Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/1/2023 12:10

Opcard achei muito curioso esta semana o Macron anunciar aumento de 30% no orçamento militar enquanto tinha mega manifestações na rua contra aumento da idade da reforma... Cortar nas pensões para financiar defesa, será que os franceses vão aceitar?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 22/1/2023 9:25

Já tinha acontecido no Mali será o grupo Wagner no lugar , a Europa serve para receber os miseráveis destes países e calar sempre que há um problema eles ameaçam descarregar mais refugiados e os governantes europeus ficam em pânico .

“ O Burkina Faso pediu esta semana a saída das tropas francesas do seu solo no prazo de um mês, disseram na noite de sábado a Agence d'information burkinabè (AIB) e uma fonte próxima do governo.

«A Rússia é uma escolha de razão nesta dinâmica», e «achamos que nossa parceria deve se fortalecer», enfatizou o primeiro-ministro burquinense Apollinaire Kyélem de Tembela no sábado, após uma entrevista com o embaixador russo Alexey Saltykov. No início de Dezembro, tinha feito uma visita discreta a Moscovo.

No verão passado, a junta no poder no vizinho Mali intiu as forças francesas a deixar o país após nove anos de presença. Várias fontes relatam que a junta maliana começou a trazer o grupo paramilitar russo Wagner no final de 2021”
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 20/1/2023 16:44

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2161
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/1/2023 13:08

Flav novamente: no money, no war.

Sempre foi assim e sempre será.

Andar a enriquecer oligarcas que passeavam com os iates de centenas de milhões pela UE é inadmissível e imperdoável.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Flavc » 20/1/2023 12:43

HB todos sabemos os terríveis impactos de uma guerra desta dimensão. O que me admira é tu achares que o putinhas não avançaria para esta guerra mais cêdo ou mais tarde, justificando com a palhaçada dos motivos que arranjou e para um povo quase completamente iludido com a sua propaganda.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/1/2023 12:23

Os resultados estão a vista não é?

As arvores arderam todas, literalmente.

Efeitos de longo prazo -> morte de 300 mil pessoas. Parabéns!


Nem vale a pena referir o impacto ambiental de uma guerra desta dimensão. Basta pensar que a industria bélica é de longe a industria que mais polui. O dinheiro e recursos investidos no nord stream 1 e 2 que agora ficam ali como legado para o canal historia fazer um documentário dentro de 50 anos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Flavc » 20/1/2023 12:16

HB há quem veja um conjunto de árvores e há quem veja uma floresta. Há quem olhe para alguns dados (por vezes até de difícil validação) no curto prazo e há quem veja mais longe, os efeitos de longo prazo.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 20/1/2023 12:11

Flavc Escreveu:O Homembule para fazer afirmações bombásticas nunca se acanha, eheh. É provavelmente a sua imagem de marca e onde se sente realizado, eheh. Então esta... "E o mais provável é que esta guerra nunca tivesses existido, provavelmente já nem sequer estava Putin no poder."!!?? Depois deste tempo todo não conhecer o putinhas e a sua pandilha, é obra!!


No money, no power.

A UE (e USA) em vez de reduzir o consumo de gás -> aumentou. Em vez de reduzir a dependência de produtos refinados -> aumentou.

$$$$ + €€€€€ >>>>>>> Russia

Russia |_|-> Ucrânia

Morte, destruição, horror humano -> industria bélica do Bindolas $$$$

US Army -> Testar armas e estratégias de combate \:D/

Ucranianos -> morrer pela bandeira.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Flavc » 20/1/2023 12:04

O Homembule para fazer afirmações bombásticas nunca se acanha, eheh. É provavelmente a sua imagem de marca e onde se sente realizado, eheh. Então esta... "E o mais provável é que esta guerra nunca tivesses existido, provavelmente já nem sequer estava Putin no poder."!!?? Depois deste tempo todo não conhecer o putinhas e a sua pandilha, é obra!!
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 19/1/2023 10:15

MarcoAntonio Escreveu:Se eu tivesse uma varinha de condão para acabar com a dependência do petróleo da noite para o dia e tivesse também a garantia que a alternativa era melhor, agitava de bom grado a varinha de condão.


O que de não fechar refinarias pelo extremismo verde? Foi isso que nos deixou nas mãos dos russos...

“In The Last Ten Years, While Consumption Has Risen By 1.3%, 24 Refineries Have Been Closed In The EU.”

“If we are going to need oil and gas, and it is clear that they will be ne­ces­sary for many years to come, we must gua­rantee their pro­duc­tion wit­hout de­mo­ni­sing them. Failure to do so means tac­kling an ill-­con­si­dered energy transition, driven more by ideo­logy than by tech­no­logy” …

“The main risk of this ideological approach, which is quite widespread in many European areas, is that it has worsened security of supply… We must manage, not ignore the issue of fossil fuels.”


Mariano Marzo, Repsol Board Member

Para compensar o consumo de gás devia existir um plano nuclear europeu em que pelo menos os países grandes deviam ser incentivados a usar o nuclear. Se isto estive-se em prática desde 2000 neste momento tínhamos os problemas energéticos resolvidos e energia acessível a preços mais baratos do que em 2000. E o mais provável é que esta guerra nunca tivesses existido, provavelmente já nem sequer estava Putin no poder.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 19/1/2023 9:59

A Alemanha diz que envia o Leopard 2 caso os USA faça o mesmo mas está difícil:


'O tanque Abrams é um equipamento muito complicado. É caro, requer treinamento difícil, tem um motor de avião a jato.
Acredito que ele consome 11 litros de querosene por km ”, apontou Colin Kahl, subsecretário de Defesa para estratégia. «Este não é o sistema mais fácil de manter», acrescentou ele, mas não exclui uma mudança na posição dos EUA no futuro.
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 19/1/2023 8:43

MarcoAntonio Escreveu:
Se eu tivesse uma varinha de condão para acabar com a dependência do petróleo da noite para o dia e tivesse também a garantia que a alternativa era melhor, agitava de bom grado a varinha de condão.


Pois... Essa é a questão!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 19/1/2023 1:34

BearManBull Escreveu:Para a coisa funcionar trocaram o Belzebu pelo Lúcifer.


Em que ficamos?


BearManBull Escreveu:Andam os ucranianos a morrer na frente de batalha com balas compradas com dinheiro europeu.




Se eu tivesse uma varinha de condão para acabar com a dependência do petróleo da noite para o dia e tivesse também a garantia que a alternativa era melhor, agitava de bom grado a varinha de condão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38322
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 19/1/2023 1:04

MarcoAntonio Escreveu:Quanto às correcções, vamos lá ver, é irrelevante. Mesmo que corrijas o prognóstico dos 3 ou 4 euros para o diesel, não quero saber. O ponto é este: se daqui a uns meses o diesel estiver a preços abaixo dos actuais, eu estou inteiramente justificado em apontar que se cortaram as compras dos refinados russos e que se conseguiram manter os preços igual ou abaixo dos actuais, como algo digno de registo. E nessa altura, a única coisa estúpida mesmo era tu vires atacar o meu post. Entendes?


Eu também ando há vários anos a defender que a estrategia energética da UE é uma batata podre e que mais tarde ou mais cedo o consumidor ia pagar o preço bem caro, como realmente se tem verificado.

Quanto aos 3-4 euros foi um balanço hiperbólico, mas fica certamente que o diesel vai estar sob maior de falta de oferta.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 19/1/2023 0:43

MarcoAntonio Escreveu:Volto a dizer: é digno de registo que a Europa tenha conseguido reduzir drasticamente as compras de petróleo russo e que os preços tenham entretanto voltado para valores de antes da guerra.


Vamos ver se isso é sustentável ou se foi meter o lixo debaixo do sofá.

A UE não reduziu a dependência de oil, simplesmente está a comprar de outros provedores. Para a coisa funcionar trocaram o Belzebu pelo Lúcifer.
Também impacta:
- o facto da valorização do USD
- o ban ser não ser total nos países de leste
- maior queima de carvão para compensar a falta de oil&gas
- a possibilidade da venda de oil desde que seja $60
- a China estar em modo stand by

CARACAS, Dec 5 (Reuters) - Venezuela's government expects oil exports to finance 63% of its national budget in 2023, a document seen by Reuters showed, a slightly higher proportion than this year, as U.S sanctions against the government are being reviewed.

The review could be positive for oil sales if it allows exports to the United States.

The government of President Nicolas Maduro sees the national budget equivalent to $14.7 billion, in line with the official exchange rate of 11.6 bolivars to the dollar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/1/2023 18:13

BearManBull Escreveu:Isso não se reflectiu directamente nos preços ao consumidor final, a energia continua muito mais cara do que antes da guerra.


Estás a saltar de tópico.

O assunto que eu comentei foi o das compras russas, petróleo e refinados, a propósito de um post teu sobre as compras de diesel. Volto a dizer: é digno de registo que a Europa tenha conseguido reduzir drasticamente as compras de petróleo russo e que os preços tenham entretanto voltado para valores de antes da guerra. Neste capítulo, o que se está a verificar até agora é um feito. Comentei também a situação do gás (cujos preços só começaram a cair mais recentemente) mas para apontar essencialmente que não tinham existido problemas de maior (referia-me com isto ao acomodamento de reservas para o inverno, em que não houve problemas de maior). Comentei ainda que globalmente, em termos de receitas, a Rússia encaixou mais no ano de 2022 do que nos anteriores e que compensou as vendas que perdeu na Europa com vendas na Ásia (especialmente Índia) com as receitas russas a cair entretanto em virtude da baixa dos preços. Outras questões, eu não comentei.



Quanto às correcções, vamos lá ver, é irrelevante. Mesmo que corrijas o prognóstico dos 3 ou 4 euros para o diesel, não quero saber. O ponto é este: se daqui a uns meses o diesel estiver a preços abaixo dos actuais, eu estou inteiramente justificado em apontar que se cortaram as compras dos refinados russos e que se conseguiram manter os preços igual ou abaixo dos actuais, como algo digno de registo. E nessa altura, a única coisa estúpida mesmo era tu vires atacar o meu post. Entendes?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38322
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 18/1/2023 17:32

MarcoAntonio Escreveu:e que se tenha conseguido reduzir o preço do crude para valores de antes da guerra


Isso não se reflectiu directamente nos preços ao consumidor final, a energia continua muito mais cara do que antes da guerra.

MarcoAntonio Escreveu:Era algo que era suposto entenderes tendo em conta que tu próprio prognosticavas a subida dos peços do crude. Ver aqui ou aqui.


Na semana seguinte corrigi a perspectiva que tinha, a analise foi feita com base no aspecto técnico que não se veio a concretizar.
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 5#p1766380
Tenho a impressão que se deve fundamentalmente a que os russos ainda não tenham estalecido novos canais de escoamento optimos e estão em processo de adaptação, como tal têm de se sujeitar a vender mais barato. Uma vez tenham melhorado a dinâmica, podem ter mais poder de negociação.
Outro ponto importante é que o trade de oil é em USD que valorizou bastante. Um barril a 100 USD no ano passado eram 80 euros, este ano eram 90 euros.

Neste momento tecnicamente ainda não vejo o oil voltar aos território bull mas foi a IEA a antever novos máximos, em noticia de hoje.

China's COVID-19 reopening set to push 2023 oil demand to new high -IEA

Eu não vejo nada de impressionante a guerra continua, os preços da energia continuam anormalmente altos. Hoje morreu gente na guerra, amanha vai continuar a morrer.

Quem andou para ai a bradar aos céus o fim do oil foram os apóstolos da Greta/Guterres/Biden/Costa/CheGuevara/Mao/Marx que se fosse um Trump a fazer isso jã lhe tinham cortado a cabeça, como é um esquerdolas é uma palmadinha nas costas "amanha é outro dia".
Anexos
o_fim_do_petroleo.JPG
o_fim_do_petroleo.JPG (47.15 KiB) Visualizado 2418 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/1/2023 17:05

BearManBull Escreveu:Pareces os comunas que celebram derrotas, como um feito glorioso.

O que eu estou realmente a comentar é sobre aquilo que vejo como uma situação complexa e difícil que a Europa tenta navegar. Que se tenha conseguido reduzir drasticamente as compras de petróleo russo no espaço de meses e que se tenha conseguido reduzir o preço do crude para valores de antes da guerra, vejo-o realmente como um feito e foi o que escrevi.

Era algo que era suposto entenderes tendo em conta que tu próprio prognosticavas a subida dos peços do crude. Ver aqui ou aqui.


BearManBull Escreveu:Eu não sei é porque raios estamos dependentes de refinarias russas e vai ser bonito quando o ban entrar em vigor, diesel a 3-4 euros?

Mesma coisa se em vez do teu prognóstico dos 3 ou 4 euros viermos a observar preços do diesel iguais ou abaixo dos actuais. Se vai ocorrer ou não, com toda a franqueza, não faço ideia. A bola de cristal partiu-se-me. Mas se não ocorrer e tivermos preços abaixo até dos actuais, é natural que eu venha apontar que é digno de registo. Foi o que ocorreu, até ver, com o petróleo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38322
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/1/2023 16:53

PMP69 Escreveu:
mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Deve ter sido um Mi-17.

Pedro


Não acertaste.... :D

Brovary crash helicopter "repeatedly involved" in transporting personnel to emergency sites

From CNN's Maria Kostenko

The helicopter which crashed in Brovary on Wednesday "was repeatedly involved in the transportation of personnel to emergency sites," said the State Emergency Services of Ukraine (SES).

The SES added in a Facebook post that these "Super Puma" ES-225 aircraft are used "often due to the ability to transport a sufficient number of people at the same time."

"The crew of the aircraft was trained to perform tasks in difficult conditions and had the required number of hours of flying time on ES-225 helicopters," it added.
https://edition.cnn.com/europe/live-new ... index.html


:lol:

Não sabia que operavam helis franceses, sempre a aprender.

Provavelmente, condições atmosféricas difíceis. Acrescentando que o protocolo para voar em zonas de conflito não é igual, o que aumenta os riscos.



Pedro



Estava-me a fazer confusão a força aérea ucraniana ter helis Puma (Aérospatiale), pelo que fui pesquisar.

O Airbus Helicopters H225, ex Eurocopter EC225 Super Puma, é fabricado pela Eurocopter Airbus Helicopters, e realmente o Ministério do Interior Ucraniano adquiriu alguns em 2008.

Não deixam de ser franceses :D


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2161
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 18/1/2023 15:59

MarcoAntonio Escreveu:Conseguiu reduzir drasticamente as compras de petróleo e o preço está a conseguir manter-se abaixo dos valores imediatamente antes da guerra, o que é realmente um feito.


A China tem estado desligada. Já se estão a antever novos máximos históricos para o oil.

Eu não sei é porque raios estamos dependentes de refinarias russas e vai ser bonito quando o ban entrar em vigor, diesel a 3-4 euros?

Pareces os comunas que celebram derrotas, como um feito glorioso.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/1/2023 15:31

BearManBull Escreveu:Andam os ucranianos a morrer na frente de batalha com balas compradas com dinheiro europeu.

É o progresso.


Na origem deste salto extemporâneo estará o ban que vem aí para os refinados. A União Europeia praticamente já deixou de comprar petróleo, as principais excepções são a Bulgária/Polónia/Alemanha, mas globalmente as compras agora são residuais (Polónia e Alemanha tinham programado terminar as importações via oleoduto até ao final do ano que findou).

O ban para os refinados entra em vigor em Fevereiro e o mercado (investidores) foi a correr comprar enquanto podia:

Analysis: Europe boosts Russian diesel buying ahead of ban set to rock market

A este nível a Europa está a sair-se supreendente bem. Conseguiu reduzir drasticamente as compras de petróleo e o preço está a conseguir manter-se abaixo dos valores imediatamente antes da guerra, o que é realmente um feito. A situação do gás era mais difícil de gerir mas mesmo aí os resultados para já estão a ser razoáveis sendo que o inverno está a passar sem problemas de maior, muito embora o corte tremendo às compras russas.

Globalmente, a Rússia fez mais em exportações no ano todo do que em anos anteriores, o que ocorre por duas razões: primeiro, porque os anos imediatamente anteriores foram bastante fracos (anos covid) e segundo porque deu-se uma subida dos preços dos combustíveis fósseis logo a seguir ao inicio da guerra, o que era basicamente incontornável. Essa subida entretanto desvaneceu-se e quer gás, quer petróleo, estão agora abaixo dos preços de antes da guerra e as receitas estão entretanto a cair em conformidade.

Quanto ao volume das vendas russas, as vendas perdidas na Europa foram essencialmente redireccionados para a Índia. A situação é um bocadinho mais complexa mas, no essencial, a principal alteração foi essa: em termos de volume global os números ficam mais ou menos na mesma, sendo que a Rússia vende menos na Europa e mais na Ásia, especialmente para a Índia.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38322
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/1/2023 15:00

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Deve ter sido um Mi-17.

Pedro


Não acertaste.... :D

Brovary crash helicopter "repeatedly involved" in transporting personnel to emergency sites

From CNN's Maria Kostenko

The helicopter which crashed in Brovary on Wednesday "was repeatedly involved in the transportation of personnel to emergency sites," said the State Emergency Services of Ukraine (SES).

The SES added in a Facebook post that these "Super Puma" ES-225 aircraft are used "often due to the ability to transport a sufficient number of people at the same time."

"The crew of the aircraft was trained to perform tasks in difficult conditions and had the required number of hours of flying time on ES-225 helicopters," it added.
https://edition.cnn.com/europe/live-new ... index.html


:lol:

Não sabia que operavam helis franceses, sempre a aprender.

Provavelmente, condições atmosféricas difíceis. Acrescentando que o protocolo para voar em zonas de conflito não é igual, o que aumenta os riscos.



Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2161
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/1/2023 14:47

PMP69 Escreveu:
Deve ter sido um Mi-17.

Pedro


Não acertaste.... :D

Brovary crash helicopter "repeatedly involved" in transporting personnel to emergency sites

From CNN's Maria Kostenko

The helicopter which crashed in Brovary on Wednesday "was repeatedly involved in the transportation of personnel to emergency sites," said the State Emergency Services of Ukraine (SES).

The SES added in a Facebook post that these "Super Puma" ES-225 aircraft are used "often due to the ability to transport a sufficient number of people at the same time."

"The crew of the aircraft was trained to perform tasks in difficult conditions and had the required number of hours of flying time on ES-225 helicopters," it added.
https://edition.cnn.com/europe/live-new ... index.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8123
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 18/1/2023 13:53

a Rússia aumentou as suas exportações de gasóleo no mês passado para um recorde de 1,2 milhões de barris por dia, o mais elevado em vários anos, dos quais 720.000 barris por dia (60%) se destinavam à União Europeia.


Andam os ucranianos a morrer na frente de batalha com balas compradas com dinheiro europeu.

É o progresso.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8783
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/1/2023 12:39

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:
BearManBull Escreveu:At least 18 dead and 29 injured in Brovary helicopter crash, police say

Among the dead is Ukrainian Interior Minister Denis Monastyrsky and the Ukrainian Interior Ministry's leadership team.


Terá sido acidente ou atentado russo?

Como se não basta-se tinha logo de cair em cima de um infantário. Que raios de sorte tem aquela gente...


Deve ter sido um Mi-17.

Provavelmente acidente, pois são helicópteros de fabrico soviético com quase 50 anos, com manutenções "duvidosas".


Pedro


Na BBC diz isto:

There is no indication the crash was anything other than an accident, although witnesses said Russia's war was to blame for the disaster.

"It was very foggy and there was no electricity, and when there's no electricity there are no lights on the buildings," local resident Volodymyr told the BBC.


Não deixa de ser suspeito e não se pode descartar sabotagem...


Sim, não se pode excluir nada, mas apesar de ter caído "próximo" da fronteira com a Bielorrússia (cerca de 100 kms), os ucranianos controlam essa zona.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2161
Registado: 11/2/2021 17:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO e 267 visitantes