Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Revolução da Inteligencia Artificial

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 3/2/2023 19:06

Sim.

Ocorrem-me pelo menos duas respostas relativamente óbvias e perfeitamente aceitáveis, ele não vê nenhuma delas e insiste em respostas erradas, por sinal cada vez mais erradas...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por djovarius » 3/2/2023 19:02

Boas, Marco, foste tu que fizeste as perguntas?

Em qualquer caso, aquela última resposta quase que me leva a concluir uma coisa.
O "bicho" ainda dá respostas (em termos lógicos) ao nível de uma criança de 7 a 9 anos.

Por outro lado, já chegou aí... imagino o que será quando chegar a um jovem de 16 anos... :idea:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 3/2/2023 18:49

:oh:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 3/2/2023 18:08

Um artigo do mesmo autor de um estudo/análise ao desempenho do ChatGPT com testes reais, que julgo que já partilhei mais atrás no tópico:

Testing students in the age of ChatGPT: Asking the tough question (The Hill)

Para já, é no ensino que esta semi-revolução está a mexer mais. Com o tempo, afectará outras áreas. De que formas? Ainda estamos no processo de descoberta...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 3/2/2023 15:36

It sounds like Google's getting ready to compete with ChatGPT

Sundar Pichai is promising that you’ll be able to ‘interact directly’ with the company’s language models.

Google may be gearing up to compete with OpenAI’s ChatGPT by letting people “interact directly” with its “newest, most powerful language models as a companion to search,” according to CEO Sundar Pichai. It would be a big move for the company — as systems like ChatGPT and DALL-E have gone viral, Google — a company that’s been flexing its AI muscles for years and producing tons of research in the area — hasn’t had a public answer to those sorts of tools, some of which could threaten its core businesses.

During an earnings call today, Pichai talked about how the company plans to “unlock the incredible opportunities AI enables,” saying the tech is “reach[ing] an inflection point.” He also says that it was Google’s earlier AI research that helped spawn “the generative AI applications you’re starting to see today.”

As for its own applications, Pichai says the company was planning on doing a lot within the next few months, something it’s been preparing for since “early last year.” Google says the first model people will be able to engage directly with is LaMDA, the company’s conversational AI model, though it’s not exactly clear what form that will take.

It won’t be the first time anyone outside the company is getting to use it — The Verge’s own Victoria Song got to demo a writing app powered by it last year, and Google’s AI Test Kitchen allowed people to interact with it on a limited basis after they got through a waitlist. But there was never any moment where tons of Twitter users were posting examples of what they got Google’s AI model to generate, and people haven’t been asking it to write intros for their podcasts or essays for their homework.

With some people talking about how you could use ChatGPT to replace Google search (side note: that does not currently work very well for many reasons), I’m sure the company has been feeling the pressure to do something with all the AI tech it has. In fact, Google reportedly has employees testing its own AI-powered chatbot rivals to ChatGPT right now, and it wouldn’t surprise me if it was doing something similar with its currently internal tools for turning text into images or even video.

It seems like Google might still be taking it slow and won’t be giving people carte blanche access to do whatever they want. (No publically traded company wants to make another Tay.) Pichai says it’s perusing AI with a “deep sense of responsibility.” Later in the call, he said that Google would be the company would be “careful” and would be launching AI “more as labs features in certain cases, beta features in certain cases, and just slowly scaling up from there.”

Still, he says he believes the market is ready for these kinds of products. Whether society may be is an open question, but we’ve clearly seen that people want to play around with AI — and it seems like Google is ready to make its own version available.


in The Verge
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 2/2/2023 0:56

Aqui fica um exemplo:

Brain-inspired spiking neural networks for decoding and understanding muscle activity and kinematics from electroencephalography signals during hand movements

(as spiking neural networks não foram introduzidas por este paper)



Outra nota, a aparte da bem mais visível evolução recente em IA (maior parte em Machine Learning, mais especificamente) existe bastante investigação mais teórica em Learning Theory. Uma das críticas que é feita a estas evoluções recentes em ML/DL é que vão à frente do suporte teórico (neste momento estamos meio que a obter resultados primeiro e a tentar compreender depois).

Temos um português bastante respeitado e com explorações nestas áreas de tentar perceber o que está por "debaixo do capot", José Carlos Principe (formado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, está lá fora faz bastantes anos, nos Estados Unidos). As áreas manifestas de interesse dele são Adaptive Systems e Learning Theory.


Edit: troquei o link do José C. Principe para o google scholar que é bem mais útil que o wiki neste caso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 2/2/2023 0:35

De qualquer das formas, só para esclarecer, eu concordo que não se pode excluir. Talvez sim, atirando com o número crítico de "neurónios" para o cesto e arranjando-os de forma mais ou menos adequada, a IAG surja a certa altura de forma expontânea.


Mas aproveito também para acrescentar que as unidades de que nós (humanos) dispomos e as unidades de que dispõe uma rede neuronal (essencialmente um perceptrão) não são bem a mesma coisa. Uma rede neuronal em computador é uma simplificação, a nossa rede neuronal natural tem um funcionamento diferente e mais complexo (uma área de investigação que me vem à memória a este propósito são as denominadas spiking neural networks). Isto para dizer que com as Neural Networks convencionais que utilizamos hoje e que dominam estas tecnologias (em que se inserem os Transformers dos GPT) talvez não sejam suficientes por uma razão fundamental que ainda nem identificamos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 2/2/2023 0:23

BearManBull Escreveu:A minha expectativa para uma eventual IAG é algo com vários módulos como o cérebro humano. O motor GTP seria um desses módulos.

Mas realmente como ninguém sabe ao certo o que esta dentro da rede não se pode excluir a probabilidade de se gerar um IAG espontânea.


Essa ideia esteve em voga na década de 70 salvo erro mas entretanto começou a ser questionado se era uma questão de apenas juntar vários módulos (de Narrow AI) para que, de alguma forma, emergisse uma inteligência geral. Mas ninguém sabe. De resto, subsistem dúvidas sobre o nosso próprio processo e não sabemos ainda hoje o que é a consciência (o que tende a ser entendido como sendo necessário para uma inteligência geral, capaz de ter uma percepção própria do mundo que o rodeia e o tipo de "iniciativa" que nós humanos demonstramos ter).


BearManBull Escreveu:Se reflectirmos sobre o assunto a mente humana é fruto de uma série de eventos fortuitos na historia da evolução das espécies.


Certo, concordo. Mas continuamos sem saber bem de onde vem o "flash", a faísca...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 2/2/2023 0:12

MarcoAntonio Escreveu:No que diz respeito a modelos deste tipo, há problemas (dificuldades/obstáculos) fundamentais que tendem a não ser ultrapassados meramente com uma questão de escalagem (isto remete para o conceito de diminishing returns mas não só).


A minha expectativa para uma eventual IAG é algo com vários módulos como o cérebro humano. O motor GTP seria um desses módulos.

Mas realmente como ninguém sabe ao certo o que esta dentro da rede não se pode excluir a probabilidade de se gerar um IAG espontânea.

Se reflectirmos sobre o assunto a mente humana é fruto de uma série de eventos fortuitos na historia da evolução das espécies.
Anexos
the_price_of_a_brain.jpg
investment_ai.jpg
booms_inv.jpg
patents.jpg
AI_Vibrancy.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 22:22

Opcard Escreveu:Mas Marco tu pedes a solução depois de eu ter perdido o meu dia explicar-lhe o o caminho e ele é esperto noto que aprende .


Opcard, o ChatGPT não faz ideia do que é que cada um de nós os dois está a fazer.

Não há comunicação entre o que tu fazes e o que eu faço, ele não tem essa capacidade de aprendizagem.

Ele não mantém sequer informação entre sessões do mesmo utilizador.



Podes testar isto inclusivamente. Passa-lhe a informação do teu nome (ou outra coisa qualquer) e pede que ele te devolva a informação. Na própria sessão ele consegue. Depois inicia uma nova sessão de chat e pede-lhe a mesma informação. Ele não sabe.

Conforme expliquei atrás num outro post, o ChatGPT que estamos a testar encontra-se naquilo que em Machine Learning se chama "inference". Ele não está a ser treinado com as nossas conversas (nem preserva informação entre conversas).



(Nota: sabe-se que a OpenAI está a guardar dados destas interações mas para treino futuro; o treino de uma rede neuronal deste tipo exige enormes recursos e demora muito tempo, não acontece enquanto estamos a utilizar uma rede pré-treinada; os botõezinhos de voto de aprovação e desaprovação do lado direito das respostas têm que ver com isso e são dados adicionais que a OpenAI poderá utilizar no futuro para melhorar o ChatGPT)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por Opcard » 1/2/2023 22:18

MarcoAntonio Escreveu:Opcard, era melhor e mais prático copiares os textos direitinho (não se vê o enunciado e a resposta tem gralhas).

Ora, o problema pode estar logo no teu enunciado. Embora a resposta dele seja estranha, se foi nessa linha.

No meu caso (ver o post anterior com imagem) ele deu uma resposta consistente e que está correcta no essencial (a minha solução pessoal está mais detalhada, mas o que o ChatGPT me respondeu está correcto, a solução está ali, se um humano me respondesse assim eu consideraria correcto). Bom, aqui fica de novo:

Imagem

(também em linha com o que disse antes, se estás a comunicar em português, tem sido documentado que ele tende a ter um desempenho pior noutras línguas)


Mas Marco tu pedes a solução depois de eu ter perdido o meu dia explicar-lhe o o caminho e ele é esperto noto que aprende .
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 22:14

Opcard, era melhor e mais prático copiares os textos direitinho (não se vê o enunciado e a resposta tem gralhas).

Ora, o problema pode estar logo no teu enunciado. Embora a resposta dele seja estranha, se foi nessa linha.

No meu caso (ver o post anterior com imagem) ele deu uma resposta consistente e que está correcta no essencial (a minha solução pessoal está mais detalhada, mas o que o ChatGPT me respondeu está correcto, a solução está ali, se um humano me respondesse assim eu consideraria correcto). Bom, aqui fica de novo:

Imagem

Ele só utiliza um homem e é verdade que com o enunciado que lhe dei só é preciso um homem.


(também em linha com o que disse antes, se estás a comunicar em português, tem sido documentado que ele tende a ter um desempenho pior noutras línguas)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por Opcard » 1/2/2023 22:08

Foi no ChatGPT para ficarem com uma ideia junto uma parte do diálogo pois há mais , amanhã vou ter de trabalhar a dobrar isto fez-me perder muito tempo .

A1.ª Solução da ChatGPT

“ Podemos resolver o problema de diversas formas, mas uma
possibilidade é o seguinte:
No primeiro dia, os dois homes divide a comida igualmente, então cada um tem comida para 6 dias. No segundo dia, um dos homens dá metade da sua comida para o outro, ficando com comida para 3 dias. O outro home agora tem comida para 9 dias. No terceiro dia, o primeiro homem dá toda sua comida restate para o outro, ficando sem comida. O segundo homem agora tem comida para 12 dias.
A partir do quarto dia, o segundo home atravessa o deserto sozinho, levando a mensagem e a comida para os doze dias. Ele chega ao seu destino no nono dia, com exatamente a quantidade de comida necessária.”

Eu:

Mas assim um dos homens morre.

ChatGPT

Sim, infelizmente esse é um resultado possível do problema descrito, já que um dos homens ficou sem comida. É importante destacar que a descrição do problema não menciona nenhuma solução ideal ou segura, então essa é uma das soluções possíveis, baseada nas restrições fornecidas. É possível que existam outras soluções que possam levar a resultados

diferentes.
Eu:
Há uma solução na qual não morre ninguém. Tenta outra vez.

chatGPC
Sim, há uma solução na qual nenhum dos homens morre. Aqui
está uma possibilidade:
ü Clear conversations No primeiro dia, os dois homes dividem a comida igualmente, então cada um tem comida para 6 dias. No segundo dia, um dos homes começa a atravessar o deserto e leva consigo comida para 6 dias. No terceiro dia, o outro homem começa a
atravessar o deserto, levando comida para 6 dias também. Desta forma, ambos os homes chegam ao seu destino no nono dia, com exatamente a quantidade de comida necessária para sobreviver. Eles também podem se ajudar mutuamente
caso um deles precise de mais comida a longo do caminho.
Eu:
Eles têm que regressar, é uma viagem de ida e volta

É só uma parte e não foi aceite no Caldeirão vou colocar mais .
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 21:49

O ChatGPT por sua vez recusa-se a responder a questões desse tipo (o GPT-3 responde sempre à volta da mesma coisa independentemente do username e o ChatGPT diz que não tem dados sobre membros especificos do caldeirao).

ChatGPT Escreveu:I'm sorry, but as a language model, I do not have access to the internet to look up and analyze specific members of websites. I can only provide information based on the data I was trained on. If you have any other questions, please let me know.




Já agora, estes modelos foram treinados com datasets que supostamente incluem várias línguas, mas tem sido observado por alguns que ele tende a operar melhor em inglês (provavelmente a maior parte do dataset era em inglês e/ou o fine-tuning foi realizado maioritariamente em inglês). O próprio ChatGPT alega que foi treinado maioritariamente em inglês. Adicionalmente e pelo que me apercebo, pelo menos no ChatGPT ele parece estar a fazer a tradução para trás e para a frente na utilização corrente (sendo evidente que ele tem capacidade de tradução). Mesmo que escreva em português, os sumários das conversas aparecem traduzidos em inglês.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 1/2/2023 21:44

djovarius Escreveu:E não, não uso esta plataforma para levar a cabo as minhas atividades de trading... :wall: :wall:


Dá +/- essa analise para qualquer participante do CdB :mrgreen:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 21:29

Qual daqueles dois links que coloquei acima utilizaste?

Parece-me que estás a utilizar o GPT-3 e não o ChatGPT.

O que eu utilizei foi o ChatGPT e a mim respondeu à primeira (o meu prompt tinha uma redundância, repeti o mesmo dado duas vezes).



Edit: testei no GPT-3 exactamente com o mesmo prompt e saiu esta resposta, que tem inconsistências e está incorrecta.

The two men should split the 12 days of food between them. One man should take the message and enough food to last him the full 9 days of travel, while the second man should take enough food to last him 3 days. On the fourth day, the man with the message should turn around and travel back to the departing point, so that both men can resupply with food before continuing on their journey.

Conforme referi acima, estão relacionados mas não são a mesma ferramenta (ver alguns detalhes em estilo de sumário entre o GPT-3 e o ChatGPT nesse post).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por Opcard » 1/2/2023 21:21

MarcoAntonio Escreveu:Não estou nada, vê em cima.

A minha resposta é mais detalhada, a do ChatGPT é mais sintética. Em compensação, o ChatGPT descartou imediatamente o segundo homem pela aparência enquanto a mim confesso que me passou ao lado até ver a resposta do GPT (deixei-me enganar pelo enunciado que falava em dois homens quando os requisitos só exigem um). Por outro lado, cheguei à solução em segundos, não contei mas admito desde já que o ChatGPT foi mais rápido.



Pois ,, pois. Nem queiram saber as primeiras respostas matava ou errava tive do alertar várias vezes que estava errado , o espantoso ê que aprendeu , e nós temos humanos que nunca aprendem .

Para concluir estou mais confuso agora de quando comecei o dia ‘
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 21:11

Não estou nada, vê em cima.

A minha resposta é mais detalhada, a do ChatGPT é mais sintética. Em compensação, o ChatGPT descartou imediatamente o segundo homem pela aparência enquanto a mim confesso que me passou ao lado até ver a resposta do GPT (deixei-me enganar pelo enunciado que falava em dois homens quando os requisitos só exigem um). Por outro lado, cheguei à solução em segundos, não contei mas admito desde já que o ChatGPT foi mais rápido.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por Opcard » 1/2/2023 21:06

MarcoAntonio Escreveu:Alfatrader, não entendo a tua sugestão de solução.


Solução:

2 homens (A e B), cada um pode transportar até 12 dias de comida (ambos partem com a capacidade máxima)

A anda 3 dias, deposita neste ponto (X) comida para 6 dias e regressa
(não precisa de fazer mais nada)

B anda 3 dias, repõe os 3 dias que consumiu (sobram 3 no depósito do ponto X)
Percorre os restantes 6 dias até atingir o destino com a mensagem e volta para o ponto X
No ponto X recupera os 3 dias de comida e percorre os 3 dias restantes até ao ponto de partida


(nota: podem partir ambos ao mesmo tempo, nesse caso A passa simplesmente 3 dias a B e deposita os restantes 3 no local; note-se também que segundo os dados do problema proposto pelo opcard, não há comida no destino logo A precisa de regressar ao ponto de partida)


Boa excelente. Estas em melhor forma que o Chat Gpt3 e és mais rápido !
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 20:52

BearManBull Escreveu:Mas até que ponto conforme a rede for ganhando mais e mais neurónios estamos certos de que nao se vai gerar uma general inteligência espontânea?


Esta questão é colocada e debatida faz bastante tempo. Há algum cepticismo generalizado em relação a isto com base no que já se percorreu. Mas ao certo, ao certo, ninguém sabe.

No que diz respeito a modelos deste tipo, há problemas (dificuldades/obstáculos) fundamentais que tendem a não ser ultrapassados meramente com uma questão de escalagem (isto remete para o conceito de diminishing returns mas não só).

Agora, o que eu sugiro é que um sistema deste tipo e à medida que for sendo melhorado (em escala e não só) pode chegar a um ponto em que emula o tipo e capacidade de raciocínio que nós demonstramos sem realmente o ter, a um ponto que começa a ser difícil distinguir. E esse ponto pode não estar tão longe assim. Mas, mesmo que isto venha a acontecer num futuro relativamente próximo, ainda não estamos aí e era isso que queria frizar atrás (ainda que possa parecer e o ChatGPT possa aqui e ali criar essa "ilusão" também é fácil verificar que não está a acontecer).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 20:40

Bom, não só o ChatGPT resolveu o problema do Opcard à primeira como (implicitamente) acabou mostrando que não são precisos dois homens.

Eu utilizei dois homens porque estava no enunciado, mas na verdade o segundo não é realmente preciso e o ChatGPT neste caso fez-me sentir meio estúpido por eu não ter deixado essa observação também (é óbvio que só é preciso 1, o "trabalho" que eu descrevi há pouco pode ser levado a cabo pela mesma pessoa pois A e B podem ser o mesmo). Em contrapartida, ele não explica todos os aspectos da solução (mas está lá o essencial, se a resposta fosse dada por um humano eu assumiria que era a versão "sintética" da solução, o resto compreende-se e está implícito).

Imagem

A segunda pessoa pode ser utilizada para acelerar a entrega da mensagem, mas não é estritamente necessária.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por BearManBull » 1/2/2023 20:36

Para mim é um passo gigantesco, simplesmente porque se generalizou o uso da AI e porque consegue ter bons resultados em tarefas para as quais os próprios arquitectos responsáveis pelo desenho da ferramenta provavelmente nunca tiveram em perspectiva.

Claro que lhe falta a capacidade da raciocínio, por exemplo usar papers científicos e extrapolar uma nova ideia (ou conceito), ou seja pensar.

Mas até que ponto conforme a rede for ganhando mais e mais neurónios estamos certos de que nao se vai gerar uma general inteligência espontânea?

GPT-4 Will Have 100 Trillion Parameters — 500x the Size of GPT-3
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 20:17

Parece-me que não estão todos a utilizar a mesma ferramenta:


GPT-3
https://platform.openai.com/playground
Versão beta acessível a todos (requere registo/autenticação). Vários modelos pré-treinados (escolher do lado direito). Desenhado para responder a prompts simples utilizando linguagem natural (com alguns parametros de controlo do lado direito).


ChatGPT
https://chat.openai.com/chat

Ferramenta Open Acess que requere registo mas nada de mais, todos podem aceder. Construído em cima do GPT-3.5 com layers adicionais e fine-tuning. Desenhado para manter um chat (uma conversa, utilizando linguagem natural). Não tem parametros e as conversas ficam automaticamente arquivadas (podem ser eliminadas).



O ChatGPT é um pouco mais "sofisticado" (mas não muito mais).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por MarcoAntonio » 1/2/2023 19:54

Alfatrader, não entendo a tua sugestão de solução.


Solução:

2 homens (A e B), cada um pode transportar até 12 dias de comida (ambos partem com a capacidade máxima)

A anda 3 dias, deposita neste ponto (X) comida para 6 dias e regressa
(não precisa de fazer mais nada)

B anda 3 dias, repõe os 3 dias que consumiu (sobram 3 no depósito do ponto X)
Percorre os restantes 6 dias até atingir o destino com a mensagem e volta para o ponto X
No ponto X recupera os 3 dias de comida e percorre os 3 dias restantes até ao ponto de partida


(nota: podem partir ambos ao mesmo tempo, nesse caso A passa simplesmente 3 dias a B e deposita os restantes 3 no local; note-se também que segundo os dados do problema proposto pelo opcard, não há comida no destino logo A precisa de regressar ao ponto de partida)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CHAT GPT3 - a revolução da Inteligencia Artificial

por AlfaTrader » 1/2/2023 19:37

Opcard Escreveu:Afinal não consegue resolver problema mais complexos com mais variáveis , na verdade o raciocino esteve perto mas não chegou lá foi melhorado ainda acreditei que la chegava .

Não sei se querem as resposta ou deixo para os colegas do fórum tentar a resposta .



Os dois homens poderiam dividir a comida de forma igual e cada um levar apenas a comida necessária para percorrer os 9 dias de viagem. Ao longo do caminho, um dos homens pode enterrar metade da sua comida para que a outra pessoa possa pegar. Assim, ambos poderiam chegar ao seu destino com o suficiente para completar a viagem sem ter que transportar mais comida do que o necessário.

Confuso....eu tambem.... :D :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 118 visitantes