Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/12/2022 23:11

PMP69 Escreveu:Tens noção da dimensão das forças armadas Bielorrussas? Das fronteiras que têm que "defender"?

Os Bielorrussos já entraram na guerra, mas do lado ucraniano (Batalhão Kastus Kalinouski).

Putin saiu da Bielorrússia com uma mão cheia de nada.

Pedro


"defender" de quem? :lol:
Não sei se o Putin saiu com uma mão cheia de nada, no mínimo prende recursos ucranianos para prevenir um ataque da Bielorrussia o que não é coisa pouca.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/12/2022 23:08

PMP69 Escreveu:
Onde disse que era a Rússia que estava a ser invadida?

Não disseste, tendo em conta os teus comentários estava a ser irónico. O que transparece dos teus comentários é que os russos estão derrotados e à beira do colapso mas na minha opinião a realidade não é essa.

PMP69 Escreveu:O facto da população ucraniana estar sem electricidade pouco afecta a parte militar, pelo contrário, dá-lhes ainda mais motivação para lutar.

Estou-me a cingir à parte militar, se os russos atacassem a produção e distribuição de combustíveis, infraestruras que permitem os reabastecimentos, estruturas de comandos, redes de comunicação ..... estavam a fragilizar as forças ucranianas.

A falta de eletricidade afecta todos os sectores, sejam civis sejam militares, já abordei essa questão anteriormente, sem eletricidade as fabricas não funcionam, os comboios não circulam, etc...


PMP69 Escreveu:Claro que também têm baixas, mas neste momento entre FA e Guarda Nacional têm mais de 400.000 efectivos e com possibilidade de aumentar este número. Se no início da invasão, eu e mais 2/3 pessoas afirmaram aqui que os 120.000 russos não chegavam, agora digo que menos de 1.500.000 é suicídio.


Claro que a Russia tendo 3,5x mais população que a Ucrânia tem falta de manpower.... :lol:

PMP69 Escreveu:Já agora, aproveito para registar as palavras do Gen. Valeriy Zaluzhny :lol:

“In order to reach the borders of Crimea, as of today we need to cover a distance of 84km to Melitopol. By the way, this is enough for us, because Melitopol would give us a full fire control of the land corridor, because from Melitopol we can already fire at the Crimean Isthmus, with the very same himars and so on"


Pedro


E? :roll: No meio de tanta vantagem que tu apregoas para os ucranianos é incompreensível como é que eles não conseguem avançar 84 km...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 21/12/2022 20:09

investidorpequeno Escreveu:Essa narrativa que putim vai tomar conta do mundo, é absurdo, paar isso ser possivel, teriamos que estar premeaveis a isso, ora não estamos, a Russia não é propriamente um exemplo de democracia, ou de bem estar.


É uma "narrativa absurda" porque felizmente há gente que não pensa como tu, não se acobarda e faz peito. Se formos permeáveis como pretendes que a Ucrânia seja, então um qualquer Putin tomava rapidamente conta do mundo e fazia de nós o que entendesse.

Quanto ao Zelensky não se compara com Putin em nada, mas também não se trata de o santificar mas sim de apoiar a causa de um povo que ele representa, causa essa que é do nosso interesse também, para não demonstrar permeabilidade aos Putins deste mundo.

investidorpequeno Escreveu:
Qual o sentido se a ucrania continuara a resistir ?


:shock:

Querem-lhes tirar a liberdade, subjugar, matar, violar... não chega?

Sabes, as abelhas têm um ferrão mas se o usarem morrem. Mesmo assim se se sentirem ameaçadas usam-no e isso é de extrema importância para a sobrevivência delas pois mesmo os que são mais fortes que elas pensam duas vezes antes de lá meter a mão. É isto que está em causa com o Putin e a Ucrânia, ele já passou por várias colmeias antes e nada lhe aconteceu, então quer o mel de todas e é o que alcançaria se continuassem a não o ferrar. Assobias para o lado amanhã é a tua colmeia :wink:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por investidorpequeno » 21/12/2022 18:28

estamos muito focados no putim que é mau, e que zenelnsky tem o apoio de todos.

Não digo que putim seja bom, mas não podemos do mesmo modo santificar zelensky.

Acredito que na Ucrânia existam vozes que queiram dar primazia a negociações com Putim, pois esta mortandade não vai dar em nada, a não ser aumentar os EGOS e causar mais sofrimento

Vejamos desde o inicio da guerra: milhares de Mortos, os russos nunca vão ceder nem perder, estão no terreno a cometer atrocidades....se houvesse negociações era o melhor para todos.

Qual o sentido se a ucrania continuara a resistir ?
 
Mensagens: 51
Registado: 12/12/2022 23:17

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 21/12/2022 18:07

investidorpequeno Escreveu:não ficava surpreso se houvesse um golpe de estado na ucrania, dificil, mas pode acontecer.

Não que fosse patrocinado por Russos, mas para se negociar a paz.


Nunca tinha pensado nessa hipótese... e não é má de todo, apesar de ser um risco grande para a própria independência da Ucrânia!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 21/12/2022 18:05

BearManBull Escreveu:Uma coisa é o que o Zelensky quer outra coisa é o que vai receber.

Que raios interessa ao americano comum a guerra da Ucrânia? Quanto muito é do interesse de Biden...

Quando muito o Zelensky vai de urgência tentar apagar fogos, o que queria dizer é que informalmente deve estar a começar a receber luz vermelha.


Faz mais sentido o Zelensky ir aos USA do que o Biden ir à Ucrânia e ter de passar uma noite de frio ou ter de se recolher num buncker.

Ao americano comum pode não interessar nada... mas ao governo americano pode interessar muito!

Os USA podem ter um papel de "policia" mundial, mas em tudo, não fazem nada que não seja para defender os seus próprios interesses.
E não duvido que a saída do Afeganistão (meia à pressa) estivesse já relacionada com informações sobre as intenções da Rússia em avançar para a Ucrânia.

Esta guerra terá um custo enorme para a Ucrânia, seja por parte da destruição que os russos estão a impor, seja pela "prisão" que a Ucrânia terá perante todos aqueles que a estão a ajudar a recuperar a independência...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por investidorpequeno » 21/12/2022 17:53

não ficava surpreso se houvesse um golpe de estado na ucrania, dificil, mas pode acontecer.

Não que fosse patrocinado por Russos, mas para se negociar a paz.
 
Mensagens: 51
Registado: 12/12/2022 23:17

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 16:32

BearManBull Escreveu:Uma coisa é o que o Zelensky quer outra coisa é o que vai receber.

Que raios interessa ao americano comum a guerra da Ucrânia? Quanto muito é do interesse de Biden...

Quando muito o Zelensky vai de urgência tentar apagar fogos, o que queria dizer é que informalmente deve estar a começar a receber luz vermelha.


Bear, também poderá ser uma operação de charme para tentar desbloquear outro tipo de equipamentos.

À poucos dias o Gen. Valerii Zaluzhnyi, na entrevista que deu ao "The Economist", foi muito explicito no que precisava para empurrar os russos para as fronteiras de 2014.

Uma coisa é certa, como já alguém aqui mencionou, esta visita é de extrema importância para o Zelensky sair da Ucrânia.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/12/2022 16:17

Uma coisa é o que o Zelensky quer outra coisa é o que vai receber.

Que raios interessa ao americano comum a guerra da Ucrânia? Quanto muito é do interesse de Biden...

Quando muito o Zelensky vai de urgência tentar apagar fogos, o que queria dizer é que informalmente deve estar a começar a receber luz vermelha.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8748
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/12/2022 15:50

BearManBull Escreveu:
investidorpequeno Escreveu:Acredito mais que o biden vai tentar convencer o zelensky a ceder em alguns pontos de modo a iniciaram conversaçoes de paz. Se o conflito escalar e estamos perto disso, vao ser nuclear, e eu digo, eu não quero a destruição total só por causa de um país.


Também vejo muito provável que isto vá ter um acordo informal, off the record, para o Zelensky começar a pensar em ceder posições. Convém recordar que os democratas têm uma facção que se aproxima muito dos ideias comunas e para eles a ex-URSS era um paraíso.

Para Biden convencer Zelensky a ceder em alguns para se iniciarem conversações com vista à paz, não era necessário Zelensky ir aos EUA, bastaria ameaçar com a retirada de apoio ao esforço de guerra da Ucrânia. Além disso, Zelensky vai aos EUA sabendo de antemão o que lá vai fazer e sabe que não é para ceder, pois para isso não iria, certamente, lá, não deixaria a Ucrânia, onde, na opinião do povo ucraniano, ele é necessário, simbolica e realmente. A sua saída da Ucrânia é uma operação delicada sob vários aspetos.
Acrescento, ainda, que se Zelensky fosse aos EUA para ceder perante os russos, não seria necessário, nem faria sentido, ele comparecer perante o Congresso Norte-Americano.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/12/2022 15:37

investidorpequeno Escreveu:Acredito mais que o biden vai tentar convencer o zelensky a ceder em alguns pontos de modo a iniciaram conversaçoes de paz. Se o conflito escalar e estamos perto disso, vao ser nuclear, e eu digo, eu não quero a destruição total só por causa de um país.


Também vejo muito provável que isto vá ter um acordo informal, off the record, para o Zelensky começar a pensar em ceder posições. Convém recordar que os democratas têm uma facção que se aproxima muito dos ideias comunas e para eles a ex-URSS era um paraíso.

Quanto ao nuclear, de momento parece completamente fora de questão. Duvido muito que se chega-se a esse ponto excepto se a NATO intervisse directamente na guerra e coloca-se a Russia numa posição de ameaça existencial.

Uma coisa é certa num contexto de prosperidade global o essencial é que exista paz. Pior é que os OE dos próximos 20 anos ao ser ainda mais delapidados, desta vez com esforços de guerra.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8748
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/12/2022 15:34

Lusitanus Escreveu:Biden deve ter dito a Zelensky que era preciso que visitasse os EUA e comparecesse perante o Congresso Norte-Americano para que este continue a prestar forte apoio financeiro ao esforço de guerra ucraniano.

E ainda digo mais. Zelensky visitou Bakmut (a zona onde atualmente se travam os combates mais violentos da guerra na Ucrânia), antes de ir aos EUA, para reforçar a sua imagem de combatente corajoso e herói ucraniano e, assim, conseguir que o Congresso Norte-Americano continue a apoiar financeiramente o esforço de guerra da Ucrânia.
Editado pela última vez por Lusitanus em 21/12/2022 15:39, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/12/2022 15:28

PMP69 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Biden deve ter dito a Zelensky que era preciso que visitasse os EUA e comparecesse perante o Congresso Norte-Americano para que este continue a prestar forte apoio financeiro ao esforço de guerra ucraniano.


Espero não estar enganado, mas venda de material militar de empresas privadas a países terceiros requer aprovação do Congresso, enquanto para a transferência de material do arsenal das forças americanas, apenas é necessária a aprovação do Presidente.

Penso que é isto, mas não tenho a certeza absoluta.

Pedro

O Congresso Norte-Americano já aprovou, anteriormente, ajuda financeira à Ucrânia e vai, certamente, continuar a fazê-lo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por investidorpequeno » 21/12/2022 15:10

Lusitanus Escreveu:Biden deve ter dito a Zelensky que era preciso que visitasse os EUA e comparecesse perante o Congresso Norte-Americano para que este continue a prestar forte apoio financeiro ao esforço de guerra ucraniano.

tenho dúvidas acredito que os republicanos vão vetar isso e ou não comparecer ou ficarem sentados quando o zelensky entrar.

Acredito mais que o biden vai tentar convencer o zelensky a ceder em alguns pontos de modo a iniciaram conversaçoes de paz. Se o conflito escalar e estamos perto disso, vao ser nuclear, e eu digo, eu não quero a destruição total só por causa de um país.

Isto é o mesmo que , alguém nos faz mal, e nos sabemos que vai ao cinema ver um filme, curiosamente a nossa família tb vai no memso dia, e nos colocamos lá uma bomba para matar esse que nos faz mal.
Não faz sentido uma guerra nuclear onde tudo é destruído. até agora nunca ninguém foi capaz de dizer ao mundo que temos de nos matar e destruir tudo e eliminar parte da vida terrestre só porque um povo invadiu outro. Coisa que nos últimos 1000 anos foi o que mais aconteceu por essa europa fora.
Essa narrativa que putim vai tomar conta do mundo, é absurdo, paar isso ser possivel, teriamos que estar premeaveis a isso, ora não estamos, a Russia não é propriamente um exemplo de democracia, ou de bem estar.
E putim pode tentar controlar os Russos, são alguns agora a europa toda ?

Se alguem conseguir justificar que vale a penas morrermos todos e destruir tudo por causa da ucrânia tudo bem. Não existem argumentos para tal.

Os aliados venceram os nazis sem terem de destruir a humanidade toda.

não eu não quero ver tudo destruído por causa de um pais que esta longe de mim e não me diz nada.
 
Mensagens: 51
Registado: 12/12/2022 23:17

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 15:09

Lusitanus Escreveu:Biden deve ter dito a Zelensky que era preciso que visitasse os EUA e comparecesse perante o Congresso Norte-Americano para que este continue a prestar forte apoio financeiro ao esforço de guerra ucraniano.


Espero não estar enganado, mas venda de material militar de empresas privadas a países terceiros requer aprovação do Congresso, enquanto para a transferência de material do arsenal das forças americanas, apenas é necessária a aprovação do Presidente.

Penso que é isto, mas não tenho a certeza absoluta.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/12/2022 14:33

Biden deve ter dito a Zelensky que era preciso que visitasse os EUA e comparecesse perante o Congresso Norte-Americano para que este continue a prestar forte apoio financeiro ao esforço de guerra ucraniano.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 13:53

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Já se falou aqui na quantidade brutal de obuses e mísseis que já foram disparados nesta guerra.


Pedro


Sim na altura li alguns post. O que não se discutiu foi a falta de capacidade na produção para colmatar esse consumo de munições.


Para colmatar essas faltas, foram "introduzidos" os velhinhos M101 de 105 mm. No início do mês mencionei isso.

Esta é uma guerra de atrito, não há produção que suporte estas cadências de fogo.

À dias saiu esta notícia, que os americanos querem transformar bombas "burras" em bombas "inteligentes", através de um kit JDAM e fornecê-las à Ucrânia. No entanto, têm que as colocar nos seus aviões, o que julgo que é possível e relativamente pacífico.

https://www.washingtonpost.com/national-security/2022/12/14/ukraine-smart-bomb-jdams/

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/12/2022 13:13

PMP69 Escreveu:Já se falou aqui na quantidade brutal de obuses e mísseis que já foram disparados nesta guerra.


Pedro


Sim na altura li alguns post. O que não se discutiu foi a falta de capacidade na produção para colmatar esse consumo de munições.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8748
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 12:25

BearManBull Escreveu:Entretanto têm saído noticias da escassez de munições no ocidente.


Sim, isso é ponto assente, tanto que os americanos estão fornecer do seu próprio arsenal, e não é só para contornar o Congresso, mas por falta de capacidade da indústria militar americana.

Já se falou aqui na quantidade brutal de obuses e mísseis que já foram disparados nesta guerra.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/12/2022 11:55

PMP69 Escreveu:Eu não acredito em milagres, por isso, enquanto o Ocidente apoiar a Ucrânia, nomeadamente os EUA, RU e Alemanha, a Rússia não ganha esta guerra.


O problema é que a capacidade produzir armamento convencional.

Na UE estamos com escassez de praticamente tudo, desde medicamentos aos alimentos e combustíveis. Certamente que a nossa capacidade de obter metais necessários para armamento é muitíssimo mais reduzida do que a dos russos. Com o progressismo eco radical da UE maximizou-se a deslocalização de tudo que é industria pesada para fora do espaço comunitário. A Russia tem sido o caixote do lixo da UE, onde estava concentrada grande parte da industrias pesadas, metais, combustíveis, químicos.

Há vários anos que tenho vindo a dizer no CdB que o aquecimento global é um problema, mas que não é uma ameaça existencial. Enquanto estamos a ouvir uma miúda de 16 anos nos parlamentos da UE os russos estavam a montar uma guerra. E vai-se lá saber o que pode ainda vir da China. É uma questão de bom senso que por algum motivo desapareceu da UE, agora pagam-se as consequências.

Russia’s main exports are: fuels and energy products (63 percent of total shipments, of which crude oil and natural gas accounted for 26 percent and 12 percent respectively); metals (10 percent); machinery and equipment (7.4 percent); chemical products (7.4 percent) and foodstuffs and agricultural products (5 percent).



Entretanto têm saído noticias da escassez de munições no ocidente.


Ukraine War: Germany ‘Runs Low’ On Ammunition & Is Critically Dependent On China To Restock Its Arsenal

NATO members that have sent billions of dollars worth of weapons and equipment are discussing what stockpile levels they need to meet their obligations under the mutual defense treaty. Decisions facing them now could have consequences for their their own security and for Ukraine, in its fight to repel Russia’s nine-month-old invasion.

Weapons shortages spark tough choices for Ukraine’s allies

“When you are continuing to give away ammunition to Ukraine and you have to evaluate and assess the risk you take for your own readiness, you will have to take into account the threat,” the chairman of NATO’s military committee, Adm. Rob Bauer, said at the Halifax International Security Forum this weekend.

The strain on stockpiles is “across the board,” and particularly sharp for ammunition, he said. In the years before some countries donated to Ukraine, they maintained stockpiles at half capacity or less because they saw little risk or couldn’t afford more, and took a “just-in-time, just-enough,” approach to the defense industry.

“So the urgency now is seen and understood, I think in most of the nations,” Bauer said.



The West thought an artillery and tank war in Europe would never happen again and shrank weapons stockpiles. It was wrong.

Last summer in the Donbas region, the Ukrainians were firing 6,000 to 7,000 artillery rounds each day, a senior NATO official said. The Russians were firing 40,000 to 50,000 rounds per day.

By comparison, the United States produces only 15,000 rounds each month.


Weapons shortages could mean hard calls for Ukraine’s allies

It can be difficult for some European countries to rapidly resupply because they no longer have a strong defense sector to quickly build replacements, with many relying on a dominant American defense industry that has elbowed out some foreign competitors.


Relativo a HIMARS

Dead End For HIMARS? Ukraine Admits US MLRS Are Failing To Strike Russian Military Positions: Video Story

The Commander-in-Chief of the Armed Forces of Ukraine recently hinted that Kyiv could find it hard to strike the Russian military with its ‘much fancied’ HIMARS MLRS.

Valeriy Zaluzhny said that the Russian troops have gotten used to HIMARS attacks. He added that “they moved to a distance HIMARS cannot reach. And we don’t have anything with a greater range.”

Earlier, it was reported that HIMARS that the US delivered to Ukraine were altered to block them from striking Russia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8748
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 11:04

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Estou-me a cingir à parte militar, se os russos atacassem a produção e distribuição de combustíveis, infraestruras que permitem os reabastecimentos, estruturas de comandos, redes de comunicação ..... estavam a fragilizar as forças ucranianas.


Quem disse que não atacam? Repara que nunca foi publicada uma noticia sequer de uma unica perda militar na Ucrânia...


Em Outubro pelo que descreviam algumas noticias os russos estavam acabados. Hoje sai uma noticia que se estão a expandir no ártico ao mesmo tempo que combatem a guerra na Ucrânia.

Russia’s militarization of the Arctic shows no sign of slowing down


Aparentemente não o fazem, pois os ucranianos estão em Bakmut, bem dentro do Donbass, e conseguem manter capacidade de combate, enfrentando nomeadamente o grupo Wagner, que quer se goste ou não, é a tábua de salvação dos russos na zona.

Ainda esta semana o Volodymyr Zelensky visitou Bakmut.

Do mesmo Ártico veio a 200.ª Brigada Separada de Fuzileiros Motorizados, que foi colocada inop na batalha de Kharkiv.

Eu não acredito em milagres, por isso, enquanto o Ocidente apoiar a Ucrânia, nomeadamente os EUA, RU e Alemanha, a Rússia não ganha esta guerra.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/12/2022 10:46

PMP69 Escreveu:Estou-me a cingir à parte militar, se os russos atacassem a produção e distribuição de combustíveis, infraestruras que permitem os reabastecimentos, estruturas de comandos, redes de comunicação ..... estavam a fragilizar as forças ucranianas.


Quem disse que não atacam? Repara que nunca foi publicada uma noticia sequer de uma unica perda militar na Ucrânia...


Em Outubro pelo que descreviam algumas noticias os russos estavam acabados. Hoje sai uma noticia que se estão a expandir no ártico ao mesmo tempo que combatem a guerra na Ucrânia.

Russia’s militarization of the Arctic shows no sign of slowing down
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8748
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 10:14

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:Para alguém ganhar militarmente esta guerra, uma das parte tinha que capitular, o que não vai acontecer.

Se a Ucrânia continuar a ser apoiada pelo Ocidente, poderá empurrar as forças russas para lá das suas fronteiras. No entanto, fica com um problema em mãos, pois as forças da RPL e RPD iriam passar para uma guerra de guerrilha, e a Ucrânia tem 2.250 kms de fronteira com a Rússia e 900 kms com a Bielorrússia.

A Rússia não tem capacidade militar para tomar a Ucrânia, não a teve de fevereiro/março, muito menos vai ter na próxima primavera, pois as suas forças são e vão ser mais fracas, das que deram início à invasão. Tiveram perdas brutais a nível das suas melhores unidades, bem como, ao nível de equipamentos.

Com o extremar das posições, não me parece possível chegar a qualquer tipo de acordo, até porque já tivemos o Minsk 1 e 2, e ninguém se mostrou interessado em que saíssem do papel.

Solução? Acho que esta guerra se vai arrastar, até que uma das partes (inlcuindo Ocidente) se canse e ceda.


Pedro


Concordo em parte contigo, só não digo totalmente por causa da questão da Bielorrússia, se esta entrar no conflito será um problema adicional para os ucranianos. A viagem do Putin não foi para tirar fotografias, digo eu.



Tens noção da dimensão das forças armadas Bielorrussas? Das fronteiras que têm que "defender"?

Os Bielorrussos já entraram na guerra, mas do lado ucraniano (Batalhão Kastus Kalinouski).

Putin saiu da Bielorrússia com uma mão cheia de nada.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/12/2022 9:56

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:Permite-me que discorde.

As forças ucranianas triplicaram os seus efectivos, e desde 2014 que estão formatados com com a filosofia ocidental, basta ler a entrevista do Gen. Valeriy Zaluzhny para se perceber isso.

A Rússia perdeu 100.000 homens, grande parte da sua elite, que demoram anos a substituir.

A Rússia de hoje, aplica tácticas militares da segunda guerra, como forças aeroportadas sem apoio pesado na rectaguarda, ataques de carros de combate em coluna, ataques directos sem conseguirem estender as linhas, comandos rígidos, destruição massiva de cidades.... isto funciona quando as forças e o poder de fogo é muito superior, como foi na Chechénia, e com baixas significativas.

Hoje voltou-se a falar de uma mobilização geral na Rússia, é mais uma prova que andam atrás do prejuízo.

Nada pior numa operação ou batalha do que perder a iniciativa, e a Rússia perdeu-a quando tentou tomar Kiev, e a partir daí anda a navegar à vista.

Pedro


Quando leio os teus comentários como o acima, fico com a ideia que a Rússia está a ser invadida pela Ucrânia e é a população russa é que está sem eletricidade e aquecimento. :roll:

E as tropas que os ucranianos perderam ( os americanos falam em numero semelhantes aos russos) eram todos verdinhos e sem experiência de combate, certo?

Os russos cometeram muitos erros (ainda bem!) mas ainda não estão derrotados, eu considero que o desfecho da guerra ainda é muito incerto.


Onde disse que era a Rússia que estava a ser invadida?

O facto da população ucraniana estar sem electricidade pouco afecta a parte militar, pelo contrário, dá-lhes ainda mais motivação para lutar.

Estou-me a cingir à parte militar, se os russos atacassem a produção e distribuição de combustíveis, infraestruras que permitem os reabastecimentos, estruturas de comandos, redes de comunicação ..... estavam a fragilizar as forças ucranianas.

Claro que também têm baixas, mas neste momento entre FA e Guarda Nacional têm mais de 400.000 efectivos e com possibilidade de aumentar este número. Se no início da invasão, eu e mais 2/3 pessoas afirmaram aqui que os 120.000 russos não chegavam, agora digo que menos de 1.500.000 é suicídio.

Já agora, aproveito para registar as palavras do Gen. Valeriy Zaluzhny :lol:

“In order to reach the borders of Crimea, as of today we need to cover a distance of 84km to Melitopol. By the way, this is enough for us, because Melitopol would give us a full fire control of the land corridor, because from Melitopol we can already fire at the Crimean Isthmus, with the very same himars and so on"


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2155
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/12/2022 9:30

rg7803 Escreveu:Vim de lá (Polónia) há menos duas semanas.
O ódio que têm aos russos é visceral.


Tenho ideia que também não gostam muito dos ucranianos, mas é noutro nível (tipo brasileiros com argentinos).

Relativo a demografia, estão em melhores condições do que grande parte da UE mas também estão cada cada vez pior. Falta saber como são feitas estas stats da UE se consideram a população imigrante (basta olhar para os números da Suécia...), tenho ideia que se consideramos só europeus nativos os números são realmente dramáticos.

Os chineses e americanos têm idades mádias similares de 38,5.
Anexos
average_age.JPG
average_age.JPG (86.05 KiB) Visualizado 2503 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8748
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 213 visitantes