Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 22/3/2022 18:23

A conquista de Mariupol também ainda não é liquida:



Kherson, granadas contra velhos e mulheres a protestar? Sim senhor, é este tipo de gente que querem deixar andar para evitar o risco nuclear. Está bem está!

Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/3/2022 18:20

MarcoAntonio Escreveu:Penso que ele se está a referir a uma previsao anterior de que ia haver guerra na Ucrania e uma outra agora de que não vai haver guerra com a NATO. Julgo que é isso...


Não iria tao longe de dizer previsão, mas os indícios estavam lá.

Se estivéssemos em risco alto de uma guerra com a NATO envolvida creio que os mercados estariam em panico total.
Anexos
war.PNG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 22/3/2022 18:14

BearManBull Escreveu:

No mercado já tenho algum traquejo para saber que tem acesso a informação privilegiada e muito antes do publico em geral. Aliás para mim à a unica fonte de verdade que existe. Basta ver o tópico da Tesla como a empresa iniciou o bull market quando se reportou o primeiro caso covid.



É uma fonte que serve para muita coisa mas não serve para saberes se ou quando aí vem uma Guerra Nuclear. Ainda que tivesses acesso a informação privilegiada e soubesses uns dias antes que seriam lançadas as Nukes fazias o quê? Vendias as tuas posições e colocavas onde?
Seria uma informação inútil para qualquer investidor pelo que não o vejo com qualquer relevância que fizesse o mercado antecipar algo assim.

Podes ter a experiência toda do mundo nos mercados financeiros, mas não sabes qual o seu comportamento numa situação dessas, felizmente nunca o passaste.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 22/3/2022 18:13

p3droPT Escreveu:
A invasão está em stalemate mas acho que é errado exagerar com um "falhanço rotundo". A Russia já quase cortou o acesso da Ucrania ao mar negro, que seria provavelmente um dos seus principais alvos. A mancha entre Donestk e a Crimeia, àparte de Mariupol, está toda conquistada. Acabado o cerco a Mariupol, muitas unidades militares ficam livres para reforçarem outras frentes. Até porque pelo adiar de conversações entre Putin e Zelensky, considero que a Russia deve querer ter mais trunfos na mão antes de se sentar a negociar.


É um falhanço na perspectiva do ponto de partida, em termos teoricos a superioridade dos russos era enorme, mas penso que os ucranianos não têm capacidade para expulsar os russos do seu território sem um acordo entre ambas as partes.

Em relação ao acesso ao mar negro, os russos bloquearam a navegação, os ucranianos só voltam a ter acesso ao mar após o fim da guerra, isto se não tiverem que ceder a provincia de Odessa. Porque tenho duvidas que os russos consigam ter força para conquistar Odessa, mesmo após a conquista de Mariupol, as forças russas estão muito desgastadas, não vão ser grande reforço em lado nenhum.
Editado pela última vez por mais_um em 22/3/2022 18:14, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 22/3/2022 17:38

Penso que ele se está a referir a uma previsao anterior de que ia haver guerra na Ucrania e uma outra agora de que não vai haver guerra com a NATO. Julgo que é isso...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 17:35

...
Editado pela última vez por Lusitanus em 22/3/2022 17:52, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/3/2022 17:29

BearManBull Escreveu:OK parece que vamos mesmo ter guerra.



Na Russia o MOEX deu bem a indicação do caos... no caso de uma guerra NATO os mercados estavam num bear market sem fundo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 17:09

Opcard Escreveu:
PS. Renovo a pergunta ,Se cair um Míssil russo com vários mortos na Polónia o que acontece ? Eu sei que o secretário geral da Nato não sabe .

Quanto à resposta militar concreta que a NATO daria à queda de um míssil, se ela fosse intencional, não sei, evidentemente, qual seria, mas haveria certamente uma resposta militar da NATO à Rússia, proporcional. É que alguém dar uma bofetada a outro e dizer que não se considere isso uma agressão porque só foi uma bofetada e não duas ou três, não deve ser levado a sério, pois não? :roll: Já outra coisa seria alguém dar uma bofetada e depois, de forma veemente, pedir desculpa pelo ato.

Lusitanus Escreveu:
Opcard Escreveu:QUEDA de um míssil em território polaco foi o que escrevi. Não há doutrina porque não há acordo entre países NATO .

Não há doutrina?! Não há acordo entre países da NATO?!
Quanto à queda de um míssil, estás a falar, sublinho, da queda de apenas um míssil, tudo dependeria se tal queda fosse considerada acidental ou intencional. Caso houvesse razões para ela ser considerada intencional, não tenho qualquer dúvida, haveria uma resposta militar da NATO, proporcional, tendo em conta que até então teria existido apenas um único ato intencional de agressão da Rússia à Polónia.
Não te enganes: um ato isolado de agressão a um país da NATO pela Rússia, por ser um ato isolado, não deixaria de ser considerado, com as respetivas consequências militares para a Rússia, como uma agressão a um país da NATO!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/3/2022 16:55

Carrancho_ Escreveu:Isto aplica-se ao que o Bull escreveu, se um débil mental como Putin faz o que quer sem reação, então ele cresce, inflama, não para mais e o que queres evitar encolhendo-te, está na verdade a promover.

Quanto ao Mercado acho que a ameaça Nuclear em si não deve ter qualquer influencia na sua variação. Caso venha a ocorrer uma WWIII Nuclear no dia seguinte não há mercado, e no dia anterior não há investimento onde te possas refugiar (a não ser a construção de um Bunker). Uma Guerra pode influenciar o mercado, antes, durante e depois. A possibilidade de ser Nuclear não deve ter qualquer influência, no dia seguinte tudo não vale nada por isso é indiferente se no dia anterior alguma coisa vale 8 ou 80.


No mercado já tenho algum traquejo para saber que tem acesso a informação privilegiada e muito antes do publico em geral. Aliás para mim à a unica fonte de verdade que existe. Basta ver o tópico da Tesla como a empresa iniciou o bull market quando se reportou o primeiro caso covid.

Para vocês não sei mas para mim a linha vermelha é claríssima, se qualquer força marchar sobre país membro a NATO vai defender-se com recurso a todo o armamento convencional. O escalar a total war vai depender, os USA têm esses procedimentos todos documentados em bases publicas. Mais info para quem tiver paciência. Law of Armed Conflict

Não sei o que queres dizer com parar Putin? De momento mataram 10k soldados, militarmente é humilhante mas ninguém está a parar nada. Só se está a agravar o sofrimento do povo ucraniano. O que mais tem impacto na Russia são as sanções isso sim é um entrave mais difícil de lidar.

Aliás o Zelensky agora está na boca do mundo e goza de mediatismo incondicional, mas se a guerra se prolonga vai perder o momentum e vai acabar sem pais e sem ucranianos, porque os são capazes de reerguer o país não vão voltar... Portanto que seja esperto e que ceda aos russos, será uma batalha perdida numa guerra de longo prazo, o objectivo não é derrotar Putin o objectivo é derrotar o sistema de poder podre da Russia (ainda mais podre do que o ocidente infelizmente).
Editado pela última vez por BearManBull em 22/3/2022 17:12, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 22/3/2022 16:53

BearManBull Escreveu:opcard não me parece que Russia tenha nem vontade nem recursos de se meter numa guerra na Polonia, ou qualquer outro país da NATO.


Também não creio que a Russia tenha essa vontade nem recursos.
Porém, acho que nem a Nato terá vontade de retaliar se algum incidente ocorrer em "território" Nato... mas certamente aumentará automaticamente o número de sanções... (claro que isso dependerá também do tipo e gravidade do incidente...).

