Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Pivot da Fed faz cair os mercados?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por BearManBull » 7/12/2022 10:16

Segundo os BCs é necessária uma taxa moderada de inflação para estimular o crescimento.
O conceito da teoria é que se eu acreditar que o preço vai estar mais barato amanha então vou esperar para comprar.
Isto atá pode ser lógico num contexto de acções ou outros produtos de investimento mas não tem grande fundamento quando se tratam de bens que as pessoas necessitam de comprar, como seja uma casa ou um carro.

Portanto para mim é tudo uma falácia.



When Is Inflation Good for the Economy?

Benefits of Inflation
When the economy is not running at capacity, meaning there is unused labor or resources, inflation theoretically helps increase production. More dollars translates to more spending, which equates to more aggregated demand. More demand, in turn, triggers more production to meet that demand.

British economist John Maynard Keynes believed that some inflation was necessary to prevent the Paradox of Thrift. This paradox states that if consumer prices are allowed to fall consistently because the country is becoming too productive, consumers learn to hold off their purchases to wait for a better deal. The net effect of this paradox is to reduce aggregate demand, leading to less production, layoffs, and a faltering economy.
2

Inflation also makes it easier on debtors, who repay their loans with money that is less valuable than the money they borrowed. This encourages borrowing and lending, which again increases spending on all levels.

Economists once believed an inverse relationship existed between inflation and unemployment, and that rising unemployment could be fought with increased inflation. This relationship was defined in the famous Phillips curve. The Phillips curve was somewhat discredited in the 1970s when the U.S. experienced stagflation.


Como se pode ver no texto os grandes beneficiários realmente são os devedores que veem a divida diminuir ao ser diluída, o que acontece neste momento a Portugal. Não se trata de boa gestão é apenas o imposto inflação a funcionar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por danieljpires » 7/12/2022 9:49

Aqui o problema principal é que inflação moderada é bom para governos mas nao tanto para a população.
Quando era novo (ainda o sou) via uuma telenovela brasileira chamada tieta do agreste em que a atora principal a tieta enviava todos os meses dinheiro para o pai e veio-se descorbir que ele tinha uma taxa de poupança espectacular (guardava o dinheiro debaixo do colchão).
Quando ele faleceu e descobriu-se que ele tinha guardado o dinheiro debaixo do colchão viram que aquilo ja nao valia nada.

A taxa de poupança serve para medir na minha opinião a taxa de esforço de vida das populações, oprque se poupam muito significa que estao a conseguir ter tudo o que quiseram sem esforço e vice versa.

Por isso na minha opiniao uma taxa de poupança não é um objectivo mas um indicador
 
Mensagens: 668
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por BearManBull » 7/12/2022 2:42

danieljpires Escreveu:Pikas...ha uma coisa chamada inflação


Inflação que não é mais do que um imposto.

Fruto do milagre do vai ficar tudo bem do tempo do covid. A conta do investir com dinheiro não poupado lá acabou por chegar.

A minha visão para o caso estado é que se deve recorrer divida para financiar investimento, que obviamente deve ser bem estipulado para que seja um contributo e acrescente valor.

Por outro lado um estado nunca deve recorrer a divida para pagar despesa corrente (e.g.:pensões), isso é um tiro no pé para as gerações futuras.

Por fim já discuti isto várias vezes e não me parece que a inflação seja boa mesmo que esteja na ordem dos 1-2% que os BCs querem. Se repararem os sectores com deflação costumam ser os que evoluem mais depressa, basta pensar na industria dos semi-condutores e chips. Também temos o exemplo das nações comunas onde tudo é extremamente caro. Ainda quero lembrar que saímos da ultima crise exactamente porque passamos a um período de deflação, que foi o que permitiu reactivar a economia.

A única inflação boa é dos activos dos mercados de valores, isso sim que é sintoma de uma economia saudável. Em Portugal este ano a economia (PIB) está a crescer, mas o poder de compra das famílias encolheu, isto é bom? Metam lá o PIB onde quiserem se não aumenta o poder de compra estamos a andar para trás.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por PIKAS » 6/12/2022 13:30

danieljpires Escreveu:
PIKAS Escreveu:
danieljpires Escreveu:por acaso nao tinha a noção dos niveis de poupança da frança ..mas isso é grave pois quanto mais se poupar menos dinheiro circula (M2) e isso prejudica a economia

O quê??? essa é de lesa-pátria. Quem te ensinou esse conceito, em que faculdade estudaste?
Poupança em excesso é prejudicial à economia mas economia sem poupança elimina o futuro dessa economia.
As economias saudáveis vivem com níveis de poupança ( sabemos que é a poupança dos particulares e empresarial porque o publico é à vara-larga ) controlados. As economias doentes, como a nossa, viveram desdenhando a poupança, quer sejam particulares, empresas ou estado. Depois dá no que dá e o resultado está à vista: endividamento monstruoso que consome enormes recursos.
Revê lá isso, porque esse conceito é uma barbaridade.
Cumprimentos,


Pikas...ha uma coisa chamada inflação, penso que sejas novo e nao tenhas vivido nos anos 80 e 90 onde a inflação era de 2 digitos...eu sei o que é a inflação por isso poupar e depois ter a inflação a comer o poder de compra....

A solução esta no investir nao no poupar...

O que faz movimentar a economia é a circulação do dinheiro..se nao gastas nao ajudas a economia

Daniel,
Eu também sei o que é a inflação. Nos anos 80 já eu estava casado, com filhos e lembro-me muitíssimo bem desse tempo.
Acho que estás bem confuso. Dizes que a solução está no investir, não no poupar. Então investes o quê? o dinheiro que pedes emprestado ao banco?
Claro que a lógica terá que ser não gastar, logo poupar, e depois investir o poupado, ou não será?
O teu raciocinío é ilógico.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por danieljpires » 6/12/2022 10:09

PIKAS Escreveu:
danieljpires Escreveu:por acaso nao tinha a noção dos niveis de poupança da frança ..mas isso é grave pois quanto mais se poupar menos dinheiro circula (M2) e isso prejudica a economia

O quê??? essa é de lesa-pátria. Quem te ensinou esse conceito, em que faculdade estudaste?
Poupança em excesso é prejudicial à economia mas economia sem poupança elimina o futuro dessa economia.
As economias saudáveis vivem com níveis de poupança ( sabemos que é a poupança dos particulares e empresarial porque o publico é à vara-larga ) controlados. As economias doentes, como a nossa, viveram desdenhando a poupança, quer sejam particulares, empresas ou estado. Depois dá no que dá e o resultado está à vista: endividamento monstruoso que consome enormes recursos.
Revê lá isso, porque esse conceito é uma barbaridade.
Cumprimentos,


Pikas...ha uma coisa chamada inflação, penso que sejas novo e nao tenhas vivido nos anos 80 e 90 onde a inflação era de 2 digitos...eu sei o que é a inflação por isso poupar e depois ter a inflação a comer o poder de compra....

A solução esta no investir nao no poupar...

O que faz movimentar a economia é a circulação do dinheiro..se nao gastas nao ajudas a economia
 
Mensagens: 668
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por Opcard » 5/12/2022 15:30

Uma pequena nota para evitar mal entendidos .

Há 2 poupanças a das famílias franceses 18% e da Franca 13% ( 18% - menos déficite do estado ) a França tem uma posição pior que a Itália mas não tem dificuldade em ir aos mercados porque o conjunto estado privados ha poupança positiva.

Neste caso preciso poupar ajuda a dividia do estado e uma boa notação , saber se poupar é bom ou mau depende do tipo da economia nos USA é o consumo que tira a economia poupar será mau ,na Alemanha são as exportações que puxam pela economia poupar é duplamente bom há dinheiro para investir e aumentar a oferta já que os alemães não consomem .


https://fr.statista.com/statistiques/48 ... -francais/
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por PIKAS » 5/12/2022 14:22

danieljpires Escreveu:por acaso nao tinha a noção dos niveis de poupança da frança ..mas isso é grave pois quanto mais se poupar menos dinheiro circula (M2) e isso prejudica a economia

O quê??? essa é de lesa-pátria. Quem te ensinou esse conceito, em que faculdade estudaste?
Poupança em excesso é prejudicial à economia mas economia sem poupança elimina o futuro dessa economia.
As economias saudáveis vivem com níveis de poupança ( sabemos que é a poupança dos particulares e empresarial porque o publico é à vara-larga ) controlados. As economias doentes, como a nossa, viveram desdenhando a poupança, quer sejam particulares, empresas ou estado. Depois dá no que dá e o resultado está à vista: endividamento monstruoso que consome enormes recursos.
Revê lá isso, porque esse conceito é uma barbaridade.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por danieljpires » 5/12/2022 13:19

Opcard Escreveu:Oh Daniel a minha intuição sem olhar a gráficos sempre que juros descem os investidores vendem outros activos e compram ações elas sobem , quando juros sobem vendem ações elas descem e investem em produtos com juros garantidos .

O que é novo é isto , o aperto dos bancos centrais está a ser sabotado pelos governos , os banqueiros centrais a querer secar a economia para controlar os juros e os governos a despejar dinheiros na económicas, Biden incontável , Alemanha 200 mil milhões, França a famosa política de Macron « Coûte que coûte«  nunca a gasolina e gasóleo foi tão barato o estado dava 0,30 euros a Total mais 0,20 tudo subsidiado matando o sinal preço .

Quando o dinheiro ou festa acabar como será a ressaca , gostava de saber .

Andei na Europa a ver comparar este fim de semana , é a fúria consumidora
quase doentia , entretanto a França bate recordes de poupança 13,2 % do seu PIB em outros tempos diria que seria medo do futuro , hoje digo que é dinheiro que o estado lhes dá por isso eles o depositam a espera do ter de devolver em impostos .


por acaso nao tinha a noção dos niveis de poupança da frança ..mas isso é grave pois quanto mais se poupar menos dinheiro circula (M2) e isso prejudica a economia
 
Mensagens: 668
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por BearManBull » 4/12/2022 23:14

Eu não gosto muito de livros de receitas nos mercados.

Depende do contexto. Honestamente acredito que o que preocupa mais os mercados é a inflação do que propriamente os juros.

Uma economia saudável até deve ter taxas de juros bastante superiores aos valores actuais.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por Opcard » 4/12/2022 18:57

Oh Daniel a minha intuição sem olhar a gráficos sempre que juros descem os investidores vendem outros activos e compram ações elas sobem , quando juros sobem vendem ações elas descem e investem em produtos com juros garantidos .

O que é novo é isto , o aperto dos bancos centrais está a ser sabotado pelos governos , os banqueiros centrais a querer secar a economia para controlar os juros e os governos a despejar dinheiros na económicas, Biden incontável , Alemanha 200 mil milhões, França a famosa política de Macron « Coûte que coûte«  nunca a gasolina e gasóleo foi tão barato o estado dava 0,30 euros a Total mais 0,20 tudo subsidiado matando o sinal preço .

Quando o dinheiro ou festa acabar como será a ressaca , gostava de saber .

Andei na Europa a ver comparar este fim de semana , é a fúria consumidora
quase doentia , entretanto a França bate recordes de poupança 13,2 % do seu PIB em outros tempos diria que seria medo do futuro , hoje digo que é dinheiro que o estado lhes dá por isso eles o depositam a espera do ter de devolver em impostos .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

O Pivot da Fed faz cair os mercados?

por danieljpires » 4/12/2022 18:13

No video de hoje vamos falar sobre o pivot da feD

Na internet estao a sair imagens que tentam demonstrar que quando a fed faz o pivot ou seja quando para de subir os juros mas comeca a diminui-los a bolsa cai...mas penso que seja o contrario e mostro os varios pivots que aconteceram no passado.

Espero que gostem

 
Mensagens: 668
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20


Quem está ligado: