Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 16:58

Qualnhick Escreveu:Já percebi, não te interessa confrontar o que disseste com o grafico.


artista_ Escreveu:Interessa sim, mas colocas os gráficos reais e não situações genéricas... assim estás a assumir que o que está acontecer é aquela situação genérica, mas não é... colocas aqui os gráficos reais dos paises para ver se as situações se parecem alguma coisa com o gráfico que colocaste... coloca lá os reais e depois falamos!
!


Aliás, a situação é tão diferente daquilo que está no gráfico que colocaste que o que se está a passar é o contrário, a Suécia tem muito mais mortos que os outros países próximos... mas tu mostras um gráfico genérico como se fosse isso que está a acontecer e dizes que eu é que não o quero debater!? :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 16:45

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:Tu tens que de dicidir em relação ao que pensas, contigo não é fácil debater, refugias-te constamente em generalidades e exceções.

Portugal, Rep Checa, etc deviam ou não ter aplicado as medidas de contenção quando o fizeram? A Espanha, Itália, França, deviam ter aplicado mais cedo, ou nem sequer deviam ter aplicado?


O que eu sempre defendi foram medidas de confinamento "leves" ou, se quiseres, uma estrategia semelhante à Suecia.
Portanto, e respondendo à tua pergunta, nenhum dos paises deveria ter confinado as pessoas em casa seja no inicio seja no meio ou no fim.


Ok, então para ti eles aplicarem medidas mais leves ou mais agressivas é indiferente, por exemplo, Espanha teria o mesmo número de mortos agora se tivesse aplicado medidas mais leves, tipo Suécia.... e Portugal e Rep Checa a mesma coisa?! Não me parece que as evidências apontem para ai, mas...


Qualnhick Escreveu:Já percebi, não te interessa confrontar o que disseste com o grafico.


Interessa sim, mas colocas os gráficos reais e não situações genéricas... assim estás a assumir que o que está acontecer é aquela situação genérica, mas não é... colocas aqui os gráficos reais dos paises para ver se as situações se parecem alguma coisa com o gráfico que colocaste... coloca lá os reais e depois falamos!


Qualnhick Escreveu:Quanto à Suecia vs outros paises nordicos está respondido noutra mensagem mas parece que tenho que repetir tudo 2/3/4/5 vezes ... então eu repito:
Com o levantamento das medidas de lockdown vais ter um incremento dos casos na ganeralidade dos paises e vais ter um abrandamento dos casos na Suecia que apenas implementou medidas "leves". No final o numero de mortos irá aproximar-se com a vantagem da Suecia não ter parado a economia e ainda com a vantagem da Suecia ter mais população imunizada e, como tal, menos exposta a uma possivel 2ª vaga.


Isto é a tua opinião... veremos, fica registado para memória futura!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Gaio Azul » 23/4/2020 16:34

Qualnhick Escreveu:
yggy Escreveu:Uma pergunta: para você, isto não passa de 1 gripe?


Os efeitos finais desta pandemia em termos de letalidade são semelhantes aos da gripe.
Tem efeitos clinicos mais graves que a gripe mas que não justificam estas medidas draconianas tomadas, que vao levar a uma crise economica sem precedentes, aumento brutal do desemprego, da pobreza, etc
Em termos de medidas devem ser protegidas as pessoas mais vulneraveis, idosos e/ou portadores de doenças debilitantes, alias como se faz na gripe. As medidas que se tomam para a gripe são a vacinação desses grupos de risco, é uma medida de protecção. Como para este virus não existe, para já, vacinas, devem ser tomadas outras medidas de protecção nomeadamente o confinamento temporario desse grupo de pessoas.


Pois, é nisto que reside a grande diferença de opinião. Foi exatamente isso que transpareceu na entrevista da CNN com o Anderson e a Mayor de las Vegas.
Suponho que foi o motivo da criação deste tópico.
Debates interessantes!
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 169
Registado: 27/3/2020 7:24

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 16:15

yggy Escreveu:Uma pergunta: para você, isto não passa de 1 gripe?


Os efeitos finais desta pandemia em termos de letalidade são semelhantes aos da gripe.
Tem efeitos clinicos mais graves que a gripe mas que não justificam estas medidas draconianas tomadas, que vao levar a uma crise economica sem precedentes, aumento brutal do desemprego, da pobreza, etc
Em termos de medidas devem ser protegidas as pessoas mais vulneraveis, idosos e/ou portadores de doenças debilitantes, alias como se faz na gripe. As medidas que se tomam para a gripe são a vacinação desses grupos de risco, é uma medida de protecção. Como para este virus não existe, para já, vacinas, devem ser tomadas outras medidas de protecção nomeadamente o confinamento temporario desse grupo de pessoas.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 23/4/2020 16:06

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:Tu tens que de dicidir em relação ao que pensas, contigo não é fácil debater, refugias-te constamente em generalidades e exceções.

Portugal, Rep Checa, etc deviam ou não ter aplicado as medidas de contenção quando o fizeram? A Espanha, Itália, França, deviam ter aplicado mais cedo, ou nem sequer deviam ter aplicado?


O que eu sempre defendi foram medidas de confinamento "leves" ou, se quiseres, uma estrategia semelhante à Suecia.
Portanto, e respondendo à tua pergunta, nenhum dos paises deveria ter confinado as pessoas em casa seja no inicio seja no meio ou no fim.

artista_ Escreveu:o gráfico tem duas situações genéricas..


Já percebi, não te interessa confrontar o que disseste com o grafico.
Quanto à Suecia vs outros paises nordicos está respondido noutra mensagem mas parece que tenho que repetir tudo 2/3/4/5 vezes ... então eu repito:
Com o levantamento das medidas de lockdown vais ter um incremento dos casos na ganeralidade dos paises e vais ter um abrandamento dos casos na Suecia que apenas implementou medidas "leves". No final o numero de mortos irá aproximar-se com a vantagem da Suecia não ter parado a economia e ainda com a vantagem da Suecia ter mais população imunizada e, como tal, menos exposta a uma possivel 2ª vaga.


Uma pergunta: para você, isto não passa de 1 gripe?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 15:43

artista_ Escreveu:Tu tens que de dicidir em relação ao que pensas, contigo não é fácil debater, refugias-te constamente em generalidades e exceções.

Portugal, Rep Checa, etc deviam ou não ter aplicado as medidas de contenção quando o fizeram? A Espanha, Itália, França, deviam ter aplicado mais cedo, ou nem sequer deviam ter aplicado?


O que eu sempre defendi foram medidas de confinamento "leves" ou, se quiseres, uma estrategia semelhante à Suecia.
Portanto, e respondendo à tua pergunta, nenhum dos paises deveria ter confinado as pessoas em casa seja no inicio seja no meio ou no fim.

artista_ Escreveu:o gráfico tem duas situações genéricas..


Já percebi, não te interessa confrontar o que disseste com o grafico.
Quanto à Suecia vs outros paises nordicos está respondido noutra mensagem mas parece que tenho que repetir tudo 2/3/4/5 vezes ... então eu repito:
Com o levantamento das medidas de lockdown vais ter um incremento dos casos na ganeralidade dos paises e vais ter um abrandamento dos casos na Suecia que apenas implementou medidas "leves". No final o numero de mortos irá aproximar-se com a vantagem da Suecia não ter parado a economia e ainda com a vantagem da Suecia ter mais população imunizada e, como tal, menos exposta a uma possivel 2ª vaga.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 23/4/2020 15:38

Já agora, os valores que referi são estimativas disponíveis na literatura:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3809029/

A publicação acima é uma revisão (meta-análise) a 77 estimativas e 50 estudos publicados previamente.

As temporadas de gripe sazonal são constituídas, é bom lembrar, tipicamente, por vários virus (normalmente com uma ou duas estirpes ou tipo a serem dominantes numa dada temporada/região).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 15:37

Qualnhick Escreveu:Primeiro eu nao disse isso, pela 4ª vez só hoje eu disse isto:
As medidas restritivas foram tomadas na grandissima maioria dos casos num momento em que a infecção já estava generalizada. Nesse momento não faz sentido nenhum tomar essas medidas e até pode ter efeitos contrarios (as infecções pulmonares gostam de ambientes fechados, restritos, sem radiações UV, etc).


Tu tens que de dicidir em relação ao que pensas, contigo não é fácil debater, refugias-te constamente em generalidades e exceções.

Portugal, Rep Checa, etc deviam ou não ter aplicado as medidas de contenção quando o fizeram? A Espanha, Itália, França, deviam ter aplicado mais cedo, ou nem sequer deviam ter aplicado?

Qualnhick Escreveu:Depois o que estás a dizer é que as curvas na generalidade dos paises são mais "rapidas" do que na Suecia, baixam mais rapidamente que na Suecia.
Ora compara lá o que estás a dizer com este grafico, sendo que a generalidade dos paises são os que têm a curva mais "rapida":


o gráfico tem duas situações genéricas, eu estava a referir-me apenas à velocidade com que se abranda/achata a curva, que tem sido menor na Suécia... compara as curvas da Suécia com as dos outros países nórdicos, ou com Portugal se quiseres... e continuo sem resposta tua em relação ao número de mortos na Suécia em comparação com os outros nórdicos!

Qualnhick Escreveu:Infelizmente o que vais ter nos paises com lockdown não é isto, vais ter aumentos agora com a retirada de medidas de lockdown enquanto que na Suecia vais ter um gradualmente abaixamento.


Veremos, para já já está Suécia 3 - Finlândia+Dinamarca+Noruega-1
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 15:28

The end of exponential growth: The decline in the spread of coronavirus

A similar pattern – rapid increase in infections to a peak in the sixth week, and decline from the eighth week – is common everywhere, regardless of response policies

Conclusion
Severe lockdown has some negative implications. Its immediate result is an increase in the level of unemployment and the drop in GDP ..
Given that the evidence reveals that the Corona disease declines even without a complete lockdown, ...

https://www.timesofisrael.com/the-end-o ... TgoupY-Jbo
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 15:17

artista_ Escreveu:O que também não consegues explicar é como é que a Suécia, com medidas menos restritivas, tem mais do dobro dos mortos da soma dos outros 3 nórdicos, Finlândia, Dinamarca e Noruega... se o confinamento amplia os danos da pandemia, não devia ser ao contrário?


Nao vou repetir 5 vezes seguidas o que eu disse ...
O que vais verificar agora com o levantamente de lockdowns vai ser um aumento de numero de casos nesses paises enquanto na suecia isso nao se irá passar. No final desta pandemia os numeros vao ser proximos, com uma diferença significativa, uns tiveram as economias paradas e as pessoas
fechadas e outros nao. Veremos a evolução do PIB nos diversos paises, trimestre a trimestre.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 15:16

Qualnhick Escreveu:Se antes de te fechares em casa ninguem estava infetado e se entretanto não tiveram contacto com ninguem nao estão infetados.
A questão não é essa. A questão é que na altura em que foram tomadas essas medidas, na generalidade dos paises, já a infeccao estava espalhada pela população e, portanto, espalhou.se na mesma.
Imagina que 1 das pessoas da tua familia estava infetada e assintomatica quando fizeram o lockdown. O que é que iria acontecer ? Ficavam os 4 infetados ... foi isso mesmo que aconteceu com estes lockdowns "tardios".


O que estás a afirmar não tem é relação com a realidade, mas tu insistes... se eu estiver infetado e não houver medidas restritivas eu infeto as pessoas que estão aqui em casa, e mais um carrada delas porque me contatacto com muitas outras pessoas. Se houver medidas restritivas eu vou infetar apenas as pessoas aqui de casa... isto parece-me uma coisa óbvia, que tem correspondência com a realidade!

Um país que tem X infetados, com medidas restritivas consegue que cada um desses infete menos do que se não fossem aplicadas medidas... isto parece óbvio, mas enfim...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 15:14

artista_ Escreveu:Tu dizes que as medidas de contenção ampliam os danos da pandemia, mas o gráfico de quase todos os países da europa achatou bem mais a curva que o da Suécia, isso contradiz o que defendes.


Primeiro eu nao disse isso, pela 4ª vez só hoje eu disse isto:
As medidas restritivas foram tomadas na grandissima maioria dos casos num momento em que a infecção já estava generalizada. Nesse momento não faz sentido nenhum tomar essas medidas e até pode ter efeitos contrarios (as infecções pulmonares gostam de ambientes fechados, restritos, sem radiações UV, etc).

Depois o que estás a dizer é que as curvas na generalidade dos paises são mais "rapidas" do que na Suecia, baixam mais rapidamente que na Suecia.
Ora compara lá o que estás a dizer com este grafico, sendo que a generalidade dos paises são os que têm a curva mais "rapida":

curva-da-epidemida-de-corona-vírus.png
curva-da-epidemida-de-corona-vírus.png (22.05 KiB) Visualizado 4962 vezes


Infelizmente o que vais ter nos paises com lockdown não é isto, vais ter aumentos agora com a retirada de medidas de lockdown enquanto que na Suecia vais ter um gradualmente abaixamento.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 15:08

Qualnhick Escreveu:Onde é que eu disse que a curva da Suecia devia achatar mais rapidamente ?
Na Suecia vamos ver tambem o numero de infetados a diminuir, e de mortos tb a diminuir.
A diferença vai ser agora com o levantamento dos lockdowns, nos paises que tiveram lockdowns vamos ver um aumento de casos com o levantamento de medidas, enquanto na Suecia a pandemia vai-se extinguindo normalmente, os casos e mortos vao diminuindo.


O que também não consegues explicar é como é que a Suécia, com medidas menos restritivas, tem mais do dobro dos mortos da soma dos outros 3 nórdicos, Finlândia, Dinamarca e Noruega... se o confinamento amplia os danos da pandemia, não devia ser ao contrário?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 15:04

yggy Escreveu:Explique me por favor o seguinte:
Eu não saio de casa, nem a minha familia (somos 4) desde o lockdown-> posso ter covid-19?
Se eu sair de casa todos os dias e a minha familia tmabém desde o lockdown-> posso ter covid-19?

Atenciosamente


Se antes de te fechares em casa ninguem estava infetado e se entretanto não tiveram contacto com ninguem nao estão infetados.
A questão não é essa. A questão é que na altura em que foram tomadas essas medidas, na generalidade dos paises, já a infeccao estava espalhada pela população e, portanto, espalhou.se na mesma.
Imagina que 1 das pessoas da tua familia estava infetada e assintomatica quando fizeram o lockdown. O que é que iria acontecer ? Ficavam os 4 infetados ... foi isso mesmo que aconteceu com estes lockdowns "tardios".
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 15:04

Qualnhick Escreveu:Onde é que eu disse que a curva da Suecia devia achatar mais rapidamente ?
Na Suecia vamos ver tambem o numero de infetados a diminuir, e de mortos tb a diminuir.
A diferença vai ser agora com o levantamento dos lockdowns, nos paises que tiveram lockdowns vamos ver um aumento de casos com o levantamento de medidas, enquanto na Suecia a pandemia vai-se extinguindo normalmente, os casos e mortos vao diminuindo.


Tu dizes que as medidas de contenção ampliam os danos da pandemia, mas o gráfico de quase todos os países da europa achatou bem mais a curva que o da Suécia, isso contradiz o que defendes.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 15:01

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O site Euromomo foi remodelado, vale a pena fazer uma visita.

Atenção que as últimas semanas apresentam sempre números por defeito (e estão marcadas a amarelo).

Para a semana 15, os números provisórios mostram claramente que o excesso de óbitos é o mais extremo desde 2015.


Olha que surpresa, os países que aplicaram medidas mais cedo são o que apresentam menos excesso de óbitos este ano! E eu a pensar que era ao contrário!? :roll: :roll: :roll:


Não é verdade.
A Belgica, por exemplo, que é só o pior pais do mundo em termos de mortos por milhao de habitantes foi dos que mais rapidamente atuou. quando decretou o lockdown só tinha 10 mortos (0.87 mortos por milhao) e 1.200 casos (0.0108%).
A Noruega, por exemplo, foi dos paises que mais tarde atuou e está em melhor situação. Quando decretou o lockdown tinha 7 mortos (1.3 mortos por milhão) e 2.385 casos (0.0444 %)


Lá está, vais buscar excessões... elas normalmente confirmam as regras!

Para avaliarmos tudo bem teríamos de analisar muitos outros dados, nesses casos específicos que são a excessão... o que não consegues explicar é como é que as medidas de contenção foram prejudiciais nos países que as aplicaram mais cedo, e hoje, tirando uma exceção ou outra, todos têm muito menos excesso de mortos. Não te concentres na exceção concentra-te na generalidade...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 15:00

artista_ Escreveu: olha para o gráfico que o Marco António colocou na página anterior, e diz lá se não te parece que os países que aplicaram medidas de contenção quando «a infecção já estava generalizada» têm mais escesso de óbitos que aqueles que o fizeram quando isso ainda não acontecia?!


Acabei de te dizer que a belgica que é o pior pais em termos de mortos por milhão foi dos primeiros a aplicar medidas de lockdown, seja medido em termos de mortos por milhao de habitantes seja medido em infetados por milhao de habitantes
e que
a Noruega que é um dos melhores paises em termos de mortos por milhao de habitantes foi dos ultimos a aplicar medidas de lockdown, seja medido em termos de mortos por milhao de habitantes seja medido em infetados por milhao de habitantes

artista_ Escreveu:Os efeitos não se conseguem passado 7 dias, tu é que estás a assumir isso,


Estou a assumir isso porque é dado como adquirido que esta infecção se manifesta até ao 14 dia. Com base nisso tinha que aparecer efeitos nos graficos passados 7 dias, que são o pico dessa distribuição.

artista_ Escreveu: a realidade é que as curvas caíram, umas demoraram mais outras menos, mas a inclinação fui mudando.


Caiem como cairiam sempre, sem qualquer medida.

artista_ Escreveu:.. um caso pode induzir em erro, mas olhando para a Suécia, que tem medidas restritivas menos agressivas, segundo o teu raciocínio devia achatar o gráfico mais rapidamente que os outros mas, ao contrário, é o país onde se nota menos um achatar da curva... porque será?! :roll:


Onde é que eu disse que a curva da Suecia devia achatar mais rapidamente ?
Na Suecia vamos ver tambem o numero de infetados a diminuir, e de mortos tb a diminuir.
A diferença vai ser agora com o levantamento dos lockdowns, nos paises que tiveram lockdowns vamos ver um aumento de casos com o levantamento de medidas, enquanto na Suecia a pandemia vai-se extinguindo normalmente, os casos e mortos vao diminuindo.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 14:56

Qualnhick Escreveu:
Não é verdade.
A Belgica, por exemplo, que é só o pior pais do mundo em termos de mortos por milhao de habitantes foi dos que mais rapidamente atuou. quando decretou o lockdown só tinha 10 mortos (0.87 mortos por milhao) e 1.200 casos (0.0108%).
A Noruega, por exemplo, foi dos paises que mais tarde atuou e está em melhor situação. Quando decretou o lockdown tinha 7 mortos (1.3 mortos por milhão) e 2.385 casos (0.0444 %)


Vais sempre encontrar excessões, já to disse antes... a aplicação de medidas não foi igual em todos os países, o grau de cumprimento também não é o mesmo, densidade populacional, etc...

O que faz sentido é olhar para a generalidade dos casos extremos, algo que tu tens evitado abordar constantemente, ai não vai encontrar exceções. Circulou há umas semanas uma tabela com a data de aplicação das medidas restritivas e a data do 3º óbito, e a relação parece-me clara.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 23/4/2020 14:51

Qualnhick Escreveu:
yggy Escreveu:Porquê 7 dias?


Porque os sintomas desta infecção aparecem até aos 14 dias.
Com uma distribuição normal o pico é aos 7 dias, logo os efeitos seriam sentidos logo passados 7 dias.

yggy Escreveu:E caso se nao tivessem feito medidas como estariam as curvas? Sabe me dizer como estariam? Eu olho para a da Islandia e a escala é logo diferente...olho para a Suecia e ainda não virou para baixo...


As curvas estariam ... como estão.


Explique me por favor o seguinte:
Eu não saio de casa, nem a minha familia (somos 4) desde o lockdown-> posso ter covid-19?
Se eu sair de casa todos os dias e a minha familia tmabém desde o lockdown-> posso ter covid-19?

Atenciosamente
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 23/4/2020 14:49

Qualnhick Escreveu:Eu repito o que já disse varias vezes, mas que aparentemente não lês:
As medidas restritivas foram tomadas na grandissima maioria dos casos num momento em que a infecção já estava generalizada. Nesse momento não faz sentido nenhum tomar essas medidas e até pode ter efeitos contrarios (as infecções pulmonares gostam de ambientes fechados, restritos, sem radiações UV, etc).


Tu é que não lês o que escrevo ou não queres responder ao meu argumento. Se não fazem sentido essas medidas, porque é que na generalidade dos casos quem fechou mais cedo tem uma situação de mortalidade não muito diferente da média dos anos anteriores? Enquando que os que fecharam quando «a infecção já estava generalizada» o número de óbitos é muito superior ao de anos anteriores? Se fosse válido o que dizes, Portugal, por exemplo, estaria melhor se não tivesse aplicado as medidas, mas todas as evidências mostram o contrário, tu és dos poucos que acha pensa dessa forma... olha para o gráfico que o Marco António colocou na página anterior, e diz lá se não te parece que os países que aplicaram medidas de contenção quando «a infecção já estava generalizada» têm mais escesso de óbitos que aqueles que o fizeram quando isso ainda não acontecia?!


Qualnhick Escreveu:Basta olhar para o desenvolvimento da pandemia e a altura em que se tomou essas medidas para deduzir que as curvas são muito semelhantes entre si (o que leva a deduzir que essas medidas não tiveram efeito) e que aparentemente essas medidas nao tiveram efeito nenhum, se tivessem ver-se-iam nos graficos logo passados 7 dias depois de tomadas as medidas e não se vêem ..


Os efeitos não se conseguem passado 7 dias, tu é que estás a assumir isso, a realidade é que as curvas caíram, umas demoraram mais outras menos, mas a inclinação fui mudando... um caso pode induzir em erro, mas olhando para a Suécia, que tem medidas restritivas menos agressivas, segundo o teu raciocínio devia achatar o gráfico mais rapidamente que os outros mas, ao contrário, é o país onde se nota menos um achatar da curva... porque será?! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 14:45

yggy Escreveu:Porquê 7 dias?


Porque os sintomas desta infecção aparecem até aos 14 dias.
Com uma distribuição normal o pico é aos 7 dias, logo os efeitos seriam sentidos logo passados 7 dias.

yggy Escreveu:E caso se nao tivessem feito medidas como estariam as curvas? Sabe me dizer como estariam? Eu olho para a da Islandia e a escala é logo diferente...olho para a Suecia e ainda não virou para baixo...


As curvas estariam ... como estão.
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 14:41

artista_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O site Euromomo foi remodelado, vale a pena fazer uma visita.

Atenção que as últimas semanas apresentam sempre números por defeito (e estão marcadas a amarelo).

Para a semana 15, os números provisórios mostram claramente que o excesso de óbitos é o mais extremo desde 2015.


