Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por MPCapital » 12/10/2021 19:29

Parece que o artigo do ANL fez pelo menos um ator sair a público, a presidente da Euronext Lx. Já vem tarde, falhou às empresas e aos investidores. Não foi a única.
Anexos
Capture.JPG
Estes comentários já vêm tarde
Capture2.JPG
Muito tarde
Capture2.JPG (119.19 KiB) Visualizado 9513 vezes
Capture3.JPG
Foi preciso apontar-lhes o dedo da vergonha do silência para pelo menos um sair da toca
Capture3.JPG (66.13 KiB) Visualizado 9513 vezes
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por PC05 » 12/10/2021 18:34

Esta medida vai "matar" muitos investimentos feitos em bolsa com prazo inferior a 1 ano e assim afastar investidores, resultando numa redução da liquidez de mercado e, muito provavelmente, numa redução da receita fiscal.
Mas afinal, qual o problema de fazer um investimento em ações de curto/médio prazo?
Se eu posso fazer um dep. prazo a 6 meses, pq não ter a alternativa de, assumindo um risco superior, fazer um investimento em bolsa para o mesmo prazo, quando as taxas de juro estão baixíssimas (e que nem a inflação cobrem)!
Ninguém esta disposto a investir num ativo com risco alto para ser taxado acima de 50%.
Esta é uma medida perdedora (para todos) que reflete a incompetência de quem governa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 12/10/2021 17:50

Confesso que não estou (por enquanto) nada preocupado com a questão das MV de curto prazo. Mas, por outro lado, estou bastante preocupado por ter ouvido da boca de um comentador da TVI 24, a propósito desta questão, o seguinte comentário (mais ou menos isto):

Trata-se de tributar apenas as MV especulativas, geradas por quem tem muito capital !


Ora, se não tenho, ainda, uma opinião completamente formada sobre o englobamento dos lucros da atividade especulativa e portanto abstenho-me de comentar, já o enunciado a Bold, é de aterrorizar: Então por definição, um cidadão que aufira um salário de 5 400 € /mês (líquidos, para aí uns 3500 €) é, certamente, detentor de um grande capital para especular na Bolsa. Valha-me Nossa Senhora, será que a futura CNN Portugal vai consentir comentadores deste calibre a debitar asneiras debaixo do seu "Brand Name" ??? :shock: :shock:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 12/10/2021 13:38

De facto, a UE revela-se um total fracasso quando não consegue controlar nem impor harmonização fiscal e de deficit público... estamos sem rei nem roque e o povo não impõe regras nem limites.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Lusitanus » 12/10/2021 13:06

A Esquerda alcançou uma vitória ao conseguir que o princípio do englobamento obrigatório dos rendimentos passe à prática, (embora , ainda com reduzida expressão).
A Esquerda, futuramente, vai continuar a lutar pela implementação deste princípio no sistema fiscal. Ele, no entender da Esquerda, está apenas a começar a fazer o seu caminho ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por MPCapital » 12/10/2021 12:54

:wall:
Anexos
Capturar.JPG
O ridículo
Capturar.JPG (81.25 KiB) Visualizado 9777 vezes
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por PC05 » 12/10/2021 10:30

OE2022: Ministro estima que englobamento tenha impacto de 10 ME


https://portocanal.sapo.pt/noticia/280506

Estes tipos vivem no mundo da lua.....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por rg7803 » 12/10/2021 10:16

dente azul Escreveu:Boa caros gurus e mestres.
uma duvida que me apraz perguntar, é o facto de se o valor total a englobar (tendo as ações como parte disso) for superior ais tais 75009€.
a minha duvida é a seguinte, tenho as minhas ações com dois titulares, metade é meu a outra da mulher, será que o valor será por contribuinte? ou seja se eu ganhar 100000€ (eu a sonhar :) ) metade será meu e a outra metade dela. logo nenhum chega aos 75000€ se não englobarmos em conjunto estaremos ainda nos antigos 28% ????

Obrigado


O rendimento colectável, para efeitos de IRS, é o rendimento bruto anual do contribuinte ou do agregado familiar, abatido das chamadas deduções específicas de IRS. O montante assim apurado determina a taxa de imposto aplicável, conforme o escalão onde se encontrar.

Os casais ou unidos de facto que optem pela tributação conjunta, obtêm o seu rendimento colectável depois de aplicado o quociente conjugal, que não é mais do que o cálculo do rendimento médio do casal. Divide-se por 2, neste caso, o rendimento total do casal.

O que não se sabe ainda é esse valor, o da dedução específica, que em 2021 era de 4100€ aprox.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por dente azul » 12/10/2021 10:08

Boa caros gurus e mestres.
uma duvida que me apraz perguntar, é o facto de se o valor total a englobar (tendo as ações como parte disso) for superior ais tais 75009€.
a minha duvida é a seguinte, tenho as minhas ações com dois titulares, metade é meu a outra da mulher, será que o valor será por contribuinte? ou seja se eu ganhar 100000€ (eu a sonhar :) ) metade será meu e a outra metade dela. logo nenhum chega aos 75000€ se não englobarmos em conjunto estaremos ainda nos antigos 28% ????

Obrigado
 
Mensagens: 9
Registado: 30/3/2019 13:28

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por MVP » 11/10/2021 23:45

BearManBull Escreveu:Olha olha receita vai para a SS. :lol: :lol: :lol: :lol:


Vai para a SS ou vai para as SS? É que com este nível de saque não sei o que somos, muito menos para onde caminhamos.

Vou só deixar isto aqui.
Anexos
2021-10-11 23.44.25.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1115
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 11/10/2021 16:24

Se o artigo estiver correcto, será "apenas" para mais-valias com menos de um ano....
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por BearManBull » 11/10/2021 12:30

yggy Escreveu:
BearManBull Escreveu:Olha olha receita vai para a SS. :lol: :lol: :lol: :lol:


Claro...o sistema de pensões não é sustentável...e ainda vai haver aumentos este ano...
Anexos
fixe_pa.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por yggy » 11/10/2021 12:23

BearManBull Escreveu:Olha olha receita vai para a SS. :lol: :lol: :lol: :lol:


Claro...o sistema de pensões não é sustentável...e ainda vai haver aumentos este ano...
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por MPCapital » 11/10/2021 10:58

Até à aprovação na especialidade não vamos saber com exatidão o que vai suceder, a única certeza é que menos do que está a ser filtrado para a imprensa não vai acontecer, ou seja, com pelo menos isto já podemos contar:

. Englobamento obrigatório das mais valias mobiliárias de curto prazo para quem tenha rendimentos superiores a 80 mil euros;
. Afetação desta receita fiscal à segurança social;

A não consignação das receitas orçamentais é um princípio geral das finanças públicas vertido na lei de enquadramento orçamental. Infelizmente possui várias exceções, uma delas é o financiamento da SS, cujo espírito é essencialmente que as receitas da SS financiem as despesas da SS sem violar legalmente o princípio da não consignação. Este financiamento cruzado de uma componente de IRS para a SS viola o princípio geral sem uma razão de substância, com a complacência da generalidade da classe política e da sociedade. Não é a primeira vez que isto sucede, há mais exemplos com a SS, e infelizmente não será a última. O racional aqui é a demagogia política de fazer uma ligação moral inversa entre o conceito de segurança social e a riqueza gerada no mercado de capitais, quando o nível de apoio social de um estado moderno com uma economia pujante deve ser decidido em termos globais no seu orçamento, não uma penalização direta e vincada, com o dedo indicador em riste, a um segmento da população.

€80.000 em Portugal é um ultra rico. Na Suiça é menos do que o rendimento de um educador de infância.

Em vários países que possuem um regime de short-term capital gains, pode-se fazer trading de curto prazo à vontade nas posições dentro da conta pessoal "poupança reforma" que não há qualquer imposto a pagar, apenas se paga se se quisesse retirar os $$$ da poupança.

Do ponto de vista de risco, como toda a gente aqui deve saber, é muito importante a segurança de podermos ajustar as posições no portfolio, aliás, fazer trades de curto prazo para pequenos ganhos em posições perdedoras que pretendemos ter a médio/longo prazo é "a forma" para muita gente aguentar psicologicamente (e economicamente) o médio prazo, versus vender a perder porque não aguenta o drawdown.

Enfim, mais um passo para a continuidade do disparate económico do país. Nenhuma novidade aqui, o lento definhar e a resignação estão para durar.
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por BearManBull » 11/10/2021 0:54

Olha olha receita vai para a SS. :lol: :lol: :lol: :lol:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por excentrico.com » 10/10/2021 22:59

Encontrei mais info pertinente:

A mesma fonte do Governo confirmou que o englobamento obrigatório vai avançar apenas para as mais-valias mobiliárias, e apenas para as ações ou obrigações detidas há menos de um ano. E, tal como avançou esta semana o Jornal Económico, só os contribuintes que estão no último escalão de IRS é que vão ser obrigados a juntar as mais-valias mobiliárias aos rendimentos de trabalho para serem tributados à taxa de IRS.

Os rendimentos da categoria E (rendimentos capitais, como juros de depósitos ou dividendos), e da categoria F (rendimentos prediais) vão todos escapar ao englobamento obrigatório.

Origem: https://eco.sapo.pt/2021/10/10/englobam ... ca-social/
 
Mensagens: 18
Registado: 15/1/2021 23:51

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por excentrico.com » 10/10/2021 22:53

Diacono Escreveu:Ainda por cima essa malta tem meios e conhecimentos para a chamada eng. fiscal e há-de safar-se bem.


Pois claro!
As pessoas que estão nesta liga são muito bem acompanhadas. Antes do Orçamento de Estado estar aprovado já vão ter no e-mail propostas para facilmente contornar esta questão.
 
Mensagens: 18
Registado: 15/1/2021 23:51

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Diacono » 10/10/2021 21:17

PC05 Escreveu:Mas quem é que vai investir em ações para ser taxado acima de 50%!?
Esta-se a criar um desequilíbrio entre o risco (alto que é necessário assumir) e o potencial ganho!
Vai certamente afastar investidores (nomeadamente, aqueles que pertencem ao escalão afetado) e a receita fiscal vai ficar muito aquém daquilo que é esperado pelo governo.


Concordo...parece-me que lhes vai sair o tiro pela culatra. Ainda por cima essa malta tem meios e conhecimentos para a chamada eng. fiscal e há-de safar-se bem.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por PC05 » 10/10/2021 19:25

Mas quem é que vai investir em ações para ser taxado acima de 50%!?
Esta-se a criar um desequilíbrio entre o risco (alto que é necessário assumir) e o potencial ganho!
Vai certamente afastar investidores (nomeadamente, aqueles que pertencem ao escalão afetado) e a receita fiscal vai ficar muito aquém daquilo que é esperado pelo governo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por atp12 » 10/10/2021 19:07

cali010201 Escreveu:No passado e por forma a incentivar a poupança (que invariavelmente seria posteriormente usada em consumo e/ou em investimentos - que pagariam impostos ao Estado), as ações detidas há mais de um ano não eram taxadas (taxa 0%) e as detidas há menos de ano, eram taxadas a 10%. Depois cessou a isenção e passaram a serem todas taxadas a 10%. Posteriormente vieram aqueles que em muito contribuíram para quase matar o negócio da bolsa e as mais-valias passaram a ser taxadas a 28%.

Pode-se acrescentar que há uma 2/3 anos, o englobamento passou a ser opcional, e agora os rendimentos com mais valias de curto prazo acima de 80000 passam a ser obrigatórios, com imposto de 50,5 a 53,5%.
Lentamente o cerco vai apertando.
O melhor é fazer como o LaribauFarmer, com calma tudo se há-de resolver.
Eu usaria o provérbio: Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas!
 
Mensagens: 11
Registado: 23/9/2021 17:59

Englobamento obrigatório

por Pi negocios » 10/10/2021 18:20

Englobamento obrigatório no IRS das mais-valias mobiliárias até um ano deverá estar inscrito no Orçamento do Estado para 2022, mas apenas para os contribuintes com rendimentos anuais brutos acima de 80.882, ou seja, para o último escalão de IRS, avança o Jornal Económico (acesso pago). Isto quer dizer que estes rendimentos deixarão de ser tributados com uma taxa liberatória de 28% e ao serem obrigatoriamente englobados no IRS passam a ser tributados a 48%, de acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado que vai estar sexta-feira a Conselho de Ministros extraordinário.

Mas, tendo em conta a taxa adicional de IRS de 2,5% para os rendimentos superiores a 80 mil euros e de 5% na fatia que supera os 250 mil euros anuais, estes contribuintes arriscam a ser tributados com taxas efetivas de imposto de 50,5% e de 53%. Esta medida tenta assim ir ao encontro das reivindicações do PCP, que inclusivamente apresentou ao Governo uma proposta em que a medida se aplicasse apenas a contribuintes com rendimentos acima de 100 mil euros, e do PAN que exigia que a classe média e os contribuintes de rendimentos mais baixos fossem “poupado” ao englobamento.

O Jornal Económico avança ainda que, no OE2022, o Governo vai alargar regime de não residentes aos nómadas digitais. Com o objetivo de atrair profissionais nas áreas técnica, científica ou artística, o Regime de Residentes Não Habituais vai ser alargado a outras atividades de trabalho à distância e inovação tecnológica que passarão a ser também ser tributadas com uma taxa fixa de IRS de 20% sobre os rendimentos do trabalho auferidos em Portugal.
 
Mensagens: 2
Registado: 10/10/2021 18:14

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 8/10/2021 13:49

Diacono Escreveu:
WarrenG Escreveu:Parece que foi mesmo em frente :wall:

https://eco.sapo.pt/2021/10/08/englobam ... uPe4-NPyIo



Tal como antecipávamos, cá na Herdade, e a confirmar-se o teor da notícia:

LaribauFarmer Escreveu:
"Hombres, no pasa nada" ! Aqui na Herdade estamos todos muito tranquilos, nada de mais se irá passar. O "Primeiro" quer fazer uma graçola para encantar o avozinho Jerónimo e a netinha Catarina mas, vai daí, o nosso sentimento é que vai ser um truque de magia para a populaça se encantar. Estamos em crer que a esmagadora maioria dos pequenos investidores não vão dar por nada. Quanto aos grandes, vão continuar na mesma: a não dar por nada. Vai uma aposta.... 8-)


Serenamente e sem grandes "angústias", aguardamos. Como diria o Variações: "Deixa lá, tudo se há de arranjar" 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ZeNovato » 8/10/2021 12:59

Se assim for caça realmente os maiores que levarão uma machadada. Impressionante.
Ainda assim, não sendo para todos, dá azo a mais erros no preenchimento do IRS. Mais uma lei, mais umas exceções, mais, mais....
Quem ganha até XX declara assim, quem ganha até YY declara assado. A avançar desta forma como noticiado é só para complicar mais
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Diacono » 8/10/2021 10:59

WarrenG Escreveu:Parece que foi mesmo em frente :wall:

https://eco.sapo.pt/2021/10/08/englobam ... uPe4-NPyIo


A ser assim não há-de afetar muitos investidores...eu não chego a esses valores de rendimento bruto...

Edit: ainda assim é um mau princípio e, a manter-se este governo por muito tempo, a tendencia destas coisas é tornarem-se mais abrangentes...
Editado pela última vez por Diacono em 8/10/2021 13:03, num total de 1 vez.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Lusitanus » 8/10/2021 10:52

WarrenG Escreveu:Parece que foi mesmo em frente :wall:

https://eco.sapo.pt/2021/10/08/englobam ... uPe4-NPyIo

A ideia da Esquerda é, não conseguindo, de uma só vez, implementar o englobamento obrigatório de todos os rendimentos, tentar conseguir o mesmo por etapas: este ano as mais valias de curto prazo, no próximo ano, por exemplo, rendimentos prediais, e mais tarde outros rendimentos de capitais.
O conceito - englobamento obrigatório de todos os rendimentos - está a começar a fazer o seu caminho ... :mrgreen:
Primeiro estranha-se e depois entranha-se!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Crissssx, Donald the Duck, Garfield, Google [Bot], Google Feedfetcher, icemetal, iniciado1, latbal, macau5m, malakas, MPAM, MR32, PAULOJOAO, pbasto, PIKAS, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, trend=friend, WofG e 148 visitantes