/2/2008 22:35

se não estou em erro, o Ulisses invariavelmente usa gráficos diários; contudo, ao analisares vários anos, mudaste para semanal/log; é-te indiferente ou não?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 29/2/2008 22:26

rsacramento Escreveu:ao observar o 1º gráfico, voltou-me uma dúvida de sempre: para a linha ser à maneira, tem de tocar exacta e rigorosamente nos cumes dos máximos, ou pode ser apenas à zona?


Quanto mais exactos os pontos tanto melhor. Contudo eu não considero nem baseio apenas a linha nos pontos que batem de forma «milimétrica» (desde que hajam mais pontos a validar a linha).

Por exemplo, no caso que referes tens 3 pontos bastante exactos e um quarto ponto «quase» sobre a linha, parece-me evidente que é por ali que ela deverá ser traçada e esse ponto, mais do que a colocar a linha em causa está a reforçá-la.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por rsacramento » 29/2/2008 22:17

ao observar o 1º gráfico, voltou-me uma dúvida de sempre: para a linha ser à maneira, tem de tocar exacta e rigorosamente nos cumes dos máximos, ou pode ser apenas à zona?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 29/2/2008 21:52

Já adicionei diversos exemplos para ilustrar o texto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por permenides » 29/2/2008 20:58

Marco António.

Obrigado pela explicação!
 
Mensagens: 18
Registado: 12/2/2008 16:46

por MarcoAntonio » 29/2/2008 19:42

rsacramento Escreveu:@MarcoAntonio
era pedir muito se colocasses aqui uns gráficos que ilustrassem o que disseste, mesmo que estivessem desactualizados?
acho que assim aprenderia mais um pouco :wink:


Boa ideia.

Eu vou colocando então (no texto original) alguns exemplos para ilustrar o que está descrito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Momentum

por MarcoAntonio » 29/2/2008 19:33

scalping Escreveu:Excelente post Marco António.

Aproveitando a deixa,serás capaz de explicar o que é, qual o conceito e significado de "momento" ou "momentum" como tenho visto escrito .Deve ser a mesma coisa.O que é que este conceito significa, como se interpreta, como se calcula.Tenho-o visto referido a um período de 10.Creio que devem ser 10 dias!

Obrigado


Momentum refere-se ao ritmo de subida (ou descido do activo), à velocidade a que este varia de preço em regime tendencial. Se o activo se encontra numa tendência rápida/forte (por exemplo como os movimentos que se encontram nas hastes das bandeiras, um padrão bastante comum) diz-se que se encontra com «momentum».

Um título em regime lateral tem "momentum" ~zero.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 29/2/2008 19:30

carlz Escreveu:Há algum tempo que ando a tentar perceber o mundo da bolsa, comecei pelos jornais de economia, fui lendo umas coisas(o livro "Ganhar em Bolsa" vem a caminho) e vim ter a este fórum que acho fantástico.
Quando li este artigo fiquei curioso (provavelmente devido à minha formação em Matemática)e fui investigar as linhas de tendência...até que fiz estes gráficos.
Não peço que digam o que vai acontecer a seguir, o que pergunto é se as linhas dos gráficos seguintes estão bem traçadas e o que representam a linha a tracejado, a que está em acima e que está abaixo do gráfico.
Um abraço


A LT descendente (a vermelho) é muito boa (tecnicamente falando).

O canal ascendente é razoável/aceitável. Tem poucos pontos de toque mas está relativamente bem definido, aceita-se.

Quanto à linhas a tracejado, conforme já apontado corresponde às bandas de bollinger. A linha central (a tracejado) é uma média móvel e as duas linhas envolventes distanciam-se da linha central em função da volatilidade do activo (medida através do desvio padrão) pelo que as linhas vão acompanhando e adaptando-se ao comportamento do papel (mais afastadas nos momentos de maior volatilidade e mais juntas nos momentos de menor volatilidade).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por permenides » 29/2/2008 17:57

Titleist.

Ainda não comprei e li o livro do Drº Braga de Matos por desleixo.Tenho ouvido e lido opiniões muito favoraveis.

Um abraço e bons negócios
 
Mensagens: 18
Registado: 12/2/2008 16:46

Re: Momentum

por Titleist » 29/2/2008 15:43

scalping Escreveu:Excelente post Marco António.

Aproveitando a deixa,serás capaz de explicar o que é, qual o conceito e significado de "momento" ou "momentum" como tenho visto escrito .Deve ser a mesma coisa.O que é que este conceito significa, como se interpreta, como se calcula.Tenho-o visto referido a um período de 10.Creio que devem ser 10 dias!

Obrigado


Sem querer estar a tirar espaço de resposta ao Marco António, sugeria que lesses o livro "Ganhar em Bolsa" de Fernando Braga de Matos. Linguagem simples, explicações baseadas em n exemplos reais. Esse e muitos outos conceitos são todos abordados nesse livro. Vale o investimento, em todos os sentidos ... o $$ gasto na compra e o $$ que passarás a ganhar ou a não perder, depois de o leres.

1 abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por rsacramento » 29/2/2008 15:03

@MarcoAntonio
era pedir muito se colocasses aqui uns gráficos que ilustrassem o que disseste, mesmo que estivessem desactualizados?
acho que assim aprenderia mais um pouco :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Momentum

por permenides » 29/2/2008 13:03

Excelente post Marco António.

Aproveitando a deixa,serás capaz de explicar o que é, qual o conceito e significado de "momento" ou "momentum" como tenho visto escrito .Deve ser a mesma coisa.O que é que este conceito significa, como se interpreta, como se calcula.Tenho-o visto referido a um período de 10.Creio que devem ser 10 dias!

Obrigado
 
Mensagens: 18
Registado: 12/2/2008 16:46

por carlz » 29/2/2008 12:51

Pois... ainda não tinha ouvido falar em Bandas de Bollinger mas já fui investigar, o que me levou Relative strengh index, ao On Balance Volume, ... sempre a aprender.
Obrigado PAL

Abraço
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

por nov71 » 29/2/2008 12:39

ok . agora ja consigo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 274
Registado: 29/11/2007 11:07

por PAL » 29/2/2008 9:55

Bom dia Carlz e bem vindo ao forum :wink:

No gráfico em baixo deixo a minha opinião.

Abraço e BN!

PAL
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 68
Registado: 26/4/2007 21:25
Localização: Aveiro

por carlz » 29/2/2008 3:37

Há algum tempo que ando a tentar perceber o mundo da bolsa, comecei pelos jornais de economia, fui lendo umas coisas(o livro "Ganhar em Bolsa" vem a caminho) e vim ter a este fórum que acho fantástico.
Quando li este artigo fiquei curioso (provavelmente devido à minha formação em Matemática)e fui investigar as linhas de tendência...até que fiz estes gráficos.
Não peço que digam o que vai acontecer a seguir, o que pergunto é se as linhas dos gráficos seguintes estão bem traçadas e o que representam a linha a tracejado, a que está em acima e que está abaixo do gráfico.
Um abraço
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes