Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As Linhas de Tendência Vistas à Lupa...

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Re: Dúvidas

por TelmoCrisostomo » 1/7/2011 16:26

nelsonfilipe Escreveu:
TelmoCrisostomo Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:
TelmoCrisostomo Escreveu:Este fórum ainda está no "activo"para eventuais dúvidas?


Falando por mim, no que puder ajudar, podes contar comigo.

Um abraço


Obrigado Nelson!
Tens sido impecável...

Olha se calhar pedia-te em primeiro lugar que me desses um gráfico e que eu pudesse analisar em conjunto contigo... pode ser?


Pode. Vai procurando também algum que queiras analisar. Primeiro antes que Ondas Elliot, retracção Fibonacci, Equação Camarilla, etc, tens que te concentrar nos suportes, resistências e linhas de tendência.


Nelson,

Suporte, resistências e linhas de tendência, acho que já estou dentro do assunto, no entanto vou fazer um rascunho para veres...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 609
Registado: 10/8/2009 9:49

Re: Dúvidas

por nelsonfilipe » 1/7/2011 16:18

TelmoCrisostomo Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:
TelmoCrisostomo Escreveu:Este fórum ainda está no "activo"para eventuais dúvidas?


Falando por mim, no que puder ajudar, podes contar comigo.

Um abraço


Obrigado Nelson!
Tens sido impecável...

Olha se calhar pedia-te em primeiro lugar que me desses um gráfico e que eu pudesse analisar em conjunto contigo... pode ser?


Pode. Vai procurando também algum que queiras analisar. Primeiro antes que Ondas Elliot, retracção Fibonacci, Equação Camarilla, etc, tens que te concentrar nos suportes, resistências e linhas de tendência.
 
Mensagens: 650
Registado: 10/9/2009 15:41
Localização: 8

Re: Dúvidas

por TelmoCrisostomo » 1/7/2011 16:14

nelsonfilipe Escreveu:
TelmoCrisostomo Escreveu:Este fórum ainda está no "activo"para eventuais dúvidas?


Falando por mim, no que puder ajudar, podes contar comigo.

Um abraço


Obrigado Nelson!
Tens sido impecável...

Olha se calhar pedia-te em primeiro lugar que me desses um gráfico e que eu pudesse analisar em conjunto contigo... pode ser?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 609
Registado: 10/8/2009 9:49

Re: Dúvidas

por nelsonfilipe » 1/7/2011 16:06

TelmoCrisostomo Escreveu:Este fórum ainda está no "activo"para eventuais dúvidas?


Falando por mim, no que puder ajudar, podes contar comigo.

Um abraço
 
Mensagens: 650
Registado: 10/9/2009 15:41
Localização: 8

Dúvidas

por TelmoCrisostomo » 1/7/2011 15:55

Este fórum ainda está no "activo"para eventuais dúvidas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 609
Registado: 10/8/2009 9:49

por canguru » 30/4/2011 18:15

jazzzus!

aquela LTd/a que tracei na TDU - em 6/2/2009 0:21 - até tinha a sua piada :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: As Linhas de Tendência Vistas à Lupa...

por mancha preta » 30/4/2011 11:13

Boas Tonitogomez.
Fui repescar um artigo do Marco António de 10/12/07.
AS LINHAS DE TENDÊNCIA VISTAS À LUPA...
O Marco que desculpe o abuso.
Penso estar contido neste texto o essencial das LT, daí eu dar uma vista de olhos de vez em quando no mesmo, e aconselha-lo aos caldeireiros com dúvidas sobre este tema.

MarcoAntonio Escreveu:As Linhas de Tendência Vistas à Lupa...

Poderá algo tão simples como traçar uma linha num gráfico ter alguma ciência ou arte?

A minha resposta inequívoca é pura e simplesmente: tem tudo isso e em muito maior quantidade do que poderá aparentar numa primeira inspecção.

As Linhas de Tendência (abreviadamente LT) são dos instrumentos mais utilizados, senão o mais utilizado, na Análise Técnica Clássica (ou convencional) quer seja de forma isolada quer seja inseridas em padrões mais complexos. Tentarei neste artigo abordar aspectos que me parecem pertinentes relativos às LT's.


Este texto é longo, mas fundamental para uma boa aprendizagem das LT. É só pesquisar.

Estou na Bolsa por Loucura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 115
Registado: 1/11/2009 1:38
Localização: 13

por MarcoAntonio » 7/2/2009 13:36

Mquinaz, o que aconteceu foi que o petróleo começou a cair de forma relativamente lenta. Depois entrou numa fase mais acelerada e entretanto está a lateralizar há cerca de dois meses. Passou por 3 estados diferentes (embora dois sejam de baixa mas com ritmos diferentes) e nesse gráfico parece ser tudo a mesma coisa...

O que te permite (nesse caso) traçar uma só LT.

Mas a prática vai-te mostrar que isso é uma excepção e não a regra e que (neste caso) não te vai permitir ter uma boa percepção do que o petróleo tem estado realmente a fazer em termos comportamentais...



Repara especialmente na média móvel ao longo das três fases no gráfico anexo onde ilustro o que descrevi.


.
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mquinaz » 7/2/2009 11:43

:-k Estava a dar uma vista de olhos no gráfico do pitrole, e em linear a LTd está mais "jeitosa".

Marco, a validade que dás a LT's traçadas em gráfico de acções em linear é a mesma que dás para o caso de indices, petroleo ouro etc.? e por isso posso concluir que esta também não tem validade?
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por MarcoAntonio » 6/2/2009 16:39

canguru Escreveu:Outra questão: imagina que numa escala semi-log tens dificuldade em definir a LT, ou tens porque poucos pontos espaçados no tempo a validam ou porque é cortada com frequência pela linha de preços. Nesse caso consideras a hipótese de transformar o gráfico em linear para ver se está lá “chapada” alguma LT?


Não.

Se não houver nenhuma LT em condições, no limite, não traço nenhuma.

Não é absolutamente necessário que o gráfico leve uma LT. Se não existe uma em condições, paciência, não existe...




canguru Escreveu:Em caso afirmativo (imagina um gráfico do Ulisses em escala linear com uma LT inviolada pela linha de preços e validada por 5/6 pontos), isso mudaria a tua postura se estivesses interessado em comprar/vender a acção?


Não. As LT em gráficos em escala linear (e quando em virtude disso diferem mt das LTs traçadas em escala logarítmica) levam com frequência a trades errados. Tendem a dar sinal indevidamente e antes do tempo em Bear Market e a dar sinal tarde demais em Bull Market.

Aconteceram exemplos disso aqui relativamente recentemente em análises colocadas no Forum durante o Bear Market. Estou-me a lembrar da Renault e da Sonae Industria que, em escala linear, quebraram em alta LTs que era possível traçar e que eram aparentemente consistentes, criando a ilusão de um sinal bullish.

Contudo, quando se via o gráfico em escala logarítmica verificava-se que na realidade, os papéis estavam perfeitamente enquadrados na tendência de baixa e a cair sensivelmente ao mesmo ritmo que estavam antes.

O gráfico em escala linear está distorcido. Traçar LTs e basear depois os trades nessas LTs levará a mais trades falhados...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por canguru » 6/2/2009 16:23

Outra questão: imagina que numa escala semi-log tens dificuldade em definir a LT, ou tens porque poucos pontos espaçados no tempo a validam ou porque é cortada com frequência pela linha de preços. Nesse caso consideras a hipótese de transformar o gráfico em linear para ver se está lá “chapada” alguma LT? Em caso afirmativo (imagina um gráfico do Ulisses em escala linear com uma LT inviolada pela linha de preços e validada por 5/6 pontos), isso mudaria a tua postura se estivesses interessado em comprar/vender a acção?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por canguru » 6/2/2009 13:18

Elucidativo. gracias Marco!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por MarcoAntonio » 6/2/2009 10:49

Relativamente às tuas linhas, a primeira foi uma LT bastante forte que funcionou bem na primeira fase do Bear Market da TDU. Contudo, há bastante tempo que a tendência deixou de se reger por ela. As outras são mt débeis (poucos pontos de toque) e não me parece que sejam a melhor representação da tendência em vigor...

Quanto ao período que utilizo, utilizo essencialmente o gráfico diário para traçar as LT's.

Em relação à questão das médias móveis, está exemplificado em anexo (no caso utilizei uma MM de 100 dias porque vai coincidir praticamente com a linha, mas se utilizares uma de 150 ou 200 dias tb verificas que assim que estabilizam ficam praticamente paralelas à LT que tracei).
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por canguru » 6/2/2009 0:21

Marco,

A propósito da tua coluna semanal Todos diferentes, todos iguais - Coluna Semanal no Negócios http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=352808
e de dois posts meus acerca da TDU http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1100 , resolvi retomar a questão do “desenho” das LT.
Isto porque se em alguns casos essa LT é clara, outras nem tanto. O caso que te apresento é da TDU. Deixo aqui os gráficos que tracei e confronto com o que vem na tua coluna semanal.

Gostava que me esclarecesses o porquê de traçares a linha assim. Recorres ao gráfico semanal para te ajudar a definir onde irá passar a linha (1º definires em gráfico semanal e só depois no diário)?

Outra questão: No teu lançamento deste post tens a seguinte frase: “Três pontos e temos um nível mínimo de coincidência (a comparação com uma média móvel dentro do mesmo espaço temporal da linha é um método que aconselho para aferir da validade da LT) - regra geral considera-se que três pontos confirmam a existência de uma LT válida

Consegues explicar/exemplificar como o fazes?
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por MarcoAntonio » 1/12/2008 21:57

Não prometo nada...
:wink:

De qq das formas, na minha opinião os S/R não são tão problemáticos como as LTs. De uma forma geral é menos crítico perceber onde está um suporte ou resistência. Talvez com alguma frequência se vejam s/r a mais, como se a cada "5 centimos" houvesse um suporte ou resistência digno de algum relevo.

Mas de uma forma geral penso que há menos dificuldade em identificar suportes e resistências.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mquinaz » 30/11/2008 22:47

Marco, excelente artigo.

Uma vez que gosto mais de linhas horizontais :mrgreen: , porque não um artigo teu sobre suportes e resistências?

O Titulo poderia ser " As linhas de suporte e resistência vistas ao microscópio" :mrgreen:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por MarcoAntonio » 24/4/2008 19:35

Exacto.

Mas relativamente a isso só há isto a dizer: uma quebra (seja de LT seja de suporte seja de resistência) é mais credível se se der com volume.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por SexPistolsPT » 24/4/2008 19:33

Para as traçares não, mas depois de as traçares aposto que sim. Onde posso ler então sobre o assunto que referi, aqui no forum?

Obrigado.
 
Mensagens: 73
Registado: 15/4/2008 10:52

por MarcoAntonio » 23/4/2008 15:10

Suportes e Resistências (horizontais) são outra matéria que aqui não são abordados. Este tópico é sobre LT's (linhas de tendência).

Quanto ao volume, eu não olho sequer para o volume para traçar linhas (nem para os suportes/resistências, já agora).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por SexPistolsPT » 23/4/2008 10:51

Depois de ler toda a explicação, interiorizei algumas coisas mas acho que o essencial não foi falado. Como fazer a leitura de traço das linhas de suporte/resistência, relaciona-las com o Volume, etc.

Aprendi a traçar as linhas, mas não foi suficientemente claro a explicação sobre a leitura das mesmas.

Cumprimentos,
Hugo Sousa
 
Mensagens: 73
Registado: 15/4/2008 10:52

por carlz » 1/3/2008 12:25

carlz Escreveu: ...(talvez pudessem criar um tópico sobre os indicadores)


Afinal já existe um tópico sobre os indicadores: "Contra-indicação". Ainda não tinha lido...

Uma abraço
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

por carlz » 1/3/2008 11:33

rsacramento Escreveu:quem nos dera ter uma bola de cristal :mrgreen:
falou-se aqui no Ganhar em bolsa: é um excelente honesto primeiro livro (foi o meu caso)


O que me parece, à primeira vista, é que se trata de uma questão de probabilidades, as opções são tomadas de acordo com o que a análise técnica nos diz que será mais provável acontecer e dessa forma a probabilidade de sucesso será maior. Com a bola de cristal não tinha piada!!!

Vou ler o "Ganhar em Bolsa" (acabou de chegar) para ver se reduzo as probabilidades de andar por aqui a dizer asneiras...

Um abraço
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

Escolha dos pontos

por Zroof » 1/3/2008 3:30

Não será mais lógico utilizar no caso das linhas de suporte/resistência respectivamente os valores mínimos e máximos? Se quase ninguém vende aquele preço ou se quase ninguém compra aquele preço, pelo menos mentalmente isso é uma tendência do mercado.
Eu tenho usado os valores de fecho ,seguindo os conselhos do Marco António ("Magister dix"), mas estou a ensaiar outras opções.
Penso que até não seria pior os valores das médias ponderadas ao volume, só que esses valores normalmente não estão na cabeça de ninguém...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 63
Registado: 30/1/2008 1:50
Localização: Braga

por rsacramento » 1/3/2008 2:56

carlz Escreveu:Já percebi o que querias dizer, o comportamento do valor das acções é que influencia o valor do indicador. Mas, como indicador que é, poderá ajudar a perceber o que vai acontecer a seguir...

Um abraço

quem nos dera ter uma bola de cristal :mrgreen:
falou-se aqui no Ganhar em bolsa: é um excelente honesto primeiro livro (foi o meu caso)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por carlz » 1/3/2008 2:49

Já percebi o que querias dizer, o comportamento do valor das acções é que influencia o valor do indicador. Mas, como indicador que é, poderá ajudar a perceber o que vai acontecer a seguir...

Um abraço
 
Mensagens: 25
Registado: 9/2/2008 17:10
Localização: Vila Real

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes