Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 6/10/2022 11:15

Marco Martins Escreveu:Duas notícias diferentes que em muito se interlaçam com a questão da Ucrânia:

https://www.tsf.pt/mundo/coreia-do-norte-disparou-missil-balistico-que-sobrevoou-o-japao-15221915.html

A primeira envolve um país da Nato (USA) que está em exercicios militares com o Japão e a Coreia do Sul.
É muito grave um país lançar um míssil que sobrevoe outro país! Mas o que acho estranho é os japoneses terem sido avisados e ser iniciado um estado de alerta e o míssil não foi abatido por nenhum sistema!! O Japão não deveria ter um sistema de defesa aérea?
A influência deste "incidente" no conflito da Ucrânia, será espicaçar mais os que estão de um lado e do outro da barricada (Coreia do Norte/China/Rússia vs Japão/Coreia do Sul/USA e por consequência a Europa).




https://cnnportugal.iol.pt/coreia-do-norte/coreia-do-sul/mais-misseis-sobre-o-mar-do-japao-coreia-do-norte-fez-novos-disparos-eua-enviam-porta-avioes-nuclear/20221006/633e570e0cf2ea4f0a5fc5f8

A situação está a ficar mais tensa, e infelizmente os USA e Japão vão querer mostrar uma posição de força (principalmente para mostrar à Rússia) e não acredito que isto seja bom para ninguém!
A China já veio dizer que se deveria usar o diálogo e não o confronto... e acaba por ter razão... o mundo está muito encrispado e isto pode descambar!!!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 6/10/2022 10:43

Animação da ofensiva no oblast de Kherson.

https://www.forte.jor.br/2022/10/05/como-foi-a-ofensiva-ucraniana-na-frente-kherson-1-10-a-4-10/

Nesta zona estão das melhores unidades russas, como a 83ª Brigada de Assalto Aéreo da Guarda (VDV), e como foi tomada logo no início da invasão, conseguiram montar e consolidar uma boa defesa.

Os russos nas costas têm o rio Dniepre, sem pontes, podem ficar isolados.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2150
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por macau5m » 6/10/2022 0:11

MarcoAntonio Escreveu:Isto já foi discutido aqui e acho extraordinário como é que o tópico volta (ou, também, como é que alguém como Musk se sai com esta; nota particular, confesso que a mim não me espanta, há muito que aprendi que ele é ao mesmo tempo um personagem inspirador mas também alguém que faz/escreve coisas irreflectidas). Não há quaisquer condições "democráticas" para realizar um referendo nesta altura. A população foi (ex)purgada de múltiplas formas e por várias razões, não só ao longo dos últimos anos, mas também e em particular (em virtude da guerra) nos últimos meses.


Acho que o Musk anda aqui pelo Caldeirão a ver as minhas ideias.

Por acaso fui o autor dessa ideia e partilhei aqui, com uma grande diferença é que os referendos não seriam para já mas a longo prazo, no minimo 5 anos.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 419
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 5/10/2022 23:34

Mesmo com a Ucrânia a recuperar terreno de forma significativa, o agressor com ideias imperialistas e ditatoriais, parece querer continua a fazer o que bem lhe apetece....nem quero imaginar o que seria se supostamente tivesse sucesso o terreno... :roll: :evil:
Logo, é impensável deixar de se ajudar a Ucrânia.


Diretor da agência de Energia Atómica viaja para Kiev. Rússia apropriou-se da central de Zaporijia
Rafael Grossi anunciou estar a preparar-se para "reuniões importantes" com o objetivo de estabelecer uma "zona de proteção" à volta da central.

A Rússia apropriou-se formalmente, esta quarta-feira, da central nuclear de Zaporijia, no sul da Ucrânia, ocupada militarmente há meses, o que levou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) a viajar de urgência para Kiev.

A Rússia "irá gerir as instalações nucleares da central (...) como propriedade federal", refere o decreto, assinado esta quarta-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, anunciou a sua partida imediata para Kiev para "discutir o estabelecimento de uma zona de proteção" à volta da central nuclear ucraniana em Zaporijia, a maior da Europa.

"A caminho de Kiev para reuniões importantes. A necessidade de uma zona de proteção ao redor da central [nuclear] é mais urgente do que nunca", referiu Rafael Grossi, numa mensagem divulgada através da rede social Twitter.

A viagem, que estava marcada para esta semana, mas que passou a ter caráter urgente, tem como objetivo "continuar as consultas" para estabelecer um dispositivo de proteção da central "o mais rapidamente possível", indicou a AIEA.

A central de Zaporijia, localizado na região com o mesmo nome, um dos territórios ucranianos anexados pela Rússia na sexta-feira, perto da linha de demarcação entre os territórios controlados por Kiev e os ocupados por Moscovo, está nas mãos de tropas russas desde o início de março.

Moscovo e Kiev acusam-se mutuamente de bombardeamentos ao local há vários meses, levantando o espetro de um grande desastre nuclear, semelhante ao de Chernobyl, em 1986.

O seu diretor, Igor Murachov, foi detido pela Rússia na sexta-feira, tendo a AIEA afirmado que não irá retomar as suas funções na central, embora a agência internacional não saiba ainda quem o substituirá.

Embora Kiev defenda uma zona desmilitarizada à volta da central, Rafael Grossi pediu, em setembro, para "se manter as coisas simples", considerando que "a Ucrânia e a Rússia devem concordar com o princípio muito simples de não atacar ou bombardear a central" e devem comprometer-se "a que nenhuma ação militar tenha como alvo a central ou os seus arredores".

O Presidente russo ratificou hoje as leis que reivindicam a anexação de quatro regiões da Ucrânia - Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia -- depois de um referendo realizado na semana passada, que a maior parte da comunidade internacional não reconheceu.
https://www.tsf.pt/mundo/diretor-da-agencia-de-energia-atomica-viaja-para-zaporijia-russia-apoderou-se-da-central-nuclear-15226724.html

https://cnnportugal.iol.pt/videos/zaporizhzhia-putin-anexa-maior-central-nuclear-da-europa/633dcd100cf2ea4f0a5fac78
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 5/10/2022 23:07

Alcançado acordo político entre países da UE para novo pacote de sanções à Rússia

Novas medidas devem entrar em vigor na quinta-feira e são “forte resposta” à anexação de territórios ucranianos

Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram esta quarta-feira a acordo político sobre novas sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, um oitavo pacote que deverá entrar em vigor na quinta-feira como “forte resposta” à anexação de territórios ucranianos.

A informação foi avançada aos meios de comunicação social europeus por fonte oficial da presidência checa do Conselho da UE, que indicou que “os embaixadores [dos Estados-membros] acabam de chegar a um acordo político sobre novas sanções contra a Rússia”.


Vincando que esta é “uma forte resposta da UE à anexação ilegal de Putin de territórios ucranianos”, a mesma fonte adiantou que o texto será agora finalizado para o procedimento escrito estar concluído na quinta-feira de manhã, prevendo-se publicação no Jornal Oficial da União Europeia nesse dia.

“Em seguida, as sanções entrarão em vigor”, concluiu.

Na passada quarta-feira, a Comissão Europeia propôs um oitavo pacote de sanções à Rússia, face à “nova escalada” do Kremlin na sua agressão à Ucrânia, com a realização de “referendos fraudulentos”, mobilização parcial e a ameaça de recurso a armas nucleares.

O novo pacote de sanções da União Europeia inclui um teto ao preço do petróleo russo, novas restrições ao comércio para privar a Rússia de cerca de sete mil milhões de euros de receitas, uma proibição de exportações de mais produtos para privar o Kremlin de tecnologias-chave para a máquina de guerra russa e uma atualização da lista de indivíduos e entidades alvo de medidas restritivas.

Em concreto, a UE acrescentou à lista de sanções individuais os responsáveis pró-russos nas regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, ocupadas pela Rússia.

Bruxelas propôs também a proibição de prestação de serviços europeus à Rússia e a proibição de cidadãos da UE terem assento em órgãos de direção de empresas estatais russas, argumentando que “a Rússia não deve beneficiar do conhecimento e da perícia" dos europeus.

Este é o oitavo pacote de sanções aprovado pela UE desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, há sensivelmente sete meses.

Reagindo hoje à aprovação pelos embaixadores dos Estados-membros, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou a ‘luz verde’, vincando que a UE “avançou de forma rápida e decisiva”.

