Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 20:15

Este infographic resume a "teoria" de que eu falava há dias (a teoria não é minha, entenda-se).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 20:06

Pedro, se isto não te convencer que estás enganado..... :roll:

"Analysis of the satellite image also found other vessels in the water around the Moskva, suggesting Russia launched a rescue mission to save the crew of the ship that it said was sunk by a fire on board, which resulted in ammunition exploding. Moscow has made no mention of a Ukrainian attack."

https://www.dailymail.co.uk/news/articl ... image.html

Vê o nº 1.
https://i.dailymail.co.uk/1s/2022/04/16 ... 202198.jpg
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 19:40

A Google passou a publicar em alta resolução as bases russas e outras instalações de carácter militar e a malta já se começou a entreter a analisa-las. Nada disto é novidade para os militares que não estão dependentes de satélites civis.

Na base aéra de Lipetsk por exemplo, pode-se ver uma série de aviões parqueados semi-desmantelados (a maior parte parece estar em condições). Ver aqui (link directo para a localização no google maps).

Este base fica a nordeste de Karkiv. A maior parte dos desmantelados parecem ser MiG-31 (bombardeiros), embora haja alguns outros exemplos/modelos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 19:40

PMP69 Escreveu:
Idem, torna-se chato para nós e para quem lê :D

O problema é esse, a guerra não é um "videojogo", há conceitos que temos que saber, pois não interessa saber as características dos equipamentos, que estão "esparramadas" na internet, se não soubermos alguns conceitos básicos. Cada navio, cada avião, cada peça de artilharia, cada carro de combate...... tem uma função, se faz outras? Às vezes pode fazer, mas convém saber para que servem e como se interligam.


Totalmente de acordo. :D

PMP69 Escreveu:O que tenho tentado passar, mesmo não conhecendo bem a realidade russa, mas não deve ser muito diferente da americana, inglesa, francesa...., que já por si têm algumas nuances, é que um navio Almirante, é o navio aonde vai o comando das operações (só por aqui se deduz que não se comanda só a ele), leva consigo uma Taskforce para o proteger, que normalmente passa por fragatas, corvetas e submarinos. No caso das frotas americanas, levam navios de apoios logísticos, principalmente para reabastecer o porta-aviões de jetfuel (por curiosidade, Portugal tinha o NRP Bérrio, que o Vice-Almirante Gouveia e Melo quer recuperar).


Está agarrado a um dogma, não está a considerar o contexto, as TF são organizadas quando é necessário, é este facto que insistes em ignorar. E os russos consideraram que não existiam ameaças relevantes para a frota como tal tinham e têm os navios espalhados ao longo da costa para dar apoio, como os americanos referiram, que após o ataque ao Moskva esses navios afastaram-se para cerca de 80mn da costa.

PMP69 Escreveu:Pela foto de satélite que aqui foi colocada, e que não foi contestada como não sendo do Moskva, tu tentaste arranjar inúmeras explicações para provar que o Moskva seguia sozinho, tendo cometido diversos erros.

Na foto vêm-se 3 navios em formação de grupo de combate, o que é normal naquele teatro de operações. Mais, nenhum dos "navios" podia ser um submarino, pois o submarino vai à frente e raramente emerge, a uma distância de cerca de 50 milhas, para varrer a área, e em caso de ataque não vem à superfície, pois tornava-se um alvo fácil, pelo contrário, emerge ainda mais.



Erros?!?! :lol: :lol: Não fui eu que escrevi que o navio patrulha não podia ter bombardeado a ilha, apesar das evidências conhecidas. :D

Só pode estar a brincar, 3 navios em formação de grupo de combate? Tens a noção do que escreveste?
Seria um disparate colocar fragatas ou corvetas junto ao navio a arder, primeiro porque poderia haver explosões e danificar esses navios e além disso estariam numa posição vulnerável.

Eu referi que os "vessels" junto ao Moskva não podiam ser fragatas como referiste, porque não têm dimensão para tal (têm muito menos de metade do comprimento do Moskva), eventualmente poderiam ser submarinos, o meu raciocínio é que poderiam estar a recolher a tripulação mas hoje sabe-se que eram rebocadores.

Navios em formação de combate, agora compara com a imagem de satélite e descobre as semelhanças.
Anexos
A-naval-battle-group-moving-in-a-leader-follower-formation-Courtesy-of-NATO.jpg
A-naval-battle-group-moving-in-a-leader-follower-formation-Courtesy-of-NATO.jpg (54.36 KiB) Visualizado 3699 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 19:06

Kremlin responds to footage allegedly showing stricken warship

We reported earlier that pictures and a credible video have emerged showing damage to Russia's Moskva warship, which sank in the Black Sea last week.

The footage and two images all match the shape and design of the Russian Black Sea Fleet flagship, a BBC analysis shows.

The Kremlin has now responded.

"We did see the footage, but we can't say how authentic and true it is," President Vladimir Putin's spokesman Dmitry Peskov said.

Ukraine says it successfully struck the Moskva with two Ukrainian-made Neptune missiles, while Moscow alleges it was damaged after an explosion and subsequently sank because of “stormy seas”.
BBC
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/4/2022 18:48

Pedro, não quero ser chato, nem é perseguição mas de onde tiraste a ideia que um canhão de 76mm não pode bombardear uma guarnição como a da Snake Island? Aquilo não é uma fortaleza... :D

https://en.wikipedia.org/wiki/Attack_on_Snake_Island

Há cerca de 30 anos comecei a jogar um wargame chamado Harpoon:

https://boardgamegeek.com/boardgame/592 ... rd-edition

Nada melhor do que passar pela pele de um capitão ou almirante para perceber a dinamica das armas e estrategias, ainda me lembro do 1º cenário que joguei, basicamente eu tinha uma task force americana que ia de A para B e o oponente era um submarino russo, para ganhar o jogo eu tinha que chegar ao destino sem ter navios torpedeados, acontece que logo ao inicio o sub russo torpedeou-me um navio da TF, apesar de eu ter uma excelente opção para a deteção de subs, os helis. Só que me tinha esquecido de levantar os helis para irem à volta da frota a fazerem ASW. Até hoje lembro-me dessa asneira. :lol: :lol:


Idem, torna-se chato para nós e para quem lê :D

O problema é esse, a guerra não é um "videojogo", há conceitos que temos que saber, pois não interessa saber as características dos equipamentos, que estão "esparramadas" na internet, se não soubermos alguns conceitos básicos. Cada navio, cada avião, cada peça de artilharia, cada carro de combate...... tem uma função, se faz outras? Às vezes pode fazer, mas convém saber para que servem e como se interligam.

O que tenho tentado passar, mesmo não conhecendo bem a realidade russa, mas não deve ser muito diferente da americana, inglesa, francesa...., que já por si têm algumas nuances, é que um navio Almirante, é o navio aonde vai o comando das operações (só por aqui se deduz que não se comanda só a ele), leva consigo uma Taskforce para o proteger, que normalmente passa por fragatas, corvetas e submarinos. No caso das frotas americanas, levam navios de apoios logísticos, principalmente para reabastecer o porta-aviões de jetfuel (por curiosidade, Portugal tinha o NRP Bérrio, que o Vice-Almirante Gouveia e Melo quer recuperar).

Pela foto de satélite que aqui foi colocada, e que não foi contestada como não sendo do Moskva, tu tentaste arranjar inúmeras explicações para provar que o Moskva seguia sozinho, tendo cometido diversos erros.

Na foto vêm-se 3 navios em formação de grupo de combate, o que é normal naquele teatro de operações. Mais, nenhum dos "navios" podia ser um submarino, pois o submarino vai à frente e raramente emerge, a uma distância de cerca de 50 milhas, para varrer a área, e em caso de ataque não vem à superfície, pois tornava-se um alvo fácil, pelo contrário, emerge ainda mais.

Até hoje, lembro-me apenas de um Cruzador (USS Indianapolis) que navegava sozinho, para passar despercebido, visto que levava componentes para a bomba atómica, e que esse facto levou ao seu afundamento por um submarino japonês.

Não leves a mal, mas não vou alimentar mais esta discussão, pois acaba por ser "cansativo" para todos.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2131
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 18/4/2022 17:58

https://observador.pt/2022/04/18/putin-assegura-que-politica-de-sancoes-do-ocidente-a-russia-fracassou/

De acordo com dados de 30 de março, divulgados pela agência federal de estatísticas Rosstat, o desemprego na Rússia caiu de 4,4% em janeiro para 4,1% em fevereiro, relativamente aos mesmos meses do ano passado, o que representa o valor mais baixo desde 1991, embora ainda não haja dados do mês passado (março), quando muitas empresas internacionais suspenderam as suas atividades no país ou deixaram o mercado russo no cumprimento das sanções económicas impostas pelos países ocidentais.

De acordo com declarações avançadas hoje pelo presidente da câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, cerca de 200.000 pessoas (só na capital) podem perder os seus empregos devido ao fecho de empresas estrangeiras.


Para já tudo bem... pois ainda não estão a ser comparados valores pós guerra !!!
Sendo um regime ditador, certamente haverá uma "imposição" da suposta normalidade !!!

Aparentemente a próxima vítima será o presidente da câmara de Moscovo, por estar a dizer o que "não deve"!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 17:16

PMP69 Escreveu:
mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
A Pytliviy bombardeou, juntamente com o Moskva a ilha das Serpentes, era uma das fragatas que lhe fazia escolta.



The Russian Navy warships Moskva and Vasily Bykov bombarded the island with deck guns before sending Russian soldiers ashore to take control of the facility, according to Ukrainian media.

https://www.maritime-executive.com/arti ... ake-island


A função de um patrulha não é bombardear uma guarnição, nem tem poder de fogo para isso.

Pedro


Pedro, não quero ser chato, nem é perseguição mas de onde tiraste a ideia que um canhão de 76mm não pode bombardear uma guarnição como a da Snake Island? Aquilo não é uma fortaleza... :D

https://en.wikipedia.org/wiki/Attack_on_Snake_Island

Há cerca de 30 anos comecei a jogar um wargame chamado Harpoon:

https://boardgamegeek.com/boardgame/592 ... rd-edition

Nada melhor do que passar pela pele de um capitão ou almirante para perceber a dinamica das armas e estrategias, ainda me lembro do 1º cenário que joguei, basicamente eu tinha uma task force americana que ia de A para B e o oponente era um submarino russo, para ganhar o jogo eu tinha que chegar ao destino sem ter navios torpedeados, acontece que logo ao inicio o sub russo torpedeou-me um navio da TF, apesar de eu ter uma excelente opção para a deteção de subs, os helis. Só que me tinha esquecido de levantar os helis para irem à volta da frota a fazerem ASW. Até hoje lembro-me dessa asneira. :lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 18/4/2022 17:08

Entretanto em Mariupol a resistência ucraniana parece que continua ativa.

Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 15:56

PMP69 Escreveu:
A Pytliviy bombardeou, juntamente com o Moskva a ilha das Serpentes, era uma das fragatas que lhe fazia escolta.



The Russian Navy warships Moskva and Vasily Bykov bombarded the island with deck guns before sending Russian soldiers ashore to take control of the facility, according to Ukrainian media.

https://www.maritime-executive.com/arti ... ake-island
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/4/2022 15:56

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
A Pytliviy bombardeou, juntamente com o Moskva a ilha das Serpentes, era uma das fragatas que lhe fazia escolta.



The Russian Navy warships Moskva and Vasily Bykov bombarded the island with deck guns before sending Russian soldiers ashore to take control of the facility, according to Ukrainian media.

https://www.maritime-executive.com/arti ... ake-island


A função de um patrulha não é bombardear uma guarnição, nem tem poder de fogo para isso.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2131
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 18/4/2022 15:28

https://es.news-front.info/2022/04/17/ucrania-puede-luchar-contra-rusia-durante-10-anos-zelensky/
Dijo que las fuerzas ucranianas en Donbass son algunas de las “mejores fuerzas armadas” que tiene el país. “Es una agrupación grande. Y Rusia quiere rodearlos y destruirlos”, afirmó Zelensky, y agregó que estaba hablando de “44,000 militares profesionales que sobrevivieron a una gran guerra desde principios de 2014”


Vamos esperar que os 44000 aguentem valentemente a ofensiva russa.

Curiosamente, apesar de todo o clima ainda muito duvidoso sobre o futuro do país e sem segurança nem certezas, parece que Kiev tenta voltar ao normal...
Mesmo a discussão sobre a reconstrução do país já começa a ser discutida, dando a entender que o fim da guerra estará próximo ou que a guerra de guerrilha será para continuar sem se expandir (novamente) para o resto do país....
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 15:22

PMP69 Escreveu:
mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:https://theins.ru/en/news/250388

Supostamente, as imagens que circulam foram feitas através da Pytliviy, que fazia parte da sua frota.

https://nypost.com/2022/04/18/images-reportedly-show-russian-warship-moskva-before-sinking/

Pedro


Seguramente que o navio de onde é feito o video não é um navio militar.

O local de onde é feito a filmagem que se vê no video é branco, como o rebocador que se vê passar.

EDIT: a foto que é colocada como sendo o navio patrulha (por acaso é uma fragata :lol: ) juntamente com o Moskva não pode ser com o que aconteceu, a foto é tirada num porto.


Mais_um, a foto foi tirada na Crimeia, está mencionado.

A Pytliviy bombardeou, juntamente com o Moskva a ilha das Serpentes, era uma das fragatas que lhe fazia escolta.

Informação sobre a Frota do Mar Negro.

https://twitter.com/TheShipYard2

Pedro

A legenda da fota diz:

The Russian navy patrol ship Pytliviy (left) navigates near the Russian flagship Moskva (right) after it was damaged by Ukraine forces.

Como é que chegas à conclusão que a foto foi tirada pela Pytliviy?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/4/2022 15:15

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:https://theins.ru/en/news/250388

Supostamente, as imagens que circulam foram feitas através da Pytliviy, que fazia parte da sua frota.

https://nypost.com/2022/04/18/images-reportedly-show-russian-warship-moskva-before-sinking/

Pedro


Seguramente que o navio de onde é feito o video não é um navio militar.

O local de onde é feito a filmagem que se vê no video é branco, como o rebocador que se vê passar.

EDIT: a foto que é colocada como sendo o navio patrulha (por acaso é uma fragata :lol: ) juntamente com o Moskva não pode ser com o que aconteceu, a foto é tirada num porto.


Mais_um, a foto foi tirada na Crimeia, está mencionado.

A Pytliviy bombardeou, juntamente com o Moskva a ilha das Serpentes, era uma das fragatas que lhe fazia escolta.

Informação sobre a Frota do Mar Negro.

https://twitter.com/TheShipYard2

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2131
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 14:59

Russia's Nabiullina flags further rate cut, return to inflation target in 2024

April 18 (Reuters) - Russian Central Bank Governor Elvira Nabiullina on Monday flagged a further cut in interest rates and said it would take two years to rein back inflation to its 4% target as the economy adapts to the impact of western sanctions.

"The period when the economy can live on reserves is finite. And already in the second and third quarter we will enter a period of structural transformation and the search for new business models," Nabiullina said in her most significant speech since Russia sent its forces into Ukraine on Feb. 24.

She told members of parliament this would be accompanied by a surge in prices for certain goods so inflation - which hit an annual 17% in March - would be above target. But this would be caused by low supply, not high demand.

(...)

SANCTIONS BITE

Sanctions had until now mainly affected the financial market, "but now they will begin to increasingly affect the economy," Nabiullina said.

"The main problems will be associated with restrictions on imports and logistics of foreign trade, and in the future with restrictions on exports."

She said Russian companies would need to adapt.

(...)
Reuters
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 14:50

200,000 Risk Losing Jobs in Moscow Over Sanctions – Mayor

Around 200,000 employees of foreign companies in Moscow could lose their jobs due to sanctions over Russia's military campaign in Ukraine, the city's mayor said on Monday.

"According to our estimates, about 200,000 people are at risk of losing their jobs," Moscow Mayor Sergei Sobyanin said in a blog post.

He said authorities had last week approved a $41-million program to support employment in the Russian capital.

"First of all, the program is aimed at employees of foreign companies that have temporarily suspended their operations or decided to leave Russia," Sobyanin said.

Hundreds of mainly Western companies have announced the suspension of their activities or their departure from Russia after President Vladimir Putin sent troops to Ukraine on Feb. 24.

Sobyanin said the newly approved program was expected to support more than 58,000 people who have lost their jobs. Around 12,500 of them will undergo retraining, he added.

People in between jobs will be offered to get involved in public works in a number of city organizations, parks and elsewhere, Sobyanin added.

Economists believe that the worst economic impact of debilitating Western sanctions is still to come and expect Russia to plunge into a deep recession.
The Moscow Times / AFP
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 14:44

PMP69 Escreveu:https://theins.ru/en/news/250388

Supostamente, as imagens que circulam foram feitas através da Pytliviy, que fazia parte da sua frota.

https://nypost.com/2022/04/18/images-reportedly-show-russian-warship-moskva-before-sinking/

Pedro


Seguramente que o navio de onde é feito o video não é um navio militar.

O local de onde é feito a filmagem que se vê no video é branco, como o rebocador que se vê passar.

EDIT: a foto que é colocada como sendo o navio patrulha (por acaso é uma fragata :lol: ) juntamente com o Moskva não pode ser com o que aconteceu, a foto é tirada num porto.
Editado pela última vez por mais_um em 18/4/2022 14:51, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 18/4/2022 14:22

https://theins.ru/en/news/250388

Supostamente, as imagens que circulam foram feitas através da Pytliviy, que fazia parte da sua frota.

https://nypost.com/2022/04/18/images-reportedly-show-russian-warship-moskva-before-sinking/

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2131
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 13:57

Entretanto há uma versão do video da parada um pouco mais longo. O número de marinheiros que se pode deduzir do vídeo anda talvez algures entre os 150 e 250 (não é possível perceber quantos estarão na segunda linha) e é possível ver aquele que era supostamente o capitão (naturalmente, subsistem dúvidas, sobre possíveis montagens, de poder ser uma parada antes da partida, etc). No entanto, assumindo que o vídeo é o que alega ser, continua a apresentar menos de metade da tripulação. Supõe-se que o resto são mortos e feridos. Se o vídeo é genuíno e é aquilo que diz ser, o capitão sobreviveu.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 18/4/2022 13:49

Imagens mostram o navio russo Moskva a arder

Foi divulgada uma fotografia que alegadamente mostra o navio de guerra russo Moskva, momentos depois de ter sido atingido por um míssil ucraniano Neptune.

A fonte da imagem não é clara e a sua autenticidade ainda não foi confirmada. A fotografia mostra o que parece ser o navio almirante a arder.

Moska era um dos mais importantes da Marinha da Rússia e afundou-se na quinta-feira, no Mar Negro. Moscovo diz que se tratou de um incêndio a bordo, mas Kiev garante ter atingido a embarcação com mísseis fabricados na Ucrânia.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/imagens-mostram-o-navio-russo-moskva-a-arder/625d2f930cf2ea367d36bdac

Quando o invasor "afirma" que foram "todos salvos"... :roll: e colocam aquelas imagens dos supostos marinheiros salvos..., leva-me a pensar/especular que porventura muitos possam ter morrido...

Vamos aguardar por possível informação do que terá realmente acontecido aos mesmos. Se é que vai ser possível saber concretamente o ocorrido.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 18/4/2022 13:44



Bom artigo, tem o mesmo entendimento que eu, excesso de confiança e treino deficiente.
Com 2 minutos para reagir num navio que não está à espera de ser atacado, com parte da tripulação do serviço militar obrigatório com a postura que se conhece da marinha russa (treinos e afins), é a receita perfeita para o resultado final.
A porta do hangar do heli está aberta, presumo que este tenha escapado e os equipamentos salva vidas do lado visível na foto também não estão presentes, provavelmente a tripulação abandonou o navio de imediato. E como se pode ver a tempestade é brutal, as ondas são enormes.. :lol:
Tendo em conta as fotos e o vídeo que circulam nas redes sociais, os outros navios na imagem de satélite são provavelmente rebocadores
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8116
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 12:37

Entretanto existem pelo menos 3 fotos e um video de 3 segundos, tudo consistente entre si, podemos assumir pacificamente como verdadeiros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 18/4/2022 8:32

Entrevista a um piloto da Ucrânia .

« Tam­bém somos usa­dos em mis­sões de inter­cep­ta­ção de mís­seis de cru­zeiro, mas esses são alvos muito peque­nos e nos­sas aero­na­ves estão mal adap­ta­das. E nos­sos mís­seis ar-AR tam­bém são muito anti­gos. »

Os ucra­ni­a­nos estão equi­pa­dos com aero­na­ves do tipo sovi­é­tico Sukhoi-25, Sukhoi-27 ou MIG-29. Essas aero­na­ves datam da década de 1990 e são tec­ni­ca­mente supe­ra­das por seus opo­nen­tes rus­sos, que voam em aero­na­ves muito mais novas.
"Juice" está pilo­tando um MiG-29, uma aero­nave mais velha que ele. "Esta aero­nave só pode ser usada para inter­cep­tar bom­bar­dei­ros, mas é com­ple­ta­mente supe­rada pelo Sukhoi-30 ou Sukhoi-35. Mesmo se tivés­se­mos cen­te­nas de mig29s, não serí­a­mos capa­zes de esta­be­le­cer supe­ri­o­ri­dade aérea. E somos nós que somos infe­ri­o­res em núme­ros de qual­quer maneira, diz O piloto ucra­ni­ano. Acon­te­ceu de eu me encon­trar na frente de mais de uma dúzia de dis­po­si­ti­vos rus­sos. É uma lou­cura voar com um avião com mais de 40 anos. »
"Nos­sas mis­sões são extre­ma­mente peri­go­sas, no ar, mas tam­bém no solo, onde nos­sas bases estão cons­tan­te­mente ame­a­ça­das. Já per­de­mos mui­tos dis­po­si­ti­vos. »
For­ça­dos a mudar cons­tan­te­mente a pista para evi­tar serem vis­tos e des­tru­í­dos por mís­seis rus­sos, avi­a­do­res ucra­ni­a­nos deco­lam e pou­sam em luga­res dife­ren­tes. "Eu mudo a pista às vezes várias vezes ao dia", diz" Juice", já que nunca sei onde vou pou­sar, levo alguns per­ten­ces pes­so­ais comigo e meus Car­re­ga­do­res e cabos para meus tele­fo­nes e apa­re­lhos ele­trô­ni­cos.»
No entanto, ape­sar de sua esma­ga­dora supe­ri­o­ri­dade numé­rica e tec­no­ló­gica, a avi­a­ção russa ainda está lutando para esta­be­le­cer o domí­nio com­pleto do céu. "Esta­mos mais bem trei­na­dos e melhor pre­pa­ra­dos do que seus pilo­tos, diz
"Suco". Os oito anos de guerra sobre o Don­bass nos pro­por­ci­o­na­ram uma expe­ri­ên­cia que está se mos­trando vali­osa hoje. Nossa par­ti­ci­pa­ção no exer­cí­cio Clear Sky, uma grande mano­bra aérea da OTAN rea­li­zada em 2018, nos pro­por­ci­o­nou uma exce­lente pre­pa­ra­ção. As táti­cas apren­di­das são muito úteis para nós. Os rus­sos são menos bem trei­na­dos, e sua expe­ri­ên­cia na Síria, onde voa­vam sem opo­si­ção, não os ser­viu muito. »
Seja por falta de trei­na­mento indi­vi­dual ou cole­tivo, a avi­a­ção russa nunca rea­li­zou ope­ra­ções aéreas sobre a Ucrâ­nia com­pa­rá­veis às da OTAN ou dos ame­ri­ca­nos, cuja dou­trina con­si­dera a neu­tra­li­za­ção das defe­sas aéreas ini­mi­gas como um pré-requi­sito para as ope­ra­ções ter­res­tres. Usa­das em mis­sões úni­cas, as aero­na­ves rus­sas sofre­ram per­das sig­ni­fi­ca­ti­vas das defe­sas aéreas Ucra­ni­a­nas desde o iní­cio da ofen­siva.
"Juice" o piloto, no entanto, difi­cil­mente está oti­mista sobre as chan­ces de con­ti­nuar a con­tro­lar um ini­migo com tanta supe­ri­o­ri­dade sem ajuda externa. "Os rus­sos come­ça­ram a usar bom­bar­dei­ros como os Tupo­lev-22, capa­zes de des­truir cida­des intei­ras, como na Síria", diz ele. Pre­ci­sa­mos de avi­ões e mís­seis anti­a­é­reos para poder pro­te­ger efe­ti­va­mente nos­sas cida­des, nossa popu­la­ção e nos­sas tro­pas ter­res­tres. "Mesmo os MiG-29 polo­ne­ses, que Var­só­via con­si­de­rou entre­gar a Kiev antes de desis­tir por medo de que fosse per­ce­bido por Mos­cou como uma esca­lada, em sua opi­nião não teria feito muita dife­rença. "Pre­ci­sa­mos de aero­na­ves moder­nas, equi­pa­das com os padrões da OTAN, como Rafale, ou F-16 ou F-18", diz ele. Mui­tos dos nos­sos pilo­tos nem sequer têm avi­ões para voar. Os paí­ses oci­den­tais pode­riam nos for­ne­cer essas aero­na­ves, já pode­rí­a­mos estar trei­nando nos­sos pilo­tos e pes­soal de terra. O trei­na­mento não é tão longo, e já esta­mos usando simu­la­do­res de vôo usa­dos por pilo­tos oci­den­tais. »
"Não esta­mos pedindo que você envie com­ba­ten­tes", diz" Juice", repe­tindo uma dis­cus­são repe­tida desde o iní­cio do con­flito pelas auto­ri­da­des ucra­ni­a­nas. "Só pre­ci­sa­mos de armas para nos defen­der­mos e, da mesma forma, defen­der­mos toda a Europa! »
 
Mensagens: 4441
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 18/4/2022 2:09

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38179
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], JoeP, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, Noel1, OCTAMA, papamericano, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, rg7803, tami, VALHALLA e 217 visitantes