Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

MIBEL: custo da energia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: MIBEL: custo da energia

por NirSup » 18/5/2022 13:53

Atuais preços da Península Ibérica justificam interconexões elétricas.

É lamentável que Portugal e Espanha estejam a ser duplamente penalizados por falta de interconexões elétricas com a França (e o resto da Europa). Portugal e Espanha, em condições climatéricas favoráveis, têm picos de produção elétrica superior ao consumo. E têm condições, como já foi amplamente demonstrado, para produzir, pontualmente, energia eléctrica a preços irrisórios.

Essa eletricidade excedente poderia ser exportada para os restantes países europeus, se existisse um verdadeiro Mercado Único de Energia, a preços bem mais favoráveis do que ser desviada para a bombagem (nem sempre tecnicamente possível) ou para armazenamento em baterias (quase inexistente).
E não há porque a França não quer que haja. Na Europa, somos todos iguais, mas uns são mais iguais do que outros.

Por outro lado, também em razão de condições climatéricas desfavoráveis, Portugal e Espanha têm necessidade de satisfazer o consumo de energia elétrica através das centrais a gás (bem mais caro), quando poderiam importar essa energia a preços mais baixos da Europa.
Dizem que as coisas vão mudar. Estou como São Tomé: ver para crer.

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: MIBEL: custo da energia

por NirSup » 15/5/2022 13:16

MIBEL com Preços da Uva Mijona

Bastou um dia de chuva e vento como hoje para os preços da energia eléctrica no MIBEL atingirem valores absurdamente baixos.
Entre as 15 horas e as 17 horas, o preço por MW no MIBEL é de 1,03 euros. O mais baixo de toda a Europa.
Aquilo a que eu chamo de preços da uva mijona.
E agora percebe-se a necessidade de dotar Portugal de sistemas integrados de armazenamento de energia elétrica.
O que é que têm andado a fazer os players nacionais de energia elétrica? Ou é impressão minha ou há muita displicência e incompetência em tudo isto. Disse.

PortugalHoje.PNG

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: MIBEL: custo da energia

por NirSup » 15/5/2022 0:38

MIBEL: a Galinha dos Ovos de Ouro.

Portugal com uma exposição solar equiparável a Espanha tem de capacidade instalada solar, salvo erro ou omissão, 1.509 MW (última atualização). Espanha tem 16.700 MW (11 vezes mais).
Às 12 horas de hoje, a energia eléctrica de fonte solar injetada na rede, em Portugal, representava cerca de 15% e na Espanha 41,38%.
À mesma hora, a energia eléctrica a partir do gás, injetada na rede, em Portugal, representava cerca de 15% e em Espanha 10,8%.
A Espanha apostou em força na energia solar fotovoltaica. Portugal, infelizmente, atrasou-se. Qual seria a poupança de gás na produção de eletricidade se Portugal tivesse feito a mesma aposta que Espanha no solar? (o Bloco de Esquerda o que é que tem a dizer a isto?)
Não é nenhum segredo de Estado que a energia gerada a partir do sol tem custos irrisórios, contudo, quer em Portugal quer em Espanha, a energia gerada a partir do sol é vendida ao sistema (SEN) ao preço do custo da energia gerada a partir do gás. Isto até parece de doidos, mas é mesmo assim.
Às 12 de horas de hoje o preço da energia em Portugal e em Espanha estava a ser vendido no MIBEL a €160,00/MW, quando poderia estar a ser vendida ao preço da uva mijona. Porquê? Porque o preço mais elevado (neste caso a partir do gás) é o preço seguido por todas as fontes de energia, que em Espanha representava apenas cerca de 10% do consumo e em Portugal 15% do consumo. Isto é de bradar aos céus!
Espanha Solar.PNG
Espanha Solar.PNG (107.43 KiB) Visualizado 5553 vezes

By Nirvana

Em Portugal, a maioria das empresas de energias renováveis vende a energia ao sistema (SEN) a preços previamente contratualizados.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 16/2/2022 13:34

Pata-Hari Escreveu:Algum de vocês explorou a possibilidade de usar geotermia e fez análise de custos? é pouco usado em portugal e existe um projecto finlandês em loulé. Na Finlândia é muito usado. Isto talvez merecesse um tópico próprio.


O meu superior hierárquico tem isso já há algum tempo em casa para aquecimento da habitação e funciona muito bem segundo ele, mas acho que não é para AQS. Não sei como funciona, se permite aquecimento de AQS mas para efeitos de climatização acho sempre limitativo um sistema que só aquece e não arrefece.

Mas pelo Fundo Ambiental pode colocar uma bomba de calor para efeitos de climatização e AQS e receber os 2500€ a fundo perdido. Mas lá está, cada caso é um caso...
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por Pata-Hari » 16/2/2022 12:41

Algum de vocês explorou a possibilidade de usar geotermia e fez análise de custos? é pouco usado em portugal e existe um projecto finlandês em loulé. Na Finlândia é muito usado. Isto talvez merecesse um tópico próprio.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 16/2/2022 11:04

BearManBull Escreveu:OK pessoal mas na primeira fase foi impossível concorrer, o processo fechou logo no primeiro dia por excesso de procura (suspeito...).


Eu estou a tentar concorrer agora, mas tenham atenção por exemplo que o vosso telhado tem boas condições para suportar painéis e que não tem problemas, porque quando tiverem que fazer um arranjo no telhado vai custar o dobro...

Claro que com 85% de subsidio fica em conta e dificilmente não se tem ROI em 4-5 anos.


Por isso é que quando abriu a segunda fase em Junho 2021 eles aceitavam as coisas que tinham sido feitas no timing da primeira fase. Quando abriu a segunda fase, malta que nao tinha conseguido a verba ou ter as coisas postas a tempo ou até que tinha feito sem considerar subsidio, pôs logo candidatura na abertura e entraram logo milhares...eu fiz no final de Julho e ja era a 14 mil!!!

Nao pus no telhado, felizmente a quinta tem muito espaço e aquilo está no chao!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por BearManBull » 16/2/2022 10:19

OK pessoal mas na primeira fase foi impossível concorrer, o processo fechou logo no primeiro dia por excesso de procura (suspeito...).


Eu estou a tentar concorrer agora, mas tenham atenção por exemplo que o vosso telhado tem boas condições para suportar painéis e que não tem problemas, porque quando tiverem que fazer um arranjo no telhado vai custar o dobro...

Claro que com 85% de subsidio fica em conta e dificilmente não se tem ROI em 4-5 anos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 15/2/2022 18:28

futriber Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Primvs Escreveu:procurar no Google Fundo Ambiental. Há um programa do Governo que te permite buscar dinheiro a fundo perdido para isso (e mais coisas). Para painéis devolvem 2.500€. E assim até poupas mais. E depois podes fazer a venda do excendente que nao consumires.


Sim se fores primo do Costa pode ser que tenhas sorte de outra forma esquece. Na primeira fase abriu e fechou no mesmo dia, estás em Portugal essas coisas é tudo na base da corrupção.


PS: Não estou a atacar o teu post que foi bem informativo, só a constatar a miséria do sistema português.


Errado...
Se forem respeitadas as regras, não tem motivo para não receber os 85%.
Há meses que o fundo está a receber candidaturas...
O que poderá dizer, é que agora é um risco fazer o investimento a contar com os €€ do fundo, que pode entretanto acabar... Mas também pode ser reforçado.


Nao coloquei esta informação de forma tão esclarecida, mas sim é como diz. Já estao cerca de 30 milhoes elegiveis e outros tantos para dar mas existem ainda 25 mil candidaturas para analisar. O que se diz é que o Fundo Ambiental ou vai reforçar a dotação e extender o programa ou entao fecha-o e cria outro entretanto. É dinheiro do mais bem aplicado em Portugal e não é em Land Rovers para alguns agricultores como nos idos anos 80 ou 90
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por futriber » 15/2/2022 18:24

BearManBull Escreveu:
Primvs Escreveu:procurar no Google Fundo Ambiental. Há um programa do Governo que te permite buscar dinheiro a fundo perdido para isso (e mais coisas). Para painéis devolvem 2.500€. E assim até poupas mais. E depois podes fazer a venda do excendente que nao consumires.


Sim se fores primo do Costa pode ser que tenhas sorte de outra forma esquece. Na primeira fase abriu e fechou no mesmo dia, estás em Portugal essas coisas é tudo na base da corrupção.


PS: Não estou a atacar o teu post que foi bem informativo, só a constatar a miséria do sistema português.


Errado...
Se forem respeitadas as regras, não tem motivo para não receber os 85%.
Há meses que o fundo está a receber candidaturas...
O que poderá dizer, é que agora é um risco fazer o investimento a contar com os €€ do fundo, que pode entretanto acabar... Mas também pode ser reforçado.
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:31
Localização: ribeirao

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 15/2/2022 18:13

BearManBull Escreveu:
Primvs Escreveu:procurar no Google Fundo Ambiental. Há um programa do Governo que te permite buscar dinheiro a fundo perdido para isso (e mais coisas). Para painéis devolvem 2.500€. E assim até poupas mais. E depois podes fazer a venda do excendente que nao consumires.


Sim se fores primo do Costa pode ser que tenhas sorte de outra forma esquece. Na primeira fase abriu e fechou no mesmo dia, estás em Portugal essas coisas é tudo na base da corrupção.


PS: Não estou a atacar o teu post que foi bem informativo, só a constatar a miséria do sistema português.


Entao devia informar-se melhor porque nao foi assim como diz. A 1ªfase do programa edificios sustentaveis teve tanto sucesso que aumentaram a dotação prevista e a 2ª fase veio com um plafond muito superior (30M) e ja foi duplicado e o prazo extendido de Dezembro 2021 para Março 2022 e ja foram apoiadas quase 20 mil candidaturas.

TABELA PONTO DE SITUAÇÃO DAS CANDIDATURAS EM TEMPO REAL

Fase

Número de candidaturas Valor Total do Incentivo (€) Dotação remanescente (€)

Total

64526
28 868 568.92 €


Em análise

24467



Pedido de esclarecimentos

1980



Elegíveis

18712

31 131 431.08 €


Não elegíveis

15529



Canceladas*

4949





Pagas / Em pagamento **

17074

28 370 502.15 €
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por BearManBull » 15/2/2022 17:56

Primvs Escreveu:procurar no Google Fundo Ambiental. Há um programa do Governo que te permite buscar dinheiro a fundo perdido para isso (e mais coisas). Para painéis devolvem 2.500€. E assim até poupas mais. E depois podes fazer a venda do excendente que nao consumires.


Sim se fores primo do Costa pode ser que tenhas sorte de outra forma esquece. Na primeira fase abriu e fechou no mesmo dia, estás em Portugal essas coisas é tudo na base da corrupção.


PS: Não estou a atacar o teu post que foi bem informativo, só a constatar a miséria do sistema português.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 15/2/2022 17:55

Alguma duvida que tenhas manda mensagem privada
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 15/2/2022 17:51

ZeNovato Escreveu:Obrigado Primvs pela resposta,

Ainda não estou convencido da vantagem dos painéis. Vou com calma fazer uma pequena pesquisa antes de fazer o que quer que seja.
A maneira como eles colocaram a situação era só ganhar e só vantagens para o consumidor.
É que quando me dizem que com dois painéis instalados consigo NÃO pagar a minha fatura de 120€ mensais.... isso seria um espetáculo, principalmente com o investimento de 1400€. Ora para mim, penso que me querem levar por tão bom negócio que é!!!!

Vou investigar!! 8-)


Os Paineis sao optimo negocio, mas não sao com os da EDP.

Com o subsidio do Fundo Ambiental tens comparticipacao de 85% a fundo perdido até um maximo de 2500€ em (IVA nao incluido). Por isso podes aplicar um sistema até 2950€ (valor sem IVA) para maximizares o retorno do fundo e tens um bom retorno face ao que vais poupar. Investes 1130€ e depois passas a produzir energia e depois podes fazer duas coisas: quando os paineis estão a produzir (no cheio, que é o mais caro) podes colocar as maquinas de lavar e outras coisas a funcionar porque vai consumir dos paineis e deixas de pagar. Ou entao, fazer como está muita gente a fazer...vende a producao durante o cheio pois o preço que é pago em tarifarios indexados ao MIBEL é cerca de 0,20€ Kwh e mete as maquinas a funcionar durante o vazio (noite) porque o preço pago é inferior ao valor pelo qual podes vender!

Confia em mim porque ando a estudar a questao desde Maio
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por futriber » 15/2/2022 17:49

ZeNovato Escreveu:Obrigado Primvs pela resposta,

Ainda não estou convencido da vantagem dos painéis. Vou com calma fazer uma pequena pesquisa antes de fazer o que quer que seja.
A maneira como eles colocaram a situação era só ganhar e só vantagens para o consumidor.
É que quando me dizem que com dois painéis instalados consigo NÃO pagar a minha fatura de 120€ mensais.... isso seria um espetáculo, principalmente com o investimento de 1400€. Ora para mim, penso que me querem levar por tão bom negócio que é!!!!

Vou investigar!! 8-)


Segue o conselho de Primvs, mas posso já dizer que, o que escreves é impossível, falso e enganoso.
Para não pagar essa fatura, teria de fazer um investimento muito maior, e nunca apenas com 2paineis..
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:31
Localização: ribeirao

Re: MIBEL: custo da energia

por ZeNovato » 15/2/2022 17:00

Obrigado Primvs pela resposta,

Ainda não estou convencido da vantagem dos painéis. Vou com calma fazer uma pequena pesquisa antes de fazer o que quer que seja.
A maneira como eles colocaram a situação era só ganhar e só vantagens para o consumidor.
É que quando me dizem que com dois painéis instalados consigo NÃO pagar a minha fatura de 120€ mensais.... isso seria um espetáculo, principalmente com o investimento de 1400€. Ora para mim, penso que me querem levar por tão bom negócio que é!!!!

Vou investigar!! 8-)
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: MIBEL: custo da energia

por Primvs » 15/2/2022 15:43

ZeNovato Escreveu:Boa tarde,

Não sei se este é o tópico mais adequado à questão que vou colocar mas vou arriscar.

Hoje contactaram-me da EDP a questionar se não queria instalar painéis solares em casa. Estavam a ver os consumos que tenho que rondam os 120€ mensais e que com dois painéis, conseguia produzir energia suficiente para esse gasto.
Tudo incluido, já com instalação, ficava por 1400€, dos quais iria pagar 15€ por mês ou algo do género.
Ainda sou uma pessoa de estou de pé atrás em relação aos painéis solares. Alguém pode dar o seu feedback e comentar esta solução proposta pela EDP? Pelos vistos é uma promoção que está no site deles.

Agradecido pela ajuda


Procura no Face um grupo Autoconsumo Fotovoltaico e pede adesao. Lá tens malta que percebe muito do assunto e podes colocar todas as perguntas e aprender (foi o que me aconteceu).

A resposta à tua pergunta é...foge da EDP a 7 pés! São mais caros, a malta que trabalha com eles não é a mais qualificada e querem é vender. O que deves fazer é procurar um instalador ou vários e pedir orçamentos face às tuas necessidades. Sai-te mais barato e trabalho mais bem feito!

Além disso, procurar no Google Fundo Ambiental. Há um programa do Governo que te permite buscar dinheiro a fundo perdido para isso (e mais coisas). Para painéis devolvem 2.500€. E assim até poupas mais. E depois podes fazer a venda do excendente que nao consumires.
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: MIBEL: custo da energia

por ZeNovato » 15/2/2022 14:14

Boa tarde,

Não sei se este é o tópico mais adequado à questão que vou colocar mas vou arriscar.

Hoje contactaram-me da EDP a questionar se não queria instalar painéis solares em casa. Estavam a ver os consumos que tenho que rondam os 120€ mensais e que com dois painéis, conseguia produzir energia suficiente para esse gasto.
Tudo incluido, já com instalação, ficava por 1400€, dos quais iria pagar 15€ por mês ou algo do género.
Ainda sou uma pessoa de estou de pé atrás em relação aos painéis solares. Alguém pode dar o seu feedback e comentar esta solução proposta pela EDP? Pelos vistos é uma promoção que está no site deles.

Agradecido pela ajuda
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: MIBEL: custo da energia

por BearManBull » 10/1/2022 0:35

:lol: :lol: :lol:

Claro que sim se fosse tudo gerado com carvao nos mesmo termos regulamentares e fiscais de 2000 obvimante que seria muitissimo mais barato.

Poças por alguma coisa a China faz tudo com carvao... podem argumentar com outras coisas agora o preço tenham dò!

Esse tipo de afirmaçoes de maior da aldeia nao tem pès nem cabeça.


Claro que esta a vender o peixe dele...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: MIBEL: custo da energia

por NirSup » 10/1/2022 0:18

Mais um Mito Urbano a cair por terra

Energia Renovável baixa preço da energia.PNG


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: MIBEL: custo da energia

por BearManBull » 9/1/2022 23:58

rg7803 Escreveu:Devem ter lido mas deixo aqui de qualquer forma:

https://expresso.pt/economia/uniao-euro ... gia-verde/


A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos pela frente.


Finalmente a abrirem os olhos.

O nuclear tem obrigatoriamente de representar um papel crucial na oferta de mix energetico se queremos ter um sistema energetico sustentavel, flexivel e resilente.

Esperemos que sim e que a UE tenha a ambiçao suficiente de regressar ao nuclear enquanto nao estiver a fusao nuclear disponivel (10-20 anos?). Eu acho que serao forçados eventualmente quer queiram quer nao, porque tal como se ve estao encontados às cordas com o real maleficio do grande plano das alternativas - os preços descontrolados da electrecidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8744
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: MIBEL: custo da energia

por NirSup » 9/1/2022 23:32

Esta notícia não está correta.

O que existe é uma proposta de um francês chauvinista, que é Comissário do Mercado Interno, um sabujo alinhado com os interesses egoístas e mesquinhos do governo francês, que apostou tudo no nuclear e que sabe que se o nuclear não for apoiado e subsidiado pela União Europeia irá cair como um baralho de cartas.
Para que a iniciativa deste francês chauvinista (de nome Thierry Breton) seja aprovada terá de passar por dois crivos: pela aprovação do Conselho Europeu e pela aprovação do Parlamento Europeu.
A ver vamos, como diz o cego.

O nuclear, por sua vez, revela bem como a malícia do processo político joga com o esquecimento e a ignorância. A energia nuclear é um fiasco tecnológico, um desastre financeiro e um escândalo ético pela perigosa contaminação que deixa para um futuro que se contará por milénios. Para a CE parece que as tragédias de Chernobyl (1986) e de Fukushima (2011) não foram suficientes para provar o intrínseco carácter danoso de uma indústria que, além do mais, continua a produzir resíduos sem tratamento final, úteis apenas para alimentar a corrida aos armamentos atómicos.
Viriato Soromenho-Marques


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: MIBEL: custo da energia

por rg7803 » 9/1/2022 22:20

Devem ter lido mas deixo aqui de qualquer forma:

https://expresso.pt/economia/uniao-euro ... gia-verde/
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: MIBEL: custo da energia

por HRamos_3 » 7/1/2022 18:11

NirSup Escreveu:Meus caros Amigos,
Na minha qualidade de investidor nas energias renováveis (e não na qualidade de consumidor) o que me preocupa não é a crise energética que assola um pouco por toda a Europa por razões consabidas (nomeadamente, pelo déficit de produção das energias renováveis).
O que me preocupa não são os preços altíssimos praticados nos mercados grossistas de eletricidade (MIBEL e não só).
Fico radiante quando constato que o preço do petróleo sobe e quando o preço do gás natural sobe ainda mais (que me desculpem os consumidores destes bens).
Se está alto o preço da eletricidade nos mercados grossistas, se está alto o preço do petróleo e do gás natural, se está alta a taxa de carbono, isso mais cedo ou mais tarde irá refletir-se nos preços/valores das empresas renováveis cotadas em Bolsa, já que os bens/serviços por elas prestados se tornam mais competitivos. É uma questão de tempo.
Agora, fico preocupado com uma superprodução de energia elétrica e com a queda consequente dos preços da eletricidade nos mercados grossistas. Isso, sim, preocupa-me.
E o que se passa, atualmente, no sul da Austrália mais tarde ou mais cedo irá ocorrer em Portugal e no resto da Europa. Que ninguém duvide disso.
Portugal tem potencial para produzir 270 GW de energia solar (o total instalado, atualmente, é cerca de 23 a 24 GW) de acordo com as intenções, desejos, propostas, manifestadas por investidores (nacionais e estrangeiros). E não é por acaso, por mero acaso, que a França coloca tantas barreiras à entrada da eletricidade gerada na Ibéria. Eles não estão loucos. Loucos estão os muitos investidores que querem investir no solar em Portugal e não obtêm autorização para isso.
By Nirvana


Mais uma vez, se há sobreprodução, basta aumentar o consumo. Porque não beneficios fiscais para deslocar industria intensivamente energética para o sul da Australia? Ou bombagem para barragens? Ou criar centrais de desalinização, dado que 1/3 do território australiano é um deserto? O que não faltam são opções para gastar energia gerando vários tipos de retorno...

Desligar painéis parece uma alternativa terrivel, dado que o prazo de vida dos mesmos é limitado e a manutenção uma necessidade contínua.

Pergunto-me se terá algo a ver com a intermitência...
“One of the stupidest things a central banker could do is comment on the stock market."
Dennis P. Lockhart

"The stock market is not "a bubble in any way""
Dennis P. Lockhart

Dennis P. Lockhart - President and CEO of the Federal Reserve Bank of Atlanta
 
Mensagens: 121
Registado: 22/6/2014 20:28

Re: MIBEL: custo da energia

por NirSup » 7/1/2022 16:12

Meus caros Amigos,
Na minha qualidade de investidor nas energias renováveis (e não na qualidade de consumidor) o que me preocupa não é a crise energética que assola um pouco por toda a Europa por razões consabidas (nomeadamente, pelo déficit de produção das energias renováveis).
O que me preocupa não são os preços altíssimos praticados nos mercados grossistas de eletricidade (MIBEL e não só).
Fico radiante quando constato que o preço do petróleo sobe e quando o preço do gás natural sobe ainda mais (que me desculpem os consumidores destes bens).
Se está alto o preço da eletricidade nos mercados grossistas, se está alto o preço do petróleo e do gás natural, se está alta a taxa de carbono, isso mais cedo ou mais tarde irá refletir-se nos preços/valores das empresas renováveis cotadas em Bolsa, já que os bens/serviços por elas prestados se tornam mais competitivos. É uma questão de tempo.
Agora, fico preocupado com uma superprodução de energia elétrica e com a queda consequente dos preços da eletricidade nos mercados grossistas. Isso, sim, preocupa-me.
E o que se passa, atualmente, no sul da Austrália mais tarde ou mais cedo irá ocorrer em Portugal e no resto da Europa. Que ninguém duvide disso.
Portugal tem potencial para produzir 270 GW de energia solar (o total instalado, atualmente, é cerca de 23 a 24 GW) de acordo com as intenções, desejos, propostas, manifestadas por investidores (nacionais e estrangeiros). E não é por acaso, por mero acaso, que a França coloca tantas barreiras à entrada da eletricidade gerada na Ibéria. Eles não estão loucos. Loucos estão os muitos investidores que querem investir no solar em Portugal e não obtêm autorização para isso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: MIBEL: custo da energia

por Pata-Hari » 7/1/2022 14:21

HRamos_3 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Hramos, repara que agora eu poderia responder-te "ainda bem que apareceste para nos ensinar".

Se quisermos andar a chamar idiotas uns aos outros, podemos, mas iremos fazer isso noutro espaço porque neste, não entra nas regras da convivência deste espaço.


Lamento que a constatação de uma regra básica da economia seja tomada como um insulto.

O ponto seria que um excedente de energia seria condição suficiente para baixar o preço da mesma, o que eventualmente faria aumentar o consumo da mesma.

Sendo que o que se verifica é o oposto, poder-se-á postular que estamos longe de atingir o paradigma proposto pelo NirSup.


Não é a constatação, é mesmo e é exactamente o modo. Peço-te, mais uma vez, que adoces o tom para não sermos também colocados perante a necessidade de apagar posts com conteúdo e interesse, algo que odiamos ter que fazer. Não tenho nenhuma dúvida que não falarias com ninguém com esses modos, pelo que te pedimos apenas que também não escrevas nesse tom. Relembro-te que ter formação económica não é condição única nem necessária para se ser membro do fórum e nem sequer do governo. Pelo contrário, se não tivéssemos nada a aprender com os outros, o fórum não teria razão de existir.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], ciliegino, Crissssx, Goya777, J.f.vieira, Pageup, Strategor e 442 visitantes