Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por webmutation » 11/8/2020 19:50

Essencialmente só muito recentemente é que a Degiro com a fusao com a flatex esta sujeita a regulação e a garantia bancaria. Passando do Fundos do Mercado Monetário (FMM) para o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que cobre ate 100.000 euros, futuramente (2025) EDIS a nivel europeu.

Como o flatex é uma instituição alema e tendo em conta o que aconteceu com a wirecard, nao me parece que a regulacao seja propriamente fiável, mas isso é mais uma opinião baseada nos acontecimentos do que outra coisa qualquer. Eu sou sempre desconfiado em termos de regulação devido a tantas coisas que passam aos reguladores, desde a crise de 2008 e a tantos outros eventos financeiros e bancários. E tendo em conta que tipicamente quem esta nos lugares de regulador sao muito amigos com quem estao a regular, nao deposito muita confiança em qualquer tipo de regulador... outra forma de colocar a questão... "sao muitos anos a virar frangos."

Com a fusao vamos ver o que vai acontecer com as condicoes da Degiro se vao manter ou se vao ser alteradas para serem similar a flatex. A Degiro tb se ler o contrato tem a faca e o queijo na mao para fazer as alteracoes que desejarem quase sem avisar com muita antecedência os clientes. Mas isso também é verdade para muitas outras corretoras... uma pessoa quando le os contratos ate fica sem vontade de abrir conta.

Nada especificamente contr a Degiro, simplemente depois de experimentar nao fiquei satisfeito com a plataforma nem convencido com a questao da gestao dos fundos... mas pelo menos esse aspecto vai mudar em breve.
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Andre vez » 11/8/2020 15:39

webmutation Escreveu:Obrigado pelas respostas.

A Degiro sinceramente a plataforma é extremamente basica tenho la conta mas nao uso. Depois de experimentar o interface nao gostei, o trading book muito basico, tudo muito basico parece o site do Big de ha 15 anos. Depois so agora parece que se vao fundir para ter licensa bancaria e vamos ver o que vai acontecer quando essa fusao estiver concluida https://www.analyzemarkets.com/en/intel ... ine-broker

Nao considero a regulacao suficiente na Degiro, todas essas regulacoes funcionam muito mal, como se viu quer nacional com o BES como internacional como aconteceu agora com o Wirecard na Alemanha.

Vou experimentar o Banco Invest a Go Bulling experimentei faz ja muitos anos, vou tentar de novo.

De facto as comissoes de transacao nao sao muito relevantesd para mim que pretendo me manter long, os custos de guarda de titulos e comissoes sobre dividendos.



Boas Web,

Estou bem de acordo contigo quando dizes que na Degiro é tudo muito básico. Também acho que a melhor plataforma para uma pessoa não seja necessariamente a melhor para outra pessoa. Sempre depende dos valor que quer movimentar, com que frequência, mercados que opera, etc.

Fiquei curioso com a tua afirmação sobre a regulação não ser suficiente na degiro? podes explicar um pouco o que viste que os colocas mal nesse aspecto?
Abraço
André
 
Mensagens: 325
Registado: 25/5/2009 14:38
Localização: 16

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por webmutation » 11/8/2020 14:59

Obrigado pelas respostas.

A Degiro sinceramente a plataforma é extremamente basica tenho la conta mas nao uso. Depois de experimentar o interface nao gostei, o trading book muito basico, tudo muito basico parece o site do Big de ha 15 anos. Depois so agora parece que se vao fundir para ter licensa bancaria e vamos ver o que vai acontecer quando essa fusao estiver concluida https://www.analyzemarkets.com/en/intel ... ine-broker

Nao considero a regulacao suficiente na Degiro, todas essas regulacoes funcionam muito mal, como se viu quer nacional com o BES como internacional como aconteceu agora com o Wirecard na Alemanha.

Vou experimentar o Banco Invest a Go Bulling experimentei faz ja muitos anos, vou tentar de novo.

De facto as comissoes de transacao nao sao muito relevantesd para mim que pretendo me manter long, os custos de guarda de titulos e comissoes sobre dividendos.
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Pata-Hari » 10/8/2020 22:51

pacama Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:
pacama Escreveu:
O problema é a tributação de dividendos, no invest praticamente nunca recebia nada.


Não percebi. O que queres dizer com não receberes nada...??


Cobram impostos de lá, impostos daqui, comissão deles, iVA, sei lá mais o quê... no total zero euros.


Bem, mas os devidos ou os "indevidos" (meaning, dificilmente recuperaveis)? não podes esperar o milagre de não pagar impostos que deves.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Ramsousa » 10/8/2020 16:59

Obrigado pelo esclarecimento.


Pata-Hari Escreveu:Ok, já percebi, estamos a falar de empresas portuguesas a pagar dividendos. A tua taxa deverá ser acertada para 28 porque é a taxa que se aplica a ti. No entanto, não deixo de me rir quando eles escrevem "o agente de retenção português não é capaz de identificar o beneficiário do rendimento. Por conseguinte, a um indivíduo português que receba dividendos ou juros de uma fonte portuguesa é cobrado 35% de retenção na fonte." É muito engraçado e passo a explicar.

Os acordos de dupla tributação permitem reduzir as taxas cobradas entre países que celebraram acordos. Exemplo: portugal e finlandia (uso sempre este exemplo porque o conheço bem e me gera problemas sempre), com acordo de dupla tributação, cada vez que uma empresa me paga dividendos, eles retêm 15% na fonte sabendo que sou tuga e depois o fisco tuga cobra-me mais os seus 28%. (No entanto, no ano passado, fartos do regime de residentes não habituais e da fuga de impostos dos seus cidadãos que vieram para portugal, os finlandeses retaliaram terminando esse acordo e passando a cobrar 30% na fonte.)

O que acontece é que em função da qualidade do custodiante essa prova e essa informação é dada ou não às entidades que fazem a retenção. Se o meu banco for menos bom, menos caro e na realidade não se fizer cobrar por esse serviço, não se dá a esse trabalho, não presta esse serviço e o agente de retenção retém ignorando a nacionalidade do detentor das acções ficando o problema da recuperação do teu lado. Esse é um dos preços que pagas ao usar um custodiante "barato" e um dos serviços que não tens.

No caso especifico de um português que transacciona titulos portugueses numa corretora estrangeira, o problema é de muito simples resolução. Se fossem títulos de outro país, terias um problema chato para recuperar essa diferença.
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por pacama » 10/8/2020 15:58

Pata-Hari Escreveu:
pacama Escreveu:
O problema é a tributação de dividendos, no invest praticamente nunca recebia nada.


Não percebi. O que queres dizer com não receberes nada...??


Cobram impostos de lá, impostos daqui, comissão deles, iVA, sei lá mais o quê... no total zero euros.
 
Mensagens: 43
Registado: 12/11/2018 12:04

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Pata-Hari » 10/8/2020 15:38

pacama Escreveu:
O problema é a tributação de dividendos, no invest praticamente nunca recebia nada.


Não percebi. O que queres dizer com não receberes nada...??
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por pacama » 9/8/2020 19:39

tami Escreveu:
webmutation Escreveu:Bom dia,
Procuro uma corretora com garantia bancaria onde seja possivel guardar titulos a longo prazo com o menor custo possivel. O meu intuito é guardar as accoes entre 2 a 5 anos dependendo dos titulos, possivelmente ate mais tempo. Para isso gostava de saber se tem informacoes ou recomendacoes relativamente a guarda de titulos ou isencao de comissoes. Obrigado!


Tenho carteira no Banco Invest e na Gobulling, nenhuma cobra comissão de custódia de títulos. As comissões são superiores às da degiro, mas se o objetivo não é andar sempre a comprar e vender, torna-se irrelevante no longo prazo.


O problema é a tributação de dividendos, no invest praticamente nunca recebia nada.
 
Mensagens: 43
Registado: 12/11/2018 12:04

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por tami » 9/8/2020 11:26

webmutation Escreveu:Bom dia,
Procuro uma corretora com garantia bancaria onde seja possivel guardar titulos a longo prazo com o menor custo possivel. O meu intuito é guardar as accoes entre 2 a 5 anos dependendo dos titulos, possivelmente ate mais tempo. Para isso gostava de saber se tem informacoes ou recomendacoes relativamente a guarda de titulos ou isencao de comissoes. Obrigado!


