Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por Pata-Hari » 12/8/2022 12:25

Há várias razões. Imagina a mais simples:

Sou accionista do BCP e tenho acções depositadas num banco português e num banco estrangeiro. Quando decido vender parte, como é que o fisco pode saber quais foram as primeiras a ser adquiridas? não existem modos informáticos de gerir este tipo de informação sem gerar um caos nos pré-preenchimentos. Ainda bem que não vem pré-preenchido...!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por Àlvaro » 6/8/2022 19:23

Para estes expedientes são finos, para a coscuvilhice absurda e maliciosa têm competência, para facilitar a vida a quem paga impostos com um palmo de língua par fora não se prestam! Porque carga de água é que o IRS para quem invete na bolsa não é autom+atico? A razão é simples, por causa de um preconceito de esquerda que penaliza quem investe, a ideia é mesmo complcar a vida porque o fisco tem os dados todos disponíveis e inferniza a vida a quem investe. :wall:

https://jornaleconomico.pt/noticias/tra ... dos-924100
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por ZeNovato » 28/6/2022 5:05

hbsilva Escreveu:a msg que o valor declarado de retenções na


8-) :lol:

Aconteceu-me exatamente o mesmo no ano em que a minha corretora foi à falência. No ano em que a OREY fechou, ao fazer a minha declaração de IRS e ao incluir os dividendos recebidos (eles não retinham automaticamente os 28%), apareceu-me essa mensagem. Falei com as finanças, e eles não tinham o registo da corretora dos meus dividendos. Resumindo, declarei tudo na mesma e enviei os comprovativos dos recebimentos com os valores brutos recebidos, imposto pago nos EUA e o imposto pago em Portugal que neste caso era 0.
Simplesmente a OREY não tinha feito a declaração ao fisco do que tinha ganho. Ainda falei com o responsável da liquidação da OREY e ele próprio confirmou isso mesmo. Eles eram simplesmente uma salgalhada das grandes.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por hbsilva » 27/6/2022 18:24

Boa tarde

Estou com uma dúvida no preenchimento do anexo E do IRS, relativamente à declaração dos dividendos creditados pela corretora XTB, que retém na fonte 35% e não 28%. Quando preencho o anexo E com o valor bruto do dividendo e a taxa de 35% a AT gera uma msg que o valor declarado de retenções na fonte sobre rendimentos de capitais englobados é superior ao conhecido.

Poderiam-me ajudar como posso resolver esta questão

Grato pela informação
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 3:44
Localização: lobão

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por António Vieira » 26/6/2022 23:21

Obrigado rg7803 !!

Etfs é igual porque refere o texto …outros valores mobiliários …”

Já agora Zé Manuel , tem que optar pelo englobamento no ano das mais valias se, optou pelo englobam do ano das menos valias .
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por ZéManuel » 26/6/2022 21:25

Por curiosidade parece que este ano a declaração do anexo G está preenchida no tocante à realização mas por NIF das ações, será que dá para alterar o nif das ações pelo Nif do banco por que se compraram e venderam? haverá algum inconveniente?

E outra coisa no caso de perdas pode optar-se pelo englobamento no anexo G mas sem preencher o rendimento dos dividendos no anexo E, isto é pura e simplesmente não fazer o anexo E dado que não está prepreenchido.

E também para o ano que vem se tiver mais valias de ações para abater as perdas deste ano tenho que novamente optar pelo englobamento? ou não é necessário? como se faz para fazer esse abatimento das menos valias deste ano?


Obrigado
 
Mensagens: 689
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por rg7803 » 26/6/2022 13:57

Pata-Hari Escreveu:RG, querias acrescentar alguma coisa e o post "escapou-se-te"?



já está, obrigado
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por Pata-Hari » 26/6/2022 13:13

RG, querias acrescentar alguma coisa e o post "escapou-se-te"?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por rg7803 » 25/6/2022 8:44

António Vieira Escreveu:Caros forenses, alguém sabe se os etfs detidos por mais que 365 dias pagam mais valias ?



Englobamento é obrigatório para que valores em mais valias?



Obrigado desde ja



R1: Sim. Essa regra dos 365 dias já existiu (para mais valias em ações) porém foi extinta há mais 10 anos se bem me recordo. Independentemente do factor temporal há contabilização de mais valias.

