Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os gráficos não mentem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 5/11/2023 16:29

Carrancho_ Escreveu:Esse de duplo fundo tem pouco e se a seguir caiu sem cumprir a sua projeção então de duplo fundo não tem mesmo nada.

É busted double bottom.

A negociação fazse no momento que eu mostro na imagem. Ou seja entravas com o dinheiro nesse dia, neste caso se acreditas que os gráficos não mentem ainda hoje estavas lá com a perda.


Carrancho_ Escreveu:Retirei variáveis e emoção a acrescentei objetividade e frieza. Desvalorizo o ruido,


Exacto, a designação correctão é dizer os gráficos são pragmáticos, que é muito diferente. Ate mesmo uma análise perfeita pode resultar num trade perdedor (possivelmente uma boa parte do tempo).

Por outro lado e.g. dizer os analistas das Elliots ou das Fibonaccis sao uns imbecis é erroneo. Cada um com o seu modelo, se funciona e têm o sistema bem montado para psicologicamente aceitarem e corttarem as perdas e lucros é aquilo que marca a diferença para ganhar consistentemente dinheiro em bolsa.

No meu modelo aceito que todos os dias podem ser o ultimo dia de um bull/bear market e tal como identifiquei correctamente o bull market do PSI em 2020 agora tive um passo erroneo em identificar a entrada em bear. Mas também posso dizer que quando o Ulisses escreveu que a bolsa vai voar eu respondi no mesmo topico que o PSI estava lateralizado e que estava neutro.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por rsacramento » 5/11/2023 10:28

Carrancho_ Escreveu:(...)
Pessoalmente só comecei a ganhar consistentemente quando percebi que juntar mais variáveis à equação só lhe aumentava a imponderabilidade.
Retirei variáveis e emoção a acrescentei objetividade e frieza. Desvalorizo o ruido, PT´s, AF´s manhosas (quase sempre) e tudo o resto. Em suma limito-me a gerir as expetativas que retiro da minha AT simplista (...)

Grande lição para todos aqueles que se querem iniciar nesta coisa dos mercados

deste ponto de vista apenas acrescentaria que há que ter, sempre, um plano de negociação, o qual deverá ser feito a frio (fora das horas de negociação), com a estipulação do valor de entrada e dos objectivos a alcançar, assim como o montante a investir e a localização do stop de perdas

para os interessados recordo aqui um tópico que criei há já uns anos
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os gráficos não mentem

por Carrancho_ » 5/11/2023 9:28

Bear, as falsas quebras existem como muitos outros imponderáveis que temos de contar com eles. Como disse o luislobs se isto fosse assim tão simples e garantido estava tudo rico sem grande esforço.

Esse de duplo fundo tem pouco e se a seguir caiu sem cumprir a sua projeção então de duplo fundo não tem mesmo nada.

Pessoalmente só comecei a ganhar consistentemente quando percebi que juntar mais variáveis à equação só lhe aumentava a imponderabilidade.
Retirei variáveis e emoção a acrescentei objetividade e frieza. Desvalorizo o ruido, PT´s, AF´s manhosas (quase sempre) e tudo o resto. Em suma limito-me a gerir as expetativas que retiro da minha AT simplista para o curto e médio prazo, sempre em Bull. Claro que isto é válido para o meu perfil, para outros perfis haverá mais exigência, mas estou certo que para a maioria dos que aqui anda também seria suficiente e para uma maioria desses traria certamente muito melhores resultados, como aconteceu comigo.

Aqui claramente o rsacramento está a falar de um W para um time frame limitado que cumpriu as expetativas. Ver isto como uma oportunidade é perfeitamente admissível, embora neste caso particular não estou haver como podia ter sido aproveitada pois quebrou e foi diretamente acima do target, concluir daqui que a tendência de médio ou longo prazo tinha mudado é que seria errado.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Os gráficos não mentem

por iniciado1 » 4/11/2023 20:11

na bolsa somos todos passarinhos....menos os que ganham sempre.
com o tempo vamos adquirindo cliques , uns AT, outros AF ,outros fezadas etc.
Eu na minha inexperiência , só me guio pelo volume acho o sinal mais fiável...mas tanta variáveis....
Nenhum método é infalível.
 
Mensagens: 213
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Os gráficos não mentem

por luislobs » 4/11/2023 19:56

Pessoal passarinho que por aqui apareceu num pleno bull de barriga cheia pouco ou nada tem de construtivo.

Acham que a bolsa é um jogo que mais tarde ou mais cedo os lucros viram e nao necessitam de estudar nada, basta esperar...

Claro que os graficos sao essenciais, sao uma ferramenta de muitas outras, tal como volume, velas, etc, nao sao a formula perfeita nem o pote de ouro mas faz parte da AT.
Nem sao a ciencia exacta, isso seriamos todos ricos..
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 4/11/2023 14:52

Aqui um exemplo de duplo fundo activado falhado na EDPR.

Nao esta tao bem desenhado mas tem os dois vales (embora o segundo menos pronunciado) e vem de um movimento descente.
Anexos
edpr.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 4/11/2023 14:40

A titulo de exemplo que os graficos mentem fica o SP500 no ano passado.

Nao deve haver um analista na terra conhecedor de AT que nao identifique um bear market neste grafico.

Pois bem que entrou curto ainda hoje esta a chorar as perdas.

A AT como tal uma excelente ferramente mas longe de ser infalivel e penso que esta é das liões mais importantes que um trader que usa a AT deve aprender.
Anexos
sp500.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 4/11/2023 14:35

Carrancho_ Escreveu:Se não se ativam é porque não eram duplos fundos. Todos os duplos fundos que aparecem em qualquer gráfico foram ativados :D

A AT não permite acertar sempre mas permite perceber quando acertamos e quando erramos.


Olha que existem e até têm uma designação.tecnica.

Bulkowski on Busted Double Bottoms

AT permite aumentar as probabilidades de sucesso de um trade.

Quando á qualidade de análise, isso é altamente suubjectivo.

Identificar um suporte ou uma resistència tem alguns principios básicos, mas não é por juntares correctamente 3 acordes que fazes uma musica bonita.


Agora existem alguns principios básicos que normalmente aumentam a probabilidade de sucesso. Um duplo fundo em bull market tem maior probabilidade de sucesso, ou seja, de uma vez activado o titulo subir o valor da altura máxima entre vales.

Pessoalmente acho que sõ atingi a maioridade como trader no dia que percebi que a AT falha e que é impossivel ter um método que nos permite acertar sempre. Temos de assumir que a analise pode estar 100% correcta e mesmo assim falhar. Por outro lado tambem temos de assumir que a anãlise normalmwnte não estã 100% correcta. Mas sao duas dimensoes distintintas e ambas verdadeiras.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por J_Investidor » 4/11/2023 14:29

rsacramento obrigado pelo tópico.
Gosto muito dos teus gráficos, sem luzes de natal e floriados. Aprecio também a tua objetividade e a crueza da tua opinião a avaliar um gráfico.

Continua, terás um leitor assíduo.

Obrigado
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Os gráficos não mentem

por rsacramento » 4/11/2023 11:26

Carrancho_ Escreveu:
BearManBull Escreveu:
rsacramento Escreveu:...
Volto a repetir o que falta sao exemplos de duplos fundos que nao se activam, principalmente em bear markets. Portanto os graficos mentem, ou melhor, têm uma probabilidade de mentir.


Se não se ativam é porque não eram duplos fundos. Todos os duplos fundos que aparecem em qualquer gráfico foram ativados :D

A AT não permite acertar sempre mas permite perceber quando acertamos e quando erramos.

circula pela net um calhamaço (de Thomas N. Bulkowski) que se debruça, numa perspectiva estatística, sobre a previsibilidade dos vários padrões que podem ocorrer

para quem acompanha o que vou escrevendo saberá que não me guio por padrões, antes e cada vez mais desconfio da maioria deles, embora possa atender a alguns, caso de rectângulos, p. ex.

isso não quer dizer que não comente a sua ocorrência, mas tudo isto para dizer que a parte estatística da leitura dos gráficos não deve ser confundida com o todo
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os gráficos não mentem

por rsacramento » 4/11/2023 10:48

XxxTOP GUNxxX Escreveu:
rsacramento Escreveu:os gráficos não mentem, as análises é que podem ser incorretas :wink:


viewtopic.php?p=1818856#p1818856

rsacramento,

o que te disse o gráfico no caso da JMT, para afirmares o que se estatui acima :-k

na altura a acção estava em clara queda e o meu intuito foi o de o prevenir para os riscos que corria
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os gráficos não mentem

por rsacramento » 4/11/2023 10:44

Kooc Escreveu:Este post inicial, aborda também uma questão interessante, que é o facto das influências das outras opiniões nas nossas decisões. A mim já me aconteceu tomar decisões influenciado pela onda negativa que por vezes aqui existe, mesmo quando os gráficos não o mostram. As vezes, dou por mim, muito mais Bear do que aquilo que a realidade mostra.
No limite, a culpa é sempre de quem toma a decisão. No entanto, ter conhecimento das opiniões alheias, é também o motivo que nos trás por aqui e eu prefiro que assim continue.
Saber filtrar e analisar as opiniões alheias, terá que fazer parte do nosso processo de decisão.
Dito isto, por favor, continuem a emitir opiniões, que eu gosto de ler e estou sempre a aprender.

penso que estamos de acordo: pensar pela sua cabeça não obsta a que escutemos os outros
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os gráficos não mentem

por Kooc » 4/11/2023 10:26

Este post inicial, aborda também uma questão interessante, que é o facto das influências das outras opiniões nas nossas decisões. A mim já me aconteceu tomar decisões influenciado pela onda negativa que por vezes aqui existe, mesmo quando os gráficos não o mostram. As vezes, dou por mim, muito mais Bear do que aquilo que a realidade mostra.
No limite, a culpa é sempre de quem toma a decisão. No entanto, ter conhecimento das opiniões alheias, é também o motivo que nos trás por aqui e eu prefiro que assim continue.
Saber filtrar e analisar as opiniões alheias, terá que fazer parte do nosso processo de decisão.
Dito isto, por favor, continuem a emitir opiniões, que eu gosto de ler e estou sempre a aprender.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1217
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: Os gráficos não mentem

por Carrancho_ » 4/11/2023 9:29

BearManBull Escreveu:
rsacramento Escreveu:...
Volto a repetir o que falta sao exemplos de duplos fundos que nao se activam, principalmente em bear markets. Portanto os graficos mentem, ou melhor, têm uma probabilidade de mentir.


Se não se ativam é porque não eram duplos fundos. Todos os duplos fundos que aparecem em qualquer gráfico foram ativados :D

A AT não permite acertar sempre mas permite perceber quando acertamos e quando erramos.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Os gráficos não mentem

por XxxTOP GUNxxX » 4/11/2023 8:23

rsacramento Escreveu:os gráficos não mentem, as análises é que podem ser incorretas :wink:


viewtopic.php?p=1818856#p1818856

rsacramento,

o que te disse o gráfico no caso da JMT, para afirmares o que se estatui acima :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 4/11/2023 0:49

rsacramento Escreveu:o objectivo da AT não é descobrir mas sim identificar a tendência para a poder seguir (estou farto de dizer isto)


Acabas de falar num padrao que da um price target e no paragrafo seguinte vens com esse bitaite.

O objectivo da AT é tentar antever os movimentos do preço com uma abordagem estatística.

Volto a repetir o que falta sao exemplos de duplos fundos que nao se activam, principalmente em bear markets. Portanto os graficos mentem, ou melhor, têm uma probabilidade de mentir.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 4/11/2023 0:47

rsacramento Escreveu:
BearManBull Escreveu:Os gráficos mentem, nem sempre estão certos. É essencial assumir que nenhuma AT é perfeita e que existem falhas.

os gráficos não mentem, as análises é que podem ser incorretas :wink:


Nao acredito nisso, uma analise pode ser correcta e o preço divergir.

Mas já percebi que te consideras um trader 100% ganhador 8-)
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por rsacramento » 3/11/2023 22:58

BearManBull Escreveu:Os gráficos mentem, nem sempre estão certos. É essencial assumir que nenhuma AT é perfeita e que existem falhas.

os gráficos não mentem, as análises é que podem ser incorretas :wink:

BearManBull Escreveu:Quanto á EDPR é um titulo em bear market portanto andaste a apanhar falling knifes

pressupões que estive/estou investido, o que não confirmo nem desminto, mas o facto é que a projecção cumpriu-se, digas tu o que disseres :lol:

BearManBull Escreveu:A AT é uma ferramente probabilistica e muita vezes descobre tudo menos aquilo que se espera.

o objectivo da AT não é descobrir mas sim identificar a tendência para a poder seguir (estou farto de dizer isto)

BearManBull Escreveu:PS: O PSI da mesma forma que fez esta subida vertiginosa também pode agora iniciar uma quebra e voltar a romper o suporte. Não será o cenário mais provavel, mas nao descarto principalmente atendendo á subida que conseguiu arrancar quando estava em queda livre.

lá está. dessas afirmações nunca faço, limito-me simplesmente a acompanhar o evouir do preço e daí tirar as minhas conclusões
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Os gráficos não mentem

por BearManBull » 3/11/2023 19:24

Os gráficos mentem, nem sempre estão certos. É essencial assumir que nenhuma AT é perfeita e que existem falhas.

O teu boneco do PSI mostra bem que no ano passado num padrão similar o PSI foi aos 5100 estava num bear market clarissimo, fez LL estava em minimos de 3-4 anos, que depois conseguiu recuperar.

Quanto á EDPR é um titulo em bear market portanto andaste a apanhar falling knifes. Quantos titulos vi com o mesmo padrao continuarem a mergulhar num poço sem fundo. Mais dos que recuperaram....

A AT é uma ferramente probabilistica e muita vezes descobre tudo menos aquilo que se espera.


PS: O PSI da mesma forma que fez esta subida vertiginosa também pode agora iniciar uma quebra e voltar a romper o suporte. Não será o cenário mais provavel, mas nao descarto principalmente atendendo á subida que conseguiu arrancar quando estava em queda livre.

PS2: Fiquei bullish no PSI em 2020, fiquei neutro no ano passado e neste momento tendo ao neutro bullish. O meu erro foi falar antes do fecho do dia, porque aquela vela que estava a fazer era uma boa demonstração de mercado bearish.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os gráficos não mentem

por rsacramento » 3/11/2023 19:13

aproveito para deixar aqui dois gráficos: um do psi e outro da renováveis

no primeiro assiste-se à confirmação da ruptura da resistência e no outro vê-se o mini fundo a atingir claramente a sua proj
Anexos
PSI20_2023-11-03_18-05-33.png
EDPR_2023-11-03_18-06-45.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Os gráficos não mentem

por rsacramento » 3/11/2023 18:45

os gráficos não mentem

em primeiro lugar um disclaimer: não vejam nisto qualquer jactância da minha parte, bem longe disso – todos nós erramos

o intuito desta publicação é duplo: por um lado trata-se de um desabafo e por outro serve para advertir os iniciantes nestas lides da negociação em bolsa

começando pelo fim, é bom que aqueles que agora chegam aos mercados não se deixem influenciar por quem quer que seja, procurando antes pensar sempre pela própria cabeça

o desabafo tem a ver com uma certa fadiga provocada pelas constantes intervenções dos arautos da desgraça que profetizam que as principais acções estão sem força, que os índices entraram em bear market, que os padrões arriscam-se a não cumprir as suas projecções, que etc, etc, etc

contudo basta olhar para os gráficos

claro que os permabears têm tanto direito a existir como os entusiastas da AT, note-se


e mais não digo
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, JotaFreitas1, MPCapital, Shimazaki_2 e 383 visitantes