Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Warren Buffett - o Homem e o Mito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por ParaCima » 10/3/2021 20:36

Artista Romeno Escreveu:
NirSup Escreveu:A idade não perdoa

Warren Buffett comprou, no ano passado, e vendeu poucos meses depois ouro (Barrick Gold), energias fósseis (Suncor Energy ) e restauração (Restaurant Brands International).
Há quem afirme que o ouro atingirá, em breve, $3.000,00. Não sei. Mas pelos vistos não será bem assim.
Agora, comprar, em tempos de pandemia e quando todos apostam em energias renováveis, restaurantes e minas betuminosas, não me parece ser boa aposta.
By Nirvana

Eh pah o nirsup isto nao é um jogo, a brk já nem esta na barrick e deve ter sido um trade de ted ou tood pela sua dimensao. Quanto as energias renovaveis queres um conselho faz all in pah tá mesmo bom! O buffet ja investe em renovaveis ainda se calhar nem tu eras maior de idade com a sua utility! Se eu comprava combustiveis fosseis era algo a ver, mas renovaveis é que nao comprava quando toda a gente fala numa treta há fortes probabilidades da mesma nao ser grande coisa....já que gostas tanto da edpr olha bem po aumento de capacidade e para a evolucao das metricas financeiras no business plan, e depois diz me se os novos projectos nao sao mixerucos. Relaciona o aumento dos resultados com o aumento capacidade


temos o nirvana como novo WB... o WB é que sabe da cena, o resto é conversa. também se engana, claro. o rendimento fala por si... e não faz aumentos de capital ah la EDPR. se há dinheiro bem gerido e seguro é na berk.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por Artista Romeno » 10/3/2021 17:47

NirSup Escreveu:A idade não perdoa

Warren Buffett comprou, no ano passado, e vendeu poucos meses depois ouro (Barrick Gold), energias fósseis (Suncor Energy ) e restauração (Restaurant Brands International).
Há quem afirme que o ouro atingirá, em breve, $3.000,00. Não sei. Mas pelos vistos não será bem assim.
Agora, comprar, em tempos de pandemia e quando todos apostam em energias renováveis, restaurantes e minas betuminosas, não me parece ser boa aposta.
By Nirvana

Eh pah o nirsup isto nao é um jogo, a brk já nem esta na barrick e deve ter sido um trade de ted ou tood pela sua dimensao. Quanto as energias renovaveis queres um conselho faz all in pah tá mesmo bom! O buffet ja investe em renovaveis ainda se calhar nem tu eras maior de idade com a sua utility! Se eu comprava combustiveis fosseis era algo a ver, mas renovaveis é que nao comprava quando toda a gente fala numa treta há fortes probabilidades da mesma nao ser grande coisa....já que gostas tanto da edpr olha bem po aumento de capacidade e para a evolucao das metricas financeiras no business plan, e depois diz me se os novos projectos nao sao mixerucos. Relaciona o aumento dos resultados com o aumento capacidade
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 10/3/2021 13:39

A idade não perdoa

Warren Buffett comprou, no ano passado, e vendeu poucos meses depois ouro (Barrick Gold), energias fósseis (Suncor Energy ) e restauração (Restaurant Brands International).
Há quem afirme que o ouro atingirá, em breve, $3.000,00. Não sei. Mas pelos vistos não será bem assim.
Agora, comprar, em tempos de pandemia e quando todos apostam em energias renováveis, restaurantes e minas betuminosas, não me parece ser boa aposta.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 18/8/2020 16:43

djovarius Escreveu:Não sei se sabem (às vezes nós estamos muito à frente aqui em baixo :mrgreen: ) que a Berkshire Hathaway do WB já está há algum tempo aqui no Algarve, através do departamento de imobiliário, adquirindo uma empresa aqui da zona.

Estranhei esta entrada, porque achei tardia para os padrões da Berkshire. Se andam taralhocos ou não, o futuro o dirá :roll:


Investir no imobiliário em Portugal, nomeadamente no Algarve, é sempre uma aposta segura nestes tempos tão inseguros.
Escrevi que o homem está taralhoco porque num dia acorda virado para os bancos e para as energias fósseis e no dia a seguir vende tudo.
Afinal o que quer o homem?
Vendeu as companhias aéreas que tinha em carteira. Se as tivesse vendido, hoje, não tinha tido milhares de milhões de dólares de menos valias. É a isto que eu me refiro.
Um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por djovarius » 18/8/2020 14:38

Boas,

Não sei se sabem (às vezes nós estamos muito à frente aqui em baixo :mrgreen: ) que a Berkshire Hathaway do WB já está há algum tempo aqui no Algarve, através do departamento de imobiliário, adquirindo uma empresa aqui da zona.

Estranhei esta entrada, porque achei tardia para os padrões da Berkshire. Se andam taralhocos ou não, o futuro o dirá :roll:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 18/8/2020 12:38

O que fazem as pessoas confinadas em casa? Comem bolos!

O homem está taralhoco de todo. Recentemente, investiu em bancos e desisvestiu em bancos. Investiu em energias fósseis e desinvestiu em energias fósseis. Parece que, finalmente, percebeu que as energias fósseis poluentes não têm futuro. Já ando a dizer isto há 2 anos, não é de agora (o Ulisses deve lembrar-se da nossa discussão de há 2 anos sobre o valor futuro da GALP).
Mas o homem tem razão numa coisa: apostar em bebidas doces, em doces mais propriamente e em comida (seja doce ou picante) traz bons dividendos. Nisso concordo com ele.
O Bill Ackman, o seu mais fiel discípulo, que agora o abandonou, pensa da mesma maneira (ver os seus últimos investimentos).
Até o Jeft Bezos investiu numa empresa de bolos (o Elon Musk já se riu dele num TWEET por causa disso).
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por JorgeLima73 » 9/5/2020 1:45

NirSup

Penso que estamos os dois a dizer a mesma coisa por palavras diferentes. Quando eu escrevo..

[i]Bem, amanhã, ele pode achar que desceu tanto que se a empresa não morreu, a cotação só pode subir uma rebound, à la Peter Lynch. Mas isso, suposições todos temos.
[/i]
E tu escreves...

Imaginemos que as companhias aéreas ficam ao preço da uva mijona? Não será uma tentação comprar?


Eu li o link do artigo que enviaste sobre as companhias aéreas e fiquei um bocado intrigado. Isto porque não está assinado e a fonte é uma correctora, casa de investimento ou parecido. As companhias aéreas talvez possam ter alguns factores a favor, como por exemplo, mais pessoas a queres viajar, como referes. Eu vejo o seguinte :
- Uma luta desenfreada por reduzir custos, veja-se a Ryanair, tão criticada que é;
- Normalmente a tentativa desesperada por espremer custos acontece em industrias maduras e que não têm pricing power;
-Nos Estados Unidos há vários anos que se vêm movimentos de fusão, típico num ambiente de "luta de ratos";
-Não se vê o sector a atrair novos payers nos últimos tempos e com envergadura, as encomendas com impacto à Airbus e Boeing têm sido de companhias já existentes;
-Os preços dos bilhetes nunca foram tão baratos, não admira que tanta gente queira viajar de avião, mas ligar isso à lucratividade do sector já outra coisa, especialmente quando comparado com outras industrias (estou aqui a falar numa óptica alternativa de investimento).
- O risco de paragem de "máquinas", neste caso dos aviões resulta em prejuízos indescritíveis.
Tudo bem que podemos estar a falar de um negócio de volume, inevitávelmente com margens curtissimas , também os hipermercados o são (com as devidas diferenças) mas não me parece muito apaixonante. E acho que a questão que se coloca, face às alternativas que temos é um sector atrativo para investir ? De certa forma, a resposta já foi dada, sim, mas no curto prazo, com os preços esmagados, a refletir risco de falência, qualquer noticia positiva precipita um ressalto positivo das cotações dando grandes ganhos percentuais. Mas a prazo, nos casos dos rebound, o WB, já o vi referir que depois são as caraterísticas intrínsecas dos negócio que prevalecem.
Abraço
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 8/5/2020 8:22

American Airlines: Warren Buffett Is Not Always Right
May 7, 2020, 1:51 pm

Ver AQUI:
https://finance.yahoo.com/news/american ... 36087.html
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 7/5/2020 15:41

Caro JorgeLima73

O transporte aéreo está a crescer e será um negócio com futuro promissor

Talvez muita gente por aqui não saiba da aposta que o Warren Buffett fez, em 2008, no Golden Sachs a passar as passas do Algarve. ganhou nessa aposta 3,1 mil milhões de USD.
O homem é artista em apostar milhões quando os outros entram em pânico para comprar ativos por tostões. Imaginemos que as companhias aéreas ficam ao preço da uva mijona? Não será uma tentação comprar?
Cada vez mais se viaja de avião. E cada vez mais o transporte de mercadorias (de pequena dimensão) é feito de avião. Acredito que o transporte aéreo tem futuro. E um futuro promissor.

PS: também eu vi o homem a falar naquela noite. E concordo contigo: estava mesmo abatido e a reagir como uma presa acossada. Aquelas ameaças contra inimigos imaginários que gostariam de ver a América de rastos foram irracionais. Até a China tem todo o interesse que a América seja grande. Cada vez maior e cada vez mais rica. Será que ele não entende isso?

Um abraço sem corona
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por JorgeLima73 » 6/5/2020 1:21

" Será que esta velha raposa vendeu ontem porque acha que pode comprar mais barato amanhã?
Essa é que era!"

Por acaso até gostava de saber qual é a medida do impacto no portfólio dele, em valor e percentagem para ver em perspectiva.
Até consigo perceber que esses investimentos cumpram com os critérios iniciais todos dele. Só não entendo o porquê de escolher esse negócio do transporte aéreo. Não era preciso acontecer a tragédia a actual, já faz algum tempo que as companhias áreas são autênticos sorvedouros de dinheiro. Ele até explicava de forma tão simples que até eu entendia as suas opções.
Pronto, já sei, foi um erro e admitido. Eu vi uma parte da recente conferência da Berkshire Hathaway e até me deu alguma pena.
O homem estava mesmo abatido, desconfortável com a situação, apesar de ter tentado disfarçar.
Quanto ao vender hoje para comprar amanhã mais barato, tem o seu de trader e/ou especulador. Sem fazer juízos de valor, não parece que seja a ideia dele hoje. Bem, amanhã, ele pode achar que desceu tanto que se a empresa não morreu, a cotação só pode subir uma rebound, à la Peter Lynch. Mas isso, suposições todos temos.
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 4/5/2020 20:46

Vender, hoje, o que podemos comprar mais barato amanhã?

As 4 Companhias Aéreas, onde o WB investiu 7 ou 8 mil milhões de USD (nem o próprio sabe) e vendeu no mês passado, preenchem os requisitos que ele próprio elegeu para fazerem parte do portfolio da Berkshire Hathaway (como seria de esperar): bem geridas e que prestam um serviço essencial à comunidade, portanto, imprescindível (e insubstituível).
O homem terá perdido milhares de milhões de dólares por erro de cálculo, confessa ele.
Mas quem é que poderia adivinhar o que aconteceu?
É óbvio e isto será uma questão de tempo que o serviço de transporte aéreo irá normalizar. Como tudo o resto. Vamos ter de viver e conviver com o COVID-19 que estará entre nós mais uns valentes meses.
Portanto, a médio e longo prazo o investimento não será assim tão desastroso com o ele publicamente fez saber.
Será que esta velha raposa vendeu ontem porque acha que pode comprar mais barato amanhã?
Essa é que era!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 3/5/2020 23:49

Warren Buffett: Don't worry about the U.S. government defaulting

Palhaçada, oops, lapaliçada*
Se a dívida dos EUA está na sua grande parte expressa em dólares e se os EUA são os donos e senhores, exclusivos, das máquinas que imprimem os dólares, como podem os EUA entrar em incumprimento relativamente ao pagamento das suas obrigações (Obrigações do Tesouro Americano)?
Mas quem disse que este mundo era justo?

*'Uma verdade de La Palice (ou lapaliçada) é evidência tão grande, que se torna ridícula.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 2/5/2020 15:55

Pata-Hari Escreveu:https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-05-02/buffett-stays-on-the-sidelines-amid-market-tumble-as-cash-climbs



Tu quoque, Warren Buffett?

[Berkshire bought $1.8 billion of stocks on a net basis in the period, and repurchased just $1.7 billion of its own stock, less than it did in the last three months of 2019. The company recently disclosed that it pared back stakes in Delta Air Lines Inc. and Southwest Airlines Co as airlines have been pummeled by travel restrictions and stay-at-home orders worldwide.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por Pata-Hari » 2/5/2020 15:30

Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por LTCM » 1/5/2020 10:56

NirSup Escreveu:
LTCM Escreveu:
Uma coisa é o que o WB diz, outra coisa, totalmente diferente é o que ele (BRK) faz para obter retornos acima da média.
.


Caro LTCM, não me parece que o homem com a idade que tem e com o dinheiro que tem tenha necessidade de andar a fazer "joguinhos" ou a tentar persuadir os outros usando de psicologia inversa.
Mas cada um acredita no que quer acreditar.
Repito isto muitas vezes: não é a fé que nos salva mas o bom senso.

By Nirvana


Eu exprimi por meio de palavra, por escrito ou por sinais alguma coisa relacionada com psicologia inversa, credos ou bom senso?

Over ten years ago, we assumed the risk of potentially significant losses under a number of equity index put option contracts. The contracts remaining at year end 2018 will expire from 2019 through 2025. Risks of losses under these contracts are based on declines in equity prices of stocks comprising certain major US and international stock indexes. We received considerable cash premiums as compensation for accepting these risks. Absent major reductions in future equity securities prices, our ultimate payment obligations are not likely to be significant. Nevertheless, there can be no assurance that equity securities prices will not decline significantly resulting in settlement payments that significantly exceed the year end 2018 intrinsic value of the contracts ($1.7 billion), recorded fair value ($2.45 billion) or the premiums we received at inception ($4.0 billion.)


http://www.berkshirehathaway.com/2018ar/201810-k.pdf

Já para não falar do negócio com a inclusão de warrants com o Goldman Sachs Group e tantos outros, do mesmo género, ao longo dos anos .

Eu simpatizo com o WB, porém, convém conhecer o tipo negócios que ele realmente faz.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por leonidas » 1/5/2020 1:55

Boas NirSup,

Parabéns pelo tópico, é uma figura incontornável do mundo dos negócios.

Eu também me revejo muito nas ideias e posições no WB e outros como ele. Quando compras acções compras parte do negócio e o que interessa realmente é que o negócio gere dinheiro e lucros ao longo dos anos.

A questão é que ele quando compra acções compra uma percentagem mais ou menos significativa, que lhe gera rendimento para esperar tranquilamente pelos dividendos anuais. A ele pouco lhe interessa se as cotações sobem ou baixam, porque o que ele quer é o negócio.
O resto, comprar mais uma parte a saldo ou vender parte em alta vem por acréscimo…

Penso que para a maior parte das pessoas o objectivo é gerar algum lucro também com a compra e venda de activos…

Mas claramente que se eu tivesse uma conta com muitos zeros também optaria por uma postura assim, mais serena, menos sobressaltada. De outra forma, procura-se sempre um pouco mais que os 5-6% anuais (muitas vezes não é fácil)…

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 28/4/2020 23:10

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 30/4/2020 16:00

LTCM Escreveu:
Uma coisa é o que o WB diz, outra coisa, totalmente diferente é o que ele (BRK) faz para obter retornos acima da média.
.


Caro LTCM, não me parece que o homem com a idade que tem e com o dinheiro que tem tenha necessidade de andar a fazer "joguinhos" ou a tentar persuadir os outros usando de psicologia inversa.
Mas cada um acredita no que quer acreditar.
Repito isto muitas vezes: não é a fé que nos salva mas o bom senso.
E nisso do bom senso foi coisa que ele sempre revelou possuir: investe em empresas, cujo valor de mercado está abaixo do seu valor real (depois de as estudar profundamente), com uma gestão transparente e comprometida com o negócio, e sobretudo aposta em empresas pouco voláteis e com um grande potencial. E acho que nem sempre temos isso em mente, quando investimos em bolsa.
Nem sempre acerta nos negócios que faz, é verdade. Por exemplo, acho que está demasiado exposto à banca tradicional e aos transportes aéreos. Também como é que alguém contava com esta pandemia?
Mas por sorte ou por outra coisa qualquer, tem ao seu dispôr uma montanha de dinheiro que não investiu, podendo fazê-lo, e agora está numa posição óptima para fazer compras em saldos.
É só questão de ter paciência e esperar pela real. Pode demorar tempo, mas lá chegaremos.
O que tem de ser tem muita força.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por rg7803 » 30/4/2020 13:04

JorgeLima73 Escreveu:Olá LTCM

O que queres dizer com "HF" e "RFD"?
... "dos HF, desapareceu com a implementação da RFD".


O certo é que o WF não pode acertar sempre. Por vezes o discurso dele é quase idílico, também já o vi a admitir que em 2008-2010 recorreu a instrumentos derivados. Portanto, lá na carpintaria dele, quando se trata de cortar madeira há que usar todas as ferramentas que resultam.
Eu acredito que a afirmação dele era mais numa de "meninos não façam isto em casa". No sentido em que é mais fácil ganhar dinheiro, no longo prazo com a abordagem dele.


"HF" deve ser hedge funds.
"RFD" penso que o LTCM se esteja a referir a isto:
https://www.investopedia.com/terms/r/regulationfd.asp
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por JorgeLima73 » 30/4/2020 1:28

Olá LTCM

O que queres dizer com "HF" e "RFD"?
... "dos HF, desapareceu com a implementação da RFD".


O certo é que o WF não pode acertar sempre. Por vezes o discurso dele é quase idílico, também já o vi a admitir que em 2008-2010 recorreu a instrumentos derivados. Portanto, lá na carpintaria dele, quando se trata de cortar madeira há que usar todas as ferramentas que resultam.
Eu acredito que a afirmação dele era mais numa de "meninos não façam isto em casa". No sentido em que é mais fácil ganhar dinheiro, no longo prazo com a abordagem dele.
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por LTCM » 29/4/2020 13:00

NirSup Escreveu:A voz da experiência e do bom senso

"You're buying part of a business, and not that you buy puts or calls on, or anything like that."
(Warren Buffett, conselhos dados aos jovens com vontade de investir em bolsa)


Uma coisa é o que o WB diz, outra coisa, totalmente diferente é o que ele (BRK) faz para obter retornos acima da média.

É importante salientar que muito do alpha anteriormente criado, tanto pelo WB como pela generalidade dos HF, desapareceu com a implementação da RFD.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 29/4/2020 8:24

A voz da experiência e do bom senso

"You're buying part of a business, and not that you're buying something that wiggles around on a chart, or that has resistance zones, or 200-day moving averages, or that you buy puts or calls on, or anything like that."
(Warren Buffett, conselhos dados aos jovens com vontade de investir em bolsa)
Ver AQUI: https://finance.yahoo.com/news/warren-b ... 19862.html
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 26/4/2020 1:39

Performance do SPX500 (^GSPC) e do Berkshire Hathaway Portfolio (as 20 com maior capitalização bolsista)

Ver AQUI: https://finance.yahoo.com/u/yahoo-finan ... portfolio/
Anexos
WB.JPG
WB.JPG (67.97 KiB) Visualizado 14679 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por JorgeLima73 » 24/4/2020 1:15

Boas,

NirSup
De facto seguir o WF, seja investindo na Berkshire Hathaway e/ou seleccionar algumas das 52 empresas parece bem. Pelo menos, sabemos que já houve um crivo bem apertado que determinou aqueles investimentos.

LTCM
O WF estava mesmo em cima de uma pipa de massa, repare-se na página 52 do teu link, comparando Dez/18 e Dez/19 o cash aumentou 6X. Ele disse o que disse e as contas confirmam, montes de liquidez para ir à compras.

Joao.D
O link que enviaste, tem uma referência à opinião que o WF tem relativamente ao destino a dar às poupanças das famílias. Ele afirma que as famílias deviam colocar 90% do $ num fundo que replicasse por exemplo, o SP 500 e os restantes num activo muito liquido, versão tuga, pode ser os certificados de aforro. Este opinião originalmente não é dele, embora seja sensata, provem da atitude investidor defensivo preconizada pelo Ben Graham.
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 46
Registado: 16/8/2009 16:48
Localização: Lisboa

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por LTCM » 23/4/2020 11:06

Since the end of 2007, Berkshire has averaged an 8% annual rate of return on its insurance investment portfolio with an
average of 20% of its portfolio in cash. While we expect the investment portfolio to be volatile in any given quarter or year, we
believe the value of Berkshire’s investments will grow significantly over time.


A partir da pagina 11.

https://pershingsquareholdings.com/wp-c ... Report.pdf
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Warren Buffett - o Homem e o Mito

por NirSup » 23/4/2020 9:53

Caro JorgeLima73
Absolutamente de acordo contigo. O WB tem fama de andar no mercado à procura de pechinchas. Mas ele já o afirmou em entrevistas que entre duas empresas uma boa por um ótimo preço e uma ótima por um bom preço compra esta e não aquela.
Se ele não foi às compras é porque achava que não havia empresas no mercado que correspondessem às suas expectativas ou exigências. Nomeadamente, por as cotações estarem muito aquecidas.
Ele é um homem paciente e espera que os índices desçam para ir às compras. Quando ele decidir ir às compras em força pode ser esse o sinal da inversão da tendência.
Andamos todos à espreita para saber quando ocorre essa inversão da tendência. Estamos todos de dedo no gatilho. Também eu.
Bom dia e um abraço
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dany63, farami, jorgemvm, Minsk, Mmmartins, Nuno V, PAULOJOAO, VALHALLA, zulu404 e 145 visitantes