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Caldeirão da Bolsa

A Revolução da Inteligencia Artificial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 23/2/2024 22:11

Bezos, Nvidia e Microsoft investem em "startup" que está a criar um robô humano

Algumas gigantes tecnológicas como a Microsoft, a Intel, a Samsung e a Nvidia vão investir na "startup" Figure AI, que está a desenvolver robôs na forma de humanos. A empresa está em vias de captar cerca de 675 milhões de dólares.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 22/2/2024 18:36

A supermicroque desenvolver soluçoes EdgeAI hoje sobe 27% em bolsa.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 13:23

Ok, mas estou em crer que estavas a extrapolar que passava a não existir nenhum na cloud e não é isso, em sentido lato, que se entende por edge AI. É edge AI a partir do momento que tem AI no edge device (depois, pode ter ou não na cloud, seja para outros serviços complementares, para suplementar o que o edge device faz, para retreinar os modelos de forma centralizada e fazer o redeployment para os edge devices, etc, etc, há multiplos cenários). Dependendo do serviço/aplicação e tarefa, vai haver coisas que interessa fazer no backend ou na cloud e vai haver coisas que é preferível fazer no edge device (incluindo por questões de eficiência, latencia, etc). Quando o edge device faz, o backend deixa de precisar de fazer...

Por outras palavras, o edge device com AI local pode ser perfeitamente parte de um sistema híbrido ou misto, não é por isso que deixa de ser edge AI (e depois ainda há ai distribuida, mas que também não é bem o mesmo que as coisas que acabei de descrever). Claro que a parte que é edge AI é a parte que ocorre no edge. Reconhecimento facial ou de voz via AI ou outra coisa, no edge? Edge AI. E depois pode muito bem ir à web buscar as respostas "inteligentes" de um chatbot á custa de um servidor na cloud (acabei de descrever muito sucintamente a Alexa). Depois também haverá aplicações em que o edge device faz quase tudo. Sei lá, uma máquina numa fábrica com um microcontrolador a decidir se o artigo tem defeito ou não (controlo de qualidade). Depois se calhar comunica com o backend só para lhe dizer "epá, não contes com este". E o servidor "fizeste asneira?". E a máquina "eu? não fiz nadinha!".

:wink:
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por perneta » 22/2/2024 13:12

OK, com base na literatura cientifica, fiquei com ideia que o objetivo era não estar ligado a um processamento central (cloud),


https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3523230.3523235


Edge AI is the deployment of artificial intelligence technologies to process data on hardware devices located at the edge of a network, rather than transmitting the data to centralized cloud-based servers for analysis.


The advances in edge computing thus provides opportunities for pushing AI frontiers from the cloud center to network edges, stimulating a new research area known as edge AI, including both AI model training and inference procedures.


Edge AI, an innovation that facilitates data processing in close proximity to its source via edge computing, thereby circumventing reliance on centralized locations such as cloud service providers' data centers. (Singh, 2023)


as compared to the cloud, its features are closeness (latency and topology), increased network capacity (effectively achievable data transmission rate), lower computational power, smaller scale, and higher heterogeneity of devices. Com- pared to the end devices (the final hop), it features increased com- putational and storage resources. It is an abstract entity to offload computation and storage without the detour to the cloud.


Edge AI refers to the practice of doing AI computations near the users at the network's edge instead of centralised location like a cloud service provider's data centre or a company's own private data warehouse [


f Edge Computing is to put resources within close proximity to the users and sources of data and information to help overcome cloud computing's recognized weaknesses of high latency, jitter and narrow bandwidth
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 13:04

Bom, mas para que não se perca o ponto, não precisas de confiar em mim. Mas podes confiar na nvidia.

:wink:
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 12:51

A nvidia não é um player qualquer, é só o maior player no campo do hardware no que diz respeito à AI. A esmagadora maioria do desenvolvimento de AI hoje faz-se em gpu's nvidia (a concorrencia também permite, mas a nvidia vai mais à frente e tem sido um bocadinho difícil de suplantar, não só pela tecnologia já amadurecida - os CUDA Cores, que permitem o tipo de processamento paralelo necessário durante a fase de treino, especialmente para os calculos durante o gradient descent - mas também porque as librarias mais comuns para desenvolvimento (tensorflow, pytorch, etc) normalmente têm bastante melhor suporte para nvidia. Em alguns frameworks, até há bem pouco tempo, até só dava para ou usar um gpu nvidia ou o cpu (e o CPU é muito mais lento nestas tarefas). Portanto, de momento é só um colosso nesta área (a AMD e a intel estão a tentar responder, mas não é fácil combater a "inércia" que favorece a nvidia).


Edit: o matlab continua a só suportar nvidia, ainda hoje; é mais utilizado para investigação - em conjunto com outros frameworks - do que para deployment mas é uma ferramenta terrivelmente utilizada em engenharia e serve para mostrar o tipo de dominancia da nvidia de que estava a falar (há sitios em que a concorrência - intel e amd - ainda nem sequer conseguiram chegar).
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 12:40

perneta Escreveu:Não isso não é só edge AI, o que define edge AI é mesmo não "ir a cloud". O processamento dá-se no local em vez da cloud.


Não exactamente. Estas novas definições são algo difusas mas por Edge AI já está implícito que o dispositivo está ligado a um processamento central (cloud ou um servidor backend). Edge é utilizado no sentido de "periférico" (junto ao utilizador final). Mas não exclui por completo o processamento central (incluindo ao nível de AI), antes (apenas) quer dizer que o dispositivo edge já tem AI ele próprio, de uma forma que é mais ou menos autonoma (cenários variam). Por outras palavras, há coisas que ele faz ao nível da AI que não depende do processamento central, que não é computado remotamente. Mas não quer dizer necessariamente que tem de ser completamente autonomo no plano da AI.

Vê aqui este artigo relativamente detalhado no site da nvidia:

https://blogs.nvidia.com/blog/what-is-edge-ai/

Um excerto, mas vale a pena e recomendo ler tudo:

There are several ways in which cloud computing can support an edge AI deployment:

- The cloud can run the model during its training period.
- The cloud continues to run the model as it is retrained with data that comes from the edge.
- The cloud can run AI inference engines that supplement the models in the field when high compute power is more important than response time. For example, a voice assistant might respond to its name, but send complex requests back to the cloud for parsing.
- The cloud serves up the latest versions of the AI model and application.
- The same edge AI often runs across a fleet of devices in the field with software in the cloud


A Alexa é um bom exemplo de Edge AI e que não é completamente autonoma, mas é um dos cenários - nomeadamente o tipo de cenário que destaquei acima - e continua a ser Edge AI!
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 22/2/2024 12:36

Nesse caso devia ser DeviceAI e não EdgeAI. Edge dá a entender que existe algo a montante.

A IBM define assim:

Edge artificial intelligence refers to the deployment of AI algorithms and AI models directly on local edge devices such as sensors or Internet of Things (IoT) devices, which enables real-time data processing and analysis without constant reliance on cloud infrastructure.

Simply stated, edge AI, or "AI on the edge“, refers to the combination of edge computing and artificial intelligence to execute machine learning tasks directly on interconnected edge devices.
Editado pela última vez por BearManBull em 22/2/2024 14:45, num total de 2 vezes.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por perneta » 22/2/2024 12:07

BearManBull Escreveu:
perneta Escreveu:
BearManBull Escreveu:A Siri já faz trabalho de reconhecimento de voz localmente (funciona sem internet).


Nesse caso é um sistema híbrido porque tb usa internet mas sim em parte no edge

Como referi, anteriormente, a questão não estava em saber se já existia a mais tempo...


O ser hibrido até me parece ser o que define EdgeAI ou seja o periférico faz parte do trabalho AI por exemplo speech to text no TLM e depois o servidor da Amazon usa AI para procurar o produto adequado (ou vender a informação ao governo...).

No caso do T28S o sistema residia exclusivamente no TLM (portanto penso que não seria um bom exemplo). O Marco já desmistificou que era por programação dinâmica que se considera programação convencional. Foi um comment em tom de brincadeira que ter algo inteligente nos periféricos é algo que sempre almejado pela industria.

Mas acho interessante o ponto que levantaste, aqui o curioso vai ser ver o que vai estar no periférico e o que vai estar no servidor AI.


Não isso não é só edge AI, o que define edge AI é mesmo não "ir a cloud". O processamento dá-se no local em vez da cloud.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 22/2/2024 11:52

perneta Escreveu:
BearManBull Escreveu:A Siri já faz trabalho de reconhecimento de voz localmente (funciona sem internet).


Nesse caso é um sistema híbrido porque tb usa internet mas sim em parte no edge

Como referi, anteriormente, a questão não estava em saber se já existia a mais tempo...


O ser hibrido até me parece ser o que define EdgeAI ou seja o periférico faz parte do trabalho AI por exemplo speech to text no TLM e depois o servidor da Amazon usa AI para procurar o produto adequado (ou vender a informação ao governo...).

No caso do T28S o sistema residia exclusivamente no TLM (portanto penso que não seria um bom exemplo). O Marco já desmistificou que era por programação dinâmica que se considera programação convencional. Foi um comment em tom de brincadeira que ter algo inteligente nos periféricos é algo que sempre almejado pela industria.

Mas acho interessante o ponto que levantaste, aqui o curioso vai ser ver o que vai estar no periférico e o que vai estar no servidor AI.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 1:07

perneta Escreveu:Como referi, anteriormente, a questão não estava em saber se já existia a mais tempo...


Não tenho a certeza se entendi bem a pergunta, mas creio que já está respondida. Mais à frente colocaste a questão se seria "escalável" (em que sentido?). À medida que o tempo passa vamos encontrando modelos mais eficientes (e/ou melhores) e os próprios equipamentos vão ficando cada vez mais sofisticados nas suas capacidades computacionais (memória, processamento, etc). A tendência tem sido a de substituir métodos mais antigos (arcaicos?) - mesmo em tarefas relativamente triviais (digamos, que não se comparam propriamente com o que o ChatGPT está a fazer) - por alternativas baseadas em AI.

Mas também, voltando pela enésima vez ao tema, convencionou-se chamar AI a imensa coisa. Na verdade, praticamente tudo o que hoje se está a chamar AI é Machine Learning (ou, mais especificamente, Deep Learning). E estas coisas já estão a ser integradas em dispositivos com capacidades limitadas, não é um problema "técnico" per se (muito embora, dependendo da tarefa que se quer implementar, no estado actual da tecnologia, pode haver capacidade para "enfiar" num edge device ou não... como mencionava atrás, não dá para por lá um ChatGPT.... mas dá para colocar uma rede neuronal para reconhecimento facial ou um modelo treinado para melhor fotos ou coisa parecida).

Exemplo aleatório:

https://www.youtube.com/watch?v=ISMcaD2RxiI


Edit: um pouco mais à frente no video, um dos intervenientes fala desta questão de "não ser precisa" para tarefas triviais; mas como ele complementa e bem, também há vantagens que a AI traz, mesmo nestas tarefas mais triviais. Isto tudo misturado com uma boa dose "hype"; ou seja, há um pouco de tudo, novas soluções para problemas sem solução prévia, novas soluções para problemas que já tinham solução e, também, much ado about nothing porque AI está na moda e resolveu-se resolver com AI tudo e mais alguma coisa. Mas, para quem está dentro e/ou acompanha, é difícil imaginar uma mudança de rumo. A AI (ou aquilo que se convencionou chamar AI) veio para ficar... só vai ser suplantada por algo melhor (AGI?).
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por perneta » 22/2/2024 0:47

BearManBull Escreveu:A Siri já faz trabalho de reconhecimento de voz localmente (funciona sem internet).


Nesse caso é um sistema híbrido porque tb usa internet mas sim em parte no edge

Como referi, anteriormente, a questão não estava em saber se já existia a mais tempo...
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 0:41

Já agora...

MarcoAntonio Escreveu:Normalmente nem precisam de fazer o reconhecimento completo do que foi dito, continuam normalmente a utilizar features como os MFCCs referidos acima mas também algoritmos como viterbi ou outro para determinar a sequência mais provável, mais precisamente estimar a maximum likelihood (baseado em conhecimento a priori relativo à língua em causa).


https://en.wikipedia.org/wiki/Viterbi_algorithm


It is now also commonly used in speech recognition, speech synthesis, diarization,[1] keyword spotting, computational linguistics, and bioinformatics. For example, in speech-to-text (speech recognition), the acoustic signal is treated as the observed sequence of events, and a string of text is considered to be the "hidden cause" of the acoustic signal. The Viterbi algorithm finds the most likely string of text given the acoustic signal.


Mas é melhor a malta que edita o wikipedia começar a pensar em retirar o "now", porque como digo, as redes neuronais vão tomando conta de tudo e um dia destes já ninguém se dá ao trabalho de implementar estas coisas. A tendência é começar a fazer com abordagens do tipo da implementada e descrita nos artigos que partilhei da Amazon. É o novo trend...
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 0:26

BearManBull Escreveu:Outros exemplo podemos falar de boa parte das techs de condução autônoma ou de sistemas inteligentes de travagem ou estacionamento em automóveis.


Sim, já tinha mencionado no meu primeiro post de ontem. Neste caso encaixa na área de Computer Vision (CV) mas sim, é mais um exemplo.

Entretanto, para aplicação em dispositivos com recursos limitados desenvolveu-se o tinyML e que pode ser utilizado para aplicar em microcontroladores como o arduino e o raspeberry-pi (ou outros dispositivos ad hoc com capacidades semelhantes). O TensorFlow tem librarias dedicadas a isso, por exemplo (ver aqui). Não é novo. Há tempo que se trabalha nestas coisas. Claro que por enquanto não dá para meter um ChatGPT num edge device...
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 22/2/2024 0:22

A Siri já faz trabalho de reconhecimento de voz localmente (funciona sem internet).

Outros exemplo podemos falar de boa parte das techs de condução autônoma ou de sistemas inteligentes de travagem ou estacionamento em automóveis.

Bem isto para dizer que conceptualmente a Edge AI já anda há algum tempo no mercado. Claro que ainda tem muito potencial pela frente. Swarmsss :-"
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 0:15

Só para confirmar, aqui vai:

Alexa unveils new speech recognition, text-to-speech technologies

Paper acerca de uma iteração anterior:

End-to-end Anchored Speech Recognition

e outro artigo sobre o tema:

Amazon’s new research on automatic speech recognition


Isto também não é bem o que está (ou tem estado até há pouco tempo) nos smartphones e outras aplicações de ASR, que usavam esquemas mais na linha do que referi acima. Mas entretanto, as redes neuronais estão a tomar conta de tudo. Porque fazem melhor. Isto apesar de nem sempre sabermos muito bem porque é que estão a fazer o que estão a fazer (o "famigerado" tema da black box).
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 22/2/2024 0:09

Sim, o reconhecimento de voz que encontramos hoje nos smartphones vai (bem) mais longe do que descrevi acima e passa por remapear o sinal de voz para texto (ie, o inverso de TTS). Normalmente nem precisam de fazer o reconhecimento completo do que foi dito, continuam normalmente a utilizar features como os MFCCs referidos acima mas também algoritmos como viterbi ou outro para determinar a sequência mais provável, mais precisamente estimar a maximum likelihood (baseado em conhecimento a priori relativo à língua em causa). Um bocadinho como nós próprios conseguimos deduzir o resto de uma frase ouvindo só partes. Mas, entretanto, mesmo este tipo de abordagem começa a ser abandonado e a ser substituido por redes neuronais end-to-end. Que salvo erro foi o que também já foi implementado na Alexa para o ASR.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por perneta » 21/2/2024 23:55

The Ericsson T28S did include a voice dialing feature, which allowed users to dial phone numbers by speaking the name of the contact. This functionality represents an early implementation of voice recognition technology. However, it's important to distinguish this basic voice dialing capability from the more advanced and sophisticated voice recognition technologies powered by AI and machine learning found in contemporary smartphones.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 21/2/2024 18:40

Já estive a ver o manual online e parece tratar-se de um modulo de ASR, ainda que muito simples (de aplicação limitada) que permitia gravar alguns labels e depois fazer chamadas utilizando comandos de voz. Isto enquadra-se em speech processing realmente. Agora, não sei qual era a tecnologia utilizada mas não requere AI e possivelmente baseava-se em MFCCs (mel-frequency cepstral coeficients) que é uma feature utilizada quer para identificação, quer para reconhecimento de fala (que já se utilizava fora da AI e que se transportou também para a AI, já agora). Já existem desde os anos 80 e servem para comprimir (e identificar) o conteudo espectral do sinal (pode servir para identificar formantes, por exemplo, embora desconfie que no caso desse sistema ainda não chegava aí). Isso podia fazer parte de um chip que fazia a conversão do sinal para features espectrais (comprimidas) e que depois as comparava com as da "biblioteca" pré-gravada com n labels. Provavelmente era algo dentro disto, dado que isto é tecnologia que já existe há algum tempo.


