Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ETF gas natural

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ETF gas natural

por previsor » 17/2/2025 14:05

kkk kkk Escreveu:
Bom dia!
ETF do Sp500 ja tenho um aconselhado por um familiar mais entendido nestas coisas.
Agora queria mesmo era um outro para diversificar e nao estar exposto diretamente a uma acçao relacionada com o setor do gás natural mas sim expor-me diretamente ao ativo, ao genero do que acontece em etf de ouro, petroleo, café, etc..

Mas mais uma vez agradeço a contribuiçao e partilha de conhecimento nos seus comentários!

Os ETPs (Exchange Traded Products) do gás não parecem ser uma boa opção para o medio longo prazo, pq são maus e mesmo que o gás possa subir no longo prazo eles podem descer. Os ETPs do ouro são uma melhor opção.

O ouro sobe no longo prazo e os ETPs do Ouro não são maus. O ouro desceu em 2013, 2014 e 2015, mas depois recuperou e atingiu novos máximos em 2020. Voltou a descer dois anos, mas não desceu muito, e em 2024 e 2025 fizeram novos máximos históricos.

Os ETPs em baixo foram sugeridos pelo ChatGPT e não os conhecia. Conhecia o GLD. Fiquei surpreendido com os resultados do 4GLD e do SPGP no longo prazo. Subiram mais anos e desceram menos anos do que o índice. Por exemplo o 4GLD praticamente só desceu em 2013 e o SPGP em 2022.

ETFs e ETCs de Ouro em Euros e Dólares

Em Euros:

• iShares Gold EUR Hedged ETF (CH) (CSGLDE) – ETF
Este ETF replica o preço do ouro e protege contra variações cambiais entre o dólar e o euro. Como é um ETF, investe diretamente em ouro físico ou em contratos relacionados e segue um índice de referência.
• Xetra-Gold (4GLD) – ETC
O Xetra-Gold é um ETC (Exchange Traded Commodity) lastreado em ouro físico armazenado na Alemanha. Diferente de um ETF, não é um fundo, mas sim um título que representa ouro físico, permitindo até o resgate em ouro real em certas condições.

Em Dólares:

• iShares Gold Producers UCITS ETF USD (SPGP) – ETF
Este ETF investe em empresas mineiras de ouro em vez de ouro físico. Ou seja, o desempenho do fundo depende do sucesso das empresas de mineração e não diretamente do preço do ouro.
• iShares Physical Gold ETC (IGLN) – ETC
O iShares Physical Gold é um ETC, ou seja, um título financeiro lastreado em ouro físico armazenado em cofres. Ao contrário do ETF SPGP, que investe em empresas do setor, o IGLN reflete diretamente o preço do ouro.

Conclusão

Os ETFs são mais seguros por terem lastro direto em ativos e funcionarem como fundos de investimento, enquanto os ETCs são boas opções para investir em ouro físico sem precisar armazená-lo. Já os ETNs, que não aparecem nesta lista, são mais arriscados por dependerem da solvência do emissor. Ao investir, é essencial considerar a moeda, a liquidez e se há proteção cambial.

Registado: 15/3/2023 3:21

por kkk kkk » 17/2/2025 10:48

previsor Escreveu:
kkk kkk Escreveu:Bom dia, previsor!
Obrigado por mais essas suas contribuições!
Sou bastante ''maçarico'' nestas ''artes'' e embora tenha noçao que se tenha referido a indicadores e figuras que têm a ver com análise tecnica, gráficos, isso para mim é um bocado mais complicado de entender.
Entretanto, e em contacto com o meu banco, falaram-me num ETF que poderia ser uma boa possibilidade, mas...
(ha sempre um mas)
Parece que está so disponivel para investidores profissionais!
Vou tentar obter mais esclarecimentos sobre esse ETF e depois partilho aqui consigo, ja que parece que mais ninguem demonstra grande interesse neste tema/tópico.
Cumprimentos!

Existem ETFs/ETNs relacionados com o gás, mas são complexos e não têm um bom desempenho no longo prazo.
As ações têm um desempenho melhor no médio/longo prazo, mas não sei se é uma boa altura para comprar agora. Acho que há uma possibilidade de o UNG fazer um duplo topo e se isso acontecer e o UNG descer, as ações podem também descer.

O que posso dizer de forma simples é que se os preços das ações que disse estiverem acima das MAs (Médias Móveis) que referi, a tendência é favorável à subida, mas se os preços descerem abaixo das MAs, já não é favorável.

A MA100 é a média do preço dos últimos 100 dias e no caso da MA20 é a média dos últimos 20 dias.

Podes clicar neste link diretamente para consultar a primeira ação. Depois podes adicionar os outros tickers para ver as outras

LNG
https://stockcharts.com/h-sc/ui?s=LNG&p ... 8108791503

ETFs (Exchange-Traded Funds) e ETNs (Exchange-Traded Notes) focados exclusivamente no gás natural, tanto nos EUA como na Europa. Aqui estão alguns exemplos:

ETFs e ETNs de Gás Natural nos EUA:
United States Natural Gas Fund (UNG)

Um dos mais populares ETFs de gás natural.

Investe em contratos futuros de gás natural.

Ticker: UNG

ProShares Ultra Bloomberg Natural Gas (BOIL)

ETF alavancado (2x) que acompanha o desempenho do gás natural.

Ticker: BOIL

ProShares UltraShort Bloomberg Natural Gas (KOLD)

ETF inverso (-2x) que beneficia da queda do preço do gás natural.

Ticker: KOLD

iPath Series B Bloomberg Natural Gas Subindex Total Return ETN (GAZ)

ETN que rastreia o desempenho do gás natural.

Ticker: GAZ

ETFs de Gás Natural na Europa:
WisdomTree Natural Gas (NGAS)

ETF que investe em contratos futuros de gás natural.

Listado na Bolsa de Londres (LSE).

Ticker: NGAS

Lyxor Commodities Refinitiv/CoreCommodity CRB TR UCITS ETF (CRB)

ETF que inclui exposição ao gás natural, juntamente com outras commodities.

Listado na Euronext Paris.

Ticker: CRB

Considerações:
ETFs vs. ETNs: Os ETFs detêm ativos subjacentes (como contratos futuros), enquanto os ETNs são instrumentos de dívida que rastreiam um índice.

Riscos: ETFs e ETNs de commodities, como o gás natural, estão sujeitos a riscos como a contango (custos de rollover de contratos futuros) e volatilidade extrema.

Alternativas: Se preferires evitar esses riscos, podes considerar investir diretamente em ações de empresas do setor de gás natural, como a Cheniere Energy (LNG) ou a EQT Corporation (EQT).

Acho que para quem está a começar na bolsa e não percebe do assunto nem segue ninguém que perceba, os ETFs dos índices americanos, como o S&P 500, são uma melhor escolha para investir, porque têm um histórico de subida no longo prazo, embora também tenham períodos de descida. E existem tanto em euros como em dólares.

Aqui estão alguns ETFs que acompanham o S&P 500 (SPX), tanto em euros (EUR) como em dólares (USD):

ETFs do S&P 500 em Euros (EUR):
iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc)

Moeda: EUR

Ticker: CSPX (Bolsa de Londres - LSE)

TER (Taxa de Despesas): 0,07%

Distribuição: Acumulativo (os dividendos são reinvestidos).

Vanguard S&P 500 UCITS ETF (Acc)

Ticker: VUSA (Euronext Amsterdam)

TER: 0,07%

Distribuição: Acumulativo.

Xtrackers S&P 500 UCITS ETF (Acc)

Ticker: XDPR (Bolsa de Frankfurt - XETRA)

TER: 0,05%

ETFs do S&P 500 em Dólares (USD):
SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY)

Moeda: USD

Ticker: SPY (NYSE Arca)

TER: 0,09%

Distribuição: Distributivo (paga dividendos).

iShares Core S&P 500 ETF (IVV)

Ticker: IVV (NYSE Arca)

TER: 0,03%

Distribuição: Distributivo.

Vanguard S&P 500 ETF (VOO)

Ticker: VOO (NYSE Arca)

Diferenças Principais:
Moeda: Os ETFs em euros são mais convenientes para investidores europeus que querem evitar riscos cambiais.

Distribuição: ETFs acumulativos reinvestem os dividendos automaticamente, enquanto os distributivos pagam dividendos aos investidores.

TER: As taxas são geralmente baixas, mas variam ligeiramente entre os ETFs.

Bom dia!
ETF do Sp500 ja tenho um aconselhado por um familiar mais entendido nestas coisas.
Agora queria mesmo era um outro para diversificar e nao estar exposto diretamente a uma acçao relacionada com o setor do gás natural mas sim expor-me diretamente ao ativo, ao genero do que acontece em etf de ouro, petroleo, café, etc..