Entretanto:
"Rússia e Coreia do Norte estarão a estudar o desenvolvimento de relações bilaterais"
"Polónia pressiona EUA para que Rússia seja excluída do G20"
"Banco central da Ucrânia pede à banca internacional para suspender atividade na Rússia"

Fontes:
https://www.reuters.com/world/russia-north-korea-discuss-developing-relations-2022-03-22/
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/mercados-num-minuto/detalhe/futuros-da-europa-apontam-para-o-vermelho-russia-sem-capacidade-para-ultrapassar-resistencia-ucraniana

Estes tópicos tudo orientam para um maior isolamento da Rússia, mas acho que está a faltar qualquer coisa ao ocidente na imposição destas sansões, pois deveriam ser um pouco mais orientadas e claras a uma referência a "enquanto o Putin continuar com esta invasão ou estiver no poder", caso contrário a Russia ficará tão isolada que a certa altura não haverá volta a dar e será como uma Coreia do Norte totalmente fechada e imprevisível!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 22/3/2022 16:46

Não se enganem , nos USA poucos sabem onde fica a Ucrânia ninguém tem vontade de morrer , é bonito ter um pequenos gestos e pouco mais ,já noto em caixa de comentários na Europa ,o lamento isto já está a custar dinheiro

Penso que já falei de uma sondagem feita em vários países é assim ,fora do ocidente querem morrer pela pátria , no ocidente querem viver pelo bem estar .
É irónico povos sem estado social querem morrer pela pátria sabem que o pais é seu , povos com estado dos direitos estão se marimbado para a pátria porque o seu país em de quem o quiser .

Os países ocidentais ao serem de todos acabam por não ter ninguém , só pagando , todas as missões são bem pagas .
Quando os países são barrigas de aluguer perdemos O amor .

PS. Renovo a pergunta ,Se cair um Míssil russo com vários mortos na Polónia o que acontece ? Eu sei que o secretário geral da Nato não sabe .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 16:41

Matar seres humanos como se matam moscas é, simplesmente, intolerável!!! Não tenho dúvida de que se isso acontecer na Ucrânia, de algum modo, a NATO interviria na Ucrânia. É que quem usa armas químicas para matar seres humanos como se fossem insetos, está preparado para muitas outras coisas!!! Não vale a pena ficar simplesmente à espera que essas outras coisas aconteçam. Os países que pertencem à NATO sabem isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23


Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 22/3/2022 16:16

Também já pensei como o Opcard, que a NATO devia ter já definido certas linhas vermelhas com respetivo aviso de qual seria a reação. Depois de uma conversa com alguém que percebe mais disto que eu, foi-me explicado que a incerteza da força colocada na reação é em sim um forte dissuasor. Além disso definir essas linhas/reação e comunicá-las ao mundo ia comprometer o Ocidente com as mesmas caso a linha fosse ultrapassada, ainda que entretanto tivéssemos outra solução melhor estaríamos presos à comunicada e não a aplicar seria visto como um sinal de fraqueza. Portanto, a incerteza da reação é um forte dissuasor em si mesmo.
O Putin não teve problemas em anunciar/ameaçar que atacaria de forma nunca antes vista os países que ajudassem militarmente a Ucrânia, todos os dias chega armamento à Ucrânia de vários pontos do globo e reação Russa nem vê-la. Logo quem sai fragilizado é Putin, fica demonstrado que não passa de um charlatão.

Isto aplica-se ao que o Bull escreveu, se um débil mental como Putin faz o que quer sem reação, então ele cresce, inflama, não para mais e o que queres evitar encolhendo-te, está na verdade a promover.

Quanto ao Mercado acho que a ameaça Nuclear em si não deve ter qualquer influencia na sua variação. Caso venha a ocorrer uma WWIII Nuclear no dia seguinte não há mercado, e no dia anterior não há investimento onde te possas refugiar (a não ser a construção de um Bunker). Uma Guerra pode influenciar o mercado, antes, durante e depois. A possibilidade de ser Nuclear não deve ter qualquer influência, no dia seguinte tudo não vale nada por isso é indiferente se no dia anterior alguma coisa vale 8 ou 80.

Se vier a ocorrer penso que será melhor ser desintegrado logo, quem sobreviver (possivelmente mais gente no hemisfério sul) vai viver o inferno na terra.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 16:03

Opcard Escreveu:QUEDA de um míssil em território polaco foi o que escrevi. Não há doutrina porque não há acordo entre países NATO .

Não há doutrina?! Não há acordo entre países da NATO?!
Quanto à queda de um míssil, estás a falar, sublinho, da queda de apenas um míssil, tudo dependeria se tal queda fosse considerada acidental ou intencional. Caso houvesse razões para ela ser considerada intencional, não tenho qualquer dúvida, haveria uma resposta militar da NATO, proporcional, tendo em conta que até então teria existido apenas um único ato intencional de agressão da Rússia à Polónia.
Não te enganes: um ato isolado de agressão a um país da NATO pela Rússia, por ser um ato isolado, não deixaria de ser considerado, com as respetivas consequências militares para a Rússia, como uma agressão a um país da NATO!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 22/3/2022 16:01

Penso que se estão aqui a discutir coisas prematuramente. O único país que eu vislumbro que a Rússia poderia invadir no curto-prazo seria a Moldávia (não NATO). A países da NATO, Putin quanto muito lançaria uma provocação ou um tiro de aviso sem grandes consequências (eventualmente disfarçado de acidente). O que no máximo teria uma resposta medida mais ou menos à altura.

Nem a NATO vai invadir a Rússia nem nada que se pareça.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/3/2022 15:52

opcard não me parece que Russia tenha nem vontade nem recursos de se meter numa guerra na Polonia, ou qualquer outro país da NATO.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 22/3/2022 15:48

QUEDA de um míssil em território polaco foi o que escrevi. Não há doutrina porque não há acordo entre países NATO .

Reafirmo o que escrevi , se for invasão não há alternativa contrariados e devagar serão empurrados .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 22/3/2022 15:32

Portanto estão dispostos a por a vida de meio planeta em causa se a Russia usar armas químicas na Ucrânia?
A menos que tenham um mecanismo de defesa contra armas nucleares parece-me um plano de caca.

A NATO tem de manter a postura defensiva e nunca sequer arriscar a atacar nenhuma base militar da Russia, com a qualidade do exercito russo, o recurso ao nuclear vai ser uma questão de dias ou horas. Mesmo sem nuclear um ataque da NATO à Russia vai ser faísca para incendiar o ódio nos russos e nunca ninguém derrotou os russos em casa.... Além disso obrigaria a China a abandonar a neutralidade e não me parece viável que opta-se pelo ocidente.

Depois os que sobrevivessem vai ser viver em total anarquia, faltaria de tudo, seria voltar novamente à idade média, com a agravante de termos de lidar com efeitos de radiação.


Por agora o mercado parece descartar por completo tal cenário. O mais provável é que se chegue a algum acordo ou que a Russia continue a ser depenada numa guerra longa.

PS: Relativo ao holocausto nucelar, estive-me a informar melhor e parece que realmente na actualidade não provocaria MAD (porque se dá primazia aos números vs carga). Mesmo assim imaginem o que é um planeta em que todas as capitais foram dizimadas....
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 14:59

Opcard Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Quero pensar que Putin antes da invadir a Ucrânia tinha a noção de que se invadisse um país da NATO teria uma guerra com a NATO. Seja como for, Putin, se antes não tinha agora tem a certeza disso.
Entretanto Joe Biden vai alertando para a possibilidade dos russos usarem armas químicas na Ucrânia, tentando desse modo abortar essa utilização e, por outro, dar a entender aos russos que a utilização de armas químicas seria considerada uma violação de uma linha vermelha da NATO e justificaria uma intervenção militar da NATO.


Ninguém conhece as linhas vermelhas , porque não há acordo entre os países NATO , um míssil atinge a Polónia que fazer a seguir ?
Putin utiliza armas químicas ou nuclear tácticas na Ucrânia que fazer a seguir.
Uns vão quer responder outros não .

Ninguém conhece as linhas vermelhas da NATO?! :shock:
Se Putin invadir um país pertencente à NATO, se os russos utilizarem armas químicas ou armas nucleares táticas na Ucrânia, ele e tu vão ver depois se há ou não há linhas vermelhas. Falam de Putin mas por aqui há quem ache que não há linhas vermelhas. :roll: Se fosse assim Putin poderia fazer tudo. Isso não é assim. Uma aliança militar funciona de acordo com regras e linhas bem definidas traçadas previamente. Uma aliança militar não funciona como pensas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 22/3/2022 14:37

Lusitanus Escreveu:Quero pensar que Putin antes da invadir a Ucrânia tinha a noção de que se invadisse um país da NATO teria uma guerra com a NATO. Seja como for, Putin, se antes não tinha agora tem a certeza disso.
Entretanto Joe Biden vai alertando para a possibilidade dos russos usarem armas químicas na Ucrânia, tentando desse modo abortar essa utilização e, por outro, dar a entender aos russos que a utilização de armas químicas seria considerada uma violação de uma linha vermelha da NATO e justificaria uma intervenção militar da NATO.


Ninguém conhece as linhas vermelhas , porque não há acordo entre os países NATO , um míssil atinge a Polónia que fazer a seguir ?
Putin utiliza armas químicas ou nuclear tácticas na Ucrânia que fazer a seguir.
Uns vão quer responder outros não .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 14:31

Opcard Escreveu:
Ninguém fala , mas eu todos os dias penso na Coreia do Sul , o Norte tem caminho livre para ocupar o Sul , como a arma atómica tal como a Rússia não será incomodada .

Não acredito que fosse assim. Os EUA estão comprometidos com a defesa da Coreia do Sul. Não é permitldo tudo ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 22/3/2022 14:22

Quero pensar que Putin antes da invadir a Ucrânia tinha a noção de que se invadisse um país da NATO teria uma guerra com a NATO. Seja como for, Putin, se antes não tinha agora tem a certeza disso.
Entretanto Joe Biden vai alertando para a possibilidade dos russos usarem armas químicas na Ucrânia, tentando desse modo abortar essa utilização e, por outro, dar a entender aos russos que a utilização de armas químicas seria considerada uma violação de uma linha vermelha da NATO e justificaria uma intervenção militar da NATO.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 22/3/2022 13:55

Pode ser só o começo , um jornal oficial em Pequim lembrou aos habitantes de
Twain que os ucranianos também pensavam que os ocidentais iriam em seu socorro , pode ficar só frente a China ‘

Ninguém fala , mas eu todos os dias penso na Coreia do Sul , o Norte tem caminho livre para ocupar o Sul , como a arma atómica tal como a Rússia não será incomodada .

O mundo pode vir a ser um lugar perigoso para as democracias liberais .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por cloubird » 22/3/2022 13:49

em vez de se falar em paz e harminia, vejo que o mundo está desejoso de um conflito.

o armamento nuclear foi feito para dissuadir assim com a nato, não foi feito para ser usado, mas tudo bem , mundo está desejoso de um guerra. ok, pode ser fixe, terá mais emoção que um jogo de computador.
é triste que a conversa seja sempre para ameaçar.

Mas tudo bem, é uma de proteger o planeta, assim se metade de mudo desaparecer, ou mesmo a totalidade, acaba o consumo de crude e plásticos, covid e outros.

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detal ... sNoticias1

o costa deve pensar que temos algum hipótese contra quem quer que seja, um exercito com paios com mais de 50 anos, armas do tempo da guerra colonial, como havia em tancos..é uma anedota.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado: