Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Outra vez a educação....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Outra vez a educação....

por J_Investidor » 19/9/2021 15:22

Àlvaro Escreveu:Investidor, fui ver os salários e o que posso perguntar é o seguinte: Acomodar ainda mais o salário de um professor ao de um GNR? Isso seria anti sistema. O elevador social não é para funcionar assim, é para que o filho do GNR tenha, através da escola pública a possibilidade de ser licenciado, ou doutorado. Então no caso do PSP administrativo é injusto face ao operacional e não é injusto face ao professor? Não haverá por aí uma boa dose de preconceito? :-k

Não, um policia que passe a vida num serviço administrativo devia reformar-se na mesma altura que um funcionario comum...
Isso do elevador social, não concordo com isso. Este pais está cheio de Drs e Eng. e é um pa´ís da treta.

Não leves a mal, mas não vou alongar mais a conversa sobre este tema, porque estou neste forum para falar e aprender sobre bolsa.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Outra vez a educação....

por Àlvaro » 19/9/2021 11:02

Investidor, fui ver os salários e o que posso perguntar é o seguinte: Acomodar ainda mais o salário de um professor ao de um GNR? Isso seria anti sistema. O elevador social não é para funcionar assim, é para que o filho do GNR tenha, através da escola pública a possibilidade de ser licenciado, ou doutorado. Então no caso do PSP administrativo é injusto face ao operacional e não é injusto face ao professor? Não haverá por aí uma boa dose de preconceito? :-k
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Outra vez a educação....

por J_Investidor » 19/9/2021 0:25

Àlvaro Escreveu:Investidor, estou fora de qualquer uma das situações, mas caramba, dar aulas aos 66 anos? Isso não passa pela cabeça de ninguém a não ser de quem não tenha a noção. Foi negociado sim, sei do que falo, anteriormente o que estava no horizonte era para ficar muito pior, o PS prometeu melhor e deu. E os administrativos e os músicos tbm têm problemas desse tipo? :?

Os musicos (que são poucos em comparação com o efetivo total) não sei.
Os policias administrativos sim, tens razão. Vão ao mesmo tempo que os outros e há quem passe muito tempo da carreira nessas funções, é injusto para quem andou sempre no serviço operacional.

Quanto a dar aulas aos 66 anos, talvez também não concorde, mas, nesse sentido, acho que os salários dos professores para se puder acomudar essa regalia (reformarem-se um pouco mais cedo, tipo 60/62anos) não podiam ganhar o que ganham. Teriam que ganhar menos OU então os outros é que ganham muito pouco para a responsabilidade e restrições (em alguns casos) legais que têm.
Repito: do que conheço, existem poucas profissões do setor publico com melhores regalias. Pesando todos os prós e contras os professores (do quadro) estão muitooo bem.
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Outra vez a educação....

por Àlvaro » 18/9/2021 20:32

Investidor, estou fora de qualquer uma das situações, mas caramba, dar aulas aos 66 anos? Isso não passa pela cabeça de ninguém a não ser de quem não tenha a noção. Foi negociado sim, sei do que falo, anteriormente o que estava no horizonte era para ficar muito pior, o PS prometeu melhor e deu. E os administrativos e os músicos tbm têm problemas desse tipo? :?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Outra vez a educação....

por J_Investidor » 18/9/2021 17:13

Àlvaro Escreveu:Investidor, talvez tenhas dados que te permitam ser mais rigoroso. Ainda assim pergunto: porque é que um PSP que trabalha no bar a tirar bicas tem uma profissão de maior desgaste que um professor? É do desgaste do pulso? Não, a história é outra. Vai atrás na história recente e lembra-te do número de vezes que Vieira da Silva visitou o ingenhêro em Évora. Aí foi tudo cozinhado. Vieira da Silva foi o jóker (daí a promoção da filha). Compraram votos à PSP, GNR e Militares via aposentação e penalizaram os professores com a ajuda do Nogueira que ficou a CFN as quotas dos mais velhos (as mais chorudas), ficou com "Povo" (o nosso Povo) para a luta e deu aos militantes a possibilidade de ficarem no ativo sem darem aulas. Foram todos parar a dirigentes sindicais, às bibliotecas (coordenam e tal...), aos diretores, aos vices, aos adjuntos, aos assessores e assim aguardam progressão, porque Nogueira conseguiu que progredissem como os que dão aulas. Se isto não é bandidagem!... vou ali e já venho.


Já não há, ou muitos poucos serão. Hoje a gestão dos bares e refeitórios na PSP está entregue a privados. Na GNR não sei. E militares também não sei. E para concluir, muitos desses policias que poderiam estar a servir no bar, teriam problemas fisicos ou até mentais que os impossibilitava de fazer serviço na rua.

O segundo negrito, também está errado. Nos ultimos 10 ou 15 anos para cá, a idade de pre aposentação e aposentação na GNR e PSP piorou muito. Na PSP nem a legislação quanto á pre aposentação se cumpre. O pessoal sai para a pré aposentação aos 59 e 60 anos, quando devia ter saido aos 55 anos.

Alvaro, conheço poucas profissões no setor publico que tenha sido ou seja tão bem tratada como os professores do quadro. Os contratados é outra questão. Horarios espetaculares, não há trabalho por turnos, fins de semana, férias em alturas top, etc.
Não compares o desgaste de uma profissão que trabalhe por turnos rotativos com a dos professores. Sem dúvida que não sabes do que estas a falar.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Outra vez a educação....

por Àlvaro » 18/9/2021 12:12

Investidor, talvez tenhas dados que te permitam ser mais rigoroso. Ainda assim pergunto: porque é que um PSP que trabalha no bar a tirar bicas tem uma profissão de maior desgaste que um professor? É do desgaste do pulso? Não, a história é outra. Vai atrás na história recente e lembra-te do número de vezes que Vieira da Silva visitou o ingenhêro em Évora. Aí foi tudo cozinhado. Vieira da Silva foi o jóker (daí a promoção da filha). Compraram votos à PSP, GNR e Militares via aposentação e penalizaram os professores com a ajuda do Nogueira que ficou a CFN as quotas dos mais velhos (as mais chorudas), ficou com "Povo" (o nosso Povo) para a luta e deu aos militantes a possibilidade de ficarem no ativo sem darem aulas. Foram todos parar a dirigentes sindicais, às bibliotecas (coordenam e tal...), aos diretores, aos vices, aos adjuntos, aos assessores e assim aguardam progressão, porque Nogueira conseguiu que progredissem como os que dão aulas. Se isto não é bandidagem!... vou ali e já venho.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Outra vez a educação....

por J_Investidor » 17/9/2021 20:30

Àlvaro Escreveu:Marco, enquanto os mais velhos estiverem no sistema até aos 67 anos não haverá dinheiro, nem para os mais novos, nem para computadores decentes. Os sindicatos deixaram correr o marfim porque os dirigentes sindicais não dão aulas e porque os mais velhos continuam a pagar quotas, mas a verdade é que o grosso da despesa é com esses professores que se arrastam pelas escolas. Foi uma retaliação de Sócrates com o seu camarada Vieira da Silva. Desenharam o plano quando o engenheiro estava ainda em Évora: GNR, PSP e Militares aos 50 (compraram votos), porfessores do Partido dispensados da componente letiva, os outros temos pena!

Uma correção, na PSP o pessoal está a sair para a pré-aposentação aos 59 ou 60 anos.
Na GNR saem para a reserva aos 55 anos.
Militares não faço ideia.
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Outra vez a educação....

por Marco Martins » 17/9/2021 14:48

Um novo ano escolar e problemas antigos continuam!

No início deste ano:
- a escola marca uma reunião com os pais por vídeo chamada ao final do dia (muito bem)
- a escola marca apresentação presencial com os alunos com a duração de 1 hora (tudo bem)
- a escola marca a apresentação presencial em horários estranhos!!! 10-11h, 9-10h conforme o ano!!! Para quem tem mais que uma criança na escola isto é péssimo!

- na pré escola, as turmas com 25 crianças com idades entre os 3 e 6 anos e com crianças de ensino especial que requerem muita atenção (isto não é bom, nem para as crianças que precisam de atenção nem para as restantes)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Outra vez a educação....

por Àlvaro » 15/9/2021 18:18

Pta, tens toda a razão, mas a Escola pública está entregue ao Nogueira, Nogueira é o verdadeiro Ministro da Educação, isso fez parte do acordo da geringonça. Apostaria dobrado contra singelo.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Outra vez a educação....

por Marco Martins » 15/9/2021 17:54

Pata-Hari Escreveu:Algumas escolas públicas pecam por condições miseráveis, por falta de chão, tecto, aquecimento, etc etc. Não entendo como noutras sobra dinheiro para contratar artistas para espectáculos de natal.

Recordo-me de ter proposto comprar aquecedores para o Maria Amália (eu nem conseguia lá estar o tempo das reuniões de pais, tal era o frio durante o inverno) e me terem explicado que o quadro eléctrico não aguentava os aquecedores. Também me recordo da minha filha descrever como um dos colegas se tinha enterrado/afundado pelo chão abaixo, tal era o estado do chão da sala de aulas.


Também não entendo como há tantas variações nas condições das escolas!!
Há escolas que têm apoios da câmara, recebem apoios por terem cursos profissionais (e estes alunos têm condições que todos os outros não têm), etc.

Concordo com um rating das escolas, mas o mesmo tem de ser feito com as mesmas condições (público tem de ser comparado com público, tamanho com tamanho, e os gastos de cada uma por aluno têm de ser idênticos).
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Outra vez a educação....

por Pata-Hari » 15/9/2021 17:13

Algumas escolas públicas pecam por condições miseráveis, por falta de chão, tecto, aquecimento, etc etc. Não entendo como noutras sobra dinheiro para contratar artistas para espectáculos de natal.

Recordo-me de ter proposto comprar aquecedores para o Maria Amália (eu nem conseguia lá estar o tempo das reuniões de pais, tal era o frio durante o inverno) e me terem explicado que o quadro eléctrico não aguentava os aquecedores. Também me recordo da minha filha descrever como um dos colegas se tinha enterrado/afundado pelo chão abaixo, tal era o estado do chão da sala de aulas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Outra vez a educação....

por Àlvaro » 15/9/2021 17:06

Marco, enquanto os mais velhos estiverem no sistema até aos 67 anos não haverá dinheiro, nem para os mais novos, nem para computadores decentes. Os sindicatos deixaram correr o marfim porque os dirigentes sindicais não dão aulas e porque os mais velhos continuam a pagar quotas, mas a verdade é que o grosso da despesa é com esses professores que se arrastam pelas escolas. Foi uma retaliação de Sócrates com o seu camarada Vieira da Silva. Desenharam o plano quando o engenheiro estava ainda em Évora: GNR, PSP e Militares aos 50 (compraram votos), porfessores do Partido dispensados da componente letiva, os outros temos pena!
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Outra vez a educação....

por Marco Martins » 15/9/2021 16:41

Aproveitando este tópico, e na altura em que se inicia o novo ano lectivo, aproveito para questionar se fará sentido os professores contratados há vários anos, não terem um computador de trabalho disponibilizado pela escola (sendo obrigados a usar o seu pessoal), bem como um telefone de contacto disponibilizado pela escola!!!

Para além de muitas coisas que estão claramente mal na educação, parece-me que todos os governos têm medo de mexer o que quer que seja, principalmente na condição dos contratados, que entram no fim e apanham com tudo aquilo que os do quadro não quiseram!!!

Não vou mudar em nada a educação, mas incomoda-me todos os anos assistir aos mesmos problemas sem ninguém fazer nada!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Outra vez a educação....

por cloudexpert » 13/7/2021 11:01

MarcoAntonio Escreveu:
cloudexpert Escreveu:Alias a minha teoria sobre isso é que no máximo teremos um computador quântico por pais.


As limitações práticas de um computador quantico são ainda tremendas e não se vislumbra que sejam ultrapassadas a breve trecho. Além disso, um computador quantico não é "interessante" para todo e qualquer tipo de computação (isto é, nem sequer é verdadeiramente um concorrente directo ao computador convencional para todo e qualquer tipo de aplicação). Actualmente têm um interesse essencialmente académico (com algum marketing/hype à mistura) e seguramente vão continuar a ser explorados (e que a meu ver vale a pena ser explorado).


E para completar esta "conversa", dos supostos temas quentes, tirando a computação quantica (existem seminários, não creio que haja grande coisa no plano curricular, mas, que como digo, para já tem interesse limitado e será absorvida/integrada quando passar a ter outra relevância, se passar), a generalidade dos temas "quentes" já são cobertos pelos programas curriculares na UP, por exemplo. As tecnologias cloud, claro, já estão incluídas, mas também, seja em electro e computadores, seja em informatica e computação uma série de outros de que nem falas já lá estão: inteligencia artificial e machine learning / deep learning (hot!), visão computacional (hot!), realidade virtual e realidade aumentada (hot!) , sistemas embutidos/embarcados/IoT (hot!) são, entre outros (que a lista continua), vários dos temas quentes que já fazem parte dos planos curriculares dos mestrados (cursos de 5 anos, "comparáveis" em tempo/investimento às licenciaturas de há 20/30 anos, os verdadeiros "substitutos" das licenciaturas de há 20/30 anos).


eu falo mais do que conheço melhor, a realidade, por exemplo Visão por computador, num projetco de final de curso, era detectar a qualidae de azulejos, detectando fissuras, testei duas abordagens, ultrasons na superficie e vião por computador, em façe da tacnologia da altura computacionalmente a utilização da Visão ( primeiro apromorei o algoritmo com o MAtLAB, depois exportei a lib. MAs a computação disponivel não era compativel, não consegia processar maisde 1 azulejo por segundo, com ultrassons era mais rápido.
Mas IoT não integrava tanto em informatica mas sim em Electro, já sei que isto desperta smores e odios, mas a malta de elctro est´s mais capacitada para IoT . Por exemplo aqui apresento-te grande mudanças de programa, nesta altura por questões de custos, quando querias automatizar podias utilizção automatos ra om ron ou da siemnesn, ou se tivesses um orçamento masi reduzido, usavas um simples PC com uma placazita com I/O e usava o sistema operativo MS_DOS...dizes tu MS_DOS para contriolo industrial ?...sim existia um kernel, adaptado a tempo real, o RFT kernel, permitia transformar o reles MS_DOS num SO de tempo real preemptivo, com semafdros, etc... Hoje falarmos nisso é uma piada de mau gosto, mas na latura era o topo. Hoje tens os rasper pi, ou bananapi, isto para não gfalara em microchips bem mais poderosos.

Portanto so programas em si vão ser os mesmos, agora a forma de fazer isso é que muda.

O que se nota é que o objectivo de bolonha foi simplesmenet financeiro. Porque um curso de 3 anos tem pouco valor, o mestrado integrado é quase obrigatorio, e é obvioi que depois as propinas são mais caras. há 20-30 anos um mestrado tinha muito valor, assim com um doutoramento. hoje esta banalizado, tem puoco valor. eu tecnicamente tenho uma licenciatura, mas a minha foi de 5 anos e no ultimo ano tive essencialmenet cadeira opcionais e claro o porjecto de final de curso, que no meu caso foi um sistema de medir a qualidade de azulejos para uma fabrica, um porjetco bom tinha um orçamento de 80k . NEssa mesma latura um mestrado tinhas cadeiras com maior grau de especialização, e a tese, que era individual, era sobr eum tema que irias investigar. Hoje um mestrado são um conjunto de cadeiras e um trabalho final que pelo que ouvi, pode ser feito em conjunto. é obvio que as univ passarem a ter um maior orçamento pois os mestrados integrados são mais caros . Ou seja o ensino virou uma mera mercadoria. Não digo que seja mau, diria apenas que desvalorizou um percurso academico. Claro que daqui a uns anos 20 30 anos a malta do meu tempo vai sair do mercaod de trabalho e deixa de haver o temro licenciatura antiga.
Bolonha foi por isso uma asneira, desvalorizou o percuros academico, e o trabalho feito em politecnicos. Eu diria que num cursos superio só começas a ser home a partir do 3º ano. Falo por mim.

Quanto à co,mputação quantica é obvio que não vai substituir nada, nem mesmo os DC de cloud, vai sim é dar-te capacidade computacional e um paradigma de programação diferente.
Computação quantica não são supercomputadores, supercomputação já existe e os paradgmas de computação não mudam.
A computação quantica vai simplesmente possibilidatr mais rapidamente conseguires resolve problemas, principalmenet na area da genetica, e até mesmo de analise de daods e IA. Não vai estar acessivel a todos, jás exisetm computadores quanticos na china e nos EUA (pentagno) . Não está acessivel ao comum dos mortais. MAs estes temas quentes não são falados num curso e entende-se, isso já vai cair na especialização que vai fazer a nivel porfissional. Dificilmente quando acabas a tua formação ai poderá orientar a tua especialização, em ofertas de empregio, formações extra e muitas horas de estudo. terminra um curso suprio em ares tecnologicas não é o fim mas sim o o inicio de uma carreira de especialização. Poucos cursos tecnológicod funcionam na base..ok acabei o curso..já está...Não, isso não existe.

QQ das maneiras acho que já estou a falar de temas que nada tem haver com o porposito deste topico.

Pergunta-te, mas isto não tem fim ?.. eu diria que é dificil veres o fundo ao tacho, um exemplo, especialisa-te em cloud, porreiro ganhss bem, mas depois pedem-te conhecimentos em Kubernetes, ok mais uns bons meses de estudo, e clasro isto partindo principio que dominas docker, hoje em dia um informatico sem docker, é com fazers o ensino primario e não saberes fazer contas. e agora ainda te podes especializra mais ainda, em redes ether. MAs consegues saberr tudo, ?, claro que não quem o afirmar mente. podes dominar um deles e ter a capaidade de trabalhar com os outros. Diria que na minha especcialização cloud, terraform, kubernets e docker é obrigatorio. MAs é muito estudo, alguma esperiencias profissionais falhadas e muita aprendizagem.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Outra vez a educação....

por yggy » 13/7/2021 9:51



Tiraste o curso de Informatica no IST?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Outra vez a educação....

por MarcoAntonio » 12/7/2021 23:55

cloudexpert Escreveu:Alias a minha teoria sobre isso é que no máximo teremos um computador quântico por pais.


As limitações práticas de um computador quantico são ainda tremendas e não se vislumbra que sejam ultrapassadas a breve trecho. Além disso, um computador quantico não é "interessante" para todo e qualquer tipo de computação (isto é, nem sequer é verdadeiramente um concorrente directo ao computador convencional para todo e qualquer tipo de aplicação). Actualmente têm um interesse essencialmente académico (com algum marketing/hype à mistura) e seguramente vão continuar a ser explorados (e que a meu ver vale a pena ser explorado).


E para completar esta "conversa", dos supostos temas quentes, tirando a computação quantica (existem seminários, não creio que haja grande coisa no plano curricular, mas, que como digo, para já tem interesse limitado e será absorvida/integrada quando passar a ter outra relevância, se passar), a generalidade dos temas "quentes" já são cobertos pelos programas curriculares na UP, por exemplo. As tecnologias cloud, claro, já estão incluídas, mas também, seja em electro e computadores, seja em informatica e computação uma série de outros de que nem falas já lá estão: inteligencia artificial e machine learning / deep learning (hot!), visão computacional (hot!), realidade virtual e realidade aumentada (hot!) , sistemas embutidos/embarcados/IoT (hot!) são, entre outros (que a lista continua), vários dos temas quentes que já fazem parte dos planos curriculares dos mestrados (cursos de 5 anos, "comparáveis" em tempo/investimento às licenciaturas de há 20/30 anos, os verdadeiros "substitutos" das licenciaturas de há 20/30 anos).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Outra vez a educação....

por MarcoAntonio » 12/7/2021 23:22

Vou tentar explicar de novo. A comparação justa com os cursos de há 20/30 anos é licenciatura vs mestrado integrado (e em que as novas licenciaturas são versões melhoradas e um pouco mais longas dos bacharelatos quando são de 4 anos). Como fiz questão de sublinhar, o que referi é especialmente válido para os mestrados integrados (e em menor grau para as novas licenciaturas, agora mais curtas). Entretanto, os antigos mestrados (tipicamente mais dois anos além dos 5) foram "substituidos" por doutoramentos (de, tipicamente, 3 a 4 anos).