R2: O que li sobre o tema do englobamento foi o seguinte, o Governo vai considerar o englobamento obrigatório de ações e obrigações detidas até um ano para sujeitos passivos do último escalão do IRS; com maior detalhe "o saldo entre as mais-valias e menos-valias decorrentes de operações de compra e venda de partes sociais e de outros valores mobiliários cujo período de detenção do título seja inferior a 365 dias deverá ser obrigatoriamente englobado quando o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou superior ao valor do último escalão de IRS.". A medida, contudo, somente entra em vigor a 1 de janeiro de 2023.
Editado pela última vez por rg7803 em 26/6/2022 13:57, num total de 1 vez.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por António Vieira » 25/6/2022 1:51

Caros forenses, alguém sabe se os etfs detidos por mais que 365 dias pagam mais valias ?

Englobamento é obrigatório para que valores em mais valias?

Obrigado desde ja
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 4/5/2022 23:59

santinati Escreveu:
654235 Escreveu:Fui agora mesmo tentar colocar o valor retido no estrangeiro e dá mais uma vez erro central :
Os campos código país e imposto retido não estão disponíveis para o ano dos rendimentos declarado. (360J)


Por alguma razão que desconheço, desde alguns anos, deixou de ser possível preencher esses campos, pois a validação dá erro.





Eu tive o mesmo problema.
Agendei ida às Finanças e não solucionaram o problema, porque a Corretora não informou a existência destes rendimentos.
Mesmo após ter insistido para que fosse considerado o documento que levava comigo, a comprovar os rendimentos obtidos no estrangeiro, foi-me dito que não podiam fazer nada.
Resumindo, não declaro os mesmos, mesmo fazendo uso do englobamento de rendimentos, em sede de IRS.



mas aquilo que a AT diz é que o imposto pago no estrangeiro não faz sentido colocar, porque não é recuperável...apenas o retido em Portugal.
Para recuperar o pago no estrangeiro, tens que assinar o acordo de dupla tributação para receberes a redução da tributação directamente do banco
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por santinati » 4/5/2022 22:01

654235 Escreveu:Fui agora mesmo tentar colocar o valor retido no estrangeiro e dá mais uma vez erro central :
Os campos código país e imposto retido não estão disponíveis para o ano dos rendimentos declarado. (360J)


Por alguma razão que desconheço, desde alguns anos, deixou de ser possível preencher esses campos, pois a validação dá erro.





Eu tive o mesmo problema.
Agendei ida às Finanças e não solucionaram o problema, porque a Corretora não informou a existência destes rendimentos.
Mesmo após ter insistido para que fosse considerado o documento que levava comigo, a comprovar os rendimentos obtidos no estrangeiro, foi-me dito que não podiam fazer nada.
Resumindo, não declaro os mesmos, mesmo fazendo uso do englobamento de rendimentos, em sede de IRS.
 
Mensagens: 176
Registado: 29/11/2007 1:34
Localização: 14

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por Pata-Hari » 4/5/2022 20:13

Tens tempo, pelo que sugiro que peças ajuda no ebalcão. Podes explicar e pedir agendamento presencial, respondem-te logo, hehe. Não te querem ver!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 25/4/2022 23:52

Fui agora mesmo tentar colocar o valor retido no estrangeiro e dá mais uma vez erro central :
Os campos código país e imposto retido não estão disponíveis para o ano dos rendimentos declarado. (360J)


Por alguma razão que desconheço, desde alguns anos, deixou de ser possível preencher esses campos, pois a validação dá erro.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 25/4/2022 22:41

O Pais é Espanha...relativo ao campo, antes colocava o valor retido no estrangeiro, mas não me recordo bem a razão, mas penso por causa de um erro central, num determinado ano, liguei DGCI que informou para não colocar os valores retidos no estrangeiro, pois esses valores são apenas recuperáveis se houver algum acordo estabelecido

Tenho um ano em que coloquei o valor retido no estrangeiro e optando pelo englobamento, recebi tudo o que me tinham retido em todas as categorias, inclusive no anexo J, com excepção do valor retido no estrangeiro. Daí que colocar ou não o valor retido no estrangeiro é indiferente...ninguém o recebe, optando ou não pelo englobamento.

Dai eu mais uma vez sublinhar que existe um problema nuclear com a dupla tributação e um enredo por detrás, que dificulta a recuperação.
Necessário gratuicidade nesse pedido...
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por LaribauFarmer » 25/4/2022 15:22

654235 Escreveu:
LaribauFarmer Escreveu:
654235 Escreveu:
desculpa....eu estou a falar em bolotas e tu e a Pata a falar em bugalhos...o anexo J inclusive não se coloca o valor pago no estrangeiro, apenas o pago em Portugal

O Santander já informou, se quero recuperar esse valor, tenho de preencher um impresso e fazer o pedido. Tem um custo bastante alto, mas é possível. Pode é não compensar...vai depender dos valores tributados

Penso que já percebi o que vcs estão a falar...mais valias...eu estou a falar de dividendos


Nop ! Estou precisamente a falar de dividendos. As mais valias não são tributadas na origem.
Veja bem o anexo J e lá encontra o campo para inscrever o imposto pago no estrangeiro.
Aquilo que o Santander lhe fala é recuperar parte do imposto pago no estrangeiro sem ter que englobar. Não vai recuperar tudo, tipicamente o que consegue é reduzir a 15 % e não mais.



Liguei à DGCI e informaram que esse imposto pago no estrangeiro não se coloca...apenas o retido em Portugal. O pago no estrangeiro tenho de falar com o banco e pedir esclarecimentos.
Quanto ao Santander, o imposto pago no estrangeiro é recuperado na totalidade, pois sendo não residente no estrangeiro, não tenho de pagar 1 cêntimo. Daí a necessidade de preencher esse impresso que é pago.


E não lhe ocorreu perguntar à DGCI para que serve o campo destinado ao Imposto Retido no Estrangeiro do quadro 8 do Anexo J (ver imagem)?
E quanto ao Santander, o seu gestor de conta saberá certamente (se calhar não sabe... 8-)) que não é assim: depende do país da fonte dos rendimentos (ou seja do tratado sobre dupla tributação).

Imagem1.png
Imagem1.png (16.38 KiB) Visualizado 7229 vezes
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 25/4/2022 14:52

LaribauFarmer Escreveu:
654235 Escreveu:
desculpa....eu estou a falar em bolotas e tu e a Pata a falar em bugalhos...o anexo J inclusive não se coloca o valor pago no estrangeiro, apenas o pago em Portugal

O Santander já informou, se quero recuperar esse valor, tenho de preencher um impresso e fazer o pedido. Tem um custo bastante alto, mas é possível. Pode é não compensar...vai depender dos valores tributados

Penso que já percebi o que vcs estão a falar...mais valias...eu estou a falar de dividendos


Nop ! Estou precisamente a falar de dividendos. As mais valias não são tributadas na origem.
Veja bem o anexo J e lá encontra o campo para inscrever o imposto pago no estrangeiro.
Aquilo que o Santander lhe fala é recuperar parte do imposto pago no estrangeiro sem ter que englobar. Não vai recuperar tudo, tipicamente o que consegue é reduzir a 15 % e não mais.



Liguei à DGCI e informaram que esse imposto pago no estrangeiro não se coloca...apenas o retido em Portugal. O pago no estrangeiro tenho de falar com o banco e pedir esclarecimentos.
Quanto ao Santander, o imposto pago no estrangeiro é recuperado na totalidade, pois sendo não residente no estrangeiro, não tenho de pagar 1 cêntimo. Daí a necessidade de preencher esse impresso que é pago.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por LaribauFarmer » 25/4/2022 12:50

654235 Escreveu:
desculpa....eu estou a falar em bolotas e tu e a Pata a falar em bugalhos...o anexo J inclusive não se coloca o valor pago no estrangeiro, apenas o pago em Portugal

O Santander já informou, se quero recuperar esse valor, tenho de preencher um impresso e fazer o pedido. Tem um custo bastante alto, mas é possível. Pode é não compensar...vai depender dos valores tributados

Penso que já percebi o que vcs estão a falar...mais valias...eu estou a falar de dividendos


