Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O melhor é fugir das ações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O melhor é fugir das ações

por Panchito » 27/10/2022 15:04

Pedro882 Escreveu:Nesta matéria, é melhor seguir uma estratégia, ser capaz de esperar e não ceder às emoções.


:clap: :clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: O melhor é fugir das ações

por Celsius-reloaded » 27/10/2022 13:45

volvista Escreveu:Os riscos estão todos aí com o aumenro agora do Covid 19 e das suas variante. A guerra é uma incógnita assim como os intervenientes, as taxas de juros, o credito mal parado, Acredito que no fim de isto resolvido será a ideial altura para entrar longo nos Mercados. O problema é precisamente saber Quando?!


Quando isso tudo estiver resolvido já o mercado está bull há mto tempo. :wink:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: O melhor é fugir das ações

por Pedro882 » 27/10/2022 13:19

Nesta matéria, é melhor seguir uma estratégia, ser capaz de esperar e não ceder às emoções. É importante entender a psicologia aqui. Uma vez escrevi um trabalho sobre psicologia humana. As dicas que encontrei aqui ajudaram-me muito.
Editado pela última vez por Pedro882 em 5/6/2023 11:35, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5
Registado: 26/10/2022 22:29

Re: O melhor é fugir das ações

por volvista » 26/10/2022 17:11

Os riscos estão todos aí com o aumenro agora do Covid 19 e das suas variante. A guerra é uma incógnita assim como os intervenientes, as taxas de juros, o credito mal parado, Acredito que no fim de isto resolvido será a ideial altura para entrar longo nos Mercados. O problema é precisamente saber Quando?!
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: O melhor é fugir das ações

por AlfaTrader » 24/10/2022 17:05

traderh Escreveu:Neste momento temos navigator, edp, galp e sonae com uma media arredondada para cima de 5% nos dividendos, 4 empresas consistentes nos seus lucros.
É comprar e esperar.


Falta aí a REN, mesmo baixando o dividendo desde 2021 para 15,4 cêntimos, ao preço do fecho hoje, dá 6.1%

AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: O melhor é fugir das ações

por traderh » 24/10/2022 16:32

Neste momento temos navigator, edp, galp e sonae com uma media arredondada para cima de 5% nos dividendos, 4 empresas consistentes nos seus lucros.
É comprar e esperar.
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: O melhor é fugir das ações

por mav888 » 24/10/2022 15:22

Panchito Escreveu:
santinati Escreveu:Só vejo profetas da desgraça!
Quem tem medo sai dos mercados, mas deixem os outros em paz!
Bons negócios!

:clap: :clap: :clap: :clap:


Quem tem medo que venda e saía.
Se durante a crise de 2008 não vendi não são umas quedas de 20% que assustam.

Sempre que falo com pessoas que querem investir em bolsa lhes digo que quedas de 50% são normais, se não são capazes de as aguentar que não entrem nisto.

Não me preocupa nada o que a bolsa vai fazer nos próximos 2/3 anos, a minha visão é a muito mais largo prazo.




"O assunto é muito simples, o dinheiro se ganha nos mercados baixistas, agora é o momento de comprar essas magníficas empresas que sempre nos pareceram caras.
Quem não entendeu isto não entendeu nada."

Howard Marks


Desculpem se ofendi alguém! :lol:

Analisando o que escrevi e estas respostas, estamos sintonizados e não vejo desgraça nenhuma. :-k Ora, eu apenas disse que na minha visão os mercados irão continuar a descer, não falei em fim do mundo nem em desgraça, em contrapartida vocês falam em investimentos de longo prazo e tranquilidade relativamente às descidas.

Tudo Ok, só não percebi o "deixem os outros em paz"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: O melhor é fugir das ações

por Pata-Hari » 24/10/2022 10:55

Panchito Escreveu:"Muito mais dinheiro foi perdido por investidores se preparando para correções, ou tentando antecipar correções, que nas próprias correções."

Peter Lynch


Bela citação!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: O melhor é fugir das ações

por ParaCima » 23/10/2022 23:32

rapaziada, vamos lá ver se consigo explanar o meu ponto de visto.

no dia 03/02/2020, considerando que a pandemia começou no primeiro dia de mercado de fevereiro/2020, o es cotava na abertura 3235,66 pontos.

passados 2 anos e apos um queda de 22% continuamos com uma valorização de 16% face ao inicio do mês de fevereiro/2020.

se considerarmos que o es tem uma valorização média de 8% ao ano, ent estamos bem... mas na realidade não estamos, porque as taxas de juro estão a subir brutalmente, não por causa da inflação, mas sim, pela impressão louca de dinheiro que fez este bull market secular. estamos perante a maior inflação dos 30 e tal anos nos USA, certo? qual a taxa de dividendos do es? qual a taxa de juro das bonds americanas a 10 anos? para mim as bonds a 10 anos sao a referÊncia do retorno sem risco. com a subida de juros quantas empresas vao á falência? quantas não vao cumprir com as sus responsabilidades perante fornecedores, clientes e empregados? quantas vão deixar de comprar acções proprias recorrendo a emprestimos? enfim, quantas...

não faço ideia se vai aos 500,1000,1500,2000, 2500 ou 3000, mas olhando para todos os fatores, não é lógica dizer que vamos ficar pelos máximos pré-covid.

qual a solução? comprar empresas sem prazo médio de recebimento e sem dividas. muita atenção ao crescimentos do activos correntes... quando não consegues vender, aumentas o inventario ou reduzes na produçao.

empresas com p/s elevados, PB superior a 2,5, empresas com emissão de acções. não se recomendam nunca. existem excepções, mas em empresas com boa dimensão é com uma marca fortissima, obviamente que falo de marcas como o google, microsoft, coca-cola... marcas globais e não marcas de nicho.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: O melhor é fugir das ações

por Panchito » 23/10/2022 18:09

santinati Escreveu:Só vejo profetas da desgraça!
Quem tem medo sai dos mercados, mas deixem os outros em paz!
Bons negócios!

:clap: :clap: :clap: :clap:


Quem tem medo que venda e saía.
Se durante a crise de 2008 não vendi não são umas quedas de 20% que assustam.

Sempre que falo com pessoas que querem investir em bolsa lhes digo que quedas de 50% são normais, se não são capazes de as aguentar que não entrem nisto.

Não me preocupa nada o que a bolsa vai fazer nos próximos 2/3 anos, a minha visão é a muito mais largo prazo.




"O assunto é muito simples, o dinheiro se ganha nos mercados baixistas, agora é o momento de comprar essas magníficas empresas que sempre nos pareceram caras.
Quem não entendeu isto não entendeu nada."

Howard Marks
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: O melhor é fugir das ações

por ASimoes » 23/10/2022 13:20

Bom Domingo ! 8-)
Pessimismo :-k :!: :wink: :?: Dividendos são um refúgio, em relação às Contas Ordem, Depósitos a Prazo :!:
Apenas a Seleção das que, pagam mais € de Valores :roll:
Aqui o velhadas =; :-k Apostou, em Ouro e Saúde USA, além das Energias EU :-"
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: O melhor é fugir das ações

por Marco Martins » 23/10/2022 12:36

Penaforte Escreveu:
Se pode acontecer? Claro que pode. Mas é sempre bom pensar com a cabeça, e não com o coração. Pelo menos é o que tento fazer, pois também eu cometo muitos erros quando me deixo levar por elas.


Sim, pensar com a cabeça e não com o coração é o principal.
Tal como muitas vezes dizem aqui no fórum, o principal é seguir uma estratégia.
Haver quem seja negativo ou positivo haverá sempre, por isso ter uma estratégia é tão importante.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: O melhor é fugir das ações

por Penaforte » 23/10/2022 11:34

santinati Escreveu:Só vejo profetas da desgraça!
Quem tem medo sai dos mercados, mas deixem os outros em paz!
Bons negócios!


O mercado é assim, apesar de cada vez mais automatizado, ainda há muita componente humana, emoções, extremos.

Por exemplo, um tópico destes no final de 2021 faria todo o sentido, mas nessa altura as emoções estavam ao rubro, na euforia. Mesmo vendo agora que os principais índices tiveram uma subida de 50% quase sem respirar, em 2 anos, e muitas ações valorizaram 2x, 5x, 10x, e até mais, em alguns casos do hype, a maioria queria entrar e descobrir a nova multi-bagger.
Agora que os índices já levaram um corte de quase 30%, e muitas ações estão perto de níveis pré-Covid, a emoção fala de fugir delas a 7 pés.
Surgem as ideias de manipulação, os curtos a incendiar o mercado, o fim do mundo aí à porta e os índices a regressar a valores de 2016.