Mas mais uma vez agradeço a contribuiçao e partilha de conhecimento nos seus comentários!

Registado: 28/8/2020 21:46

por previsor » 15/2/2025 14:37

kkk kkk Escreveu:Bom dia, previsor!
Sou bastante ''maçarico'' nestas ''artes'' e embora tenha noçao que se tenha referido a indicadores e figuras que têm a ver com análise tecnica, gráficos, isso para mim é um bocado mais complicado de entender.
Entretanto, e em contacto com o meu banco, falaram-me num ETF que poderia ser uma boa possibilidade, mas...
(ha sempre um mas)
Vou tentar obter mais esclarecimentos sobre esse ETF e depois partilho aqui consigo, ja que parece que mais ninguem demonstra grande interesse neste tema/tópico.
Cumprimentos!

Existem ETFs/ETNs relacionados com o gás, mas são complexos e não têm um bom desempenho no longo prazo.
As ações têm um desempenho melhor no médio/longo prazo, mas não sei se é uma boa altura para comprar agora. Acho que há uma possibilidade de o UNG fazer um duplo topo e se isso acontecer e o UNG descer, as ações podem também descer.

O que posso dizer de forma simples é que se os preços das ações que disse estiverem acima das MAs (Médias Móveis) que referi, a tendência é favorável à subida, mas se os preços descerem abaixo das MAs, já não é favorável.

A MA100 é a média do preço dos últimos 100 dias e no caso da MA20 é a média dos últimos 20 dias.

Podes clicar neste link diretamente para consultar a primeira ação. Depois podes adicionar os outros tickers para ver as outras

LNG
https://stockcharts.com/h-sc/ui?s=LNG&p ... 8108791503

ETFs (Exchange-Traded Funds) e ETNs (Exchange-Traded Notes) focados exclusivamente no gás natural, tanto nos EUA como na Europa. Aqui estão alguns exemplos:

ETFs e ETNs de Gás Natural nos EUA:

Um dos mais populares ETFs de gás natural.

Investe em contratos futuros de gás natural.

Ticker: UNG

ETF alavancado (2x) que acompanha o desempenho do gás natural.

Ticker: BOIL

ETF inverso (-2x) que beneficia da queda do preço do gás natural.

Ticker: KOLD

iPath Series B Bloomberg Natural Gas Subindex Total Return ETN (GAZ)

ETN que rastreia o desempenho do gás natural.

Ticker: GAZ

ETFs de Gás Natural na Europa:
WisdomTree Natural Gas (NGAS)

ETF que investe em contratos futuros de gás natural.

Listado na Bolsa de Londres (LSE).

Ticker: NGAS

Lyxor Commodities Refinitiv/CoreCommodity CRB TR UCITS ETF (CRB)

ETF que inclui exposição ao gás natural, juntamente com outras commodities.

Listado na Euronext Paris.

Ticker: CRB

Considerações:
ETFs vs. ETNs: Os ETFs detêm ativos subjacentes (como contratos futuros), enquanto os ETNs são instrumentos de dívida que rastreiam um índice.

Riscos: ETFs e ETNs de commodities, como o gás natural, estão sujeitos a riscos como a contango (custos de rollover de contratos futuros) e volatilidade extrema.

Alternativas: Se preferires evitar esses riscos, podes considerar investir diretamente em ações de empresas do setor de gás natural, como a Cheniere Energy (LNG) ou a EQT Corporation (EQT).

Acho que para quem está a começar na bolsa e não percebe do assunto nem segue ninguém que perceba, os ETFs dos índices americanos, como o S&P 500, são uma melhor escolha para investir, porque têm um histórico de subida no longo prazo, embora também tenham períodos de descida. E existem tanto em euros como em dólares.

Aqui estão alguns ETFs que acompanham o S&P 500 (SPX), tanto em euros (EUR) como em dólares (USD):

ETFs do S&P 500 em Euros (EUR):
iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc)

Ticker: CSPX (Bolsa de Londres - LSE)

TER (Taxa de Despesas): 0,07%

Distribuição: Acumulativo (os dividendos são reinvestidos).

Vanguard S&P 500 UCITS ETF (Acc)

Ticker: VUSA (Euronext Amsterdam)

TER: 0,07%

Xtrackers S&P 500 UCITS ETF (Acc)

Ticker: XDPR (Bolsa de Frankfurt - XETRA)

TER: 0,05%

ETFs do S&P 500 em Dólares (USD):
SPDR S&P 500 ETF Trust (SPY)

Ticker: SPY (NYSE Arca)

TER: 0,09%

Distribuição: Distributivo (paga dividendos).

iShares Core S&P 500 ETF (IVV)

Ticker: IVV (NYSE Arca)

Vanguard S&P 500 ETF (VOO)

Ticker: VOO (NYSE Arca)

Diferenças Principais:
Moeda: Os ETFs em euros são mais convenientes para investidores europeus que querem evitar riscos cambiais.

Distribuição: ETFs acumulativos reinvestem os dividendos automaticamente, enquanto os distributivos pagam dividendos aos investidores.

TER: As taxas são geralmente baixas, mas variam ligeiramente entre os ETFs.

por kkk kkk » 15/2/2025 11:29

previsor Escreveu:Nao encontrei a SWN que o deepseek deu, mas as outras ações têm médias moveis a servir de suporte no gráfico diario e estao a subir hoje.
.
LNG - Ontem e antes de ontem esteve junto da Ma100.
EQT - Está ha alguns dias junto da Ma20
WMB - agora está acima da MA20, mas resaltou na MA100 e também parece ter um duplo fundo
KMI- Ontem e antes de ontem esteve junto da Ma100.

Mas não sei se as médias móveis vão continuar a servir de suporte.
O UNG fez um duplo topo entre maio e junho e depois desceu. Agora pode ou não fazer também um duplo topo entre janeiro e fevereiro. Se quisesse investir no gás natural estaria atento a isso e a ver se as médias móveis continuam a servir de suporte nas ações.

Bom dia, previsor!
(ha sempre um mas)
Cumprimentos!

por previsor » 14/2/2025 18:16

Nao encontrei a SWN que o deepseek deu, mas as outras ações têm médias moveis a servir de suporte no gráfico diario e estao a subir hoje.
.
LNG - Ontem e antes de ontem esteve junto da Ma100.
EQT - Está ha alguns dias junto da Ma20
WMB - agora está acima da MA20, mas resaltou na MA100 e também parece ter um duplo fundo
KMI- Ontem e antes de ontem esteve junto da Ma100.

Mas não sei se as médias móveis vão continuar a servir de suporte.
O UNG fez um duplo topo entre maio e junho e depois desceu. Agora pode ou não fazer também um duplo topo entre janeiro e fevereiro. Se quisesse investir no gás natural estaria atento a isso e a ver se as médias móveis continuam a servir de suporte nas ações.

por previsor » 14/2/2025 1:18

kkk kkk Escreveu:Boa noite, Previsor!
Muito obrigado pela ajuda e pelo recurso à IA para melhor esclarecimento!
Parece que se confirma a escassez de ETF que estejam diretamente correlacionados com o valor do gás natural.

Esses outros instrumentos que a pesquisa na Deepseek retornou são desconhecidos para mim. E ao ler os riscos já percebi que de facto nao é coisa que me deixe confortável ao investir.

Salvo alguma descoberta que algum outro colega participante no Forum possa partilhar, parece que terei de me conformar com os ETF que replicam o desempenho de empresas do sector do gas natural em vez de no próprio gás.

Obrigado uma vez mais. Cumprimentos!

Alguns ETNs perdem mais valor ao longo do tempo do que outros. O UNG é conhecido por perder muito valor no médio longo prazo.
Neste caso, talvez as ações do setor sejam uma melhor opção.

Aqui está uma lista de 5 empresas cotadas nos EUA que estão focadas no gás natural:

Cheniere Energy (LNG)

Líder na exportação de gás natural liquefeito (GNL) dos EUA.

Opera terminais de liquefação e exportação.

EQT Corporation (EQT)

Maior produtora de gás natural dos EUA.

Focada na exploração e produção no Marcellus Shale.

Williams Companies (WMB)

Empresa de infraestrutura de gás natural, incluindo transporte e armazenamento.

Opera uma vasta rede de gasodutos.

Kinder Morgan (KMI)

Uma das maiores empresas de infraestrutura energética dos EUA.

Focada em gasodutos e armazenamento de gás natural.

Southwestern Energy (SWN)

Produtora de gás natural com operações no Marcellus e Haynesville Shale.

Envolvida na exploração e produção.

Estas empresas estão diretamente ligadas ao setor de gás natural, seja na produção, transporte ou exportação. Se estás interessado em investir no gás natural, estas são boas opções para pesquisar!

por kkk kkk » 13/2/2025 21:32

Boa noite, Previsor!
Muito obrigado pela ajuda e pelo recurso à IA para melhor esclarecimento!
Parece que se confirma a escassez de ETF que estejam diretamente correlacionados com o valor do gás natural.

Esses outros instrumentos que a pesquisa na Deepseek retornou são desconhecidos para mim. E ao ler os riscos já percebi que de facto nao é coisa que me deixe confortável ao investir.

Salvo alguma descoberta que algum outro colega participante no Forum possa partilhar, parece que terei de me conformar com os ETF que replicam o desempenho de empresas do sector do gas natural em vez de no próprio gás.

Obrigado uma vez mais. Cumprimentos!

por previsor » 13/2/2025 19:14

kkk kkk Escreveu:Boa tarde!
Assumindo-me como um novato em investimentos, e pouco participativo nos tópicos no Forum, sou um leitor assíduo do que se vai por aqui escrevendo, tentando aprender algo mais.

Conto portanto com alguns dos membros mais experientes em investimentos para uma possível ajuda sobre a existencia ou nao de etf de gas natural.
Fiz alguma pesquisa mas os que vi sao constituidos por empresas relacionadas com o gas natural, nao diretamente com a commodity.
Alguem sabe se existe algum ETF que esteja diretamente associado À cotaçao do gás natural?
Obrigado desde já a todos os que possam contribuir com o seu conhecimento em relaçao a esta dúvida!

Conhecia o UNG, mas coloquei a questão para o Deep Seek responder:

Boa tarde!

É ótimo ver que você está interessado em aprender mais sobre investimentos e ETFs. Em relação à sua dúvida sobre ETFs de gás natural, você está correto ao observar que a maioria dos ETFs relacionados ao gás natural investe em empresas do setor, como produtoras, distribuidoras e outras companhias vinculadas à commodity, em vez de investir diretamente no gás natural em si.

No entanto, existem alguns produtos financeiros que permitem exposição direta ao preço do gás natural, como os ETNs (Exchange-Traded Notes) ou ETCs (Exchange-Traded Commodities). Esses instrumentos são diferentes dos ETFs tradicionais, pois são títulos de dívida que acompanham o desempenho de uma commodity específica, como o gás natural. Aqui estão alguns exemplos:

Este é um dos mais conhecidos e segue o preço do gás natural negociado nos mercados futuros. Ele é um ETN que busca replicar as mudanças percentuais no preço do gás natural.

Este é um ETN alavancado que busca retornos correspondentes a duas vezes (2x) o desempenho diário do gás natural.

Este é outro ETN alavancado, mas que busca retornos inversos ao desempenho do gás natural, ou seja, ele é voltado para quem acredita que o preço do gás natural cairá.

Importante:
ETNs e ETFs de commodities como esses estão sujeitos a riscos específicos, como a contango e o backwardation nos mercados futuros, o que pode afetar o desempenho do produto ao longo do tempo.

Eles são mais adequados para investidores que entendem bem o funcionamento dos mercados de commodities e futuros.

Se você é um novato, recomendo estudar mais sobre como esses instrumentos funcionam antes de investir.

Se você está interessado em exposição indireta ao gás natural, os ETFs que investem em empresas do setor podem ser uma opção menos volátil e mais adequada para iniciantes. Exemplos incluem o SPDR S&P Oil & Gas Exploration & Production ETF (XOP) ou o iShares Global Energy ETF (IXC).

Espero que isso ajude! Se tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar. Boa sorte nos seus investimentos!

Coloquei tb uma questão

Quais os riscos deles e as criticas?

Os produtos financeiros como ETNs (Exchange-Traded Notes) e ETCs (Exchange-Traded Commodities) que acompanham o preço do gás natural ou outras commodities oferecem exposição direta ao mercado de commodities, mas também apresentam riscos específicos que devem ser bem compreendidos antes de investir. Vamos detalhar os principais riscos e as críticas comuns associadas a esses instrumentos:

Principais Riscos dos ETNs/ETCs de Gás Natural
Contango e Backwardation

O preço do gás natural nos mercados futuros pode sofrer distorções devido ao contango (quando os preços futuros são mais altos que o preço à vista) ou backwardation (quando os preços futuros são mais baixos que o preço à vista).

Esses efeitos podem corroer o valor do ETN/ETC ao longo do tempo, especialmente se o produto estiver constantemente "rolando" contratos futuros para manter a exposição.

Volatilidade Extrema

O mercado de gás natural é altamente volátil, influenciado por fatores como clima, demanda sazonal, geopolitica e oferta.

Isso pode levar a grandes oscilações no valor do ETN/ETC em curtos períodos de tempo.

Risco de Alavancagem

Produtos como o BOIL (2x alavancado) e o KOLD (inverso alavancado) amplificam os movimentos diários do gás natural.

A alavancagem pode gerar perdas significativas, especialmente em mercados voláteis, e não é recomendada para investidores inexperientes.

Risco de Liquidez

Alguns ETNs/ETCs podem ter baixo volume de negociação, o que pode dificultar a compra ou venda de grandes quantidades sem afetar o preço.

Risco de Crédito do Emissor

ETNs são títulos de dívida emitidos por instituições financeiras. Se o emissor enfrentar problemas financeiros ou falir, o investidor pode perder todo o valor investido.

Custos e Taxas

Esses produtos geralmente cobram taxas de administração (expense ratio) e podem ter custos ocultos relacionados à rolagem de contratos futuros.

Críticas Comuns aos ETNs/ETCs de Commodities
Desempenho a Longo Prazo

Muitos investidores criticam esses produtos por seu desempenho decepcionante a longo prazo, especialmente devido ao efeito do contango e à volatilidade extrema.

Por exemplo, o UNG (United States Natural Gas Fund) perdeu grande parte de seu valor ao longo dos anos, mesmo quando o preço do gás natural não caiu proporcionalmente.

Falta de Transparência

Alguns investidores reclamam que a estrutura desses produtos não é totalmente clara, especialmente em relação aos custos de rolagem de contratos futuros e ao impacto do contango.

Uso Inadequado por Investidores Inexperientes

Esses produtos são frequentemente criticados por atraírem investidores que não entendem completamente seus riscos, especialmente os produtos alavancados ou inversos.

Foco no Curto Prazo

ETNs/ETCs de commodities são projetados para acompanhar o desempenho diário ou de curto prazo. Eles não são adequados para investimentos de longo prazo devido aos efeitos negativos do contango e da volatilidade.

Quem Deve Evitar Esses Produtos?
Investidores Iniciantes: Se você não está familiarizado com mercados futuros, contango, backwardation e alavancagem, é melhor evitar esses produtos até adquirir mais conhecimento.

Investidores de Longo Prazo: Esses produtos não são adequados para buy-and-hold (comprar e manter) devido aos riscos mencionados.

Investidores Aversos ao Risco: A volatilidade extrema e os riscos de crédito podem não ser adequados para perfis conservadores.

Alternativas para Investidores Iniciantes
Se você está interessado no setor de gás natural, mas quer evitar os riscos dos ETNs/ETCs, considere:

ETFs de Empresas do Setor:

ETFs como o SPDR S&P Oil & Gas Exploration & Production ETF (XOP) ou o iShares Global Energy ETF (IXC) investem em empresas do setor de energia, incluindo produtoras de gás natural. Eles são menos voláteis e mais adequados para investidores de longo prazo.

Fundos de Ações de Energia:

Fundos mútuos ou ETFs que focam em empresas de energia podem oferecer exposição indireta ao gás natural com menos riscos.

Educação e Análise:

Antes de investir, estude mais sobre o mercado de commodities, futuros e os riscos específicos dos produtos financeiros que você está considerando.

Conclusão
ETNs/ETCs de gás natural podem ser ferramentas úteis para investidores experientes que entendem os riscos e sabem como usá-los estrategicamente. No entanto, para investidores iniciantes ou de longo prazo, esses produtos podem não ser a melhor escolha devido à sua complexidade e volatilidade. Sempre faça sua própria pesquisa e, se necessário, consulte um consultor financeiro antes de investir.

ETF gas natural

por kkk kkk » 13/2/2025 17:04

Boa tarde!
Assumindo-me como um novato em investimentos, e pouco participativo nos tópicos no Forum, sou um leitor assíduo do que se vai por aqui escrevendo, tentando aprender algo mais.

Conto portanto com alguns dos membros mais experientes em investimentos para uma possível ajuda sobre a existencia ou nao de etf de gas natural.
Fiz alguma pesquisa mas os que vi sao constituidos por empresas relacionadas com o gas natural, nao diretamente com a commodity.
Alguem sabe se existe algum ETF que esteja diretamente associado À cotaçao do gás natural?
Obrigado desde já a todos os que possam contribuir com o seu conhecimento em relaçao a esta dúvida!

Quem está ligado: