Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como perder dinheiro na Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 13/9/2021 23:19

E que situações podem acontecer se o Juiz que fez os insultos e acusações a F. R. "abrir a Boca" como referiu?
Se assim acontecer e for pior que mau então lá teremos mais uma crise em Portugal.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Lusitanus » 11/9/2021 15:11

O problema de Portugal nem está tanto no despesismo com a classe política e suas mordomias, mas sim na corrupção, na impunidade, na ineficiência do Estado (da Justiça, etc.) e (consequente) falta de produtividade da economia portuguesa.
Vem aí muito dinheiro da União Europeia. Muito desse dinheiro, em vez de ser aplicado em projetos que dessem, ao país, retorno financeiro a médio e longo prazo, irá simplesmente parar, de variadas maneiras, à carteira e ao bolso de muitos portugueses, sem que o país beneficie grande coisa com isso. Investir criteriosamente o dinheiro para pagar a divida pública? Isso não é preocupação, nem dos políticos, nem da generalidade da sociedade portuguesa ... :-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 11/9/2021 13:53

Então Portugal não é dos Países com maior taxa de impostos? É só ir ao País ao lado e ver. Claro que os lucros têm se de ser taxados mas não ao valor astronómico que são, assim como a água, luz e combustiveis(em que cerca de 70% são impostos e taxas). Acham bem? Enquanto houver gente a pensar que assim está bem, Portugal vai manter-se no ritmo de acabar com a classe média, aumentar o n de pobres e aumentar o nº de ricos e tudo isto para sustentar o despesismo da classe politica e suas mordomias. Deviam aprender com os Países Nórdicos a governar um País e não aproveitarem-se d;Ele.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por cloudexpert » 10/9/2021 21:28

Sim não se devia pagar impostos sobre os lucros em bolsa, motivo: e quando se perde ? dantes um investimento de longo prazo ( 5 anos acho) dava direito a uma menor tributação.

O investidor particular deveria ter 10 anos para abater as perdas.

Eu ainda quero ver a massa que perdi no BES. deveria poder ter esse dinheiro roubado, como uma despesa dedutível em IRS. e isso no vai acontecer, só abate em ganhos de ações.
Tive de vender a miséria que são as ações do BCP ( outro cancro) para anular os ganho de quando vendi da EDP.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por LaribauFarmer » 10/9/2021 21:17

volvista Escreveu: Quanto ao Imposto sobre os lucros é um autentico roubo que não incentiva quem queira investir na Bolsa.


Ora essa, então um imposto sobre os lucros (sejam de que natureza forem), se for equilibrado, é um roubo? Não incentiva quem queira investir na Bolsa??? Por esse raciocínio, o IRS é um roubo, não incentiva quem queira trabalhar. O IVA é um roubo, desincentiva o consumo e afunda a produção, conduzindo ao desemprego, para mais incide sobre um rendimento que já foi tributado... :? :?
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 10/9/2021 20:36

Os Bancos com as acções só ganham quando são intermediários para a colocação nas OPV,s e ganham as comissões de guarda de titulos trimestralmente. Como não tem havido (exepto Grenvolt) OPV,s naturalmente preferiam o dinheiro na conta à ordem.
Quanto ao Imposto sobre os lucros é um autentico roubo que não incentiva quem queira investir na Bolsa.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por cloudexpert » 10/9/2021 17:18

é do interesse dos bancos que os clientes não percam dinheiro, o que ´melhor , um cliente com 400k na conta de de um dia para o outro ficar com 100 k ou de 400 passara a 1M ?

Alais a nível de IRS ganhos em bolsa deveriam ter uma tributação especial, de 10% ( só essa) afinal um ganho em bolsa equivale a uma e exportação bem sucedida, incentivava os investidores a terem cuidado.

e percas isso sim malhar no contribuinte, perdeste 10K é como se tivesses ganho . Uma perca equivale a um importação.

Eu por exemplo já importei muito...mas exportei muito mais :)

Pode ser que um dia além se lembre de lançar essa ideia.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 10/9/2021 12:46

Eu penso que é ao contrário: Depois de perderem muito dinheiro em produtos financeiros que os Bancos vendiam, os clientes é que começaram a proteger-se e actualmente essa atitude comercial dos Bancos em vender produtos financeiros, acabou, tudo pelas más experiência do passado.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 10/9/2021 10:20

Nirsup, ora aí está um tema que é totalmente desinteressante para o fórum e para o tema em questão (e para mim em particular).

Voltemos a factos e a números relacionados com as tuas afirmações de mercado.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por NirSup » 9/9/2021 21:55

Pata-Hari,
Se eu te disser que os empregados dos bancos, nomeadamente em cidades, concelhos e aldeias, ditas da província, se quisessem podiam acabar com muitos casamentos, acreditas?
Ou achas que isto também é achismo?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 9/9/2021 17:44

Volvista, por partes:

O que é feito na net é da exclusiva responsabilidade dos clientes. É perguntado se conhece os instrumentos e, com as respostas correctas, pode avançar na compra. Os clientes respondem no processo a tudo o que se recusam a responder se for apresentado pelo seu gestor de conta. Outros instrumentos, simplesmente não existem nas plataformas.

O como funcionava é exactamente isso: passado. Os excessos do passado resultaram no que temos agora. Pessoalmente, acho que piorou, acho o paternalismo e a necessidade dos bancos se protegerem dos clientes algo de muito triste e com o qual todos perdemos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 9/9/2021 17:32

Hoje a compra e venda de acções é feita a partir de um computador ou telemóvel embora o Banco manifeste a intenção de avaliar os conhecimentos do cliente, o que não impede que o cliente proceda como queira.
Só um ponto que mostra como funcionava o Mercado aos Balcões dos Bancos: Os próprios funcionários do BES também compraram esses activos tóxicos! Ou seja não havia informação na maioria dos clientes nem nos funcionários bancários para venderem produtos financeiros. As coisas funcionavam na base da confiança que o cliente tinha "no Senhor do Banco" que se limnitava a cumprir objetivos sem formação adequada na area fianceira.
Ainda bem que as coisas mudaram, os clientes estão mais precavidos e os Bancos têm o cuidado de avisar o cliente que se entrega a este tipo de investimentos.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 9/9/2021 15:20

Nirsup, vou atribuir todo esse discurso a uma jovem idade, desconhecimento e/ou inocência . A lei obriga a banca a averiguar a adequação dos instrumentos aos clientes. Na banca séria, um cliente que não responda que conhece os riscos dos instrumentos, não deve poder adquirir os mesmos e a instituição não os deve vender. Instrumentos complexos são reservados a investidores equiparados a profissionais. Quem incumpre, está fora a lei. Dês a volta que queiras dar, tenhas a revolta que queiras exprimir, mas esta é a regra e o mundo em que agora vives.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por trend=friend » 9/9/2021 14:47

NirSup Escreveu:[

Em tempo: mas quem investiu ou habilitou os bancos a atribuir diplomas de conhecimentos financeiros aos seus clientes? Por acaso são alguma escola ou universidade? Os seus funcionários têm formação legalmente atribuída para o efeito? Dada por quem?


Bravo! :clap: E ainda mais quem já fez um par desses testes e a forma como é feito o assessment sabe bem como é…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por NirSup » 9/9/2021 14:44

volvista Escreveu:O meu comentário referia-se ao cuidado que os Bancos têm hoje em querer saber que tipo de investidor somos. Sim hoje têm esse cuidado e já respondi a esse inquérito. Referia-me que não era assim no tempo em que os Bancos faziam as OPV e incentivavam os clientes a comprar com empréstimos e carência de 6 meses.


Julgo que haverá aqui alguma confusão sobre esta matéria.

1. Não é verdade, contrariamente ao que é apregoado, que o questionário tenha por objetivo assegurar um elevado nível de proteção ao cliente.
2. . O tal questionário tem a sua génese no DL n.º 357-A/2007, de 31 de Outubro, que transpôs para a ordem jurídica portuguesa a Diretiva n.º 2004/39/CE , do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Abril, relativa aos mercados de instrumentos financeiros e alterou o art.º 314.º do Código dos Valores Mobiliários;
3. Com esta alteração pretendeu-se em primeira linha defender os bancos da sanha perseguidora (que se começava a fazer sentir) de clientes desesperados que tentavam junto dos tribunais reverter situações de perdas milionárias por terem comprado ativos financeiros através dos bancos, onde detinham contas.
4. O citado art.º 314.º diz claramente que:
a) O intermediário financeiro deve solicitar ao cliente informação relativa aos seus conhecimentos;
b) Se, com base na informação recebida ao abrigo do número anterior, o intermediário financeiro julgar que a operação considerada não é adequada àquele cliente deve adverti-lo, por escrito, para esse facto.
c) No caso do cliente se recusar a fornecer a informação referida no n.º 1 ou não fornecer informação suficiente, o intermediário financeiro deve adverti-lo, por escrito, para o facto de que essa decisão não lhe permite determinar a adequação da operação considerada às suas circunstâncias.

5. Em lado algum da lei se diz que intermediário financeiro fica proibido ou o cliente fica impedido de ter acesso a qualquer produto financeiro.
6. Portanto, o Cliente não é obrigado a responder ao questionário. Ponto.
7. No entanto, deverá ser expressamente advertido que se não o fizer ou não o fizer integralmente, será para esse efeito considerado que possui a experiência e os conhecimentos necessários para compreender os riscos inerentes bem como que o seu património lhe permite suportar os riscos financeiros conexos estando a operação em conformidade com os seus objetivos de investimento (cláusulas 8.ª e 18ª do Contrato de Intermediação Financeira por mim assinado).
8. Os bancos que não estejam a agir nesta conformidade estão a violar a lei. E qualquer tribunal por iniciativa dos seus clientes os porá na ordem. Rapidamente.
By Nirvana

Em tempo: mas quem investiu ou habilitou os bancos a atribuir diplomas de conhecimentos financeiros aos seus clientes? Por acaso são alguma escola ou universidade? Os seus funcionários têm formação legalmente atribuída para o efeito? Dada por quem?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 9/9/2021 12:22

O meu comentário referia-se ao cuidado que os Bancos têm hoje em querer saber que tipo de investidor somos. Sim hoje têm esse cuidado e já respondi a esse inquerito. Referia-me que não era assim no tempo em que os Bancos faziam as OPV e incentivavam os clientes a comprar com emprestimos e carência de 6 meses. Também quando o BCP chegou aos +/- ao 6,00 euros foi a força comercial que diáriamente conseguia que os clientes comprassem esses titulos e assim sendo claro que subia todos os dias. Não havia a preocupação de agora em identificar o tipo de investidor. Se és desse tempo deves recordar-te de como era. Quanto á minha citação é publica como foi ontem no programa BolaTV e sobre as ações do Benfica que o comentador referiu que a Bolsa era um jogo e quem não sabia manobrar perdia dinheiro a favor de quem tinha esses poderes de fazer subir e descer as ações. Isto é público e não são opiniões minhas pois estou na Bolsa desde os anos 90.
Aqui venho ler e aprender com tem conhecimentos que nos ilucidem e que nem sempre "adivinham" o caminho dos Mercados, como hoje.
Há uns anos as Empresas e as suas contações andavam ao sabor dos valores Fundamentais mas hoje já não é assim.
Com consideração por todos os que aqui comentam.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 8/9/2021 13:17

volvista, isto é um fórum de discussão no qual discutimos e partilhamos ideias. O que estás a fazer é totalmente vazio porque não te explicas, apenas disparas para o ar e, assim sendo, acabamos sendo obrigados a apagar os posts porque simplesmente não têm conteúdo. O que não nos deixa nada contentes porque estamos aqui para aprender uns com os outros.
Queres partilhar e participar e explicar o que queres dizer, nomeadamente ir buscar a citação? não o fazendo, é apenas uma boca sem conteúdo que acabamos por ter que apagar.

(acabei de ver o que referias mas, por acaso. Não te "iliba" da falta de conteúdo deste post, como imaginas, ninguém abre posts que remetem para algo misterioso e distante. Aliás, algo de que discordo porque estas regras estao acima da nossa CMVM)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 7/9/2021 17:33

Podemos ficar com uma ideia lendo um comentario de Paulo de Morais na página 487 da Mota Engil. Cada um fica com a ideia que entender.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 7/9/2021 17:27

Volvista, explica a tua ideia porque não a entendi.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por volvista » 7/9/2021 17:24

A sério?! Não era assim. É só lembramo-nos dos aumentos de capital na Banca...
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 7/9/2021 16:08

Nirsup, estás enganado. O banco obedece a legislação. O banco só pode vender instrumentos não-simples a quem tenha os conhecimentos e o perfil de risco para que o banco os possa vender.

Na realidade, o banco não está minimamente preocupado com a tua intimidade, apenas em estar dentro da lei para não ser acusado de venda abusiva ou de te ter vendido risco desadequado à tua capacidade. Neste momento, a banca prefere perder o cliente a correr risco vendendo algo "indevido" a um cliente.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por NirSup » 7/9/2021 12:10

Pata-Hari Escreveu:Não percebi o que querias dizer ou onde querias chegar. Queres explicar?


Cara pata-Hari, assinamos (o banco e eu) em 2011, um Contrato de Intermediação Financeira, de forma consciente e voluntária, com obrigações e direitos para ambas as partes. Não consta do referido contrato qualquer obrigação da minha parte em satisfazer a curiosidade ou cusquice da entidade bancária.
Aquilo que o banco pretende é exclusivamente cuscar a minha vida, não amorosa como é óbvio, mas a minha vida financeira.
E eu disse que não. E eles disseram-me que compreendiam a minha posição. Ponto.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por Pata-Hari » 7/9/2021 10:30

Não percebi o que querias dizer ou onde querias chegar. Queres explicar?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por NirSup » 6/9/2021 0:03

Neste momento, só trabalho com um banco alemão.
Mas mantenho ativos num banco português. Há anos que não negoceio com este banco.
Atualmente, é esta a informação que aparece sobre o meu perfil:
Anexos
SemPerfil.PNG
SemPerfil.PNG (7.99 KiB) Visualizado 8541 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como perder dinheiro na Bolsa

por 5640533 » 5/9/2021 23:42

NirSup Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:A banca está a ser altamente pressionada no sentido de garantir os conhecimentos dos clientes e no sentido de garantir que os produtos complexos apenas são vendidos a clientes com conhecimentos e capacidade para os deter


Confirmo isso mesmo. Eu próprio fui confrontado com esse estudo/inquérito e recusei responder.
Agora sou um investidor sem perfil por recusa. Antes tinha um perfil de investidor ousado.
Um abraço.

Pode-se ficar sem perfil, NirSup? O meu banco (Best) não me deixa negociar sem ATUALIZAR o perfil. Então, ficar a partida sem perfil nem se fala. Se não for indiscrição, qual o seu banco?
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], Carrancho_, Ferreiratrade, Garfield, goncaladas, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, iniciado1, latbal, malakas, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, psandrade, SalvaFP, vasco007 e 133 visitantes