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Caldeirão da Bolsa

Baterias Sólidas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Baterias Sólidas

por yaya » 16/6/2023 19:26

PXYC Escreveu:
yaya Escreveu:2027, o ano em que um gigante automóvel pretende começar a usar baterias sólidas em série, em alternativa ao lítio que é bastante mais caro.
Ou muito me engano ou o uso de lítio nas baterias para carros elétricos tenderá a tornar-se-á numa tecnologia obsoleta.

Toyota introduz baterias de estado sólido em 2027 para melhorar autonomia dos veículos elétricos

https://eco.sapo.pt/2023/06/13/toyota-i ... eletricos/


então quando finalmente conseguirem extrair lítio em Portugal já não vai valer nada?
:D


Até porem uma mina e fábrica a funcionar em Pt ainda vai demorar anos.
É provável que quando estiver operacional já a Toyota esteja a fabricar baterias sólidas em massa.

Vários países já andam a investir forte na nova geração de baterias em alternativa ao lítio, incluindo China.
Era uma questão de saber qual seria a primeira marca a aparecer no mercado.
Em Pt temos a Simoldes
https://www.simoldes.com/a-1a-celula-de ... -portugal/

O uso de lítio para carros elétricos em massa, na minha opinião, é insustentável.
Trocar uma bateria de um carro elétrico é quase como pagar um carro novo :lol:
É inevitável o surgimento de novas tecnologias como o sódio.
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Re: Baterias Sólidas

por NirSup » 15/6/2023 6:32

Memórias

E aproveito para fazer uma pergunta: para quando as baterias de estado sólido prometidas pela QS (QuantumScape) há anos?
A Toyota não faz promessas. A Toyota faz.
por NirSup » 2/11/2021 12:42
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Re: Baterias Sólidas

por PXYC » 14/6/2023 19:51

yaya Escreveu:2027, o ano em que um gigante automóvel pretende começar a usar baterias sólidas em série, em alternativa ao lítio que é bastante mais caro.
Ou muito me engano ou o uso de lítio nas baterias para carros elétricos tenderá a tornar-se-á numa tecnologia obsoleta.

Toyota introduz baterias de estado sólido em 2027 para melhorar autonomia dos veículos elétricos

https://eco.sapo.pt/2023/06/13/toyota-i ... eletricos/


então quando finalmente conseguirem extrair lítio em Portugal já não vai valer nada?
:D
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Re: Baterias Sólidas

por yaya » 13/6/2023 18:52

2027, o ano em que um gigante automóvel pretende começar a usar baterias sólidas em série, em alternativa ao lítio que é bastante mais caro.
Ou muito me engano ou o uso de lítio nas baterias para carros elétricos tenderá a tornar-se-á numa tecnologia obsoleta.

Toyota introduz baterias de estado sólido em 2027 para melhorar autonomia dos veículos elétricos

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Re: Baterias Sólidas

por Opcard » 5/8/2022 20:13

As baterias sólidas já existem há dezenas anos são utilizadas nos CDI
(Cardioversores Desfibriladores Implantáveis) uma bateria de poucas gramas dura 11 anos , sei por experiência própria há mais de 20 anos custava mais de
25 000 euros .

Sendo assim a não existência de baterias sólidas auto terá a ver com o preço.
 
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Re: Baterias Sólidas

por NirSup » 5/8/2022 16:15

Tenho para mim que as baterias dos carros elétricos serão sempre das peças mais valiosas e mais importantes dos mesmos.
O que irá diferenciar os carros elétricos do futuro será o software e as baterias.
As baterias sólidas ou de estado sólido na medida em que permitem cargas mais rápidas e maior densidade de carga irão revolucionar o setor. Tardam é em chegar ao mercado.
Quem ganhar a corrida vai receber uma recompensa choruda.

Em tempo: a propósito de Saigão e do Vietnam apenas gostaria de relembrar algo que escrevi noutro tópico: a produção e o consumo de energia elétrica crescem, por aquelas bandas, como se não houvesse amanhã. E a EDPR (Sunseap) está lá.
Uma boa tarde a todos. E bons negócios.

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Re: Baterias Sólidas

por BearManBull » 5/8/2022 15:59

Opcard Escreveu:Estes asiáticos são inteligentes !


Uma visita a Saigão deixa de queixo caído qualquer um, que mega metrópole. Nota-se claramente que ali as coisas andam a outro ritmo.
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Re: Baterias Sólidas

por Opcard » 4/8/2022 9:16

Onde vai estar a mais valia no futuro no Automóvel eléctrico ?

Nas baterias ? Na condução autónoma ? No motor eléctrico ?

Por falar em motores eléctricos os alemães eram os melhores nos térmicos querem ir a jogo nos eléctricos a Mahle apresentará um motor elétrico superdurável que pode ser usado a 90% de sua capacidade o tempo todo sem superaquecimento ou quebras .
Motor mais pequeno mais potente menos material para sua fabricação , o líquido do motor, ​​vai aquecer o habitáculo.

