Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Titulares de valores mobiliários do BES

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Garfield » 9/11/2023 18:55

Boas,

bigest Escreveu:Bom dia,
Alguém já conseguiu obter declaração das menos valias sobre o BES, depois da passagem das ações para aquela entidade?
Se, sim informem dos passos que se deve dar, porque as informações são contraditórias e só geram confusão!
Desde já, o meu obrigado!
Bons negócios!


Na minha opinião basta o comprador e o vendedor entregarem ambos uma declaração Modelo 4 nas Finanças e enviarem cópias de ambas as Modelo 4 para o BES junto com uma declaração conjunta assinada por ambos com reconhecimento das assinaturas a comunicarem a operação de transmissão ao BES com a devida e completa identificação do vendedor e do comprador.

BN
Garfield
Editado pela última vez por Garfield em 10/11/2023 13:58, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por visit » 11/8/2023 2:36

 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: lisboa

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por bigest » 28/7/2023 9:06

Bom dia,
Alguém já conseguiu obter declaração das menos valias sobre o BES, depois da passagem das ações para aquela entidade?
Se, sim informem dos passos que se deve dar, porque as informações são contraditórias e só geram confusão!
Desde já, o meu obrigado!

Bons negócios!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Garfield » 17/4/2023 15:54

Boas,

j_guerreiro_8119 Escreveu:Nas declarações do banco relativo a 2022 aparece lá a linha relativo às acções do BES com a operação "Transferência Sistema de Registo", os valores todas a 0€ excepto nas quantidades.,

Alguem pode ajudar onde as declaro no irs?


No IRS apenas se declaram "Vendas".

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por visit » 17/4/2023 13:18

:?: :?: :!: :wall: :wall:
j_guerreiro_8119 Escreveu:Boas tarde

Ainda agarrado ao raio das açoes do BES :evil:
Nas declarações do banco relativo a 2022 aparece lá a linha relativo às acções do BES com a operação "Transferência Sistema de Registo", os valores todas a 0€ excepto nas quantidades.,

Alguem pode ajudar onde as declaro no irs?
Obrigado
 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: lisboa

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por j_guerreiro_8119 » 16/4/2023 14:19

Boas tarde

Ainda agarrado ao raio das açoes do BES :evil:
Nas declarações do banco relativo a 2022 aparece lá a linha relativo às acções do BES com a operação "Transferência Sistema de Registo", os valores todas a 0€ excepto nas quantidades.,

Alguem pode ajudar onde as declaro no irs?
Obrigado
 
Mensagens: 2
Registado: 15/4/2023 17:39

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Garfield » 11/4/2023 17:42

Boas,

Além de recuperar o tópico, aproveito para questionar se alguém sabe de novidades em relação ao processo de extinção do BES?

Ainda faltará muito?

Em finais do ano passado saíram notícias acerca de já se encontrar em fase de pagamento a credores que seria supostamente a última fase antes de decretarem a extinção do BES que por essa via permitirá de forma automática a dedução das menos valias com as respectivas acções.

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Garfield » 9/3/2023 13:00

Boas,

Nem uma única opinião?

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Garfield » 2/3/2023 13:49

Boas,

A declaração modelo 4 destina-se à declaração pelos alienantes e adquirentes, de transacções de acções e outros valores mobiliários quando essas operações tenham sido realizadas sem a intervenção dos notários, conservadores e oficiais de justiça ou das instituições de crédito e sociedades financeiras.


Será assim tão simples? O comprador e o vendedor entregam ambos uma declaração Modelo 4 e enviam ao BES uma declaração conjunta assinada por ambos a comunicar a operação e ficam todos os aspectos legais e fiscais salvaguardados?

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Garfield » 2/3/2023 13:37

Boas,


Peço um esclarecimentos aos colegas que já tenham realizado fora de bolsa a venda ou compra de ações do BES após a sua passagem para as contas de registo no próprio BES.

A informação do BES é de que a operação tem de ser realizada fora de bolsa e tanto o comprador e o vendedor têm de informar o BES da operação para que atualizem as contas de registos individuais existentes no seu sistema informático.

Devem igualmente o comprador e o vendedor comunicar à AT através da Modelo 4 a operação para que a mesma seja considerada fiscalmente.

Peço a quem já tenha realizado a venda ou compra fora de bolsa que esclareça os passos necessários e realizados.

Escritura em Notário? Venda por Documento Particular? Modelo 4 no Portal das Finanças? Declaração Conjunta ao BES?

Desde já um muito obrigado a quem possa iluminar esta questão.

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por ASimoes » 9/2/2023 12:37

:roll: e como as podemos negociar, se nos foram retiradas dos Bancos !? :-k :?: :?:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por Sr_SNiper » 8/2/2023 23:37

bigest Escreveu:Gostava de saber, quando é que acaba esta brincadeira da resolução, para poder tratar das mais valias com verdade, sem ter que recorrer a estas hipocrisias!

Não é hipocrisia, é uma venda como outra qualquer, eu já fiz isso à tantos anos que nem me lembro.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por bigest » 7/2/2023 18:44

Gostava de saber, quando é que acaba esta brincadeira da resolução, para poder tratar das mais valias com verdade, sem ter que recorrer a estas hipocrisias!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por AlfaTrader » 7/2/2023 11:48

maturidade Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:Boas,

Já recebi por correio o extrato, será que com esta informação já posso colocar as menos valias no IRS?

BN
AlfaTrader



Boas.

Só ainda não declarou quem não quis.
Eu vendi as minhas ao meu irmão no balcão do banco a um valor simbólico de 1.00€, e depois passados uns dias voltei a comprar essa mesmas ações.
Fácil, rápido e sem STRESS.
Já declarei as menos valias á séculos.

abraços


Vendo-lhe as minhas a esse preço .. :D :D :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por maturidade » 7/2/2023 11:23

AlfaTrader Escreveu:Boas,

Já recebi por correio o extrato, será que com esta informação já posso colocar as menos valias no IRS?

BN
AlfaTrader



Boas.

Só ainda não declarou quem não quis.
Eu vendi as minhas ao meu irmão no balcão do banco a um valor simbólico de 1.00€, e depois passados uns dias voltei a comprar essa mesmas ações.
Fácil, rápido e sem STRESS.
Já declarei as menos valias á séculos.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Titulares de valores mobiliários do BES

por AlfaTrader » 7/2/2023 10:11

Boas,

Já recebi por correio o extrato, será que com esta informação já posso colocar as menos valias no IRS?

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Titulares de valores mobiliários do BES

por visit » 7/2/2023 1:59

 
Mensagens: 80
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, hugob0ss, João 87, PAULOJOAO, rtinto e 183 visitantes