Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigações

por Goya777 » 3/6/2023 9:22

IX Hispana Escreveu:Acabaram com os Certificados de Aforro:

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... mais-baixo


Acabaram com a série E e agora há a F. Com piores condições isso sim. É preferível pagar 4% a investidores institucionais estrangeiros que pagar 3.5% (na verdade menos que isso pela retenção do IRS que volta á casa de partida) a nacionais
 
Mensagens: 2795
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Obrigações

por Lusitanus » 3/6/2023 1:39

IX Hispana Escreveu:Acabaram com os Certificados de Aforro:

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... mais-baixo

A descida do montante máximo em Certificados de Aforro, por pessoa, de 250 mil euros para 50 mil euros (em Certificados de Aforro da série E cada pessoa podia ter 250 mil euros investidos enquanto que em Certificados de Aforro da série F só poderá ter investidos apenas 50 mil euros) é nitidamente um frete que o Governo faz aos bancos!!! Esta medida não contribui para o controle da inflação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1447
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Obrigações

por IX Hispana » 2/6/2023 23:06

Acabaram com os Certificados de Aforro:

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... mais-baixo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por NirSup » 26/2/2023 0:53

IX Hispana Escreveu:Obrigado pelo link Nirsup. É um estudo interessante.
Que outras formas de investimento com capital garantido aconselhas?


Sobre a pergunta feita apenas posso dar-te a minha OPINIÃO. Opinião pessoal com todas as reservas e vicissitudes inerentes ao tema envolvido.
Investir em empresas com boas (fortes) perspectivas de crescimento no curto e médio prazo, em empresas com negócios rentáveis hoje e que serão rentáveis amanhã (há métricas para isso), em empresas com uma gestão idónea e credível. Mais tarde ou mais cedo terás o retorno do teu investimento.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Obrigações

por IX Hispana » 26/2/2023 0:27

Obrigado pelo link Nirsup. É um estudo interessante.

Que outras formas de investimento com capital garantido aconselhas?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por NirSup » 25/2/2023 21:54

Investir em Certificados de Aforro é uma das formas lentas de empobreceres em Portugal

A corrida aos Certificados de Aforro, em Portugal, foi notícia de 1.ª página na Comunicação Social. Sempre me questionei se a aposta nos Certificados de Aforro será uma boa aposta, tendo em conta a taxa de inflação previsível para o corrente ano. E para os próximos anos.
Veio agora um estudo de Elroy Dimson, Paul Marsh e Mike Staunton da London Business School para o Credit Suisse dizer o que já era a percepção de muito portugueses: investir em Obrigações do Tesouro e Certificados de Aforro é uma forma lenta de empobreceres. Empobreces de forma lenta e sem que te apercebas, é certo. Mas empobreces.

As obrigações e os Bilhetes do Tesouro registaram perdas reais nos últimos 123 anos. Portugal é um dos 6 países (em 21) onde os títulos de dívida pública geraram prejuízos para os seus investidores.
Investir em dívida pública não é um bom investimento. Nos últimos 123 anos, as obrigações do Tesouro registaram uma rendibilidade real média de -1,7% e os Bilhetes do Tesouro perderam, em média, 1,1% por ano.
Fonte: https://eco.sapo.pt/2023/02/25/ha-123-a ... o-tesouro/


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Obrigações

por ASimoes » 28/12/2022 21:02

IX Hispana Escreveu:Essa é mesmo a minha principal questão: se já chegou o tempo de comprar obrigações? Ou será melhor esperar?

Na perspectiva de levar até à maturidade, são investimentos de médio/longo prazo, e faz diferença ter YTM 2 ou 3% acima, nos pagamentos de todos os anos..

Há poucos meses obrigações Espanholas, Francesas, Irlandesas, etc, davam 0-1%-.. actualmente, com juros BCE a 2.5%, já temos países "de qualidade" do Euro com YTM acima de 3% .

Supondo um juro BCE de 3.5%, será que não podemos esperar YTM de 4 ou 5% para esses países?

Também nas obrigações corporativas, as novas emissões também deverão ter cupões acima do juro do BCE, certo?

:clap: estou nessa de, Obrigações ! Contudo, para voar mais alto, aguardo os novos aumentos de juros ! Pois é inevitável ... :-"
Estou em Ações e Impostos IRS !
Amanhã é outro dia :-k
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Obrigações

por IX Hispana » 28/12/2022 17:34

Essa é mesmo a minha principal questão: se já chegou o tempo de comprar obrigações? Ou será melhor esperar?

Na perspectiva de levar até à maturidade, são investimentos de médio/longo prazo, e faz diferença ter YTM 2 ou 3% acima, nos pagamentos de todos os anos..

Há poucos meses obrigações Espanholas, Francesas, Irlandesas, etc, davam 0-1%-.. actualmente, com juros BCE a 2.5%, já temos países "de qualidade" do Euro com YTM acima de 3% .

Supondo um juro BCE de 3.5%, será que não podemos esperar YTM de 4 ou 5% para esses países?

Também nas obrigações corporativas, as novas emissões também deverão ter cupões acima do juro do BCE, certo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por djovarius » 27/12/2022 17:21

Boas,

Ainda bem que são emissões em €€€, mas eu não compraria nenhuma OT de país nenhum, simplesmente porque acho que as "yields" ainda não pararam de subir. Os juros sobem, os sinais ainda parecem claros!!
Creio que em algum momento (próximos 4 meses???) será um EXCELENTE investimento, mas para já ainda não, a não são ser que a ideia seja comprar um título de prazo longo e carregá-lo até à maturidade. Mas mesmo assim, ainda poderá dar para agarrar no mesmo título com "yields" um pouco acima...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Obrigações

por rg7803 » 27/12/2022 14:16

IX Hispana Escreveu:
rg7803 Escreveu:Têm aqui várias series da Roménia.
Pesquisar pelos ISIN.


As obrigações da Roménia estão a ser negociadas abaixo do par, com YTM bastante interessantes:
Romania 3.875 10/29/2035 YTM: 6,95%
Romania 3.375 02/08/2038 YTM: 6,68%
Romania 6.625 09/27/2029 YTM: 6,63%
ROMANI 2 1/2 02/08/30 YTM: 6,40%
Romania 2.875 05/26/2028 YTM: 5,55%
Romania Gov Bond 2.375 04/19/2027 YTM: 5,14%
ROMANI 2 12/08/26 YTM: 4,54%
ROMANI 2 3/4 10/29/25 YTM: 3,54%

A Roménia tem um baixo debt to GDP, cerca de 50%
Ver aqui: https://ec.europa.eu/eurostat/documents ... aa7c5798a8

No entanto, a seguir à Argentina e à Costa do Martim são as maiores YTM em Euros. superior à Grécia.. algum "bicho" devem ter para "pouca gente" lhes pegar?


Pessoalmente não tive grandes pruridos e investi numa dessas séries.
Risco como referes há sempre.
Em 2013 quando o então Ministro de Estado Paulo Portas decidiu apresentar uma demissão irrevogável eu decidi comprar dívida soberana portuguesa, série de 2037 se bem me recordo. Claro que estava ciente que a coisa podia correr mal...da mesma forma que pode correr mal quando compro um lote de investimento em NIKE ou NVIDIA.
O prémio normalmente é proporcional ao risco; porém por vezes alguns ativos ou investimentos apresentam-se com desconto apreciável sem razão aparente. Este foi o caso quando investi um par de meses atrás. A análise que fiz andou próxima da tua possivelmente; é um país que tem menos metade de dívida quando comparado com o nosso, está a crescer acima do nosso, e não tem um António Costa à frente do seu destino.
Todos estes aspectos levaram-me a considerar ser uma proposta bem menos arriscada do que em dívida soberana nacional, como fiz sensivelmente 10 anos atrás. Espero ter sido claro.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Obrigações

por IX Hispana » 27/12/2022 12:29

Alguém conhece algum site onde se possam acompanhar as novas emissões de obrigações - soberanas, corporativas e financeiras?

