Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Venda de ações a perder para não pagar mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por ZéManuel » 8/5/2023 20:39

Interessante nunca pensei que houvesse diversas interpretações neste caso.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por ZeManelZeca » 8/5/2023 19:05

Declarei perCas do BCP e recebi o seguinte:
Total de perdas a reportar ovalor total dessas percas para deudcão nos cinco anos seguintes.
Quie como devem saber é uma verba importante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7
Registado: 17/1/2023 16:17

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por suminvestido » 8/5/2023 15:52

rollingsnowball Escreveu:
tami Escreveu:Não faço essa interpretação, eu tenho ações de determinada empresa num banco para longo prazo, em que as comissões são superiores; e também vou aumentando e reduzindo a minha exposição à mesma empresa na degiro, para aproveitar eventuais correção e recuperações. Para mim, o FIFO aplica-se à entidade bancária onde é negociada, até porque como nunca vendi no banco A, nunca me aparece nos relatórios de mais-valias.

Sempre a aprender. De facto seria difícil de agilizar de outra forma visto que criaria conflitos com os formulários enviados pelos bancos. Sendo assim há ainda mais esquemas possíveis e legais.


Por isso mesmo fui fiscalizado nos ultimos anos e tive de enviar os comprovativos de todos os movimentos, nunca me alteraram os valores que declarei e por isso mesmo estava convencido que estava dentro da lei.Pelos vistos desde 2022 que assim não é, maravilha.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por rollingsnowball » 8/5/2023 15:45

tami Escreveu:Não faço essa interpretação, eu tenho ações de determinada empresa num banco para longo prazo, em que as comissões são superiores; e também vou aumentando e reduzindo a minha exposição à mesma empresa na degiro, para aproveitar eventuais correção e recuperações. Para mim, o FIFO aplica-se à entidade bancária onde é negociada, até porque como nunca vendi no banco A, nunca me aparece nos relatórios de mais-valias.

Sempre a aprender. De facto seria difícil de agilizar de outra forma visto que criaria conflitos com os formulários enviados pelos bancos. Sendo assim há ainda mais esquemas possíveis e legais.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por suminvestido » 8/5/2023 15:39

tami Escreveu:
suminvestido Escreveu:
tami Escreveu:Não faço essa interpretação, eu tenho ações de determinada empresa num banco para longo prazo, em que as comissões são superiores; e também vou aumentando e reduzindo a minha exposição à mesma empresa na degiro, para aproveitar eventuais correção e recuperações. Para mim, o FIFO aplica-se à entidade bancária onde é negociada, até porque como nunca vendi no banco A, nunca me aparece nos relatórios de mais-valias.


Pois estás redondamente enganado, terás de te informar melhor.
Podes fazer como muito bem entenderes, mas podes vir a ter problemas, ou pode ser que não.


Obrigado pelo esclarecimento, admito a minha ignorância e não tenho tantas certezas como tu, que certamente terás a tua opinião fundamentada. No entanto, qual é a leitura que fazes do artigo 43 do CIRS, ponto 7?

7 - Para efeitos do disposto na alínea d) do número anterior, quando os valores mobiliários estejam depositados em mais do que uma instituição de crédito ou sociedade financeira, a regra aí prevista é aplicável por referência a cada uma dessas entidades. (Redação da Lei n.º 12/2022, de 27 de junho)


Parece que fui apanhado na curva, afinal sou eu quem vai ter de se informar melhor :lol: :lol: :lol:
Não estava a par dessa lei nº12/2022.Há mais de 20 anos que faço do mesmo modo e nunca deu problemas.
Mas lendo assim por alto parece teres toda a razão.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por tami » 8/5/2023 15:28

suminvestido Escreveu:
tami Escreveu:Não faço essa interpretação, eu tenho ações de determinada empresa num banco para longo prazo, em que as comissões são superiores; e também vou aumentando e reduzindo a minha exposição à mesma empresa na degiro, para aproveitar eventuais correção e recuperações. Para mim, o FIFO aplica-se à entidade bancária onde é negociada, até porque como nunca vendi no banco A, nunca me aparece nos relatórios de mais-valias.


Pois estás redondamente enganado, terás de te informar melhor.
Podes fazer como muito bem entenderes, mas podes vir a ter problemas, ou pode ser que não.


Obrigado pelo esclarecimento, admito a minha ignorância e não tenho tantas certezas como tu, que certamente terás a tua opinião fundamentada. No entanto, qual é a leitura que fazes do artigo 43 do CIRS, ponto 7?

7 - Para efeitos do disposto na alínea d) do número anterior, quando os valores mobiliários estejam depositados em mais do que uma instituição de crédito ou sociedade financeira, a regra aí prevista é aplicável por referência a cada uma dessas entidades. (Redação da Lei n.º 12/2022, de 27 de junho)
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por suminvestido » 8/5/2023 15:19

tami Escreveu:Não faço essa interpretação, eu tenho ações de determinada empresa num banco para longo prazo, em que as comissões são superiores; e também vou aumentando e reduzindo a minha exposição à mesma empresa na degiro, para aproveitar eventuais correção e recuperações. Para mim, o FIFO aplica-se à entidade bancária onde é negociada, até porque como nunca vendi no banco A, nunca me aparece nos relatórios de mais-valias.


Pois estás redondamente enganado, terás de te informar melhor.
Podes fazer como muito bem entenderes, mas podes vir a ter problemas, ou pode ser que não.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por tami » 8/5/2023 15:15

Não faço essa interpretação, eu tenho ações de determinada empresa num banco para longo prazo, em que as comissões são superiores; e também vou aumentando e reduzindo a minha exposição à mesma empresa na degiro, para aproveitar eventuais correção e recuperações. Para mim, o FIFO aplica-se à entidade bancária onde é negociada, até porque como nunca vendi no banco A, nunca me aparece nos relatórios de mais-valias.
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por suminvestido » 8/5/2023 12:03

ZéManuel Escreveu:Uma situação que muito bem pode acontecer e que não sei como proceder aquando da declaração de IRS.

No banco A:
Em 20/12/2020 comprei 1000 ações da empresa X a 10 euros, de valor total sem contar com comissões 10000 euros.
A empresa X fez aumento de capital e dessa forma em 10/10 2021 adquiri mais 200 ações a 5 euros, de valor total sem contar com comissões 1000 euros.
Valor total investido na ação X no banco A tem o valor 11000 euros (10000+1000).

No banco B:
Em 25/12/2020 comprei 1250 ações da empresa X a 10 euros, de valor total sem contar com comissões 12500 euros.
A empresa X fez aumento de capital e dessa forma em 10/10 2021 adquiri mais 250 ações a 5 euros, de valor total sem contar com comissões 1250 euros.
Valor total investido na ação X no banco A tem o valor 13750 euros (12500+1250).

A empresa X cota a 2 euro.

Como devo fazer a venda das quantidades das ações e de que banco(s) para cobrir as mais valias tendo em conta o First in First out nas hipóteses seguintes: ter atualmente realizado 8600 euros de mais valias, ter atualmente realizado 10750 euros de mais valias, ter atualmente realizado 12750 euros de mais valias ?

1- Vender parte das do Banco A (a totalidade das que não são do aumento de capital) e parte das do banco B (parte das que não são do aumento de capital) por forma a atingir o valor de menos valias, ou
2- Vender a totalidade das ações do banco A (incluindo as do aumento de capital) e parte das do banco B até atingir o valor de menos valias?
3- Vender a totalidade das ações do banco B (incluindo as do aumento de capital) e parte das do banco A até atingir o valor de menos valias?
4- Outra hipótese qualquer e qual?

Obrigado a quem responder e se já tivesse passado por esta situação tanto melhor.


Tens de ter em conta sempre "First in first out", assim:

8.600 € = vendes as 1.000 do banco A e 75 do banco B , a 2 € cada, menos valia de 8.600 €
10.750 € = vendes as 1.000 do banco A e 344 do banco B, a 2 € cada, menos valia de 10.752 €
12.750 € = vendes as 1.000 do banco A e 594 do banco B, a 2 € cada, menos valia de 12.752 €
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por albarrã » 7/5/2023 20:04

A isenção de pagamento de imposto prevista para os primeiros €500 consagrada no artigo 72 foi revogada com efeitos a 01JAN2013, se não estou em erro.
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por rollingsnowball » 6/5/2023 21:52

ZéManuel Escreveu:Uma situação que muito bem pode acontecer e que não sei como proceder aquando da declaração de IRS.

