Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete meses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 13:25

Marco Martins Escreveu:Entendo que um jovem tenha acesso privilegiado a algumas coisas mas o impedimento de acesso para os outros é uma destruição de liberdades e direitos que todos devem ter.


Ainda para mais quando num futuro próximo vais estar obrigado a trabalhar até depois dos 70 sim ou sim...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 13:21

Depois temos manchetes do estilo: Caos e desespero. Assim vai o estado da saúde em Portugal

Claro rende mais votos não tocar nas pensões do que ter um SNS funcional.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 14/3/2023 13:19

mais_um Escreveu:Em Espanha, as empresas também pagam 23,6% (reforma) + 5,5% (desemprego)


https://www.seg-social.es/wps/portal/ws ... 6537#36538

28+7=35%

Os descontos são mais ou menos os mesmos, supostamente devolvem 50% do que passe a quota máxima, mas é preciso pedir!

Mesmo com 35% do rendimento de todo o trabalho realizado num país a entrar na SS, o dinheiro não chega!

Vão lançar reformas para aumentar as contribuições.

https://cincodias.elpais.com/economia/2 ... forma.html
Anexos
cot.JPG
cot_emp.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Marco Martins » 14/3/2023 12:35

Como o tema é a idade da reforma, uma coisa que noto e acho um completo absurdo é haver a exigência da igualdade de género e de oportunidades e no entanto, se uma pessoa com mais de 35 anos concorre para algum lado, são imediatamente criadas restrições e limitações incompreensíveis!
Isto acontece em formações, apoios, empregos, etc, etc, etc...
Entendo que um jovem tenha acesso privilegiado a algumas coisas mas o impedimento de acesso para os outros é uma destruição de liberdades e direitos que todos devem ter.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 12:09

Masterchief Escreveu:
Não te esqueças da parte que a empresa desconta. Em Portugal são 23.75% que é um ROUBO! E é um dos motivos porque os salários em Portugal são baixos (na minha opinião). Isso e os 14 meses. Ou achas que os 11% que o trabalhador desconta, e já é muito comparativamente com outros países, é suficiente para receber uma reforma durante 15-20 anos?

Se calhar os políticos estão á espera que a idade de reforma chegue aí aos 75 anos. Sendo a esperança média de vida actual em Portugal de 78 anos, aí já será sustentável o sistema de reformas. Se calhar é esta a "jogada"...


Em Espanha, as empresas também pagam 23,6% (reforma) + 5,5% (desemprego) mas mais uma vez até ao limite que referi ou seja, não há almoços gratis mas há uns melhores que outros. :D
Nos sistemas onde se desconta menos (empresa e trabalhador) recebe-se menos, como é o caso do Espanhol, Suiço, etc..
Nesses sistemas se tiveres cabeça e poupares o que não descontas podes eventualmente ficar melhor mas na maior parte dos casos as pessoas gastam o que ganham e chegam à idade da reforma em pior situação do que em paises que têm um sistema idêntico ao nosso. São formas diferentes de organização, ambas tem pontos positivos e pontos negativos.

No sistema português, grosso modo, cada 3 anos de descontos (empresa e empregado) pagam 1 ano de reforma. Em Espanha a proporção é mais ou menos a mesma.

https://www.seg-social.es/wps/portal/ws ... ores/36537
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por AlfaTrader » 14/3/2023 12:02

Masterchief Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:
Masterchief Escreveu:É esse tipo de "egoismo" que me irrita profundamente em Portugal. É uma chico-espertice nojenta.
Foi por isso que os reformados votaram todos no Costa. Só olham para o umbigo deles. Os filhos e os netos que se f.... peço desculpa pela linguagem mas irrita-me profundamente esta filosofia. Não é de admirar que o Costa seja como é. O povo é igual. É cultural.



Que idade tens?

Bela lógica sim senhor... :wall: :wall: :wall:

Eu sei que deve ser feito alguma coisa, mas também não estarás a olhar para o teu umbigo... diz isso aos que tem mais de 55 anos que já descontam uma vida inteira alguns com perto de 40 anos de descontos e agora dizer que não têm reforma , ou que têm de trabalhar até aos 68..69...72 .

Isto não pode ser visto, como preto ou branco, tem de ser um debate profundo com a sociedade.

BN
AlfaTrader

Em resposta á tua pergunta, tenho 52 anos. E tenho filhos. E gostava de os ter por cá em vez de os ver ir para fora.
E em relação ao umbigo, não, não tenho por costume olhar para ele.

Acho totalmente injusto FPs com grandes reformas pagas com o meu dinheiro. Sim, com o meu dinheiro porque os descontos efetuados pelos FPs são migalhas quando comparados com os privados. E o estado não desconta propriamente os quase 25% que as empresas privadas descontam. Mesmo se o fizessem o efeito era o mesmo porque estavam a fazê-lo com o MEU DINHEIRO!

Reformas milionárias de políticos que trabalharam meia dúzia de anos deveriam envergonhar qualquer português.
Um tecto máximo já deveria ser definido há muito tempo. Acima de 2.000€/2.500€ de reforma já não é reforma, é regabofe!

Acho particularmente grave e ridicula ouvir certos politicos dizer que o sistema de pensões actual é sustentável e respira saude. É mentira! Eles sabem que é mentira mas não querem mexer porque iria mexer no que para eles já é garantido.

Tem que haver um compromisso entre os que já beneficiam, ou ainda irão beneficiar, e aqueles que são escravos a sustentá-los e quando chegar a vez deles não vão ter direito a nada. Quem não percebe isto, sim, só olha para o próprio umbigo.


Viva,

Concordo com tudo o que escreveste, e assim sim já percebo o querias dizer que só olhavam para o próprio umbigo, e sim esses a que te referes sim só olham para o umbigo, por isso eu dizia que isto não pode ser uma discussão se é preto ou branco, não podemos meter todos no mesmo saco.

Também estou na tua faixa etária e também tenho filhos, quase a começar a entrar no mercado de trabalho, e isso de ir para fora... talvez seja melhor para eles....quem sabe.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Marco Martins » 14/3/2023 11:54

Acho que muita coisa tem de mudar na nossa sociedade, desde a infância até à reforma...
Temos de perceber realmente aquilo que é importante para nós Humanos dentro da sociedade!
É importante, trabalhar para preparar a reforma, sim é... mas é igualmente importante as pessoas terem uma vida com menos stress e menos preocupações... mas eventualmente isso nunca será compatível, mas temos de discutir!!

Na questão da reforma, eu diria que mediante os descontos feitos durante a vida, a reforma deveria ter no máximo 4 salários mínimos...
Um reformado deveria ter um apoio social garantido (para limpeza da casa, deslocações médicas, alimentação, etc) onde com um salário mínimo conseguiria ter acesso a tudo isso (x vezes por mês).

Um idoso não precisa necessariamente de ser um peso para o estado... ele também consome e promove a criação de empregos, seja na saúde, na alimentação, etc, etc... (isto quando a produção destes serviços é nacional...)

Mesmo a mobilidade individual deveria ser promovida, com uma aplicação simples (tipo Uber mas adaptada para idosos)... e eventualmente a promoção de fabrico e venda de mini carros a preço acessível (feitos totalmente em território nacional) com capacidade autonoma e orientados para idosos, com possibilidade de uso de linhas dedicadas (que poderiam ser também as linhas dos autocarros).

Quanto às reformas, acho que seria importante ajudar a que a partir dos 55 anos as pessoas mudassem de emprego para empregos mais simples, fáceis e menos stressantes (mas claro que com uma readaptação horária e salarial)... e talvez assim fosse mais fácil o trabalho até aos 65 ou mesmo 70.

É certo que para sustentar os idosos, existem custos! Mas como disse antes, eles também são uma fonte de movimentação importante de dinheiros e empregos e que trabalharam para nós termos a sociedade que temos hoje.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 11:50

Masterchief Escreveu:
Acho totalmente injusto FPs com grandes reformas pagas com o meu dinheiro. Sim, com o meu dinheiro porque os descontos efetuados pelos FPs são migalhas quando comparados com os privados. E o estado não desconta propriamente os quase 25% que as empresas privadas descontam. Mesmo se o fizessem o efeito era o mesmo porque estavam a fazê-lo com o MEU DINHEIRO!

O sistema de reforma dos FP foi extremamente generoso e ainda estamos a pagar isso, é certo mas desde que os FP passaram para a segurança social que o Estado faz os mesmo descontos que as empresas. E já agora se os serviços publicos fossem assegurados por privados, as reformas destes também eram asseguradas com o teu dinheiro...o que sugeres? acabar com a segurança social e cada um que se oriente? Se não sabes como era pede a alguém que tenha 90 anos que te explique como era a sociedade na altura em que não havia segurança social.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 14/3/2023 11:49

mais_um Escreveu:Na generalidade no que diz respeito à reforma por velhice os sistemas de segurança social publica do mundo ocidental são semelhantes, devolvem o que as pessoas descontam, se estas descontam pouco, recebem pouco, se descontam muito, recebem muito, neste aspecto o nosso sistema é dos mais generosos, penso que é dos poucos paises que paga subsidio de férias e subsidio de natal aos reformados, apesar desse valor já estar incorporado no calculo... :lol: :lol:

No caso dos sistemas onde há plafond das reformas, por exemplo em Espanha onde actualmente a minha mulher trabalha, ela só desconta para a Segurança social até 4139,40€ (4,7% (reforma e baixas)+1,55% (desemprego)+0,1%(formação)), o que execede este valor está isento de descontos mas a reforma máxima fica abaixo desse valor, +/- 3050€ (2023)
Os colegas dela dizem que o sistema português é que é bom, porque não tem limite... :lol:


Não te esqueças da parte que a empresa desconta. Em Portugal são 23.75% que é um ROUBO! E é um dos motivos porque os salários em Portugal são baixos (na minha opinião). Isso e os 14 meses. Ou achas que os 11% que o trabalhador desconta, e já é muito comparativamente com outros países, é suficiente para receber uma reforma durante 15-20 anos?

Se calhar os políticos estão á espera que a idade de reforma chegue aí aos 75 anos. Sendo a esperança média de vida actual em Portugal de 78 anos, aí já será sustentável o sistema de reformas. Se calhar é esta a "jogada"...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Opcard » 14/3/2023 11:46

O sistema dinamarquês é frequentemente apresentado como o melhor sistema do mundo, depois do 67 anos eles continuam com um bom nível de vida

O sistema baseia-se em 2 pilares ,o regime universal que constitui o primeiro pilar, é aplicável a todos .

O segundo pilar, a pensão complementar é também obrigatória apenas para trabalhadores

. A esta pensão são adicionados esquemas específicos, incluindo pensões privadas.

Ao contrário do regime de pensão português , que se baseia apenas no princípio da repartição, o regime de pensão dinamarquês utiliza um sistema misto.

O regime universal (sistema de repartição) consiste numa pensão básica, financiada por impostos, e num suplemento pago em condições de recursos ou seja para quem precisa .

A pensão complementar (sistema de capitalização) é financiada por contribuições pagas pelos empregados. Este regime de contribuições definidas é obrigatório e é regido pelos acordos colectivos de cada ramo, negociados pelos parceiros sociais.

Quem tem direto


Se houve aqui interessados em receber pensão na Dinamarca fiquem a saber ,
para receber uma pensão de reforma na Dinamarca, há condições .

Ser de nacionalidade dinamarquesa também ter direito a malta da Liechtenstein, Noruega e Islândia

Mas , o pagamento da pensão social está condicionado ter vivido na Dinamarca durante pelo menos 40 anos desde os 15 .

Código: Selecionar todos
Montante



O montante da pensão básica ascende, para todos 900euros .

Este montante pode, no entanto, ser reduzido quando os rendimentos do pensionista (que incluem, entre outras coisas, capital móvel ou imobiliário, benefícios sociais, pensões complementares, etc.) excederem 47 000 euros ano

Há mais 900 euros este montante tem conta a situação pessoal

Por fim, o valor da pensão complementar capitalização depende apenas do que cada um contribuiu ao longo de sua carreira

não há a pouca vergonha que PPC tentou limitar a 2000 euros e o TC chumbou de um casal cada com 6000 euros em juizes acontece o viúvo acumula


O regime de pensões na Dinamarca não fornece uma pensão de sobrevivência para os cônjuges sobreviventes.

Amigos de quem precisa


O sistema de pensões dinamarquês prevê subsídios específicos para ajudar certos pensionistas que satisfazem determinadas condições de recursos e rendimentos:

O subsídio pessoal pago ao pensionista que encontra dificuldades financeiras para pagar os custos considerados necessários pelo município;

A alocação de aquecimento;
O subsídio de saúde;
Subsídio de pensão suplementar;
Ajuda à habitação.

.
Editado pela última vez por Opcard em 14/3/2023 11:51, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 14/3/2023 11:37

Na generalidade no que diz respeito à reforma por velhice os sistemas de segurança social publica do mundo ocidental são semelhantes, devolvem o que as pessoas descontam, se estas descontam pouco, recebem pouco, se descontam muito, recebem muito, neste aspecto o nosso sistema é dos mais generosos, penso que é dos poucos paises que paga subsidio de férias e subsidio de natal aos reformados, apesar desse valor já estar incorporado no calculo... :lol: :lol:

No caso dos sistemas onde há plafond das reformas, por exemplo em Espanha onde actualmente a minha mulher trabalha, ela só desconta para a Segurança social até 4139,40€ (4,7% (reforma e baixas)+1,55% (desemprego)+0,1%(formação)), o que execede este valor está isento de descontos mas a reforma máxima fica abaixo desse valor, +/- 3050€ (2023)
Os colegas dela dizem que o sistema português é que é bom, porque não tem limite... :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 14/3/2023 11:02

AlfaTrader Escreveu:
Masterchief Escreveu:É esse tipo de "egoismo" que me irrita profundamente em Portugal. É uma chico-espertice nojenta.
Foi por isso que os reformados votaram todos no Costa. Só olham para o umbigo deles. Os filhos e os netos que se f.... peço desculpa pela linguagem mas irrita-me profundamente esta filosofia. Não é de admirar que o Costa seja como é. O povo é igual. É cultural.



Que idade tens?

Bela lógica sim senhor... :wall: :wall: :wall:

Eu sei que deve ser feito alguma coisa, mas também não estarás a olhar para o teu umbigo... diz isso aos que tem mais de 55 anos que já descontam uma vida inteira alguns com perto de 40 anos de descontos e agora dizer que não têm reforma , ou que têm de trabalhar até aos 68..69...72 .

Isto não pode ser visto, como preto ou branco, tem de ser um debate profundo com a sociedade.

BN
AlfaTrader

Em resposta á tua pergunta, tenho 52 anos. E tenho filhos. E gostava de os ter por cá em vez de os ver ir para fora.
E em relação ao umbigo, não, não tenho por costume olhar para ele.

Acho totalmente injusto FPs com grandes reformas pagas com o meu dinheiro. Sim, com o meu dinheiro porque os descontos efetuados pelos FPs são migalhas quando comparados com os privados. E o estado não desconta propriamente os quase 25% que as empresas privadas descontam. Mesmo se o fizessem o efeito era o mesmo porque estavam a fazê-lo com o MEU DINHEIRO!

Reformas milionárias de políticos que trabalharam meia dúzia de anos deveriam envergonhar qualquer português.
Um tecto máximo já deveria ser definido há muito tempo. Acima de 2.000€/2.500€ de reforma já não é reforma, é regabofe!

Acho particularmente grave e ridicula ouvir certos politicos dizer que o sistema de pensões actual é sustentável e respira saude. É mentira! Eles sabem que é mentira mas não querem mexer porque iria mexer no que para eles já é garantido.

Tem que haver um compromisso entre os que já beneficiam, ou ainda irão beneficiar, e aqueles que são escravos a sustentá-los e quando chegar a vez deles não vão ter direito a nada. Quem não percebe isto, sim, só olha para o próprio umbigo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Bar38 » 13/3/2023 19:15

AlfaTrader Escreveu:
Masterchief Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Ahhhh mas não discordas de roubar 35% do salario de terceiros para outros andarem a passear. Esperto, claro. As contribuições são obrigatórias ou vais preso e ainda pior ficas com multas que te retiram o pouco de riqueza que se possa aspirar.


Como se tem visto ao ritmo que isto vai, dentro de 20 anos a idade da reforma deve estar pelo menos acima dos 70 anos.

Pelo factor de 3 meses por ano temos 1 ano a cada 4. Ou seja dentro de 20 anos vai estar nos 72 :mrgreen:

O ultimo fecha a porta.

É esse tipo de "egoismo" que me irrita profundamente em Portugal. É uma chico-espertice nojenta.
Foi por isso que os reformados votaram todos no Costa. Só olham para o umbigo deles. Os filhos e os netos que se f.... peço desculpa pela linguagem mas irrita-me profundamente esta filosofia. Não é de admirar que o Costa seja como é. O povo é igual. É cultural.



Que idade tens?

Bela lógica sim senhor... :wall: :wall: :wall:

Eu sei que deve ser feito alguma coisa, mas também não estarás a olhar para o teu umbigo... diz isso aos que tem mais de 55 anos que já descontam uma vida inteira alguns com perto de 40 anos de descontos
concordo!!! hoje em dia cada vez mais se começa mais tarde a vida profissional. Deveriam-se ter em conta os anos de descontos
e agora dizer que não têm reforma , ou que têm de trabalhar até aos 68..69...72 .

Isto não pode ser visto, como preto ou branco, tem de ser um debate profundo com a sociedade.

BN
AlfaTrader
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 13/3/2023 19:00

AlfaTrader Escreveu:Eu sei que deve ser feito alguma coisa, mas também não estarás a olhar para o teu umbigo... diz isso aos que tem mais de 55 anos que já descontam uma vida inteira alguns com perto de 40 anos de descontos e agora dizer que não têm reforma , ou que têm de trabalhar até aos 68..69...72 .


O sistema é ponzi, no modelo actual não tens alternativa e o caminho vai ser sempre aumentar contribuições, aumentar idade de reforma e reduzir os ingressos.

O monstro está na rua, neste dois anos os pensionistas estão a sentir no corpo a perda de poder. E temos a sorte de neste momento haver emprego, se tivermos uma crise séria, pode-se chegar ao limite de secar a fonte.

Era preciso existir um debate sério que este sistema não é sustentável e é um dos maior problemas da sociedade ocidental.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por AlfaTrader » 13/3/2023 18:23

Masterchief Escreveu:
BearManBull Escreveu:
traderh Escreveu:Discordo totalmente, mas quem gosta que o faça, ninguem obriga ninguem a reformar-se.


Ahhhh mas não discordas de roubar 35% do salario de terceiros para outros andarem a passear. Esperto, claro. As contribuições são obrigatórias ou vais preso e ainda pior ficas com multas que te retiram o pouco de riqueza que se possa aspirar.


Como se tem visto ao ritmo que isto vai, dentro de 20 anos a idade da reforma deve estar pelo menos acima dos 70 anos.

Pelo factor de 3 meses por ano temos 1 ano a cada 4. Ou seja dentro de 20 anos vai estar nos 72 :mrgreen:

O ultimo fecha a porta.

É esse tipo de "egoismo" que me irrita profundamente em Portugal. É uma chico-espertice nojenta.
Foi por isso que os reformados votaram todos no Costa. Só olham para o umbigo deles. Os filhos e os netos que se f.... peço desculpa pela linguagem mas irrita-me profundamente esta filosofia. Não é de admirar que o Costa seja como é. O povo é igual. É cultural.



Que idade tens?

Bela lógica sim senhor... :wall: :wall: :wall:

Eu sei que deve ser feito alguma coisa, mas também não estarás a olhar para o teu umbigo... diz isso aos que tem mais de 55 anos que já descontam uma vida inteira alguns com perto de 40 anos de descontos e agora dizer que não têm reforma , ou que têm de trabalhar até aos 68..69...72 .

Isto não pode ser visto, como preto ou branco, tem de ser um debate profundo com a sociedade.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 13/3/2023 18:02

BearManBull Escreveu:
traderh Escreveu:Discordo totalmente, mas quem gosta que o faça, ninguem obriga ninguem a reformar-se.


Ahhhh mas não discordas de roubar 35% do salario de terceiros para outros andarem a passear. Esperto, claro. As contribuições são obrigatórias ou vais preso e ainda pior ficas com multas que te retiram o pouco de riqueza que se possa aspirar.


Como se tem visto ao ritmo que isto vai, dentro de 20 anos a idade da reforma deve estar pelo menos acima dos 70 anos.

Pelo factor de 3 meses por ano temos 1 ano a cada 4. Ou seja dentro de 20 anos vai estar nos 72 :mrgreen:

O ultimo fecha a porta.

É esse tipo de "egoismo" que me irrita profundamente em Portugal. É uma chico-espertice nojenta.
Foi por isso que os reformados votaram todos no Costa. Só olham para o umbigo deles. Os filhos e os netos que se f.... peço desculpa pela linguagem mas irrita-me profundamente esta filosofia. Não é de admirar que o Costa seja como é. O povo é igual. É cultural.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 13/3/2023 17:19

traderh Escreveu:Discordo totalmente, mas quem gosta que o faça, ninguem obriga ninguem a reformar-se.


Ahhhh mas não discordas de roubar 35% do salario de terceiros para outros andarem a passear. Esperto, claro. As contribuições são obrigatórias ou vais preso e ainda pior ficas com multas que te retiram o pouco de riqueza que se possa aspirar.


Como se tem visto ao ritmo que isto vai, dentro de 20 anos a idade da reforma deve estar pelo menos acima dos 70 anos.

Pelo factor de 3 meses por ano temos 1 ano a cada 4. Ou seja dentro de 20 anos vai estar nos 72 :mrgreen:

O ultimo fecha a porta.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por traderh » 13/3/2023 17:01

Tantas pessoas que sonham chegar à idade da reforma e poderem ir viajar, sem estarem preocupadas com as 2 ou 3 semanas de ferias.
Ir para um pais e passares 1 mês, 2 3 meses.
Pegar numa autocaravana e percorrer a europa, mas há pessoal que acha que ainda temos de ir lá bater o ponto nem que seja 18 horinhas.
Discordo totalmente, mas quem gosta que o faça, ninguem obriga ninguem a reformar-se.
 
Mensagens: 190
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 13/3/2023 15:39

Também não percebi, quanto são os descontos dos dinamarqueses?


Como em praticamente tudo, para mim o modelo suíço é mais correcto.

Uns 12% de SS. É justo.
Anexos
swiss.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 13/3/2023 12:56

Opcard Escreveu:
Opcard Escreveu:A Dinamarca é exemplo todos sabem que a sua SS não terá problemas , o estado garante o mínimo depois ha 3 pilares quem quer comer caviar na velhice poupa mais .

https://ec.europa.eu/employment_social/ ... ark_pt.pdf


Já há muito deixei exemplos dos países nórdicos que para mim ê a solução

Peço desculpa mas não vejo onde está a diferença entre o sistema Dinamarquês e o nosso. Confesso que não li ao pormenor mas assim no geral parece-me igual tirando o facto de ser gerido localmente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Bar38 » 13/3/2023 1:15

BearManBull Escreveu:
Bar38 Escreveu:A pergunta é simples…quem vai pagar????Resposta??? Nada…como sempre…


Como sempre estilo agressivo, nunca te vi propor nada neste fórum, nem uma analise.
A analise é simples com pirâmide etária invertida tens 2 alternativas trabalhas até mais tarde ou recebes menos, infelizmente e exceptuando meia dúzia de casos raros (como a referiste a cima), só continua a trabalhar quem tem necessidade
E vens criticar os meus comentários que são quase sempre argumentados com algum nível de detalhe.

Bom perfil para ministro do PS...


Ninguém paga. Alias paga toda a gente menos.

Empresas que empreguem idosos com benificios fiscais. Idosos a pagar impostos 0 e com horários de trabalho parciais.
é pouco mais do que já temos...
Por outro lado voltar a ter PPRs como antigamente
é para quem tem capacidade para o fazer
com benificios fiscais.


Mas entendo a tua posição que existam pessoas que não tolerariam trabalhar com alguém mais velho, por esterótipos...
Estás enganado...aos 67 anos a debilidade e vontade em certas profissões é mais que obvia...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Opcard » 12/3/2023 21:10

Opcard Escreveu:A Dinamarca é exemplo todos sabem que a sua SS não terá problemas , o estado garante o mínimo depois ha 3 pilares quem quer comer caviar na velhice poupa mais .

https://ec.europa.eu/employment_social/ ... ark_pt.pdf


Já há muito deixei exemplos dos países nórdicos que para mim ê a solução
 
Mensagens: 4385
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 12/3/2023 20:41

Bar38 Escreveu:A pergunta é simples…quem vai pagar????Resposta??? Nada…como sempre…


Como sempre estilo agressivo, nunca te vi propor nada neste fórum, nem uma analise. E vens criticar os meus comentários que são quase sempre argumentados com algum nível de detalhe.

Bom perfil para ministro do PS...


Ninguém paga. Alias paga toda a gente menos.

Empresas que empreguem idosos com benificios fiscais. Idosos a pagar impostos 0 e com horários de trabalho parciais. Por outro lado voltar a ter PPRs como antigamente com benificios fiscais.


Mas entendo a tua posição que existam pessoas que não tolerariam trabalhar com alguém mais velho, por esterótipos...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Bar38 » 12/3/2023 19:45

BearManBull Escreveu:Vago?

Eu proponho ideias. Tu vens para aqui com preguntas para o ar sem qualquer nexo, que levaste com imediamente com resposta e voltas com 0 argumentos apelidando de vago um conceito diferente mas justo.

Ao ritmo que isto vai em breve vamos ter idade de reforma por cima dos 70 anos. Cada vez mais gente vai pagar a vida toda para depois não receber nada em troca. Ou para receber o direito a injecção letal de veneno. Os descontos da SS em PT são à volta de 35% do rendimento do trabalho, uma barbaridade.


Outra coisa que demonstras é total desrespeito pelos idosos e potencial perdido. Eu preferia ter apoios a poder trabalhar quando seja mais velho do que ter uma sociedade que ostraciza os idosos como um fardo.


A pergunta é simples…quem vai pagar????Resposta??? Nada…como sempre…
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 12/3/2023 19:37

Vago?

Eu proponho ideias. Tu vens para aqui com preguntas para o ar sem qualquer nexo, que levaste com imediamente com resposta e voltas com 0 argumentos apelidando de vago um conceito diferente mas justo.

Ao ritmo que isto vai em breve vamos ter idade de reforma por cima dos 70 anos. Cada vez mais gente vai pagar a vida toda para depois não receber nada em troca. Ou para receber o direito a injecção letal de veneno. Os descontos da SS em PT são à volta de 35% do rendimento do trabalho, uma barbaridade.


Outra coisa que demonstras é total desrespeito pelos idosos e potencial perdido. Eu preferia ter apoios a poder trabalhar quando seja mais velho do que ter uma sociedade que ostraciza os idosos como um fardo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Carlos73, Cem pt, hugob0ss, iniciado1, JAAMC, jvrs, niceboy, PAULOJOAO, Pmart 1 e 155 visitantes