Nop ! Estou precisamente a falar de dividendos. As mais valias não são tributadas na origem.
Veja bem o anexo J e lá encontra o campo para inscrever o imposto pago no estrangeiro.
Aquilo que o Santander lhe fala é recuperar parte do imposto pago no estrangeiro sem ter que englobar. Não vai recuperar tudo, tipicamente o que consegue é reduzir a 15 % e não mais.
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 24/4/2022 21:47

LaribauFarmer Escreveu:
654235 Escreveu:desculpa, ....como é que consegues recuperar valores que foram retidos no estrangeiro ? que manobra usas ,lol ? apenas consegues recuperar valores tributados no pais onde resides....o outro considera-se perdido,


Por exemplo:

Tributação liberatória: 19% + 28 % = 47 %

Englobada: 19%+28%-19%= 28 %

Outro exemplo:

Englobada: 30 % +28% -28 % = 30 % (no caso de exceder no estrangeiro os 28% nacionais).

Saudações Campesinas.. 8-) 8-)


desculpa....eu estou a falar em bolotas e tu e a Pata a falar em bugalhos...o anexo J inclusive não se coloca o valor pago no estrangeiro, apenas o pago em Portugal

O Santander já informou, se quero recuperar esse valor, tenho de preencher um impresso e fazer o pedido. Tem um custo bastante alto, mas é possível. Pode é não compensar...vai depender dos valores tributados

Penso que já percebi o que vcs estão a falar...mais valias...eu estou a falar de dividendos
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por LaribauFarmer » 24/4/2022 21:44

654235 Escreveu:desculpa, ....como é que consegues recuperar valores que foram retidos no estrangeiro ? que manobra usas ,lol ? apenas consegues recuperar valores tributados no pais onde resides....o outro considera-se perdido,


Por exemplo:

Tributação liberatória: 19% + 28 % = 47 %

Englobada: 19%+28%-19%= 28 %

Outro exemplo:

Englobada: 30 % +28% -28 % = 30 % (no caso de exceder no estrangeiro os 28% nacionais).

Saudações Campesinas.. 8-) 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 24/4/2022 21:36

Pata-Hari Escreveu:Sim, consegues recuperar o que foi retido porque o englobamento exactamente tem em conta a totalidade do que foi retido.

desculpa, ....como é que consegues recuperar valores que foram retidos no estrangeiro ? que manobra usas ,lol ? apenas consegues recuperar valores tributados no pais onde resides....o outro considera-se perdido, a não ser que consigas provar ao pais estrangeiro que não és residente e aí entra o banco onde tens acções e a não ser que haja boa vontade do banco, não vais conseguir resolver essa questão, dado que tens um processo longo pela frente...para além dos custos proibitivos para provar que não és residente no país das accçoes compradas...no Santander é assim...
e deve ser assim em todos os grandes bancos...já andei a indagar outros e os mesmos nada sabem e torna-se algo muito complicado pela falta de conhecimento dos bancos...esse impresso que falas noutro tópico é para os EUA...e para um pais da Europa ? o private banking soluciona ?
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por Pata-Hari » 24/4/2022 13:49

Sim, consegues recuperar o que foi retido porque o englobamento exactamente tem em conta a totalidade do que foi retido.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 22/4/2022 9:57

Pata-Hari Escreveu:englobando...


Englobando ???
Ora se fui tributado no estrangeiro, como é que o País estrangeiro me devolve o dinheiro retido, mesmo se opte no englobamento ?
Apenas o IRS retido em Portugal, pode ser recuperado.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por Pata-Hari » 22/4/2022 0:04

englobando...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: IRS 2022 - anexo E Q4 B - 40-A CIRS

por 654235 » 21/4/2022 20:52

Pata-Hari Escreveu:Pedro, certamente porque não terás movimentos depois disso. Confirmo-te que está lá e acessível para quem tem movimentos de vendas que gerem mais-valias.



E como se evita a dupla tributação de accoes estrangeiras ? Acho um abuso o que os bancos Portugueses fazem , ou neste caso não fazem . Isto é, estão-se pouco ralando … recebem as comissões astronómicas por colocarem à disposição do Zé povinho accoes estrangeiras , mas depois não salvaguardam os seus direitos.
Um dividendo bruto, pode em muitos casos ser apenas 50% em dividendo líquido
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], J.f.vieira, JFDIL, peterteam2, PXYC e 276 visitantes