No banco A:
Em 20/12/2020 comprei 1000 ações da empresa X a 10 euros, de valor total sem contar com comissões 10000 euros.
A empresa X fez aumento de capital e dessa forma em 10/10 2021 adquiri mais 200 ações a 5 euros, de valor total sem contar com comissões 1000 euros.
Valor total investido na ação X no banco A tem o valor 11000 euros (10000+1000).

No banco B:
Em 25/12/2020 comprei 1250 ações da empresa X a 10 euros, de valor total sem contar com comissões 12500 euros.
A empresa X fez aumento de capital e dessa forma em 10/10 2021 adquiri mais 250 ações a 5 euros, de valor total sem contar com comissões 1250 euros.
Valor total investido na ação X no banco A tem o valor 13750 euros (12500+1250).

A empresa X cota a 2 euro.

Como devo fazer a venda das quantidades das ações e de que banco(s) para cobrir as mais valias tendo em conta o First in First out nas hipóteses seguintes: ter atualmente realizado 8600 euros de mais valias, ter atualmente realizado 10750 euros de mais valias, ter atualmente realizado 12750 euros de mais valias ?

1- Vender parte das do Banco A (a totalidade das que não são do aumento de capital) e parte das do banco B (parte das que não são do aumento de capital) por forma a atingir o valor de menos valias, ou
2- Vender a totalidade das ações do banco A (incluindo as do aumento de capital) e parte das do banco B até atingir o valor de menos valias?
3- Vender a totalidade das ações do banco B (incluindo as do aumento de capital) e parte das do banco A até atingir o valor de menos valias?
4- Outra hipótese qualquer e qual?

Obrigado a quem responder e se já tivesse passado por esta situação tanto melhor.

1- tenho duvidas que legalmente possas separar uma conta da outra, quem paga os impostos és tu e não a conta
2- também depende de com quantas queres ficar
3- parece-me prudente vender primeiro as primeiras de ambos os bancos, por uma questão legal (ponto 1-).
4- a partir daí: coloca os valores no excel e faz as contas a quantas tens que vender para tapar as mais valias

Edit: salvo erro os primeiros (500??) euros de mais valias não pagam imposto, portanto não precisas de tapar as mais valias todas
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por ASimoes » 6/5/2023 21:27

Isso é um Esquema, eventualmente viável :-k
O meu, é vende- las até perfazer o valor de compra e ficar com as restantes, em Carteira ! :mrgreen:
Mas, cada um sabe de si, fazendo as contas de 8-) Bom Domingo :idea:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Venda de ações a perder para não pagar mais valias

por ZéManuel » 6/5/2023 19:09

Uma situação que muito bem pode acontecer e que não sei como proceder aquando da declaração de IRS.

No banco A:
Em 20/12/2020 comprei 1000 ações da empresa X a 10 euros, de valor total sem contar com comissões 10000 euros.
A empresa X fez aumento de capital e dessa forma em 10/10 2021 adquiri mais 200 ações a 5 euros, de valor total sem contar com comissões 1000 euros.
Valor total investido na ação X no banco A tem o valor 11000 euros (10000+1000).

No banco B:
Em 25/12/2020 comprei 1250 ações da empresa X a 10 euros, de valor total sem contar com comissões 12500 euros.
A empresa X fez aumento de capital e dessa forma em 10/10 2021 adquiri mais 250 ações a 5 euros, de valor total sem contar com comissões 1250 euros.
Valor total investido na ação X no banco A tem o valor 13750 euros (12500+1250).

A empresa X cota a 2 euro.

Como devo fazer a venda das quantidades das ações e de que banco(s) para cobrir as mais valias tendo em conta o First in First out nas hipóteses seguintes: ter atualmente realizado 8600 euros de mais valias, ter atualmente realizado 10750 euros de mais valias, ter atualmente realizado 12750 euros de mais valias ?

1- Vender parte das do Banco A (a totalidade das que não são do aumento de capital) e parte das do banco B (parte das que não são do aumento de capital) por forma a atingir o valor de menos valias, ou
2- Vender a totalidade das ações do banco A (incluindo as do aumento de capital) e parte das do banco B até atingir o valor de menos valias?
3- Vender a totalidade das ações do banco B (incluindo as do aumento de capital) e parte das do banco A até atingir o valor de menos valias?
4- Outra hipótese qualquer e qual?

Obrigado a quem responder e se já tivesse passado por esta situação tanto melhor.
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 429 visitantes