Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Custo da electricidade.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Custo da electricidade.

por Alfa Trader » 24/3/2023 12:40

Boas,

No meu caso, já fui cliente Endesa, em 2019 mudei para a EDP Pack full com 8% de desconto, eletricidade e Gás e estava a correr bem a partir de novembro tudo descambou... :wall: :wall: :wall: principalmente no gás.

Eu pago o KWh a 0.1516 com 8% de desconto, tarifa simples e 0.3784/dia de tarifa de potencia 6.9KVA.

Agora no gás é que foi um pancada fortíssima, estava a pagar 0.0629 KWh e agora pago 0.2096 mais do que triplicou o custo :wall: :wall: :wall:.

Ou seja passei de uma fatura media de +- 95€ para mais de 220€ :wall: :wall: :wall: :wall:

Tenho de encontrar alternativas, mas não sei qual... :oh: :oh: :oh:

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 109
Registado: 20/12/2013 16:05

Re: Custo da electricidade.

por baer » 24/3/2023 11:53

Também sou cliente da Endesa há 3 ou 4 anos.

Até 15 de Janeiro, cobraram-me o kWh a 0,053117€ (antes de descontos - 7% pela fatura eletrónica e outros 7% pelo débito direto).

Em Dezembro, recebi uma comunicação com a atualização de preços para 2023, onde me comunicavam que o preço seria atualizado para 0,121825 €/kWh (antes de descontos), a partir de 16 de Janeiro.

Reparei que no mês passado me cobraram 0,169925€/kWh (antes de descontos). Contactei a Endesa para perceber a diferença relativamente ao que me tinham anunciado e a única explicação que me conseguiram dar, foi que o preço anunciado para 2023 foi uma estimativa ( o preço real está 40% acima da "estimativa" ).

Vou avançar com reclamação e procurar novo fornecedor ..
 
Mensagens: 107
Registado: 25/10/2013 22:50

Re: Custo da electricidade.

por mais_um » 18/3/2023 17:07

Sugiro a utilização do simulador da ERSE:
https://simulador.precos.erse.pt/

Numa casa tenho o tarifário aniversário simples da Endesa, essa para já vou mantendo, dá-me um mês gratuito que coincide com um mês de consumo elevado que é o Janeiro.
Na outra casa, actualmente tenho tarifa regulada tri-horária, como tenho carro electrico e paineis solares para auto consumo, praticamente não tenho consumo nas horas de ponta e 70%/80% do consumo é no horário de vazio mas considerando os valores do tarifário indexado ao OMIE vou mudar para a Luzboa que tem uma oferta neste tipo de produto (indexado ao OMIE).

http://luzboa.pt/wp-content/uploads/202 ... O_2023.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Custo da electricidade.

por Celsius-reloaded » 18/3/2023 10:48

O gás disparou de preço no final do ano passado.

Por isso passei para o regulado em Outubro.

O preço no regulado é mto inferior a qq comercializador do mercado livre. Paguei o mesmo que nos anos anteriores sensivelmente.

Na luz não notei grande diferença.

O mecanismo mibel a partir do momento que o preço do gás é inferior ao cap tem tendência a desaparecer.

O mecanismo termina em finais de Maio e desconheço sei se vai ser renovado.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Custo da electricidade.

por afcapitao » 17/3/2023 23:15

Acabei por aderir à Repsol, e não há mecanismo DL. Foi com os preços que referi:

Kwh - 0.0895 € kw/h
Termo fixo+potencia - 0,3297 € (6.9kva)
 
Mensagens: 253
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Custo da electricidade.

por afcapitao » 17/3/2023 18:32

Masterchief Escreveu:Decidi abrir este tópico para tentar perceber a variação do custo de electricidade nos vários operadores em Portugal.

Sou cliente da Endesa há 1 ano e tenho tido preços kwh (que é o mais importante) de 0,07228€/kwh. Até á data tem sido os mais baixos do mercado. A Endesa aguentou os preços até ao mês passado. O mês passado aumentou o preço do kwh para 0,10341€.
(...)


Estou exatamente com as mesmas condições.
Após uma consulta no site comparamais (que foi através deles que no passado aderi à Endesa), apresentaram-me agora uma oferta da Repsol, que me parece ser a mais competitiva:

Kwh - 0.0895 € kw/h
Termo fixo + potencia - 0.2997 € (5.75kva) ou 0,3297 € (6.9kva)

De notar que a Endesa separa o Termo fixo do Termo de Potência, enquanto que esta proposta junta os dois.
Além disso, se percebi bem, não estarei sujeito ao tal mecanismo DL, a confirmar na chamada que aguardo que me devolvam para avançar com o contrato.

No que respeita ao gás, mudei hoje para o regulado, uma vez que é a melhor oferta.
 
Mensagens: 253
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Custo da electricidade.

por NirSup » 17/3/2023 18:18

Masterchief Escreveu:Alguém que tenha outro fornecedor de electricidade pode partilhar a sua experiência, em termos de preço da electricidade, ao longo ultimo ano?


Caro Masterchief, tem piada que a minha fatura também duplicou nos meses de janeiro e fevereiro, embora não tenha havido, tanto quanto me apercebi, qualquer alteração do preço pago por kWh. A fatura duplicou porque consumi o dobro. Simples.

Sou cliente da tarifa regulada bi horária e pago:
- Vazio kWh 0,1090 €
- Fora de vazio kWh 0,1956 €
Pelos vistos, vou ter de repensar a minha fornecedora de energia eléctrica.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Custo da electricidade.

por Masterchief » 17/3/2023 18:02

Decidi abrir este tópico para tentar perceber a variação do custo de electricidade nos vários operadores em Portugal.

Sou cliente da Endesa há 1 ano e tenho tido preços kwh (que é o mais importante) de 0,07228€/kwh. Até á data tem sido os mais baixos do mercado. A Endesa aguentou os preços até ao mês passado. O mês passado aumentou o preço do kwh para 0,10341€.
Além disso começaram a debitar um tal de "Mecanismo DL 33/2022" com um custo unitário de 0,000433/kWh. Este suponho que seja o tal mecanismo que causou muita polémica o ano passado.

Desde o mês passado que a minha factura da electricidade simplesmente duplicou.
Considerando o tempo frio dos últimos meses o aquecimento também contribuiu para isso mas ouve um aumento considerável do preço da electricidade.

Alguém que tenha outro fornecedor de electricidade pode partilhar a sua experiência, em termos de preço da electricidade, ao longo ultimo ano?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 619
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, iniciado1, jcovas77, m-m, Nuno V, Shimazaki_2, Tosta mista e 401 visitantes