Se pode acontecer? Claro que pode. Mas é sempre bom pensar com a cabeça, e não com o coração. Pelo menos é o que tento fazer, pois também eu cometo muitos erros quando me deixo levar por elas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: O melhor é fugir das ações

por santinati » 22/10/2022 19:08

Só vejo profetas da desgraça!
Quem tem medo sai dos mercados, mas deixem os outros em paz!
Bons negócios!
 
Mensagens: 176
Registado: 29/11/2007 1:34
Localização: 14

Re: O melhor é fugir das ações

por Lusitanus » 21/10/2022 16:52

Em 22/02/2022:

Lusitanus Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Rússia anuncia retirada dos seus diplomatas da Ucrânia

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/r ... da-ucrania

Para mim, o sinal mais claro, até agora, de que os russos planeiam uma intervenção "alargada" na Ucrânia ... :(

FUJAM DA BOLSA!!!

Mais dois factos:

- A Rússia recusou retirar as suas tropas da Bielorrússia.
- A Rússia, ao reconhecer a independência das intituladas "Repúblicas" da região de Donbass, reconheceu as fronteiras dessas
"Repúblicas" tal como são declaradas pelas milícias separatistas dessas Repúblicas, ou seja, a Rússia prepara-se para conquistar os dois terços da região de Donbass que ainda são controlados pelo exército ucraniano.

É mais do que evidente que vai haver guerra. A Rússia vai invadir território atualmente controlado pelo exército ucraniano.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: O melhor é fugir das ações

por J_Investidor » 21/10/2022 16:00

mav888 Escreveu:
BearManBull Escreveu:Já vem tarde... o bear market está prestes a celebrar 1 ano.

Será que é o inicio do mais longo bear market da história? :twisted:


Eu diria que estamos em tendência negativa (Bear Market) há menos de 6 meses... :-k

...isto depois de cerca de 50 meses de subida !!! \:D/

Um dos principais erros durante um Bear Market é achar que já desceu tanto que já não pode descer mais ! :wall:

Neste momento os mercados perderam em média sensivelmente 30% do valor máximo, diria que historicamente até aqui é um Bear Market Soft. :?

Não tenho bola de cristal mas estou convicto que o SP500 vai fazer uma visitinha à zona dos 2000/2500 pontos :idea:

6 meses? O inicio do Bear é o dia seguinte ao último máximo. Pelo menos vejo assim. Logicamente que nessa altura não se sabe, só depois...
Numa de bola de cristal, acredito que uma ida aos 3375/3400 é muito provável, que é coincidente com o ultimo topo antes do Covid.
Se cair mais, acredito que não irá abaixo dos 3000pts.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: O melhor é fugir das ações

por mav888 » 21/10/2022 15:52

BearManBull Escreveu:Já vem tarde... o bear market está prestes a celebrar 1 ano.

Será que é o inicio do mais longo bear market da história? :twisted:


Eu diria que estamos em tendência negativa (Bear Market) há menos de 6 meses... :-k

...isto depois de cerca de 50 meses de subida !!! \:D/

Um dos principais erros durante um Bear Market é achar que já desceu tanto que já não pode descer mais ! :wall:

Neste momento os mercados perderam em média sensivelmente 30% do valor máximo, diria que historicamente até aqui é um Bear Market Soft. :?

Não tenho bola de cristal mas estou convicto que o SP500 vai fazer uma visitinha à zona dos 2000/2500 pontos :idea:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: O melhor é fugir das ações

por Marco Martins » 21/10/2022 12:34

ASimoes Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Para o bom investidor, há sempre duas hipóteses... ou aposta nas subidas ou nas descidas...
O problema é sempre "saber ser um bom investidor" :) e ter um pouco de sorte à mistura não faz mal a ninguém...

:roll: É um facto !!! :-k Contudo e dados Dividendos de uma Empresa, onde se usufrui de, percentagem melhor no Capital, investido :-k
Tenho estado nessa, em curto. Mas a inconstânCIA da Guerra, entre USA e Rússia, em campo alheio :-" :idea: :!: :?: Vai lá, vai !!! 8-)


Sim, acredito que nos próximos tempos exista uma pressão grande nos títulos, pois com o final do ano, normalmente são feitos investimentos e novos pacotes de títulos para o próximo ano, pelo que associado à incerteza do cenário de guerra e do impacto ao aumento da energia que irá chegar aos consumidores, poderá diminuir a procura e perspectivas de crescimento, fazendo os price targets baixarem.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: O melhor é fugir das ações

por ASimoes » 21/10/2022 12:16

Marco Martins Escreveu:Para o bom investidor, há sempre duas hipóteses... ou aposta nas subidas ou nas descidas...
O problema é sempre "saber ser um bom investidor" :) e ter um pouco de sorte à mistura não faz mal a ninguém...

:roll: É um facto !!! :-k Contudo e dados Dividendos de uma Empresa, onde se usufrui de, percentagem melhor no Capital, investido :-k
Tenho estado nessa, em curto. Mas a inconstânCIA da Guerra, entre USA e Rússia, em campo alheio :-" :idea: :!: :?: Vai lá, vai !!! 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: O melhor é fugir das ações

por Marco Martins » 21/10/2022 12:02

Para o bom investidor, há sempre duas hipóteses... ou aposta nas subidas ou nas descidas...
O problema é sempre "saber ser um bom investidor" :) e ter um pouco de sorte à mistura não faz mal a ninguém...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: O melhor é fugir das ações

por ASimoes » 21/10/2022 10:51

Plenamente de, acordo :!: Recordando de que nalgumas, os Dividendos, são interessantes :mrgreen:
:clap: Acionista, é ser dono de :idea:
Bom fim de semana 8-)

J_Investidor Escreveu:"O economista Nouriel Roubini, famoso pelas suas previsões negativas - que lhe valeram mesmo a alcunha de "Dr. Doom" (profeta da desgraça)"


Eu cá, vou reforçando as minhas posições de LP e não pensar muito na desvalorização que possa ocorrer.

Mas também não uso dinheiro que preciso para comer em investimentos.

Sempre existiram e irão existir pessoas que têm uma visão negativa e outros positiva sobre o comportamento das ações. Uma coisa acho certa, os preços atuais de algumas ações e índices já serão preços interessantes para investimentos de LP. No curto prazo, talvez ainda haja novos mínimos, mas isso até pode ser bom para quem quer aumentar posições.

Cumprimentos
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: O melhor é fugir das ações

por Panchito » 21/10/2022 1:13

"Muito mais dinheiro foi perdido por investidores se preparando para correções, ou tentando antecipar correções, que nas próprias correções."

Peter Lynch
 
Mensagens: 88
Registado: 5/8/2016 23:06

Re: O melhor é fugir das ações

por Pmart 1 » 20/10/2022 23:52

Bem ele repete ou melhor vai dando diversas versões ao longo dos últimos anos.

Como tal só me lembro de dizer está mais próximo de acertar , ou então....

Acaba a guerra e começa novo ciclo , bem tenho de ver outras bolas de cristal ....
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: O melhor é fugir das ações

por BearManBull » 20/10/2022 23:31

Já vem tarde... o bear market está prestes a celebrar 1 ano.

Será que é o inicio do mais longo bear market da história? :twisted:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: O melhor é fugir das ações

por J_Investidor » 20/10/2022 22:40

"O economista Nouriel Roubini, famoso pelas suas previsões negativas - que lhe valeram mesmo a alcunha de "Dr. Doom" (profeta da desgraça)"


Eu cá, vou reforçando as minhas posições de LP e não pensar muito na desvalorização que possa ocorrer.

Mas também não uso dinheiro que preciso para comer em investimentos.

Sempre existiram e irão existir pessoas que têm uma visão negativa e outros positiva sobre o comportamento das ações. Uma coisa acho certa, os preços atuais de algumas ações e índices já serão preços interessantes para investimentos de LP. No curto prazo, talvez ainda haja novos mínimos, mas isso até pode ser bom para quem quer aumentar posições.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cibernautix, iniciado1, J.f.vieira, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 228 visitantes