Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Greenvolt - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Greenvolt

por zorro2009 » 30/3/2022 15:35

Muito boa tarde se puderes colocar grafico actualizado com pontos de resistencia agradeço

obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Greenvolt

por NirSup » 24/3/2022 20:12

Santander “impressionado” com rápida execução da Greenvolt vê ações a subirem 20%

Um dia é o JB Capital. Noutro dia é o Santander.
Dois em um? Não: um em um. Se não são iguais são quase a mesma coisa.
Quanto a mim, dados os seus fundamentais, a Greenvolt está sobreavaliada mesmo atendendo ao seu potencial futuro, o que nunca neguei.
Um dia de cada vez, nestes tempos de grande incerteza.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por NirSup » 19/3/2022 1:12

GreenVolt vs. EDPR

Apesar do discurso pomposo das empresas de Energias Renováveis, quando falam do seu portfólio ou pipeline, o que conta para o EBITDA são os MW comissionados, isto é, em operação. E o que interessa para a estatística (e para as contas dos investidores) são os MW em operação, em construção e prontos a ser construídos (com todas as licenças e autorizações dadas).
Lançar para a opinião pública números mirabolantes de projetos de energias renováveis em apreciação, em estudo ou em desenvolvimento, isso é pouco mais do que nada, porque esses projetos podem nunca ver a luz do dia, por variadas razões.

Situação em 31/12/2021
EDPR vs. GreenVolt.png
EDPR vs. GreenVolt.png (16.93 KiB) Visualizado 7263 vezes

Alea Jacta Est: Faites Vos Jeux!

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por NirSup » 16/3/2022 19:42

fosgass2020 Escreveu:Eu, como sou anti-centralizador, sou da opinião que cada concelho deveria ter a sua central de Biomassa, em especial os concelhos do Centro e Norte de Portugal. Teriam que ser centrais pequenas (2MW no máximo), mas que iriam trazer uma mais-valia brutal para esses concelhos.

Caro fosgas2020,
1.º A energia eléctrica a partir da biomassa, sem subsidiação, é economicamente inviável.
2.º A título de exemplo, a energia a partir da biomassa é paga, em média, pela ERSE a 119 euros por MWh, isto é, 8 vezes mais cara do que o preço mais baixo do último leilão solar (14,76 €/MWh). Fonte: https://leiloes-renovaveis.gov.pt/
3.º Não deixa de ser caricato (tem a sua piada) que, depois de ver figuras proeminentes deste país, com manifestos assinados e audiências ao Senhor Presidente da República (mas agora eclipsaram-se todos), a fazer uma guerra total contra os subsídios dados às energias renováveis e contra o déficit tarifário daí resultante, haver quem defenda o regresso ao passado com a atribuição de tarifas feed-in para a produção de energia eléctrica a partir da biomassa.
4.º E quem é que iria suportar os encargos inerentes a essa proposta? As Câmaras Municipais?
5.º Mais-valias brutais para os concelhos? À conta de quem? Do país?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por yaya » 16/3/2022 19:12

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1823
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Greenvolt

por vmb1426 » 28/12/2021 14:46

Agradeço a informação de aigum forista que saiba responder.
Para quem recebeu ações da Greenvolt através da distribuição da Altri, em termos fiscais a que preço deve ser calculado o valor de aquisição?
 
Mensagens: 13
Registado: 29/11/2007 14:21
Localização: 15

Re: Greenvolt

por BOMBA99 » 9/12/2021 0:24

O movimento de recuperação teve uma pausa mas continua a parecer a empresa com maior potencial para 2022.

Conto com novos máximos assim que o inverno deixe de se fazer sentir na propagação do vírus na europa.

Resolvi reforçar mas pondero aumentar a posição com uma quebra convincente dos 6,50 em fecho.
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Greenvolt

por fosgass2020 » 6/12/2021 12:41

Eu, como sou anti-centralizador, sou da opinião que cada concelho deveria ter a sua central de Biomassa, em especial os concelhos do Centro e Norte de Portugal. Teriam que ser centrais pequenas (2MW no máximo), mas que iriam trazer uma mais-valia brutal para esses concelhos.

A esmagadora maioria do Norte e Centro do país (70%) está ocupada pela cultura do eucalipto para produção de pasta. Mas esta ocupação é efectuada em terrenos que são privados. Os privados são agora obrigados a manter os seus eucaliptais limpos e em "segurança" (relativa, claro). Os Municípios são obrigados a manter as "faixas de gestão de combustível limpas".