Pela data do telemóvel, desconfio que que não utilizava AI (mas como machine learning é considerado AI e machine learning não é sinonimo estrito de redes neuronais e inclui outras coisas como random forests, support vector machines, etc, não posso excluir... aquilo deveria ter algum classificador pelo menos, para comparar o sinal com uma pequena biblioteca de referência (gravada pelo próprio utilizador); mas há várias formas/algoritmos para implementar isto e que não requerem abordagens AI).


Independentemente de utilizar AI ou não, serve de alguma forma para ilustrar o interesse de ter funcionalidades implementadas no próprio dispositivo. Já para não falar de tasks completamente novas, outros métodos e aplicações mais antigas estão a ser substituidos por métodos baseados em AI à medida que ficam mais eficientes (e também porque são mais eficazes - e versáteis - a fazer o que fazem). Portanto, seja lá em que forma/escala for, a AI vai estar nos edge devices. Já começa a estar e vai continuar a estar cada vez mais...
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 21/2/2024 18:32

BearManBull Escreveu:Existia um modulo de voice control.


O que é que fazia o "voice control" ao certo?


Aproveito para referir que por speech processing entende-se um sub-domínio de signal processing. As tarefas ou aplicações que se entendem como speech processing são coisas como reconhecimento automático de fala (ASR), síntese de fala (e.g, TTS), identificação do orador, etc. Faz parte do domínio mais geral de signal processing. Mas trata de processar o sinal como (e no contexto) da fala. Além disso, claro, estavamos a falar de aplicações de AI (na verdade, machine learning). Não sei bem o que é que esse "voice control" fazia ao certo sem investigar.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 21/2/2024 18:18

MarcoAntonio Escreveu:Como assim? Não devemos estar a falar da mesma coisa.


Existia um modulo de voice control.

Não sei como estava implementado se usava redes neuronais. Suponho que sim num modelo muito minimalista.

Mas já era Edge AI.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 21/2/2024 17:01

Como assim? Não devemos estar a falar da mesma coisa.
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 21/2/2024 16:53

MarcoAntonio Escreveu:Voltando mais especificamente aos edge devices, aqui fica um artigo da Amazon sobre a integração do processamento de fala da Alexa no próprio dispositivo:


Tive um T28S que já fazia isso. :mrgreen:
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por perneta » 21/2/2024 13:14

Eu sei que já está a ser utilizado, em diversas areas, algumas em sinergia com IoT. Talvez formulei mal a questão, mais no sentido de perceber se seria escalavel. Até porque apresenta alguns problemas em termos de otimização energética e utilização de recursos, que são possíveis de resolver, com a tal otimização dos algoritmos que já falaste anteriormente aqui.

Computing Resources: Edge computing devices, such as IoT sensors and edge gateways, often have fewer processing resources than central clouds [148]. As a result, it might be difficult to run sophisticated AI models and techniques on such devices because they could demand more resources than are really accessible [149].



Techniques such as model compression and quantization will be used to reduce the energy consumption of AI algorithms [22].
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Re: A Revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 20/2/2024 15:51

Voltando mais especificamente aos edge devices, aqui fica um artigo da Amazon sobre a integração do processamento de fala da Alexa no próprio dispositivo:

On-device speech processing makes Alexa faster, lower-bandwidth


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Diagrama da rede de ASR (Automatic Speech Recognition) no próprio dispositivo, segundo a Amazon. Utiliza transformers, o mesmo tipo de arquitetura de rede neuronal por detrás do ChatGPT.


Outro artigo ainda acerca de outra feature da Alexa e que descreve o que se passa localmente e o que é computado na cloud:

https://www.amazon.science/blog/change-to-alexa-wake-word-process-adds-natural-turn-taking

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Moral da história: mesmo para um serviço fortemente baseado na cloud, a Amazon já começou a implementar features localmente faz tempo, recorrendo a aquilo que nós vulgarmente chamamos de tecnologia AI (nomeadamente, por razões de eficiência).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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