Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fusion Fuel Green

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fusion Fuel Green

por rg7803 » 6/9/2021 14:35

NirSup Escreveu:Caro pedrofpais_goog,
É caso para dizer: YO NO CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY LAS HAY.
Será que os gurus das Bolsas americanas leem o Caldeirão da Bolsa?
by Nirvana


Sim. Leem. Mas somente porque tu escreves aqui…
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 6/9/2021 14:08

Caro pedrofpais_goog,
Não confundi uma central CSP (concentrated solar power) com a Fusion Fuel.
Aquilo que estava implícito no meu comentário e que eu pretendi transmitir é que não está demonstrado que a tecnologia CSP (mesmo em grande escala) seja mais eficiente e mais competitiva do que a tradicional fotovoltaica. Apenas pretendi dizer isso e nada mais.
Mas, nem de propósito, estou agora a achar piada a uma coisa.
A primeira vez que desanquei forte e feio, neste fórum, na Fusion Fuel Green foi no dia 16/08/2021 (basta fazer um flash back). Verifica o gráfico da empresa desde esse dia até hoje.
É caso para dizer: YO NO CREO EN BRUJAS, PERO QUE LAS HAY LAS HAY.
Será que os gurus das Bolsas americanas leem o Caldeirão da Bolsa?
by Nirvana
Anexos
Fusion Fuel.gif
Fusion Fuel.gif (17.89 KiB) Visualizado 15203 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por pedrofpais_goog » 6/9/2021 11:12

NirSup Escreveu:
A Fusion Fuel, que tem um dos mais promissores projetos de hidrogénio verde em Portugal, foi fundada em parte pelos gestores da Magpower e Magp Inovação, alvo de várias ações judiciais nas últimas semanas. Um dos gestores assegura que os diferendos estão a ser resolvidos.
Expresso - Economia
Em 25 Setembro 2020 14:54
Miguel Prado


Tanto quanto me apercebi das investigações feitas, a Magpower e a Magp Inovação, cujo negócio se centra no fabrico de equipamentos de energia solar concentrada, têm sido alvo de uma série de processos em tribunal por incumprimento de contratos.
A patente da energia solar concentrada pertence a estas duas empresas a quem a Fusion Fuel Green paga royalties.

Vale isto por dizer que o desenvolvimento da tecnologia da energia solar concentrada já vem de longe. Mais recente foi o aproveitamento desta tecnologia para produzir H2 verde.

A procissão ainda vai no adro.


Estás a misturar duas coisas.

A imagem que apresentas é uma central CSP (concentrated solar power). Basicamente é um conjunto grande de espelhos que concentra a radiação num ponto central (a torre) onde em geral existe um material que consegue absorver essa enorme quantidade de radiação. ´A componente tecnológica está quase toda na torre e na forma de absorver a radiação e transformá-la em eletricidade. Isso é feito por várias variantes de tecnologia, usualmente turbinas a vapor. Tem a vantagem de poder acumular essa radiação durante o dia e gerar eletricidade à noite, nalgumas variantes de tecnologia. Não é uma tecnologia nova mas tem sido ultrapassada em custo pelos painéis fotovoltaicos que são mais baratos.

O que a fusion fuel usa é algo diferente. São painéis fotovoltaicos que recebem energia solar que é concentrada através de uma lente (como se fosse uma lupa). Não usa espelhos, nem converte calor em eletricidade.

A Magp é a origem desta tecnologia e foi de onde a fusion fuel foi criada (eram dos mesmos donos originalmente). Confesso que não sei onde está a propriedade intelectual do quê, mas suspeito que o que esteja do lado da Magp sejam os trackers solares (o sistema de automação que faz os painéis seguirem o sol) e a tecnologia de lente+painel fotovoltaico. A inovação da fusion fuel foi acoplar isto a um mini eletrolisador que permite aproveitar diretamente a energia gerada para eletrolisar água com a vantagem de absorver calor residual o que melhora a eficiência da eletrólise.

Em suma, não confundir a tua imagem com isto:

[img]
https://www.h2bulletin.com/wp-content/u ... mining.jpg
[/img]

O que está acima é um conjunto de umas dezenas dos módulos abaixo, montados num suporte que acompanha o movimento solar.

