Análises e carteiras nas bolsas
Re: Análises e carteiras nas bolsas
A edpr ainda está acima da linha de suporte
A edp tem uma linha de suporte importante perto no gráfico mensal
Acho que o fim da correção tanto na EDP como na EDPR está perto, mas também é verdade que já disse isso antes
A edp tem uma linha de suporte importante perto no gráfico mensal
Acho que o fim da correção tanto na EDP como na EDPR está perto, mas também é verdade que já disse isso antes
A CLOV estava assim a 13 de Dezembro
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0#p1885102
E agora está assim
Sobe ha 13 dias seguidos
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0#p1885102
E agora está assim
Sobe ha 13 dias seguidos
A EDPR ficou perto da linha de suporte. Amanhã vê-se se fecha acima ou abaixo dela.
O sentimento otimista aumentou bastante esta semana. Nas últimas duas vezes que aumentou mais, mas não tanto como agora, os índices desceram: uma foi quando fiz o short e a outra foi depois do Trump ter ganho as eleições. Desta vez como o sentimento estava demasiado baixo na semana passada, este aumento talvez seja visto como positivo e não como negativo. Nem sempre o sentimento deve ser interpretado de forma contrária. Mas não sei o que vai acontecer. Dá pelo menos para ver que o sentimento dos investidores está volátil.
Sentiment Survey Historical Data
Reported Date Bullish Neutral Bearish
Jan 22 43.4% 27.1% 29.4%
Jan 15 25.4% 34.0% 40.6%
A linha laranja está a servir de suporte na EDPR, o que é positivo. No entanto, tem várias resistências, e não é claro que vá inverter. O primeiro sinal de uma possível inversão seria fechar acima de 9,57
Acho que pode acontecer algo semelhante a isto no EuroStoxx 50 e nos outros índices, porque os movimentos dos indices costumam estar ligados uns aos outros. Foi também isso que aconteceu com o SPX em 2013 quando fez máximos históricos. Acelerou meses antes de fazer maximos historicos, fez máximos, e mais tarde desceu para testar o máximo anterior, mas não fechou o mês abaixo do máximo anterior, e voltou a subir.
Acho que isso já se começa a notar. A bolsa europeia acelerou e não tem ficado atrás da bolsa dos EUA.
A vitória do Trump ou de outro presidente é, em geral, irrelevante para as bolsas a médio e longo prazo. Estatisticamente houve subidas e descidas, independentemente de quem seja presidente. Alguns setores, como o da energia, podem parecer que são momentaneamente afetados com a vitória doTrump, mas tenho dúvidas que isso se mantenha. Acho que é cedo para concluir isso. Por exemplo, em 2020, a EDPR esteve a cair em março 29% e depois disparou como uma mola e subiu mais de 100% nesse ano. Ainda acho que a EDPR pode estar a fazer um fundo e a tomar balanço para subir. Mas acho que era importante subir na proxima semana, tambem porque já estou a ficar um pouco cansado de dizer que ela vai subir...
Acho que isso já se começa a notar. A bolsa europeia acelerou e não tem ficado atrás da bolsa dos EUA.
A vitória do Trump ou de outro presidente é, em geral, irrelevante para as bolsas a médio e longo prazo. Estatisticamente houve subidas e descidas, independentemente de quem seja presidente. Alguns setores, como o da energia, podem parecer que são momentaneamente afetados com a vitória doTrump, mas tenho dúvidas que isso se mantenha. Acho que é cedo para concluir isso. Por exemplo, em 2020, a EDPR esteve a cair em março 29% e depois disparou como uma mola e subiu mais de 100% nesse ano. Ainda acho que a EDPR pode estar a fazer um fundo e a tomar balanço para subir. Mas acho que era importante subir na proxima semana, tambem porque já estou a ficar um pouco cansado de dizer que ela vai subir...
As ações que vendi recentemente subiram. A COR está a subir hoje 3,79%, a GCT e a SMCI subiram ontem 3,98% e 5,39%. Mas não vendi por achar que iam descer. Por exemplo, a COR faz parte da lista das cunhas e tem objetivo a 9,78.
Vendi porque achei mais seguro para ter um resultado mais alto ter mais dinheiro em ETPs, porque tenho alguma habilidade e experiência a fazer timing em índices e vi que o resultado estaria melhor com mais dinheiro em ETPs, e também acho que as outras ações que tenho podem subir muito.
Algumas ações têm descido, como a EDPR e a DHER, mas ainda acredito nelas. No entanto, se os índices continuarem a subir e elas não acompanharem, vou acabar por vendê-las. Mas ainda acho que isso não vai acontecer.
Vendi porque achei mais seguro para ter um resultado mais alto ter mais dinheiro em ETPs, porque tenho alguma habilidade e experiência a fazer timing em índices e vi que o resultado estaria melhor com mais dinheiro em ETPs, e também acho que as outras ações que tenho podem subir muito.
Algumas ações têm descido, como a EDPR e a DHER, mas ainda acredito nelas. No entanto, se os índices continuarem a subir e elas não acompanharem, vou acabar por vendê-las. Mas ainda acho que isso não vai acontecer.
previsor Escreveu:Acho que o Euro Stoxx 50 vai atingir máximos históricos no próximo ano. Ontem quando olhei para o gráfico do Euro Stoxx lembrei-me do que aconteceu no SPX, e fui ver. Em 2013 o SPX acelerou depois de ultrapassar os máximos de 2007. Acho possível que aconteça algo semelhante ao Euro Stoxx 50. Se o Euro Stoxx subir a bolsa portuguesa também vai beneficiar indiretamente com isso.
O Euro Stoxx 50 também está a aproximar-se do máximo historico. Continuo a pensar o que disse em cima em Novembro
Ainda tenho o aviso no gráfico do PSI para ter cuidado com uma possível correção daqui a uns meses, mas agora coloquei uma linha vertical a 1 julho de 2027 pq estou a começar a pensar que pode subir até ai por causa de um padrão que identifiquei num indicador. Esse padrão é semelhante ao que me levou em junho de 2023 a prever que o PSI ia subir mais de um ano. Não é exatamente o mesmo padrão, fiz uma alteração num dos parâmetros do indicador, mas acho que tem semelhanças e isso também me faz um pouco de sentido porque o sentimento otimista está baixo e o PSi ainda está muito longe dos máximos de 2007 e 2000. Isto faz mais sentido se subir nos próximos meses. Se isso acontecer, vai ser ainda mais alguns anos em que quem não tem muito conhecimento pode ganhar e sentir que percebe muito do assunto.
Nas próximas vezes que colocar o gráfico talvez nao mostre essa linha e não vá escrever muito sobre isto, mas coloquei hoje.
Nas próximas vezes que colocar o gráfico talvez nao mostre essa linha e não vá escrever muito sobre isto, mas coloquei hoje.
Neste momento está 62.09% em ETPs e 37.91% em ações
Preços Médios Atualizados
3EUL
Posição anterior: 12 unidades a €381.66
Compra adicional: 1 unidade a €448.51 (20/01/25 08:00)
Preço médio ponderado: 13 unidades a €386.8023
3DXE
Posição anterior: 271 unidades a €15.1926
Compra adicional: 76 unidades a €17.108 (20/01/25 08:00)
Preço médio ponderado: 347 unidades a €15.6121
3LV
Posição anterior: 68 unidades a €48.065
Compra adicional: 32 unidades a €53.188 (20/01/25 08:00)
Preço médio ponderado: 100 unidades a €49.7044
3EUL
Posição anterior: 12 unidades a €381.66
Compra adicional: 1 unidade a €448.51 (20/01/25 08:00)
Preço médio ponderado: 13 unidades a €386.8023
3DXE
Posição anterior: 271 unidades a €15.1926
Compra adicional: 76 unidades a €17.108 (20/01/25 08:00)
Preço médio ponderado: 347 unidades a €15.6121
3LV
Posição anterior: 68 unidades a €48.065
Compra adicional: 32 unidades a €53.188 (20/01/25 08:00)
Preço médio ponderado: 100 unidades a €49.7044
Segunda feira a bolsa americana está encerrada
Dias de encerramento da Bolsa Americana em 2025, com o calendário de feriados que prevê as 10 datas de encerramento:
1 de janeiro: Ano Novo
20 de janeiro: Dia de Martin Luther King
17 de fevereiro: Dia de Washington
18 de abril: Sexta-feira Santa
26 de maio: Dia da Memória
19 de junho: Dia da Independência Nacional Juneteenth
4 de julho: Dia da Independência
1 de setembro: Dia do Trabalhador
27 de novembro: Dia de Ação de Graças
25 de dezembro: Natal
https://www.rankia.pt/bolsa/calendario- ... ll-street/
Apesar das carteiras estarem positivas, acho que podiam estar melhores. Vou reduzir um pouco mais a percentagem de dinheiro nas ações e aumentar nos ETPs para depender um pouco menos do resultado das ações.
US Market Timing: Últimos sinais de negociação para a próxima abertura:
GCT
Ação: Venda para fechar
Quantidade: 91
Motivo: Para ter dinheiro disponível para comprar o SPXL
SMCI
Quantidade: 52
SPXL
Ação: Compra para abrir
Montante: Aproximadamente $3407
Motivo: Quero investir mais em ETFs alavancados e como ainda não tenho no SPX escolhi esse.
EU Market Timing: Últimos sinais de negociação para a próxima abertura:
COR
Quantidade: 70
Motivo: Para ter dinheiro disponível para aumentar os ETPs alavancados
DHER, BCP, EDPR, CTT, EGL
Ação: Venda para reduzir
Montante: €586
3EUL
Ação: Compra para aumentar
Montante: €482
Motivo: Para para aumentar os ETPs alavancados
3DXE
Montante: €1311
3LV
Montante: €1727
US Market Timing: Últimos sinais de negociação para a próxima abertura:
GCT
Quantidade: 91
SMCI
Quantidade: 52
SPXL
Ação: Compra para abrir
Montante: Aproximadamente $3407
Motivo: Quero investir mais em ETFs alavancados e como ainda não tenho no SPX escolhi esse.
EU Market Timing: Últimos sinais de negociação para a próxima abertura:
COR
Quantidade: 70
DHER, BCP, EDPR, CTT, EGL
Ação: Venda para reduzir
Montante: €586
3EUL
Montante: €482
3DXE
Montante: €1311
3LV
Montante: €1727
Avaliação Atualizada (17/01/2025)
Carteira Norte-Americana (U.S. Market Timing)
A carteira subiu 7,62% desde a última avaliação em 15/12/2024 (de -2,09% para +5,53%), ampliando a vantagem sobre o índice SPX de -8,01% para +0,56%.
Ativo que mais subiu:
CLOV (Clover Health Investments Corp.), que passou de $3,11 para $4,08, com uma valorização de +31,1%.
Ativo que mais desceu:
SMCI (Super Micro Computer, Inc.), que passou de $36,45 para $30,82, com uma desvalorização de -15,4%.
Avaliação Atualizada (17/01/2025)
Carteira Europeia (EU Market Timing)
A carteira subiu 9,29% desde a última avaliação em 15/12/2024 (de -1,90% para 7,39%), ampliando a vantagem sobre o índice PSI para +7,97%.
Ativo que mais subiu:
WisdomTree EURO STOXX 50 3x Daily Leveraged (3EUL), que passou de €402,82 para €444,98, com uma valorização de +10,47%.
Ativo que mais desceu:
Delivery Hero SE (DHER), que passou de €31,63 para €29,41, com uma desvalorização de -7,02%.
previsor Escreveu:
O sentimento bullish da AAII está a 34,7%. Acho que é uma leitura demasiado baixa para o momento atual. É a leitura mais baixa desde abril de 2024. Acho que isso é positivo para as bolsas para as próximas semanas ou meses.
O sentimento bullish da AAII caiu esta semana para 25,4%. Se com 34,77% já achava que era um valor muito baixo para o momento atual, e que isso podia ser bom para as bolsas nas próximas semanas ou meses, agora com este resultado ainda acho mais. Talvez as pessoas tenham votado na segunda feira, quando o mercado abriu em baixa, e não alteraram o voto depois. É estranho ter caído tanto, porque depois as bolsas subiram. De qualquer forma, acho que isto é muito positivo para as bolsas.
Sentiment Survey Historical Data
Reported Date Bullish Neutral Bearish
Jan 15 25.4% 34.0% 40.6%
Jan 8 34.7% 28.0% 37.4%
Jan 1 35.4% 30.4% 34.2%
Dec 25 37.8% 28.0% 34.1%
Dec 18 40.7% 27.9% 31.4%
Dec 11 43.3% 25.0% 31.7%
Dec 4 48.3% 21.0% 30.7%
Nov 27 37.1% 24.3% 38.6%
Para já, houve uma reação positiva no IWM (Russell 2000) depois de tocar na MA200, tal como aconteceu em agosto.
O SPX (S&P 500) também começou a semana a reagir positivamente após ter aberto abaixo da MA20 no gráfico semanal, também semelhante ao que aconteceu em agosto.
O SPX (S&P 500) também começou a semana a reagir positivamente após ter aberto abaixo da MA20 no gráfico semanal, também semelhante ao que aconteceu em agosto.
O PSI desceu abaixo da linha azul. Reagir na linha azul talvez fosse demasiado otimista com as bolsas dos EUA a descerem. Mas acho que o comentário sobre o sentimento da AAII é um bom ponto, e o SPX tem reagido a esta média móvel, então ainda estou otimista
Acho que a linha azul da cunha de alargamento descendente vai servir como suporte e que a bolsa portuguesa vai subir em breve.
O sentimento bullish da AAII está a 34,7%. Acho que é uma leitura demasiado baixa para o momento atual. É a leitura mais baixa desde abril de 2024. Acho que isso é positivo para as bolsas para as próximas semanas ou meses.
BCP
Posição anterior: 4548 unidades a €0.445
Compra adicional: 416 unidades a €0.4800 (09/01/25 16:30 Fecho Europa)
Preço médio ponderado: 4964 unidades a 0.4479€
3DXE
Posição anterior: 241 unidades a €15.1210
Compra adicional: 30 unidades a €15.768 (09/01/25 16:30 Fecho Europa)
Preço médio ponderado: 271 unidades a 15.1926€
3LV
Posição anterior: 35 unidades a 47.672€
Compra adicional: 33 unidades a 48.4820€ (09/01/25 16:30 Fecho Europa)
Preço médio ponderado: 68 unidades a 48.0651€
mcstreet Escreveu:já pensaste procurar uma corretora mais barata? gastas um balúrdio em comissões, eu mantenho uma carteira de ações no Activo bank apenas porque não faço mais do que 5 ou 6 trades por ano, e como oferecem o primeiro do mês normalmente só pago a guarda de títulos e nada em comissões. A minha carteira americana e activos de outros países uso a XTB, tens sempre o risco do EUR/USD mas podes fazer hedging com CFDs, a diferença é que não gastas um tostão em comissões e por isso permite-me fazer em média mais de 50 trades por ano com comissão zero. Digo isto porque me parece que fazes bastante trading de curto/médio prazo e essas comissões vão comer uma boa percentagem do lucro.
Sim, tenho feito muitas operações, e uma corretora com comissões mais baixas seria melhor. Mas estou a contabilizar comissões a mais porque alguns negocios são feitos na Trading 212, que não cobra comissões. Por exemplo, o 3EUL, 3DXE e 3LV são na Trading 212. O ActivoBank não tem esses ativos, e acho que a XTB também não. E também não estou a descontar a primeira comissão do mês que é grátis no ActivoBank.
Vou continuar assim pelo menos até maio, mas acho que talvez faça menos operações. Não era a minha intenção fazer tantas, mas com a pesquisa de ativos e a volatilidade acabei por fazer mais do que pensava. Mas talvez agora estabilize, embora acho que vou comprar mais a JMT quando ela subir um pouco mais.
já pensaste procurar uma corretora mais barata? gastas um balúrdio em comissões, eu mantenho uma carteira de ações no Activo bank apenas porque não faço mais do que 5 ou 6 trades por ano, e como oferecem o primeiro do mês normalmente só pago a guarda de títulos e nada em comissões. A minha carteira americana e activos de outros países uso a XTB, tens sempre o risco do EUR/USD mas podes fazer hedging com CFDs, a diferença é que não gastas um tostão em comissões e por isso permite-me fazer em média mais de 50 trades por ano com comissão zero. Digo isto porque me parece que fazes bastante trading de curto/médio prazo e essas comissões vão comer uma boa percentagem do lucro.
Vou antes fazer assim para equilibrar melhor o investimento entre ações e ETFs. Agora tenho mais dinheiro em ações, e quero equilibrar um pouco mais.
EU Market Timing: Últimos sinais de negociação para o próximo fecho:
EGL
Ação: Venda para diminuir
Valor aproximado: 1616€
Motivo: Reduzir para aumentar outros titulos
DHER
Valor aproximado: 371€
EDPR
Valor aproximado: 368€
BCP
Valor aproximado: 200€
Motivo: É a ação que está a subir mais neste momento, por isso merece o ligeiro aumento
3DXE
Valor aproximado: 485€
Motivo: Para equilibrar um pouco mais o investimento entre ações e ETPs
3LV
Valor aproximado: 1670€
Motivo: Para equilibrar um pouco mais o investimento entre ações e ETPs. Este tem a menor posição, por vou aumentar um pouco mais
EU Market Timing: Últimos sinais de negociação para o próximo fecho:
EGL
Valor aproximado: 1616€
DHER
Valor aproximado: 371€
EDPR
Valor aproximado: 368€
BCP
Valor aproximado: 200€
Motivo: É a ação que está a subir mais neste momento, por isso merece o ligeiro aumento
3DXE
Valor aproximado: 485€
Motivo: Para equilibrar um pouco mais o investimento entre ações e ETPs
3LV
Valor aproximado: 1670€
Motivo: Para equilibrar um pouco mais o investimento entre ações e ETPs. Este tem a menor posição, por vou aumentar um pouco mais
A EDPR fez novos mínimos depois de atingir o objetivo da cunha descendente, mas hoje está a reagir positivamente.
Tecnicamente, penso que esta descida pode ser positiva, porque é possível que feche o gap semanal em fecho que tinha entre 9,5 e 9,54 e faça um duplo fundo, com um dos fundos mais baixos que o outro. Acho que depois disso a subida pode ser mais rápida. Como ela desceu 3 meses com mais velocidade, acho que o oposto também pode acontecer, e que vai subir com mais velocidade. Continuo a acreditar na valorização dela. Vou ignorar as ideias do Trump.
Tecnicamente, penso que esta descida pode ser positiva, porque é possível que feche o gap semanal em fecho que tinha entre 9,5 e 9,54 e faça um duplo fundo, com um dos fundos mais baixos que o outro. Acho que depois disso a subida pode ser mais rápida. Como ela desceu 3 meses com mais velocidade, acho que o oposto também pode acontecer, e que vai subir com mais velocidade. Continuo a acreditar na valorização dela. Vou ignorar as ideias do Trump.