Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 24/6/2023 21:35

Como tinha deixado aqui, os 6K iam ser um alvo complicado de ultrapassar e para já a reacção foi muito negativa.

Falling Three Methods no semanal. Boa sorte para os touros.
Anexos
PSI20-Weekly.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 9/6/2023 13:30

Eurozone slips into recession as revised data shows two quarters of falling output

Recessão inflacionaria, que mais podemos pedir à gente sem escrúpulos que ocupa as posições de poder na Europa.

Claro enquanto que eles enchem os bolsos com corrupção de todas as partes, o burro de carga do contribuinte paga a conta.

O luxo segue impetuoso. Claro os senhores políticos de Bruxelas e os amigos todos que sustentamos que rodeiam essa gente a vestir Louis Vuitton que os burros de carga que vistam roupa da Lefties. A Europa é um antro de corrupção Marxista.



Entretanto DAX e CAC em contra ciclo. Estiveram estes dois primeiro semestres com subidas consistentes. Aqui são coisas que aprendemos com a experiencia, melhor não tentar correlacionar o mercado com nada, o logico seria que o mercado tivesse a cair estes meses, ou pelo menos sem grandes subidas. Mas não é o que se verifica.

O normal no mercado é o anormal.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por djovarius » 2/6/2023 17:44

Boas,

Esses foram ótimos esclarecimentos. Não ando em PSI desde o ínicio da século... perante essa realidade, melhor nem voltar :roll: :roll:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por peterteam2 » 31/5/2023 19:11

654235 Escreveu:
djovarius Escreveu:Aqui foi mesmo "vende em Maio e vai-te embora" !!! Mais de 7% de queda mensal a sinalizar algo que chamei a atenção no meu tópico!!

Os bons tempos já tinham sido descontados no mercado. Agora, olha-se para daqui a 6 meses e vê-se a possibilidade real de uma travagem a fundo da Economia (com retração da inflação abaixo dos 4% ao ano), até porque o turismo internacional (estou nesse meio) deve travar após Outubro.
Portanto, as nossas cotadas não deverão nesse futuro de médio prazo apresentar os ganhos em €€€€€ que levem a mais ganhos no mercado de capitais. O pessoal começa a tirar os lucros da mesma. Não se deixa €€€ na mesa....

São os ciclos...

Abraço

dj


O nosso psizinho não tem qualquer relevância como barómetro da economia. Nem pouco mais ou menos...era bom se assim fosse...nos anos 90 e ainda na 1ªdécada do milénio...depois começou a perder relevância...temos 3 ou 4 cotadas que basta uns movimentos fortes para definir para onde o psizinho vai... por isso esta bolsa é muito fácil de manipular por grandes fundos




Dos 7,77% uma parte foi compensada por dividendos.
As perspectivas de abrandamento são conhecidas desde o final do ano passado, pelo menos. E é abrandamento face ao crescimento anormal dos anos anteriores. Não é nenhuma catástrofe completa.

Na bolsa portuguesa há varias cotadas com um núcleo accionista de longo prazo muito forte. Depois de receberem os dividendos podem facilmente, com pouco volume, fazer cair as cotações, para voltar a recompor a carteira a valores mais baixos daqui a algum tempo e maximizar a sua rendibilidade,

E depois o mercado entra na fase de os compradores esperarem para comprar mais baixo e os vendedores de curto prazo venderem a qualquer preço para suster as perdas. Estamos nessa fase.

No PSI variações mensais de -7% são tão vulgares como subidas mensais de 7%.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por 654235 » 31/5/2023 18:49

djovarius Escreveu:Aqui foi mesmo "vende em Maio e vai-te embora" !!! Mais de 7% de queda mensal a sinalizar algo que chamei a atenção no meu tópico!!

Os bons tempos já tinham sido descontados no mercado. Agora, olha-se para daqui a 6 meses e vê-se a possibilidade real de uma travagem a fundo da Economia (com retração da inflação abaixo dos 4% ao ano), até porque o turismo internacional (estou nesse meio) deve travar após Outubro.
Portanto, as nossas cotadas não deverão nesse futuro de médio prazo apresentar os ganhos em €€€€€ que levem a mais ganhos no mercado de capitais. O pessoal começa a tirar os lucros da mesma. Não se deixa €€€ na mesa....

São os ciclos...

Abraço

dj


O nosso psizinho não tem qualquer relevância como barómetro da economia. Nem pouco mais ou menos...era bom se assim fosse...nos anos 90 e ainda na 1ªdécada do milénio...depois começou a perder relevância...temos 3 ou 4 cotadas que basta uns movimentos fortes para definir para onde o psizinho vai... por isso esta bolsa é muito fácil de manipular por grandes fundos
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por djovarius » 31/5/2023 17:21

Aqui foi mesmo "vende em Maio e vai-te embora" !!! Mais de 7% de queda mensal a sinalizar algo que chamei a atenção no meu tópico!!

Os bons tempos já tinham sido descontados no mercado. Agora, olha-se para daqui a 6 meses e vê-se a possibilidade real de uma travagem a fundo da Economia (com retração da inflação abaixo dos 4% ao ano), até porque o turismo internacional (estou nesse meio) deve travar após Outubro.
Portanto, as nossas cotadas não deverão nesse futuro de médio prazo apresentar os ganhos em €€€€€ que levem a mais ganhos no mercado de capitais. O pessoal começa a tirar os lucros da mesma. Não se deixa €€€ na mesa....

São os ciclos...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por Àlvaro » 31/5/2023 9:15

O verbo não era voar, era siar :D
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por volvista » 31/5/2023 0:10

Pois, pelo menos Bancos já voaram........
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 22/5/2023 12:52

Já agora, o DAX tem estado a subir apesar das subidas de juros do BCE, da estagnação da economia da Alemanha, da inflação e da guerra.

Se formos pelo vulgo senso comum o DAX deveria estar num profundo bear market.
Anexos
DAX-Diario.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 22/5/2023 11:48

Ok. não vou responder mais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 22/5/2023 11:41

RobertoC Escreveu:Se houver um crescimento económico, as bolsas irão também crescer.


Lá estamos com os axiomas. A economia nos USA está a crescer e a bolsa cai.
RobertoC Escreveu:Mas posso responder de outra maneira. Praticamente todas ou mesmo todas as crises são resolvidas com dinheiro. Por exemplo, as bolsas dos EUA subiram depois de 2009 até hoje porque a Fed injetou muito dinheiro na economia.


Novamente existem muitos anos de subidas de juros que a bolsa também subiu. Já postei noutros tópicos gráficos que destentem esse tipo de análise como verdade universal. Isso depende da conjuntura.

RobertoC Escreveu:Acredito que, mesmo que o governo fosse incompetente, o dinheiro por si só provocaria crescimento.


Quem faz a economia são as empresas e as pessoas, não são os governos.

Mas prontos suponho que defendes a velha máxima: quando as coisas correm bem foi o governo, quando corre mal é o mercado.

Ou como a generalidade dos media: as medidas do governo permitem atenuar a inflação, mas a inflação apareceu por vontade divina.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 22/5/2023 11:04

BearManBull Escreveu:Eu só queria me explicasses essa correlação entre fundos europeus e PSI. Mas continuas a fugir à questão...


Não fugi a nenhuma questão. A questão foi respondida em cima pelo Marco António.
MarcoAntonio Escreveu:Acho que não estás a entender (não tem que ver com concordar ou não com a previsão).

O que a União Europeia alega/prevê é que o PIB cresça mais (acrescido) 1.5 a 2.5% do que cresceria sem esse mecanismo.

Se houver um crescimento económico, as bolsas irão também crescer.

Mas posso responder de outra maneira. Praticamente todas ou mesmo todas as crises são resolvidas com dinheiro. Por exemplo, as bolsas dos EUA subiram depois de 2009 até hoje porque a Fed injetou muito dinheiro na economia.

Digo que o dinheiro que vai chegar a Portugal também é muito importante porque se trata de um montante nunca antes visto em Portugal.
Acredito que, mesmo que o governo fosse incompetente, o dinheiro por si só provocaria crescimento. Mas se isso não acontecesse, acho que seria quase criminoso, especialmente sem haver uma crise internacional.
Mas neste momento o que se nota é o contrário. O Fundo de Recuperação foi aprovado em 2020 e a bolsa portuguesa está a subir desde 2020.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 22/5/2023 9:49

Eu só queria me explicasses essa correlação entre fundos europeus e PSI. Mas continuas a fugir à questão...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 20/5/2023 10:31

BearManBull Escreveu:
RobertoC Escreveu:Seja como for, nunca foi a minha intenção convencer as pessoas a investir na bolsa portuguesa, nem dizer que ela vai voar.


O anormal seria a bolsa portuguesa não subir e não haver crescimento economico com tanto dinheiro que chega.

Parece-me uma contradição com o que disseste. Só queria que me explicasses essa correlação entre subsídios europeus e subidas no PSI. E parece que agora procuras uma correlação entre mercado dos USA e PSI...

O problema das correlações é que dependendo do momento é sempre possível formular uma correlação qualquer.

Se na bolsa o anormal fosse sempre normal as bolsas dos EUA não subiam no longo prazo como sobem e tambem as pessoas seriam masoquistas por jogarem na bolsa porque não teriam hipotese de ganhar.

Portanto 60-80% é que são masoquistas.


Peço desculpa por dizer isto, mas estás a parecer um "trol", alguém que distorce as frases para criar um contexto diferente e provocar conflitos.
Já expliquei tudo em cima e comentaste também em cima. Considero esta tua insistência ridícula.

Não existe qualquer contradição nos argumentos apresentados. Com base nos motivos que mencionei em cima, acredito que seja provável que a bolsa portuguesa suba (até agora, não identifiquei nada que me faça pensar o contrário). No entanto, não tenho a intenção de convencer as pessoas a investirem na bolsa portuguesa. Apenas dei a minha opinião sobre o que considero mais provável, sem a intenção de influenciar as decisões financeiras dos outros. Não estou a ser pago para dar recomendações no forum. Além disso, não fui eu que escrevi que a bolsa portuguesa "ia voar". essa questão foi feita pelo Ulisses. Se tiveres algum problema em relação a isso, sugiro que o abordes diretamente.


(Por acaso também ia hoje colocar um gráfico no tópico do PSI 20 que tive a ver ontem e curiosamente também é um gráfico mensal, mas vou colocar mais tarde, talvez as coisas estejam mais calmas depois. A minha opinião é um pouco mais otimista, mas é comum haver investidores otimistas e pessimistas na bolsa, e isso não deveria ser motivo para grande agitação).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 20/5/2023 2:48

Apresento aqui o minha visão técnica do PSI.

Realmente é uma visão precária porque teria de esperar pelo fim do mês. Mas como esta aceso o tópico deixo a perspetiva, quando o mês acabar deixo um update.
Anexos
PSI20-Monthly.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 20/5/2023 1:22

RobertoC Escreveu:Seja como for, nunca foi a minha intenção convencer as pessoas a investir na bolsa portuguesa, nem dizer que ela vai voar.


O anormal seria a bolsa portuguesa não subir e não haver crescimento economico com tanto dinheiro que chega.

Parece-me uma contradição com o que disseste. Só queria que me explicasses essa correlação entre subsídios europeus e subidas no PSI. E parece que agora procuras uma correlação entre mercado dos USA e PSI...

O problema das correlações é que dependendo do momento é sempre possível formular uma correlação qualquer.

Se na bolsa o anormal fosse sempre normal as bolsas dos EUA não subiam no longo prazo como sobem e tambem as pessoas seriam masoquistas por jogarem na bolsa porque não teriam hipotese de ganhar.

Portanto 60-80% é que são masoquistas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por volvista » 19/5/2023 23:01

Há anos que recebemos Milhões e continuamos rumo à cauda da Europa!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 19/5/2023 22:55

MarcoAntonio Escreveu:Isso do "gato por lebre" de Cavaco Silva envolve outro personagem que não é mencionado aí no link, Pedro Caldeira. O principal corretor português à data. Chegou a gerir mais de 50% da bolsa portuguesa e o crash de 1987 acabou por ditar o princípio do fim.


Sim. Tinha uma ideia dele e que tinha fugido, mas ja não lembrava que tinha gerido mais de 50% da bolsa portuguesa.
Ele aparentemente foi depois apanhado, julgado e absolvido.

Pedro Caldeira: "Que necessidade tinha eu de ser sempre o primeiro?"
https://www.dinheirovivo.pt/economia/pe ... 36699.html

Pedro Caldeira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Caldeira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por MarcoAntonio » 19/5/2023 22:36

Isso do "gato por lebre" de Cavaco Silva envolve outro personagem que não é mencionado aí no link, Pedro Caldeira. O principal corretor português à data. Chegou a gerir mais de 50% da bolsa portuguesa e o crash de 1987 acabou por ditar o princípio do fim.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 19/5/2023 22:07

ASimoes Escreveu:YES com Dr Aníbal, que assegurou em Público que o BES, não tinha problemas a sua Ministra das Finanças, confirmou :wall: :!: :( :!:
Depois o Banco Portugal à laia do CEO Costa, suicidou o BANIF, essas foram percas grandiosas :evil:
Agora é a data dos Dividendos e tudo brilha até aos EX's Altri fez uma correção de arromba :-k depois em Junho PPR, em Julho Vacanças \:D/
Bom fim de semana, desliguem ! 8-)


A crise do bes foi em 2014 ou algo assim. Aí ele não era primero ministro e não sabia exatamente o que se passava. Ele era presidente da republica. Provavelmente foi tambem enganado pelo Salgado e pelo governador do banco de popular (que por sua vez foi enganado tambem pelo Salgado) e disse uma frase qualquer aos jornalistas que nao devia ter dito.

Mas o que escrevi aconteceu muitos anos antes quando ele foi primeiro ministro. Ele foi um bom primeiro ministro (em termos de resultados para a economia foi mesmo o melhor), mas já passou muito tempo e as pessoas já não se lembram nem pesquisaram sobre isso. Ele percebia de bolsa. Antes de ser primeiro ministro até escreveu um livro sobre bolsa.


No entanto, acho que este raciocinio do Marco Martins tambem faz muito sentido.

Marco Martins Escreveu:Por outro lado também podemos ver a bolsa como o futebol!
Havendo uma equipa que venceu muitas vezes e uma que perdeu muitas vezes, em qual é que os investidores irão apostar?
É certo que se apostarem na que ganhou menos, provavelmente ganhem muito se ela ganhar, contudo a probabilidade de que essa equipa tenha muitas vitórias será mais reduzida e como tal os investidores irão para a que lhes dará mais garantias.
Editado pela última vez por previsor em 20/5/2023 13:49, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por ASimoes » 19/5/2023 21:50

RobertoC Escreveu:
Marco Martins Escreveu:E desde que Portugal aderimos ao euro não me parece que tenhamos tido uma bolsa com muitas vitórias... o que até se nota até pela presença do número de cotadas do ex-psi20.


A bolsa portuguesa subiu imenso com Cavaco e com Guterres até 1999/2000.
Nessa altura a bolsa portuguesa subia ao ritmo das bolsas dos EUA.
O povo portugues investia mais na bolsa. Falava-se em bolsa em cafés, barbiarias, taxis...
Existem histórias engraçadas como a do Gato por lebre do Cavaco.
https://www.publico.pt/2007/10/19/econo ... am-1308046
As coisas mudaram depois que a bolha tecnologica rebentou e Guterres pediu a demissão e o mais negativo aconteceu com Socrates e a crise dos PIIGS.
https://pt.wikipedia.org/wiki/PIIGS

YES com Dr Aníbal, que assegurou em Público que o BES, não tinha problemas a sua Ministra das Finanças, confirmou :wall: :!: :( :!:
Depois o Banco Portugal à laia do CEO Costa, suicidou o BANIF, essas foram percas grandiosas :evil:
Agora é a data dos Dividendos e tudo brilha até aos EX's Altri fez uma correção de arromba :-k depois em Junho PPR, em Julho Vacanças \:D/
Bom fim de semana, desliguem ! 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 19/5/2023 20:53

Marco Martins Escreveu:E desde que Portugal aderimos ao euro não me parece que tenhamos tido uma bolsa com muitas vitórias... o que até se nota até pela presença do número de cotadas do ex-psi20.


A bolsa portuguesa subiu imenso com Cavaco e com Guterres até 1999/2000.
Nessa altura a bolsa portuguesa subia ao ritmo das bolsas dos EUA.
O povo portugues investia mais na bolsa. Falava-se em bolsa em cafés, barbiarias, taxis...
Existem histórias engraçadas como a do Gato por lebre do Cavaco.
https://pmemagazine.sapo.pt/comprar-gato-por-lebre/
As coisas mudaram depois que a bolha tecnologica rebentou e Guterres pediu a demissão e o mais negativo aconteceu com Socrates e a crise dos PIIGS.
https://pt.wikipedia.org/wiki/PIIGS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por Marco Martins » 19/5/2023 20:19

RobertoC Escreveu:... Ela disse que era como atirar uma bola ao chão com força e que depois a bola subia tambem mais rapido quando saia do chão e que era isso que estava acontecer com Portugal porque tinha sido jogado ao chão com força....


É verdade que a bolsa tuga está a recuperar e ainda bem... mas talvez devesse estar com mais força...

Por outro lado também podemos ver a bolsa como o futebol!
Havendo uma equipa que venceu muitas vezes e uma que perdeu muitas vezes, em qual é que os investidores irão apostar?
É certo que se apostarem na que ganhou menos, provavelmente ganhem muito se ela ganhar, contudo a probabilidade de que essa equipa tenha muitas vitórias será mais reduzida e como tal os investidores irão para a que lhes dará mais garantias.
E desde que Portugal aderimos ao euro não me parece que tenhamos tido uma bolsa com muitas vitórias... o que até se nota até pela presença do número de cotadas do ex-psi20.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por previsor » 19/5/2023 17:02

Eu pessoalmente presto mais atenção às bolsas dos EUA, mas vi que nos ultimos anos a bolsa portuguesa está a subir mais do que as bolsas dos EUA, principalmente desde 2022, e acho possivel que isso continue a acontecer, por causa do dinheiro que vai chegar, porque a bolsa portuguesa está atrasada em relação às outras, e porque quando as bolsas recuperam de um grande descida fazem-no de forma mais rápida. Isso funciona para a economia tambem. A Manuela Ferreira Leite deu há um tempo uma explicação muito boa sobre isto. Ela disse que era como atirar uma bola ao chão com força e que depois a bola subia tambem mais rapido quando saia do chão e que era isso que estava acontecer com Portugal porque tinha sido jogado ao chão com força.
Seja como for, nunca foi a minha intenção convencer as pessoas a investir na bolsa portuguesa, nem dizer que ela vai voar.
Em relação aos 90% perderem em bolsa tambem não é verdade.
A maioria investe a longo prazo e mesmo nas corretoras de CFDs etc em que as pessoas jogam mais no curto prazo não perdem 90%.
Varia de corretora para corretora, mas anda à volta de 60% a 80% perde dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1143
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Novo artigo: "E se a Bolsa portugusa voar?"

por BearManBull » 19/5/2023 16:42

RobertoC Escreveu:Posso completar a ultima frase para perceberes melhor o contexto, mas não escrevi só uma frase.
Seria anormal, não havendo nenhuma crise grave, nem ser provavel que vá haver (previsões da Goldman Sachs etc) que a bolsa portuguesa não subisse com tanto dinheiro que chega.


Eu não concordo nada que a bolsa portuguesa esteja tao apetecível. Olhando para o gráfico não faz um máximo há mais de um ano, isso é indicador muito negativo. Pouco me interessa o que diz o Maocelo, a Goldman ou o Putin. Em 2020 deixei o meu optimismo (podes ver na pagina do PSI), desde Agosto do ano passado que tendo mais a ver o mercado em bear/neutro.
Mudo a minha perspectiva se vir um novo máximo, vamos ver como fecha o mês, de momento tem mau aspecto.

RobertoC Escreveu:Não concordo com a tua citação "Na bolsa o anormal é normal" pois existe alguma racionalidade nas bolsas principalmente no medio e longo prazo.

Isso é tendencia de muito longo prazo, não quer dizer que não tenhas o azar de entrar num pico e perder 50% do capital que podes demorar dezenas de anos a recuperar. E podes mesmo nunca recuperar se tivermos em conta a inflação. Isto assumindo que compras indicies. No caso de acções posso-te garantir que o formulação é ainda mais real, principalmente para quem compra baseado em analise funcional ou outro tipo de analise não técnica. (A Tesla nunca vendeu tanto carro e vale menos de 50% do máximo...)

RobertoC Escreveu:Se na bolsa o anormal fosse sempre normal as bolsas dos EUA não subiam no longo prazo como sobem e tambem as pessoas seriam masoquistas por jogarem na bolsa porque não teriam hipotese de ganhar.


90% não ganha...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ABDM, Bing [Bot], Cem pt, dm222, Jonas74, PAULOJOAO, Xacal e 389 visitantes