[img]
https://www.h2bulletin.com/wp-content/u ... rtugal.jpg
[/img]
 
Mensagens: 59
Registado: 3/4/2017 11:22

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 21/8/2021 20:20

A Fusion Fuel, que tem um dos mais promissores projetos de hidrogénio verde em Portugal, foi fundada em parte pelos gestores da Magpower e Magp Inovação, alvo de várias ações judiciais nas últimas semanas. Um dos gestores assegura que os diferendos estão a ser resolvidos.
Expresso - Economia
Em 25 Setembro 2020 14:54
Miguel Prado


Tanto quanto me apercebi das investigações feitas, a Magpower e a Magp Inovação, cujo negócio se centra no fabrico de equipamentos de energia solar concentrada, têm sido alvo de uma série de processos em tribunal por incumprimento de contratos.
A patente da energia solar concentrada pertence a estas duas empresas a quem a Fusion Fuel Green paga royalties.

Vale isto por dizer que o desenvolvimento da tecnologia da energia solar concentrada já vem de longe. Mais recente foi o aproveitamento desta tecnologia para produzir H2 verde.

A procissão ainda vai no adro.
Anexos
Concentrating Solar Power (Israel).jpg
Concentrating Solar Power (Israel).jpg (335.26 KiB) Visualizado 15484 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por pedrofpais_goog » 20/8/2021 11:43

NirSup Escreveu:Caro pedrofpais_goog

Obrigado pela explicação. Acho que assim fica um pouco mais claro como funciona tecnicamente a coisa.
Mas, como é óbvio, o modo como funciona tecnicamente a coisa é de somenos importância. O que me importa verdadeiramente e o que importa verdadeiramente aos investidores em geral é se o tal dispositivo (as tais caixinhas transparentes que aparecem num video de divulgação) produzem H2 verde a preços competitivos ou não. Isso é o que verdadeiramente importa.
E a empresa terá de demonstrar ao mercado ser capaz de produzir H2 verde, sem subsídios estatais ou comunitários, a preços concorrenciais. E isso é que eu duvido que ela consiga provar.
Nada tenho contra a empresa e contra os seus dois sócios portugueses (que encaixaram 60 milhões de euros com a entrada no Nasdaq e o aumento de capital da empresa e estão a investir 30 milhões de euros).
Oxalá eles tenham todo o sucesso do mundo!
Mas que tenho sérias dúvidas de que o consigam lá isso tenho.
Gostava de acrescentar que o projeto aprovado de 8 milhões de euros com um subsídio do Estado de 4,3 milhões de euros era para ser bem maior.


No teu post estavas a falar da parte técnica. É estranho que digas que é de somenos importância quando tu próprio falas no assunto. E é óbvio que a parte técnica est´á ligada à parte económica senão os custos e a eficiência não interessavam.
 
Mensagens: 59
Registado: 3/4/2017 11:22

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 19/8/2021 10:51

Caro pedrofpais_goog

Obrigado pela explicação. Acho que assim fica um pouco mais claro como funciona tecnicamente a coisa.
Mas, como é óbvio, o modo como funciona tecnicamente a coisa é de somenos importância. O que me importa verdadeiramente e o que importa verdadeiramente aos investidores em geral é se o tal dispositivo (as tais caixinhas transparentes que aparecem num video de divulgação) produzem H2 verde a preços competitivos ou não. Isso é o que verdadeiramente importa.
E a empresa terá de demonstrar ao mercado ser capaz de produzir H2 verde, sem subsídios estatais ou comunitários, a preços concorrenciais. E isso é que eu duvido que ela consiga provar.
Nada tenho contra a empresa e contra os seus dois sócios portugueses (que encaixaram 60 milhões de euros com a entrada no Nasdaq e o aumento de capital da empresa e estão a investir 30 milhões de euros).
Oxalá eles tenham todo o sucesso do mundo!
Mas que tenho sérias dúvidas de que o consigam lá isso tenho.
Gostava de acrescentar que o projeto aprovado de 8 milhões de euros com um subsídio do Estado de 4,3 milhões de euros era para ser bem maior.

A Fusion Fuel tem um projeto para construir em Sines uma fábrica de hidrogénio verde em cinco etapas, com um investimento global de 452 milhões de euros, para ficar com uma capacidade de produção de 27 mil toneladas por ano de hidrogénio verde. A primeira fase do projeto terá um investimento de 23 milhões de euros, criando uma capacidade de produção de 3 mil toneladas por ano.
Expresso, em 20/11/2020
Miguel Prado


Aug 16, 2021 2:30 AM EDT
DUBLIN, Ireland, Aug. 16, 2021 (GLOBE NEWSWIRE) -- Fusion Fuel Green PLC (NASDAQ: HTOO), ("Fusion Fuel", or "the Company"), an emerging leader in the green hydrogen sector, announced today that it has received approval from Portugal’s Operational Program for Sustainability and Efficient Use of Resources (POSEUR) for its proposed HEVO-Sul project in Sines, Portugal.
The Portuguese government has allocated €40 million in direct grants for the POSEUR program, which aims to support the production of green hydrogen and other renewable gases, and Fusion Fuel will receive €4.3 million for the project, which has a total investment value of €8 million.
Press release da Fusion Fuel

Fusion Fuel avança com projeto de hidrogénio de 8 milhões em Sines
O projeto em Sines terá capacidade de produzir cerca de 418 toneladas de hidrogénio verde por ano. A construção deverá começar no final deste ano e as operações estão previstas arrancar até final de 2022
Jornal de Negócios, 17/08/2021
Pedro Curvelo


Não é preciso ser bom em matemática para perceber que as contas não batem certas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por pedrofpais_goog » 19/8/2021 9:32

NirSup Escreveu:FUSION-FUEL's HEVO’s:
are combined with a high-efficiency solar cell and attached to a specially designed concentrated photovoltaic (CPV) solar panel to leverage 100% of the sun’s energy—both electrical and thermal—to deliver highly competitive green hydrogen.

Não é bem assim. O que a empresa Fusion Fuel fez foi combinar tudo isto para produzir eletricidade e a partir daí produzir H2 verde.
A energia de alta concentração já existia antes da Fusion Fuel. As células fotovoltaicas de alta eficiência já existiam antes da Fusion Fuel. Os eletrolisadores já existiam antes da Fusion Fuel.
Talvez ainda ninguém tivesse tido a ideia de juntar tudo isto para produzir hidrogénio. Esse é o tal segredo da Fusion Fuel.
By Nirvana


Creio que estás ou enganado ou não percebi a tua explicação.

Tento dar a explicação técnica

A entidade de onde a Fusion Fuel originou já há muito tempo usa tecnologia CPV. Não é uma tecnologia particularmente inovadora e apesar de continuar a ser desenvolvida por várias entidades, hoje em dia não é uma tecnologia competitiva em mercado desde que os chineses começaram a fabricar painéis fotovoltaicos (PV) convencionais a muito baixo custo.

Eletrolisadores de hidrogénio a partir de água é uma tecnologia ainda menos inovadora. Sim vão haver desenvolvimentos em termos de eficiência e há tecnologias em competiçaõ para ver qual será a mais competitiva (PEM, alcalinos, etc.).

O que a Fusion Fuel fez e isso sim é inovador é comptivar módulos CPV com mini-eletrolisadores num módulo único do tamanho de um cubo mais ou menos com 10/15cm de lado. Isso, tanto quanto eu sei, ninguém tinha feito antes. Qual a vantagem? Os painéis fotovoltaicos tendem a aquecer. Esse aquecimento prejudica a sua eficiência seja porque toda a energia solar que é transformada em calor é energia perdida num painel normal seja porque o aquecimento reduz a capacidade de conversão de energia do próprio painel. É por isso que há locais onde se montam fotovoltaicos sobre água (barragens ou outros) de forma a arrefecer os painéis. Por outro lado nos eletrolisadores, a eficiência melhora se aquecermos o eletrólito (água) até certo ponto. Ora aqui combina-se os dois efeitos. Usa-se energia que de outra forma seria desperdiçada em calor para melhorar a eficiência da eletrólise. Qual a desvantagem? Em geral é muito mais difícil ser eficiente em centenas ou milhares de pequenos eletrolisadores individuais vs algumas dezenas de células individuais que é o método normal. Este é a promessa e o desafio da HEVO-Solar.
 
