Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

seca em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: seca em Portugal

por caganixo7 » 9/5/2023 11:30

O grosso na precipitação foi anterior ao início do Inverno. Se o Inverno foi péssimo o Outono foi fantástico.
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: seca em Portugal

por WofG » 9/5/2023 10:03

caganixo7 Escreveu:A situação em Portugal não está assim tão má! O Inverno não foi mau e as barragens estão longe do cenário do ano passado. Repara que o mapa mostra uma situação mais grave na zona servida pelo alqueva que tem 3anos de reserva


O inverno não foi mau, foi péssimo, começa a 21 de dezembro e praticamente desde meados de janeiro que não chove consistentemente.

Quem faz umas culturas para consumo próprio, por hobby, como eu sabe bem como estão os solos, secos. Em inicio de março andava a regar, acho que nem o ano passado o fiz. Além da falta de chuva, os dias em março e abril foram com temperaturas bem acima do normal.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 335
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 8/5/2023 14:56

Seca severa e extrema afeta 40% de Portugal continental: saiba quais os distritos mais atingidos

Portugal atravessa atualmente uma situação de seca severa e extrema em cerca de 40% do território nacional, segundo indicou esta segunda-feira a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Segundo o índice PDSI — ‘Palmer Drought Severity Index’ -, verificou -se, no final de abril, “um agravamento da intensidade de seca em relação aos meses anteriores, com cerca de 40 municípios na classe de seca severa e 27 na classe de seca extrema, uma superfície equivalente a cerca de 40% do território”.

Para esta situação contribuíram, tal como constatado na última reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, os valores das temperaturas média e máxima acima do normal, bem como o registo de ondas de calor que, conjuntamente com a reduzida precipitação durante o mês de março e abril, resultou num baixo teor de água no solo, com maior incidência a sul do país.

Nas bacias hidrográficas do sul de Portugal continental, a situação de seca meteorológica tem persistido, não tendo sido possível a recuperação hídrica devido à ocorrência de reduzidas afluências às albufeiras, resultantes de precipitações pouco significativas ou nulas durante o ano hidrológico, designadamente nas bacias hidrográficas do Sado, Mira, Arade e das Ribeiras do Algarve.

“Esta situação meteorológica afeta fortemente a atividade agrícola e o rendimento dos agricultores. É de máxima importância o reconhecimento desta realidade para que possamos ajudar os agricultores. É uma situação que sinalizámos na semana passada, no Luxemburgo, na última reunião Agrifish e esperamos da Comissão um apoio firme para fazer face a esta situação estrutural”, afirmou a ministra da Agricultura.

“Lembramos, por exemplo, o apoio para construção de charcas, para reforço da eficiência no uso de recursos/agricultura de precisão, para instalação de culturas permanentes tradicionais e para instalação de painéis fotovoltaicos, num montante disponibilizado que ronda os 160M€”, sublinhou Maria do Céu Antunes.

“E, no seguimento da aprovação da Comissão Europeia, está ainda a ser preparada a operacionalização do pacote de medidas excecionais, no valor de 180 milhões de euros, para apoiar o setor agrícola e, consequentemente, contribuir para a estabilização dos preços dos bens alimentares”, referiu a governante.

E quais são os distritos em questão?

Beja – Aljustrel; Almodôvar; Alvito; Barrancos; Beja; Castro Verde; Cuba; Ferreira Do Alentejo; Mértola; Moura; Odemira; Ourique; Serpa; Vidigueira.

Évora – Alandroal; Arraiolos; Borba; Estremoz; Évora; Montemor-O-Novo; Mora; Mourão; Portel; Redondo; Reguengos De Monsaraz; Vendas Novas; Viana Do Alentejo; Vila Viçosa.

Faro – Albufeira; Alcoutim; Aljezur; Castro Marim; Faro; Lagoa; Lagos; Loulé; Monchique; Olhão; Portimão; São Brás De Alportel; Silves; Tavira; Vila Do Bispo; Vila Real De Santo António.

Portalegre – Alter Do Chão; Arronches; Avis; Campo Maior; Crato; Elvas; Fronteira; Monforte; Ponte De Sor; Portalegre; Sousel.

Santarém – Benavente; Coruche.

Setúbal – Alcácer Do Sal; Alcochete; Grândola; Moita; Montijo; Palmela; Santiago Do Cacém; Sesimbra; Setúbal; Sines.



Enquanto isto, discutem expandir um mais aeroporto, num país que já está saturado de consumo excessivo de recursos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por Marco Martins » 21/4/2023 9:37

O maior problema deste período de secas que atravessamos acho que não é somente haver ou não haver água armazenada!! Isso até podemos ter...
O maior problema é que com invernos mais quentes, menos chuvosos e verões muito mais quentes, os solos ficam secos promovendo incêndios, perdas de zonas de cultivo, pernas na agricultura e zonas rurais, alterações dos ecossistemas, etc.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 21/4/2023 9:29

O mapa faz referencia aos solos e não a reserva em barragens, como foi mencionado no post.

Também fiz referencia à situação da península no geral, em termos de reservas Portugal está muito melhor preparado mas o mês de Abril não deixa de ser pobre em precipitação o que prejudica muito a agricultura.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por caganixo7 » 20/4/2023 19:34

A situação em Portugal não está assim tão má! O Inverno não foi mau e as barragens estão longe do cenário do ano passado. Repara que o mapa mostra uma situação mais grave na zona servida pelo alqueva que tem 3anos de reserva
 
Mensagens: 119
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 20/4/2023 11:55

Mapa da seca na Europa.

A península Ibérica está numa situação muito complicada, sendo que algumas regiões estão situação critica.

Este gráfico não reflecte as reservas das barragens.

A inflação nos alimentos pode muito bem piorar.

https://edo.jrc.ec.europa.eu/edov2/php/ ... hp?id=1000
Anexos
seca.JPG
seca.JPG (93.05 KiB) Visualizado 3565 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 27/2/2023 15:43

djovarius Escreveu:Por outro lado, fica a questão: tirar água do mar é fácil mas gasta muita energia. Cuidado, pois, com as políticas energéticas!!j


E não serve para regadio.

Quer dizer a água é boa à mesma, o problema é que produzir água dessalinizada do mar mais transportar para as zona onde fosse necessária para regadio deve ser uma pequena fortuna.

Ora mais um contributo para a desertificação do interior... e para a importação de alimentos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por djovarius » 24/2/2023 17:03

Boas,

Não esquecer que em termos de dessalinização a Espanha está centenas de vezes à nossa frente pois tem centenas de pontos enquanto nós só temos um.... no ilha de Porto Santo !! Fundamental para que a ilha não moresse para o turismo, para tudo em geral...

Agora vamos ter no Algarve e sudoeste alentejano. Será um bom princípio. Quem dera que não fosse necessário, mas desconfio que será mesmo.
Todos os países, desde nós, por essa Europa do sul afora, até à Grécia dificilmente fugirão a secas consistentes.
Quem está a ler isto no Minho, deve ficar um pouco confuso, mas vale lembrar que a sul do Tejo existem ribeiras que costumavam ter água desde o Outono até à Primavera (às vezes no Verão), enquanto hoje nem no Inverno corre água...

Por outro lado, fica a questão: tirar água do mar é fácil mas gasta muita energia. Cuidado, pois, com as políticas energéticas!!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8756
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 24/2/2023 13:50

O paradigma do consumo de energia mudou, agora gasta-se mais energia no verão do que no inverno. Temos os ACs e com a falta de água não há outra alternativa que dessalinizar água. A produção local desaparece e tem de se transportar alimentos de locais remotos.

Este ano Portugal parte de uma posição bem mais confortável, mas a Europa no geral continua com graves problemas de seca, estando alguns países praticamente em situação de calamidade.


Dry canals, low rivers and shrunken lakes: Europe braces for severe drought amid winter heatwave

A winter heatwave, record low levels of rain and a startling lack of snow in Europe are pushing rivers, canals and lakes across the continent to alarmingly low levels, with experts warning there could be repeat of last year’s severe droughts.

Images of dried-up river beds and shrunken lakes are usually associated with the scorching heat of summer – not the winter. But an exceptionally warm and dry start to the year is affecting a swath of Europe, including central and southwest France, northern Spain and northern Italy.

There are concerns for what this might mean for water supplies.

Europe’s water situation has become “very precarious,” according to a study published in January by researchers at the Graz University of Technology in Austria, which used satellite data to analyze the world’s groundwater resources.

“A few years ago, I would never have imagined that water would be a problem here in Europe,” said Torsten Mayer-Gürr, one of the researchers. “We are actually getting problems with the water supply here – we have to think about this.”

Record-breaking dry spell in France
France, which is experiencing its driest stretch in more than 60 years, may soon bring in water restrictions.

The country “suffered a series of 32 consecutive days without any significant rainfall from January 21 to February 21,” Simon Mittelberger, a climatologist at Météo-France, told CNN – the longest stretch since records began in 1959.

It is having a damaging effect on the country’s rivers and lakes, Mittelberger said, as well as the country’s soils.

“Soils are much drier than usual,” he said. France’s current soil moisture levels would not normally be seen until mid-April.

Snowfall has also been low. “The situation in the Pyrenees is close to the lowest record of snow quantity for that time of year,” Mittelberger said. The Alps have seen 63% less snow than usual, according to CIMA Research Foundation.

A lack of snow in the winter can threaten water reserves in the spring and summer, as there is less snowmelt to sustain rivers.

Last summer, France suffered its worst drought on record but, Mittelberger warned, this year “the situation could be worse if we don’t have significant rainfall in the next couple of months.”

Christophe Béchu, the minister for ecological transition, called the winter drought “unprecedented,” and warned the country is in a state of alert.


Exposed lake beds and dried up canals
In Italy, some of country’s most famous bodies of water are drying up.

Water levels at Lake Garda are so low that it is now possible to walk to an island in the middle, along a strip of exposed lake bed. A few months ago, this walkway did not exist.

It is now also a lot harder to take a water taxi in Venice, as some of its canals have become too shallow to keep gondolas afloat, in part, because of a lack of rainfall.

The city which has long feared flooding is now grappling with the opposite problem.


Italy’s longest river, the Po, which winds through its northern agricultural heartland, has 61% less water than usual for this time of year.

Last summer, the Italian government declared a state of emergency for the area surrounding the Po, which experienced its worst drought in 70 years.

Giorgio Zampetti, general manager of Legambiente, an Italian environmental group, fears that the worst is yet to come: “2023 has just begun, but it is showing worrying signs in terms of extreme weather events [and] drought levels,” he said in a press statement.

Fears for water supplies
In Spain, which experienced its hottest year on record last year, there are concerns about water supplies.

“We cannot guarantee water supply for drinking water or for economic uses by relying exclusively on rain,” Teresa Ribera, Minister for the Ecological Transition recently said at a press conference.

The country has approved plans to invest around $24 billion in water management, including measures to improve sanitation and treatment and modernize irrigation.

Since 1980 the average available water has decreased by 12%, with projections that there may be a further decrease of up to 40% by 2050.

Dry weather in Spain is also threatening the country’s prized jamón ibérico bellota, as low rainfall and rising temperatures affect the acorns eaten by the pigs.

“The coming weeks will be crucial”
While Europe has previously been blighted by summer droughts, experts fear the exceptionally dry last two months may signal a new reality, caused in part by rising average global temperatures.

“These conditions were rare in the past, but climate change is altering precipitation regimes over Europe and making these extremes more recurrent and intense,” Andrea Toreti, a climatologist at the European Commission’s Joint Research Centre, told CNN.


“There is a growing concern due to the lack of precipitation in the last weeks and also considering the 2022 drought. The coming weeks will be crucial,” Torerti said.

While Toreti said attributing the winter drought to climate change would require a specific analysis that has not yet been conducted, he added such events “are an expected effect of climate change in terms of more frequent and intense extremes.”


https://edition.cnn.com/2023/02/24/euro ... index.html

Esperemos bem que os próximos meses tragam algum alivio com chuvas, de momento temos uma situação muito complicada.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por cloubird » 22/2/2022 10:16

Politicas à parte, O pessoal dos emigrantes que fugiam das guerras e eram contra, eu na altura perguntava, eu quero ver quando tivermos que ser nos a emigrar.

A seca é cada vez pior, podemos ter a hipótese de em Portugal não chover em 2022.

Se assim for o Covid fu i um treino para a economia levar um tombo. da qual não vamos recuperar.

Se tivermos o azar d enão chover até 2023 o que não o está excluído, preparem-se, começam a pensar para onde vamos emigrar.

Estamos lixados, para sul não podemos, pois é pior, para norte, só se for para os polos.

Portanto , aqui não vai haver prr que nos salve.

Acho que será mais ou menos assim, acabar com o sector de campo de golfe o sul de Portugal ser considerado perdido, e concentrar os esforços na zona norte.

Portanto o desligar d Portugal vai ser faseado, desligar o sul em primeiro, para tentar salvar o norte.

Ou seja podemos assistir a uma brutal desvalorização das propriedades a sul.

A esta hora já devíamos estar a abrir uma gigantesca central de dessalinização, para a agricultura ( água sem sal, mas impropria para consumo)

Outra sugestão é fazermos a dança da chova, ou acender uma velas.

Este ano ainda não houve 2 dias seguidos a chover.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: seca em Portugal

por Marco Martins » 21/2/2022 13:43

Este problema do aumento de seca é bastante complexo e num cenário nacional, criará bastantes problemas!
A juntar à seca temos o aumento de temperaturas que aceleram ainda mais toda a evaporação e seca já existente!!

Esta seca vai promover a venda e abate de animais, o que no curto espaço de tempo até poderá fazer o preço da carne descer, no entanto num cenário temporal médio, irá naturalmente trazer aumento de preços.
Os preços aumentarão pela inexistência de oferta ou pelo custo dos alimentos ser mais alto!!
De qualquer forma o consumidor irá sentir esse aumento a juntar-se ao aumento de inflação.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 15/2/2022 23:49

Marco Martins Escreveu:Mas sim, é verdade que deveremos tentar poupar.


O Maior despesista no território português é o sector pùblico, responsável por mais de 50% do consumo total de recursos.

Toda e qualquer acção dos privados vai ter um impacto negligenciável...


Parece que os USA também estão a sofrer uma seca extrema. :shock:


Megadrought in Southwest US worst in a millennium
Anexos
_123273002_gettyimages-1235076857.jpg
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por niceboy » 15/2/2022 19:53

 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: seca em Portugal

por Marco Martins » 15/2/2022 11:37

cloubird Escreveu:todos os dias podemos muar um habito mau no que respeita a consumo de água. Sem entrar no ridículo, podemos fazer muita coisa.

Se cada um de nos conseguir poupar 1l de agua por dia com mudanças de hábitos já seria muito positivo.


Já me apercebi que a mudança de hábitos acontece esporádicamente e que se hoje poupamos 1lt, amanhã abrimos uma piscina!! (não é por mal que o fazemos, mas é o mesmo que acontece com a electricidade ou roupas ou outra coisa... se compramos mais barato, entao vamos consumir mais...)

Mas sim, é verdade que deveremos tentar poupar. Concordo 100%.
Durante o primeiro banho, por exemplo, se colocar a água num garrafão, até que ela chegue quente, a poupança será entre 2 e 5 litros!!!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: seca em Portugal

por cloubird » 14/2/2022 22:57

todos os dias podemos muar um habito mau no que respeita a consumo de água. Sem entrar no ridículo, podemos fazer muita coisa.

Se cada um de nos conseguir poupar 1l de agua por dia com mudanças de hábitos já seria muito positivo.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: seca em Portugal

por Marco Martins » 14/2/2022 20:05

djovarius Escreveu:Pois aqui o jovem anda a falar em dessalinização há anos, não porque seja uma coisa muito boa, mas porque é uma solução de último recurso.
É até possível que sirva de "backup" nos anos piores, sendo desnecessária nos melhores.

Só não via quem não queria: aqui no Algarve, a precipitação tem vindo a cair há muitas décadas, considerando a média anual de cada uma das décadas.
Há 30 anos já era mau, há dez pior ainda, agora é o fim da linha.

No Alentejo é mais ou menos o mesmo, o norte ainda não é problemático, mas as coisas podem piorar rapidamente.

Abraço

dj


As coisas até podem mudar para melhor, no entanto seguindo a tendência do ultimos 20 anos, o caminho será cada vez mais calor, mais incêndios e menos água e cuja relação é auto sustentável pois um influencia directamente o outro!!!
Por isso, mais do que TGVs, se calhar deveria haver uma revolução naquilo que é primordial para o país!!!

Estou certo que não será este ano de seca que será o fim do mundo, mesmo com alguns problemas e restrições... contudo, temos de olhar para o futuro e pensar que se nos ultimos 20 anos tivemos dos anos mais quentes desde que há registos, então certamente essa tendência continuará!!! É uma questão de probabilidades!!!

Já estamos sensibilizados para as mudanças climáticas no mundo, por isso agora é hora de nos mobilizarmos para uma realidade nacional!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: seca em Portugal

por djovarius » 14/2/2022 19:25

Pois aqui o jovem anda a falar em dessalinização há anos, não porque seja uma coisa muito boa, mas porque é uma solução de último recurso.
É até possível que sirva de "backup" nos anos piores, sendo desnecessária nos melhores.

Só não via quem não queria: aqui no Algarve, a precipitação tem vindo a cair há muitas décadas, considerando a média anual de cada uma das décadas.
Há 30 anos já era mau, há dez pior ainda, agora é o fim da linha.

No Alentejo é mais ou menos o mesmo, o norte ainda não é problemático, mas as coisas podem piorar rapidamente.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8756
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: seca em Portugal

por Àlvaro » 14/2/2022 17:02

O Ministro Capoula, talves o maior cromo socialista, diz que não podemos esquecer o que já foi feito. É como dizer a um tipo que tem sede: Então e a água que bebeste o ano passado? O Alto Alentejo se não forem feitas pequenas barragens ligadas ao Alqueva será um deserto numa década. Estes tipos que roubaram o dinheiro público deveria ir guardar cabras para o Alentejo em Agosto.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: seca em Portugal

por niceboy » 14/2/2022 16:14

Sim, a seca também atinge Espanha.
E se lá não chove, não podemos exigir que inventem água para nos enviar.

Nesse primeiro artigo que fala da aldeia espanhola, trata-se da barragem do Lindoso por cá muito noticiada, que é portuguesa, perto da fronteira, em que a bacia de retenção cobre sobretudo Espanha.
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: seca em Portugal

por BearManBull » 14/2/2022 10:11

Caramelo Escreveu:Como é possível com a seca que estamos a ter, situações destas :-k :wall:

https://sicnoticias.pt/pais/moradores-d ... 3CtoHHsatg


:roll: :wall: os políticos e as politicas...

A seca também está bem presente em Espanha.

A ghost village emerges from the cracked earth as drought empties Spanish reservoir


Península Ibérica afetada por seca grave
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: seca em Portugal

por cloubird » 12/2/2022 19:25

Se não chover até maio as culturas de verão não se vão poder fazer, e podemos it ao charco.
tenho amigos que dizem-me que no ministério do ambiente andam a acender velas para ver se chove e pensam em fazer as dança da chuva.

Eles estão aterrados de medo que tenhamos 1 ano de chuva quase zero.

Com o fecho da térmicas a EDP asneirou e abriu com se não houvesse amanha as barragens .

Façamos fazer um exercício simples, s castelo do Bode descer abaixo de 30%, vai ser um drama porque a qualidade da aguas vai piorar a EPAL vai de de fazer mais tratamentos químicos na mesma.

e se for com na Etiópia que esta há 3 anos sem chuva ?.

Lisboa ficava sem água, iria ser o caos.

Já devíamos ter mega centrais de dessalinização a trabalhar com força, mas nem construídas estão. Andam preocupados com o Ventura, eu não, o Ventura é o menor dos problemas.

Pode ser que Portugal seja o primeiro pais do ocidente, a ter de "fechar" por causa do clima.

a comunicação social é uma lastima pouco fala de verdade sobre o tema, o que vejo , quando falo o famoso zapping, é num canal qualquer dev ser de sexo ou dito cor de rosa, onde vi um gajo que foi presidente de um clube numa casa qq , agarrado a mulheres. ou a lavar pratos confesso que é triste descer tão baixo para se famoso.

MAs isto ´eo melhor que temos um gajo, a ser filmado dia e noite, que pelo que sei só fez ***** num club de futebol...nação pobre....
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: seca em Portugal

por Caramelo » 10/2/2022 23:35

Como é possível com a seca que estamos a ter, situações destas :-k :wall:

https://sicnoticias.pt/pais/moradores-d ... 3CtoHHsatg
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: seca em Portugal

por Goya777 » 10/2/2022 0:55

HA com cada gabarola por aqui...
 
Mensagens: 2806
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: seca em Portugal

por cloubird » 10/2/2022 0:46

quando daqui a uns anos, com a diminuição da população activa a actual geração da decada de 70 e em parte da de 80 com vencimentos muitos bons no finals de carreira e a malta mais nova a receber menos, e não conseguirmos pagar as reformas, ai a bomba vai rebentar.

P*ois é que agora são salario melhores que conseguem suportar esses desmames que são as reformas. Quando esta malta mais nova que agora ganham miseria, quer ve-lso a sustentar os desmames das gerações smais velhas , onde eu irei incluir-me. Asim mais valia o governo dioze, meus senhores se querem ter uma velhice confortável, poupem, só se podem reformar se tiverme o vosso credito habitação pago na integra.

Pronto assim ja sabíamos as regras.

Assim quem não trabalha por opção teria d pensar melhor, e se calhar a chapa ganha chapa gasta iria fazer pensar muita malta.

Vai doer ?... vai, mas mais vale agora definirmos as regras do jogo.

e E os idoiso queco ficariam , bom não seria algo feito de um dia para o outro, todos os anos as reformas levaram um corte de 5%.

Doi ? pois doi, mas algum dia algo vai ter de ser feito.

E quem esta doente, devem existir exceções. o mais importante é o estado ter uma boa rede de cuidsdos continuados, e paleativos e um sistema de saude bom.

Vai custar ?, vai mas fazer algo agora atemos tempo e em 20 anos todos já teríamos mentalizado para um minset diferente onde a poupança teria uma maior centralidade.

MAs assim vamos ter quem tem melhores salários a ter uma vida melhor...pois ora ai esta um incentivo para sermos melhores, trabalharmos mais e pouparmos, tudo virtudes.

amos chegar a esse ponto, acho que sim, e o ponto onde as gerações mais novas vão dizer basta a serem esmifradas para pagarem para os velhos terem boa vida. e se isso vir de um dia par o outro pode ser pior. agora temos tempo

Custa ?, claro qu enão é agradável....

MAs essa ideia d descontarmos para a SS para a nossa reforma é um embuste dos comunistas. Eu desconto para pagar a outros, os quais nunca serão chamados para um dia mais tarde ajudarem-me, pois ness altura já estão morte ha muito.

Portanto urge acabar com essa coisa de descontar para a SS para pagar reformas, de malta que no fundo nunca descontou na vida para receber o que recebe.























Temos sde já cortar o mal pela raiz, e dizer assim, o estaod não garante a tiua reforma, se queres, poupa e cria um plano de poupança.

Vai haver gente a passar mal ?.. sim vai, mas evita-se um mal maior.

A única coixsa que o estado deveria proteger seria cuidaods peleativos bons e saude e medicação. também não fazia sentido, haver quem estivesse a sofrer.

Agora reformas, eu acabava com isso, quem quiser pode descontar um X, e esse X seria garantido pelo estado.

Ou seja cada um por si.

haveria exceções ?, sim casos de doença, ou acidente.

MAs assim vai haver quem tenha uma velhice com melhores condições do que outros...posi vai... então a solução, ?, termos mais critérios com as escolhas que fazemos.

Eu olho para mim e vejo o exemplo, não vim de famílias ricas, tirando o meu bisavô que foi pato bravo.

Quando comecei a trabalhar e ganhava muita na altura, levava almoço de casa quando todos iam ao restaurante.

Comprei o meu primeiro carro, uns anos depois de já estar a trabalhar, compreiu em 2 mao, estimado mas era usado, um skoda supervb. posi estava denrto dos meus critarios, grande para a familia e robusto, é um carro que já tem 13 anos.

Não poenso tocar , pelo menos para já, e poderia ?

sim, era só querer, tenho um salario bruto de 10k mês.

Porque emotivo iria gastar 30 ou 50 k num carro se o que tenho serve-me, e sempre oprtei por transportes publicos, e agora que trabalho remotamente...

e porque emais tarde esse dinheiro pode rser necessária para alguma coisa.

Portanto se tivermos uma gestão criteriosa na vida, não contando com o ovo no cu da galinha podemos ter uma vida mais garantida.

Podem dizer...dizes isso porqu eganhas bem...pois é o reverso da medalha de passar os fins de semana a estudar tecnologias novas e quando era mais novo a estudar com um desalmado...agora tenho a paga.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Goya777, jp_passos, nfaz, Phil2014, simvale e 414 visitantes