Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Como Declarar IRS 2021 2022

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Como Declarar IRS 2021 2022

por 654235 » 3/5/2022 13:09

Pata-Hari Escreveu:Sim, não sei responder à dúvida no preenchimento. Eu própria me vejo grega todos anos para acertar o meu!

Quanto ao certificado de residência fiscal, é isso mesmo. Se o banco fizer o correcto tratamento, simplesmente lança os movimentos com a taxa de acordo da dupla tributação.

Obrigado.
- Confirmas que para Espanha, a redução da dupla tributação é apenas 4% ? 19% taxa espanhola / 15 % acordo dupla tributação
- Mesmo entregando esse certificado, no caso do teu banco, tem algum custo ?
Youtube
@PMSInvestments

Registado: 10/4/2006 13:55

por Pata-Hari » 4/5/2022 20:12

não conheço as taxas do ADT espanhol. No BPI, se qualquer custo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por 654235 » 4/5/2022 21:11

Pata-Hari Escreveu:não conheço as taxas do ADT espanhol. No BPI, se qualquer custo.

Sem qualquer custo no BPI ?
Falei para esse banco e informaram que são 40 eur
No Santander são 78 eur
Youtube
@PMSInvestments

por frneto22 » 4/5/2022 22:04

654235 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Sim, não sei responder à dúvida no preenchimento. Eu própria me vejo grega todos anos para acertar o meu!

Quanto ao certificado de residência fiscal, é isso mesmo. Se o banco fizer o correcto tratamento, simplesmente lança os movimentos com a taxa de acordo da dupla tributação.

Obrigado.
- Confirmas que para Espanha, a redução da dupla tributação é apenas 4% ? 19% taxa espanhola / 15 % acordo dupla tributação

Relativamente aos dividendos de empresas Espanholas tenho recebido 15% do valor tributado em Espanha. Ou seja o imposto total fica em 32% (28+4). Preencho o anexo J, campo 8A.

Registado: 29/1/2019 22:05

por 654235 » 4/5/2022 22:10

frneto22 Escreveu:
654235 Escreveu:

Obrigado.

Relativamente aos dividendos de empresas Espanholas tenho recebido 15% do valor tributado em Espanha. Ou seja o imposto total fica em 32% (28+4). Preencho o anexo J, campo 8A.

recebes 15% ??? estive a ler o diário da republica e pessoa singular é tributado a 15%, se assinar o acordo de dupla tributação. Sendo 19% o imposto em Espanha, só recebes 4% do valor pago em Espanha.
Estás a falar do que recebes em reembolso de IRS...isso nada tem a ver com o que estamos a falar... o que recebes é fazendo englobamento de todos os rendimentos e acertando tudo o que pagaste ou retiveste durante o ano...
Eu estou a falar do que banco devolve ao cliente uns meses depois dos dividendos serem pagos, se tiveres assinado o acordo de dupla tributação
Youtube
@PMSInvestments

por Goya777 » 4/5/2022 22:39

Eu já recebo líquido com retenção de apenas 15% para dividendos espanhóis. Ou 19% e os 15% são os franceses...

Registado: 17/7/2014 22:33

por 654235 » 5/5/2022 0:02

Goya777 Escreveu:Eu já recebo líquido com retenção de apenas 15% para dividendos espanhóis. Ou 19% e os 15% são os franceses...

porque assinaste o acordo de dupla tributação...recebeste 4% do banco...
tiveste de pagar quanto ao banco ? tem de compensar...tens de ter um rendimento muito grande
Youtube
@PMSInvestments

por Goya777 » 5/5/2022 0:08

654235 Escreveu:
Goya777 Escreveu:Eu já recebo líquido com retenção de apenas 15% para dividendos espanhóis. Ou 19% e os 15% são os franceses...

porque assinaste o acordo de dupla tributação...recebeste 4% do banco...
tiveste de pagar quanto ao banco ? tem de compensar...tens de ter um rendimento muito grande

Nunca assinei nada. Mas certamente será por eu ser não residente fiscal en Portugal. É a única explicação. Retém o normal na fonte. Em PT 28%

Registado: 17/7/2014 22:33

por NirSup » 29/5/2022 22:25

Anexo G e Anexo J. Contabilização das Menos-Valias.

Vendi, em 2021, Farfetch em duas contas: uma da CGD e outra da Degiro.
Incluir as vendas da Farfetch realizadas na conta da CGD no Anexo G não levantará grandes objeções (entidade pagadora/liquidadora sedeada em Portugal). Aliás, as vendas feitas na conta da CGD já estão pré-preenchidas pela AT no Anexo G. Portanto, questão resolvida.
Quanto às vendas feitas da Farfetch, através da Degiro, parece-me a mim que deverão ser incluídas no Anexo J ((entidade pagadora/liquidadora sedeada no estrangeiro. Pese embora a Degiro tenha uma sucursal em Portugal).
Isto até poderá ser considerado como estar a discutir o sexo dos anjos não fosse o caso de a liquidação ser diferente: as Menos-Valias constantes do Anexo J são fiscalmente contabilizadas de modo distinto.
Fazendo duas simulações, uma incluindo todas as vendas no Anexo G e outra distribuindo as vendas pelo Anexo G e pelo Anexo J, a liquidação do montante de imposto a receber é diferente. O que quanto a mim não faz sentido.
Admito estar a ver mal as coisas, mas estou/estava convencido que as Menos-Valias do Anexo J se compensavam com as Mais-Valias do Anexo G. Pelos vistos não é bem assim ou então estou a laborar nalgum erro.
Agradecia, por isso, que alguém, que se tenha confrontado com esta questão, me elucide, se para tal estiver disponível.
E qual é a melhor alternativa? Preencher apenas o Anexo G com todas as vendas com um montante de imposto a receber maior ou preencher os 2 Anexos (G e J) com um montante de imposto a receber menor?
Este é o meu dilema.
Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento.
By Nirvana
Why 99% of the technical analysis you guys see on the internet is complete bullshit? ( r/wallstreetbets)

Registado: 29/4/2014 15:34

por rg7803 » 29/5/2022 23:00

NirSup Escreveu:Anexo G e Anexo J. Contabilização das Menos-Valias.

Vendi, em 2021, Farfetch em duas contas: uma da CGD e outra da Degiro.
Incluir as vendas da Farfetch realizadas na conta da CGD no Anexo G não levantará grandes objeções (entidade pagadora/liquidadora sedeada em Portugal). Aliás, as vendas feitas na conta da CGD já estão pré-preenchidas pela AT no Anexo G. Portanto, questão resolvida.
Quanto às vendas feitas da Farfetch, através da Degiro, parece-me a mim que deverão ser incluídas no Anexo J ((entidade pagadora/liquidadora sedeada no estrangeiro. Pese embora a Degiro tenha uma sucursal em Portugal).
Isto até poderá ser considerado como estar a discutir o sexo dos anjos não fosse o caso de a liquidação ser diferente: as Menos-Valias constantes do Anexo J são fiscalmente contabilizadas de modo distinto.
Fazendo duas simulações, uma incluindo todas as vendas no Anexo G e outra distribuindo as vendas pelo Anexo G e pelo Anexo J, a liquidação do montante de imposto a receber é diferente. O que quanto a mim não faz sentido.
Admito estar a ver mal as coisas, mas estou/estava convencido que as Menos-Valias do Anexo J se compensavam com as Mais-Valias do Anexo G. Pelos vistos não é bem assim ou então estou a laborar nalgum erro.
Agradecia, por isso, que alguém, que se tenha confrontado com esta questão, me elucide, se para tal estiver disponível.
E qual é a melhor alternativa? Preencher apenas o Anexo G com todas as vendas com um montante de imposto a receber maior ou preencher os 2 Anexos (G e J) com um montante de imposto a receber menor?
Este é o meu dilema.
Agradeço, desde já, qualquer esclarecimento.
By Nirvana

nirsup mas quando preenches o anexo J e corres a simulação ele dá-te um valor apurado? é que eu tenho ideia que o simulador, caso seja preenchido esse anexo, náo a faz

outro aspecto curioso do teu comentário tem a ver como fazes a particção do que vai para o G e para o J; eu no G até agora só lanço operações de entidades portuguesas, independentemente de serem acções ou obrigações; tudo o resto tenho sempre lançado no J

eu tenho uma conta na Carregosa, na GoBulling há anos e tenho a certeza que no documento que enviam anualmente sempre fizeram essa distribuição, tugas para o G o resto para o J, daí seguir esse modelo desde sempre
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por MCMAD1977 » 29/5/2022 23:09

Tive vendas nos EUA em 2021 e coloquei tudo no G. Já com reembolso na conta.

Adicionalmente o pre preenchimento pelas finanças também foi tudo no G.

Ações negociadas via Banco Best e AtivoBank.

