Crise no Mar Vermelho
Re: Insegurança no Canal do Suez
O Egipto está numa situação finaceira muito complicada precisa de encontrar dinheiro , as receitas do canal estão a cair, em vários as aspectos o país é um aliado do Ocidente , houthis dizem que è para ajudar Gaza mas destabilizar o Egipto será um dos objectivos.
- Mensagens: 4571
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: Insegurança no Canal do Suez
Dois incidentes verificados hoje no Golfo de Aden.
https://www.ukmto.org/indian-ocean/recent-incidents
Pedro
https://www.ukmto.org/indian-ocean/recent-incidents
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
Preço do urânio a reagir!
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
- Mensagens: 185
- Registado: 10/1/2018 16:32
Re: Insegurança no Canal do Suez
caldeirum Escreveu:Fico com a sensação que isto também uma demonstração de força perante a China e as eleições em Taiwan.
A inflação vai descontrolar-se novamente.
Em 1973 (Guerra do Yom Kippur) o preço do petróleo quadruplicou, e em 1979 (Revolução Islâmica no Irão/deposição do Xá) duplicou.
Hoje, com a região a "ferro e fogo" e com os conflitos que envolvem outros grandes produtores, o estranho é esta "calmaria" que se tem vivido.
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
Já agora, e porque pode parecer "estranho", o Airbus A330 mencionado é da RAF (Royal Air Force), e serviu para reabastecer em voo os 4 caças Thypoon que descolaram da ilha de Chipre.
Pedro
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
Fico com a sensação que isto também uma demonstração de força perante a China e as eleições em Taiwan.
A inflação vai descontrolar-se novamente.
A inflação vai descontrolar-se novamente.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Mensagens: 310
- Registado: 14/10/2021 22:31
Re: Insegurança no Canal do Suez
Houthis prometem continuar a atacar navios. Petróleo dispara mais de 3%
A escalada de tensão entre os rebeldes houthis do Iémen e os Estados Unidos e aliados continua, com o grupo a defender que os EUA e o Reino Unido são agora alvos legítimos. Receios de alastramento do conflito no Médio Oriente já levaram o Brent do Mar do Norte a superar os 80 dólares por barril.
O foco de tensão no Mar Vermelho continua a centrar as atenções e está a gerar receios de um alastramento do conflito no Médio Oriente. Depois de ontem os Estados Unidos e o Reino Unido terem lançado ataques aéreos contra posições dos rebeldes houthis no Iémen, o dirigente do grupo veio garantir que os ataques a navios ligados a Israel vão continuar.
Os rebeldes consideraram ainda que o ataque por parte dos EUA e do Reino Unido é injustificado, "uma vez que não houve ameaça à navegação internacional", classificando agora os dois países como alvos legítimos.
A ofensiva norte-americana ocorreu depois de o Irão ter anunciado a apreensão de um petroleiro que transportava crude oriundo do Iraque.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Insegurança no Canal do Suez
Meios envolvidos.
Só o submarino USS Florida, tem capacidade para lançar 154 misseis de cruzeiro Tomahawk. Tinha sido fotrografado há uns meses a passar o canal de Suez
Pedro
Só o submarino USS Florida, tem capacidade para lançar 154 misseis de cruzeiro Tomahawk. Tinha sido fotrografado há uns meses a passar o canal de Suez
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
perneta Escreveu:"BREAKING:
Footage of US-UK bombing of Yemeni city of Hodeidah
(Just shown on Al-Arabiya TV)"
Era expectável.
Foram lançados mais de 100 mísseis de cruzeiro sobre alvos no Iémen.
Vamos ver a reacção dos Hutis e estar atentos as bases que os americanos têm na Síria, no Iraque, e especialmente no Djibuti (Camp Lemonnier), que fica apenas a 160 kms do Iémen.
https://twitter.com/sentdefender/status/1745654498322718825
https://twitter.com/i/status/1745596235426246916
https://twitter.com/i/status/1745597377308725286
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
"BREAKING:
Footage of US-UK bombing of Yemeni city of Hodeidah
(Just shown on Al-Arabiya TV)"
Footage of US-UK bombing of Yemeni city of Hodeidah
(Just shown on Al-Arabiya TV)"
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
- Mensagens: 185
- Registado: 10/1/2018 16:32
Re: Insegurança no Canal do Suez
Tesla vai suspender duas semanas produção em Berlim devido a problemas no Mar Vermelho
A fabricante de veículos elétricos irá suspender a quase totalidade da produção da sua fábrica na Alemanha entre 29 de janeiro e 11 de fevereiro.
A Tesla vai suspender praticamente toda a produção na "gigafactory" localizada perto de Berlim, na Alemanha, entre 29 de janeiro e 11 de fevereiro, anunciou esta quinta-feira a fabricante de veículos elétricos. A decisão surge devido à falta de componentes decorrente das alterações nas rotas marítimas por causa dos ataques a navios no Mar Vermelho, noticia a Reuters.
(...)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Insegurança no Canal do Suez
Petróleo valoriza quase 3% após Irão apreender petroleiro
Os preços do crude estão a valorizar de forma significativa depois de o Irão ter confiscado um petroleiro com crude iraquiano, num movimento retaliatório face a uma apreensão pelos Estados Unidos no ano passado.
Os preços do petróleo estão a valorizar de forma significativa, depois de o Irão ter apreendido um petroleiro ao largo de Omã, levando a um escalar de receios de que Teerão possa aumentar o número de ataques contra navios mercantes de passagem no Mar Vermelho.
(...)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Insegurança no Canal do Suez
Resumo da "Operation Prosperity Guardian".
https://twitter.com/Schizointel/status/1744923209202307535
Pedro
https://twitter.com/Schizointel/status/1744923209202307535
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
mensajeiro Escreveu:O conflitos têm sempre bons e maus efeitos. É claro que é muito provável que o desvio da rota dos navios do Canal do Suez para o Cabo, vai encarecer ligeiramente os produtos, principalmente os provenientes do Extremo Oriente. E isso é mau sobretudo para a Europa.
No entanto, há sempre que veja o lado oportunístico da situação. O preço dos fretes marítimos que estava deprimido desde o fim da pandemia, tem vindo a disparar e a cotação das ações das companhias de navegação parecem foguetes.
Como dizia o outro: enquanto uns choram, outros aproveitam para vender lenços.
tenho em carteira Vapores, dona de 30% da Happag-Lloyd. subiu +30% em 3 semanas! o difícil aqui é saber quando sair.
Re: Insegurança no Canal do Suez
ASimoes Escreveu::cry: Outro aumento e voltamos a entrar, nos custos de e da produção de alimentos, encarecendo-os mais !!! Negócio do Armamento !!!
Quando o €uro apareceu no Marcado a 1,20$, altura do Bill Clinton(bom moço, lol) alguém suscitou, perturbar o Paz em Israel !!! Fazem-se Guerras, para vender armas Caso do Bush, negócios de armas !!!
Atualmente, deve ser idêntico ! Money
A indústria do armamento e componentes para armamento não têm mãos a medir, e não é só a americana, é a francesa, italiana, suíça e do RU.
A rota do Cabo é usada quando o petróleo está barato, pois o custo é inferior às taxas do Suez.
Também me parece que o petróleo vai disparar, bem como, muitos bens.
Até porque há questões de segurança, que têm custos elevados.
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
O conflitos têm sempre bons e maus efeitos. É claro que é muito provável que o desvio da rota dos navios do Canal do Suez para o Cabo, vai encarecer ligeiramente os produtos, principalmente os provenientes do Extremo Oriente. E isso é mau sobretudo para a Europa.
No entanto, há sempre que veja o lado oportunístico da situação. O preço dos fretes marítimos que estava deprimido desde o fim da pandemia, tem vindo a disparar e a cotação das ações das companhias de navegação parecem foguetes.
Como dizia o outro: enquanto uns choram, outros aproveitam para vender lenços.
No entanto, há sempre que veja o lado oportunístico da situação. O preço dos fretes marítimos que estava deprimido desde o fim da pandemia, tem vindo a disparar e a cotação das ações das companhias de navegação parecem foguetes.
Como dizia o outro: enquanto uns choram, outros aproveitam para vender lenços.
- Mensagens: 18
- Registado: 24/5/2006 22:28
Re: Insegurança no Canal do Suez
Outro aumento e voltamos a entrar, nos custos de e da produção de alimentos, encarecendo-os mais !!! Negócio do Armamento !!!
Quando o €uro apareceu no Marcado a 1,20$, altura do Bill Clinton(bom moço, lol) alguém suscitou, perturbar o Paz em Israel !!! Fazem-se Guerras, para vender armas Caso do Bush, negócios de armas !!!
Atualmente, deve ser idêntico ! Money
Quando o €uro apareceu no Marcado a 1,20$, altura do Bill Clinton(bom moço, lol) alguém suscitou, perturbar o Paz em Israel !!! Fazem-se Guerras, para vender armas Caso do Bush, negócios de armas !!!
Atualmente, deve ser idêntico ! Money
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Mensagens: 694
- Registado: 10/2/2006 23:18
- Localização: Lisboa
Re: Insegurança no Canal do Suez
Os Hutis estão a usar drones marítimos (USV - Uncrewed Surface Vessel) carregados de explosivos, provavelmente de fabrico iraniano, para efectuarem ataques a navios militares e mercantes, como já tinham feito de 2017, contra uma fragata Saudita.
Recentemente, têm-se verificado tentativas de sequestro na costa da Somália (sunita).
Recordar que o Egipto tem receitas anuais provenientes o canal de Suel de cerca 10 mil milhões de dólares.
Pedro
Recentemente, têm-se verificado tentativas de sequestro na costa da Somália (sunita).
Recordar que o Egipto tem receitas anuais provenientes o canal de Suel de cerca 10 mil milhões de dólares.
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
PMP69 Escreveu:Aqui dá para acompanhar a actividade na zona.
https://www.ukmto.org/indian-ocean/recent-incidents
Pedro
Obrigado pela partilha, Pedro. Estava precisamente a pensar colocar algo do género. Aqui fica outro endereço onde é possível acompanhar o tráfego de navios em geral:
https://www.ships.com.ua/en/maps/red-sea/
Alegadamente já tem havido navios no entanto que desligam o sistema numa tentativa de não serem atacados.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Insegurança no Canal do Suez
Aqui dá para acompanhar a actividade na zona.
https://www.ukmto.org/indian-ocean/recent-incidents
Pedro
https://www.ukmto.org/indian-ocean/recent-incidents
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
Apesar das retomas de navegação que já ocorreram no entretanto, a situação continua por resolver:
Maersk avisa que vai continuar a desviar navios do Mar Vermelho até data incerta
Maersk avisa que vai continuar a desviar navios do Mar Vermelho até data incerta
Empresa de transporte marítimo avisa que clientes devem estar preparados para disrupções significativas.
A Maersk avisa que vai manter o desvio à rota do Mar Vermelho no "futuro previsível", indicando que os riscos ao transporte marítimo na região permanecem "significativamente elevados" após uma das embarcações da companhia de navegação dinamarquesa ter sido alvo de ataque por rebeldes houthis a partir do Iémen.
Segundo a Reuters, o aviso foi feito nesta sexta-feira pela empresa, com alertas aos clientes para a possibilidade de disrupções significativas no transporte.
(...)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Insegurança no Canal do Suez
Caça F-5E Tiger, que pertencia à Força Aérea do Iémen e agora está nas mãos dos Hutis.
https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2023/12/F-5-Houthi-TOP-GUN.mp4?_=1
Pedro
https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2023/12/F-5-Houthi-TOP-GUN.mp4?_=1
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
BearManBull Escreveu:PMP69 Escreveu:Ir de Singapura a Roterdão, via Cabo da Boa Esperança, são mais 40% da distância (cerca de 3.300 milhas náuticas), do que via Canal Suez.
Para além do tempo e combustível adicional gasto os seguros são também encarecidos.
Principalmente o combustível.
Só seria vantajoso se o petróleo estivesse barato, pois o que gastavam a mais em combustível, seria inferior às taxas cobradas pelo Egipto.
Pedro
Re: Insegurança no Canal do Suez
PMP69 Escreveu:Ir de Singapura a Roterdão, via Cabo da Boa Esperança, são mais 40% da distância (cerca de 3.300 milhas náuticas), do que via Canal Suez.
Para além do tempo e combustível adicional gasto os seguros são também encarecidos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Insegurança no Canal do Suez
Mais lenha para a fogueira.
A Arábia Saudita (sunita) apoia o governo do Iémen (sunita), que foi expulso da capital Sanaã em 2014 pelos hutis (zaiditas/xiitas), apoiados pelo Irão (xiita).
Hoje, o Iémen está em guerra civil e é controlado por várias forças, desde governamentais, houtis, resistência nacional anti-huti, Al Qaeda....
Ir de Singapura a Roterdão, via Cabo da Boa Esperança, são mais 40% da distância (cerca de 3.300 milhas náuticas), do que via Canal Suez.
https://twitter.com/Megatron_ron/status/1736506022250869141?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1736506022250869141%7Ctwgr%5Eaf4600898a0b1d4fb142a4be4f240cb349cc5b50%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Fred-sea-maritime-coalition-much-bigger-than-originally-disclosed
A Arábia Saudita (sunita) apoia o governo do Iémen (sunita), que foi expulso da capital Sanaã em 2014 pelos hutis (zaiditas/xiitas), apoiados pelo Irão (xiita).
Hoje, o Iémen está em guerra civil e é controlado por várias forças, desde governamentais, houtis, resistência nacional anti-huti, Al Qaeda....
Ir de Singapura a Roterdão, via Cabo da Boa Esperança, são mais 40% da distância (cerca de 3.300 milhas náuticas), do que via Canal Suez.
https://twitter.com/Megatron_ron/status/1736506022250869141?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1736506022250869141%7Ctwgr%5Eaf4600898a0b1d4fb142a4be4f240cb349cc5b50%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fthe-war-zone%2Fred-sea-maritime-coalition-much-bigger-than-originally-disclosed
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Feedfetcher, Metalor e 48 visitantes