Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

seca em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: seca em Portugal

por Pata-Hari » 2/2/2022 17:37

Discordo de ti. As alterações actuais são exactamente consequência da desflorestação mundial do planeta. E ninguém aborda esse macro problema como sendo gerível e resoluvel em termos micro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: seca em Portugal

por edvieira » 2/2/2022 17:19

niceboy Escreveu:E já agora, preferem eucaliptos ou mato, silvas, giestas, tojos?


Mato, Silvas, Giestas, Tojos e todas essas pragas so crescem desmesuradamente porque é talvez a única coisa que cresce nos solos estragados pelos Eucaliptos... E vai demorar uma dezena de anos e bastante trabalho a torná-los férteis novamente.
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 2/2/2022 16:50

niceboy Escreveu:E já agora, preferem eucaliptos ou mato, silvas, giestas, tojos?


Tudo menos monoculturas! :roll:

A propria agricultura de monocultura nao sei ate que ponto nao devia ser ilegalizada dados os efeitos nefastos que tem em todos os aspectos desde degradaçao de solos, qualidade dos alimentos e ate mesmo na rentabilidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por Marco Martins » 2/2/2022 16:13

caganixo7 Escreveu:O problema é a ocupação do território pela população. A área do país ronda os 9M de ha. Se a população tivesse uma distribuição geográfica mais sustentável, seria bem mais fácil a gestão florestal. Qq palerma como eu, dá conta de um hectare em meia dúzia de horas durante o fim de semana, só por passatempo, se estiver praticamente à porta de casa. Principalmente se forem carvalhos, nogueiras e castanheiros a pensar no futuro...


Certamente que a distribuição geográfica é um problema enorme... no entanto se esse é o maior problema, então teremos de criar condições para que quem vá para essas regiões tenha um melhor vencimento ou mesmo se crie um plano de imigração onde quem vem, e se mantenha x anos no interior, depois se possa naturalizar português.

Se temos um problema com a desertificação, então se calhar ganhariamos mais em criar territórios que recebessem refugiados e com um apoio para se tornarem um território autonomo mas sob a alçada do governo português! Isto não é nada diferente do que aconteu na contrução da peninsula ibéria... e foi assim que Portugal surgiu e cresceu!!! Davam-se territórios para se conseguir mantê-los.

Se isto tem entraves legais, então que se façam referendos sérios e objectivos!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: seca em Portugal

por Marco Martins » 2/2/2022 16:06

Maior seca trará custos mais caros na electricidade e na água.
Maior seca provoca maiores incêndios e ainda mais calor e seca (é uma espiral auto sustentada).
Maiores custos na electricidade e na água trarão maiores custos na produção agricula animal ou vegetal.
Maiores custos implicarão possivelmente maiores problemas de concorrência (principalmente na carne que pode mais facilmente ser importada).
Com isto poderemos ter uma perda agricula que demora anos para se recuperar, tornando o país ainda mais dependente do exterior!

Temos uma costa enorme e um sistema hidrico enorme, no entanto face a toda uma conjuntura estamos em seca extrema, que aparentemente não é algo isolado e sazonal e já se prevê que se acentue ainda mais!!

Com isto, será urgente um plano ambicioso e com metas claramente definidas para mudarmos todo este cenário!!!

Tudo pode passar pela mudança florestal, pela criação de maiores lagos arteficiais, chuvas artificiais ou mesmo o transporte e dessanalizaçao da água do mar para o interior.

Se terá grandes custos?? Sim concerteza... mas é necessário um plano e uma estratégia do que se quer fazer e em que intervalos de tempo!!!

Há medidas em vigor e orientações para os próximos anos... mas parece-me que se complica muito e não se transparece uma ideia clara e objectivos claros para o povo.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: seca em Portugal

por caganixo7 » 2/2/2022 15:43

O problema é a ocupação do território pela população. A área do país ronda os 9M de ha. Se a população tivesse uma distribuição geográfica mais sustentável, seria bem mais fácil a gestão florestal. Qq palerma como eu, dá conta de um hectare em meia dúzia de horas durante o fim de semana, só por passatempo, se estiver praticamente à porta de casa. Principalmente se forem carvalhos, nogueiras e castanheiros a pensar no futuro...
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: seca em Portugal

por caldeirum » 2/2/2022 14:37

caganixo7 Escreveu:
caldeirum Escreveu:
Folhosas? Quem vai plantar para obter lucros a 80 anos? Só o estado ou um membro da realeza.

