Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por WarrenG » 8/10/2021 10:36

 
Mensagens: 26
Registado: 10/3/2014 11:03

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Spfgg » 2/10/2021 13:35

Diacono Escreveu:
Spfgg Escreveu:
maturidade Escreveu:Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?


A maioria das pessoas.
Idealmente, compro para não ter que vender.


Tenho sérias dúvidas que sejam a maioria. Ainda por cima no nosso mercado, o mais certo é estarem a perder dinheiro...


Estou a falar no geral, não só em Portugal.
E espero que, falando mesmo só de Portugal, as pessoas não invistam mairiotariamente com home bias. Pelo menos do que me respeita, nunca comprei o PSI e a minha alocação a acções nacionais é cerca de 15% (o que até já é demais tbh).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Lusitanus » 2/10/2021 13:20

Diacono Escreveu:
Spfgg Escreveu:
maturidade Escreveu:Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?


A maioria das pessoas.
Idealmente, compro para não ter que vender.


Tenho sérias dúvidas que sejam a maioria. Ainda por cima no nosso mercado, o mais certo é estarem a perder dinheiro...

A generalidade das pessoas realmente não compra ações com a perspetiva de as deterem pelo menos um ano. Eu diria que, no geral, as pessoas compram ações com o intuito de as venderem logo com uma boa mais valia. Mas isso não significa que o mercado não lhes troque as voltas e as leve a manterem as ações pelo menos por um ano. Isto geralmente não é comprar e vender logo com uma boa mais valia. :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Diacono » 2/10/2021 12:00

Spfgg Escreveu:
maturidade Escreveu:Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?


A maioria das pessoas.
Idealmente, compro para não ter que vender.


Tenho sérias dúvidas que sejam a maioria. Ainda por cima no nosso mercado, o mais certo é estarem a perder dinheiro...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Spfgg » 1/10/2021 22:18

maturidade Escreveu:Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?


A maioria das pessoas.
Idealmente, compro para não ter que vender.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ZeNovato » 1/10/2021 20:44

maturidade Escreveu:
Berganza Escreveu:Mas o Expresso hoje refere que o Englobamento deverá ser obrigatório para ganhos mobiliários até um ano.

"O objetivo central em cima da mesa é manter a taxa liberatória para a generalidade das mais valias, mas obrigar ao seu Englobamento quando os ganhos são de curto prazo..."


Boas.
Pois se todos forem como eu que é tentar comprar e vender o mais rápido possível, isso se vier a acontecer é mau.
Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?
só se for aqueles que ficam entalados(COMO EU).
Por acaso tenho alguns esqueletos no armário com mais de 2 anos em carteira.
Vamos esperar com serenidade.
É que se for assim o JE deixa de andar aqui todos os dias feito maluquinho a ver as cotações, para depois ir dar 50% ao estado, LOL.

abraços


Tenho posições com 7 anos :P
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ZeNovato » 1/10/2021 20:42

Já agora, e só para enquadrar, eu e a minha mulher temos de rendimentos brutos anuais em conjunto acima de 36k (de trabalho). Digo acima pois o meu ordenado varia pk a empresa é minha. Como devem imaginar serei afetado sempre que fizer distribuição ou tirar prémios e nos dividendos que recebo em bolsa tb.... Enfim!!!! Mas não vou por isso liquidar a minha carteira nem me desfazer de tudo o que tenho.
Paciência.... Bola pa frente. :pray:
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ZeNovato » 1/10/2021 20:38

LaribauFarmer Escreveu:
ZeNovato Escreveu:... Pois, acho que existe pouca informação sobre como calcular o IRS. O laribau podia explicar o que quer dizer pk eu tb não percebi :P


O meu anterior comentário tem um contexto ( a afirmação anterior da "marijon2"). Ora, a "marijon2" mostrou preocupação porque o englobamento iria "prejudicar" a taxa que incide sobre os seus rendimentos de trabalho. Não é assim ! Como as sucessivas taxas de IRS só são aplicadas aos valores que excedem o limite superior de um determinado escalão, ao acrescentar rendimento ao previamente existente (seja de que natureza for: MV, Dividendos ou até novos rendimentos do trabalho), só esse acréscimo é que será objeto de imposto num eventual escalão com uma taxa de imposto mais elevado. Este ´ é o conceito de Taxa marginal subjacente às taxas de imposto do IRS. O uso da Parcela a abater, não é mais do que uma forma prática de calcular o IRS sem ter que proceder ao cálculo das diversas parcelas correspondentes a cada um dos escalões somando-as no final. O resultado é o mesmo. Portanto: Qualquer rendimento que acresça ao rendimento existente não prejudica a taxa de imposto sobre o que já existia. Por exemplo, quem tenha um rendimento de 25075 € €, pagará:

0.145x7112€ + 0.23x3620€ + 0.285x9590€+0.35x4753€ = 6260.54 € (se me não enganei nas contas...!)

Acaso tenha MV de 1500 €, ao englobar este valor, as parcelas anteriores não "mexem", acresce é uma nova parcela de: 0.37x1500 € = 555€ Diz-se portanto que a taxa de 37 % foi aplicada ao rendimento marginal.

Isto foi o que o nosso guarda livros, aqui da Herdade, me explicou e eu acreditei, porque ele é homem de números... :wink:


Muito obrigado Laribau. Percebi na perfeição o que explicas-te. Agora fiquei esclarecido e concordo de grosso modo com o que dizes. A avançar esta medida, vão juntar algo para diminuir o seu impacto para os mais pequenos. A ver vamos!!
Alguém sabe se os dividendos de empresas estrangeiras se se englobar tb é a 50% atualmente??

Ainda vai dar muita conversa :roll:
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por rsacramento » 1/10/2021 19:51

maturidade Escreveu:Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?
só se for aqueles que ficam entalados(COMO EU).

vê-se que não és um leitor atento do fórum :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por maturidade » 1/10/2021 18:52

Berganza Escreveu:Mas o Expresso hoje refere que o Englobamento deverá ser obrigatório para ganhos mobiliários até um ano.

"O objetivo central em cima da mesa é manter a taxa liberatória para a generalidade das mais valias, mas obrigar ao seu Englobamento quando os ganhos são de curto prazo..."


Boas.
Pois se todos forem como eu que é tentar comprar e vender o mais rápido possível, isso se vier a acontecer é mau.
Quem é que hoje em dia compra uma ação para vender passados 1/2/3 anos ?
só se for aqueles que ficam entalados(COMO EU).
Por acaso tenho alguns esqueletos no armário com mais de 2 anos em carteira.
Vamos esperar com serenidade.
É que se for assim o JE deixa de andar aqui todos os dias feito maluquinho a ver as cotações, para depois ir dar 50% ao estado, LOL.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Berganza » 1/10/2021 17:49

Berganza Escreveu:Mas o Expresso hoje refere que o Englobamento deverá ser obrigatório para ganhos mobiliários até um ano.

"O objetivo central em cima da mesa é manter a taxa liberatória para a generalidade das mais valias, mas obrigar ao seu Englobamento quando os ganhos são de curto prazo..."


Também referem que, está em aberto, o Englobamento ser obrigatório apenas a partir de um determinado patamar de rendimento...
 
Mensagens: 17
Registado: 29/3/2011 11:43
Localização: 16

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Lusitanus » 1/10/2021 17:45

Berganza Escreveu:Mas o Expresso hoje refere que o Englobamento deverá ser obrigatório para ganhos mobiliários até um ano.

"O objetivo central em cima da mesa é manter a taxa liberatória para a generalidade das mais valias, mas obrigar ao seu Englobamento quando os ganhos são de curto prazo..."

A ideia do englobamento obrigatório das mais valias, etc., está, parece, a começar a fazer o seu caminho ...
A Esquerda sabe que primeiro estranha-se e depois entranha-se ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Diacono » 1/10/2021 17:45

Berganza Escreveu:Mas o Expresso hoje refere que o Englobamento deverá ser obrigatório para ganhos mobiliários até um ano.

"O objetivo central em cima da mesa é manter a taxa liberatória para a generalidade das mais valias, mas obrigar ao seu Englobamento quando os ganhos são de curto prazo..."


Num mercado como o nosso, com tão pouca liquidez...isso é a machadada final.
Mais vale fechar já
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Berganza » 1/10/2021 17:38

Mas o Expresso hoje refere que o Englobamento deverá ser obrigatório para ganhos mobiliários até um ano.

"O objetivo central em cima da mesa é manter a taxa liberatória para a generalidade das mais valias, mas obrigar ao seu Englobamento quando os ganhos são de curto prazo..."
 
Mensagens: 17
Registado: 29/3/2011 11:43
Localização: 16

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 1/10/2021 16:33

Pata-Hari Escreveu:Podem colocar link para o artigo? agora fiquei curiosa.


Aqui vai:

https://www.occ.pt/fotos/editor2/entrev ... ut2021.pdf

Tratando-se de uma OCC, ainda para mais sendo a Bastonária, esperar-se-ia um pouco mais de cuidado na formulação das suas opiniões.

:|
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 1/10/2021 15:12

Podem colocar link para o artigo? agora fiquei curiosa.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 1/10/2021 14:40

volvista Escreveu:Hoje saiu um arigo da Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados em relação ao Orçamento 2022 em que diz: Englomabento de Rendimentos Prediais e de Capitais será Dupla Tributação.


Dei uma leitura "apressada" na entrevista. Tratando-se de quem é, podia-nos ter poupado a essa "peça" relativa à dupla tributação. Não se conclua que com o que se segue, defendo ou deixo de defender o englobamento, essa é uma outra discussão.

Retomando a questão da dupla tributação, a senhora OCC, deveria saber que em discussão está a substituição de uma forma de calcular o Imposto e não a criação de um novo imposto, portanto, a existir dupla tributação ela já existiria neste momento. Ora, nem no formato atual nem no formato com englobamento se pode falar de dupla tributação, uma vez que o rendimento que está em causa é um "novo" rendimento gerado pela aplicação da poupança, essa sim, já liquida de um rendimento tributado no passado. Trata-se pois de tributar um rendimento gerado por outro rendimento. Quanto a isto não haja dúvidas, mas parece que a Sra OCC tem dúvidas ( o que é "grave" para quem ocupa a posição que ocupa :-k :-k :-k :pray: :pray: :pray: ). Coisa distinta, é avaliar por outro prisma a questão geral da tributação, no caso, de rendimentos de capitais (Juros , Rendas e Dividendos), quanto à forma e/ou intensidade e impacto que essa tributação tem no rendimento económico e social da poupança constituída. Isso são outros 500, como se diz por aqui, na Herdade...!
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por XxxTOP GUNxxX » 1/10/2021 14:04

há mais de 40 anos que a tugolândia é um dos piores países da europa e do mundo a nível de tributação e impostos.

as coisas só mudam se os “amigismos”, lobbies e lobbismos acabarem….

se a esquerdalha, e a direita, fizerem uma fusão tipo songoku :mrgreen: dando origem a uma nova visão para Portugal.

não vislumbro outra forma. uma nova ordem deverá nascer.

e, para isso, a educação das gerações futuras é fundamental. todavia, continuamos num mau caminho, por conseguinte, daqui a 5 a 10 anos, mais impostos vão surgir para ombrear com a delapidação continua e continuada do património tuga, fundamentalmente perpetrado pela esquerdalha generalizada :lol:

não há volta a dar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por volvista » 1/10/2021 13:49

Hoje saiu um arigo da Paula Franco, Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados em relação ao Orçamento 2022 em que diz: Englomabento de Rendimentos Prediais e de Capitais será Dupla Tributação.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 1/10/2021 13:05

rg7803 Escreveu:Laribau isso está tudo certo. O que está mal é a obscenidade de valores que passarão a ser cobrados, quando os actuais já podem ser adjectivados da mesma forma. A taxa liberatório actual (28%) já é elevada, quanto a mim. Aumentar ainda mais este valor num país como o nosso em que não se defende quem poupa ou quer criar valor é indecente.


Mas isso é outra questão diversa da que eu fui solicitado a "esclarecer", proveniente de uma afirmação da "marijon2" que estabeleceu a confusão quanto à forma de calculo do IRS sobre os rendimentos que já tinha antes do eventual englobamento.

Quanto à questão das taxas marginais serem elevadas, desde logo nos escalões mais baixos, isso não é novidade e desde há já vários anos. Contudo, estou em crer que, o eventual englobamento obrigatório virá acompanhado de algum tipo de mitigação que tornará o mesmo inócuo, ou quase, para a maioria dos investidores Individuais que acumulam MV e Dividendos com rendimentos do Trabalho e/ou Pensões. Mas isto é apenas uma "previsão", não uma certeza. O que não fazemos cá na Herdade, certamente, é andar já de cabeça no ar sem saber o que fazer, mesmo antes de se saber o que o OE vai trazer. Depois logo se verá, teremos tempo... 8-) 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por rg7803 » 1/10/2021 11:58

Laribau isso está tudo certo. O que está mal é a obscenidade de valores que passarão a ser cobrados, quando os actuais já podem ser adjectivados da mesma forma. A taxa liberatório actual (28%) já é elevada, quanto a mim. Aumentar ainda mais este valor num país como o nosso em que não se defende quem poupa ou quer criar valor é indecente.

Para quem ande distraído no nosso país quem tenha um rendimento colectável de mais 25.000 (que corresponde grosso modo a um rendimento bruto de 25000+4100€, ou seja 2.000€ brutos), é um suíno burguês, que só tem é que levar com o imposto que lhe cobram em cima... para este nível a taxa normal são 37% ... embora a taxa média depois caia para os 29% conforme o Laribeu explica.

Fala-se com muita ênfase dos salários baixos no nosso país. Fala-se é pouco da carga fiscal absurda que se cobra e do nível medíocre de serviço que o país presta a quem aqui vive.

Exemplo anterior, simples.

RB = 2000€

Custo total para o empregador = 1.25 x 2000 = 2500€
Imposto cobrado pelo Estado (1 titular, 0 dep) = 22% x 2000 + 11% x 2000 + 25% x 2000 = 1160€
Rendimento líquido p/ empregado = 1340€.

O Estado cativa do empregador quase tanto como o empregado aufere. Isto faz algum sentido?

É porreiro pá, não é? Como dizia o outro estafermo.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 1/10/2021 11:37

ZeNovato Escreveu:... Pois, acho que existe pouca informação sobre como calcular o IRS. O laribau podia explicar o que quer dizer pk eu tb não percebi :P


O meu anterior comentário tem um contexto ( a afirmação anterior da "marijon2"). Ora, a "marijon2" mostrou preocupação porque o englobamento iria "prejudicar" a taxa que incide sobre os seus rendimentos de trabalho. Não é assim ! Como as sucessivas taxas de IRS só são aplicadas aos valores que excedem o limite superior de um determinado escalão, ao acrescentar rendimento ao previamente existente (seja de que natureza for: MV, Dividendos ou até novos rendimentos do trabalho), só esse acréscimo é que será objeto de imposto num eventual escalão com uma taxa de imposto mais elevado. Este ´ é o conceito de Taxa marginal subjacente às taxas de imposto do IRS. O uso da Parcela a abater, não é mais do que uma forma prática de calcular o IRS sem ter que proceder ao cálculo das diversas parcelas correspondentes a cada um dos escalões somando-as no final. O resultado é o mesmo. Portanto: Qualquer rendimento que acresça ao rendimento existente não prejudica a taxa de imposto sobre o que já existia. Por exemplo, quem tenha um rendimento de 25075 € €, pagará:

0.145x7112€ + 0.23x3620€ + 0.285x9590€+0.35x4753€ = 6260.54 € (se me não enganei nas contas...!)

Acaso tenha MV de 1500 €, ao englobar este valor, as parcelas anteriores não "mexem", acresce é uma nova parcela de: 0.37x1500 € = 555€ Diz-se portanto que a taxa de 37 % foi aplicada ao rendimento marginal.

Isto foi o que o nosso guarda livros, aqui da Herdade, me explicou e eu acreditei, porque ele é homem de números... :wink:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ZeNovato » 30/9/2021 21:16

Pois, acho que existe pouca informação sobre como calcular o IRS. O laribau podia explicar o que quer dizer pk eu tb não percebi :P

1. Rendimento coletável de 60k implica um casal com vencimento bruto de 60k mais 4104€ x 2 ou seja 68208€ de ordenado bruto (34100€ a cada um). Não é pouco!!!!
Pegando nesse valor dos 60k de rendimento coletável temos:
60000/2=30000€ (dois é o coeficiente para casal)
Para encontrar o escalão usamos a tabela direta (o método mais simples) e vemos que se encontra logo no 5.º escalão com taxa de 37%. Daí vem:

30000 x 37% = 11100€ menos a parcela a abater que é de 3017€ para esse escalão, ou seja 8083€. O valor da coleta deste casal seria de 8083€ x 2 = 16k

À coleta subtraímos as despesas como 500€ de despesas gerais, 600€ por dependente, saude, educação, etc...

Este casal, se tiver mais valias de 7k por ano provavelmente passaria para a taxa de 45%
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Sergon15 » 30/9/2021 18:52

LaribauFarmer,
Penso que serás a Herdade Laribau. Se sim, parabéns por internacionalizares o teu veículo de investimento.

Deixa-me questionar, por que dizes para investir no estudo das taxas marginais?
Dois casos:
1 - rendimento coletável de 60 mil euros, taxas de irs
+- 37 mil euros taxa de 28,83..% e aos restantes 23 mil euros taxa de 45%, taxa média cerca de 35%.
2 - rendimento coletável de 90 mil euros pagas 48%, sem mais.

Ou não será isto?
É que as taxas marginais têm que ser vistas no computo global e encontrar a dita taxa média efetiva que nos levam do rendimento.

Grato e boa disposição, há mesmo muito tempo que aqui não passo e não te leio e gosto dos teus comentários positivos e com a ironia bastante para melhorar o estado de espírito das pessoas. Bem ajas
 
Mensagens: 48
Registado: 3/10/2009 21:39
Localização: 19

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ALEGRIA40 » 30/9/2021 18:49

E os depósitos a prazo?
Também entram no IRS?
O dinheiro vai render mais para quem tem menos e vice-versa?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado: