Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

a vida presa por um fio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

a vida presa por um fio

por cloubird » 8/2/2022 13:19

todos conhecemos a expressão ter "a vida presa por um fio", todos nos neste forum tem a sua vida presa por um fio, não é necessairo ver o exemplo da Vodafone Portugal.

Eu que sou especialista em tecnologia, penso que estamo num caminho perigoso.

Vjamos o exmeplo da vodafone, vário serviços ficaam afectado, desde os mais complexos, co a rde 5g e 4 g e os dados..até os simples SMS.

Qual a implicação, uns poderiam dizer que é o parente pobre, o velho SMS.

Um exemplo, e senhor Manuel, tem de fazer uma operação bancaria simples mas urgente, azar da vida as validações qude grande parte das operações é por SMS, conclusão, um pagamento urgente, um prazo a expirar e o senhor Manuel pode ter um grande problema.
Pode perder uma fortuna pode perder uma encomenda, ou vr uma multa . quem depois será o responsável ?

Porque exisetem SMS nas operaçoes bancarias ?, para proteger as mesmas...portanto estmos a entarar no que se chama o circulo fechado ou o fechar a porta por dentro.

Pois de um dia para o outro podemos ver a nossa vida parada.

Se eu for a vosa casa e cortar o fio da netcabo, vejamos os problemas que temos.

a tecnologia é importante, mas estamos a caminhar perigosamente par uma dependência muito grande.

Não sou anti tecnologia, até porque vivo disso, mas estou consciente dos seu perigos, mas pouco posso fazer para os evitar. Se de um momento par ao outro não conseguir validar uma operação porque o SMS não chegou, ou não conseguir aeder porque não tenho NET..o que fazer ?

ha muitos anos, nos tempo s da guerra fria, os americanos estranhavam os russos, ainda usarem sistemas de controlo, usando valvula eletrônicas , tendo sistemas gigantescos que poderiam caber na palma d euma mão se usassem semicondutores.

Motivo, em caso d ataque nuclear, a radiação poderia destruir toda a eletrônica ( transistores), mas as válvulas essas não seriam afectadas.

Devemso deitar fora os computadores e usar válvulas eletrônicas ?..calro que não, por exmplo um computador a valvula scom a mesma cacaciade do meu, seria necessários varios edificios, uma central electrica para o alimentar e uma brutal equipe d técnicos para o manter.

por tanto esse não é o tema, a questão é um plano B ?, com fazíamos há 50 anos ?

isto tem de começar a ser discutido, um dia podemos acordar vermos que a nossa vida, presa por um fio, que basta um "alicate" para acabar com ela.

pensemos nisto.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Cem pt, Google [Bot], hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 117 visitantes