Dou um exemplo, o meu Concelho no centro do país tem 3 aproveitamentos hidroelectricos, 1 aproveitamento eólico e anda em estudo, pelo menos há uns 12 anos, um parque solar. Dos 13.000 ha de área, 73% é floresta, esmagadoramente eucalipto. O maior proprietário florestal são as Comissões de Baldios que, combinados, representam apenas 1.500 ha da área florestal, seguido da Navigator (300 ha), que tem também arrendamentos de terrenos que são pertença de Baldios. O potencial do aproveitamento da Biomassa é brutal, mas fica estupidamente caro aos madeireiros aproveitar os restos dos cortes e ter que os levar à Navigator (50kms de distância). Claro está que fica caro é aos proprietários, que preferem que os restos fiquem no chão do que levar um corte no rendimento da madeira (todos sabemos que é ilegal, mas é assim que funciona, na realidade).

Com uma central pequena perto e uma lei mais eficiente, seria fácil para qualquer madeireiro cumprir com as normas em vigor e abastecer todas essas centrais de biomassa.

A alternativa, era criar uma lei que efectuasse a concessão de toda a área florestal do país às centrais de biomassa para que as mesmas criassem equipas de limpeza e mantivessem a área florestal limpa e os armazéns cheios de biomassa.

Entretanto encontrei esta informação importante:
https://florestas.pt/valorizar/ha-em-portugal-biomassa-florestal-residual-para-produzir-energia/
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Greenvolt

por NirSup » 3/12/2021 16:50

5640533 Escreveu:Isto é horrível.


Não acredito nessa hipótese. Nem me passa pela cabeça que isso possa ser verdade.

Escrevi neste Fórum, em 01/05/2021:
Recentemente, o novo secretário de Estado da Energia, João Galamba, anunciou um travão a fundo na estratégia nacional para a biomassa, no que diz respeito aos 60MW adicionais com tarifa subsidiada, autorizados ainda pelo seu antecessor Jorge Seguro Sanches, e com o aval de Bruxelas que disponibilizou ajudas de Estado no valor de 320 milhões de euros durante 15 anos, “financiados via um aumento nas tarifas de energia”.

Não iremos avançar com nenhuma dessas centrais. Estavam pensadas quatro, num total de 60 MW. Não iremos construir porque em consultas com o sector da floresta percebemos que não há biomassa suficiente em Portugal para viabilizar aquelas centrais e a sua construção até podia pôr em causa a viabilidade das já existentes”, anunciou Galamba ao Público. Carlos Alegria foi um dos que avisou o governante: “Fui ter com ele para alertar que não há biomassa disponível, e não fui o único. O próprio ministério já perguntou à banca se financiava estes novos projetos e a banca disse que não, nem pensar”.

Então não havia matéria prima para 60 MW de centrais já autorizadas (o Estado teve de indemnizar os promotores) e que acabaram por não ser construídas e agora já há matéria prima para uma central com 10 vezes mais potência?
Isto seria de loucos.
Não acredito sequer em tal hipótese.
By Nirrvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por 5640533 » 3/12/2021 15:42

Isto é horrível.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por yaya » 3/12/2021 15:26

NirSup Escreveu:
5640533 Escreveu:O que ressuscitou a Greenvolt?


Quanto a mim por duas razões:
a) Tudo o que é verde e renovável está a subir na Europa (a Greenvolt sobe a dobrar porque é renovável e green).
b) Há outra razão de fundo: quanto mais alta estiver a cotação da GV melhor será a razão de troca com a ALTRI, no spin-off.

Como é que eu não vi isto antes?
By Nirvana


deve ser por causa da ideia de transformar a central do Pego em queima de carvão para queima de biomassa

https://www.geota.pt/blogs/carta-aberta ... al-do-pego
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1823
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Greenvolt

por 5640533 » 3/12/2021 14:38

Nirvana, o spin-off está agendado para o segundo trimestre de 2022. Acha que tem alguma coisa a ver com a subida da Greenvolt? Não sei quantos sell-offs, para não dizer mais, haverá até então.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por 5640533 » 3/12/2021 11:44

a) A sua EDPR está fraquinha-
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por NirSup » 3/12/2021 11:28

5640533 Escreveu:O que ressuscitou a Greenvolt?


Quanto a mim por duas razões:
a) Tudo o que é verde e renovável está a subir na Europa (a Greenvolt sobe a dobrar porque é renovável e green).
b) Há outra razão de fundo: quanto mais alta estiver a cotação da GV melhor será a razão de troca com a ALTRI, no spin-off.

Como é que eu não vi isto antes?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por 5640533 » 3/12/2021 10:57

O que ressuscitou a Greenvolt?
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por NirSup » 27/11/2021 15:10

Eufemismo ou a Insustentável Leveza do Ser.
Ficção e Realidade.

O eufemismo é uma figura de linguagem que usa uma palavra ou expressão em lugar de outra para tornar a comunicação da mensagem a ser transmitida mais leve ou mais otimista. Em suma: são narrativas encantadoras ou encantatórias.
A quantidade de vinho no copo meio cheio ou meio vazio é rigorosamente a mesma, mas para quem lê ou para o destinatário da mensagem não é a mesma coisa.
Vem isto a propósito da linguagem usada por algumas empresas cotadas em Bolsa, que tentam dourar a pílula com narrativas encantatórias para chamar/atrair a atenção dos investidores ou mesmo para os seduzir.
Exemplos destes abundam na Comunicação Social.

Ficção:
- Até 2025 ,a Greenvolt tem um total de 3.616 MW para desenvolver e pretende manter cerca de 1.100 MW no balanço, alienando os restantes.;
- A Greenvolt prevê investir até 1,8 mil milhões de euros para financiar o seu plano de desenvolvimento até 2025;
- A Greenvolt anunciou hoje (21/09/2021) que iniciou operações na Roménia e na Bulgária, com projetos de 170 Megawatt (MW) e 200 MW, respetivamente, e que tem projetos em codesenvolvimento de 410 MW em Itália;
- A Greenvolt tem na calha cerca de 3,6 GW de projetos de produção de energia renovável solar e eólica em vários mercados internacionais, iniciando operações esta semana na Bulgária e na Roménia, anunciou a empresa num comunicado;
- Dando conta da sua “rápida expansão em mercados de grande potencial de desenvolvimento”, a companhia liderada por João Manso Neto garante que o escritório de Sófia (Bulgária) está “totalmente operacional” e que conta no país com 200 MW de projetos de energia eólica em desenvolvimento, que adquiriu;
- A empresa inicia, de igual forma, esta semana, as suas operações da Roménia, país onde tem planos de desenvolvimento de elevado potencial, com um pipeline de 170 MW em projetos de energia solar e eólica”, avança também na mesma nota;
- Além destes dois mercados, em Itália, a empresa tem em desenvolvimento “com outros parceiros” projetos de 410 MW em energia solar e eólica. Esta capacidade deverá aumentar para 1,7 GW, tanto em parceria como em desenvolvimento próprio.

Realidade:
a) Em operação (capacidade instalada atribuível à Greenvolt) = 119,24 MW a partir da biomassa.
b) Em construção = 50 MW em 2 parques eólicos na Polónia, que entrarão em operação no fim de 2022 + 48 MW da Central Solar de Tábua e que entrará em operação em 2022. Total = 98 MW.
c) Ready to construction = 0 (zero).

Pipeline = literalmente quer dizer “cano” ou “oleoduto”. Na gestão de projetos é usada para indicar a quantidade de ideias e propostas dos colaboradores, que detém em carteira, que poderão ser ou não executadas. Isto é, são ideias em estudo ou em desenvolvimento, que é a etapa seguinte.

By Nirvana

Em tempo: para se colocarem as coisas em perspetiva, apenas gostaria de acrescentar que a SUNSEAP, presente em 9 mercados dos mais dinâmicos do mundo, e que foi adquirida pela EDPR por 600 ME (87,4%) possui 540 MW em operação/construção (130 MW seguros com contratos de longo prazo).
Portfólio total: 5.000 MW (com 2.000 MW em estado avançado de desenvolvimento).
Como diria o Guterres: cada um que faça as suas contas.
A SUNSEAP prevê (previa antes de ser adquirida pela EDPR) abrir o seu capital na Bolsa de Singapura dentro de 1 a 2 anos.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por fosgass2020 » 18/11/2021 16:56

fosgass2020 Escreveu:Se se tivesse aguentado acima dos 6.49€... talvez a coisa ainda corresse bem!

Penso que o caminho é para baixo, pelo menos até aos 6,22...


Na mouche!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Greenvolt

por NirSup » 18/11/2021 15:14

ALEGRIA40 Escreveu:Mais uma vez, do poço da minha ignorância, parece-me pouco adequado comparar percentagens com as do ano passado, que foi a do ano de fundação. A empresa sempre foi clara que era o seu rumo seguir por meio de aquisições, e se as aquisições estavam apenas no início é natural que a dívida e custo tenham aumentado muitíssimo.
O Sr Nirsup apresenta análises tão bem feitas a muitas coisas, mas este tipo de comparação bem como a que fez da Ren (ao pegar num valor historicamente alto) retira-lhes força. É a minha opinião, peço desculpa se foge ao âmbito do fórum este comentário final.



Meu caro ALEGRIA40;

Obrigado, antes de mais, pelas tuas simpáticas palavras. Fico todo contente dado ser um bem e um momento raro neste Fórum.

A matemática é uma Ciência exata (quando as contas estão certas).
Se Tu partes de 10 e cresces 5 (valor absoluto), tens um crescimento de 50%.
Se Tu partes de 100 e cresces 5 (valor absoluto) tens um crescimento de 5%.
Não sei se deu para entender este meu raciocínio. Mas, se quiseres, posso fazer um desenho.
E este exemplo aplica-se na perfeição à GreenVolt: para as receitas e para os custos financeiros.
By nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por ALEGRIA40 » 18/11/2021 15:04

Mais uma vez, do poço da minha ignorância, parece-me pouco adequado comparar percentagens com as do ano passado, que foi a do ano de fundação. A empresa sempre foi clara que era o seu rumo seguir por meio de aquisições, e se as aquisições estavam apenas no início é natural que a dívida e custo tenham aumentado muitíssimo.
O Sr Nirsup apresenta análises tão bem feitas a muitas coisas, mas este tipo de comparação bem como a que fez da Ren (ao pegar num valor historicamente alto) retira-lhes força. É a minha opinião, peço desculpa se foge ao âmbito do fórum este comentário final.
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Greenvolt

por NirSup » 18/11/2021 14:39

EPPUR SI MUOVE ...
PARA SUL!


Lendas e Narrativas.
As receitas cresceram em virtude das aquisições feitas. Os encargos financeiros subiram 800%.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Optimiza » 18/11/2021 11:36

Growth patente no Top line e Ebitda da GreenV.jpg
Growth patente no Top line e Ebitda da GreenV.jpg (64.61 KiB) Visualizado 10897 vezes
Já não tenho Greenvolt mas como todos os anos apartir de Outubro, reforcei "eterna" mini posição Altri, acentua a importãncia da consolidação GreenV nas suas contas. Inicio com a conclusão e com os 3 pontos que resumem estes resultados trimestrais.

1 - Crescimento incomparável no sector (83,4% Growth nas receitas vs trimestre homólogo 2020/ 3T21o3T20) - comparem este crescimento num sector GROWTH Mundial com a Aciona, NEE ou com a EDPR (que em vez de crescer, até consegue decrescer no sector » a única das Majours a conseguir faze-lo).
2 - A conclusão de um nº sem precedentes (por uma empresa Portuguesa) de aquisições Europeias,
3 - Levando a um endividamento líquido supreendentemente baixo, de 122M€ (que vai aumentar em escala com os projetos industriais maciços em parques solares e também eólicos).

Para a Altri (no consolidado) vai uma contribuição muito positiva. O Ebitda Greenvolt (19.9M€) correspondendo a quase metade da receita trimestral.

GreenV 3º trim. » Os resultados relativos ao 3º trimestre foram acima das minhas expectativas no Top line, FCF/Ebitda, surpreendentemente positivo na dívida líquida e produção de energia elétrica, mas um pouco abaixo das expectativas no Bottom line.

Posições internacionais consolidadas de Tllbury, (biomassa), Profit I e II, V-Ridium, KSME, abrangendo operações, distribuição e produção do Reino Unido a Roménia, Itália, Polónia, Espanha e Bulgária.

notas - no 4º trim. para o continuado crescimento exponencial top line quase garantido, vamos concentrar análise na evolução do FCF (continua a crescer acima dos 50%?) do bottom line e do endividamento líquido (em necessária subida contínua). Mas a palavra chave no sector é GROWTH, e a GreenV de Manso Neto (GOAT no sector Europeu) não falhará nesse departamento (menos relevante o RL, Dívida líquida , FCF/Ebitda em %).
Anexos
Greenvolt consolida acima da Sf1 6.15€ e abaixo da RF1 6.82€ e apenas notícias relevantes a retirarão desse canal no 4º trimestre.gif
Greenvolt consolida acima da Sf1 6.15€ e abaixo da RF1 6.82€ e apenas notícias relevantes a retirarão desse canal no 4º trimestre.gif (20.59 KiB) Visualizado 10897 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Greenvolt

por fosgass2020 » 17/11/2021 17:44

Se se tivesse aguentado acima dos 6.49€... talvez a coisa ainda corresse bem!

Penso que o caminho é para baixo, pelo menos até aos 6,22...
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Greenvolt

por NirSup » 17/11/2021 13:24

Àlvaro Escreveu:tami, se te parece bom negócio compras, para mim está muito cara e por isso não compro. Mesmo muito cara!


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Àlvaro » 17/11/2021 12:31

vieira, deste no meu ponto de vista, por isso mesmo comecei a investir na Galp. Esses exageros depois têm forye ressaca. :?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Greenvolt

por vieirah1976 » 17/11/2021 11:01

Como disse aqui à uns tempos, esta ação só subiu o que subiu devido à febre/fome por investimentos ESG em todo o mundo.

Todos os dias nascem novos fundos ou ETF's de ESG devido à procura de investidores globais porque acham que "é o futuro", independemente se esses ativos estão caros ou baratos.

https://www.bloomberg.com/professional/ ... lobal-aum/
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Conservador, JFDIL, Minsk, PAULOJOAO, Tx9262 e 234 visitantes