Análises e carteiras nas bolsas
Re: Análises e carteiras nas bolsas
Vou trocar a SEM pela ARAMI. A SEM desceu e já não está entre as que mais sobem no período de um ano. Já tive a ARAMI antes, fechei numa altura, mas ela não tem tido correções grandes e está mais alta do que da última vez que a tive.
Últimos Sinais de Negociação para a Próximo Abertura - EU Market Timing
Sem - Semapa SGPS SA
Ação: Venda para fechar
Quantidade - 32
ARAMI (FR) - Aramis Group SAS
Ação: Compra para abrir
Montante: ≈ €495
Sem - Semapa SGPS SA
Quantidade - 32
ARAMI (FR) - Aramis Group SAS
Montante: ≈ €495
previsor Escreveu:Depois do crash de 1929, o S&P 500 ficou 22/23 anos sem fazer novos máximos históricos. E o Nikkei depois do crash de 1990 ficou 34/35 anos sem fazer novos máximos, só fez no ano passado. O PSI 20 está há 25 anos sem fazer novos máximos históricos e acho que nao vai demorar mais 20 anos para conseguir fazer. Acho que a partir de uma altura vai acelerar. Pode ser em breve ou ainda demorar.
Pode já ter começado a aceleração, mas 6993,53 e 6870,81 são resistências
Fevereiro foi um mês negativo nas bolsas dos EUA e positivo na Europa. Não estava preparado para a divergência, mas na verdade isso aconteceu várias vezes nos últimos anos em fevereiro. A par com setembro, o mês de fevereiro tem sido dos piores para o Nasdaq, enquanto que para o DAX o mês de fevereiro não tem sido dos piores.
Por acaso, já tinha visto que fevereiro era um dos piores meses para o Nasdaq e houve uma altura em que tentei ganhar com a descida, também porque o Russell 2000 não estava a conseguir ultrapassar a média móvel de 50 dias, mas como o Nasdaq recuperou sempre e vi que a bolsa europeia não descia, acabei por desistir de tentar ganhar com a descida…e foi quando já estava posicionado outra vez na subida que acabou por descer. Talvez na próxima vez esteja mais preparado para a divergência entre Europa e EUA , mas pelo que vi isto nota-se mais no mês de fevereiro do que nos outros.
Acho que a subida de ontem corta um pouco a ideia de que as bolsas dos eua continuem a descer. Se tivesse descido ontem, a vela mensal teria fechado em mínimos e o aspecto seria feio, mas como subiu, acho que a situação é diferente. E ter subido na sexta feira, quando tem descido habitualmente à sexta nas últimas semanas também é positivo.
Apesar do NDX e o SPX terem fechado abaixo da média móvel de 20 semanas, já houve outras vezes no passado recente em que isso aconteceu e depois recuperaram na semana seguinte. E como disse o sentimento otimista estar extremamente baixo nesta altura também acho que é positivo.
Estou à espera que as bolsas subam em março e talvez em abril, com o eurostoxx 50 a afastar-se um pouco dos máximos de 2000, e depois pode descer para testar esses máximos. Foi o que o SPX fez em 2013 numa situação parecida, e as coisas têm acontecido de maneira semelhante.
Por acaso, já tinha visto que fevereiro era um dos piores meses para o Nasdaq e houve uma altura em que tentei ganhar com a descida, também porque o Russell 2000 não estava a conseguir ultrapassar a média móvel de 50 dias, mas como o Nasdaq recuperou sempre e vi que a bolsa europeia não descia, acabei por desistir de tentar ganhar com a descida…e foi quando já estava posicionado outra vez na subida que acabou por descer. Talvez na próxima vez esteja mais preparado para a divergência entre Europa e EUA , mas pelo que vi isto nota-se mais no mês de fevereiro do que nos outros.
Acho que a subida de ontem corta um pouco a ideia de que as bolsas dos eua continuem a descer. Se tivesse descido ontem, a vela mensal teria fechado em mínimos e o aspecto seria feio, mas como subiu, acho que a situação é diferente. E ter subido na sexta feira, quando tem descido habitualmente à sexta nas últimas semanas também é positivo.
Apesar do NDX e o SPX terem fechado abaixo da média móvel de 20 semanas, já houve outras vezes no passado recente em que isso aconteceu e depois recuperaram na semana seguinte. E como disse o sentimento otimista estar extremamente baixo nesta altura também acho que é positivo.
Estou à espera que as bolsas subam em março e talvez em abril, com o eurostoxx 50 a afastar-se um pouco dos máximos de 2000, e depois pode descer para testar esses máximos. Foi o que o SPX fez em 2013 numa situação parecida, e as coisas têm acontecido de maneira semelhante.
trend=friend Escreveu:Já devíamos estar nos 9,15… zona equivalente aos 3,05 na EDP… alguém vai ter de fazer catching up.
Porquê essa equivalência?
Ambas tiveram compradores a mantê-las acima das linhas de suporte
Já devíamos estar nos 9,15… zona equivalente aos 3,05 na EDP… alguém vai ter de fazer catching up.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
A EDP conseguiu recuperar parte da descida e fechar acima da antiga linha de resistência, que agora pode ser um suporte. A EDPR afundou mais, mas afastou-se um pouco dos mínimos de 2020 e acho que a linha roxa pode agora servir de suporte. Se não funcionar, tem outras linhas mais abaixo , mas acho que é capaz de funcionar ao mesmo tempo que a linha da EDP que também está próxima também pode servir de suporte e assim reagirem ao mesmo tempo.
O sentimento otimista está extremamente baixo e o sentimento pessimista está muito alto nos EUA. Em condições normais, acho que isso é uma noticia positiva para as bolsas.
Em relação à descida da EDPR, que é talvez a notícia de hoje em Portugal, ontem nem percebi que os resultados tinham sido conhecidos só depois do fim da sessão. Mas já olhei para o gráfico. Vou dizer uma coisa que já disse há várias semanas: em 2020 a EDPR abriu mais ou menos ao mesmo valor que este ano, desceu e depois recuperou, e acabou o ano a subir mais de 100%.
Com a descida de hoje, ela desceu até ao mínimo desse ano de 2020 e para já recuperou desde aí. Há várias semanas, também disse que a descida deste ano podia servir de balanço para subir muito, como aconteceu em 2020, e ainda penso que é possível a mesma situação. A descida deste ano até ao mínimo de 2020 mostra ainda mais as semelhanças entre os dois anos.
Não sei se ela vai subir mais de 100% como em 2020, mas ainda acho que pode subir muito. Acho que o importante para a subida nos próximos meses é que ela não feche este mês próxima dos mínimos. Ela está a reagir bem aos minimos e neste momento está mais afastada deles. Mas ainda falta o resto do dia de hoje e o dia de amanhã.
Eu uso os indicadores fundamentais para selecionar ações, principalmente com base nos resultados anuais, mas para ver a direção das bolsas ou das ações, uso a análise dos gráficos, e também o sentimento Obviamente, a descida foi causada pelos resultados, mas agora o que importa é o que os preços vão fazer.
Sentiment Survey Historical Data
Reported Date Bullish Neutral Bearish
Feb 26 19.4% 20.0% 60.6%
Em relação à descida da EDPR, que é talvez a notícia de hoje em Portugal, ontem nem percebi que os resultados tinham sido conhecidos só depois do fim da sessão. Mas já olhei para o gráfico. Vou dizer uma coisa que já disse há várias semanas: em 2020 a EDPR abriu mais ou menos ao mesmo valor que este ano, desceu e depois recuperou, e acabou o ano a subir mais de 100%.
Com a descida de hoje, ela desceu até ao mínimo desse ano de 2020 e para já recuperou desde aí. Há várias semanas, também disse que a descida deste ano podia servir de balanço para subir muito, como aconteceu em 2020, e ainda penso que é possível a mesma situação. A descida deste ano até ao mínimo de 2020 mostra ainda mais as semelhanças entre os dois anos.
Não sei se ela vai subir mais de 100% como em 2020, mas ainda acho que pode subir muito. Acho que o importante para a subida nos próximos meses é que ela não feche este mês próxima dos mínimos. Ela está a reagir bem aos minimos e neste momento está mais afastada deles. Mas ainda falta o resto do dia de hoje e o dia de amanhã.
Eu uso os indicadores fundamentais para selecionar ações, principalmente com base nos resultados anuais, mas para ver a direção das bolsas ou das ações, uso a análise dos gráficos, e também o sentimento Obviamente, a descida foi causada pelos resultados, mas agora o que importa é o que os preços vão fazer.
Nos EUA as coisas têm estado mais difíceis pelo menos para mim.
Mas ainda acho que os índices americanos podem subir. O SPX, o NDX e o Dow Jones têm a mesma média móvel que pode servir de suporte, e o Russell pode ter a possibilidade de um duplo fundo. Mas ainda estou com muitas dúvidas.
O Dow Jones tem um gap aberto que está bem visível. Nem sempre os gaps são fechados, mas muitas vezes são. E o meu consenso de indicadores continua negativo. Anda é cedo para ele ficar positivo, porque a maioria dos índices não subiu. Sinto-me mais confortavel quando estou alinhado com o consenso de indicadores, principalmente nestas alturas mais dificeis. Vamos ver o que vai acontecer
Mas ainda acho que os índices americanos podem subir. O SPX, o NDX e o Dow Jones têm a mesma média móvel que pode servir de suporte, e o Russell pode ter a possibilidade de um duplo fundo. Mas ainda estou com muitas dúvidas.
O Dow Jones tem um gap aberto que está bem visível. Nem sempre os gaps são fechados, mas muitas vezes são. E o meu consenso de indicadores continua negativo. Anda é cedo para ele ficar positivo, porque a maioria dos índices não subiu. Sinto-me mais confortavel quando estou alinhado com o consenso de indicadores, principalmente nestas alturas mais dificeis. Vamos ver o que vai acontecer
previsor Escreveu:Pelo lado positivo, a minha última análise ao PSI foi perfeita. Disse que o PSI ultrapassou a MA200, uma referência importante, e que achava que iria continuar acima da MA200 e que ela podia funcionar como suporte e subir depois, e que a maioria das ações iriam subir, incluindo as que estavam com mais dificuldade em subir. E foi exatamente isso o que aconteceu, a MA200 funcionou como suporte logo no dia seguinte e subiu, e a EDP e EDPR também subiram.
.
O gráfico para ilustrar o que disse.
Bem, vou dizer algo sobre os últimos dias.
Pelo lado positivo, a minha última análise ao PSI foi perfeita. Disse que o PSI ultrapassou a MA200, uma referência importante, e que achava que iria continuar acima da MA200 e que ela podia funcionar como suporte e subir depois, e que a maioria das ações iriam subir, incluindo as que estavam com mais dificuldade em subir. E foi exatamente isso o que aconteceu, a MA200 funcionou como suporte logo no dia seguinte e subiu, e a EDP e EDPR também subiram.
Pelo lado negativo, os índices americanos desceram na sexta feira, algo que até comentei algumas vezes que tem sido habitual nas últimas semanas, e alguns índices desceram mais, e isso prejudicou-me por causa da exposição aos ETFs alavancados. Devia ter colocado stops nos ETFs.
E agora o que vai acontecer? Estou na dúvida. Eu sei de quem ache que vai descer nas próximas semanas ou meses, e quem está short e tem ganho dinheiro. Eu tenho mais dificuldade quando há uma divergência de vários dias entre a Europa e os EUA, porque olho para ambos. Às vezes, olhar para ambos ajuda-me a antecipar o que vai acontecer, mas outras vezes atrapalha, como na situação atual. Com a subida da Europa não me preparei para a descida das bolsas dos EUA. Mas ainda acho que as bolsas dos EUA podem subir, porque por exemplo a MA20 no gráfico semanal serviu de suporte várias semanas ao SPX e ainda está acima dessa média móvel. Alguns indicadores que uso também me sugerem a possibilidade de subir, mas o consenso de indicadores que uso está negativo, por isso a probabilidade de subir ainda é baixa. Há mais pequenas coisas que me fazem pensar que pode subir, mas se olhar só para os EUA, existem várias coisas que me preocupam. Na Europa, as coisas ainda nao me parecem mal. Ficariam melhor se o Eurostoxx50 voltasse a fazer máximos. Vamos ver o que acontece.
Pelo lado positivo, a minha última análise ao PSI foi perfeita. Disse que o PSI ultrapassou a MA200, uma referência importante, e que achava que iria continuar acima da MA200 e que ela podia funcionar como suporte e subir depois, e que a maioria das ações iriam subir, incluindo as que estavam com mais dificuldade em subir. E foi exatamente isso o que aconteceu, a MA200 funcionou como suporte logo no dia seguinte e subiu, e a EDP e EDPR também subiram.
Pelo lado negativo, os índices americanos desceram na sexta feira, algo que até comentei algumas vezes que tem sido habitual nas últimas semanas, e alguns índices desceram mais, e isso prejudicou-me por causa da exposição aos ETFs alavancados. Devia ter colocado stops nos ETFs.
E agora o que vai acontecer? Estou na dúvida. Eu sei de quem ache que vai descer nas próximas semanas ou meses, e quem está short e tem ganho dinheiro. Eu tenho mais dificuldade quando há uma divergência de vários dias entre a Europa e os EUA, porque olho para ambos. Às vezes, olhar para ambos ajuda-me a antecipar o que vai acontecer, mas outras vezes atrapalha, como na situação atual. Com a subida da Europa não me preparei para a descida das bolsas dos EUA. Mas ainda acho que as bolsas dos EUA podem subir, porque por exemplo a MA20 no gráfico semanal serviu de suporte várias semanas ao SPX e ainda está acima dessa média móvel. Alguns indicadores que uso também me sugerem a possibilidade de subir, mas o consenso de indicadores que uso está negativo, por isso a probabilidade de subir ainda é baixa. Há mais pequenas coisas que me fazem pensar que pode subir, mas se olhar só para os EUA, existem várias coisas que me preocupam. Na Europa, as coisas ainda nao me parecem mal. Ficariam melhor se o Eurostoxx50 voltasse a fazer máximos. Vamos ver o que acontece.
Adicionei a IBS, NOS e SEM porque a seguir a BCP, CTT e ALTR são as que sobem mais no período de 1 ano, sendo que BCP e CTT estão bem à frente de todas as outras. O motivo para ter EGL e EDPR tem a ver com os gráficos. Quando forem conhecidos os resultados anuais das empresas também vou ter aguns indicadores fundamentais em conta.
Preços Médios Atualizados
3EUL
Posição anterior: 14 unidades a €471.16
Compra adicional: 7 unidades a €531.21 (21/02/25 08:00)
Preço médio ponderado: 21 unidades a €491.177
3DXE
Posição anterior: 379 unidades a €18.161
Compra adicional: 198 unidades a €20.321 (21/02/25 08:00)
Preço médio ponderado: 577 unidades a €18.902
Preços Médios Atualizados
3EUL
Posição anterior: 14 unidades a €471.16
Compra adicional: 7 unidades a €531.21 (21/02/25 08:00)
Preço médio ponderado: 21 unidades a €491.177
3DXE
Posição anterior: 379 unidades a €18.161
Compra adicional: 198 unidades a €20.321 (21/02/25 08:00)
Preço médio ponderado: 577 unidades a €18.902
3LV - WisdomTree CAC 40 3x Levereged
Quantidade - 122
ALTR, DHER
Ação: Venda para reduzir
Montante: ≈ €425
IBS, NOS, SEM
Montante:≈ €500
3EUL - WisdomTree EURO STOXX 50 3x Daily Leveraged
Ação: Compra para aumentar
Montante: ≈ €4180
3DXE - Leverage Shares 3x Long Germany 40
Montante:≈ € 3580
3LV - WisdomTree CAC 40 3x Levereged
Quantidade - 122
ALTR, DHER
Montante: ≈ €425
IBS, NOS, SEM
Montante:≈ €500
3EUL - WisdomTree EURO STOXX 50 3x Daily Leveraged
Montante: ≈ €4180
3DXE - Leverage Shares 3x Long Germany 40
Montante:≈ € 3580
Vou reduzir algumas posições e comprar mais ações.
A ECOR e a COMM já tive antes e as outras vou ter pela primeira vez.
Últimos Sinais de Negociação para o Próximo Fecho - US Market Timing
TQQQ - ProShares UltraPro QQQ
Montante: $1150
AVPT - AvePoint, Inc
Montante: $420
CLOV, BFLY
Montante: $494
ECOR, COMM, CURI, DDL, GRRR
Ação: Compra para abir
Montante: $500
A ECOR e a COMM já tive antes e as outras vou ter pela primeira vez.
Últimos Sinais de Negociação para o Próximo Fecho - US Market Timing
TQQQ - ProShares UltraPro QQQ
Montante: $1150
AVPT - AvePoint, Inc
Montante: $420
CLOV, BFLY
Montante: $494
ECOR, COMM, CURI, DDL, GRRR
Ação: Compra para abir
Montante: $500
Algumas ações que tive e deixei de ter estão a subir muito esta semana: COMP e SMCI sobem 27% e 23%.
A SMCI subiu 50% nas últimas 3 semanas.
Mas penso que a carteira americana vai acabar por ultrapassar os índices dos EUA na mesma.
EU Market timing: Coloquei um stop na COR.
A SMCI subiu 50% nas últimas 3 semanas.
Mas penso que a carteira americana vai acabar por ultrapassar os índices dos EUA na mesma.
EU Market timing: Coloquei um stop na COR.
Um exemplo porque algumas casas de investimento não emitem recomendações de venda para ações da bolsa portuguesa:
A DHER se calhar não fez o mesmo e hoje teve uma recomendação de venda
Ela desceu hoje. Está próxima da MA200, proximo de 29,18, e estou a ver se se aguenta, apesar de a recomendação de venda ter um preço de 26.
EDPR contrata Citi e Morgan Stanley para aumento de capital de 1,5 mil milhões
https://expresso.pt/economia/2021-03-02 ... il-milhoes
A DHER se calhar não fez o mesmo e hoje teve uma recomendação de venda
Delivery Hero downgraded to Sell from Neutral at Citi
https://markets.businessinsider.com/new ... 1034376621
Ela desceu hoje. Está próxima da MA200, proximo de 29,18, e estou a ver se se aguenta, apesar de a recomendação de venda ter um preço de 26.
- Registado: 16/9/2014 15:30
O PSI na sexta-feira ultrapassou a MA200, que é uma referência muito importante. Hoje desceu, mas ainda está acima da MA200. Agora, é ver se consegue manter-se acima da MA200 ou se cai abaixo dela.
Eu acho que pode manter-se acima, e a MA200 pode funcionar agora como suporte. Se isso acontecer, a maioria das ações portuguesas devem subir, incluindo aquelas que têm tido mais dificuldade em subir. No entanto, é o mercado que vai decidir.
Eu acho que pode manter-se acima, e a MA200 pode funcionar agora como suporte. Se isso acontecer, a maioria das ações portuguesas devem subir, incluindo aquelas que têm tido mais dificuldade em subir. No entanto, é o mercado que vai decidir.
Consegui encontrar uma notícia, mas não encontrei mais do que uma
Hoje o Eurostoxx 50 fez novos máximos de sempre, mas não há notícias sobre isso.
O anterior máximo era 5522,42 em março de 2000, e hoje fez 5524,27, e fechou a 5519,83.
Não foi notícia, mas vou continuar a achar importante o que ele está a fazer
O anterior máximo era 5522,42 em março de 2000, e hoje fez 5524,27, e fechou a 5519,83.
Não foi notícia, mas vou continuar a achar importante o que ele está a fazer
Se as bolsas subirem na próxima semana, especialmente o Eurostoxx 50, acho que isso pode ser positivo para o PSI e para o resto das bolsas para o médio e longo prazo. Seria um sinal de que o Eurostoxx faria novos máximos e tinha continuado a subir.
Acho que o Eurostoxx pode ultrapassar os máximos durante algumas semanas ou meses e depois voltar a descer para os testar e voltar a subir, como o S&P 500 fez em 2013. Mas pode tambem descer ou ficar lateral. O Nikkei fez novos maximos no ano passado e está lateral há cerca de 11 meses.
Depois do crash de 1929, o S&P 500 ficou 22/23 anos sem fazer novos máximos históricos. E o Nikkei depois do crash de 1990 ficou 34/35 anos sem fazer novos máximos, só fez no ano passado. O PSI 20 está há 25 anos sem fazer novos máximos históricos e acho que nao vai demorar mais 20 anos para conseguir fazer. Acho que a partir de uma altura vai acelerar. Pode ser em breve ou ainda demorar.
Acho que o Eurostoxx pode ultrapassar os máximos durante algumas semanas ou meses e depois voltar a descer para os testar e voltar a subir, como o S&P 500 fez em 2013. Mas pode tambem descer ou ficar lateral. O Nikkei fez novos maximos no ano passado e está lateral há cerca de 11 meses.
Depois do crash de 1929, o S&P 500 ficou 22/23 anos sem fazer novos máximos históricos. E o Nikkei depois do crash de 1990 ficou 34/35 anos sem fazer novos máximos, só fez no ano passado. O PSI 20 está há 25 anos sem fazer novos máximos históricos e acho que nao vai demorar mais 20 anos para conseguir fazer. Acho que a partir de uma altura vai acelerar. Pode ser em breve ou ainda demorar.
previsor Escreveu:
Vi agora que a Trading 212 tem ETPs alavancados 5x do S&P500 e do Nasdaq 100. Do Nasdaq tem em euros e dólares. Acho que são todos negociados só durante o horário europeu. Ainda vou ver melhor, mas é possível que experimente negociar.
Vou experimentar negociar um deles, mas não o vou incluir nas carteiras aqui do fórum.
O que vou negociar não tem um comportamento mau no médio prazo, mas desvaloriza muito se o mercado for na direção contrária.
Vou trocar a BCY pela DHER. A BCY já esteve bem, mas nos últimos dias desceu e está a ter um comportamento mais estranho. Já tive a DHER durante algum tempo, mas tal como a EDPR foi das que mais desceu desde que a comprei. No entanto, este mês está a subir e acho que já inverteu a tendência.Talvez seja desta que ela mostre o potencial que vejo nela.
BCY (GER) - Barclays PLC
Quantidade: 263
DHER (GER) - Delivery Hero SE
Montante: €950
A carteira americana está atrasada em relação ao Nasdaq, mas acho que vai acabar por ultrapassar o índice. Acho que há uma possibilidade de o Russell acelerar, porque está mais atrasado em relação aos outros, e se isso acontecer vai ajudar a carteira a recuperar.
BCY (GER) - Barclays PLC
Quantidade: 263
DHER (GER) - Delivery Hero SE
Montante: €950
A carteira americana está atrasada em relação ao Nasdaq, mas acho que vai acabar por ultrapassar o índice. Acho que há uma possibilidade de o Russell acelerar, porque está mais atrasado em relação aos outros, e se isso acontecer vai ajudar a carteira a recuperar.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 23 visitantes