Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como preencher IRS 2023

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como preencher IRS 2023

por aaugustobb_69 » 17/4/2023 2:54

goodmoney Escreveu:Boa tarde,
Já invisto há algum tempo na bolsa mas sempre numa perspetiva de longo prazo, com apenas 2 ou 3 dezenas de movimentos por ano.
Assim sendo, o preenchimento do IRS ainda se torna viável.
Este ano tenho feito mais movimentos e aquando do preenchimento do IRS dei por mim a pensar na trabalheira que pode dar se no próximo ano for para submeter 100 ou 150 movimentos.
Expliquem-me por favor, para investidores de maior frequência ou traders existe algum método alternativo para carregar os anexos G/J em massa? Como fazem?
Obrigado.

Utiliza o onefinance faz te a papinha toda...
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

Re: Como preencher IRS 2023

por escolástico » 16/4/2023 11:59

Alfa Trader Escreveu:
Viva,

Sim tens de somar todos o da cat. E, mas juros de depósitos de 2022, devem ser uma miséria :D :D , digo eu, das obrigações isso depende do valor que tenhas investido, mas ....
Deves fazer a simulação, com e sem dividendos e vês o resultado, com essa taxa de IRS em principio é vantajoso, a não ser que tenhas um valor muito alto de dividendos que te faça subir muito a taxa de IRS.

Mesmo que suba um pouco deve compensar, mas como disse simula.

E depois a titulo de curiosidade diz aqui se compensa ou não, eu aposto que sim.. \:D/ \:D/ \:D/

BN
AlfaTrader


Bom dia,

Estive a fazer umas simulações com tudo o que é juro e dividendo.
Descobri que tenho muito mais juros do que imaginava: obrigações, depósitos e certificados de aforro...
Ou seja, não me compensa declarar os dividendos e englobá-los.

Entretanto surgiu-me outra dúvida: posso declarar mais-valias de ações nacionais e não as englobar e, ao mesmo tempo, declarar menos-valias de ações estrangeiras e englobá-las?
 
Mensagens: 66
Registado: 11/12/2007 22:47

Re: Como preencher IRS 2023

por j_guerreiro_8119 » 15/4/2023 17:46

Boa tarde,

Antes de mais obrigado pelo tutorial :)

Ainda agarrado ao raio das açoes do BES :evil: , este ano existiu em julho a alteração do sistema de registo.
Nas declarações do banco relativo a 2022 aparece lá a linha relativo às acções do BES com a operação "Transferência Sistema de Registo", os valores todas a 0€ excepto nas quantidades.,

Alguem pode ajudar onde as declaro no irs?
Obrigado
 
Mensagens: 2
Registado: 15/4/2023 17:39

Re: Como preencher IRS 2023

por silva_39 » 15/4/2023 17:08

Boa Tarde

Tenho uma dúvida relativamente às despesas com Juros de habitação própria e permanente. Penso que é possível deduzir os juros para aquisição de habitação antes de 2011.
No entanto no anexo H quadro 7, aparentemente, apenas é possível deduzir os juros com aquisição de habitação localizadas no interior do pais. É mesmo assim? É estranho.
Cumps,
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: Como preencher IRS 2023

por Samukinha » 15/4/2023 16:16

Boas,

1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.

Bom fim de semana
AlfaTrader[/quote]

Uma dúvida:
Ao preencher o valor dos dividendos, coloco apenas metade do valor que aparece na declaração do banco?

Bom dia e obrigado[/quote]

Sim, metade do valor declarado, e a totalidade do IRS retido. Vai-te aparecer logo a diferença na simulação.[/quote]

Ufa, ainda bem que vi. Já o ano passado cometi o mesmo erro, mas corrigi. Sempre reduz em 500€ o valor a pagar.
Obrigado
 
Mensagens: 26
Registado: 27/7/2018 14:08

Re: Como preencher IRS 2023

por goodmoney » 15/4/2023 16:03

Boa tarde,
Já invisto há algum tempo na bolsa mas sempre numa perspetiva de longo prazo, com apenas 2 ou 3 dezenas de movimentos por ano.
Assim sendo, o preenchimento do IRS ainda se torna viável.
Este ano tenho feito mais movimentos e aquando do preenchimento do IRS dei por mim a pensar na trabalheira que pode dar se no próximo ano for para submeter 100 ou 150 movimentos.
Expliquem-me por favor, para investidores de maior frequência ou traders existe algum método alternativo para carregar os anexos G/J em massa? Como fazem?
Obrigado.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: Como preencher IRS 2023

por tami » 15/4/2023 10:33

Samukinha Escreveu:
Alfa Trader Escreveu:
escolástico Escreveu:Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!

Fiz uma pausa quando se fala de dividendos porque me surgiram duas dúvidas:
1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?



Boas,

1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.

Bom fim de semana
AlfaTrader


Uma dúvida:
Ao preencher o valor dos dividendos, coloco apenas metade do valor que aparece na declaração do banco?

Bom dia e obrigado


Sim, metade do valor declarado, e a totalidade do IRS retido. Vai-te aparecer logo a diferença na simulação.
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Como preencher IRS 2023

por Samukinha » 15/4/2023 7:53

Alfa Trader Escreveu:
escolástico Escreveu:Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!

Fiz uma pausa quando se fala de dividendos porque me surgiram duas dúvidas:
1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?



Boas,

1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.

Bom fim de semana
AlfaTrader


Uma dúvida:
Ao preencher o valor dos dividendos, coloco apenas metade do valor que aparece na declaração do banco?

Bom dia e obrigado
 
Mensagens: 26
Registado: 27/7/2018 14:08

Re: Como preencher IRS 2023

por Alfa Trader » 14/4/2023 15:51

escolástico Escreveu:
Alfa Trader Escreveu:Boas,

1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.

Bom fim de semana
AlfaTrader


Obrigado AlfaTrader!

Na demonstração da liquidação do meu IRS do ano passado está o valor de 19,92% para a taxa efetiva de tributação.
Imagem

Quer isto dizer que, para uma taxa deste calibre, devo declarar 50% dos dividendos das ações nacionais que obtive no ano passado e englobá-los? Mas assim, tenho também de declarar juros de depósitos e de obrigações?


Viva,

Sim tens de somar todos o da cat. E, mas juros de depósitos de 2022, devem ser uma miséria :D :D , digo eu, das obrigações isso depende do valor que tenhas investido, mas ....
Deves fazer a simulação, com e sem dividendos e vês o resultado, com essa taxa de IRS em principio é vantajoso, a não ser que tenhas um valor muito alto de dividendos que te faça subir muito a taxa de IRS.

Mesmo que suba um pouco deve compensar, mas como disse simula.

E depois a titulo de curiosidade diz aqui se compensa ou não, eu aposto que sim.. \:D/ \:D/ \:D/

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Como preencher IRS 2023

por escolástico » 14/4/2023 15:16

Alfa Trader Escreveu:Boas,

1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.

Bom fim de semana
AlfaTrader


Obrigado AlfaTrader!

Na demonstração da liquidação do meu IRS do ano passado está o valor de 19,92% para a taxa efetiva de tributação.
Imagem

Quer isto dizer que, para uma taxa deste calibre, devo declarar 50% dos dividendos das ações nacionais que obtive no ano passado e englobá-los? Mas assim, tenho também de declarar juros de depósitos e de obrigações?
 
Mensagens: 66
Registado: 11/12/2007 22:47

Re: Como preencher IRS 2023

por Alfa Trader » 14/4/2023 12:42

escolástico Escreveu:Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!

Fiz uma pausa quando se fala de dividendos porque me surgiram duas dúvidas:
1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?



Boas,

1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
SIM
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
Se a taxa efetiva de IRS for abaixo de 28% ou ligeiramente acima compensa, pois só declaras 50% do dividendo bruto ou seja no dividendo tens uma taxa de retenção de 56%.

Bom fim de semana
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Como preencher IRS 2023

por escolástico » 14/4/2023 11:57

Vídeo muito interessante (tirando alguma gralhas como por exemplo "alineação" ou "extrangeiro", mas o importante está lá: parabéns!

Fiz uma pausa quando se fala de dividendos porque me surgiram duas dúvidas:
1. devo declarar os dividendos recebidos apenas se quiser englobá-los?
2. qual é a vantagem/desvantagem de englobar dividendos?
 
Mensagens: 66
Registado: 11/12/2007 22:47

Como preencher IRS 2023

por danieljpires » 4/4/2023 18:52

Olá pessoal deixo aqui um pequeno guia de como preencher o IRS

Espero que gostem

Abordo quase todo o tipo de ativos
Caso não esteja aqui algum por favor digam e coloquem o quadro pois assim actualizo :)

[youtube]https://m.youtube.com/watch?v=PM-cVXcL6Ag&feature=youtu.be[/youtube]

https://m.youtube.com/watch?v=PM-cVXcL6Ag&feature=youtu.be

 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, caganixo7, Google [Bot] e 397 visitantes