Os cursos superiores (e estamos a falar especialmente das áreas científico-tecnológicas) melhoraram muito significativamente em três vectores: i) conteúdos, com os planos a serem revistos e actualizados com frequência, o que inclui alteração da organização dos planos e o conteúdo das unidades curriculares, com uma continua/progressiva actualização/adaptação às novas tecnologias/trends/necessidades (naturalmente, varia de instituição para instituição e umas farão isto melhor que outras); ii) formato (hoje as unidades curriculares são bastante mais orientadas, nestas áreas, para trabalhos práticos e onde destaco em particular - mas não só! - as teses/dissertações em que cerca de metade delas são propostas externas de empresas e a outra metade são propostas de investigação académica internas à própria instituição mas que são, regra geral, cutting edge e/ou com interesse prático real equiparável ao das propostas externas, ie, os alunos saiem destes cursos com uma preparação bem superior ao que saiam com as licenciaturas e "projectos" típicos de há 20 ou 30 anos, sendo que os que fazem teses/dissertações com instuições externas (incluindo multinacionais) têm possibilidades reais de ficar nessas empresas e bastantes ficam (numa Faculdade de Engenharia como a da Universidade do Porto, a que conheço melhor, ainda que conheça outras também em menor grau, estas propostas estão na casa das centenas por ano), trabalhos em tecnologia corrente/actual e em que os alunos saiem já com uma experiência mais próxima às condições reais no mercado do trabalho; iii) finalmente, o outro ponto que destaquei foi a flexibilização dos cursos com ramos principais (o que já existia antes) mais especializações e mais minors/opcionais, os alunos têm grande oportunidade de moldar os cursos às suas necessidades/interesses, incluindo fazer algumas unidades numa instituição diferente por hipótese (por exemplo, um aluno de biomédicas em engenharia a fazer alguma(s) unidade(s) de interesse na faculdade de medicina ou vice-versa), isto é, a partir do terceiro/quarto ano e até ao final do quinto o aluno pode já começar a especilizar-se nas áreas que pretende e preparar-se melhor para o que pretende vir a fazer, com um controlo e versatilidade que simplesmente não existia há 20/30 anos.

Outro ponto, mais subjectivo, em que há a meu ver franca melhoria também é na atitude dos docentes, mais abertos, com maior interação com os discentes , do que os alunos têm ampla oportunidade de tirar proveito (é como tudo, uns melhores, outros piores... e continuam a haver professores "maus" hoje como também já haviam "bons" ou "excelentes" no passado, não é propriamente isso que está em causa).

Há quem saia do curso abanadado? Há e haverá.

Saiem também, aos magotes, outros com excelente formação, com emprego virtualmente garantido, com excelentes competências, com alguma frequência até já com alguma experiência do mercado de trabalho e/ou internacional até.

E nem o texto de cima quer dizer que é tudo perfeito/excelente, tão somente que houve uma melhoria muito significativa. Não pretendo, nem pouco mais ou menos, advogar que são tudo rosas. O ponto, aliás, era e é que a experiência de um curso de há 20 anos não é exemplo, pois não representa o estado actual do ensino superior. Por outro lado, há espaço para melhoria e vai-se continuar a melhorar (sei de vários cursos/departamentos que estão a preparar novas remodelações para entrar em vigor já este ano, portanto, não se parou nem se vai parar de tentar melhorar).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Outra vez a educação....

por cloudexpert » 12/7/2021 22:38

hum...não sei, se vires aqui:

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos ... isciplinas

e se olhares para aqui https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/discip ... e/programa

a unica coisa disrutiva de ha 20 anos é IPV6 tirando isso a base essa nunca muda, podem mudar metodos de lecionar ou avaliar mas o conteudo não muda muito.

e o programa nãolo parece muito diferente.

Não é a por acaso que a malta acaba o curos, vem cá para fora e ficam ali meio abananados a olhar uns par aos outros.

Posso dizer-te que a disrupção hoje é maior que ha´20 anos, há 20 anos o que davas era o que era, as coisas estavam a par, no dias de hoje existe uma diferençã um pouco maior.

Não estou a dizer que as coias snão evoluiram, não isso não, apenas a dizer que existe um gap entre o que é lecionado e a realidade.

Tecnologias que vão dominar nas próximas decadas, cloud, rede etherum, e computação quantica.

Este ultimo caso é mais a nivel de doutoramento, é algo muito especializado, e embora já existam compiladores , mas é obvio que nem todos tem acesso a um computado rquantico.