Desculpem tantas perguntas, mas estou ainda a tentar conhecer o mercado de obrigações.

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por IX Hispana » 27/12/2022 12:28

Têm saído notícias frequentes do interesse que têm gerado os Certificados de Aforro, Obrigações do Tesouro Português, etc. Mas têm como limite 3.5%, e o risco associado ao Estado Portugues, que tem debt/GDP >120% e um crescimento lento da economia.

Mas no mercado secundário há obrigações da Eslovénia a 3.94% (debt/gdp 75%), Letónia 3.80% (debt/gdp 40%), ou mesmo Espanha 3.70%, Irlanda, Bélgica ou França acima de 3.1%.

Naturalmente que há cupões e maturidades diferentes..

A minha questão mais importante acho que tem a ver com o "timing". Considerando o mais que previsível e anunciado aumento dos juros BCE (e Fed e BoE, e até BoJ), não é de prever que os YTM vão continuar a subir?

E as novas emissões de obrigações, não terão cupões superiores? Alguém tem ideia dos valores de emissão em períodos de juros elevados (por exemplo 2000-2007?)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por IX Hispana » 27/12/2022 12:18

Artista Romeno Escreveu:
IX Hispana Escreveu:Olá a todos,

com as subidas das taxas de juro e a queda das obrigações nos mercados internacionais, as obrigações parecem ser opções interessantes para um rendimento fixo com menor risco (levando à maturidade).

Como ilustração, envio o gráfico das Eurobonds (estou mais interessado em obrigações nacionais e europeias, para evitar o risco cambial), que estão de volta a mínimos:

https://www.investing.com/rates-bonds/e ... ming-chart

A nível nacional, tivemos há pouco a Greenvolt a emitir a 5.2%, e, apenas para institucionais a CGD a 5.75% (uma vergonha!!!) e o BCP a 8.5%.
No mercado secundário, as Greenvolt 5.2% já dão YTM de 5.32%...

Não encontrei nenhum tópico dedicado a obrigações, pelo que abri este tópico para que os interessados possam discutir/recomendar. Algumas boas sugestões?

e parece-te que a greenvolt está bem pricada? lool a pagar menos que a cgd a quando da sua emissão....


A diferença é que a CGD (e o BCP) emitiram apenas para institucionais, o que habitualmente oferece um cupão superior.

Na minha opinião, esta emissão da CGD é um escândalo completo, que parece ter passado despercebido a muita gente. Como é que é permitido a CGD andar a esmifrar os clientes com taxas, a oferecer juros de depósitos de 0% aos clientes nacionais, etc, e depois emitir dívida com um juro 5.75% mas apenas dar acesso a institucionais e não aos seus clientes.

5.75% é um cupão elevado nos dias que correm (e mais ainda há uns meses) e muito superior ao que dá o Estado (a que a CGD pertence.. com a diferença que o Estado está falido, e a CGD dá lucros brutais todos os anos)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por IX Hispana » 27/12/2022 12:09

rg7803 Escreveu:Têm aqui várias series da Roménia.
Pesquisar pelos ISIN.


As obrigações da Roménia estão a ser negociadas abaixo do par, com YTM bastante interessantes:
Romania 3.875 10/29/2035 YTM: 6,95%
Romania 3.375 02/08/2038 YTM: 6,68%
Romania 6.625 09/27/2029 YTM: 6,63%
ROMANI 2 1/2 02/08/30 YTM: 6,40%
Romania 2.875 05/26/2028 YTM: 5,55%
Romania Gov Bond 2.375 04/19/2027 YTM: 5,14%
ROMANI 2 12/08/26 YTM: 4,54%
ROMANI 2 3/4 10/29/25 YTM: 3,54%

A Roménia tem um baixo debt to GDP, cerca de 50%
Ver aqui: https://ec.europa.eu/eurostat/documents ... aa7c5798a8

No entanto, a seguir à Argentina e à Costa do Martim são as maiores YTM em Euros. superior à Grécia.. algum "bicho" devem ter para "pouca gente" lhes pegar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Obrigações

por Sr_SNiper » 27/12/2022 0:30

Há aqui tópicos sobre obrigações e malta que só investe praticamente em obrigações à muitos anos.
Eu pessoalmente julgo que qualquer Europeu tem um dever patriótico em ajudar a Roménia.
Eu já fiz a minha parte.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Obrigações

por rg7803 » 26/12/2022 22:54

Têm aqui várias series da Roménia.
Pesquisar pelos ISIN.
Anexos
romanian bonds.jpg
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Obrigações

por Artista Romeno » 26/12/2022 22:10

IX Hispana Escreveu:Olá a todos,

com as subidas das taxas de juro e a queda das obrigações nos mercados internacionais, as obrigações parecem ser opções interessantes para um rendimento fixo com menor risco (levando à maturidade).

Como ilustração, envio o gráfico das Eurobonds (estou mais interessado em obrigações nacionais e europeias, para evitar o risco cambial), que estão de volta a mínimos:

https://www.investing.com/rates-bonds/e ... ming-chart

A nível nacional, tivemos há pouco a Greenvolt a emitir a 5.2%, e, apenas para institucionais a CGD a 5.75% (uma vergonha!!!) e o BCP a 8.5%.
No mercado secundário, as Greenvolt 5.2% já dão YTM de 5.32%...

Não encontrei nenhum tópico dedicado a obrigações, pelo que abri este tópico para que os interessados possam discutir/recomendar. Algumas boas sugestões?

e parece-te que a greenvolt está bem pricada? lool a pagar menos que a cgd a quando da sua emissão....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Obrigações

por Artista Romeno » 26/12/2022 22:09

djovarius Escreveu:Boas,

Roménia?
Tudo bem, mas então e o risco cambial ???

Só se a emissão dos títulos for em €€€ e não na moeda local.... :roll: :roll: :roll:

Abraço

dj

é em euros que ele está a falar
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Obrigações

por rg7803 » 26/12/2022 20:54

djovarius Escreveu:Boas,

Roménia?
Tudo bem, mas então e o risco cambial ???

Só se a emissão dos títulos for em €€€ e não na moeda local.... :roll: :roll: :roll:

Abraço

dj


Viva Djovarius, bom ano para ti e para os teus.
As séries são em euros, sim.
Há muitas com variadas maturidades.
Estou telemóvel daqui a bocado já partilho.
Abraço
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Obrigações

por Celsius-reloaded » 26/12/2022 18:41

Que ETF´s de obrigações euro recomendam?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Obrigações

por djovarius » 26/12/2022 18:30

Boas,

Roménia?
Tudo bem, mas então e o risco cambial ???

Só se a emissão dos títulos for em €€€ e não na moeda local.... :roll: :roll: :roll:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Obrigações

por rg7803 » 26/12/2022 18:13

OT Roménia. YTM bastante decentes.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Obrigações

por IX Hispana » 26/12/2022 17:52

Olá a todos,

com as subidas das taxas de juro e a queda das obrigações nos mercados internacionais, as obrigações parecem ser opções interessantes para um rendimento fixo com menor risco (levando à maturidade).

Como ilustração, envio o gráfico das Eurobonds (estou mais interessado em obrigações nacionais e europeias, para evitar o risco cambial), que estão de volta a mínimos:

https://www.investing.com/rates-bonds/e ... ming-chart

A nível nacional, tivemos há pouco a Greenvolt a emitir a 5.2%, e, apenas para institucionais a CGD a 5.75% (uma vergonha!!!) e o BCP a 8.5%.
No mercado secundário, as Greenvolt 5.2% já dão YTM de 5.32%...

Não encontrei nenhum tópico dedicado a obrigações, pelo que abri este tópico para que os interessados possam discutir/recomendar. Algumas boas sugestões?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 210
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, macau5m e 267 visitantes