Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Taxas de juro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Taxas de juro

por SergioS12 » 5/3/2023 22:34

Ramsousa Escreveu:Obrigado a todos


Os bancos usam nos empréstimos à habitação normalmente o sistema tipo “francês”, que se caracteriza por uma prestação igual todos os períodos, mas fazendo variar os juros (decrescentes) e amortização de capital (crescente) em cada uma das prestações. Assim no início do empréstimo paga-se mais juros (o capital em dívida é maior) e o inverso no final.

Admitindo por hipótese teórica que o valor do juro se mantém inalterado ao longo de todo o período do empréstimo teremos algo como o ficheiro em Excel anexo. Caso a taxa se altere (por ter negociado taxa variável), terá de calcular o novo valor da prestação com esse juro e das prestações em falta - colunas à direita onde foi simulado a amortização de capital na 36ª prestação. Espero que ajude.
Anexos
Simulacao_Emprestimo.xlsx
(91.41 KiB) Transferido 115 Vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 10/8/2011 1:14
Localização: 16

Re: Taxas de juro

por Ramsousa » 5/3/2023 16:19

Obrigado a todos
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Taxas de juro

por ParaCima » 4/3/2023 23:22

Ramsousa Escreveu:Boa tarde a todos,

Tenho uma duvida que gostava de ver clarificada se possível.

Tenho um empréstimo bancário para compra de casa a taxa variável com quase 5 anos no total de 40 anos. Pago, sem fazer grandes, contas 2 terços em juros e 1 terço abate no valor pedido. (o que pretendo demonstrar é que pago mais juros que abato no capital pedido).

Corrijam-me se estiver enganado.
Nos primeiros anos do empréstimo, pagamos mais em juros e abatemos menos o capital pedido. Com o passar do tempo a situação começa a inverter, pagamos menos juros e abatemos mais o capital (penso que seja assim!).
A minha duvida é a seguinte, se eu amortizar parte do empréstimo (vai abater no capital pedido) vou continuar a pagar mais juros e abater menos capital ou, depois de amortizar vou começar abater mais capital e pagar menos juros?
Isto é, o pagamento dos juros vai diminuindo quanto maior for o tempo do empréstimo? ou,
Os juros vão diminuindo conforme o valor em falta? (calculo que o valor deve diminuir porque o valor a pagar ao banco vai baixando).

(PS.Eu sei que o valor dos juros pode subir ou descer consoante a euribor, não é isso que pretendo ver esclarecido).

Cumprimentos
Ramsousa


Considerando o valor atual, tens de amortizar metade do capital para pagares tanto em juros como em amortizacao do capital.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Taxas de juro

por AS01 » 4/3/2023 19:30

O plano de pagamento mais vulgar implica uma prestação de capital constante. Visto que a taxa de juro incide sobre o capital em dívida, só irá deixar de pagar mais juros do que capital quando o cálculo taxa*capital em dívida for inferior à prestação de capital estabelecida para o seu empréstimo.
 
Mensagens: 42
Registado: 16/9/2018 9:50

Taxas de juro

por Ramsousa » 4/3/2023 16:23

Boa tarde a todos,

Tenho uma duvida que gostava de ver clarificada se possível.

Tenho um empréstimo bancário para compra de casa a taxa variável com quase 5 anos no total de 40 anos. Pago, sem fazer grandes, contas 2 terços em juros e 1 terço abate no valor pedido. (o que pretendo demonstrar é que pago mais juros que abato no capital pedido).

Corrijam-me se estiver enganado.
Nos primeiros anos do empréstimo, pagamos mais em juros e abatemos menos o capital pedido. Com o passar do tempo a situação começa a inverter, pagamos menos juros e abatemos mais o capital (penso que seja assim!).
A minha duvida é a seguinte, se eu amortizar parte do empréstimo (vai abater no capital pedido) vou continuar a pagar mais juros e abater menos capital ou, depois de amortizar vou começar abater mais capital e pagar menos juros?
Isto é, o pagamento dos juros vai diminuindo quanto maior for o tempo do empréstimo? ou,
Os juros vão diminuindo conforme o valor em falta? (calculo que o valor deve diminuir porque o valor a pagar ao banco vai baixando).

(PS.Eu sei que o valor dos juros pode subir ou descer consoante a euribor, não é isso que pretendo ver esclarecido).

Cumprimentos
Ramsousa
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, andraderui, Barão de Soestrova, Bing [Bot], iniciado1, m-m, Nuno V, Shimazaki_2 e 444 visitantes