Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/3/2022 22:48

Entretanto o MOEX e o RTSI continuam fechados. Quando abrir deve dar o gap do século e volatilidade dos 1000% ao dia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/3/2022 22:13

MarcoAntonio Escreveu:Mais_um, estou a conjugar as duas informaçōes/estimativas, vê o meu post anterior.



Não compreendo o teu raciocínio, o comentário que colocaste é uma frase retirada de uma afirmação mais completa que coloquei e em que é dito que os russos do total de toda a sua força aérea têm 60% na invasão à Ucrânia, apenas isto, não se fala em baixas dai não estar a compreender a tua afirmação.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 22:04

Mais_um, estou a conjugar as duas informaçōes/estimativas, vê o meu post anterior.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 21/3/2022 21:56

yaya Escreveu:
Aquilo que dizem os membros do governo de Putim, já concluimos, não é de fiar.
Entretanto parece que a Rússia quadruplicou a venda de petróleo à Índia, para compensar a quebra da venda ao mercado europeu e americano, mas com um desconto maior atenção. Duvido que seja suficiente para equilibrar as vendas.


Estas vendas poderão não ser apenas para equilibrar as contas mas também para libertar o petróleo que já extrairam e também estreitar os laços com a Índia.

Se tudo acabasse agora, nos próximos tempos teremos o oriente com energia barata e mão de obra baratas e o ocidente com energia é mão de obra caras. A seguir teremos um choque comercial.
Por isso ainda muitas coisas coisas devem mudar.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/3/2022 21:51

MarcoAntonio Escreveu:Isso sugeriria que teriam perdido na ordem de 1/4 da aviação (o que significava várias centenas de aviões + helicópteros). Vou tomar estes números com grandes reservas...



Porque dizes isso? Não falam em baixas, estritamente da aviação, também referem que 75% das forças operacionais do exercito estão no terreno, sobre as baixas referem que a Rússia perdeu 10% da capacidade de combate que tem no teatro de guerra.
Parecem-me números razoáveis, até porque são dados do peritos americanos, eles melhor que ninguém sabem , penso eu :)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 21/3/2022 21:49

MarcoAntonio Escreveu:BBC há pouco:

Did Russia just admit to 10,000 deaths?

We reported earlier that our colleagues at BBC Russian had compiled a list of 557 confirmed Russian military deaths in the Ukraine invasion, mentioning that Russia's defence ministry has so far only once provided fatality figures - 498 deaths as of 2 March.

All that suddenly changed in the last few hours, or so it seemed...

The staunchly pro-Kremlin newspaper Komsomolskaya Pravda (KP) published an article quoting the ministry as saying 9,861 Russian servicemen had died, a figure which exceeds even US intelligence estimates of Russian fatalities.

It gave the number of wounded as 16,153.

Minutes later, this part of the article disappeared from the page, but we were able to take screen grabs of the relevant paragraphs.

KP editor Vladimir Sungorkin subsequently told the BBC the information had been the result of a hack, and said the paper will post an explanation later.


A história do "hacking" não me convence se o problema estava só com um parágrafo...


Em relação a exceder as estimativas dos U.S., as estimativas deles têm sido apresentadas como conservadores e já há uns dias sugeriam que poderiam ser da ordem das 7 ou 10 mil. Os números que os ucranianos têm divulgado não parecem estar assim tão off quanto isso.


Mas isso dá um número de mortes dia enorme , nas guerras do passado até meados do século XIX havia mais mortes por doença que em combate , aqui será em combate embora as guerras actuais por norma tem poucas baixas

Se pensarmos que por cada morte haverá 2 feridos é uma guerra feroz .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 21:34

Isso sugeriria que teriam perdido na ordem de 1/4 da aviação (o que significava várias centenas de aviões + helicópteros). Vou tomar estes números com grandes reservas...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/3/2022 21:29

MarcoAntonio Escreveu:Um correspondente do Pentagono dizia hoje também o seguinte:

NEW: Russia has launched more than 300 sorties into Ukraine the last 24 hours: senior U.S. defense official.

RU (russian) sorties are not "venturing very far and very long" into UA (ukrainian) airspace, the official said. Russia still has more than 60 percent of fixed wing and rotary wing capability.
Jack Detsch (Pentagon correspondent) / twitter


Estes cerca de 40% devem dizer respeito às capacidades colocadas à disposição para a invasão e não globais, suponho.



Despite the Russian military having deployed around 75 percent of its active-duty battalion tactical groups, the country's primary ground combat units, to fight in the war in Ukraine already, there are indications that discussion may be underway around sending more to the front, according to the U.S. military. Around 60 percent of the Russian armed forces' fixed and rotary-wing combat aviation capabilities are currently supporting the Ukrainian operation, as well. American officials have assessed that Russia has lost just over 10 percent of the total combat capacity it had arrayed around Ukraine in the lead-up to the invasion as a result of the fighting so far.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/4 ... a-ramps-up


Diria que 60% do total da aviação russa est´a envolvida na invasão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 21:27

BBC há pouco:

Did Russia just admit to 10,000 deaths?

We reported earlier that our colleagues at BBC Russian had compiled a list of 557 confirmed Russian military deaths in the Ukraine invasion, mentioning that Russia's defence ministry has so far only once provided fatality figures - 498 deaths as of 2 March.

All that suddenly changed in the last few hours, or so it seemed...

The staunchly pro-Kremlin newspaper Komsomolskaya Pravda (KP) published an article quoting the ministry as saying 9,861 Russian servicemen had died, a figure which exceeds even US intelligence estimates of Russian fatalities.

It gave the number of wounded as 16,153.

Minutes later, this part of the article disappeared from the page, but we were able to take screen grabs of the relevant paragraphs.

KP editor Vladimir Sungorkin subsequently told the BBC the information had been the result of a hack, and said the paper will post an explanation later.


A história do "hacking" não me convence se o problema estava só com um parágrafo...


Em relação a exceder as estimativas dos U.S., as estimativas deles têm sido apresentadas como conservadores e já há uns dias sugeriam que poderiam ser da ordem das 7 ou 10 mil. Os números que os ucranianos têm divulgado não parecem estar assim tão off quanto isso.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 21:21

Um correspondente do Pentagono dizia hoje também o seguinte:

NEW: Russia has launched more than 300 sorties into Ukraine the last 24 hours: senior U.S. defense official.

RU (russian) sorties are not "venturing very far and very long" into UA (ukrainian) airspace, the official said. Russia still has more than 60 percent of fixed wing and rotary wing capability.
Jack Detsch (Pentagon correspondent) / twitter


Estes cerca de 40% devem dizer respeito às capacidades colocadas à disposição para a invasão e não globais, suponho.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/3/2022 21:13

Como temos visto nas imagens nestas quase 4 semanas de conflito a fiabilidade do equipamento russo não é a melhor (felizmente), mas aparentemente até os misseis sofisticados têm problemas:

An unexploded short range hypersonic ballistic missile, according to Ukrainian authorities, from Iskander complex is seen amid Ukraine-Russia conflict in Kramatorsk, Ukraine, in this handout picture released March 9, 2022. Photo by Press service of the National Guard of Ukraine/Handout via Reuters

https://nationalpost.com/news/world/rus ... and-bloody

Russians beginning to have "inventory issues" with precision missiles, senior US defense official says

From CNN's Ellie Kaufman

Russian forces are beginning to have “inventory issues with precision-guided munitions,” a senior US defense official told reporters on Monday. Precision-guided munitions refer to missiles that target a specific location, as opposed to “dumb bombs,” which do not have the technology to focus on a specific target.

The inventory issues around their precision-guided munitions supply are why “you’re seeing the increasing use of what we would call dumb bombs,” the official added.

Some of their precision-guided munitions are “failing to launch, or they’re failing to hit the target, or they’re failing to explode on contact,” the official said.

They have used “quite a bit” of their “cruise missile, air launch cruise missile” supplies and have seen a significant “number of failures” of those munitions, the official said.


CNN previously reported Russia has relied far more heavily on less sophisticated, so-called "dumb" bombs than it has on its arsenal of precision-guided munitions in its punishing war on Ukraine.


@CNN
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 21:05

Eles não exploram muito esse ponto nem caracterizam as exportações (as vendas parecem ter parado em 2018 de acordo com a bd). Não estou certo que houvesse sequer um embargo. O maior destino de exportação é a China já agora, se alguém tiver ficado curioso...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/3/2022 21:00

Uma encomenda bem grande e que se tivesse sido fornecida talvez tivesse impacto na actual guerra:
Canceling Deal for 2 Warships, France Agrees to Repay Russia

MOSCOW — France has reimbursed Russia for two warships that were never delivered after economic sanctions imposed against Russia last year blocked the deal.

Russia annexed Crimea, a peninsula in Ukraine last year, an act that drew international condemnation and prompted economic sanctions from the United States and Europe. The two Mistral warships, built to carry helicopters and sold to Russia in 2011, were casualties.

https://www.nytimes.com/2015/08/06/worl ... tions.html

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 21/3/2022 20:49

MarcoAntonio Escreveu:
yaya Escreveu:O mais grave é a venda de material de guerra alemão e francês para a Rússia. Business as usual.


Não terão sido apenas esses. Aqui fica uma peça de investigação:

https://www.investigate-europe.eu/en/20 ... to-russia/

Segundo esta investigação, terão sido pelo menos 10 países ao todo. Os "principais", em termos de montante, são França e Alemanha e no caso da Alemanha não terá sido exportado como equipamento militar.

The German exports are labelled “dual use”. This is why even German politicians critical of the weapons exports and pacifist NGOs contacted by Investigate Europe don’t consider the exports a legal breach of the embargo.


Uma curiosidade nesse artigo:

But Europe is not alone in having to deal with contradictions regarding their exports. According to SIPRI’s data on arms exports, there’s an even stranger fact: it was not just the EU selling arms to Russia after the annexation of Crimea – Russia also remained the second biggest market for weapons exports from Ukraine.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 21/3/2022 19:04

Mais uma Brites de Almeida Ucrâniana:

Em 2013 lutou e apanhou dos pró-russos



Em 2022 chegou a hora da vingança e já mandou um tanque Russo pelos ares.

Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 21/3/2022 17:58

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2076
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 21/3/2022 17:41

Yamal LNG: the gas that came in from the cold

Parcerias do ocidente com Putin é coisa que não falta... A Total já se terá desfeito da participação?
Anexos
yamal.PNG
yamal.PNG (130.74 KiB) Visualizado 5470 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 21/3/2022 16:21

Como não conseguem manter coisa nenhuma, nem sequer as aldeias, os ocupantes do criminoso Putin estão a deixar essas aldeias mas minam tudo. Assim morrem os aldeões que vão regressando a sua casa.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 15:57

A peça diz respeito a vendas pós-2014. Não foi só a França que usou loop-holes.

Deixo o excerto do início da peça mas aconselho à leitura do conteúdo para uma perspectiva mais completa:

EU member states exported weapons to Russia after the 2014 embargo

Missiles, aircraft, rockets, torpedoes, bombs. Russia continued to buy EU weapons until at least 2020. Despite the ongoing embargo, ten member states exported € 346 million worth of military equipment, according to public data analysed by Investigate Europe. Some of these weapons could be used against Ukraine now.

(...)

This data from all EU-27 official arms exports registers shows that between 2015 and 2020, at least 10 EU member states have exported a total of €346 million worth of arms to Russia.s. France, Germany, Italy, Austria, Bulgaria, Czech Republic, Croatia, Finland, Slovakia and Spain – to different extents – have sold “military equipment” to Russia. Our investigation shows that the term “military equipment” is broad and can include missiles, bombs, torpedoes, guns and rockets, land vehicles and ships.


Cerca de 80% desse valor veio da França e da Alemanha. Mas há mais países...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 21/3/2022 15:53

MarcoAntonio Escreveu:
yaya Escreveu:O mais grave é a venda de material de guerra alemão e francês para a Rússia. Business as usual.


Não terão sido apenas esses. Aqui fica uma peça de investigação:

https://www.investigate-europe.eu/en/20 ... to-russia/

Segundo esta investigação, terão sido pelo menos 10 países ao todo. Os "principais", em termos de montante, são França e Alemanha e no caso da Alemanha não terá sido exportado como equipamento militar.

The German exports are labelled “dual use”. This is why even German politicians critical of the weapons exports and pacifist NGOs contacted by Investigate Europe don’t consider the exports a legal breach of the embargo.


