Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 16/3/2022 12:30

rg7803 Escreveu:Pedro bom dia. Tu tens experiência militar efectiva ou és somente um "curioso" ou estudioso destes eventos bélicos?


Cresci paredes meias com um conjunto habitacional de militares, e a maior parte dos meus amigos eram filhos de militares, e fui crescendo a ouvir as histórias dos pais, que tinham feito a guerra do Ultramar/Colonial.

Lembro-me que quando uns combinavam ir ao cinema, eu preferia que me levassem ao juramento de bandeira dos Comandos na Amadora.

Fiz o SMO (Serviço Militar Obrigatório) em 1990/91, e tive a sorte ou o azar de apanhar a primeira invasão do Iraque, pois se por um lado, as rotinas na unidade alteram-se radicalmente, por outro lado tivemos formação que não a teríamos em condições normais. Na altura, falava-se que uma das companhia podia ser destacada para os Açores, com a possibilidade de ir parar ao Iraque. O que não aconteceu.

Gostei muito do tempo que passei na tropa, e é engraçado que as melhores memórias que tenho, foram dos momentos mais difíceis.

Sou um apaixonado por história militar portuguesa, e tenho uma biblioteca razoável, especialmente, sobre África e segunda grande guerra.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2221
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por rg7803 » 16/3/2022 12:07

Pedro bom dia. Tu tens experiência militar efectiva ou és somente um "curioso" ou estudioso destes eventos bélicos?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 16/3/2022 9:27

MarcoAntonio Escreveu:Segundo a Associated Press, o exército invasor russo terá perdido o quarto Major-general:

LVIV, Ukraine -- Ukraine said a fourth Russian general has been killed in the fighting.

Maj. Gen. Oleg Mityaev died Tuesday during the storming of Mariupol, said Ukrainian Interior Ministry adviser Anton Gerashchenko, who published a photo on Telegram of what he said was the dead officer.

Ukrainian President Volodymyr Zelenskyy reported the death of another Russian general in his nighttime address but didn’t name him.

Mityaev, 46, commanded the 150th motorized rifle division and had fought in Syria, Gerashchenko said.

There was no confirmation of the death from Russia..
AP


O número anormal de perdas de oficiais de alta patente até já tem direito a página própria no wiki:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_R ... of_Ukraine



Pode não ser anormal.

Quando o plano não corre como previsto, os comandantes têm necessidade de se deslocarem mais vezes à linha da frente, para observarem a situação e/ou para elevar o moral das tropas. Isto, agravado pelo movimento ofensivo russo.

O movimento ofensivo mais "seguro", é colocar as forças numa linha recta e avançar simultaneamente, pois é muito difícil de as penetrar e flanquear, e as forças podem facilmente reforçar-se umas às outros.

Os russos atacaram em três frentes, o que as tornou mais fracas e vulneráveis, e obriga a deslocações constantes do seus comandantes a essas frentes.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2221
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MVP » 16/3/2022 9:13

Penso que Putin se prepara para esta possibilidade de guerra há 8 anos. Aumentou reservas de ouro, manteve divida externa baixa, aumentou independencia em termos de produção agricola, reforçando a sua importancia de exportações tanto aí como na energia. Tinha-o e tenho-o como um homem inteligente, não significando isto alinhamento com as suas politicas mas nada justifica uma guerra deste tipo nos dias de hoje. E como pessoa inteligente, é dificil pensar que não antecipou estas sanções, e se as antecipou, o que pensa conseguir com isto que compense esta exclusão da Russia da economia mundial.

Mas, creio que existem culpas de parte a parte, e penso até que o ocidente poderá até ter uma maior quota parte da mesma. O Ocidente foi hipocrita nas negociações. E foi hipocrita porque se pode dar ao luxo de ser hipocrita. Controla o mundo financeiro, de comunicação social e consegue através da economia vergar qualquer país e regime. Foi hipocrita ao não reconhecer a auto determinação da crimeia ao mesmo tempo que legitimou o golpe de estado de Yanukovich. Foi hipocrita ao puxar para si a Ucrania dando-lhe esperança de apoio, dando-lhe conforto quanto a um possivel conflito, em vez de assegurar o estatuto neutral do país. E foi hipocrita desde sempre a estacionar tropas na fronteira russa como normal e a fazer berraria se do outro lado sequer se aproximassem da mesma forma.

Agora estamos num lindo estado onde existe desconfiança e até ódio para com cidadãos russos por esse mundo fora como uma coisa normal e aceitável, como se estes fossem culpados pelas ações do seu governo.

Esperava uma maior integração Russa com a Europa e acho que seria muito positivo para o Ocidente e para a própria Russia. Assim, atiramos a Russia para os braços da China para os proximos anos ou até decadas, o que é uma pena porque um Russo de Vladivostok é mais próximo a um europeu que a um vizinho Chinês.

Tudo isto com uma agravante. Como disse Jose Milhazes, Não sabemos se o sucessor de Putin não será pior do que ele.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 16/3/2022 3:46

Segundo a Associated Press, o exército invasor russo terá perdido o quarto Major-general:

LVIV, Ukraine -- Ukraine said a fourth Russian general has been killed in the fighting.

Maj. Gen. Oleg Mityaev died Tuesday during the storming of Mariupol, said Ukrainian Interior Ministry adviser Anton Gerashchenko, who published a photo on Telegram of what he said was the dead officer.

Ukrainian President Volodymyr Zelenskyy reported the death of another Russian general in his nighttime address but didn’t name him.

Mityaev, 46, commanded the 150th motorized rifle division and had fought in Syria, Gerashchenko said.

There was no confirmation of the death from Russia..
AP


O número anormal de perdas de oficiais de alta patente até já tem direito a página própria no wiki:

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_R ... of_Ukraine
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 16/3/2022 3:03

"rasputin não te ouço, tens de falar mais alto" :mrgreen:

IMG_20220316_020133.jpg
IMG_20220316_020133.jpg (27.73 KiB) Visualizado 4856 vezes


IMG_20220316_021307.jpg
IMG_20220316_021307.jpg (141.65 KiB) Visualizado 4849 vezes


IMG_20220316_021542.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 16/3/2022 2:44

Bom, aparentemente não sou o único a pensar assim:

But now that Ukraine is, in fact, being wrecked by a Russian invasion, there’s a widespread view that his realist worldview lies in ruins too — that Mearsheimer has “lost his reputation and credibility” (to quote the Portuguese thinker Bruno Maçães) and that the realist conception of nations as “pieces in a game of Risk” with “eternal interests or permanent geopolitical orientations, fixed motivations or predictable goals” (to quote Anne Applebaum of The Atlantic) should be discarded on the evidence of Vladimir Putin’s invasion and the Ukrainian response.

https://www.nytimes.com/2022/03/09/opinion/ukraine-russia-invasion-west.html

Não é que eu sinta que preciso de companhia...


The larger critique of realism that Applebaum and Maçães are speaking for goes something like this: Yes, realists like Mearsheimer predicted some kind of conflict over Ukraine. But realism’s predictions still did not describe reality, for three reasons.

First, the predictions imagined a defensive logic to Russian strategic conduct, oriented around the protection of a sphere of influence, a fear of encirclement by NATO. But the decision to invade seems to have been motivated more by Putin’s professed and very personal desire to restore a mystical vision of greater Russia — a grand ideological idea that the mere Western pledge not to admit Ukraine to NATO was unlikely to appease.

Second, the realist predictions underestimated the agency and strength of Ukrainians themselves, treating Russia’s near abroad as a landscape where only great-power force projection really mattered, ignoring Ukraine’s potential capacity — now demonstrated on the battlefield — to resist Russia and rally global support even without direct military support from the United States or NATO.

Finally, the realist predictions drained the moral dimension out of global politics, effectively legitimizing imperialist appetites and “blaming the victim,” as it were, when the moral responsibility for aggression ultimately rests with the aggressor, not with nations merely seeking self-determination or mutual defense.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 16/3/2022 2:42

MarcoAntonio Escreveu:
A meu ver, quer a História quer os acontecimentos correntes são para mim indicadores de que a visão do mundo apresentada pelo John Maersheimer assenta num modelo incompleto, que descarta a relevância de factores como os que estou a apontar. Sei perfeitamente que a visão dele é sofisticada e que ele é um cientista político respeitado. Mas, na minha óptica, há enormes lacunas no modelo dele.


Penso que tem muito a ver com as dinâmicas da situação, vejamos, quer na Geórgia, quer na Ucrânia em 2014, para não falar da Hungria e Checoslováquia antes do fim do Pacto de Varsóvia, o Ocidente (lideres e opinião publica) não reagiu como agora e para mim a diferença está em que ao 2ª dia da invasão, quando todos pensavam que Kiev ia cair, era uma questão de horas, falou-se numas sanções meio tímidas, só quando se percebeu que os ucranianos estavam dispostos a resistir e até tinham hipóteses é que acordou o Ocidente, até lá era a geopolítica a mandar como nas situações anteriores que eu referi.

Olhando para trás, desde o fim da 2WW até agora não me recordo de muitos casos em que a população tenha posto em causa a geopolítica com sucesso, aliás assim de repente não me ocorre nenhum, talvez o fim da cortina de ferro, j´a não me recordo bem dos detalhes e a esta hora não me apetece ir verificar :D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 16/3/2022 2:18

mais_um Escreveu:Se concretize-se um acordo de paz, ficaremos com mais certezas do que podia ter sido feito antes.

Ora aí está, discordo. Não sabemos. Um acordo de paz agora está condicionado com a resposta que os ucranianos deram (e não só os ucranianos, diga-se). Putin, a fazer agora um acordo, vai fazê-lo com dados que não tinha antes de todos estes acontecimentos.

A meu ver, quer a História quer os acontecimentos correntes são para mim indicadores de que a visão do mundo apresentada pelo John Maersheimer assenta num modelo incompleto, que descarta a relevância de factores como os que estou a apontar. Sei perfeitamente que a visão dele é sofisticada e que ele é um cientista político respeitado. Mas, na minha óptica, há enormes lacunas no modelo dele.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 16/3/2022 2:08

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Não me revejo na totalidade dos argumentos apresentados mas em grande parte deles, apesar de considerar que o Ocidente tem responsabilidades na situação actual, nada, repito, nada justifica o que o Putin está a fazer.

O meu maior problema com este académico, é que o que os ucranianos querem não interessa para nada (e o que o cidadão russo comum quer, também não, diga-se). Para ele, passa-se tudo no plano abstracto (e concreto) da geopolítica. A agência do pequeno cidadão (e da massa de cidadãos) não conta para nada, não é relevante nem deve (aparentemente) influenciar ou decidir o que quer que seja. E isso, para mim, é um problema fundamental na visão dele. Fico também com a sensação de que na acepção dele, o mundo está condenado a não evoluir (só ouvi uma parte deste vídeo, já tive a oportunidade de ouvir uma palestra mais longa no entanto, o que escrevo não é estritamente baseado neste vídeo).


De facto a geopolítica passa ao lado do cidadão comum, por isso ´e que por vezes há surpresas que ninguém espera, quando os cidadãos estão-se nas tintas para a geopolítica, vamos ver se a Ucrânia vai ser um desses casos, sinceramente gostava que sim, compreendo perfeitamente o desejo dos ucranianos pertenceram ao Ocidente, eu no lugar deles também queria, não sei se este ´e o melhor caminho, penso que o governo actual antes da guerra poderia ter feito algo diferente, mas confesso que não sei se seria suficiente para parar o Putin, provavelmente não mas vai ficar sempre a duvida.
Se concretize-se um acordo de paz, ficaremos com mais certezas do que podia ter sido feito antes.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 16/3/2022 0:58

mais_um Escreveu:Não me revejo na totalidade dos argumentos apresentados mas em grande parte deles, apesar de considerar que o Ocidente tem responsabilidades na situação actual, nada, repito, nada justifica o que o Putin está a fazer.

O meu maior problema com este académico, é que o que os ucranianos querem não interessa para nada (e o que o cidadão russo comum quer, também não, diga-se). Para ele, passa-se tudo no plano abstracto (e concreto) da geopolítica. A agência do pequeno cidadão (e da massa de cidadãos) não conta para nada, não é relevante nem deve (aparentemente) influenciar ou decidir o que quer que seja. E isso, para mim, é um problema fundamental na visão dele. Fico também com a sensação de que na acepção dele, o mundo está condenado a não evoluir (só ouvi uma parte deste vídeo, já tive a oportunidade de ouvir uma palestra mais longa no entanto, o que escrevo não é estritamente baseado neste vídeo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 16/3/2022 0:50

Lusitanus Escreveu:A repressão na Rússia à liberdade de expressão e de manifestação é tal que até pessoas empunhando uma simpes folha em branco são detidas!!! É anedótico mas é verdade.


Creio que é este mês que se vai celebrar a primeira vez em que se vive mais tempo em democracia em Portugal do que na ditadura de Salazar. 47 anos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 16/3/2022 0:47

MarcoAntonio Escreveu:Sim, creio que esta ida, logo a Kiev com as tropas russas ali perto, é uma forma de enviar uma mensagem clara.


Entretanto, saiu isto também:

Vladimir Putin plans to order the mass logging of Ukrainian forests to be sold as lumber in Russia, a document published by Ukraine’s military intelligence claims.

The document, published by the Ukrainian defence intelligence today, reportedly shows a letter from Russia’s minister of defence, Sergei Shoigu, addressed to the Russian president.

The letter discusses the subject of “the possibility of felling on defence lands”, Ukrainian intelligence claims, with the money from the sale of the wood going to funding the Russian army.
The Guardian

A alegação é acompanhada de uma cópia do documento, vale o que vale nestes contextos, como é óbvio.


Sinais de desespero: foi-se o financiamento de parte do petróleo e gás, toca de cortar árvores na Ucrânia para vender na Rússia como forma de financiar exército. Se o homem estivesse no Brasil varria a Amazônia, qual crime ambiental, que se lixe o planeta. Vale tudo. :oh:
Por outro lado tem um contra, a floresta tem servido para as tropas se esconderem dos drones.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 16/3/2022 0:34

No fim da 2ª guerra mundial a Alemanha e a Áustria foram divididas em 4 zonas pelas potência vitoriosas (UK, EUA, URSS e França), no caso da Alemanha a reunificação só aconteceu em 1990 mas no caso da Áustria, em 1955 foi assinado um tratado que devolveu a independência à Áustria, com a condição de ser neutral:

The 1955 Austrian State Treaty is an example of a functioning multilateral security guarantee that provided benefits to both the guarantors and the guaranteed parties. Austria was occupied after World War II by the Western allies and the Soviet Union, with each controlling different zones. Until the signing of the treaty, the question of Austria’s future geopolitical alignment was a source of early Cold War tensions, and the country became a potential hot spot. The treaty entailed the occupying powers’ recognizing Austrian independence and its territorial integrity and withdrawing their forces from its territory. In a linked step, the Austrian parliament established the country’s permanent neutrality through a constitutional amendment. This arrangement removed Austria as a Cold War battleground and paved the way for a long period of prosperity in the country. Neutrality even fostered a distinctive Austrian national identity.
(fonte: A Consensus Proposal for a Revised Regional Order in Post-Soviet Europe and Eurasia

https://www.rand.org/pubs/conf_proceedings/CF410.html)

O um exemplo do que como a história da Ucrânia talvez pudesse ter sido outra…
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 16/3/2022 0:28

caldeirum Escreveu:Depois de ler o artigo sobre a situação da China neste conflito, dá a sensação que a China não tem boas opções, apenas a melhor das más. Li ontem que a Índia demonstrou interesse em comprar petróleo Russo. Ora, parece-me que o apoio da Índia e China mudaria por completo a geopolítica, uma vez que seria quase metade da população do planeta ficaria num bloco frente ao ocidente.


A China já comprava petróleo à Rússia antes da guerra.

-----------------

Rasputica a fazer das suas, foi o pesadelo de Genghis Khan, Napoleão, Hitler e agora de Putim. Isto explica o porquê das colunas militares não conseguirem avançar como desejavam. A mãe natureza a servir de obstáculo àos veículos militares russos, e o inverno que chega mais tarde precisamente uma ou 2 semanas depois do início da invasão.

IMG_20220315_231903.jpg
IMG_20220315_231903.jpg (115.05 KiB) Visualizado 4034 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1852
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 16/3/2022 0:25

Não me revejo na totalidade dos argumentos apresentados mas em grande parte deles, apesar de considerar que o Ocidente tem responsabilidades na situação actual, nada, repito, nada justifica o que o Putin está a fazer.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8124
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 15/3/2022 22:56

Horas depois, diz o WSJ.

Roman Abramovich Investment Vehicle Shifted Control Shortly After Russia Invaded Ukraine

Hours after Russia invaded Ukraine, control of an investment vehicle long linked in public filings to oligarch Roman Abramovich and used to hold stakes in renewable energy and tech startups in the U.S., U.K. and Israel was moved to one of his business associates, according to securities filings.

Corporate disclosures over years identify British Virgin Islands-listed Norma Investments Ltd. as being controlled by Mr. Abramovich. On Feb. 24, the day Russian troops attacked Ukraine, David Davidovich, a close business associate of Mr. Abramovich, took full ownership of the entity, according to securities filings in the U.K.
WSJ
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 15/3/2022 22:12

Over 3 million have now fled Ukraine, says UN

The number of Ukrainian refugees to have fled the country since the beginning of the war is now 3,000,381, according to the United Nations High Commissioner for Refugees.

They include 1.8 million Ukrainians now in Poland, the UN refugee agency has said, with 300,000 moving on to Western Europe.

Refugees have been fleeing cities under attack from Russian forces. Twenty days into the conflict, the UN says the invasion of Ukraine has resulted in 691 confirmed civilian deaths and 1,143 injured.

Imagem
BBC

O update da UNHCR está disponível neste link.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 15/3/2022 22:03

Carrancho_ Escreveu:Safa-se com uma multita e está livre para passear nas ruas... até lhe cair um piano na cabeça, acidentes acontecem.


https://www.dn.pt/mundo/as-estranhas-mortes-de-inimigos-de-putin-e-de-diplomatas-russos-5690524.html


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2221
Registado: 11/2/2021 17:05


Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 15/3/2022 21:37

Leaders of Poland, Slovenia and Czech Republic now in Kyiv

In a frankly remarkable development given the bombardment the city is facing, the heads of state of Poland, Slovenia and Czech Republic have been in Kyiv today.

Alongside a picture of the men together around a table, Poland President Mateusz Morawiecki said they visited with a message that Ukraine can "count on the help of its friends".

It is here, in war-torn Kyiv, that history is being made. It is here, that freedom fights against the world of tyranny. It is here that the future of us all hangs in the balance. EU supports UA, which can count on the help of its friends - we brought this message to Kyiv today.
Mateusz Morawiecki (Prime Minister of Poland)

Imagem

Sky News
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 15/3/2022 21:13

Safa-se com uma multita e está livre para passear nas ruas... até lhe cair um piano na cabeça, acidentes acontecem.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1230
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 15/3/2022 20:40

Não quero desmerecer a coragem dela. Apenas que o risco dela não é assim tão grande, dada a exposição. Putin está muito mais à vontade para "eliminar" quem não tem tanta exposição.

Uma boa parte dos russos parece nem saber sequer quem é Navalny, por exemplo: em Maio de 2021, segundo a Levada Center, 59% dos russos não sabia o que ele fazia ou quem era (para muito russo ele seria um ilustre desconhecido à data do episódio da tentativa de envenenamento). Essa percentagem terá decrescido nos meses subsequentes.




Mais comentários sobre as negociações:

Talks continue tomorrow - Ukraine presidential adviser

Ukraine presidential adviser Mykhailo Podolyak has tweeted to say that negotiations with Russian officials "will continue tomorrow".

He said that "there is certainly room for compromise".

"A very difficult and viscous negotiation process. There are fundamental contradictions. But there is certainly room for compromise. During the break, work in subgroups will be continued," he said.
BBC

Putin punctures peace talk optimism with claim Ukraine 'not showing serious commitment' to finding solutions

The Kremlin has just released a statement about a telephone conversation Vladimir Putin had today with President of the European Council Charles Michel.

It made a number of claims, but probably the most significant surrounded the ongoing peace talks - and would appear to puncture a least some of the optimism around their prospects of imminent success.

"Vladimir Putin laid out his principled assessments of the ongoing talks between Russian and Ukrainian representatives on an agreement that would take into account Russia's earlier demands," the statement said.

"He stressed that Kiev is not showing a serious commitment to finding mutually acceptable solutions."
Sky News
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 15/3/2022 20:27

yaya Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:A produtora tem "a seu favor" o facto do incidente ter tido tanta visibilidade. Trata-se do principal canal do país e em prime time. Isto confere-lhe, a meu ver, um substancial grau de protecção (lidar mal com algo tão visível tem potencial para começar a virar o povo russo, actualmente alienado, contra o regime, basicamente é o que quero dizer).

Russian woman fined $280 for live TV protest

A woman who interrupted a live state television broadcast in Russia yesterday with an anti-war protest sign has been fined $280 (£213).

Marina Ovsyannikova, a Channel One employee, had appeared at Ostankino District Court in Moscow earlier on Tuesday.

On Monday, she held up a sign behind a studio presenter reading the news on Channel One - and shouted slogans condemning Russia's invasion of Ukraine.

State investigators were looking at whether she could be punished under a new law that carries jail terms of up to 15 years, Russia's TASS news agency cited a law enforcement source as saying.

However, it is understood she received a fine after being found guilty of flouting protest legislation.
Sky News


Uma pessoa com grande visibilidade aproveitou para se manifestar na TV diante milhares ou milhões de espectadores, porque sabe que tem a seu favor o peso mediático. Se tivesse uma punição severa o povo voltava-se contra Putim. No entanto já li que está desaparecida e o advogado não a encontra. Creio que não terá uma vida fácil daqui em diante. Veremos.



Foi em acto de CORAGEM enorme, pois a Rússia de Putin é semelhante à Russia de Estaline, que persegue, prende e mata quem critica e tenta mudar o sistema instalado.

Não esquecer ainda, que na Rússia não há cultura democrática, pois em mais 200 anos, apenas tiveram 1 em "democracia".


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2221
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 15/3/2022 20:26

A parte da condição de "desmilitarização" (ver declarações do embaixador russo nas nações unidas) é um non starter. Era doce. A seguir Putin arranjava uma false flag qualquer, voltava a entrar na Ucrânia e seria como cortar manteiga no verão. Certamente que ninguém cairá nisso. Em todo o caso, agora sim, julgo que se começa a caminhar para um acordo viável...


Russia softens stance on possible settlement, Ukraine says

Russia has softened its stance in talks over a possible settlement with Ukraine, a senior aide to Ukraine's president has said.

Ihor Zhokovka, a deputy chief of staff to President Volodymyr Zelenskyy, said talks between Russian and Ukrainian representatives have become "more constructive".

He said Moscow has changed tone and stopped demanding Ukraine to surrender - something Russia had insisted on during earlier talks.

Mr Zhovka said Ukrainian representatives feel "moderately optimistic" after the talks, adding it would be necessary for Mr Zelenskyy and Russian President Vladimir Putin to meet in order to make major progress.
Sky News

Zelensky remarks hint at potential place for deal
James Landale
Diplomatic correspondent

Remarks from President Zelensky earlier today reflected his frustration over Nato - but also a truth that has been known for years, both in Kyiv and Brussels: that Ukraine was not likely to join the alliance soon.

The significance of Zelensky’s remarks come in the timing.

He is saying now – three weeks into a bloody conflict, amid talks to end the fighting – that Ukraine should recognise that fact. He spoke of the importance of finding “new formats of cooperation…with the communities available” so Ukraine can have “reliable” security guarantees.

This may be, therefore, a hint of a concession that could form part of a potential deal with Moscow, which wants Ukraine to adopt some kind of neutral status.

But it is also worth noting that many analysts believe that Ukraine’s potential Nato membership was a sideshow, and that President Putin’s real concerns were about Ukraine’s broader focus west towards the EU and greater democracy.
BBC

Russian ambassador to UN says assault on Ukraine will stop when "goals" are achieved
From CNN’s Richard Roth and Artemis Moshtaghian

One day after France and Mexico said they were going to seek United Nations General Assembly approval of a humanitarian resolution on Ukraine, the Russian ambassador disclosed Moscow was submitting its own resolution to the UN Security Council. Russia had objected to the initial draft resolution in the Security Council, where it has veto power.

Russian Ambassador to the UN Vassily Nebenzia said that “the chances are still there” for Russia to agree to a humanitarian resolution, adding that their conditions will “call for negotiated ceasefire, evacuation of civilians, the respect of international humanitarian and human rights law, condemnation of attacks against civilians and civilian objects safe and unhindered passage and unhindered humanitarian assistance.”

When pressed on details of resolution conditions, Nebenzia said Russia would also call for the demilitarization of Ukraine, no future threats from that country toward Russia and that Ukraine not join NATO.

Nebenzia also said Russian President Vladimir Putin will stop the assault on Ukraine "when the goals of the special military operations are achieved."

Ireland’s Ambassador to the UN Geraldine Byrne Nason said that she has not yet seen any proposals from Russia but remains focused on the main issue at hand: providing humanitarian assistance to Ukrainians.

Nason said she is willing to work with her Russian colleagues “on all aspects of the text” of the draft resolution to be presented to the UN General Assembly.

“The important thing is right now I think that we saw the result in the General Assembly where you have no veto and where you have the broad body of opinion calling this war in Ukraine for what it is, an active aggression by the Russian federation and calling for humanitarian support for the people in Ukraine,” Nason said.
CNN
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38556
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, CORTIÇA, farami, Google [Bot], JotaFreitas1, Minsk, MPAM, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tx9262, VALHALLA e 352 visitantes