Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O mercadi é insano?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O mercadi é insano?

por ParaCima » 19/3/2022 19:04

Vamos la por partes

1- ao longo dos ultimos anos as taxas de juro têm estado bistoricamente baixas, o que tem levado a um alto endividamento, tanto das familias como dos estados.

2- com a criacao de tanta moeda estamos a assistir a um periodo de inflacao que primeiro era temporaria e ja todos vimos que de temporaria nao tem nada, tanto é que os bancos centrais estao todas a subir ou a prever subir as taxas de juro de referencia

3- as taxas de juros baixas forçam os bancos (o meio utilizado em periodo expansionistas para 8njectar dinheiro na economia) a injectar dinheiro da economia, no momento em que os juros de referencia sobem os bancos sao tentados a meter o dinheiro a meter menos dinheiro na economia, colocando esse mesmo dinheiro no banco central ( este é um dos mecanismos utilizados para controlar as moedas) nao introduzindo o mesmo na economia.

4- as empresas que se endividaram para comprar acçoes e os estados divida para as obras públicas, deixam de ter essa possibilidade pela subida dos juros.

5- com a subida dos juros ( ainda estamos numa fase incipiente, mas ja temos estimativas do fed perto dos 3% no final de 2023, as empresas terao de abdicar dos seus fcf para pagaf juros, logo deixam de ter cash para remunerar os accionistas, subir ordenados ou investir.

6- se as familias nao vêem os ordenados a subir, as despesas com os creditos a subir com uma inflacao galopante. O que vai acontecer? Vao ficar com menos rendimento a nivel real.

7- agora se as pessoas têm menos rendimento real as empresas pela mesma razao ficarao.

8- os índices têm tendencia de tender para a média, e como todos sabemos que estamos muito acima da média a qualquer métrica que possamos escolher.

9- a russia e a Ucrânia sao paises que grosso modo devem de ocupar 12% ou 13% da superfície terrestre, sendo dos maior produtores mundiais de produtos do sector primario e cpmo indica o sector primario é a base de tudo, logo va.os ter .enos produtos do sector disponiveis no mercado

Eu nao sei se daqui a 1,3,6,12 ou 24 meses o mercado está aci.a 20% ou 20% abaixo. Penso que a probabilidade de estar abaixo do valor atual é superior de estar acima, mas isto sao "as minhas probabilidades".

Poderia arranjar mais 100 pontos.

Tenho comprado empresas com dividas liquidas negativas ou com racios que permitam liquidar a mesma num curto espaço de tempo, com recompras de açoes mas que so utilizem dinheiro que "nao lhes faça falta" e de sectores de bens de primeira necessidade, ou empresas com fosso.

Tenho
1- semapa
2- sonaecom
3- berkshire
4- facebook
5- markel

Estou a pensar comprar intel ou samsung, alphabet, glw, wy, apd. Nem todas cumprem os criterios em cima, mas acredito no serviço/produto

A glw tem feito recompras com dinheiro emprestado, esse foi o motivo que ainda nao me levou a comprar
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: O mercadi é insano?

por rg7803 » 19/3/2022 16:38

654235 Escreveu:está descansado...sol de pouca dura...deixa o Putin mandar outro bitaite de ameaça nuclear e os mercados caem a pique. Hj foi o míssil hipersonico que o Ocidente nem sequer tem essa tecnologia para se defender



numero, eu não tenho certezas, estou aqui para aprender com todos
não faço a mínima ideia se o mercado vai afundar, subir exponencialmente ou lateralizar durante uma década...
mas gosto de ouvir opiniões, de todos (até do nirsup vê bem ....), desde que devidamente justificadas
é somente isso que estou a pedir ao nosso camarada

abraço e bom fim semana a todos
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: O mercadi é insano?

por 654235 » 19/3/2022 16:33

está descansado...sol de pouca dura...deixa o Putin mandar outro bitaite de ameaça nuclear e os mercados caem a pique. Hj foi o míssil hipersonico que o Ocidente nem sequer tem essa tecnologia para se defender
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4373
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: O mercadi é insano?

por rg7803 » 19/3/2022 15:45

Claro que sim. Falta o “quando”.

Podes fundamentar melhor o teu bitaite? O que achas que vai acontecer, quando, em que moldes e se não for muito incomodo o porquê da tua certeza relativamente a “vai correr mal”.

Obrigado e abraço.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

O mercadi é insano?

por ParaCima » 19/3/2022 14:51

Boas rapaziada,

Por curiosidade fui ver qual a cotacao do es exactamente 1 mês antes (24 janeiro) do inicio da guerra, nesse mesmo dia o es cotava a 4410,13, enquanto ontem, fechou a 4463,09.

Durante este periodo tivemos aumentos exponenciais de energia, a inflacao com niveis "nunca" vistos, subida da taxa de refencia do fed e com prognósticos relativamente a mais subidas... passado 3 semanas apos o inicio da guerra o es está com um cotacao superior que um mes antes do inicio da guerra e todos os i dicados estao a deteriorar-se.

Para terminar, informo que o es nunca teve uma valorizacao como nos dias que correm.

Algo irá correr mal
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, JoaoMatosSilva, jorgemvm, m-m, macau5m, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, slbnnbobadela, Tx9262, VALHALLA, vasco007 e 137 visitantes