“Nunca aceitaremos os referendos fraudulentos de Putin nem qualquer tipo de anexação na Ucrânia. Estamos determinados a continuar a fazer com que o Kremlin [regime russo] pague”, adiantou Ursula von der Leyen.
https://cnnportugal.iol.pt/ucrania/russia/alcancado-acordo-politico-entre-paises-da-ue-para-novo-pacote-de-sancoes-a-russia/20221005/633d57460cf2ea4f0a5f9888
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 5/10/2022 22:34

Seria muito mais fácil uma saída para a guerra se a Rússia não tivesse efetuado os referendos nos territórios ucranianos ocupados pelos russos. Com a realização dos referendos a margem de recuo do Kremelin encurtou-se muito. Ainda hoje, o porta-voz do Kremelin declarou que os territórios ucranianos onde foram realizados referendos serão para sempre russos!
Os ucranianos estão apostados em reconquistá-los. Mesmo que o consigam Putin nunca aceitará perder a face nesta questão. Ele sabe que não sobreviveria politicamente a um vexame dessa magnitude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 5/10/2022 1:50

O suposto ato de sabotagem nos gasodutos Nord Stream, parece que vieram dar uma sinal à Alemanha, de que não vale a pena esperar pelo gás do agressor...das suas "boas intenções...a sensação que tenho é que o ocorrido deixou a Alemanha mais determinada na ajuda à Ucrânia.
Os sistemas de defesa aérea IRIS-T serão certamente muito uteis no inverno, importante para a proteção do povo Ucraniano, que bem precisam.

Alemanha prevê primeira entrega do IRIS-T SLM para a Ucrânia em outubro

Os sistemas de defesa aérea IRIS-T são fabricados especificamente para a Ucrânia e não estão em serviço com o exército alemão, disse a embaixadora alemã na Ucrânia, Anka Feldhuzen.

“A Bundeswehr não os tem. Não sei se estou respondendo corretamente, mas estamos dentro da OTAN e a defesa aérea está meio que ao nosso redor. Quando eu estava na Polônia, vi todos esses Patriots e outros, eu nunca os vi na Alemanha”, disse Feldhuzen em entrevista ao European Truth.

Segundo ela, o primeiro sistema provavelmente será entregue em outubro, o segundo – antes do final do ano.

“Eles estão sendo produzidos agora, e eu realmente espero que o segundo seja antes do final do ano, e o restante ano que vem. Não depende de vontade política, a decisão foi claramente tomada lá. Esses são os últimos sistemas, mas a cadeia de abastecimento para a produção é difícil”, explicou o embaixador.

O sistema IRIS-T SLM tem um alcance de 40 quilômetros e uma altitude de até 20 quilômetros. Com o IRIS-T SLM, pode-se abater aviões de combate, helicópteros, mísseis de cruzeiro, artilharia de foguetes, drones, mísseis antirradar.
https://www.forte.jor.br/2022/09/28/alemanha-preve-primeira-entrega-do-iris-t-slm-para-a-ucrania-em-outubro/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2022-10/alemanha-diz-que-fornecera-sistema-de-defesa-aerea-ucrania-em-dias
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 4/10/2022 22:32

MarcoAntonio Escreveu:Isto já foi discutido aqui e acho extraordinário como é que o tópico volta (ou, também, como é que alguém como Musk se sai com esta; nota particular, confesso que a mim não me espanta, há muito que aprendi que ele é ao mesmo tempo um personagem inspirador mas também alguém que faz/escreve coisas irreflectidas). Não há quaisquer condições "democráticas" para realizar um referendo nesta altura. A população foi (ex)purgada de múltiplas formas e por várias razões, não só ao longo dos últimos anos, mas também e em particular (em virtude da guerra) nos últimos meses.



Se as partes se conseguirem entender a esse ponto, a solução (pacífica) passa por uma negociação (em que ambas as partes terão de fazer cedências, ou não é negociação nenhuma como é óbvio). O referendo não é uma solução, é inviável (e/ou a validação destes processos, como seja, invadir território alheio, etc). Já a negociação não é uma validação (ambas as partes têm de ceder em alguma coisa face às suas pretensões e é meramente o reconhecimento que do ponto de vista prático não se consegue a paz de outra forma).


Depois das anexações as negociações morreram, mais, com Putin a Ucrânia nunca vai negociar.

Fora de contexto, o Daesh está a crescer na Ásia Central.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2150
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 4/10/2022 19:48

Isto já foi discutido aqui e acho extraordinário como é que o tópico volta (ou, também, como é que alguém como Musk se sai com esta; nota particular, confesso que a mim não me espanta, há muito que aprendi que ele é ao mesmo tempo um personagem inspirador mas também alguém que faz/escreve coisas irreflectidas). Não há quaisquer condições "democráticas" para realizar um referendo nesta altura. A população foi (ex)purgada de múltiplas formas e por várias razões, não só ao longo dos últimos anos, mas também e em particular (em virtude da guerra) nos últimos meses.



Se as partes se conseguirem entender a esse ponto, a solução (pacífica) passa por uma negociação (em que ambas as partes terão de fazer cedências, ou não é negociação nenhuma como é óbvio). O referendo não é uma solução, é inviável (e/ou a validação destes processos, como seja, invadir território alheio, etc). Já a negociação não é uma validação (ambas as partes têm de ceder em alguma coisa face às suas pretensões e é meramente o reconhecimento que do ponto de vista prático não se consegue a paz de outra forma).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38221
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por rollingsnowball » 4/10/2022 17:28

Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/elon-musk-sugere-pol%C3%A9mico-plano-de-paz-para-a-r%C3%BAssia-e-a-ucr%C3%A2nia/ar-AA12zHrq?ocid=entnewsntp&cvid=0ad009ab9475430286383e4752fa22b0

"Refazer as eleições sob supervisão da ONU das regiões anexadas. A Rússia sai se essa for a intenção da população. A Crimeia formalmente uma parte da Rússia, como tem sido desde 1783 (até o erro de Khrushchev). Assegurar fornecimento de água à Crimeia. A Ucrânia mantém-se neutra”, eis a proposta do multimilionário para votação.



Concordo totlamente com o Elon Musk!
Embora não concorde que a Crimeira deva passar para gestão russa, no entanto concordo com um referendo onde possa ser tornada independente, absorvida pela ucrania ou pela russia... desde que seja algo sério sem sensacionalismos.
Se houver uma discussão séria, acho que será bom para todos... políticos, economia, paz, ambiente e para um futuro melhor...

É claro que por trás existem muitos interesses, políticos e estratégicos... mas será errado se o mundo insistir nisso.


1- fazer um referendo a favor de um pais depois de um genocidio é incentivar o genocidio.

Deixo a definição de genocidio

https://www.un.org/en/genocidepreventio ... et-ENG.pdf

2- há milhões de deslocados, muitos desde 2014. Como faze-los votar?

3- há centenas de milhar de ucranianos mortos nesta guerra pela Rússia: podem votar?

4- o referendo já foi feito. A votação pela Ucrânia foi esmagadora em todo o lado e à volta de 55% na crimeia. Foi em 1991 aquando da independência da Ucrânia.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 4/10/2022 16:48

Lusitanus Escreveu:As fronteiras não são eternas! Isso não significa que se acolha facilmente toda a vontade independentista, caso contrário, o mapa político correria o risco de se transformar num mosaico, possivelmente até com várias Cidades-Estado. Isso, por sua vez, aumentaria o risco de guerra ...



Certo, contra isso não tenho nada contra e em parte também concordo!

Mas cada caso é um caso, e tendo em conta todo o contexto e história da Crimeia, se calhar faria sentido haver uma maior negociação por todos os invervenientes (não estou com isto a defender a Rússia nem tão pouco a questionar o ocidente) .
A Rússia falou e o ocidente ignorou e agora estão ambos num braço de ferro a ver quem ganha... e ninguém vai ganhar enquanto não houver um entendimento!!!

Perante todo o crescimento demográfico e o consumo desenfriado dos recursos, será natural haver mais pandemias, mais fome e mais guerras nos próximos anos... mas um evento nuclear irá provocar uma catástrofe muito maior e muito mais duradoura que qualquer outro evento... e isso deverá ser evitado a todo o custo através do diálogo.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 4/10/2022 16:09

O problema das fronteiras vem desde o Tratado de Versalhes (1919), em que a Europa e África foram "divididas" a régua e esquadro.

Sem ser por meio de uma guerra, não vejo maneira de se alterarem fronteiras.

O que fariam os EUA se os mexicano quisessem o Texas de volta?

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2150
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 4/10/2022 15:58

Mas qual é a pressa de colocar toda a Europa menos Portugal a ferro e fogo ?
Por serem portugueses ?
É verdade fazendo o que defendem só restava Suíça , Dinamarca e Portugal que seria a grande potência da europeia .

O grande povo não esqueceu que a Hungria tiraram 1/3 do país e o acesso ao mar , a Suécia os russos roubaram parte do seu território aínda a Noruega , a Alemanha restou metade do país e expulsaram vários milhões roubado todos os seus haveres , havia dezenas de Itálias e centenas de Alemanhas , só a Bélgica daria 4 países a Espanha ainda mais … se continuasse não haveria espaço no caldeirão .

Tenham juízo não mexam em nada na Europa se querem chegar a velhos com bem estar , mesmo em África ou no resto do mundo sempre que se partem depois há o inferno ,os exemplos pacíficos são escassos e tem a sua época como após a queda do muro.
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Lusitanus » 4/10/2022 15:24

Marco Martins Escreveu:
Opcard Escreveu:
Eu faço melhor um referendo no Minho sinto que querem ser galegos para terem melhores salários e reformas , outro na Alsácia e Lorena para serem alemães teriam melhores salários e falariam a sua língua de origem , Bolzano e Tirol do Sul talvez queiram deixar a Itália para se
juntarem à Áustria já que falam alemão , eu tenho mais umas dezenas de referendos na manga só na Europa .


Entendo o teu ponto de vista e as tuas questões.
Mas porque havemos de forçar a que as fronteiras criadas depois da II grande guerra sejam eternas?

Se o Minho quiser ser independente, qual o problema nisso? Há vantagens e desvantagens... faz parte do ciclo humano. A Madeira em tempos também quis ser independente, mas as desvantagens seriam maiores do que as vantagens. Tal como a regionalização no continente...
Mas cá por Portugal o desejo de indeipendência não é assim tão acentuado... existem países onde essa vontade é muito maior... como por exemplo em Barcelona...

Embora um país tenha de ser sólido e constante nas suas fronteiras, isso não deverá ser superior à necessidade de se manter uma guerra para manter essas fronteiras.

As fronteiras não são eternas! Isso não significa que se acolha facilmente toda a vontade independentista, caso contrário, o mapa político correria o risco de se transformar num mosaico, possivelmente até com várias Cidades-Estado. Isso, por sua vez, aumentaria o risco de guerra ...

Casos como a Catalunha deveriam ser resolvidos por referendo ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 4/10/2022 14:50

É impossível sobreviver a tudo isto.

Acrescentando que começa a ficar encurralado pelos apoiantes mais ferozes, como Ramzan Kadyrov...

https://nypost.com/2022/10/03/russian-rapper-commits-suicide-to-avoid-ukraine-war/?utm_medium=SocialFlow&utm_campaign=SocialFlow&utm_source=NYPTwitter

https://www.kyivpost.com/russias-war/video-shows-russian-trying-to-break-arm-with-sledgehammer-to-dodge-draft.html

Acrescentado, na zona de Kherson estão as melhores unidades russas, nomeadamente forças aerotransportadas "VDV" e fuzileiros navais, e têm um sistema defensivo bem montando, composto por vários anéis. Supostamente o primeiro cedeu.

https://www.kyivpost.com/russias-war/russian-forces-under-pressure-in-south-ukraine.html


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2150
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 4/10/2022 14:32

Opcard Escreveu:
Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/elon-musk-sugere-pol%C3%A9mico-plano-de-paz-para-a-r%C3%BAssia-e-a-ucr%C3%A2nia/ar-AA12zHrq?ocid=entnewsntp&cvid=0ad009ab9475430286383e4752fa22b0

"Refazer as eleições sob supervisão da ONU das regiões anexadas. A Rússia sai se essa for a intenção da população. A Crimeia formalmente uma parte da Rússia, como tem sido desde 1783 (até o erro de Khrushchev). Assegurar fornecimento de água à Crimeia. A Ucrânia mantém-se neutra”, eis a proposta do multimilionário para votação.



Concordo totlamente com o Elon Musk!
Embora não concorde que a Crimeira deva passar para gestão russa, no entanto concordo com um referendo onde possa ser tornada independente, absorvida pela ucrania ou pela russia... desde que seja algo sério sem sensacionalismos.
Se houver uma discussão séria, acho que será bom para todos... políticos, economia, paz, ambiente e para um futuro melhor...

É claro que por trás existem muitos interesses, políticos e estratégicos... mas será errado se o mundo insistir nisso.


Eu faço melhor um referendo no Minho sinto que querem ser galegos para terem melhores salários e reformas , outro na Alsácia e Lorena para serem alemães teriam melhores salários e falariam a sua língua de origem , Bolzano e Tirol do Sul talvez queiram deixar a Itália para se
juntarem à Áustria já que falam alemão , eu tenho mais umas dezenas de referendos na manga só na Europa .


Entendo o teu ponto de vista e as tuas questões.
Mas porque havemos de forçar a que as fronteiras criadas depois da II grande guerra sejam eternas?

Se o Minho quiser ser independente, qual o problema nisso? Há vantagens e desvantagens... faz parte do ciclo humano. A Madeira em tempos também quis ser independente, mas as desvantagens seriam maiores do que as vantagens. Tal como a regionalização no continente...
Mas cá por Portugal o desejo de indeipendência não é assim tão acentuado... existem países onde essa vontade é muito maior... como por exemplo em Barcelona...

Embora um país tenha de ser sólido e constante nas suas fronteiras, isso não deverá ser superior à necessidade de se manter uma guerra para manter essas fronteiras.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Opcard » 4/10/2022 13:26

Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/elon-musk-sugere-pol%C3%A9mico-plano-de-paz-para-a-r%C3%BAssia-e-a-ucr%C3%A2nia/ar-AA12zHrq?ocid=entnewsntp&cvid=0ad009ab9475430286383e4752fa22b0

"Refazer as eleições sob supervisão da ONU das regiões anexadas. A Rússia sai se essa for a intenção da população. A Crimeia formalmente uma parte da Rússia, como tem sido desde 1783 (até o erro de Khrushchev). Assegurar fornecimento de água à Crimeia. A Ucrânia mantém-se neutra”, eis a proposta do multimilionário para votação.



Concordo totlamente com o Elon Musk!
Embora não concorde que a Crimeira deva passar para gestão russa, no entanto concordo com um referendo onde possa ser tornada independente, absorvida pela ucrania ou pela russia... desde que seja algo sério sem sensacionalismos.
Se houver uma discussão séria, acho que será bom para todos... políticos, economia, paz, ambiente e para um futuro melhor...

É claro que por trás existem muitos interesses, políticos e estratégicos... mas será errado se o mundo insistir nisso.


Eu faço melhor um referendo no Minho sinto que querem ser galegos para terem melhores salários e reformas , outro na Alsácia e Lorena para serem alemães teriam melhores salários e falariam a sua língua de origem , Bolzano e Tirol do Sul talvez queiram deixar a Itália para se juntarem à Áustria já que falam alemão , eu tenho mais umas dezenas de referendos na manga só na Europa .
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 4/10/2022 12:17

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/elon-musk-sugere-pol%C3%A9mico-plano-de-paz-para-a-r%C3%BAssia-e-a-ucr%C3%A2nia/ar-AA12zHrq?ocid=entnewsntp&cvid=0ad009ab9475430286383e4752fa22b0

"Refazer as eleições sob supervisão da ONU das regiões anexadas. A Rússia sai se essa for a intenção da população. A Crimeia formalmente uma parte da Rússia, como tem sido desde 1783 (até o erro de Khrushchev). Assegurar fornecimento de água à Crimeia. A Ucrânia mantém-se neutra”, eis a proposta do multimilionário para votação.



Concordo totlamente com o Elon Musk!
Embora não concorde que a Crimeira deva passar para gestão russa, no entanto concordo com um referendo onde possa ser tornada independente, absorvida pela ucrania ou pela russia... desde que seja algo sério sem sensacionalismos.
Se houver uma discussão séria, acho que será bom para todos... políticos, economia, paz, ambiente e para um futuro melhor...

É claro que por trás existem muitos interesses, políticos e estratégicos... mas será errado se o mundo insistir nisso.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 4/10/2022 12:01

PMP69 Escreveu:
Pessoalmente, acho que de nada lhe vai servir, e que à semelhança de tantos outros ditadores, inclusive russos, vai cair.


Pedro


Até pode cair, mas não me acredito que seja nos próximos tempos.

O Putin, por muito que não se goste dele, ainda tem muito apoio popular devido às melhorias que o povo sentiu desde o colapso da união sovietica! O crescimento dos salários é algo real (se foi às custas do petróleo, não sei... mas a realidade é que houve um aumento no povo).
Até Fevereiro as contas da Rússia pareciam estar a correr da melhor maneira....e isso o povo não esquece de um dia para o outro!

O facto dele apelar a uma "Rússia grande" também lhe dá apoio popular porque o povo de certa forma gosta e acredita nisso (e aquilo que vemos de jovens a fugir da Rússia, acredito que seja uma parte pequena nos milhares que poderão ser mobilizados...) .

Em relação às armas que os russos têm acaba por ser um pouco a história entre o ladrão e o polícia... teoricamente o polícia tem melhores armas, condições e melhor organização de trabalho.... no entanto tem de seguir regras.... enquanto o ladrão, mesmo com armas antigas ou de plástico não segue regras nenhumas (e neste momento o Putin será o "ladrão") mas assusta e rouba.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por PMP69 » 4/10/2022 11:02

ASimoes Escreveu:Putin, está entalado e não quer dar o braço a torcer ! :roll:
Retirada das, tropas !? Tem água no bico, ou não !? :-k Ou ataque não será à Capital, Kiev :!: :roll: :?:
Isto de, meter a colher, entre irmãos, é uma cretinice. Coragem :mrgreen:



No terreno os russos estão a executar ações retardadoras, para dar a Putin o que ele precisa desesperadamente TEMPO.

Normalmente, na guerra o tempo que as forças ganham no terreno, serve para negociar, no caso de Putin, espera desesperadamente que o inverno abra frechas no Ocidente.

Pessoalmente, acho que de nada lhe vai servir, e que à semelhança de tantos outros ditadores, inclusive russos, vai cair.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2150
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 4/10/2022 10:51

CNN: What shape are Russia’s nuclear weapons in?

De Bretton-Gordon: This is difficult to tell for certain, but my assumption is that Russia’s strategic weapons and ICBMs are probably in good condition and always ready. It is only Russia’s strategic nuclear weapons which now give it parity with the US and NATO militarily, so I expect them to be well looked after.

But this is likely not the case for the tactical weapons. The warheads and missiles are probably in reasonable condition but the vehicles they are mounted on are, I believe and have on good authority, in poor condition. Judging by the state of the rest of the Russian Army equipment on show in Ukraine, this is a fair assumption.

It is likely that these launchers would need to travel hundreds of miles to get into a position where they could attack Ukraine, as they only have a range of up to 500 kilometers (310 miles). But from a mechanical perspective it’s unlikely, in my opinion, that they would get that far.

Also, it is likely these weapons rely on microprocessors and other high-tech components which are in very short supply in Russia – given international sanctions and the heavy use of precision guide missiles by Russia, which also use these parts.

CNN: What about strikes on nuclear stations?

De Bretton-Gordon: As Putin’s conventional warfare is struggling in Ukraine, I expect the Russians to increasingly turn to unconventional warfare.

At the heart of this move is attacking civilians rather than opposition forces. This manifests itself with attacks on hospitals, schools and ‘hazardous’ infrastructure, like chemical plants and nuclear power stations. If these are attacked, they can become improvised chemical or nuclear weapons.

The Russians hope that if the Ukrainian people give up, the military will quickly follow, which, in my opinion, is a highly flawed assumption – both are showing a lot more mettle than the Russians.

The Russians hope that if the Ukraine people give up the military will quickly follow, which in my opinion is a highly flawed assumption.

Hamish de Bretton-Gordon

We have seen several occasions in Ukraine where Russian forces appear to deliberately bomb chemical factories to cause toxic contamination.

Though blowing up these power stations would not create a nuclear explosion similar to a weapon detonation, it could spread radioactive debris and contaminate local water supplies.

Meteorological conditions at the moment indicate that all this contamination would also head west across Europe. This could be seen as an attack on NATO and trigger Article 5 – where an attack on one ally is considered an attack on all allies – which would allow NATO to strike directly back at Russia.

Hopefully, this possibility is something the Russian high command fully recognizes.

CNN: What’s the likelihood of these nuclear scenarios?

De Bretton-Gordon: The use of strategic nuclear weapons is extremely unlikely in my opinion. This is a war nobody can win, and at the moment it does not seem likely that this regional conflict in Europe would lead to a global nuclear war which could destroy the planet for many generations.

I am sure the checks and balances are in place in the Kremlin, as they are at the White House and 10 Downing Street to make sure we are not plunged into global nuclear conflict on a whim.

I believe Putin’s tactical nuclear weapons are unusable. Even if their vehicles do work, the minute they turn their engines on to move they will be picked up by US and NATO intelligence.

I hope the private discussions the Biden and Putin administrations have apparently been having are along the lines of, ‘you move your tactical nukes and NATO will take them out with long range precision guided missiles’. It would appear this is the case from what Jake Sullivan, the US National Security Advisor to the White House, disclosed over the weekend.

The most likely nuclear scenario is, I believe, an attack by Russia on a nuclear power station in Ukraine. This could have a similar effect to a tactical nuclear explosion but would be easier to deny for the Russians, who accuse Ukraine of deliberately bombing their own power stations.

It is only Russia that has tactical nuclear weapons in this conflict, so it would be undeniable if they’re used that Russia is responsible, and hence trigger NATO action. So degraded are Russian conventional forces, that they would likely be quickly overcome by NATO forces if it came to that, which even with Putin’s other failings, presumably he realizes.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por ASimoes » 4/10/2022 10:31

Putin, está entalado e não quer dar o braço a torcer ! :roll:
Retirada das, tropas !? Tem água no bico, ou não !? :-k Ou ataque não será à Capital, Kiev :!: :roll: :?:
Isto de, meter a colher, entre irmãos, é uma cretinice. Coragem :mrgreen:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 4/10/2022 9:18

Duas notícias diferentes que em muito se interlaçam com a questão da Ucrânia:

https://www.tsf.pt/mundo/coreia-do-norte-disparou-missil-balistico-que-sobrevoou-o-japao-15221915.html

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/orban-apoio-dos-paises-ricos-as-empresas-pode-quebrar-unidade-da-ue

A primeira envolve um país da Nato (USA) que está em exercicios militares com o Japão e a Coreia do Sul.
É muito grave um país lançar um míssil que sobrevoe outro país! Mas o que acho estranho é os japoneses terem sido avisados e ser iniciado um estado de alerta e o míssil não foi abatido por nenhum sistema!! O Japão não deveria ter um sistema de defesa aérea?
A influência deste "incidente" no conflito da Ucrânia, será espicaçar mais os que estão de um lado e do outro da barricada (Coreia do Norte/China/Rússia vs Japão/Coreia do Sul/USA e por consequência a Europa).

O Segundo mostra cada vez mais tensões dentro da UE sobre quem está ou quem não quer estar... e a Hungria (face às pressões para ser mais ocidental nos direitos humanos e corrupção e face à retirada de fundos) poderá ser a ovelha negra dentro da UE... podendo encaminhar-se para fazer ameaças de sair da UE (o que penalizará/gragilizará a UE face à Rússia).
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por pepe7 » 3/10/2022 23:11

Avanço de 30km: é o maior ganho de sempre da Ucrânia na frente sul

A Ucrânia ganha terreno na província de Kherson, e conseguiu já o seu maior avanço de sempre na frente sul, com os russos a recuarem 30 quilómetros. Em Moscovo, ouvem-se cada vez mais vozes entre a elite do regime a criticar o desempenho das forças russas, e os média locais noticiam que Vladimir Putin terá mandado demitir o comandante do distrito militar ocidental, aquele que confina com a Ucrânia.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/avanco-de-30km-e-o-maior-ganho-de-sempre-da-ucrania-na-frente-sul/633b3ef60cf2ea4f0a5f5a8d
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Carrancho_ » 3/10/2022 22:15

A China já começou a assobiar para o lado há algum tempo e se azedarem ainda mais esconde-se debaixo da cama. Também para eles a Ucrânia é um exemplo e mais uma forte razão pelo que o ocidente não se pode acagaçar. Quanto ao teu wishful thinking da NATO retirar o apoio à ofensiva Ucraniana, esquece, é precisamente o contrário que se está a passar.

Que grande tareia que os russos estão a levar, começo a duvidar que o inverno lhes vá trazer algum alívio.

Slava Ukraini! :clap:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Donald the Duck, JFDIL, JoeP, karaya75, latbal, LCRLCR, MR32, nfaz, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, yggy e 195 visitantes