Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

seca em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: seca em Portugal

por djovarius » 1/2/2022 19:54

Sim, mas pelo menos a laranjeira é um produto típico da região com muita qualidade, nisso estamos no top, até porque a Europa central importa laranjas de Israel (e não só) bem azedas...

Mas não sabia que os frutos secos eram assim, não admira que sejam tão caros...

E as previsões do tempo apontam para seca nesta 1ª quinzena de Fevereiro. Não estou a ver de onde virá a água para o próximo Verão. Se calhar haverá mais restrições....

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: seca em Portugal

por caldeirum » 1/2/2022 19:45

djovarius Escreveu:Gostei da proposta, acho razoável.
Eu nem como metade disso de carne, eu sou mais do choco frito :twisted:

No entanto, há investidores a pagar MUITOS milhões por terras no Alentejo. Não será porque a comida cara voltou a ser vista como uma grande oportunidade de negócio?
E temos de acabar já com abacates e outras aberrações com exigem muita água.

Mas tenho a impressão de que as políticas não vão estar à altura destas questõea :roll: :roll:

dj


Atenção às notícias sensacionalistas. Sobre os abacates, os estudos realizados em PT apontam para consumos semelhantes a outras fruteiras, i.e Laranjeiras. Se recordo bem anda à volta de 3000m3/ha. Acabamos com as laranjeiras também? Outra coisa é a expansão do regadio em zonas com grande pressão e o Algarve é exemplo disso.

Já agora, as fruteiras que pior se portam, rácio produção Kg/água consumida são os frutos secos. De longe.


editado: fiquei a pensar nos valores. O consumo anda à volta de 6500m3/ha.
Abacateiros - 5600 - 6600 m3 / ha
Alfarrobeiras - 4150 m3 / ha
Amendoeiras - 7500 - 7900 m3 / ha
Citrinos - 6400 – 7600 m3 / ha
Diospireiros 6800 – 7200 m3 / ha
Figueiras - 5500 - 5800 m3 / ha
Nogueiras - 8600 - 9000 m3 / ha
Olivais - 5500 - 6800 m3 / ha
Romãzeiras - 6300 - 6500 m3 / ha
Vinha de mesa 5600 m3 / ha
fonte: Rosa, A(2019). REGA DAS CULTURAS / USO EFICIENTE DA ÁGUA. DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO ALGARVE, FARO.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: seca em Portugal

por djovarius » 1/2/2022 19:36

Gostei da proposta, acho razoável.
Eu nem como metade disso de carne, eu sou mais do choco frito :twisted:

No entanto, há investidores a pagar MUITOS milhões por terras no Alentejo. Não será porque a comida cara voltou a ser vista como uma grande oportunidade de negócio?
E temos de acabar já com abacates e outras aberrações com exigem muita água.

Mas tenho a impressão de que as políticas não vão estar à altura destas questõea :roll: :roll:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: seca em Portugal

por caldeirum » 1/2/2022 19:18

Este é provavelmente o aspecto que mais condicionará as nossas vidas este ano: a água ou melhor, a falta dela.

1.Dessalinização: Apenas para momentos urgentes e consumo humano. Rega nem pensar. Os custos energéticos são enormes. Juntar fotovoltaico e dessalinização e um plano para os resíduos gerados. A nossa história com a gestão de resíduos é péssima.
Nós temos problemas com água, mas os Espanhóis também. Quando faltar água em Espanha, os rios que partilhamos irão secar. Temos de ter uma forma de superar essa falta de água com outros meios. Podemos morrer à fome, mas de sede não.

2.Regadio. Para muitos, a única ligação que têm ao campo é quando enchem a cesta das compras e não fazem a mínima ideia dos requisitos e como são produzidos os alimentos. O regadio é imprescindível. Deixemo-nos de tretas. A questão é quanto regadio? Que alimentos?

3.Produção agrícola para exportação. Acho que temos de começar a ponderar seriamente a viabilidade disto em termos de consumo de água e não económicos. Estamos a ser explorados por países com muito mais poder de compra e curiosamente com muito mais água do que nós. Isto mais tarde ou mais cedo terá de ser abordado.

4. O panorama das florestas após os incêndios de 2017 não mudou. Continua a imperar um sistema de produção de madeira que é insustentável e iremos descobrir novamente como a história se repete. Há muita propriedade cujo dono é desconhecido ou está ao abandono. Quem quer terra para produzir não tem hipótese: os preços estão pelas nuvens. Arrendamentos, muito raros.
Lembram-se do famoso banco de terras? Não me atrevo a dizer fiasco, mas não fica longe.

5. O consumo de água está ligado à nossa dieta. Todo o milho produzido em Portugal serve para alimentação animal. Sendo uma cultura de Primavera Verão, tem de ser regada. Não digo que deixemos de comer carne, mas tem de baixar dos 85kg/ano/pessoa para metade disso. Isso teria efeitos muito positivos na nossa saúde.

Agora com maioria absoluta é que isto vai andar... para onde não sei.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: seca em Portugal

por djovarius » 1/2/2022 18:51

Boas,

No Algarve e no SW Alentejano não há volta a dar. Dessalinização !!!!!!
Já estão previstos 200 milhões para isso e pensar que a UE não queria por causa de motivos ambientais :wall: :wall: :wall: :wall:

Há anos que se sabia que estes dias haveriam de chegar, mas diziam que eu era maluco. Se calhar, sou :-k :-k :-k

A Barragem aqui ao meu lado, a partir de hoje, nem para a Agricultura vai servir, a situação está complicada, isto está a ficar tipo Cabo Verde, sobretudo a sul do Tejo, aqui e em Espanha.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: seca em Portugal

por Candelstick » 1/2/2022 18:36

LoneWolf Escreveu:Ainda bem q o governo foi inteligente em manter todas as centrais a carvao e refinarias abertas.
Assim com as barragens vazias sem produzir electricidade nao se vai passar mal em Portugal.
E com o vento q se faz sentir... ui ui!

https://www.publico.pt/2022/02/01/socie ... _b--507490


Votam na mesma caca, têm a mesma caca.

LW



As alternativas de voto também eram melhores... :-k
 
Mensagens: 349
Registado: 29/11/2007 2:25
Localização: No Where

Re: seca em Portugal

por LoneWolf » 1/2/2022 16:52

Ainda bem q o governo foi inteligente em manter todas as centrais a carvao e refinarias abertas.
Assim com as barragens vazias sem produzir electricidade nao se vai passar mal em Portugal.
E com o vento q se faz sentir... ui ui!

https://www.publico.pt/2022/02/01/socie ... _b--507490


Votam na mesma caca, têm a mesma caca.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: seca em Portugal

por cloubird » 1/2/2022 16:23

a falta de agua vai muito alem da EDP com é obvio, problemas na produção agrícola, , produtos nacionais que podem fazer aumentar o preço.

Se não chever até abril com força, não são trombas de agua, mas chuva miudinha pelo menos 2 semanas seguidas, vai ser um drama, a epoca de incêndios vai ser brutal.
Alias com o tempo esta mais frio agora, deviam sr feitos incêndios controlados.


Outro tema que vai ter de ser debatido em PT, o que fazer com o sul de Portugal ?, promover o seu abandono gradual ?

Com Racionar o consumo de água ?

Os campo de golfe é para manter ?

Construção de centrais de dessalinização ?

Mudança do paradigma agrícola nacional ?

Uma brece resenha sobre a água.

tenho muitas plantas em casa, e que tem de ser regado.

tinha duas opções ou usava agua limpa da torneira, ou usava uma solução alternativa.

Conceito 1:"ALUGAR AGUA"

tenho 3 filhos, eles tomam banho, comprei um bido de 200l de agua, e quando tomam banho, em vez de a agua ir para o esgoto, é fechaod a saída de agua da banheira. depois dos banhos tiro a agua deles e coloco nesse bidon .

Com a rega é diária, essa aguas circula, não dando tempo para que cheirem mal, se acontecr junto 1 litro de lixivia.

Vejam,os o conceito, usei agua limpa para o banho, depois essa agua foi colocada num recipiente para efeitos de rega. Ou seja em teoria, aluguei a agua para os banhos, e depoi utilizei para regar.

Será que o conceito de aluger de água não devia sr pensado.

Vejamos,

90% da agua que samos em casa, é desperdiçada. Numa cozinha 50% da agua usada num lavaliças parsa efeito de lavagem de vegetai, não esta muito contaminada.
A agua das maquinas de lavar, poderia ser reaproveitada para efeitos de rega.

obvio que não se vai agora em todas as casas implementar esse conceito, mas as aguas residuais, poderiam ser canalizadas para um mega reservatório, onde depois poderá ser distribuída para efeitos de rega.


Agua de mar.

Paar efeitos de sanitários, não se justifica agua potável, poderia se reutilizada por exemplo agua do mar.


Existe um problema que é a falta de agua, e com dessalinizar, poderemos ter centrais de dessalinização, ou dessalinizar usando efeito de etsufa.

Soluções há muitas, temos é que colocar na ordem do dia, o tema seca, e alternativas.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: seca em Portugal

por carlosdsousa » 1/2/2022 15:35

boas

A natureza anda desregulada, o clima esta manhoso e pode descambar... veja-se como esta a Grécia com os nevões, tenho arvores e plantas que floriram em janeiro.
Não seria de estranhar vir agora um período longo de chuvas, não estou a dizer que vá acontecer mas devia... caso contrario vai ser um desastre agrícola.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: seca em Portugal

por LoneWolf » 1/2/2022 15:21

A EDP é o unico problema q te vem à cabeça?

Depois do governo do costa ter gerido os incendios de pedrogao grande e a pandemia de forma exemplar, achas mesmo q isto vai correr bem?

A epoca de incendios já começou e ainda agora acabámos de fechar janeiro. https://ominho.pt/em-10-minutos-deflagr ... -valdevez/

O impacto da seca vai ser brutal, em todos os aspectos: agricultura, floresta, empresas de energia, e na torneira de 10 milhoes de pessoas.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

seca em Portugal

por cloubird » 1/2/2022 14:33

este será um dos problemas mais graves que vamos ter no médio prazo.

a EDP vai ser penalizada, pois vai deixar d produzir energia elétrica na barragens, por exemplo castelo de bode esta limitada 2h por semana.

terá de ser pensado em formas alternativas.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], ciliegino, Jonas74, Kooc, macau5m e 197 visitantes