No entanto a França continuou a vender armamento mesmo depois do caso Crimeia em 2014. Alegaram que já havia contratos.

https://www.jn.pt/mundo/russia-recebeu- ... 88875.html

Rússia recebeu armas de dez países europeus mesmo após embargo (após invasão Crimeia)

Os dados analisados pelo consórcio jornalístico são do grupo de trabalho da União Europeia que regista todas as exportações militares dos 27 membros. Entre 2015 e 2021, França, Alemanha, Itália, Áustria, Bulgária, República Checa, Croácia, Finlândia, Eslováquia e Espanha terão exportado material bélico para a Rússia no valor de 346 milhões euros.

Recorde-se que, desde 2014, a União Europeia proíbe a venda de armas ou material conexo, incluindo munições e veículos militares para a Rússia. A medida foi tomada como retaliação pela anexação da Crimeia e a proclamação das repúblicas separatistas do Donbass.
Editado pela última vez por yaya em 21/3/2022 16:00, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1805
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 21/3/2022 15:52

Carrancho_ Escreveu:
654235 Escreveu:Meus amigos
E agora? Quais os próximos passos nesta guerra ?


A meu ver os próximos passos serão os seguintes,

- As negociações continuaram a não dar em nada
- O Putin já percebeu que não consegue invadir Kiev quanto mais toda a Ucrânia
- A época das Lamas (que o yaya ainda agora referiu) não é um pormenor, acredito até num recuo dos Russos para não serem chacinados na fuga
- Com as lamas a atenção vai-se virar ainda mais para o sul e com bombardeamentos à distância com alvos por toda a Ucrânia, em particular Kiev (se não te posso ter mais ninguém terá).

O próximo passo parece-me obvio e já está em movimento... Odessa (que a Moldávia é logo ali).


Em janeiro ouvi dizer que não se deve negociar com terroristas (na altura os terroristas eram hackers).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1805
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 21/3/2022 15:49

yaya Escreveu:O mais grave é a venda de material de guerra alemão e francês para a Rússia. Business as usual.


Não terão sido apenas esses. Aqui fica uma peça de investigação:

https://www.investigate-europe.eu/en/20 ... to-russia/

Segundo esta investigação, terão sido pelo menos 10 países ao todo. Os "principais", em termos de montante, são França e Alemanha e no caso da Alemanha não terá sido exportado como equipamento militar.

The German exports are labelled “dual use”. This is why even German politicians critical of the weapons exports and pacifist NGOs contacted by Investigate Europe don’t consider the exports a legal breach of the embargo.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 21/3/2022 15:46

654235 Escreveu:Meus amigos
E agora? Quais os próximos passos nesta guerra ?


A meu ver os próximos passos serão os seguintes,

- As negociações continuaram a não dar em nada
- O Putin já percebeu que não consegue invadir Kiev quanto mais toda a Ucrânia
- A época das Lamas (que o yaya ainda agora referiu) não é um pormenor, acredito até num recuo dos Russos para não serem chacinados na fuga
- Com as lamas a atenção vai-se virar ainda mais para o sul e com bombardeamentos à distância com alvos por toda a Ucrânia, em particular Kiev (se não te posso ter mais ninguém terá).

O próximo passo parece-me obvio e já está em movimento... Odessa (que a Moldávia é logo ali).
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 21/3/2022 15:44

Lusitanus Escreveu:Ontem fiquei surpreendido com declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia. Este ministro declarou que a Polónia está pronta para enviar material militar e tropas para a Ucrânia se a NATO decidir nesse sentido.

Na próxima quinta-feira vai-se realizar uma cimeira extraordinária da NATO com a presença do presidente dos EUA. Veremos o que resulta dessa cimeira ...

Os EUA questionam a vontade russa de negociar fim da guerra na Ucrânia.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ulti ... d=msedgntp

A China vai hesitando em ajudar militarmente a Rússia ...

Penso que se a China ajudar militarmente a Rússia a NATO não vai assistir a isso sem fazer nada, vai provavelmente entender que, sendo assim, tem direito a ajudar militarmente a Ucrânia com o fornecimento de aviões e envio de tropas ...

Recentemente a Rússia começou a usar na Ucrânia outro tipo de armas, mísseis hipersónicos, fazendo recear que possa continuar a surpreender relativamente ao arsenal bélico usado na Ucrânia. Se cair no erro de utilizar armas químicas na Ucrânia, isso, não tenho dúvida, fará com que a NATO intervenha na Ucrânia.

Considerando tudo isto, estou a ficar pessimista quanto à evolução e desenvolvimento da guerra na Ucrânia. O prolongamento dela joga claramente a favor de uma escalada do conflito. Por isso, Zelensky já afirmou que o prolongamento da guerra na Ucrânia conduzirá a uma terceira guerra mundial.

Oxalá que não seja mais do que pessimismo ... :pray:

Em 22/02/2022:

Lusitanus Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Rússia anuncia retirada dos seus diplomatas da Ucrânia

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/r ... da-ucrania

Para mim, o sinal mais claro, até agora, de que os russos planeiam uma intervenção "alargada" na Ucrânia ... :(

FUJAM DA BOLSA!!!

Mais dois factos:

- A Rússia recusou retirar as suas tropas da Bielorrússia.
- A Rússia, ao reconhecer a independência das intituladas "Repúblicas" da região de Donbass, reconheceu as fronteiras dessas
"Repúblicas" tal como são declaradas pelas milícias separatistas dessas Repúblicas, ou seja, a Rússia prepara-se para conquistar os dois terços da região de Donbass que ainda são controlados pelo exército ucraniano.

É mais do que evidente que vai haver guerra. A Rússia vai invadir território atualmente controlado pelo exército ucraniano.


Acabei de ler:

"A diplomata (embaixadora dos EUA na ONU) assegurou ainda que os EUA responderão "agressivamente" se a Rússia usar armas químicas na Ucrânia, uma preocupação manifestada pela NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], que alertou para a possibilidade de Moscovo montar uma operação de bandeira falsa depois de acusar Kiev de albergar este tipo de armamento no seu território.".

Já aqui escrevi que na guerra entre a Rússia e a Ucrânia há linhas vermelhas para a NATO e que essas linhas vermelhas não são apenas as fronteiras da Rússia com países pertencentes à NATO!!!
Editado pela última vez por Lusitanus em 21/3/2022 15:48, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por yaya » 21/3/2022 15:29

Masterchief Escreveu:Isto reflete o meu post há alguns dias atrás. O ocidente, nós, andamos a financiar o desenvolvimento militar da Russia durante estes anos todos. O mesmo está a acontecer com a China. Não pode ser.
Será que ninguém se apercebeu disto? Será que a ganancia "tapa" os olhos de todos?
E o pior é que, mesmo agora, continuamos a fazer o mesmo. Sanções e mais sanções e continuamos a dar dinheiro ao Putin em troca de gás e petróleo. Temos uns lideres muito fracos, bananas mesmo diria eu. Andam entretidos com rendimentos mínimos garantidos e outras aberrações enquanto estes ditadores se vão fortalecendo. Agora vamos correr atrás do prejuízo. Só espero que não seja tarde demais.


Já foi referido. Certos países da UE não conseguem cortar totalmente com a compra de gás/petróleo russo de uma dia para outro. Tem de ser faseado. Portugal como não depende quase nada pode dar-se ao luxo de o fazer. Países como a Alemanha deixaram-se dormir, tornando-se demasiado dependentes.

Fracos líderes mas se calhar preocuparam-se mais com o lado do negócio uma vez que gás/petróleo russo são mais baratos e com os gasodutos ligados diretamente à Rússia (um deles cancelado) era mais económico o transporte do que trazê-lo por outro meio.

O mais grave é a venda de material de guerra alemão e francês para a Rússia. Business as usual.

------------------------------

Dizem: embargo ao petróleo com pouco impacto.

"O vice primeiro-ministro russo, Alexander Novak, referiu esta segunda-feira que a recusa dos Estados Unidos e do Reino Unido em comprar petróleo russo terá "pouco impacto" em Moscovo.
Em causa está o facto de, tanto os Estados Unidos como o Reino Unido, comprarem apenas "pequenas quantidades de petróleo russo", pelo que o impacto do embargo na economia russa será "pequeno"."


Aquilo que dizem os membros do governo de Putim, já concluimos, não é de fiar.
Entretanto parece que a Rússia quadruplicou a venda de petróleo à Índia, para compensar a quebra da venda ao mercado europeu e americano, mas com um desconto maior atenção. Duvido que seja suficiente para equilibrar as vendas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1805
Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Arlos, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], caganixo7, goncaladas, iniciado1, latbal, LCRLCR, Lisboa_Casino, malakas, OCTAMA, Olhar Leonino, Opcard, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP, Yahoo [Bot] e 154 visitantes