Olha que surpresa, os países que aplicaram medidas mais cedo são o que apresentam menos excesso de óbitos este ano! E eu a pensar que era ao contrário!? :roll: :roll: :roll:


Não é verdade.
A Belgica, por exemplo, que é só o pior pais do mundo em termos de mortos por milhao de habitantes foi dos que mais rapidamente atuou. quando decretou o lockdown só tinha 10 mortos (0.87 mortos por milhao) e 1.200 casos (0.0108%).
A Noruega, por exemplo, foi dos paises que mais tarde atuou e está em melhor situação. Quando decretou o lockdown tinha 7 mortos (1.3 mortos por milhão) e 2.385 casos (0.0444 %)
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por yggy » 23/4/2020 14:41

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:A questão principal está aqui, estes 3 países (e outros) foram dos que aplicaram medidas mais tarde (em termos de fase de contágio) e por isso têm taxas de letalidade mais altas, porque as coisas acabaram por se decontrolar. Os países que aplicaram medidas relativamente cedo, uns mais outros menos (Portugal, Polónia, Rep Checa, etc), com essas medidas, conseguem ter muito menos mortos, tamb´ém terão muito menos infetados, e isso faz com que consigam que a mortalidade não seja muito superior à média dos anos anteriores... a questão é que tens defendido que o confinamento amplia os danos da pandemia! Mas estes dados indicam exatamente o contrário!


Eu repito o que já disse varias vezes, mas que aparentemente não lês:
As medidas restritivas foram tomadas na grandissima maioria dos casos num momento em que a infecção já estava generalizada. Nesse momento não faz sentido nenhum tomar essas medidas e até pode ter efeitos contrarios (as infecções pulmonares gostam de ambientes fechados, restritos, sem radiações UV, etc).

Basta olhar para o desenvolvimento da pandemia e a altura em que se tomou essas medidas para deduzir que as curvas são muito semelhantes entre si (o que leva a deduzir que essas medidas não tiveram efeito) e que aparentemente essas medidas nao tiveram efeito nenhum, se tivessem ver-se-iam nos graficos logo passados 7 dias depois de tomadas as medidas e não se vêem ...

FB_IMG_1587329404197.jpg


Porquê 7 dias?

E caso se nao tivessem feito medidas como estariam as curvas? Sabe me dizer como estariam? Eu olho para a da Islandia e a escala é logo diferente...olho para a Suecia e ainda não virou para baixo...
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 23/4/2020 14:40

Qualnhick, é uma pena que enveredes por esse caminho, que só te retira credibilidade.

Há um contexto e um ponto que está a ser feito. É claro e entendível. Fica o texto em apreço completo.

MarcoAntonio Escreveu:
E não, o que interessa não é a média.

Se dois individuos comerem em média uma ração por dia, onde um come 1.8 rações por dia e o outro come 0.2 de ração por dia, um fica obeso e o outro morre provavelmente ao fim de umas semanas.

O que é que interessa a média para os países que colapsaram?
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 23/4/2020 14:35

artista_ Escreveu:A questão principal está aqui, estes 3 países (e outros) foram dos que aplicaram medidas mais tarde (em termos de fase de contágio) e por isso têm taxas de letalidade mais altas, porque as coisas acabaram por se decontrolar. Os países que aplicaram medidas relativamente cedo, uns mais outros menos (Portugal, Polónia, Rep Checa, etc), com essas medidas, conseguem ter muito menos mortos, tamb´ém terão muito menos infetados, e isso faz com que consigam que a mortalidade não seja muito superior à média dos anos anteriores... a questão é que tens defendido que o confinamento amplia os danos da pandemia! Mas estes dados indicam exatamente o contrário!


Eu repito o que já disse varias vezes, mas que aparentemente não lês:
As medidas restritivas foram tomadas na grandissima maioria dos casos num momento em que a infecção já estava generalizada. Nesse momento não faz sentido nenhum tomar essas medidas e até pode ter efeitos contrarios (as infecções pulmonares gostam de ambientes fechados, restritos, sem radiações UV, etc).

Basta olhar para o desenvolvimento da pandemia e a altura em que se tomou essas medidas para deduzir que as curvas são muito semelhantes entre si (o que leva a deduzir que essas medidas não tiveram efeito) e que aparentemente essas medidas nao tiveram efeito nenhum, se tivessem ver-se-iam nos graficos logo passados 7 dias depois de tomadas as medidas e não se vêem ...

FB_IMG_1587329404197.jpg
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, latbal, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Xacal, yggy, Àlvaro e 133 visitantes