Alias a minha teoria sobre isso é que no máximo teremos um computador quântico por pais.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Outra vez a educação....

por MarcoAntonio » 12/7/2021 20:48

Cloud, era dificil estares mais equivocado. Claramente nao tens noção de como os cursos superiores nestas áreas mudaram seja nos conteudo, com frequentes revisoes dos planos, como no formato de leccionação como ainda na flexibilidade acrescida de cada aluno moldar o "seu" curso às suas necessidades/preferencias (bem para lá dos "ramos" de há 20/30 anos). O que digo é especialmente válido para os mestrados integrados (mesma duração das licenciaturas de há 20/30 anos) e um pouco menos para licenciaturas naturalmente (mas que por sua vez são bem melhores que os bacharelatos de há 20/30 anos).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Outra vez a educação....

por cloudexpert » 12/7/2021 20:17

MarcoAntonio Escreveu:
cloudexpert Escreveu:qual a diferença entre um cusso de informática a nível de ens sup ou técnico ?

(...)

Eu dou o meu exemplo:

eu tive cadeira de analisse matematica, fisisca etc, etc.


Os cursos superiores actuais e os cursos superiores de há 20 anos atrás são coisas substanciamente diferentes pelo que o teu exemplo é um não exemplo. Quanto à primeira questão, a diferença é tremenda (o que não impede que hajam bons profissionais com uns e com outros).


Olha que não MArco, os , temas abordados as bases são semelhantes, tem é assuntos novos, falo com algum conhecimento de causa, em informaticas continuas a ter cadeiras com fundamentos da programação, bases de dados, redes, e muitos outras. temas avnaçados com cloud isso já não é abordado e entende-se. e as mudanças tecniologicas foramalgumas mas não assim tantas que anulem o que era falado. não vou maçar com exemplo, mas posso garantir-et que não existe em comparação cadeiras ou temas obsoletos quando comparados com 20 anos. agora se for 30 anos, ai sim, eu assistir nas univercidades ao nascimento da informatica. em 1992 só tinhas eng electrotecnica, em 93 apareceram as primeirras eng em infoermatica, lecioandas por professores de electrotecnia , alias os fundadosres dos departamento de informatica nasceram todos em elctro, isso posso garantir-te. em 94 a linguagem de iniciação era o PASCAL, a programação por objetcos ainda era uma miragem, enfim alguns metrados poderiam abordar o tema, mas era ao de leve. a partir de 1995 até agora é java, msql ainda é standart para BD, er o que por vezes se fala é tecnologia que embora não estejam obsoletas, para lá caminham, como o IPV4 e o IPV6. já não se fala em redes 100MB, só redes gigabite, e no que respeita a hardware ai sim muitas alterações, mas no fundamento é muito semelhante entre 2000 e 2020. temas quentes como cloud ou computação quantica isso não é abordado, até porque não existe diferenças de mind set entre ambientes cloud e on premisses. Contimnuas a ter os mesmos componentes, a diferemça para cloud e os fisicos, é que em cloud podes ter escolonamnto automtico em função da carga no sistema. nos sistemas fisicos tinhas de prever isso, e comprar ou alugar servidores. Essa foi a grande novidade e poupanças gigantes. MAs no fundo os sistemas operativos continuam a ser linux based, assim com era há 20 ou 30 anos. e o Linux não evolui assim tanto em termos macros em 20 anos. Não tens por isso nesta área uma disrupção tecnológica com aconteceu nas decadas de 60 quano otransistor veio substituir a valvula electronica, ai sim foi um fartar de vilanagem a repor manuais. Pergunta-me , mas não existem diferenças entre 2000 e 2020 ? olha uma delas é os manuais impressos praticamenet terem desaparcido, na minha arrecadação tenhos centenas de livros que comprava na altura e hoje farto-me de rir ao olhar para eles. Não me arrepedno do cursos superio que tirei, mas se perguntares-,me se era imperativo diria que não. MAs dá-te outra bagagem isso sim.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Outra vez a educação....

por MarcoAntonio » 12/7/2021 17:32

cloudexpert Escreveu:qual a diferença entre um cusso de informática a nível de ens sup ou técnico ?

(...)

Eu dou o meu exemplo:

eu tive cadeira de analisse matematica, fisisca etc, etc.


Os cursos superiores actuais e os cursos superiores de há 20 anos atrás são coisas substanciamente diferentes pelo que o teu exemplo é um não exemplo. Quanto à primeira questão, a diferença é tremenda (o que não impede que hajam bons profissionais com uns e com outros).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Outra vez a educação....

por cloudexpert » 12/7/2021 17:18

isso é muito relativo, nos dias que correm um curso superio não é muito diferente de um curso medio ou tecnico. o que veio alterar as coisas para pior foi a abordagem bolonha.

qual a diferença entre um cusso de informática a nível de ens sup ou técnico ?

Esta essencialmente no nível e conhecimemntos teoricos dos professores que os lecionam e do aprofunadr os mesmos e estudar-se temas que podem não ter tanta aplicacção.

Eu dou o meu exemplo:

eu tive cadeira de analisse matematica, fisisca etc, etc.

Foi imortante ?, sim para filtrar os melhores, mas há mais de 20 anos que não toco nesses temas. MAs considero importante ? sim porque nos dá uma bagagem mais teorica.

Posso dizer com todas as letras que a minha evolução profissional deveu-se inteiramente a estudar tecnologias novas, e que o que dei no curso, não teve assim tanta relevância, pelo menso na minha area.

uma coisa tenho a certeza, é essencial cada um de nos nos especializarmos em uma coisa que gostemos. Um barman que saiba fazer coktails bons ou um padeiro que saiba inovar e fazer pão com qualidade e segurança é importante.

MEsmo uma simples empregada de limpeza devvia ter formação em limpezas, e higiene. Portanto para mim na sociedade cdaa um deveria tirar uma especialização profissional, que poderia ser mais ou menos teorica.

Já h+a muitos anos que não se notas o Sr eng, pelo menos nos meios onde movo-me isso faz parte do passado. as certificações profissionais tem mais valor.

O antigo ensino de bacharelato perdeu valor com Bolonha a minha esposa dá aulas em politecnicos e notou essa desvalorização.

Para mim a regra deveria ser, maioridade não devia ser só na idade, especialização profissional também devia contar. Quem fosse especialista poderia ter uma bonificação em sede de IRS. portanto para mim o tema essencial é especialização. o cursos superio dá uma falsa sensação de segurança.

Existem muitos cuross que não entendo o motivo de tantas vagas, por exemplo direito. ou memo, eng. cvil .só faço esta advertência, especializem-se, quem for especialista e gostar de melhorar tem sempre lugar.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Outra vez a educação....

por Pata-Hari » 12/7/2021 14:22

Uma coisa é certa... este tópico está a mudar rapidamente de rumo e a fugir ao tema da educação e da necessidade de menos cursos superiores e mais cursos técnicos e médios...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Outra vez a educação....

por Spiff69 » 12/7/2021 13:05

Está tudo uma salganhada, ainda esta semana na Caras vinha uma entrevista com um casal com um filho, no entanto o homem surge na entrevista de lábios pintados e ao que parece de vez em quando gosta de usar saias. Entretanto lá confessa ter o prazer da "transgressão", e é aqui que me parece assentar grande parte da moda LGBT, precisamente o ser cool ser diferente...

Na mesma revista, vem uma entrevista com o Diogo Infante, que não quer ser bandeira de nenhum movimento a não ser o cultural. E que gosta de ser discreto com a sua intimidade.

Enquanto os primeiros apenas fomentam ódios, os segundos ganham pontos e simpatias pela sua genuidade e maturidade.

Até a minha mulher que sempre simpatizou com a causa gay já não consegue mais ouvir falar do assunto.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Outra vez a educação....

por cloudexpert » 12/7/2021 12:11

sendo ets eum tema quente e susceptivel de gerra discusão, na minh aopinião isto é um crime:

https://www.publico.pt/2021/07/12/polit ... v2--496639

tenho uma filha de 13 anos e não quero que ela entre num WC e esteja lá um tipo que se diz sentir que é uma mulher, com o Pénis à mostra.

Cada macaco no seu galho, quem tem pirilau, na respectiva WC, e quem não tem o mesmo. isto vai facilitar bulling e violações nas escolas.

Começo a estar farto de direitos lgbb.

não existe direito lgbt, existe uma comunidade e uma aves raras, que ok, tem a sua forma de viver, não vamos impor isso.

Eu já fu mais novo e sei que a rapaziada vai toda evocar que é gay e que se sente mulher e que rir ao WC das meninas, ou memso vestir-se num balneário das meninas.

Isto tem de acabar. Se querem contruir um vestiário ou uma WC para os que não sabem bem se são homens ou mulheres tudo bem, agora não se deve misturar.

Isto de minorias quererem mandar em maiorias tem de acabar !!


é triste que a politica só se interesse por temas inuteis.

Sei que é polemico por isos não digo mai snada sobr eo tema.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 90 visitantes