Registado: 25/2/2008 17:23

por NirSup » 29/5/2022 23:16

rg7803 Escreveu:nirsup mas quando preenches o anexo J e corres a simulação ele dá-te um valor apurado? é que eu tenho ideia que o simulador, caso seja preenchido esse anexo, náo a faz

Tens razão. Não faz. Mas passa essa parte à frente e imagina que faz.
Não me perguntes como é que eu fiz, mas fiz as contas e garanto-te que as contas (simulação) estão bem feitas. E dão valores diferentes.
Por isso, todos os que preencheram os dois Anexos, com Mais-Valias no Anexo G e Menos-Valias no Anexo J, devem estar atentos a isto. É um aviso.
By Nirsup
Why 99% of the technical analysis you guys see on the internet is complete bullshit? ( r/wallstreetbets)

por NirSup » 29/5/2022 23:25

MCMAD1977 Escreveu:Tive vendas nos EUA em 2021 e coloquei tudo no G. Já com reembolso na conta.
Adicionalmente o pre preenchimento pelas finanças também foi tudo no G.
Ações negociadas via Banco Best e AtivoBank.

Abençoado. E foste abençoado pela AT no caso de teres Menos-Valias no estrangeiro e Mais-Valias em Portugal.
Quando eu afirmo que, nestas coisas, anda tudo a patinar na maionese, não estou a fazer afirmações gratuitas.
By Nirvana

por itisi1000 » 30/5/2022 0:09

Serei o único que não tinha nada pré preenchido no anexo G, relativamente às mais/menos valias de 2021, mesmo negociado PSI-20 pelo montepio trader e pelo activobank? Porque razão alguns aqui referem ter esses dados já pré preenchidos, e outros não?

Obrg

ITISI1000

Registado: 25/10/2015 12:33

por 654235 » 30/5/2022 0:29

que trapalhada que vai aqui...preencher no anexo G acções estrangeiras...simulações com anexo J...menos valias na simulação----

tudo errado....
Youtube
@PMSInvestments

por ZeNovato » 30/5/2022 5:30

A questão que aqui deixei na página anterior foi esclarecida pelo banco BIG e pelas finanças. Acho que o que vou escrever vai ao encontro do que o NIRSUP diz.
Depois de me ter aparecido pré preenchido no anexo G as posições abertas e fechadas de acções estrangeiras, estranhei. Liguei às finanças e com BIG. No BIG disseram me que eles declaram como sendo acções/ETF's americanos e estrangeiros, logo o cliente deve declarar no anexo J, mesmo k esteja pré preenchido no G para k bata certo com a declaração enviada pelo banco.
Com as finanças disseram-me mais ou menos o mesmo. Disseram para olhar na declaração de IRS do banco e ver qual o ISIN da empresa ou fundo. Se começar por US12345, declarar no J com os mesmos valores do pré preenchimento do G.
Foi k fiz!! Aliás, é o k tenho feito ao longo dos tempos, só k este ano fiquei confuso com o aparecimento do G preenchido.

Registado: 8/3/2014 19:34

por NirSup » 30/5/2022 7:32

Meus caros Amigos, estou-me borrifando para a questão de saber se as vendas da Farfetch devem estar no Anexo G ou no J. E como eu muita gente.
Só não quero é ser penalizado por distribuir as vendas pelos 2 anexos, no caso de ter Mais-valias no G e Menos-valias no J.
Querem um conselho?
Ou metam tudo no J ou metam tudo no G para ser feita corretamente a compensação das Mais-valias com as Menos-valias.
A AT aceita a Declaração de qualquer forma sem erros ou divergências.
Como é que eu sei? Sei.
Boa semana de negócios para todos.
By Nirvana

por NirSup » 30/5/2022 7:36

...

por suminvestido » 30/5/2022 10:26

NirSup Escreveu:...

O anexo G é preenchido com os negócios feitos em corretoras/bancos em Portugal, sejam titulos portugueses ou estrangeiros.
O anexo J é preenchido com os negócios feitos em corretoras/bancos no estrangeiro(Degiro, por exemplo), sejam titulos portugueses ou estrangeiros.
As eventuais menos valias de um anexo são deduzidas às eventuais mais valias do outro anexo.

Registado: 15/1/2008 23:45

por NirSup » 30/5/2022 11:20

Caro suminvestido,
Teórica e legalmente deveria ser assim. No meu caso não foi. Falei com o Help Desk do IRS e recebi uma resposta estapafúrdia. Desliguei logo. Os gajos não percebem nada disto.
Já resolvi o problema.
O meu objetivo é ajudar outros que se deparem com o mesmo problema que eu.
Bons Negócios
By Nirvana

por Spfgg » 30/5/2022 14:35

suminvestido Escreveu:O anexo G é preenchido com os negócios feitos em corretoras/bancos em Portugal, sejam titulos portugueses ou estrangeiros.
O anexo J é preenchido com os negócios feitos em corretoras/bancos no estrangeiro(Degiro, por exemplo), sejam titulos portugueses ou estrangeiros.
As eventuais menos valias de um anexo são deduzidas às eventuais mais valias do outro anexo.

Não é a informação que (por exemplo) o Carregosa dá para o correcto preenchimento no fim de cada ano fiscal. Todas as negociações de títulos estrangeiros vão para o anexo J.

Parece-me é que a sorte de muita gente aqui é a AT ser ainda mais incompetente neste campo (e/ou tem falta de pessoal) do que os contribuintes.
Este ano para mim correu tudo bem à primeira, mas já por duas vezes tive discrepâncias -ou lá como eles chamam- e das duas vezes eram erros deles que contestei com sucesso.

Registado: 3/10/2017 9:05

por suminvestido » 30/5/2022 15:14

Parece-me é que a sorte de muita gente aqui é a AT ser ainda mais incompetente neste campo (e/ou tem falta de pessoal) do que os contribuintes.
Este ano para mim correu tudo bem à primeira, mas já por duas vezes tive discrepâncias -ou lá como eles chamam- e das duas vezes eram erros deles que contestei com sucesso.[/quote]

Estás enganado quanto à incompetência da AT, se os valores que declaras não "baterem" certo com a informação que eles recebem dos bancos/corretoras, vais ter de provar, com o envio de todas a transações que efetuaste, que os os valores por ti declarados é que estão certos. Sei do que estou a falar porque tenho sido fiscalizado sempre que tal sucede.

Registado: 15/1/2008 23:45

por marijon2 » 30/5/2022 18:10

Ações portuguesas declaram-se no G independentemente de serem transacionadas num banco português ou numa corretora estrangeira .

Ações estrangeiras declaram-se do J independentemente de serem transacionadas num banco português ou numa corretora estrangeira.

Nirsup, não sei que confusão vai para aí porque a partir do momento que o anexo J é preenchido, não é possível fazer qualquer simulação. É um erro do sistema confirmado pela AT.

Mais valias do G abatem a menos valias do J e vice versa.

Truque para efetuarmos simulações: colocar tudo no G e simular; só depois passar para o J.

A AT, apesar de o correto ser o que escrevi nos dois primeiros paragrafos, não chateia ninguém se colocarem tudo no G (porque para eles o J faz parte do G- é com se fosse um apêndice). O que lhes interessa é que os valores batam certo com o que foi declarado pelos bancos no conjunto total...

E mais nada! :) :)
Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por yaya » 30/5/2022 18:11

danieljpires Escreveu:Ola PEssoal

Neste video explico os passos e tabelas que terao que preencher para declarar os vossos investimentos do ano 2021 que é entregue agora em 2022

espero que gostem

1:52 - Declarar contas bancárias estrangeiras
2:45 - Consignação
3:07 - Crypto
4:36 - PPR
4:56 - Fundos Nacionais
5:09 - Dividendos e Juros (Broker Nacional)
6:21 - Ações, ETFs (Broker Nacional)
7:45 - Dividendos (Broker Internacional)
9:39 - Ações, ETFs (Broker Internacional)
10:25 - Muitas transações (Traders)
11:19 - Derivados, Forex, Opções, CFD, Futuros (Broker Nacional)
11:50 - Derivados, Forex, Opções, CFD, Futuros (Broker Internacional)
12:19 - P2P (Empresas Nacionais)
12:59 - P2P (Empresas Internacionais)
13:44 - Englobamento

A declaração de dividendos de ações usa-se o código E10.
O código E20 é para juros de depósitos ou certificados.
E julgo que o NIF que se coloca é o do banco que passou a declaração de dividendos, e não da empresa que pagou dividendos. Quem fizer isso depois terá um aviso de divergência da AT. O que a AT vai verificar é a declaração do banco.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Spfgg » 30/5/2022 20:24

marijon2 Escreveu:Truque para efetuarmos simulações: colocar tudo no G e simular; só depois passar para o J

+1
É o que faço também.

Já agora de assinalar que se tiverem menos valias pendentes do ano anterior, também não são contabilizadas na simulação.

Registado: 3/10/2017 9:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bar38, Bing [Bot], cali010201, Google Adsense [Bot], jotas007, João 87, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, piseg, PMP69, RuiGerente, vinas1976, yggy, zulu404 e 86 visitantes