Todos vão fabricar carros eléctricos já chegaram a Europa VinFast vem do Vietname bonitos e baratos além da Fábrica local, tem outra em construção nos
USA e vão fazer outra na Alemanha .

Como queimam etapas , com a ajuda da proteção da sua indústria , carros importados são tributados em 200%.
A BMW confiou à marca local a tarefa de fazer e rebatizar seu X5 e seu Serie 5 renomeados Vinfast President e Vinfast Lux,.
Durante quatro anos, os vietnamitas aprenderam e integraram a qualidade da fabricação alemã, antes de denunciar, neste mês de agosto o contrato que os unia com a firma de Munique.
Agora Vinfast frabica os seus carros e pediram a Carrozzeria Pininfarina o desenho das carroçarias .

Estes asiáticos são inteligentes !
 
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Re: Baterias Sólidas

por Marco Martins » 3/8/2022 12:30

Acho que está a faltar algo muito importante na regulamentação das baterias para os automóveis!

As baterias dos carros deveriam ser de encaixe universal e uma bateria deveria poder ser mudada de um carro para outro sem grandes problemas.

Isto facilitaria a aposta nos eléctricos, e a sua evolução para outras baterias e também permitiria uma melhor manutenção.
 
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Re: Baterias Sólidas

por NirSup » 3/8/2022 12:17

A China entrou no jogo

É oficial. A Ganfeng Lithium, a maior refinaria de lítio do mundo (segundo Musk ter uma licença para refinar lítio é o mesmo que ter uma licença para imprimir dinheiro), anunciou que vai construir a maior fábrica de baterias de estado sólido do mundo.
Já comercializa baterias de estado semi-sólido, mas vai partir para uma segunda geração de baterias de estado totalmente sólido e com mais densidade de carga.
A Quantum Scape que anda há anos para lançar uma bateria de estado sólido deve ter ficado nervosa. Ela e todas as outras que tentam, freneticamente, ser as primeiras a comercializar com sucesso baterias de estado sólido.
A fabricação de baterias de estado sólido e de estado líquido-sólido (da NIO) está na ordem do dia. E será um investimento seguro.
O melhor mesmo é estar atento a todas as oportunidades para entrar neste setor.
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Re: Baterias Sólidas

por Opcard » 13/6/2022 22:30

Sera desta ?

A SolidPower, empresa do Colorado acredita que já está e que só falta válida-las
pela . Fords e BMWs que investiram neste projecto .

As promessas são muito grandes as baterias em questão não só dobrarão a autonomia dos carros elétricos, a SolidPower diz 800 km sem complexos.
Mas, além disso estás baterias não aquecem , podem suportar recargas extremas e não correm o risco de iniciar incêndios ´ a cereja do bolo eles não se degradam em baixas temperaturas boas para inverno e verão .
 
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Re: Baterias Sólidas

por NirSup » 15/5/2021 9:49

A empresa italiana, Estrema Fulminea, vai lançar no mercado um hiperdesportivo elétrico com baterias de estado sólido.


Uma revolução silenciosa, mas com muito ruído nas redes sociais, está a acontecer debaixo dos nossos pés. As principais marcas de carros apostam todas as fichas no desenvolvimento de carros eléctricos de baterias sólidas. À frente de todas elas está a VW com uma aposta muito forte na startup QuantumScape. Para já sem resultados palpáveis.
Então como é que uma empresa italiana, desconhecida, lança no mercado este hipercarro 100% elétrico e o primeiro modelo a contar com um pack de baterias “híbrido”, ou seja, composto por baterias de estado sólido e ultra condensadores?
E deixou para trás, presas ao chão, outras marcas bem conhecidas que gastam milhões e milhões sem apresentarem resultados, neste caso, resultados sólidos?
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Estrema-Fulminea-3.jpg
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Re: Baterias Sólid

por BearManBull » 21/12/2020 10:30

Opcard Escreveu:Não sei quanta verdade existe com essas baterias da Toyota , se não é apenas comunicação .


Oil company Idemitsu Kosan is installing solid electrolyte production equipment at its Chiba Prefecture site with the aim of beginning operation next year. Manufacturing solid electrolytes requires solidifying sulfides, which is a specialty of the metal and chemical industry. Sumitomo Chemical is developing material as well.



Não há pros sem cons. O fabrico como em tudo do admirável mundo novo é um dos calcanhares de Aquiles,

Toyota's game-changing solid-state battery en route for 2021 debut
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Re: Baterias Sólid

por Opcard » 21/12/2020 9:55

Não sei quanta verdade existe com essas baterias da Toyota , se não é apenas comunicação .

Nestes casos olho sempre para a cotação das ações das empresas que prometem um novo mundo , é o mercado não acredita .
Hoje a Toyota é “pequena “ no valor quando comparada com a Tesla e como o mercado tem sempre razão .


Vídeo sobre baterias da Toyota que estará a trabalhar Panasonic

https://youtu.be/F7kfBFnlJZY
 
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Re: Baterias Sólidas

por NirSup » 20/12/2020 22:27

A Toyota muda as regras do jogo. Baterias sólidas em 2021

A trip of 500 km on one charge. A recharge from zero to full in 10 minutes. All with minimal safety concerns. The solid-state battery being introduced by Toyota promises to be a game changer not just for electric vehicles but for an entire industry.


A concorrência NÃO DROME.
Esta notícia é claramente negativa para a cotação da Kensington Acquisition Corp.(Nyse: KCAC)
e da QuantumScape Corporation (Nyse: QS).
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Re: Baterias Sólidas

por Opcard » 18/12/2020 21:48

Quando uma empresa tem investidores de prestígio valoriza se Bill Gates e Volkswagen investem , porque é bom ou melhor o pequeno investidor acredita .

As baterias sólidas já existem há muito eu tenho duas no corpo com mais de 20 anos sem razão de queixa , minúsculas e milhares de euros .

Uma coisa é uma única unidade (ânodo e cátodo), mas outra coisa quando tem que construir pilhas com múltiplas células , os eletrólitos sólidos de vidro e cerâmica, dão problemas .

A bateria sólida está em estudo há muitos anos assim como as baterias de grafeno .
. Mas, na realidade, ninguém foi capaz até agora de projetar baterias sólidas que sejam rentáveis e produzidas de forma industrial. Fazer essas baterias em série provavelmente será possível a que preço ?

Prometem uma densidade de energia de 500 Wh/kg a Tesla promete 300 para o ano com baterias convencionais .
 
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Re: Baterias Sólidas

por NirSup » 18/12/2020 19:44

Uma mão cheia de nada

As baterias de estado sólido prometem:
- mais segurança (as baterias de estado líquido explodem)
- menor tempo de carga (80% em 15 minutos contra 80% em 40 minutos)
- mais kms percorridos com uma só carga
- maior densidade de carga (o que permite a aviação elétrica e os veículos pesados a baterias).

Há muitas promessas em cima da mesa. Mas resultados, resultados palpáveis, não há. Haverá em 2024 ou 2025, prometem os fabricantes de baterias sólidas. O que nos tempos atuais é uma eternidade.
O CEO de QuantumScape, Jagdeep Singh, fez no dia 08/12/2020 um presse release sobre o estado atual das coisas. Essa comunicação ao mercado de teor muito otimista fez mexer a cotação da QuantumScape (NYSE: QS). Tendo esta saltado de $44,00 (dia 7) para mais de $76,00 (dia 10).
Mas a realidade é a realidade e promessas são promessas.
E a realidade é que a QuantumScape ofereceu-nos, até agora, uma mão cheia de nada.
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Re: Baterias Sólidas

por BearManBull » 23/9/2020 11:51

Alternativas ao lítio.



Extracção de lítio.

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Baterias Sólidas

por NirSup » 23/9/2020 7:35

Baterias sólidas ou de estado sólido

Nova geração de baterias sólidas ou de estado sólido de lítio fornecerão os carros elétricos de futuro e com potências eléctricas superiores a 500 KW. Parece ser este o mínimo de densidade de carga para tornar tecnicamente viável os aviões eléctricos a baterias. Aviões eléctricos à base de fuel cell de hidrogénio já são tecnicamente viáveis.
Vem isto a propósito dum acontecimento muito aguardado, ocorrido ontem, que se revelou uma grande desilusão - o TESLA BATERY DAY.
Esperavam-se grandes revelações sobre as novas baterias de estado sólido, mais densas, com mais capacidade e mais rápidas de carregar. Em suma: melhores e mais baratas. E veio o Elon Musk dizer publicamente que estas baterias apenas seriam produzidas em larga escala lá para o ano de 2022, mantendo a sua promessa de construir um TESLA por menos de 25.000 dólares.
Falhei, há pouco tempo, um investimento numa empresa que foi criada com esse propósito: desenvolvimento da nova geração de baterias eléctricas. E partiu para esta aventura com um cartão de visitas invejável: nada mais nada menos do que um investimento do mediático Bill Gates. Mais recentemente, a empresa recebeu um grosso investimento de 200 milhões de euros do Grupo Automóvel Wolkswagen.
De que empresa se trata? Da
QuantumScape Corporation, que acordou uma fusão total com uma SPAC, a Kensington Acquisition Corp.(Nyse: KCAC) já listada na bolsa.

"QuantumScape Corporation, a developer of next generation solid-state lithium-metal batteries for use in electric vehicles, and Kensington Acquisition Corp., a special purpose acquisition company, announced a definitive agreement for a business combination that would result in QuantumScape becoming a publicly listed company. The combined company will be named QuantumScape and is expected to remain listed on the NYSE".

Daí que o Elon Musk tenha feito referência a novas empresas no desenvolvimento de baterias sólidas de lítio, além das outras duas já existentes, a Panasonic e a LG, como futuras fornecedoras da TESLA.

"We intend to increase, not reduce battery cell purchases from Panasonic, LG & CATL (possibly other partners too). However, even with our cell suppliers going at maximum speed, we still foresee significant shortages in 2022 & beyond unless we also take action ourselves".

A Kensington Acquisition Corp viu dobrar a sua cotação em bolsa sem que ainda tivesse começado a produzir as novas baterias. O normal.
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