Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por LoneWolf » 29/9/2021 13:21

NirSup Escreveu:E a energia nuclear não foi, não é e não será nunca uma opção.


Sempre alucinado. Vai dizer isso à França.

Concordo q as renovaveis estao a salvar a actual situaçao de preços em PT e ES. Mas a situaçao é diferente para a França? Têm e gas e petróleo?
Ou têm mais de 70% da electricidade produzida com origem nuclear, isto é, BARATA?
A alemanha decidiu fechar centrais nucleares. Quanto está a pagar a mais por isso?

Não, portugal nunca terá a possibilidades de ter uma central nuclear. Mas a UE já se devia ter sentado e planeado um investimento europeu em nuclear para um estratégia electrica europeia, deixando de depender nas produtoras de oil & gas russas, americanas e UK e respectivos pipelines.

Se em 2016 tivessem decidido construir 20 centrais na europa, hoje teriamos a inauguraçao de 20 centrais a produzir em média 20 gigawats/hora.
https://www.energy.gov/ne/articles/info ... or-produce

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_n ... In_service

LW.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 29/9/2021 11:16

Não é certo que o possam fazer. É claro que vão alegar que ocorreu uma alteração anormal das circunstâncias em que as partes fundaram a intenção de contratar para descumprirem o acordado.
Mas isto não é mais do que um modo de pressão para o Governo espanhol fazer marcha-atrás nas medidas que aprovou, recentemente, para evitar o aumento da fatura da electricidade.

Espanha e Portugal estariam hoje numa situação dramática se não tivessem apostado nas energias renováveis.

E a energia nuclear não foi, não é e não será nunca uma opção.
Que os Velhos do Restelo entendam isso de uma vez por todas!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 29/9/2021 8:45

Se produce una situación de manifiesto desequilibrio de las prestaciones del contrato por una circunstancia extraordinaria, imprevisible y sobrevenida que hace insostenible su continuidad en las condiciones económicas aplicadas


Iberdola vai cancelar contractos com os utilizadores empresariais. Claro empresas do sistema fazem o que lhes apetece.

Curiosamente fala de uma sistuacao imprevisivel quando o engenheiro referido neste topico tem vindo a alertar para este problema. Estas empresas em vez de engenheiro contractam ex cargos politicos e depois temos dramas.

Ate o elpais (jornal do sistema, sensacionalista/socialista) esta de boca aberta com o resultado de tamanha asneira da politica energetica.

Iberdrola da un ultimátum a sus grandes clientes: les sube la luz o cancela sus contratos por el plan de choque del Gobierno
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 29/9/2021 1:26

Imagina que o nuclear tinha sido substituido completamente por wind e solar, neste momento probabelmente nem luz tinhas em casa.

No mundo real o carbao continua a ser de longe a principal fonte de energia para produzir electricidade.


A crise energetica e real, ainda mais intensificada pelo plano faraonico de cobrir o planete de aluminio e cimento.

Power Outages Hit China, Threatening the Economy and Christmas

There are several reasons electricity is suddenly in short supply in much of China. More regions of the world are reopening after pandemic-induced lockdowns, greatly increasing demand for China’s electricity-hungry export factories.

Export demand for aluminum, one of the most energy-intensive products, has been strong. Demand has also been robust for steel and cement, central to China’s vast construction programs.


Two-thirds of China’s electricity comes from burning coal, which Beijing is trying to curb to address climate change. Coal prices have surged along with demand.

Overall industrial use consumes 70 percent of the electricity in China, led by the mostly state-owned producers of steel, cement and aluminum.


Este quote demonsta bem o que defendo de que o wind e solar sao fabricados com carvao chines e que mutias vezes nem chegam a compensar as emissoes...
Anexos
carbao.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 28/9/2021 22:27

RENEWABLES VS. NUCLEAR: 256 - 0,4

The latest World Nuclear Industry Status Report shows that the world’s operational nuclear capacity grew by just 400 MW in 2020, with generation falling by 4%. By contrast, renewables grew by 256 GW and clean energy production rose by 13%. “Nuclear power is irrelevant in today’s electricity capacity market,” the report’s main author, Mycle Schneider, told pv magazine.

Power generation from nuclear power dropped by 4%, while non-hydro renewables increased by 13%.

Cost of energy (LCOE) of solar PV dropped by approximately 90% over the past few years, while the LCOE of nuclear energy climbed by around 33%.

Gen IV designs are PowerPoint reactors – they don’t exist. And the best example is Bill Gates, who started a company in 2006 to develop and promote a new design. Fifteen years later, he has nothing to show – no licensed design anywhere, no site, no prototype.

The LCOE of PV in the United States dropped from $64/MWh in 2015 to $37 in 2020. By contrast, the LCOE of nuclear power rose from $117 to $163/MWh, said the researchers.


By Nirvana

Fonte: pv magazine.
Ver AQUI:
https://www.pv-magazine.com/2021/09/28/ ... ear-256-0/
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 28/9/2021 9:06

Vem aí uma “mini-tempestade perfeita”. Preços do petróleo e do carvão disparam perante a escassez de gás na Europa


Perante as notícias de escassez de gás na Europa, durante o dia de ontem tanto o petróleo West Texas Intermediate WTI como o Brent – este último referência para o mercado europeu – estiveram a negociar em níveis significativamente mais altos, impulsionados pela perspetiva de uma crise global de energia, motivada pelo aumento da procura em muitas nações.

A escassez de petróleo em grande parte da Europa, devido à crescente procura por viagens, agora que as restrições foram suspensas, estão a empurrar os mercados de petróleo para novos máximos.

Tecnicamente falando, o WTI superou o nível dos 73,35 dólares, transformando-o, como refere a ActivTrades, “numa zona de suporte, o que abre caminho para um novo máximo em torno dos 76,15 dólares (76,40% Fibonacci)”. No mercado londrino, os futuros sobre o Brent, para find de setembro bateram nos 79,16 dólares por barril, o valor mais alto desde há três anos.

No que toca ao carvão térmico, tanto os preços no mercado spot, como os futuros com entrega prevista para o próximo ano têm subido, como não era visto desde 2008. Os futuros sobre este material, no mercado norte-americano, registaram uma subida de 242% desde o último ano, uma tendência seguida esta segunda-feira, com um crescimento de 12% no preço, de acordo com os dados da Bloomberg.

Para Nuno Sousa Pereira, Head of Investments da Gestora de Ativos Mobiliários, Sixty Degrees, esta dinâmica de subida constante desde meados de maio tem sido alimentada “numa primeira fase pela grande procura de metais para construção, como o aço onde o carvão é essencial para a sua produção e pela pressão relativa ao controlo das emissões de gases que, com a quebra da procura de energia durante o período de abrandamento da atividade económica e da mobilidade devido à pandemia, tem acentuado o fecho de minas e centrais de produção a carvão por todo o mundo”.
O analista frisa ainda que “ultimamente este fenómeno têm-se acentuado também na China”.
“Num segunda fase, a falta de energia disponível, nomeadamente na Europa para o próximo Inverno, que levou a Europa a enfrentar as objeções dos EUA na construção do gasoduto com a Rússia, o Nordstream 2 e que também tem levado a uma subida acentuada do preço do gás natural no mercado internacional (duplicou desde abril)”.

“Do Reino Unido também surgem notícias preocupantes, devido a um incêndio num cabo de ligação elétrico a França, mercado de onde o Reino Unido contava importar energia, como habitualmente, durante o Inverno”, acrescenta Nuno Sousa Pereira.

“Assim, parecem reunidas as condições para uma ‘mini-tempestade’ perfeita nos mercados de energia, inclusive no preço do petróleo”, remata o especialista.

Em desespero, Europa vira-se para o carvão

A crise do gás está a alastrar-se pelo mundo. Perante a escassez, os produtores europeus de eletricidade são obrigados a colocar as metas climáticas de lado e a recorrerem ao carvão. Segundo a Bloomberg, um grande Hub europeu prevê a chegada de um novo carregamento deste material a 200 dólares a tonelada métrica já no próximo mês, o maior desde 2008. A agência recolheu os dados da plataforma globalCOAL, mas a empresa em questão pediu para não ser identificada.

A Europa está a enfrentar uma crise de energia se precedentes, depois de um longo inverno que deixou o bloco sem stock. A compra desenfreada das nações asiáticas, e o fornecimento limitado da Rússia e da Noruega, têm levado as empresas do velho continente a lutar a “ferro e fogo”, por gás liquefeito no mercado Spot.

Durante uma conferência no Dubai esta semana, Marco Saalfrank, responsável pelos negócios da gigante Axpo Solutions AG na Europa foi claro: “Já começámos a recorrer ao mercado do carvão, mas também aqui começamos a sentir um aperto”.

“Estamos observando algum aperto também no mercado de carvão”, disse Marco Saalfrank, chefe de comércio comercial continental da Europa na Axpo Solutions AG, em entrevista na conferência Gastech em Dubai esta semana. Os lucros das centrais a carvão “tornaram-se positivos, aumentando a produção”.

A oferta de carvão também caiu à medida que os principais produtores da Colômbia e da Indonésia fazem de tudo para combater as chuvas fortes e os transtornos causados pela pandemia. Segundo o executivo, devido às novas metas climáticas de grandes potências, como a Europa com o seu pograma “Fit for 55” que estabelece a neutralidade carbónica até 2030, o investimento em novos projetos de mineração quase parou nos últimos anos, com os bancos a cortarem nos empréstimos concedidos a este tipo d empresas.


Vem aí uma “mini-tempestade perfeita”. Preços do petróleo e do carvão disparam perante a escassez de gás na Europa


Sabem como se evitaria uma crise destas? Com energia nuclear.



Os defensores das alternativas continuam sem perceber que ja se abroi a caixa de pandora. Quando o vento nao sopra ou o sol nao raia ficam nas maos de um sistems subdimensionado e os provedores das materias primas aproveitam bem essa situacao, expremendo os precos num shortage squeeze.

A historia das baterias seriam obras faraonicas com techs que ainda sao experimentais e que acabariam por fazer explodir o preco do litio e da geracao das alternativas.

Com o nuclear a ue tem materia prima suficiente para acabar de vez com a dependencia energetica exterior. O lixo radiativo gerado com as novas geracoes de nuclear e uma pequena fraxao de outros tempos e pode ser gerido facilmente durante seculos.

A nova ue do frankensteino que vai parir berlim tem duas hipoteses. Ou da a volta e mete nuclear no mapa ou arriscasse a desmoronar a ue por uma crise energetica descontrolada. Continuar a bater no ceguinho e meio caminho andado para o colapso.

Para mim a estrategia e bastante simples:

:arrow: Alternativas off shore a produzir H2
:arrow: H2 nuclear produzido massivamente em territorio com as densidades populacionaias mais baixas
:arrow: energia electrica da ue com uma base nuclear de pelo menos 50%
:arrow: i&d em fusao para ser viavel comercialmente em <20 anos


esta dinâmica de subida constante desde meados de maio tem sido alimentada “numa primeira fase pela grande procura de metais para construção, como o aço onde o carvão é essencial para a sua produção


Alem de que as alternativas como se ve nao resolvem nada, como se ve o carvao continua a ser a principal energia usada para criar as obras faraonicas das alternativas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 26/9/2021 9:08

MENTIRA. MENTIRA. MENTIRA.

Estas formas de produção de energia, frisam os mesmos signatários, “apenas sobrevivem graças a imposições de carácter administrativo que garantem a venda de toda a produção à rede eléctrica a preços injustificadamente elevados”, sendo “os consumidores a suportar os sobrecustos”.

Esta citação foi retirada do Manifesto contra as Energias Renováveis, assinado por diversas personalidades, nomeadamente por Francisco Van Zeller, Pedro Sampaio Nunes – consultor do empresário Patrick Monteiro de Barros  - que também assina e que seria o promotor do projeto nuclear para Portugal, José Luís Pinto de Sá e também pelo Senhor Engenheiro.
Todos estes Senhores defendem que Portugal deve considerar a hipótese de entrar num projeto de energia nuclear, dada a sua controlabilidade, não emissão de CO2 e baixo custo da energia gerada.

Mentiras. Mentiras. Mentiras.

E NUNCA ninguém tinha feito contas ao custo do desmantelamento de uma central nuclear. Estão a fazê-lo agora. E ficaram arrepiados com pele de galinha e com os cabelos em pé.

A que custos, meu Deus, iríamos consumir energia elétrica de fonte nuclear. A que custos, meu Deus!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 26/9/2021 1:27

Texto bonito mas que nao considera como funciona mercado.

O preço do gas subiu porque os produtores entendem perfeitamente a depencia que a UE criou dessa fonte de energia. Principalmente cada vez que existir um shortage de supply eles vão esticar ainda mais o preço.

O custo de produzir eolica nao esta a considerar o custo de ter centrais a gas em stand by para redundancia. Nem vou falar em formas de anti subsidio como é o da compra de titulos de emissao de CO2 que as centrais nao eolicas sao obrigadas a pagar que depois financiam as eolicas.

Nunca na historia tinha existido uma crise energetica como na actualidade, o que mudou? Pois isso mesmo, agora a percentagem de eolica e solar é numa ordem de magnitiude muitio superior. Parece-me que so quem nao quer ver a causa efeito e que pode tapar os olhos a verdade.

A unica forma de garantir independencia energetica na UE e com nuclear. A eolica e solar devem ter foco principal na producao de H2.

PS: Aos apologistas do eolico/solar agradeco que metam paines solares e ventoinhas nos vossos quintais e parem de poluir as florestas, montes e vales do pais.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 26/9/2021 1:04

Escreveu o Senhor Engenheiro:
A aposta na energia eólica é a culpada do recente aumento dos preços grossistas da eletricidade para valores históricos superiores a €150/MWh.


Nada mais falso. O que seria do país neste momento, e após Portugal ter assinado o Acordo de Paris (que fez disparar o preços da energia elétrica a partir de combustíveis fósseis), se não tivesse investido em renováveis, nomeadamente em eólicas, oportunamente? A fatura da nossa conta da eletricidade iria mais que duplicar de valor.

A energia eólica foi remunerada em Portugal com uma tarifa máxima garantida de €90/MWh (feed-in tariff, ou FIT). Atualmente, já há tarifas bem mais baixas do que esta.
Em 2010, com o preço médio ponderado do MIBEL em 40 euros, é óbvio que o Governo fixou um valor generoso para os produtores de energia eólica. Ganharam muito dinheiro? Não ganharam tanto dinheiro assim porque os custos de produção da energia eólica, nessa altura, eram muito elevados. Em 2011, com o preço médio ponderado do MIBEL em 51,8 euros já a diferença diminuiu bastante.
E quem é que suportou estes custos, este prémio generoso dado às empresas eólicas? O consumidor final.

Isto é um facto e quanto a isso não se pode escamotear a realidade. A aposta do Governo representou um pesado fardo para os portugueses. Ponto. Final.

O Governo decidiu apoiar a produção de energia renovável por razões que explicou na altura: independência e autonomia energética do país (evitando a importação de petróleo), por razões de sustentabilidade ambiental, criação de emprego, criação de um cluster nacional ligado às energias renováveis e para incentivar a produção de energia eólica com vista à sua massificação e industrialização para se tornar cada vez mais competitiva com outras fontes de energia.
Estas foram as razões económicas que estiveram na base das decisões de natureza político-económica então tomadas. São criticáveis? São. Cada um é livre de criticar ou não criticar as Opções do Governo.
Por ironia do destino, em 2021, os preços do MIBEL superam em muito a tal tarifa máxima garantida de €90,00 MWh. E os consumidores portugueses podem respirar de alívio porque esta tarifa máxima garantida serve de almofada para evitar o crescimento desmesurado da sua fatura elétrica.

Acresce salientar o seguinte:
a) Com o apoio inicial dado pelo Governo português às empresas eólicas, o custo da energia a partir do vento tem vindo a diminuir, ano após ano, e há empresas a entregar energia ao sistema (REN) a preços sem subsídio algum e a preços bem mais baixos do que os tais famigerados €90,00 MWh.
b) Tanto quanto julgo saber, desde 2018, que deixou de haver subsídios aos produtores de energia eólica;
c) E para espanto de todos, nomeadamente dos governantes, os produtores (ou potenciais produtores) vencem concursos/leilões com propostas de entrega de energia aos sistema de €11,40MWh, como foi o caso de uma empresa sul-coreana no concurso de 2020;
d) Ironia das ironias, agora, são os produtores de energia renovável que suplicam aos governantes uma ligação à rede oferendo energia a preços da uva mijona.

A pergunta que eu gostaria de deixar era a seguinte: se Portugal tivesse apostado mais em energia de fonte eólica e de fonte fotovoltaica (uma é complementar da outra) e em centrais de armazenamento (de baterias ou outras) não estaria agora numa situação bem mais confortável?
O futuro a Deus pertence. Mas a situação irá estabilizar daqui a algum tempo com os incrementos da energia produzida de fonte hídrica (centrais do rio Tâmega e rio Torno), dos muitos projetos em construção ou em vias de construção de fotovoltaicas e do repowering de algumas centrais eólicas.

Portugal, contrariamente ao que diz o Senhor Engenheiro, estaria bem mais confortável se tivesse apostado mais, em tempo, em energias renováveis. Mas nem tudo está perdido e o país está bem melhor do que outros que se atrasaram neste setor.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 17/9/2021 14:13

NirSup Escreveu:Sem argumentos

Os dois principais argumentos dos detratores das energias renováveis - de fonte eólica e fotovoltaica - são:
a) Intermitência e os desperdícios que isso representa
b) Subsidiodependência: apenas subsistem ou são economicamente viáveis com os altos subsídios que recebem.

A questão dos subsídios fica para outra altura. E apenas gostava de fazer referência à questão da sua intermitência.
Há já formas, economicamente viáveis, de superar este problema. Exemplo disso são as propostas ao último concurso aberto em 2020, em que um dos requisitos do concurso passava por aí e não faltaram propostas que deixaram os governantes de boca aberta de espanto.
Gostava de lembrar que a armazenagem não é nem pretende ser uma nova fonte de energia. Argumentos ad absurdum são usados por quem não tem outros argumentos.
A armazenagem serve para evitar desperdícios. Ou melhor: para rentabilizar a venda da energia produzida.
E já agora gostava de relembrar mais uma vez (já repeti isto vezes sem conta) que num mundo com energia 100% renovável (havemos de lá chegar) o desenvolvimento/produção das baterias também ele será ambientalmente sustentável.
By Nirvana


Acredita que eu gostava que as coisas funcionassem assim, Mas na practica nao funcionam.

Para se falar em armazenamento tens primeiro de ter uma capacidade instalada maior do que a consumida. Sem isso nem sequer faz nenhum sentido falar em armazenamento. Neste momento a grande percentagem de energia eolica/solar e consumida. A armazenagem e feita atraves da poupanca nas centrais a gas que estao desactivadas (o proprio gas funciona como uma bateria).

O problema nem sera tanto de uma perspectiva intermitencia mas sim de sazonalidade. As eolicas podem estar semanas paradas seja por excesso ou falta de vento e o solar no inverno esta sempre muito compremetido.

Nunca vais ter um mundo de energias alternativas sem teres uma logistica de H2 tao banal como a do oil e gas na aktualidade. Isso e caro, requere investimentos colossais que duraram no minimo decadas a estarem online e teroa um enorme impacto nos locais onde forem instalados, sao obras faraonicas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por MarcoAntonio » 17/9/2021 10:18

caganixo7 Escreveu:Se puder carregar a 5€ e descarregar a 10€, why not?

A tua "solução" parece ser encarecer ainda mais a electricidade. Se os consumidores recebem para consumir ou levam um abate na factura, quem paga este custo inerente acrescido de armazenamento para os produtores/distribuidores? Fora umas quantas almas generosas disponíveis para colocar uma peça caríssima e de desgaste ao serviço da rede, não estou a ver como é que isto poderia ser uma solução realista de larga escala sem estar a criar novos problemas ou a agravar os existentes.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 17/9/2021 9:47

Sem argumentos

Os dois principais argumentos dos detratores das energias renováveis - de fonte eólica e fotovoltaica - são:
a) Intermitência e os desperdícios que isso representa
b) Subsidiodependência: apenas subsistem ou são economicamente viáveis com os altos subsídios que recebem.

A questão dos subsídios fica para outra altura. E apenas gostava de fazer referência à questão da sua intermitência.
Há já formas, economicamente viáveis, de superar este problema. Exemplo disso são as propostas ao último concurso aberto em 2020, em que um dos requisitos do concurso passava por aí e não faltaram propostas que deixaram os governantes de boca aberta de espanto.
Gostava de lembrar que a armazenagem não é nem pretende ser uma nova fonte de energia. Argumentos ad absurdum são usados por quem não tem outros argumentos.
A armazenagem serve para evitar desperdícios. Ou melhor: para rentabilizar a venda da energia produzida.
E já agora gostava de relembrar mais uma vez (já repeti isto vezes sem conta) que num mundo com energia 100% renovável (havemos de lá chegar) o desenvolvimento/produção das baterias também ele será ambientalmente sustentável.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 17/9/2021 8:52

NirSup Escreveu:E vai ser uma realidade em Portugal dentro de pouco tempo.
Acaba-se o argumento das intermitências.
Um a um, ano após ano, o mercado irá fazer calar os detractores das energias renováveis.
By Nirvana


O problema nao e so a intermitencia, longe disso.

Quanto CO2 se vai emitir a criar baterias? Quantos rios se vao poluir a extrair litio? Quantas florestas se vao abater para instalar as baterias? E acima de tudo quanto vai custar aos consumidores?

Mesmo num mundo ideal as baterias vao ter quando muito ideal capacidade para conter energia do para usar durante a noite. Nunca terao capacidade para conter energia para alimentar cidades inteiras durante dias, isso e uma loucura sem qualquer cabimento.

Imagina toda a electricidade que Lisboa gasta num dia ter de estar disponivel em baterias... isso e uma obra dantesca, seria uma unidade de dezenas de hectares, um colosso.



O tempo tem vindo a darme razao, e acima de tudo tenho plena confianca porque a matematica das alternativas e feita por interesses e nao com base em ciencia. Uma das maiores burlas da historia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 17/9/2021 8:33

¿Por qué no te callas?

Armazenar energia ao lado dum parque eólico ou fotovoltaico, através de centrais de armazenamento a baterias, é muito mais eficiente do que a bombagem nas albufeiras. E para que haja bombagem é necessário que as albufeiras tenham condições para isso.
E vai ser uma realidade em Portugal dentro de pouco tempo.
Acaba-se o argumento das intermitências.
Um a um, ano após ano, o mercado irá fazer calar os detractores das energias renováveis.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por caganixo7 » 17/9/2021 6:40

BearManBull Escreveu:
NirSup Escreveu:
caganixo7 Escreveu:Quando as baterias dos EVs forem usadas como armazenamento da rede, muitos dos supostos problemas da intermitência da produção ficam sanados.

Também passa por aí. Mas começam a surgir centrais de armazenamento junto de parques eólicos e fotovoltaicos. Também em Portugal isso será uma realidade decorrente das obrigações do último concurso.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:



Ja existe ha muitos anos modelo de armazenamento. CHamam-se barragens, que supostamente se enchem com a energia solar eolica.

Lol os EV vao alimentar a rede. O pessoal vai mesmo alimentar a rede com energia do carro...


Se puder carregar a 5€ e descarregar a 10€, why not?
 
Mensagens: 114
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 17/9/2021 6:17

Portugal campeão de armazenagem em baterias na Europa?

Pelo menos é o que se lê por aí. O argumento da intermitência das renováveis é, a cada dia que passa, um não argumento.

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, adiantou ainda que Portugal será "o país da Europa, em termos relativos, com maior peso de armazenamento em baterias" e o primeiro país do mundo em que há instalação de baterias sem qualquer subsídio ou apoio do Estado.  

Segundo Matos Fernandes, o Governo partiu para este leilão disponível a pagar 33,5 mil euros por MWh, devido à necessidade de armazenamento. No fim, foi possível obter um desconto de 200%. Ou seja, as licitações baixaram de tal forma que os vencedores das licenças vão pagar ao sistema 37,1 mil euros por MWh


Em tempo: mesmo a pagar isto ao sistema, as centrais fotovoltaicas com custos de produção cada vez menores irão ganhar rios de dinheiro com os atuais preços do mercado.
E não é por acaso que há um grande alvoroço no setor.
Há pedidos/intenções para a instalação, em Portugal, de 270 GW de energia solar fotovoltaica. Mais de 100 vezes a capacidade total instalada do país.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 17/9/2021 1:33

NirSup Escreveu:Não consta que algum operador de energias renováveis (energia eólica) tenha ido à falência.

:shock:
Cientos de eólicas y fotovoltaicas quedarán al borde de la disolución al tener que devolver más dinero del que cobran a sus clientes por los contratos PPA, disparando riesgos a la banca financiadora.


Crise energética na Europa já tirou 10 mil milhões esta semana às elétricas ibéricas


Neste assunto sinto-me um atuentico Michael Burry.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 17/9/2021 1:31

NirSup Escreveu:
caganixo7 Escreveu:Quando as baterias dos EVs forem usadas como armazenamento da rede, muitos dos supostos problemas da intermitência da produção ficam sanados.

Também passa por aí. Mas começam a surgir centrais de armazenamento junto de parques eólicos e fotovoltaicos. Também em Portugal isso será uma realidade decorrente das obrigações do último concurso.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:



Ja existe ha muitos anos modelo de armazenamento. CHamam-se barragens, que supostamente se enchem com a energia solar eolica.

Lol os EV vao alimentar a rede. O pessoal vai mesmo alimentar a rede com energia do carro...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 16/9/2021 22:15

caganixo7 Escreveu:Quando as baterias dos EVs forem usadas como armazenamento da rede, muitos dos supostos problemas da intermitência da produção ficam sanados.

Também passa por aí. Mas começam a surgir centrais de armazenamento junto de parques eólicos e fotovoltaicos. Também em Portugal isso será uma realidade decorrente das obrigações do último concurso.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por caganixo7 » 16/9/2021 22:06

Quando as baterias dos EVs forem usadas como armazenamento da rede, muitos dos supostos problemas da intermitência da produção ficam sanados.
 
Mensagens: 114
Registado: 19/4/2018 17:10

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 16/9/2021 19:39

Escreveu o Senhor Engenheiro, em 2015:
"As centrais eólicas têm um problema: a intermitência do vento. Qualquer pessoa percebe que se o vento só sopra 25% do tempo, não é possível abastecer o nosso país só com eólicas!
E sendo máquinas de capital intensivo que só trabalham 25% do tempo, qualquer empresário iria à falência se trabalhasse nessas condições…"


Para a mentira ser segura
E atingir profundidade
Tem de trazer à mistura ...
Uma evidência e uma inverdade.


A energia fotovoltaica, que já foi a fonte de energia mais cara de todas, é, atualmente, a fonte de energia, vendida ao sistema, a preços mais baixos. E logo a seguir temos a eólica onshore.
Chovem pedidos de norte a sul, mesmo em locais onde as condições não são as mais favoráveis, para a construção de parques eólicos. Porquê? Porque investir em renováveis está a mostrar-se um investimento altamente rentável. E basta ver as negociatas feitas entre os vencedores dos concursos com propostas imbatíveis e que mesmo assim, meses mais tarde, encaixam milhões com a sua venda a operadores com mais músculo financeiro.
Não consta que algum operador de energias renováveis (energia eólica) tenha ido à falência. E o que se verifica é que os parques eólicos mais antigos, em fim de vida, estão a ser disputadíssimos para se fazer aquilo a que se designa na gíria de repowering: duplica-se ou triplica-se a sua potência e com pouco dinheiro.
By Nirvana

Em tempo: e o load factor da EDPR não é de 25% como, enganosamente, escreveu o Senhor Engenheiro, mas de 34% (in the 1Q21, EDPR achieved a 34% load factor)
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 16/9/2021 14:20

Aqui os defensores das alternativas sao como o caveleiro negro.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 16/9/2021 13:51

Obviamente que isto abriu um precendente. Os provedores de gas ja sabem que quando o vento nao sop`ra sobem o preco e os clientes tem de aceitar o preço. Isto e so o comeco.

Maior dependencia, maiores spikes no preço.


U.K. Power Surges to Record 400 Pounds as Wind Fails to Blow

Neste momento o UK conta apenas com 20% de renewable production no caso de este valor ser >50% agora mesmo metade do reino nao teria electricidade.

“It’s just like we are not receiving enough renewable production in the U.K.,” said Ogan Kose, a managing director at Accenture. “The expected case would be that renewable production would contribute up to 18-20% of overall electricity generation, this is not happening at least nowadays.”


O UK no caminho do armagedon. 2024 vai ser um ano de caos total para o UK.
By 2024 five of the U.K.’s eight nuclear plants will be halted permanently. While EDF is building a new atomic station, Hinkley Point C, that won’t be generating until 2026. The government is in talks with EDF about financing for a further station at Sizewell C.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por BearManBull » 16/9/2021 13:44

Mas tu nao percebes que o grande problema è que o vento nao sopra continuamente?

Calro que em Janeiro era mais barato, alem de que o preco do gas e do petroleo era uma fraccao do actual dai o tal valor que foi um unico dia 0,89€/MWh ao paço que ja vai em 3 meses que o preço >100€/MWh.

Se neste momento nao tivesses Nuclear e o carvao o preco seria facilmente na ordem dos 400-500/MWh, porque tinha de ser tudo produzido com recurso a gas. Eventualmente tambem acabariam por ocorrer quebras de suprimento porque Espanha nao tem capacidade a gas instalada suficiente.

Por cada parque eolico que constrois tens de construir o equivalente redundante de uma central a gas e depois tens ainda de ter redundancia para as proprias centrais as gas. Quanto CO2 se emite para ter este tipo de soluçoes operacionais? Mais do que o sistema tradicional.

A mim custame muito ver tantos literados que depois matematica 0. Temos o preco como o elemento abstrato que pode facialmente encapsular a burla das alternativas. O engenheiro esta certo. O politico mente com todos os dentes que tem e que nao tem.
Quanto mais se insistir nesta mentira pior maior sera o custo a pagar no futuro.


BANCARROTA
Sem dinheiro dos contribuintes as "renovaveis" vao a falencia.
Cientos de eólicas y fotovoltaicas quedarán al borde de la disolución al tener que devolver más dinero del que cobran a sus clientes por los contratos PPA, disparando riesgos a la banca financiadora.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8603
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Inverdades e Boutades do Senhor Engenheiro

por NirSup » 15/9/2021 21:11

VOLTA, VENTO, QUE ESTÁS PERDOADO!

Escreveu o Senhor Engenheiro que o maior problema na fatura elétrica paga pelos portugueses é a subsidiação das renováveis, notando que "Portugal tem sido vítima de uma política excessiva e fundamentalista na introdução de energias renováveis".
E ainda que as renováveis são responsáveis por mais de metade dos custos de interesse económico geral que o eram o sector elétrico, com um peso superior ao dos Cmec.


Hoje, nesta quarta-feira, dia 15/09/2021, em que o MWh está a valer o preço nunca antes visto de 172,78 euros, no pico entre as 12h30 e as 13h, a origem da energia no sistema era:
a) nuclear (25%),
b) cogeração (15,8%),
c) ciclo combinado a gás natural (14,5%),
d) hidráulica (13,2%),
e) carvão (7,4%),
f) eólica (6,1%)
g) solar (0,75%).
_______________

No dia 31 de janeiro, quando o Mibel desceu a mínimos históricos de 0,89€/MWh, a origem da eletricidade no sistema era a seguinte:
a) 48,13% de origem eólica,
b) 15,5% de cogeração,
c) 14,85% hidráulica,
d) 13,71%, nuclear,
e) 7,63% fotovoltaica
f) 0,23%, solar,
não havendo necessidade de recorrer às centrais a gás e a carvão.

"Se tivéssemos assinado o Green Deal, cinco anos antes, não estaríamos nesta posição, porque teríamos já menos dependência dos combustíveis fósseis e do gás natural", disse o vice-presidente executivo da União Europeia, Frans Timmermans.

Fonte: https://elpais.com/economia/2021-09-15/ ... -baja.html
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BigLift, Bing [Bot], Giovannni, latbal, Masim , morinni, MPCER, pattern, PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1, Shimazaki_2, Xacal e 120 visitantes