Mensagens: 59
Registado: 3/4/2017 11:22

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 18/8/2021 15:12

Não estou certo... mas penso que é o inverso...

"The hydrogen produced in H2Evora Plant will be stored and converted into renewable electricity through this fuel cell, and then fed into the grid during periods of peak demand.
We believe that this integration will serve as a proof of concept for the use of hydrogen as a green energy storage vector and "off-grid" power supply."
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 18/8/2021 15:07

FUSION-FUEL's HEVO’s:
are combined with a high-efficiency solar cell and attached to a specially designed concentrated photovoltaic (CPV) solar panel to leverage 100% of the sun’s energy—both electrical and thermal—to deliver highly competitive green hydrogen.

Não é bem assim. O que a empresa Fusion Fuel fez foi combinar tudo isto para produzir eletricidade e a partir daí produzir H2 verde.
A energia de alta concentração já existia antes da Fusion Fuel. As células fotovoltaicas de alta eficiência já existiam antes da Fusion Fuel. Os eletrolisadores já existiam antes da Fusion Fuel.
Talvez ainda ninguém tivesse tido a ideia de juntar tudo isto para produzir hidrogénio. Esse é o tal segredo da Fusion Fuel.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 18/8/2021 14:48

Os painei HEVO SOLAR, são em si mesmos, electrolizadores.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 18/8/2021 12:11

Caro ogal,
Li algures, mas agora não estou a encontrar, que a produção de eletrolisadores para a produção de H2 verde se destinava a consumo próprio, dos seus clientes do sistema HEVO SOLAR bem como do mercado em geral. Sendo que a procura de eletrolisadores para a produção de H2 verde vai disparar a nível mundial.
Não me parece que a produção de eletrolisadores para a produção de H2 verde de uma empresa, altamente robotizada, que diz ir criar 300 empregos diretos, se destine apenas para as suas próprias necessidades e dos seus clientes. Isso até seria positivo na medida indiciaria que o negócio do sistema HEVO SOLAR estava em grande expansão. Mas não acredito nisso.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 18/8/2021 17:49, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 18/8/2021 10:00

Nirsup, está completamente equivocado. Acho que não está dentro do negócio da Fusion Fuel. A Fábrica de Benavente é precisamente para fabricar as células eletrolizadoras para os paineis HEVO SOLAR. Como é que os paneis HEVO SOLAR chegariam ao mercado, se não fossem fabricados numa fábrica propriedade da FUSION FUEL? A não ser que fosse por outsourcing, como fazem agora. Faz todo o sentido a Fusion Fuel ser proprietário e dona da produção da sua tecnologia HEVO SOLAR. Pode até ser uma grande vantagem competitiva devido às gerras comerciais com a China.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 18/8/2021 9:33

Não deixa de ser caricato que a empresa que estava focada no seu core business - o HEVO SOLAR - tenha decidido aventurar-se num novo negócio, na fábrica de Benavente, a fabricação de electrolisadores para a produção de hidrogénio para vender a terceiros.
Será que ela própria também desacredita do futuro da tecnologia HEVO SOLAR?
Fica a pergunta.
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 18/8/2021 17:48, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 18/8/2021 9:09

Houve um atraso nas obras da nova fábrica em Benavente que fez com que a guindance para os próximos dois anos atrasasse um semestre. Os americanos são muitos sens´veis às guindance, por isso desceu bastante. O que importa, é que se não fosse a Covid19 e a falta de materias para a construção da fábrica, como aconteceu em todos os setores, o plano de investimentos e de receitas está a ser cumprido, incluisivamente acima da perspetivas inicias, mas atrasados um semestre, devido ao atraso no fabrica de Benavente. Estou muito otimista. Depois da validação desta tecnologia, sou daqueles que acredita muito também no poder e nas ideias dos portugueses. Temos de aguardar pacientemente, caso acreditemos no investimento.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 18/8/2021 1:24