Cumprimentos.


Quem pensa nos filhos e netos...


Dito por quem não tem de viver da floresta. Não sei qual é o teu trabalho, mas se te disserem que tens de trabalhar e receber a maior parte do teu salário dentro de 80 anos, continuarias a trabalhar nessa empresa?

O problema que eu vejo no nosso país, semelhante aos países pobres (porque somos pobres), é que estamos a explorar os nossos recursos para depois recebermos pouco em troca. Assim não saímos da cepa torta.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: seca em Portugal

por edvieira » 2/2/2022 14:13

RFPB Escreveu:Pensei que fosse alguma ideia nova.

Sabes, em termos pontuais/locais pode ser uma opção, na globalidade não.
Se criarmos microclimas atrás de microclimas, alteramos o clima de um determinado local.
Isso anda o homem a fazer há milhares de anos.


A ideia não é nova, mas ninguém pensa nela...

Criar Microclimas??? nós não criamos microclimas, apenas os destruímos... eles sempre existiram. Agora apenas temos tempo seco na grande maioria do Continente. A Ilha Madeira tem imensos microclimas, tem zonas secas e zonas húmidas e provavelmente no passado foi sempre mais húmida pois tinhas mais floresta. Se a destruirmos completamente ficará apenas com um clima seco.
Achar que o clima no nosso Portugal sempre foi assim é que me parece estranho.

Dificilmente ao plantar floresta mudamos alguma coisa para pior... mau mau, é o que os chineses andam a fazer ao criar chuva artificialmente

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56020780
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: seca em Portugal

por niceboy » 2/2/2022 12:41

Na serra de Sintra também há muitos eucaliptos, e pior mimosas e acácias, que felizmente têm sido desbastadas. Sei muito bem, pois frequento mensalmente há décadas, e conheço 95% dos trilhos que há por lá.
O que existe em Sintra é condensação horográfica, ou seja, tens muita humidade do mar agitado ao lado, e de repente essa humidade transportada pelo vento encontra uma parede de mais de 500 metros de altura e obriga a humidade a condensar.
E isto é bem visível ainda para mais se compararmos o que acontece entre a vertente norte e a vertente sul.
O Gerês também está perto do mar e está na zona da passagem das superfícies frontais que trazem chuva.

Agora que floresta ajuda a reter água e humidade nos solos, isso é certo. Mas para isso tem de chover!
E já agora, preferem eucaliptos ou mato, silvas, giestas, tojos?
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: seca em Portugal

por caganixo7 » 2/2/2022 12:35

caldeirum Escreveu:
Folhosas? Quem vai plantar para obter lucros a 80 anos? Só o estado ou um membro da realeza.

Cumprimentos.


Quem pensa nos filhos e netos...
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: seca em Portugal

por caldeirum » 2/2/2022 12:24

edvieira Escreveu:

`É simples! A resposta está em termos floresta e de preferencia floresta húmida. Que retenha humidade nos solos, ao retermos essa humidade o excesso corre para ribeiros e por sua vez para os rios. A longo prazo alteramos até o próprio clima (micro clima), por exemplo Sintra têm um micro clima próprio, mas que acaba num instante se arrancarem a floresta e começarem a plantar eucaliptos. Arranquem a floresta no Gerês e plantem eucaliptos e verão que o clima lá tb se irá alterar.
Sim para mim Eucaliptos não é floresta, pois é uma arvore venenosa que acidifica os solos completamente e dá cabo de tudo.

A solução mais simples era nas margens de rios e ribeiros deveria ser obrigatório termos 20 metros de floresta, que iria reter a humidade e fazer sombra nos ribeiros para não secarem.

Plantamos árvores, plantamos água... Simples.

Não fazer nada é que não é solução e gastar a água que resta em agricultura extensiva muito menos. Falar em cumprir metas de carbono sem termos este factor em equação é completamente descabido.


O que faz uma floresta húmida é a cobertura da copa. Funciona como uma cobertura que reduz a temperatura, logo menos evaporação e quando o vapor de água choca com as folhas, forma-se condensação.

Não estou a par da eficiência de uso da água pelo eucalipto durante o crescimento. Um dia destes terei de ler sobre isso.
A espécie é importante, mas a densidade também. Mais folhas, mais transpiração. Não é por acaso que temos um enorme problema com as espécies invasoras, em especial com as acácias.

Quanto à cruzada contra o eucalipto, não deixa de ser curioso que num fórum dedicado ao investimento em bolsa, onde todos querem obter mais valias, queiram que os produtores florestais abandonem uma cultura, que lhes permitem algum lucro. E não é muito. Por hectare estamos a falar de 200 a 300€/ano. Agora façam as contas.

Pinheiro bravo? Esqueçam. O nemátode do pinheiro está a destruir completamente o pinheiro bravo e a encarecer o produto final, porque é necessário garantir que a madeira exportada está esterilizada (fornos a vapor quente).

Folhosas? Quem vai plantar para obter lucros a 80 anos? Só o estado ou um membro da realeza.

Cumprimentos.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: seca em Portugal

por RFPB » 2/2/2022 12:17

Pensei que fosse alguma ideia nova.

Sabes, em termos pontuais/locais pode ser uma opção, na globalidade não.
Se criarmos microclimas atrás de microclimas, alteramos o clima de um determinado local.
Isso anda o homem a fazer há milhares de anos.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: seca em Portugal

por caganixo7 » 2/2/2022 12:04

20 metros é um carvalho adulto
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: seca em Portugal

por edvieira » 2/2/2022 11:32

RFPB Escreveu:
edvieira Escreveu:
RFPB Escreveu:Já estou a ver a cenário aqui no Algarve, no Verão.
Os turistas vão andar atrás dos jactos de águas dos aspersores da rega, para tomar banho.

Vão trocar o consumo de carne, por peixe e percebes? Aos preços que estão? Não me parece.
Se a troca for por vegetais vai dar no mesmo, consumo de água.

A única solução para o problema, é chover.


Não concordo!
Uma vez em conversa com uma pessoa entendida e preocupada com esse assunto, respondeu-me: - "Que a água planta-se!!!"

Na altura tb não percebi logo, e por isso deixo a explicação para depois....


Bora lá com essa explicação ...

Estou sempre atento a ideias modernas e para a frentex.



`É simples! A resposta está em termos floresta e de preferencia floresta húmida. Que retenha humidade nos solos, ao retermos essa humidade o excesso corre para ribeiros e por sua vez para os rios. A longo prazo alteramos até o próprio clima (micro clima), por exemplo Sintra têm um micro clima próprio, mas que acaba num instante se arrancarem a floresta e começarem a plantar eucaliptos. Arranquem a floresta no Gerês e plantem eucaliptos e verão que o clima lá tb se irá alterar.
Sim para mim Eucaliptos não é floresta, pois é uma arvore venenosa que acidifica os solos completamente e dá cabo de tudo.

A solução mais simples era nas margens de rios e ribeiros deveria ser obrigatório termos 20 metros de floresta, que iria reter a humidade e fazer sombra nos ribeiros para não secarem.

Plantamos árvores, plantamos água... Simples.

Não fazer nada é que não é solução e gastar a água que resta em agricultura extensiva muito menos. Falar em cumprir metas de carbono sem termos este factor em equação é completamente descabido.
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: seca em Portugal

por RFPB » 2/2/2022 6:42




"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: seca em Portugal

por RFPB » 2/2/2022 6:30

edvieira Escreveu:
RFPB Escreveu:Já estou a ver a cenário aqui no Algarve, no Verão.
Os turistas vão andar atrás dos jactos de águas dos aspersores da rega, para tomar banho.

Vão trocar o consumo de carne, por peixe e percebes? Aos preços que estão? Não me parece.
Se a troca for por vegetais vai dar no mesmo, consumo de água.

A única solução para o problema, é chover.


Não concordo!
Uma vez em conversa com uma pessoa entendida e preocupada com esse assunto, respondeu-me: - "Que a água planta-se!!!"

Na altura tb não percebi logo, e por isso deixo a explicação para depois....


Bora lá com essa explicação ...

Estou sempre atento a ideias modernas e para a frentex.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 2/2/2022 0:43

Nas minhas ferias de Natal vi um documentario em que conseguiram realizar a visao de Ben Gurion que sonhava em ter um Israel prospero com a o aproveitamento agricula do deserto de Negev.

No documentario conseguiam plantar pimentos, tomates e todo o tipo de hortaliças, com recurso a agua semi-salgada (brackish). Nao era uma soluçao de escala mas nao era impossivel.

Existem alguns projectos de agricultura com recurso a agua salgada:

:idea: Neste projecto a ideia e desalinizar e transportar agua para estufas com recurso a energia solar. (eu sou altamente ceptico do solar quando usado como fonte de energia a abastecer redes electricas, mas acredito que pode ser uma mais valia quando aplicada em projectos especificos).
An ambitious project plans to use seawater and solar power for agriculture. But is it technically feasible?

:idea: Neste `projecto usam quimicos para que as plantas sejam imunes ao sal.
Israeli start-up enables farmers to grow crops in salty water

:idea: Outro ponto importante seria aumentar o uso de aguas residuais na agricultura, aqui novamente Israel domina.
Israeli sewage treatment technology – effective, cheap
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por edvieira » 1/2/2022 22:50

RFPB Escreveu:Já estou a ver a cenário aqui no Algarve, no Verão.
Os turistas vão andar atrás dos jactos de águas dos aspersores da rega, para tomar banho.

Vão trocar o consumo de carne, por peixe e percebes? Aos preços que estão? Não me parece.
Se a troca for por vegetais vai dar no mesmo, consumo de água.

A única solução para o problema, é chover.


Não concordo!
Uma vez em conversa com uma pessoa entendida e preocupada com esse assunto, respondeu-me: - "Que a água planta-se!!!"

Na altura tb não percebi logo, e por isso deixo a explicação para depois....
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: seca em Portugal

por Ugly bull » 1/2/2022 22:32

De acordo com os dados da REN, em janeiro o Sistema Electroprodutor Nacional foi deficitário em cerca de 20%, correspondendo a cerca de 1TWh. A boa notícia é que 61% da energia eléctrica foi produzida através de FER :D .

Foi uma irresponsabilidade fecharem a central de carvão do Pego num ano em que, de acordo com as séries estatísticas, seria previsível que teríamos um ano de seca, dado que os anos hidrlogicamente favoráveis são tradicionalmenre intercalados por um ano de seca, onde habitualmente se produz cerca de metade de energia eléctrica. (o ano passado foi um ano bom). A excepção foi 2013/2014 (ambos bons) e 2010/2011 (igualmente bons), e que foram intercalados por um ano partcularmente mau, em que se produziu cerca de 1/3 do melhor ano hidrologico em termo de produção de energia (2016).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 31
Registado: 1/11/2014 18:52

Re: seca em Portugal

por caldeirum » 1/2/2022 22:31

djovarius Escreveu:Sim, mas pelo menos a laranjeira é um produto típico da região com muita qualidade, nisso estamos no top, até porque a Europa central importa laranjas de Israel (e não só) bem azedas...

Mas não sabia que os frutos secos eram assim, não admira que sejam tão caros...

E as previsões do tempo apontam para seca nesta 1ª quinzena de Fevereiro. Não estou a ver de onde virá a água para o próximo Verão. Se calhar haverá mais restrições....

Abraço

dj


É típico porque foram trazidas há muitos séculos. Quem sabe, dentro de 300 anos o abacate será considerado típico também. Creio que teria mais sentido substituir laranjais por abacatais. Expandir o regadio numa zona com falta de água, é ilógico. Mas, o capital fala mais alto.
Quanto às laranjas de Israel serem azedas, enfim, já comi bastantes do algarve com um sabor péssimo. Depende. Na maioria das vezes são boas.
Faz sentido importar da África do Sul ou de Israel? É ´óbvio que não! Mas servem sempre como desculpa para esmagar os preços nos produtores. \:D/

djovarius Escreveu:
Estes consumos são por campanha (época)? Desculpa a ignorância.


Sim, são anuais.


Opcard Escreveu:Será que Portugal tem água para a agricultura intensiva ? Ou deve optar pela agricultura extensiva produzindo qualidade ?

Vejo os números do consumo de água por hectare e posso dizer que o meu pai produzia vinho , azeite ( galega com tamanho de carvalhos ) e laranjas e nunca gastou um litro de água , o caminho e ter plantas adequadas porque os anos secos vão acontecer .


Relacionar qualidade e produção extensiva não me parece correto. Podes ter produção extensiva de má qualidade e pouco produtiva. Depende da gestão. A questão está mesmo na água disponível e para quanto tempo.


O uso da água levanta uma série de questões complexas. Imaginem a seguinte situação: Um campo de golf com lucro 5000€/ha/ano ou um laranjal com 3000€/ano, com o mesmo consumo de água. O que escolheriam?
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 303
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 1/2/2022 22:16

Candelstick Escreveu:
LoneWolf Escreveu:Ainda bem q o governo foi inteligente em manter todas as centrais a carvao e refinarias abertas.
Assim com as barragens vazias sem produzir electricidade nao se vai passar mal em Portugal.
E com o vento q se faz sentir... ui ui!

https://www.publico.pt/2022/02/01/socie ... _b--507490


Votam na mesma caca, têm a mesma caca.

LW



As alternativas de voto também eram melhores... :-k


Verdade, o PSD nao so prometia continuar o mesmo rumo como se compremetia com a neutralidade ja em 2045... :lol: :lol: :lol:

Nao admira que o PS tivesse maioria.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por RFPB » 1/2/2022 21:43

Já estou a ver a cenário aqui no Algarve, no Verão.
Os turistas vão andar atrás dos jactos de águas dos aspersores da rega, para tomar banho.

Vão trocar o consumo de carne, por peixe e percebes? Aos preços que estão? Não me parece.
Se a troca for por vegetais vai dar no mesmo, consumo de água.

A única solução para o problema, é chover.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1429
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: seca em Portugal

por rg7803 » 1/2/2022 21:11

caldeirum Escreveu:
djovarius Escreveu:Gostei da proposta, acho razoável.
Eu nem como metade disso de carne, eu sou mais do choco frito :twisted:

No entanto, há investidores a pagar MUITOS milhões por terras no Alentejo. Não será porque a comida cara voltou a ser vista como uma grande oportunidade de negócio?
E temos de acabar já com abacates e outras aberrações com exigem muita água.

Mas tenho a impressão de que as políticas não vão estar à altura destas questõea :roll: :roll:

dj



editado: fiquei a pensar nos valores. O consumo anda à volta de 6500m3/ha.
Abacateiros - 5600 - 6600 m3 / ha
Alfarrobeiras - 4150 m3 / ha
Amendoeiras - 7500 - 7900 m3 / ha
Citrinos - 6400 – 7600 m3 / ha
Diospireiros 6800 – 7200 m3 / ha
Figueiras - 5500 - 5800 m3 / ha
Nogueiras - 8600 - 9000 m3 / ha
Olivais - 5500 - 6800 m3 / ha
Romãzeiras - 6300 - 6500 m3 / ha
Vinha de mesa 5600 m3 / ha
fonte: Rosa, A(2019). REGA DAS CULTURAS / USO EFICIENTE DA ÁGUA. DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO ALGARVE, FARO.


Estes consumos são por campanha (época)? Desculpa a ignorância.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: seca em Portugal

por LoneWolf » 1/2/2022 20:45

Podemos ver no gráfico de baixo q a seca so tem aumentado no ultimo ano.
Choveu muito pouco em janeiro.

https://www.ipma.pt/pt/oclima/observatorio.secas/

Nao ficarei surpreendido de ver cortes de luz por esse país fora a partir de Junho.

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: seca em Portugal

por Opcard » 1/2/2022 20:31

Será que Portugal tem água para a agricultura intensiva ? Ou deve optar pela agricultura extensiva produzindo qualidade ?

Vejo os números do consumo de água por hectare e posso dizer que o meu pai produzia vinho , azeite ( galega com tamanho de carvalhos ) e laranjas e nunca gastou um litro de água , o caminho e ter plantas adequadas porque os anos secos vão acontecer .
 
Mensagens: 4443
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: delta2024, Ferreiratrade, Goya777, JR63, m-m, malakas, MPAM, navaldoc, OCTAMA, Opcard, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 187 visitantes