Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete meses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 18/3/2023 18:15

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Mas porque é que os salários não deviam ficar intactos? Os FP são voluntários e devem trabalhar de borla?
O que estava mal era antes dessa alteração, quando foi criada a CGA e esta vivia só dos descontos dos FP, depois quando o dinheiro não chegava, saía do OE diretamente para a CGA, como ainda agora acontece, por isso não há nenhum aumento de impostos por causa desta alteração.
O que passou a existir foi os diversos organismos públicos terem que passar a contabilizar corretamente a despesa com pessoal em vez de sair directamente do MdF para a CGA.


De um ano para o outro o custo de mão de obra no estado aumenta e dizes que isso foi um almoço grátis. Nesse tempo era bem fácil de mascarar essas maroscas, imprimiam escudo fresquinho e estava tudo resolvido. Existia era inflação como temos agora.


A despesa não aumentou (em teoria), antes ia do OE para o MF e depois para a CGA , depois passou a ir do OE para cada ministério e destes para cada organismo publico e dai para a CGA.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 18/3/2023 18:01

BearManBull Escreveu:
Mesmo assim que ganhasses 200 contos, com descontos de 60 contos 300 euros. Estás a ver o problema? Quem paga os reformados são os trabalhadores no activo, os descontos não são para o futuro são para pagar os pensionistas actuais.


Actualmente desconto mais em 3 anos do que receberei num ano de reformado (mesmo se trabalhar até aos 67 anos e ficar com 100% da reforma) assim estes anos compensam os anos iniciais em que comecei a trabalhar mas talvez não tenha sido feliz no exemplo e na explicação, o que eu queria demonstrar é que mesmo trabalhando até aos 67 anos, considerando a esperança média de vida nessa idade (+20 anos) as pessoas recebem mais do que entregaram à SS, assim para manter o sistema (com ou sem teto o problema é o mesmo, a magnitude é que muda) não há alternativa, ou se aumenta a idade da reforma (em função da esperança média de vida parece-me justo), ou se reduz o valor da reforma, ou se aumenta as contribuições (é o que os espanhóis vão fazer nos próximos 5 anos) ou entra o OE ou um mix destas soluções.

As prestações da SS baseadas na carreira contributiva (reforma por invalidez, reforma por velhice, subsidio de desemprego e baixa) são como um seguro, o custo (contribuições) aumenta em função das obrigações, é isso que acontece no ramo segurador, se aumentam as despesas devido a sinistros do ramo automóvel, o custo das apólices aumenta, é normal, as receitas têm que cobrir os custos, a SS não é diferente.

Até hoje nunca estive de baixa ou desempregado, no entanto parte dos meus descontos são para cobrir essa eventualidade, tal como um seguro automóvel, posso andar uma vida inteira a pagar o seguro e nunca ter um acidente e não recebo nada em troca quando deixar de ter carro.

BearManBull Escreveu:Da minha parte sem ir a casos particulares:

:arrow: não vejo a SS como algo sustentável, é uma bola de neve que eventualmente se vai transformar numa avalanche à medida que a idade média aumenta. Aliás hoje em dia já estamos a pagar caro com perda de soberania... e cada vez os pensionistas têm menos benefícios e piores condições de acesso.

:arrow: sem ser extremista prefiro o sistema suíço, com menos descontos. Pelo menos devia existir a liberdade de se poder optar pelo nível escalão que se quer, com o correspondente desconto.

:arrow: e para quem não quer depender do estado, deviam existir benefícios fiscais para contractos >65 e 0 impostos para >65 IRS/SS/IMI/IVA agua/luz/alimentos. Não tem sentido +e ter pessoas com 66 anos a pagar os mesmos impostos que alguém com 25...


Discordo, o sistema está mais justo agora, há menos "mamas", antigamente é que estava mal, reformas antecipadas a 100% eram uma aberração assim como só contar os melhores 10 anos dos últimos 15 anos, muitos micro e pequenos empresários descontavam o OM e nos últimos 10 anos aumentavam os seus vencimentos para depois sacar mais dinheiro à SS durante anos e anos, o sistema foi abusado por muita gente durante muito tempo, tem que haver um equilíbrio e além disso as pessoas também têm que ser responsáveis com o seu futuro, compreendo que quem ganhe o ordenado mínimo (sem receber mais nada por fora) tenha dificuldades em fazer poupanças e esses se calhar têm mesmo que trabalhar até aos 67 anos mas há que tenha vencimentos bastante razoáveis e gasta tudo e depois queixam-se que têm que trabalhar até aos 67 anos.

Há bastante medidas de descriminação positiva em relação aos reformados mas no que diz respeito aos impostos não me parece que alguém que tenha uma reforma de 5000€ por mês tenha que ser beneficiado em relação a um trabalhador que ganhe o mesmo, já que este além de pagar IRS ainda desconta os 11% para a segurança social (e despesas para ir trabalhar) e o reformado obviamente que já não tem esse desconto.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 17/3/2023 11:13

mais_um Escreveu:
Masterchief Escreveu:
mais_um Escreveu:O sistema de reforma dos FP foi extremamente generoso e ainda estamos a pagar isso, é certo mas desde que os FP passaram para a segurança social que o Estado faz os mesmo descontos que as empresas. E já agora se os serviços publicos fossem assegurados por privados, as reformas destes também eram asseguradas com o teu dinheiro...o que sugeres? acabar com a segurança social e cada um que se oriente? Se não sabes como era pede a alguém que tenha 90 anos que te explique como era a sociedade na altura em que não havia segurança social.


Isso não é totalmente verdade. O estado "desconta" o dinheiro que nós pagamos com os nossos impostos.


Querias que fizesse os descontos com que dinheiro? E os ordenados dos FP devem ser pagos com o dinheiro de quem?

Eu não quero nada. Apenas constatei um facto.
Os privados geram riqueza e é com ela que o estado fazem os descontos. Acrescentam algo.
Quando dizes que o estado "faz os mesmos descontos" não é bem verdade porque o estado não está a acrescentar nada. Está apenas a usar aquilo que já arrecadou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 17/3/2023 2:34

mais_um Escreveu:Gastas tudo o que ganhas ou queres ser o velho mais rico do cemitério?


A mim trabalhar faz-me sentir realizado... claro que existem limites e o corpo vai podendo menos. Pessoalmente preferia ter um sistema que me permite trabalhar num regime mais soft com o avançar da idade do que ser rotulado de inútil, a pagar menos agora para ter uma vida com melhores condições.

Quantos não há que vão para o hospital só para ter alguma companhia, outros que passam os dias nos cafés a beber copos e acabam em violência e outros que se fecham em casa encharcados em comprimidos anti depressivos. Ao menos a trabalhar está-se integrado na sociedade.

Se há coisa que aprendi nesta vida é que não existem pros sem cons e a virtude é o meio termo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 17/3/2023 2:23

mais_um Escreveu:Mas porque é que os salários não deviam ficar intactos? Os FP são voluntários e devem trabalhar de borla?
O que estava mal era antes dessa alteração, quando foi criada a CGA e esta vivia só dos descontos dos FP, depois quando o dinheiro não chegava, saía do OE diretamente para a CGA, como ainda agora acontece, por isso não há nenhum aumento de impostos por causa desta alteração.
O que passou a existir foi os diversos organismos públicos terem que passar a contabilizar corretamente a despesa com pessoal em vez de sair directamente do MdF para a CGA.


De um ano para o outro o custo de mão de obra no estado aumenta e dizes que isso foi um almoço grátis. Nesse tempo era bem fácil de mascarar essas maroscas, imprimiam escudo fresquinho e estava tudo resolvido. Existia era inflação como temos agora.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 17/3/2023 2:18

mais_um Escreveu:O que eu fiz e sugiro a todos que tenham essa possibilidade que o façam, é organizarem a sua vida como se não houvesse reformas no futuro, assim caso continuem a existir, têm capacidade para gerir o momento em que deixam de trabalhar, sem ter que trabalhar até começarem a ficar podres.


O problema é que hoje em dia não te consegues organizar, porque o estado te depena. Nos anos 80-90 qualquer um com dois dedos testa enriquecia facilmente. Hoje em dia nem a comer enciclopédias...

O nível de exigência é outro, pagas bastantes mais impostos agora e recebes consideravelmente menos dos serviços publicos.

Tens mais problemas, com a imigração excessiva (quero ver esse pessoal a preocupar-se pelos nossos idosos quando tiverem representação na assembleia...), continuo crescimento da carga fiscal e divida, continuo aumento da idade de reforma e em piores condições.

Isto tudo num contexto de um mundo sobrepovoado onde cada vez se compete mais por recursos mais escassos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 17/3/2023 1:37

Masterchief Escreveu:
mais_um Escreveu:O sistema de reforma dos FP foi extremamente generoso e ainda estamos a pagar isso, é certo mas desde que os FP passaram para a segurança social que o Estado faz os mesmo descontos que as empresas. E já agora se os serviços publicos fossem assegurados por privados, as reformas destes também eram asseguradas com o teu dinheiro...o que sugeres? acabar com a segurança social e cada um que se oriente? Se não sabes como era pede a alguém que tenha 90 anos que te explique como era a sociedade na altura em que não havia segurança social.


Isso não é totalmente verdade. O estado "desconta" o dinheiro que nós pagamos com os nossos impostos.


Querias que fizesse os descontos com que dinheiro? E os ordenados dos FP devem ser pagos com o dinheiro de quem?

Masterchief Escreveu:Ou seja, na verdade nós é que estamos a pagar esses "descontos". Numa empresa privada os descontos são feitos com a riqueza que a empresa produz e não com o dinheiro dos outros. É esta a ENORME diferença entre os descontos do publico e do privado.


Explica-me a diferença da riqueza criada quando vais a uma consulta no privado e quando vais ao publico, por exemplo.
E uma empresa privada vive do dinheiro dos seus clientes

Masterchief Escreveu:Eu não sugeri em lado nenhum acabar com a segurança social. Não sei onde leste isso.

Eu não disse que sugeriste, fiz uma pergunta.

Masterchief Escreveu:Eu defendo a reforma do sistema de pensões e a imposição de limites, mesmo para os tais que "descontaram" toda a vida (que na verdade descontaram com os MEUS IMPOSTOS no caso do FPs). Mas a reforma do sistema é para todos e aplicável a todos por igual. De certa forma o estado já o está a fazer quando aplica IRS sobre as reformas.

Na minha opinião é mais justo reduzir as reformas mais altas, seja por limite ou por aplicação de retenção de IRS, do que aumentar a idade de reforma aos futuros reformados. Por este andar eu, por exemplo, só me vou reformar lá para os 70 anos. Imaginem agora um jovem de 30 anos. Esse reforma-se aos... 80 anos? E os de 20 anos?


Sim, o IRS sobre as reformas (altas) acaba por ser um factor que introduz algum equilibrio, isso é um dos motivos porque pode não compensar trabalhar mesmo até à idade da reforma, como é o meu caso. tenho recursos acumulados que me permitem não necessitar de ter a reforma a 100%, posso dar-me ao luxo de ter só 50% ou deixar de trabalhar e pedir a reforma só passado 5 ou 6 anos, por isso está nas tuas mãos fazer essa gestão, trabalhas até aos 80 porque? Gastas tudo o que ganhas ou queres ser o velho mais rico do cemitério?

Sobre o tecto máximo das reformas, não tenho nada contra só que não vai resolver a questão da sustentabilidade, isto se indexares o tecto aos descontos, se não indexares, na pratica estás a carregar ainda com mais impostos quem ganha mais.
O caso espanhol, que agora conheço melhor é um exemplo disso, tem tecto mas o sistema não é sustentável dai irem introduzir alterações.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 17/3/2023 1:03

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:é certo mas desde que os FP passaram para a segurança social que o Estado faz os mesmo descontos que as empresas


O estado o que fez foi aumentar impostos/divida para compensar. Aposto que quando isso aconteceu ficaram todos com os salários intactos. Na pratica ocorreu um aumento de impostos da SS encapotado.


Mas porque é que os salários não deviam ficar intactos? Os FP são voluntários e devem trabalhar de borla?
O que estava mal era antes dessa alteração, quando foi criada a CGA e esta vivia só dos descontos dos FP, depois quando o dinheiro não chegava, saía do OE diretamente para a CGA, como ainda agora acontece, por isso não há nenhum aumento de impostos por causa desta alteração.
O que passou a existir foi os diversos organismos públicos terem que passar a contabilizar corretamente a despesa com pessoal em vez de sair directamente do MdF para a CGA.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por rg7803 » 17/3/2023 0:38

mais_um Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Quando chegar a minha vez vou ter direito a uma seringa com veneno, com sorte...



O que eu fiz e sugiro a todos que tenham essa possibilidade que o façam, é organizarem a sua vida como se não houvesse reformas no futuro, assim caso continuem a existir, têm capacidade para gerir o momento em que deixam de trabalhar, sem ter que trabalhar até começarem a ficar podres.



Palavras sábias.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 17/3/2023 0:34

BearManBull Escreveu:
Quando chegar a minha vez vou ter direito a uma seringa com veneno, com sorte...


Não sei que idade tens mas eu comecei a trabalhar em 1987 e já se dizia que a SS estava falida e que no futuro não ia haver reformas, passaram 36 anos e parece que ainda continua a haver reformas e o dinheiro que a SS gasta para pagar as reformas das carreiras contributivas é menor do que os descontos que recebe das pessoas que trabalham ou seja ainda há superavit.

Não me parece que as reformas acabem, nos últimos 36 anos tem existido reformas que possibilitaram que o sistema continue a ser sustentável e no futuro haverá seguramente alterações para o manter assim, o nosso sistema é generoso e ainda é possível fazer alterações sem obrigar as pessoas a trabalharem até caírem, por exemplo acabar com o subsidio de férias dos reformados, na minha opinião uma aberração, já que este valor já é tido em conta para o calculo da reforma.

O que eu fiz e sugiro a todos que tenham essa possibilidade que o façam, é organizarem a sua vida como se não houvesse reformas no futuro, assim caso continuem a existir, têm capacidade para gerir o momento em que deixam de trabalhar, sem ter que trabalhar até começarem a ficar podres.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por PXYC » 16/3/2023 1:20

Para não ir mais longe, deviamos começar com um sistema misto para o subsídio desemprego, onde existisse um montante base de sobrevivencia assegurado pelo sistema, e outra componente onde o trabalhador tivesse uma conta corrente individual, pelos descontos que faz, e que pudesse inclusive levantar no final da carreira e transferir para a sua poupança pessoal.

É muito mais fácil de implementar do que um novo sistema de reforma, pelos ciclos mais curtos dos contratos de trabalho, e seria um primeiro passo.

Eu trabalho fora de Portugal há 7 anos e tenho o meu "seguro de cesantía" com 8k€. Se algum dia voltar a Portugal, apenas tenho de transferir para a minha conta poupança - e mesmo se for eu a renunciar, ainda assim permitem-me levantar o dinheiro (de uma só vez ou por prestações), a lógica é de que o trabalhador é responsável pelas suas decisões.
Não é nenhum drama honestamente. É claro que os trabalhadores de ordenado mínimo estão mais dependentes da componente assegurada pelo sistema.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 15/3/2023 0:39

mais_um Escreveu:
BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:corresponde à esperança média de vida, como vês, não chulo ninguém até essa idade


:mrgreen: Sim o que pagaste nos primeiros 20 não devem dar sequer para 5 anos de reforma mesmo com inflação... nem que pagasses 30 contos por mês (150 euros :lol: ).


Não é tanto assim, o facto de estar numa área inovadora, com falta de mão de obra permitiu-me ter rendimentos bastante acima da média desde o inicio da minha actividade laboral, aos 27 anos já era diretor com uma equipa de 25 pessoas.


Mesmo assim que ganhasses 200 contos, com descontos de 60 contos 300 euros. Estás a ver o problema? Quem paga os reformados são os trabalhadores no activo, os descontos não são para o futuro são para pagar os pensionistas actuais.

Da minha parte sem ir a casos particulares:

:arrow: não vejo a SS como algo sustentável, é uma bola de neve que eventualmente se vai transformar numa avalanche à medida que a idade média aumenta. Aliás hoje em dia já estamos a pagar caro com perda de soberania... e cada vez os pensionistas têm menos benefícios e piores condições de acesso.

:arrow: sem ser extremista prefiro o sistema suíço, com menos descontos. Pelo menos devia existir a liberdade de se poder optar pelo nível escalão que se quer, com o correspondente desconto.

:arrow: e para quem não quer depender do estado, deviam existir benefícios fiscais para contractos >65 e 0 impostos para >65 IRS/SS/IMI/IVA agua/luz/alimentos. Não tem sentido +e ter pessoas com 66 anos a pagar os mesmos impostos que alguém com 25...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Bar38 » 14/3/2023 23:24

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:corresponde à esperança média de vida, como vês, não chulo ninguém até essa idade


:mrgreen: Sim o que pagaste nos primeiros 20 não devem dar sequer para 5 anos de reforma mesmo com inflação... nem que pagasses 30 contos por mês (150 euros :lol: ).

Quando ele eventualmente começou a trabalhar, um ordenado mínimo não chegava a 30 contos(150€), mas um apartamento nas amoreiras custava 5000 contos(25000€)...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Bar38 » 14/3/2023 22:35

mais_um Escreveu:
BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:corresponde à esperança média de vida, como vês, não chulo ninguém até essa idade


:mrgreen: Sim o que pagaste nos primeiros 20 não devem dar sequer para 5 anos de reforma mesmo com inflação... nem que pagasses 30 contos por mês (150 euros :lol: ).


Não é tanto assim, o facto de estar numa área inovadora, com falta de mão de obra permitiu-me ter rendimentos bastante acima da média desde o inicio da minha actividade laboral, aos 27 anos já era diretor com uma equipa de 25 pessoas.

E então...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 22:06

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:corresponde à esperança média de vida, como vês, não chulo ninguém até essa idade


:mrgreen: Sim o que pagaste nos primeiros 20 não devem dar sequer para 5 anos de reforma mesmo com inflação... nem que pagasses 30 contos por mês (150 euros :lol: ).


Não é tanto assim, o facto de estar numa área inovadora, com falta de mão de obra permitiu-me ter rendimentos bastante acima da média desde o inicio da minha actividade laboral, aos 27 anos já era diretor com uma equipa de 25 pessoas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 14/3/2023 19:30

mais_um Escreveu:
Masterchief Escreveu:
Acho totalmente injusto FPs com grandes reformas pagas com o meu dinheiro. Sim, com o meu dinheiro porque os descontos efetuados pelos FPs são migalhas quando comparados com os privados. E o estado não desconta propriamente os quase 25% que as empresas privadas descontam. Mesmo se o fizessem o efeito era o mesmo porque estavam a fazê-lo com o MEU DINHEIRO!

O sistema de reforma dos FP foi extremamente generoso e ainda estamos a pagar isso, é certo mas desde que os FP passaram para a segurança social que o Estado faz os mesmo descontos que as empresas. E já agora se os serviços publicos fossem assegurados por privados, as reformas destes também eram asseguradas com o teu dinheiro...o que sugeres? acabar com a segurança social e cada um que se oriente? Se não sabes como era pede a alguém que tenha 90 anos que te explique como era a sociedade na altura em que não havia segurança social.

Isso não é totalmente verdade. O estado "desconta" o dinheiro que nós pagamos com os nossos impostos. Ou seja, na verdade nós é que estamos a pagar esses "descontos". Numa empresa privada os descontos são feitos com a riqueza que a empresa produz e não com o dinheiro dos outros. É esta a ENORME diferença entre os descontos do publico e do privado.

Eu não sugeri em lado nenhum acabar com a segurança social. Não sei onde leste isso.

Eu defendo a reforma do sistema de pensões e a imposição de limites, mesmo para os tais que "descontaram" toda a vida (que na verdade descontaram com os MEUS IMPOSTOS no caso do FPs). Mas a reforma do sistema é para todos e aplicável a todos por igual. De certa forma o estado já o está a fazer quando aplica IRS sobre as reformas.

Na minha opinião é mais justo reduzir as reformas mais altas, seja por limite ou por aplicação de retenção de IRS, do que aumentar a idade de reforma aos futuros reformados. Por este andar eu, por exemplo, só me vou reformar lá para os 70 anos. Imaginem agora um jovem de 30 anos. Esse reforma-se aos... 80 anos? E os de 20 anos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 16:29

mais_um Escreveu:é certo mas desde que os FP passaram para a segurança social que o Estado faz os mesmo descontos que as empresas


O estado o que fez foi aumentar impostos/divida para compensar. Aposto que quando isso aconteceu ficaram todos com os salários intactos. Na pratica ocorreu um aumento de impostos da SS encapotado.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 16:17

mais_um Escreveu:corresponde à esperança média de vida, como vês, não chulo ninguém até essa idade


:mrgreen: Sim o que pagaste nos primeiros 20 não devem dar sequer para 5 anos de reforma mesmo com inflação... nem que pagasses 30 contos por mês (150 euros :lol: ).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 16:15

mais_um Escreveu:[Vai fazer um PPR com garantia (reza) de capital que garanta o mesmo valor da reforma, durante 20 anos (esperança de vida após os 66 anos) e vê quanto é que tens que pagar por mês. :D


Por isso mesmo que isso é uma vigarice.

Quando chegar a minha vez vou ter direito a uma seringa com veneno, com sorte...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 15:53

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:eu tenciono deixar de trabalhar dentro de 4 anos, não quero ser o velho mais rico do cemitério... :lol:


Os outros burros que trabalhem para te sustentar.

Pode ser que te saia o tiro pela culatra, se tivermos uma crise seria pode ser que não recebas nada algum dia, ou que vás a um hospital e fiques la esquecido num corredor das urgências.


Não vinha cá há algum tempo mas já vi que continuas no mesmo registo, opinar sem perceber do tema. :lol:
Sabes a diferença entre deixar de trabalhar e pedir a reforma? :roll:
Até posso pedir a reforma daqui a 4 anos, terei 60 anos e 40 anos de descontos, acontece é que se o fizer receberei apenas 50% do valor da reforma, assim tenho 7 anos (dos 60 aos 67) para gerir o momento mais conveniente para o fazer, entre o que receberei liquido (quanto mais alto for a reforma mais pago de IRS) e as poupanças que necessito para fazer a vida que pretendo após deixar de trabalhar.
Sobre os outros burros que trabalhem para me sustentar, é o que eu estou a fazer agora, trabalhar para quem está reformado, mas 40 anos de descontos pagam 26 anos de reforma a 50%, por isso caso pedisse a reforma aos 60, teria entregue fundos à SS para pagar-me a reforma durante 26 anos, ou seja até aos 86, corresponde à esperança média de vida, como vês, não chulo ninguém até essa idade, se chegar lá, depois logo se vê.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 15:11

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Considerando que a taxa tem um limite (4139,40€) , a tua afirmação não está correcta. :wink:


Também tens os recibos verdes. Mesmo assim deves ter uns 90% dos trabalhadores que entram dentro desse escalão.

Mesmo assim não deixa de ser um valor completamente absurdo.


Não sou de achismos, não conheço a realidade espanhola em detalhe, apesar de estares incluir descontos que não são para a reforma, não me parece nada de mais. Vai fazer um PPR com garantia (reza) de capital que garanta o mesmo valor da reforma, durante 20 anos (esperança de vida após os 66 anos) e vê quanto é que tens que pagar por mês. :D
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 14:11

mais_um Escreveu:eu tenciono deixar de trabalhar dentro de 4 anos, não quero ser o velho mais rico do cemitério... :lol:


Os outros burros que trabalhem para te sustentar.

Pode ser que te saia o tiro pela culatra, se tivermos uma crise seria pode ser que não recebas nada algum dia, ou que vás a um hospital e fiques la esquecido num corredor das urgências.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 14:09

mais_um Escreveu:Considerando que a taxa tem um limite (4139,40€) , a tua afirmação não está correcta. :wink:


Também tens os recibos verdes. Mesmo assim deves ter uns 90% dos trabalhadores que entram dentro desse escalão.

Mesmo assim não deixa de ser um valor completamente absurdo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 13:55

BearManBull Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Entendo que um jovem tenha acesso privilegiado a algumas coisas mas o impedimento de acesso para os outros é uma destruição de liberdades e direitos que todos devem ter.


Ainda para mais quando num futuro próximo vais estar obrigado a trabalhar até depois dos 70 sim ou sim...


Não estás obrigado a trabalhar até aos 70..ou 66 anos e uns meses, só estás se quiseres ter a reforma a 100%, eu tenciono deixar de trabalhar dentro de 4 anos, não quero ser o velho mais rico do cemitério... :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 13:51

BearManBull Escreveu:
28+7=35%

Os descontos são mais ou menos os mesmos, supostamente devolvem 50% do que passe a quota máxima, mas é preciso pedir!


Em Espanha há um limite e em Portugal não.
E é preciso pedir o quê?

BearManBull Escreveu:Mesmo com 35% do rendimento de todo o trabalho realizado num país a entrar na SS,


Considerando que a taxa tem um limite (4139,40€) , a tua afirmação não está correcta. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], DR_R, Garfield, latbal, malakas, MPCapital, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, TheKuby, VALHALLA e 160 visitantes