Engraçado. Só agora reparei.
Será que os gajos do Nasdaq lêem os meus posts no Caldeirão da Bolsa?
Não é que a Fusion Fuel baixou, hoje, 14,32%?
By Nirvana
Anexos
IMG_20210818_011956.jpg
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ParaCima » 18/8/2021 0:59

Querido nirvana,

Vou contextualizar-te el relacao ao sitio onde estava quando te respondi, no momento em que respondi estava em frente á antiga central termoelétrica, mais precisamento no areal de sao torpes
Resido em sines, ou seja, vivo na terra com o maior pib per capita do país... e quando estava a olhar para a central estava a pensar nl projecto do hidrogênio, local esse que tambem ja foi falado para os data centers. Basicamente, o projecto do hidrogênio nao vai avançar( está á vista de todos) mas para cumprir as metas de introduçao na rede de gas natural de hidrogênio precisamos do mesmo. Sines tem im terminal por onde passa grande parte do gas natural consumido em portugal, se nao todo, logo é convwniente sines ter hidrogênio para introduzir na rede, ora a empresa muito possivelmente vai aproveitar esta situaçao para vender o hidrogénio á ren. Outra situacao interessante é que legalemnte têm de injectar ate 10% de hidrogênio, e penso que é possivel introduzir ate 25%. Nesta fase temos um aumento de preço do gas natural, nao sei ate que ponto o hidrogenio naO se podera tornar competitivo em relacao ao gas natural, desta forma iria subir a percentagem na rede. Para concluir, 400 ton de hidrogenio ano é um projecto quase de investigaçao, nao considero que tenha dimensao material.

Ja estou a perde 2 euros por açao. Como dizes e bem, as perdas so ocorrem na venda. Neste caso vou manter ate novas novidades.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 17/8/2021 23:57

Caro ogal,

Essa é uma não resposta de quem está completamente fora do assunto.
Estamos a falar de um projeto comercial e não de um projeto de infraestruturas.
De investimento privado e não de investimento público.
Não vamos baralhar as coisas. São investimentos distintos com regras distintas.
E eu realcei a negrito que era um projeto comercial.
By Nirvana

Edit: só para termos um termo de comparação o projeto (também ele comercial) do Windfloat Atlantic (125 milhões de euros de investimento) ao largo de Viana do Castelo - um projeto inovador e disruptivo no que respeita a energia eólica offshore - recebeu os seguintes apoios da Comunidade e do Governo Português: 29,9 milhões de euros do programa da UE NER300 e 6 milhões de euros do Governo de Portugal, através do Fundo de Carbono. Nada que se compare a esses valores. Daí o meu espanto.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 17/8/2021 23:34

É dar uma vista de olhos pelos concursos dos vários programas
https://www.portugal2020.pt/content/pro ... eracionais
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 17/8/2021 23:09

ogal Escreveu:A taxa de comparticipação média dos fundos comunitario anda sempre na ordem do 40% a 70%. A taxa subsidiada está perfeitamente dentro do normal. Não esquecer que este tipo de projectos estão enquadrados na Estratégia Nacional e Comunitário para a redução da dependência energética.


Caro ogal,
Podes indicar onde está isso escrito?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 17/8/2021 22:53

A taxa de comparticipação média dos fundos comunitario anda sempre na ordem do 40% a 70%. A taxa subsidiada está perfeitamente dentro do normal. Não esquecer que este tipo de projectos estão enquadrados na Estratégia Nacional e Comunitário para a redução da dependência energética.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 17/8/2021 19:45

ogal Escreveu:Não é só em Portugal que este projetos são financiados pela UE. Não vamos ser santinhos e deixar que os outros países nos comam as papas na boca!!! Tecnologia inovadora tem de ser financiada, uma vez que os custos de desenvolvimento são grandes. Não sejamos santinhos!!!


Caro ogal,
Pela leitura da notícia não é possível saber qual o montante de subsídio dado ao projeto do tal consórcio europeu.
Em todo o modo, ninguém de bom senso está contra o apoio a novas tecnologias seja através de fundos nacionais ou comunitários, como aconteceu com as energias renováveis.
O que me surpreendeu foi constatar o montante de subsídio a fundo perdido, mais de 50%, para um projeto comercial. Repito: para um projeto comercial.
Isto levanta uma série de questões, desde logo o problema da concorrência desleal.
E não é por acaso que a Comissão Europeia (Direção da Concorrência) é tão rigorosa nesta matéria.
Será que todos os outros projetos do H2 verde irão ter as mesmas condições?
Gostava que viesse alguém publicamente esclarecer isto. E que o MP, que está a gozar as suas merecidas férias no Algarve, depois das férias, abrisse um Inquérito para averiguar o que se passa.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 17/8/2021 18:44

Não é só em Portugal que este projetos são financiados pela UE. Não vamos ser santinhos e deixar que os outros países nos comam as papas na boca!!! Tecnologia inovadora tem de ser financiada, uma vez que os custos de desenvolvimento são grandes. Não sejamos santinhos!!!
https://www.hydrogenfuelnews.com/green- ... l/8547451/
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Fusion Fuel Green

por Sacanitajose » 17/8/2021 16:57

:-k isso não era EDP, em Sines !?! =; e ou a GALP, em Matosinhos !?! :idea: \:D/ interesses :!: :wink: :?:
Mas !!! Até ao lavar das cestas, vai a vindima !
:-" É BOM, pois dos escapes, sairá água :mrgreen: e deve haver ainda o Sal, sobrante na diálise, da água salgada !!!MAR???
resto de bom dia 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Fusion Fuel Green

por NirSup » 17/8/2021 16:23

ParaCima Escreveu:O projecto nesta fase nao é viavel, mas vist9 termos estes apoios é porque ja existe alguma base cientifica que comprove a sua futura viabilidade.


Nenhum mal vem ao mundo pelo facto de andarmos em contraciclo.
A afirmação que fizeste até poderia ter algum suporte num outro qualquer país civilizado. Tenho dúvidas, muitas dúvidas, que isso possa justificar o investimento feito num país como Portugal. A ver vamos.
Segundo o Jornal de Negócios de hoje, a Fusion Fuel vai avançar com um projeto de hidrogénio de 8 milhões de euros em Sines. Este projeto em Sines terá capacidade de produzir cerca de 418 toneladas de hidrogénio verde por ano e vai ser financiado pelo POSEUR em 4,3 milhões de euros. Um financiamento a fundo perdido superior a 50%.
Isto, além de me parecer uma loucura, põe questões sérias relativamente à concorrência desleal relativamente a outros eventuais produtores.
Vamos produzir H2 verde a preços subsidiados? Em Cuba é assim que funciona a economia.
Quando o Ministro Matos Fernandes e o seu Secretário de Estado Galamba vieram a público garantir que o projeto de produção de H2 verde de Sines não teria mais do que 10% de subsídios sobre o investimento feito, como é que este investimento tem mais de 50% de subsídios a fundo perdido? Nem quero acreditar que isto seja verdade. Mas foi o que li na Comunicação Social.
Então a tal tecnologia revolucionária e inovadora precisa de ser financiada desta forma para produzir H2 verde a preços concorrenciais?
Espero que venha alguém a público desmentir estes números. Nem quero acreditar nisto. E cada vez mais estou ciente de que a Fusion Fuel caminha a passos largos para se tornar, não num elefante branco porque não tem dimensão para isso, mas num elefantinho verde. Disse.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Fusion Fuel Green

por ogal » 17/8/2021 16:20

Esta empresa não é para apressados. Só os pacientes nesta fase deverão estar nela. Os apressados é melhor vender ou nem sequer comprar. Quando ela apresentar os primeiros resultados após a validação completa da tecnologia, os apressados podem compra-la já com provas dadas, mas já não será seguramente aos valores que está hoje.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ambrosio1981, Andre vez, Bing [Bot], m-m, Shimazaki_2, smog63 e 392 visitantes