Tenho carteira no Banco Invest e na Gobulling, nenhuma cobra comissão de custódia de títulos. As comissões são superiores às da degiro, mas se o objetivo não é andar sempre a comprar e vender, torna-se irrelevante no longo prazo.
 
Mensagens: 365
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Pata-Hari » 8/8/2020 18:31

Ok, já percebi, estamos a falar de empresas portuguesas a pagar dividendos. A tua taxa deverá ser acertada para 28 porque é a taxa que se aplica a ti. No entanto, não deixo de me rir quando eles escrevem "o agente de retenção português não é capaz de identificar o beneficiário do rendimento. Por conseguinte, a um indivíduo português que receba dividendos ou juros de uma fonte portuguesa é cobrado 35% de retenção na fonte." É muito engraçado e passo a explicar.

Os acordos de dupla tributação permitem reduzir as taxas cobradas entre países que celebraram acordos. Exemplo: portugal e finlandia (uso sempre este exemplo porque o conheço bem e me gera problemas sempre), com acordo de dupla tributação, cada vez que uma empresa me paga dividendos, eles retêm 15% na fonte sabendo que sou tuga e depois o fisco tuga cobra-me mais os seus 28%. (No entanto, no ano passado, fartos do regime de residentes não habituais e da fuga de impostos dos seus cidadãos que vieram para portugal, os finlandeses retaliaram terminando esse acordo e passando a cobrar 30% na fonte.)

O que acontece é que em função da qualidade do custodiante essa prova e essa informação é dada ou não às entidades que fazem a retenção. Se o meu banco for menos bom, menos caro e na realidade não se fizer cobrar por esse serviço, não se dá a esse trabalho, não presta esse serviço e o agente de retenção retém ignorando a nacionalidade do detentor das acções ficando o problema da recuperação do teu lado. Esse é um dos preços que pagas ao usar um custodiante "barato" e um dos serviços que não tens.

No caso especifico de um português que transacciona titulos portugueses numa corretora estrangeira, o problema é de muito simples resolução. Se fossem títulos de outro país, terias um problema chato para recuperar essa diferença.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Ramsousa » 5/8/2020 16:04

PIKAS Escreveu:
Ramsousa Escreveu:Bom dia,

Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, a Degiro.
O único senão para mim é no pagamento de dividendos. Cobram a taxa de 35% e não de 28%, isto para acções portuguesas. Acabam por nos devolver a diferença, mas demora algum tempo.

Cumprimentos
Ricardo Sousa

A pergunta que faço é simples:
Se a Degiro rebentar ( já vi tanta coisa neste mundo que já nada me admira ) e eu tiver, por exemplo, uma carteira de 50K€ o que acontece? a quem me dirigo? como resgato esse meu investimento, em títulos ou em cash?
É que se eu tiver uma carteira num banco ( corretora ) nacional a carteira é minha e mesmo que o banco rebente, ela não faz parte da falência. Se porventura estiver 0€ investido, o dinheiro está à ordem e é responsabilidade do fundo de garantia ( abaixo de 100k, creio ).
Li no tópico específico da Degiro alguns post's com a explicação detalhada do investimento ( em alguns tipos de contas, essencialmente as mais baratas ) e não gostei mesmo nada. Muitissimo resumido e sem ir pormenorizadamente vasculhar, o detentor da conta têm títulos de um veículo que é detentor das acções dessa cotada. Não gostei.
Cumprimentos,


A informação que encontro é esta:

https://www.degiro.pt/sobre-a-degiro/se ... ianca.html

Esquema de Proteção ao Investidor
O Esquema de Compensação de Investidores Holandês (Beleggerscompensatiestelsel) é aplicável, uma vez que a DEGIRO é uma empresa de investimento licenciada e com autorização da Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros (AFM) para a prestação de serviços de investimento. Informações sobre o Esquema Holandês de Proteção ao Investidor podem ser encontradas em inglês no site do De Nederlandsche Bank (Banco Central Holandês) aqui.

Quem supervisiona a DEGIRO?
A DEGIRO opera sob a supervisão comportamental da Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros (AFM) e a supervisão prudencial pelo do Banco Central Holandês (DNB). Em Portugal, está igualmente registada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Quero acreditar que esta informação está correcta e todas as entidades envolvidas funcionam.

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Ramsousa » 5/8/2020 15:53

Pata-Hari Escreveu:ramsousa, esses 35 são o imposto estrangeiro e não o tuga. Depois ainda tens que pagar os 28% em cima e tentar recuperar a diferença entre os 15 e os 35% , imagino.


Tenho de pagar mais 28%? Recuperar a diferença entre os 15 e os 35%? Onde surge os 15%?
Eu não pago nada a mais. Normalmente recupero a diferença entre os 28 e os 35%.

Podes explicar melhor, sff.

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por PIKAS » 5/8/2020 15:48

Ramsousa Escreveu:Bom dia,

Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, a Degiro.
O único senão para mim é no pagamento de dividendos. Cobram a taxa de 35% e não de 28%, isto para acções portuguesas. Acabam por nos devolver a diferença, mas demora algum tempo.

Cumprimentos
Ricardo Sousa

A pergunta que faço é simples:
Se a Degiro rebentar ( já vi tanta coisa neste mundo que já nada me admira ) e eu tiver, por exemplo, uma carteira de 50K€ o que acontece? a quem me dirigo? como resgato esse meu investimento, em títulos ou em cash?
É que se eu tiver uma carteira num banco ( corretora ) nacional a carteira é minha e mesmo que o banco rebente, ela não faz parte da falência. Se porventura estiver 0€ investido, o dinheiro está à ordem e é responsabilidade do fundo de garantia ( abaixo de 100k, creio ).
Li no tópico específico da Degiro alguns post's com a explicação detalhada do investimento ( em alguns tipos de contas, essencialmente as mais baratas ) e não gostei mesmo nada. Muitissimo resumido e sem ir pormenorizadamente vasculhar, o detentor da conta têm títulos de um veículo que é detentor das acções dessa cotada. Não gostei.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por zeNando » 5/8/2020 14:09

Pata-Hari Escreveu:ramsousa, esses 35 são o imposto estrangeiro e não o tuga. Depois ainda tens que pagar os 28% em cima e tentar recuperar a diferença entre os 15 e os 35% , imagino.


Por esta informação no site da Degiro, penso que não será bem assim:

Porque é cobrado um valor de imposto retido na fonte de 35% nas distribuições de lucros de empresas “portuguesas”?

Em geral, os dividendos e juros pagos por empresas portuguesas a investidores privados estão sujeitos a 35% ou 28% de imposto retido na fonte. A taxa de imposto retido na fonte de 28% aplica-se a dividendos ou juros pagos ou disponibilizados a beneficiários individuais que são identificados pelo agente de retenção português. A taxa de retenção na fonte de 35% aplica-se a pagamentos para destinatários individuais privados e não identificados.

Devido à estrutura omnibus da DEGIRO (ver resposta à pergunta “Porque é que o tratado de tributação reduzida não é aplicado de forma automática?”), o agente de retenção português não é capaz de identificar o beneficiário do rendimento. Por conseguinte, a um indivíduo português que receba dividendos ou juros de uma fonte portuguesa é cobrado 35% de retenção na fonte.
 
Mensagens: 105
Registado: 21/4/2020 9:51

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Pata-Hari » 5/8/2020 14:01

ramsousa, esses 35 são o imposto estrangeiro e não o tuga. Depois ainda tens que pagar os 28% em cima e tentar recuperar a diferença entre os 15 e os 35% , imagino.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por Ramsousa » 5/8/2020 12:56

Bom dia,

Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, a Degiro.
O único senão para mim é no pagamento de dividendos. Cobram a taxa de 35% e não de 28%, isto para acções portuguesas. Acabam por nos devolver a diferença, mas demora algum tempo.

Cumprimentos
Ricardo Sousa
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Isencao de Guarda de Titulos Trimestral

por webmutation » 5/8/2020 10:20

Bom dia,
Procuro uma corretora com garantia bancaria onde seja possivel guardar titulos a longo prazo com o menor custo possivel. O meu intuito é guardar as accoes entre 2 a 5 anos dependendo dos titulos, possivelmente ate mais tempo. Para isso gostava de saber se tem informacoes ou recomendacoes relativamente a guarda de titulos ou isencao de comissoes. Obrigado!
 
Mensagens: 27
Registado: 22/5/2020 16:20


Quem está ligado: