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Caldeirão da Bolsa

Gasoduto Ibérico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 31/10/2022 15:05

AAA_ Escreveu:Amigo,
No outro dia estava na SicNoticias com o José Gomes Ferreira.
Porque dizes isso?


Olha que dois!
Juntaram-se os dois na esquina. A tocar a concertina e a dançar o solidó!
\:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
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Re: Gasoduto Ibérico

por AAA_ » 31/10/2022 13:28

Amigo,
No outro dia estava na SicNoticias com o José Gomes Ferreira.
Porque dizes isso?
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 31/10/2022 13:15

Caro AAA _
O homem é doido varrido, mas tem alguns momentos de lucidez. Nem a Comunicação Social, dita séria, o atura. Agora só tem voz em rádios da treta, TV's da treta e pasquins.
A queda de um frustrado e ressabiado.
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Re: Gasoduto Ibérico

por AAA_ » 31/10/2022 12:48

NirSup Escreveu:
Este gajo anda a ler-me. Só pode.


Olha que não, olha que não!
Anexos
3.PNG
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 29/10/2022 10:10

Com este acordo Portugal ganhou mais uma interligação elétrica. Estavam previstas três. Ficou uma. Mas como diz o povo e com razão: mais vale uma na mão do que três a voar. Et voilà!
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Este gajo anda a ler-me. Só pode.
Screenshot_2022-10-29-10-03-51-822-edit_com.android.chrome.jpg
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Re: Gasoduto Ibérico

por Masterchief » 28/10/2022 12:24

A principal questão aqui é a manipulação e a mentira. Este governo é um governo de mentira com uma base fortemente baseada em Mentiras. São mentirosos.
Eu não sei quanto ao resto das pessoas mas eu pessoalmente não suporto mentiras. Principalmente de altos responsáveis do país eleitos pelo povo Português. É surreal!
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Re: Gasoduto Ibérico

por BearManBull » 28/10/2022 12:01

NirSup Escreveu:O Teminal de GNL de Barcelona será o hub da importação e distribuição do GNL para a Alemanha e para os Países Baixos. Ponto.
Barcelona ganhou importância.


Se o projecto for para a frente estamos a falar de algo para pelo menos 5 anos de obra! A correr bem, senão vai para os 10...

Por essa altura já o mundo deu muitas voltas, vamos ver mas eu não acredito pevas nesta treta de projecto, para além que a França pode simplesmente criar um terminal em Marselha e fica o assunto resolvido.



Acho que o excelso 100% expôs a dinâmica do problema, para a proposta portuguesa, como se melhor se podia fazer.

Por outro lado tal como descreve esse artigo para nós é quando muito uma questão aprovisionamento.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Gasoduto Ibérico

por Masterchief » 28/10/2022 10:50

Para uma melhor noção do que falamos aqui fica uma imagem das ligações existentes e a nova de GNL.
Imagem

Retirado da descrição do projecto da REN aqui https://www.ren.pt/files/2018-08/2018-08-09095714_4c65f7f1-2e56-4968-a1af-585420fa64e0$$1a023d9d-e762-427c-8e7c-d5c21194812c$$d2109a47-781f-4b5c-898e-b3bef0f94d85$$pt_pt__file$$pt$$1.pdf

Acho que isto tudo é resultado do kosta a ser kosta. Tentar capitalizar mediaticamente aquilo que basicamente já estava previsto desde o tempo do PSD num grande feito dele. A montanha a parir um rato. Marketing enganador.
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 28/10/2022 9:26

OBNUBILAÇÃO

Deparei com um artigo na Comunicação Social que vem ao encontro do que escrevi acima. O Teminal GNL de Sines foi pensado e construído para abastecer de gás natural o país. E serve bem esse propósito. Ponto.
O Teminal de GNL de Barcelona será o hub da importação e distribuição do GNL para a Alemanha e para os Países Baixos. Ponto.
Barcelona ganhou importância. O Terminal de Sines é e continuará a ser irrelevante no contexto europeu. Perdeu importância.
O Costa que se abstenha de andar por aí a fazer figuras ridículas e de pacóvio provinciano. Ponto final.

E qual é o interesse nacional primordial no domínio da energia? É a segurança do aprovisionamento. Depois do corte, há um ano, do gás proveniente da Argélia, Portugal ficou numa posição de extrema dependência da Nigéria, país do qual importamos hoje cerca de 50% do nosso consumo anual. Ainda por cima, estamos totalmente dependentes do GNL, isto é gás liquefeito, transportado por navio. Ora, o traçado do novo gasoduto BarMar (e CelZa, i.e., Celorico da Beira-Zamora) abre a Portugal a possibilidade de novas fontes de aprovisionamento, nomeadamente em África e no Mediterrâneo. (Agostinho Pereira de Miranda - advogado)

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Re: Gasoduto Ibérico

por zurcar » 24/10/2022 9:26

Com os dados existentes, a interligação com Espanha só servirá para receber gás de Espanha e não enviar para Espanha como nos "vendem" os políticos.
Qualquer fornecedor de gás mais facilmente entrega gás nos terminais de Espanha, França, Alemanha e outros países da Europa.
Portugal não é um produtor de gás.
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 24/10/2022 9:08

Olá, bom dia a todos! Acho imensa piada ao ler alguns comentários de gente que está completamente fora da realidade.
Portugal é um país produtor de gás natural? Se calhar encontraram gás em Sines e ninguém soube de nada.
O Terminal de Sines foi construído e dimensionado para abastecer o país de gás natural. Tem uma capacidade de armazenamento e de gaseificação de acordo com as necessidades das empresas e das famílias portuguesas. E tem servido bem esse desiderato sem falhas ou interrupções.
Esta mega cena de Sines servir de porta de entrada do gás vindo de África e dos EUA para abastecer a Europa são sonhos do Costa e do Galamba , que tentaram vender à Alemanha (o Sholtz e o Sanchez muito se devem ter rido à conta disso).
Os Terminais de GNL da Espanha, França (está a construir mais um) e da Alemanha (está a construir mais dois) chegam para abastecer de GNL a Europa. Sines tornar-se-á irrelevante.
Hidrogénio? O hidrogénio é para ser consumido localmente. Exportar hidrogénio? Isso para já é uma miragem.

Em tempo: o Catar, com reservas de gás natural do tamanho da Rússia, prepara-se para ser o maior fornecedor de GNL à Europa. Sabem qual é o Terminal Europeu de GNL situado mais perto do Catar? Eles não DROMEM!
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Editado pela última vez por NirSup em 24/10/2022 12:29, num total de 2 vezes.
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Re: Gasoduto Ibérico

por Àlvaro » 24/10/2022 7:54

Ainda não tenho muito informação, mas numa 1.ª leitura quem vai arcar com a despesa é a REN.
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por niceboy » 23/10/2022 22:06

Não haverá uma forma mais direta/linear de enviar gás de Sines para lá dos Pirenéus?
É que enviar gás de Sines para Norte, até Bragança, para depois ir para Zamora, para depois descer novamente para Sul para Madrid, para depois de mais umas voltas ir parar a Barcelona, não parece muito eficiente!
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por Masterchief » 23/10/2022 20:20

PC05 Escreveu:O gasoduto ibérico custa 300 milhões a Portugal. Governo quer financiamento europeu ....

Financiamento europeu para um valor tão baixo para uma obra tão inútil?
O que ganha o kosta e o PS com isto? Porque Portugal não ganha de certeza.
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Re: Gasoduto Ibérico

por PC05 » 23/10/2022 19:36

O gasoduto ibérico custa 300 milhões a Portugal. Governo quer financiamento europeu ....
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Re: Gasoduto Ibérico

por Masterchief » 23/10/2022 19:22

Cem pt Escreveu:De facto tudo parece indicar que este projeto "a la Costa", com o beneplácito do PS (porque será que só os socialistas esfregam as mãos de contentes?), vai ser mais um sorvedouro como tem sido por exemplo a Tap, em que todos nós contribuintes vamos pagar isto com língua de palmo.

Ficam algumas perguntas que nunca vi respondidas e algumas delas inclusive nunca terão sido publicamente feitas:
....

Essas são perguntas válidas que eu próprio questionei atrás. E as respostas?
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Re: Gasoduto Ibérico

por Cem pt » 23/10/2022 17:43

De facto tudo parece indicar que este projeto "a la Costa", com o beneplácito do PS (porque será que só os socialistas esfregam as mãos de contentes?), vai ser mais um sorvedouro como tem sido por exemplo a Tap, em que todos nós contribuintes vamos pagar isto com língua de palmo.

Ficam algumas perguntas que nunca vi respondidas e algumas delas inclusive nunca terão sido publicamente feitas:

- Porque motivo vai Portugal comparticipar num projeto de gasoduto especial (para gás natural e hidrogénio verde) se Portugal é importador de gás natural e o hidrogénio verde é ainda uma miragem que nem sequer se sabe se alguma vez irá substituir o gás natural, tendo em conta a evolução rápida de pesquisa em fontes de energias alternativas?

- O primeiro-ministro disse que o investimento de Portugal do gasoduto vai ser perto de 300 milhões de Euros para ligar Celorico da Beira a Zamora em Espanha. Isto levanta várias questões:

1) O gasoduto atual que liga Sines, o único local apropriado para depósito subterrâneo de GNL (gás natural líquido e não gás natural em vapor, que é o que os gasodutos transportam), até Celorico da Beira só é adequado para transportar o gás em estado gasoso, havendo necessidade de tratamento adequado de custos adicionais que passam por plantas de aquecimento à saída dos depósitos de GNL para transformar o GNL em gás gasoso transportável por gasoduto, obrigando à eliminação da água por aquecimento e sua transformação e eliminação do respetivo vapor de água. Alguém falou deste custo adicional? Não. Paga Zé!

2) Ao passo que o gás que vem da Argélia em gasoduto passa diretamente para a rede espanhola sempre em gás vapor sem necessidade de passar pelos custos de transformação em GNL (que é a única forma dos navios metaneiros o poderem transportar). Como conseguirá o gás "português" competir com o gás "espanhol" se este não necessita de custos adicionais de transformação do GNL em gás natural em estado gasoso? Já nem falo das perdas em linha e da volta maior que o gás teria de dar para vir da Argélia, chegar a Espanha, derivar para Portugal e voltar de novo a Espanha, não faz sentido nenhum! Este negócio só interessa à Espanha.

3) Alguém já se interrogou que é necessário construir novo gasoduto reforçado especial entre Sines e Celorico da Beira porque o atual só serve para transportar gás natural gasoso? Na verdade o atual gasoduto existente é permeável ao hidrogénio, que se perde para o exterior durante o transporte! Daí a necessidade de novas canalizações bastante mais reforçadas que as atuais existentes, e bastante mais caras por km. Alguém falou deste novo custo adicional? Não. Paga Zé!

4) A regra geral de investimentos públicos em zonas intercomunitárias é a de cada Estado promover os projetos, expropriações e custos de execução no seu próprio país. Porque carga de água vem o primeiro-ministro dizer que Portugal vai ter de assumir os custos do investimento até Zamora, que fica em Espanha? Outro mistério e novos custos adicionais. Paga Zé!

5) Alguém ouviu os espanhóis falar num projeto de gasoduto entre Zamora e Barcelona, que nunca existiu nem provavelmente irá existir? Para quê precisam os espanhóis dessa ligação se já têm uma rede de gasodutos muito desenvolvida e possuem um terminal em Barcelona com mais do triplo da capacidade de Sines e tendo em conta que o gasoduto da Argélia para Espanha desemboca numa data de cidades espanholas, incluindo Barcelona? Quem vai pagar o frete dos custos entre Zamora e Barcelona? Vocês estão mesmo a ver os espanhóis a assumir custos brutais para beneficiar Portugal, não estão? Esperem pelas desculpas de nuestros hermanos e, pois claro, o gasoduto do Costa vai ser uma miragem...

6) Finalmente, falemos dos benefícios. Alguém faz até agora um estudo de custos / benefícios deste projeto megalómano? Não. Nem pode haver porque se for feito tal estudo à data presente a conclusão é mais que óbvia: o hidrogénio verde é mais caro que o gás natural e portanto este projeto não tem nenhuma viabilidade porque ninguém compra na Europa hidrogénio verde que venha da Península Ibérica, que além do mais tem de incluir no seu preço o transporte por gasoduto e a amortização dos custos do investimento do gasoduto, se ao lado houver alguém a oferecer um preço mais barato por outra energia alternativa. E porque motivo alguém acredita que o hidrogénio verde está destinado a ser a energia que vai substituir o gás natural, se nem os próprios especialistas energéticos europeus acreditam nisso? Por magia, como vão baixar no futuro os custos de produção do hidrogénio? Só alucinados poderiam pensar tal cenário. E porque motivo só os socialistas portugueses andam entusiasmados com esta perspectiva, acham que é por acreditarem nas potencialidades e baixa de custos futuros do hidrogénio? Não me façam rir!

7) E já agora, se por acaso algum dia este projeto for para a frente: quem vai cobrar o gás transportado, seja gás natural ou hidrogénio verde, como vão pagar os custos dos investimentos, quem vai assumir esses custos (EU, ou contribuintes portugueses, ou ambos) e quais os benefícios que Portugal vai extrair deste projeto fantasma (porque os custos vão ser de tal forma gigantescos, em comparação com os dos espanhóis, que se vendermos a preço igual ao dos nuestros hermanos é mais que certo que o preço da venda vai ser inferior ao preço do custo) ? Ou seja, preparem-se porque todos os anos teremos de injetar mais e mais dinheiro para pagar não só a amortização dos custos do projeto, como o diferencial dos prejuízos entre o preço de venda final exportável ( se tivermos capacidade de injetar algumas sobras daquilo que Portugal consome no novo gasoduto!) e o preço de custo que vai ser superior, porque têm de somar ao custo todas aquelas alcavalas que mencionei atrás. Vamos ter uma nova TAP para somar subsídios todos os anos para tapar os prejuízos, só que desta vez subterrânea, paga Zé!

E muitas mais questões poderiam aqui ser aqui levantadas, mas para já fico-me por aqui. Simplesmente indignado na forma como uns políticos que se dizem responsáveis podem estabelecer um acordo de centenas de milhões, ou se calhar milhares de milhões, e endividar à vontade para o futuro incerto as populações que os elegeram, sem saberem se o projeto é viável, quanto custa e se toda esta mistela faz algum sentido comercial em sistema de concorrência, é preciso muita lata! E o Presidente, em quem eu ainda mantinha alguma esperança, aplaude, enfim, temos o que merecemos... :wall:
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por PC05 » 23/10/2022 15:21

NirSup Escreveu:Caro Amigo PC05,
Eu penso pela minha cabeça e não pela cabeça dos outros. Claro que aquilo que escrevo está sustentado em factos conhecidos. E depois cabe a mim retirar as devidas ilações:
1. A Galp tem um contrato com a Nigéria de compras a longo prazo (TAKE OR PAY ) a preços mais baixos do que o preço do mercado. É do conhecimento público.
2. O Galamba deslocou-se à Nigéria com o CEO da Galp para tentar forçar a Nigéria a cumprir o contrato em vigor (isto aconteceu em Agosto/Setembro e já nessa altura a Nigéria tinha falhado alguns fornecimentos)
3. Claro que a Nigéria não quer nem vai cumprir o contrato se os preços do GNL se mantiverem a estes preços. Arranjam as desculpas mais esfarrapadas (e nisso até podem aprender com a Rússia).
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O problema das tuas ilações está na falta de imparcialidade........ tendem sempre para o mesmo lado quando envolve a galp!
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 23/10/2022 15:18

Caro Amigo PC05,
Eu penso pela minha cabeça e não pela cabeça dos outros. Claro que aquilo que escrevo está sustentado em factos conhecidos. E depois cabe a mim retirar as devidas ilações:
1. A Galp tem um contrato com a Nigéria de compras a longo prazo (TAKE OR PAY ) a preços mais baixos do que o preço do mercado. É do conhecimento público.
2. O Galamba deslocou-se à Nigéria com o CEO da Galp para tentar forçar a Nigéria a cumprir o contrato em vigor (isto aconteceu em Agosto/Setembro e já nessa altura a Nigéria tinha falhado alguns fornecimentos)
3. Claro que a Nigéria não quer nem vai cumprir o contrato se os preços do GNL se mantiverem a estes preços. Arranjam as desculpas mais esfarrapadas (e nisso até podem aprender com a Rússia).
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Re: Gasoduto Ibérico

por PC05 » 23/10/2022 14:59

NirSup Escreveu:C'est la Vie!

Portugal (Galp) importava (importa) gás barato da Nigéria. E o SONHO do Costa (e da sua comandita com fortes ligações à Galp) era importar gás barato da Nigéria e vendê-lo caro à Alemanha e aos Países Baixos. Uma chicoespertice à portuguesa. Saloios! Só que esse sonho virou pesadelo. A Nigéria não DROME. E quer ser ela a ganhar o dinheiro que a Galp deixou de ganhar.
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Tens alguma evidencia que sustente o que escreves ou é apenas mais uma laracha tua?!
Todos conhecemos o teu odeio de estimação à galp ......
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 23/10/2022 13:50

C'est la Vie!

Portugal (Galp) importava (importa) gás barato da Nigéria. E o SONHO do Costa (e da sua comandita com fortes ligações à Galp) era importar gás barato da Nigéria e vendê-lo caro à Alemanha e aos Países Baixos. Uma chicoespertice à portuguesa. Saloios! Só que esse sonho virou pesadelo. A Nigéria não DROME. E quer ser ela a ganhar o dinheiro que a Galp deixou de ganhar.
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Re: Gasoduto Ibérico

por ASimoes » 23/10/2022 13:27

BearManBull Escreveu::arrow: Uma decisão politica, que deveria ser um consenso de engenharia

Que mundo este! Reúnem-se 3 políticos e decidem gastar toneladas de euros numa obra que é fundamentada mais em vontades politicas do que propriamente numa necessidade.

Em apenas algumas semanas o conceito do projecto muda por completo, o que demonstra bem que se estão marimbando para os aspectos técnicos.

:arrow: Um gasoduto a ligar Barcelona a Marselha

Isto devia ter direito a um galardão de estupidez do ano.

Um gasoduto sub aquático que vai demorar pelo menos 5 anos de obra. Para transportar gás que chega por navio? Ou para transportar H2 que chega a Barcelona de comboio?

:arrow: Os gasodutos que transportam gás natural não são completamente compatíveis com H2

“As tubagens que existem na rede de transporte [do gás natural] são permeáveis à saída do hidrogénio, não servem. Não se consegue injetar mais do que 10% – no máximo 15% – de hidrogénio numa mistura de gás natural. Para transportar o hidrogénio puro tem de ser uma tubagem completamente diferente”, garante.

Pois para transportar H2 é necessário pelo menos adaptar a infraestrutura.

:arrow: Aposta no H2 sem existir o mínimo de maturidade da tecnologia

Portanto dizem eles que isto é para uma rede de H2.
Um projeto de uma magnitude faraónica para uma tecnologia ainda sem qualquer provas dadas.






Moral da história: este projecto não vai avançar. O mais provável é que seja tudo posto na gaveta principalmente se a recessão bater à porta.

Claro, intitula-se de " Sonhos " !!! Há Gás, na margem Sul do Mediterrâneo; Barcelona, tem Portos para Gás !!! Nigéria, bem longe de e como exemplo a falha atual, por circunstâncias adversas! Em suma todos têm direito a megalomanias !
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
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Re: Gasoduto Ibérico

por Masterchief » 23/10/2022 12:52

Alguém me explica qual é a fixação do kosta (e PS em geral) em construção de Gasodutos e outras obras megalómanas, caras e completamente inúteis para o futuro do pais? Não acredito que seja apenas uma questão de incompetência, embora também seja. O que é que me está a escapar?
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Re: Gasoduto Ibérico

por NirSup » 22/10/2022 20:10

Oportunidade para Sines?

Com este acordo não faz qualquer sentido o alargamento/aumento da capacidade do Terminal de Sines. O Terminal de Sines servirá para acautelar o abastecimento de gás do país. E nada mais. A capacidade atual já cumpre esse desiderato. E irá sofrer uma concorrência feroz de Espanha quando a interligação de Celorico da Beira e Zamora (CelZa) estiver concluída.

Espanha adquire gás natural a preços muito competitivos e Portugal em geral e Sines em particular irão sofrer com os preços de gás natural de Espanha. Há muito gás natural no mundo. Se há coisa que não irá faltar no futuro é gás natural. Um dia destes está ao preço da uva mijona. Esperem para ver.

Com este acordo Portugal ganhou mais uma interligação elétrica. Estavam previstas três. Ficou uma. Mas como diz o povo e com razão: mais vale uma na mão do que três a voar. Et voilà!
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Re: Gasoduto Ibérico

por PC05 » 22/10/2022 17:15

Oportunidade para Sines

O volume atualmente importado por Sines, cerca de 6 bcm/ano, está muito perto da sua máxima capacidade, não por incapacidade do terminal de GNL, mas pela limitação da rede de transporte, a qual poderia ser ultrapassada com a construção de uma estação de compressão (prevista para a zona do Carregado). Por comparação, Espanha tem 20 estações de compressão para uma área que é cerca de 5 vezes superior à de Portugal.

Para Sines poder contribuir para o esperado aumento da importação de GNL pela UE, estimado em 60 bcm/ano a médio prazo, é necessário, para além do investimento nas infraestruturas em Portugal, assegurar a interligação entre Espanha e França, que tem sido recusada pela segunda. Contudo, começa a haver sinais por parte da UE que este projeto possa agora avançar.

Num cenário otimista, a Península Ibérica poderá aumentar a sua produção em 30 bcm/ano e Sines captar 20% desse aumento, assim duplicando a sua capacidade para 12 bcm/ano.


https://www.transportesenegocios.pt/gnl ... ara-sines/
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