Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 26/2/2020 17:42

mais_um Escreveu:
Marco,

Os números que tenho são diferentes dos teus, se verificares no link que deixei na pagina anterior, no dia 23/01 já existiam 639 caso na China, dos quais 444 eram só na cidade de Wuhan.



Mais_um, as minhas fontes são as oficiais, incluindo os números que mencionei acima. Os relatórios da OMS (sempre relativos à véspera, mas a decisão foi tomada também na véspera ou pelo menos muito cedo nesse dia e com base nos números da véspera também) estão todos disponíveis aqui:

https://www.who.int/emergencies/disease ... n-reports/

Como disse, os números da Itália são ligeiramente inferiores mas dentro da mesma ordem de grandeza. O índice de gravidade da situação é perfeitamente semelhante, tanto mais que hoje já sabemos bastante mais do que sabíamos nessa altura (e os indicadores não melhoraram, continuam a substanciar-se as previsões da altura em termos de taxa de letalidade e de transmissão da doença), razão pelas quais acrescentei que além de os números já serem comparáveis, ser entendível e sabido que o virus está a propagar-se em Itália há uma série de dias (sabemos também o que, para além da China, aconteceu entretanto por exemplo na Coreia do Sul, logo, da necessidade de agir rápido, como de resto aponta o epidemiologista da OMS, Bruce Aylward).



Quanto à questão que me colocas no post seguinte, eu não me sinto na competência de dizer o que deve ser feito num sentido estrito, nomeadamente, se deve ser decretado o bloqueio da Itália, porque francamente não sei se isso é possível ou viável em termos efectivos, dado o contexto legal e economico-social na União Europeia.

O meu comentário é uma crítica "soft" que tentarei contextualizar melhor: os ministros da saúde reuniram-se há semanas atrás e, na altura, decidiram basicamente que não era necessário fazer mais do que o que estava a ser feito, promovendo a introdução de medidas proporcionais (na altura, pareceu-me adequado/ajustado).

Entretanto, descobre-se na passada sexta-feira que a epidemia está à solta na Itália. A Europa reune-se, hoje, quarta-feira, para decidir o que fazer. É um pouco para o letárgico e complacente (remeto para os meus comentários acima, neste mesmo post, como justificação). Daí o meu comentário.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Flav » 26/2/2020 17:40

Eu duvido muito da eficácia do exemplo das medidas que sugere o Djovarius. Preferia antes que os governos implementassem medidas de reforço das capacidades de resposta dos hospitais e centros de saúde, alargando horários de atendimento, reforçando pessoal médico e de enfermagem. Canalização de recursos a nível de país e da UE para investigação de vacinas de tratamento e outra medicamentação. Reforço das medidas logisticas de fornecimento dos mercados e aconselhamento dos produtos, que além dos medicamentos podem ser eficazes na cura deste tipo de virus (alguém mencionou reforço de produtos com vitamina C, por exemplo). Garantia de que não faltam mascaras em quantidade e qualidade. ETC. Em suma, podia até existir o reforço da capacidade económica em muitos setores de atividade.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 26/2/2020 17:15

Boas,

Não há bloqueios, isso é ilegal. Porém, é permitida a suspensão de Schengen devido a motivos como este.
A fronteira da Itália com os vizinhos passaria a ser controlada e restrita a pessoal essencial, para não perturbar trânsito de mercadorias, etc... apelando-se a que se evitem viagens de lazer.
Poderiam ser feitos controles básicos como os da febre e outros sintomas com equipas para o efeito nas estradas principais, vias férreas, etc...
A circulação terrestre poderia ser restrita a n estradas e x ferrovias.
É que da Itália para a França, Suíça, Áustria, sobretudo, há demasiadas vias.
Por exemplo, o Tirol divide-se entre 2 países, mas não deixa de ser uma sub-região. Não é fácil fazer controlos, mas tem de se fazer qualquer coisa a nível preventivo.
Creio que deveriam fazer estas coisas até ao fim de Março. Depois possivelmente a situação ficaria melhor.
Para o turismo seria melhor perder um mês do que os meses seguintes de Primavera / Verão.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 26/2/2020 16:59

Marco António,

Esqueci-me de perguntar-te, na tua opinão consideras que deveria ser efectuado um bloqueio à Italia?
Se sim, como o implementavas?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 26/2/2020 16:44

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:2-O numero de infectados e mortes em Itália está longe dos números da China quando foi decretado o bloqueio.


Uma rectificação, no entanto, pois isto não é exacto. A China implementou o bloqueio de Wuhan a 23 de Janeiro, a partir das 10 horas da manhã locais. Nessa altura, os números eram comparáveis (da mesma ordem de grandeza) aos de Itália neste momento.

O relatório de 23 de Janeiro reportava 371 casos conhecidos na província de Hubei, a maior parte na cidade de Wuhan*. O número total de mortos era de 17 para todo o território chinês (subiu para 25 no dia seguinte). Os números para Itália serão algo inferiores, mas dentro das mesmas ordens de grandeza. Mostram também claramente que a epidemia já se estava a espalhar há semanas, pelo que os números vão continuar a subir.


A Europa irá reunir-se hoje para decidir o que fazer. Na minha opinião têm estado algo descordenados e um pouco para o complacentes demais. Como já referi antes, entendo que se tenham focado em manter a calma / evitar o pânico e sem dúvida que isso é absolutamente necessário.


Mas também entendo que o enfâse deverá estar em informar e esclarecer a população o melhor possível (é neste momento a melhor ferramenta de prevenção para a população em geral), nomeadamente esclarecendo muito claramente o que as pessoas não devem fazer. Começam também a tardar algumas medidas mais efectivas, dado que o virus já se está a propagar a partir de Itália. Seguramente não queremos que ocorra no Europa o que está a ocorrer no Médio Oriente.

Não é o fim do mundo. Mas é uma epidemia séria e tem de ser levada bem a sério!



* a província de Hubei é grosso modo comparável a um país europeu na medida que tem cerca de 60 milhões de habitantes e cerca de 10 milhões na cidade capital da provincia, Wuhan.


Marco,

Os números que tenho são diferentes dos teus, se verificares no link que deixei na pagina anterior, no dia 23/01 já existiam 639 caso na China, dos quais 444 eram na província de Hubei.

"O número de mortos na província de Hubei devido a um novo vírus detectado na China aumentou para 17, e o número total de casos confirmados também subiu, informou nesta quarta-feira (22) a televisão estatal, citando o governo local.Por volta das 20h do horário local (9h, horário de Brasília), a província confirmou 444 casos do coronavírus, que surgiu em sua capital, Wuhan.
Entre os casos confirmados, 399 pacientes estão recebendo tratamento em hospitais, sendo 71 em estado grave e 24 em estado crítico, disse Yang Yunyan, vice-governador da província, em entrevista colectiva"

https://noticias.r7.com/saude/sobe-para ... a-22012020

Em Italia, temos 374 caso, 12 mortos.

A situação na China tinha um potencial explosivo enorme devido à proximidade do ano novo chinês, algo que em Itália não se verifica, aliás foi esse o motivo invocado pelo governo chinês para determinar o bloqueio dessas 3 cidades no dia 23 e não de toda a provincia.

Já agora deixo o link para uma noticia:

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... uesduasnotícias

Cumprimentos
Editado pela última vez por mais_um em 26/2/2020 17:40, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 26/2/2020 16:33

Mais_um, de acordo com o teu post. ;)

Curioso ver que o número de casos fora da China superou hoje os casos na China, o que mostra como o vírus se espalhou e como a situação na China começa, pela primeira vez, a dar sinais de controlo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Flav » 26/2/2020 16:29

Na minha opinião existem duas palavras chave a considerar nesta situação. Informação ( o mais exata e dessiminada possível para evitar situações de pânico) e proporcionalidade (no tipo de medidas que se tomam para não agravar outras medidas e outras situações de modo a evitar-se uma crise em cadeia). Pode sempre também retirar-se ilações positivas deste tipo de crises, nem que mais não seja.... "teste de stress" aos sistemas de saúde nacionais. Para quem joga curto na bolsa ... isto é mesmo um paraíso, lol.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 26/2/2020 16:23

Ulisses Pereira Escreveu:
maisum, concordo com a generalidade do teu post, agora não acho que seja irracional as pessoas abastecerem as suas dispensas. Vêem o que aconteceu de um dia para o outro em Itália e tomam precauções. Acho que é bem racional até. :)


Abraço,
Ulisses


Ulisses,

É racional abastecer as dispensas para quanto tempo? 1, 2, 3 meses? :D

Eu tenho em casa sempre comida não perecível, que dará pelo menos para 2/3 semanas, mas não é por causa do covid-19, é para uma eventualidade, por exemplo um terramoto que coloque em causa o abastecimento na região de Lisboa, uma greve, uma catástrofe, etc..

Assim como tenho os carros sempre abastecidos de combustível, sou como o Marcelo, acabo uma viagem vou encher o deposito. :D

Não é facil apanharem-me com as calças na mão... :D

Mas tenho sempre este cuidado, haja virus ou não. ;)

Um abraço
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...? "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/2/2020 16:20

Só para que conste. :shock:

Hoje já RE/comprei BCP e SANTANDER, . . . :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BANKINTER. 26.Fev.png
BANKINTER. 26.Fev.png (95.86 KiB) Visualizado 12198 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 26/2/2020 15:47

eafirmo o que já disse anteriormente há que manter a racionaldiade na analise deste tipo de casos.
Tive informações que em Espanha as mascaras esgotaram e há uma corrida aos supermercados para produtos não perecíveis como massas, arroz, etc... acredito que esta situação também aconteça em Portugal quando for diagnosticado o primeiro caso, que acredito que há de acontecer, é uma questão de tempo, parece-me.


maisum, concordo com a generalidade do teu post, agora não acho que seja irracional as pessoas abastecerem as suas dispensas. Vêem o que aconteceu de um dia para o outro em Itália e tomam precauções. Acho que é bem racional até. :)


Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 26/2/2020 15:43

mais_um Escreveu:2-O numero de infectados e mortes em Itália está longe dos números da China quando foi decretado o bloqueio.


Uma rectificação, no entanto, pois isto não é exacto. A China implementou o bloqueio de Wuhan a 23 de Janeiro, a partir das 10 horas da manhã locais. Nessa altura, os números eram comparáveis (da mesma ordem de grandeza) aos de Itália neste momento.

O relatório de 23 de Janeiro reportava 371 casos conhecidos na província de Hubei, a maior parte na cidade de Wuhan*. O número total de mortos era de 17 para todo o território chinês (subiu para 25 no dia seguinte). Os números para Itália serão algo inferiores, mas dentro das mesmas ordens de grandeza. Mostram também claramente que a epidemia já se estava a espalhar há semanas, pelo que os números vão continuar a subir.


A Europa irá reunir-se hoje para decidir o que fazer. Na minha opinião têm estado algo descordenados e um pouco para o complacentes demais. Como já referi antes, entendo que se tenham focado em manter a calma / evitar o pânico e sem dúvida que isso é absolutamente necessário.


Mas também entendo que o enfâse deverá estar em informar e esclarecer a população o melhor possível (é neste momento a melhor ferramenta de prevenção para a população em geral), nomeadamente esclarecendo muito claramente o que as pessoas não devem fazer. Começam também a tardar algumas medidas mais efectivas, dado que o virus já se está a propagar a partir de Itália. Seguramente não queremos que ocorra no Europa o que está a ocorrer no Médio Oriente.

Não é o fim do mundo. Mas é uma epidemia séria e tem de ser levada bem a sério!



* a província de Hubei é grosso modo comparável a um país europeu na medida que tem cerca de 60 milhões de habitantes e cerca de 10 milhões na cidade capital da provincia, Wuhan.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 26/2/2020 15:27

Marco Martins Escreveu:
Não me parece que seja por acaso aquilo que a China fez em Hubei... fecharam tudo e impediram as pessoas de sair daquela região...



Não é comparável a situação da China com a da Itália por vários motivos:

1-O potencial de pessoas infectadas na China era muito superior ao de Itália,
2-O numero de infectados e mortes em Itália está longe dos números da China quando foi decretado o bloqueio.
3-A China decretou um bloqueio a uma região especifica e não ao pais, recordo que foi critica dos governos que proibiram a entrada de passageiros oriundos da China, como por exemplo os EUA.
4-A China é uma ditadura, a Itália não.
edit: faltou referir que a decisão da China em bloquear a zona Wuhan teve como motivo principal o inicio da ano novo chinês que é só a maior migração humana no mundo, 3 mil milhões de viagens.

Reafirmo o que já disse anteriormente há que manter a racionaldiade na analise deste tipo de casos.
Tive informações que em Espanha as mascaras esgotaram e há uma corrida aos supermercados para produtos não perecíveis como massas, arroz, etc... acredito que esta situação também aconteça em Portugal quando for diagnosticado o primeiro caso, que acredito que há de acontecer, é uma questão de tempo, parece-me.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 26/2/2020 15:20

Boas,

O que é estranho aqui é a falta de números da África "negra" ou subsaariana.
Então não há casos em lado nenhum? Logo em locais para onde viajam imensos cooperantes chineses?
Ou é o velho problema da falta de condições, logo morrendo-se de qualquer maneira com ou sem coronavírus ???

Isto tudo está a fazer lembrar (passe o exagero) os 3 primeiros episódios de "The Walking Dead". Deus nos livre !!

Pelo menos deste vírus ainda há quem saia curado, mas é preocupante a informação vinda da China relativa à presença do vírus nas fezes de pessoas consideradas recuperadas...

Creio que vamos piorar antes de melhorar. Os mercados devem refletir essa situação...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 26/2/2020 13:48

Principais focos fora da China:


Coreia do Sul - 1261 infectados, 12 mortes, 24 recuperados. É o maior foco fora da China, o país está a fazer um esforço enorme para conter o virus, ainda não há um abrandamento evidente dos novos infectados com base nos números diários publicados, desde que estes dispararam há cerca de uma semana atrás.

Itália - 374 infectados, 12 mortes, 2 recuperados. O maior foco Europeu, está associado a diversas outras detecções subsequentes em diversos outros países europeus, existindo focos independentes no país com pelo menos 4 regiões afectadas. O número de infectados poderá ainda não reflectir a verdadeira dimensão da epidemia em Itália. Foram para já tomadas algumas medidas modestas para prevenir a expansão da epidemia a partir de Itália.

Irão - 139 infectados, 19 mortes, 25 recuperados. Estes números porém não oferecem qualquer confiança, levantando-se dúvidas se o Irão está a publicar os números reais ou se não tem capacidade para lidar com a situação na mesma medida de outros países. Não só o número de mortos face aos infectados é extraordinariamente elevado, o número de recuperados para quem só há dias começou a identificar infectados é estranhissimamente elevado também. Para além do número de mortes ser o mais elevado, mesmo assim, fora da China, rapidamente os países circundantes identificaram dezenas de infectados entre os indivíduos que regressavam do Irão (Bahrain, Iraque, Oman, etc). Os países vizinhos impuseram rapidamente limitações nas fronteiras e vias de comunicação com o Irão (que entretanto se recusa a introduzir quarentenas).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Optimiza » 26/2/2020 13:45

Marco António, refletindo todo o Mundo sobre os riscos para a saúde humana e da macro-economia, desta epidemia e provável pandemia, dos excessos, terror real e aflição de biliões, não começarão a ser descontados nos mercados o efeito recessivo empresarial, nacional e bolsista CP? Brevemente, e mesmo com os esperados acréscimos de centenas de milhares de casos em África, Médio Oriente e de dezenas de milhares na Europa, os mercados não podem pensar em preparar-se para uma recuperação em V ou U ?

https://www.marketwatch.com/story/why-o ... =home-page
"Historically, a fall of that size is good for stocks. “If the market gets the sense that the global economic downturn scenario is excessive and sentiment follows past patterns, the current situation could in hindsight be seen as the darkest day,” Takada said."
novo mínimo histórico nas 10Y é insustentável .png
novo mínimo histórico nas 10Y é insustentável .png (155.68 KiB) Visualizado 12493 vezes
Overblown.jpg
Overblown.jpg (50 KiB) Visualizado 12493 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 26/2/2020 12:59

Uma pequena actualização. Excluindo o Irão (cujos números não são credíveis) e a China Continental, os números oficiais apontam para:

36 mortes*
280 recuperações
3047 infectados


Dado que a generalidade das infecções fora da China é relativamente recente, o número de recuperações não será ainda grande indicação (além de que suspeito que este número possa não ter globalmente o mesmo rigor que os restantes). Estes números indicam de alguma forma que a taxa de letalidade andará na ordem dos 2% que têm sido estimados (este valor é meramente indicador da ordem de grandeza).

Em relação à gripe sazonal: é muito mais letal pois propaga-se com tanta ou mais facilidade (a generalidade das estimativas aponta para bastante mais facilidade) e vitimiza muitos mais infectados.

Em relação a outros epidemias com coronavirus (MERS/SARS): na prática, em termos efectivos, é mais letal uma vez que apesar de ter um CFR mais baixo, se está a propagar com muito mais facilidade e rapidez, tornando esta epidemia mais séria do que qualquer uma destas anteriores.



* a generalidade destas vítimas ou tem idade avançada ou alguma condição pré-existente, como sabemos.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 26/2/2020 12:42

Acho que este tema vai determinar o comportamento das bolsas durante as próximas semanas. Estimar o tempo da duração do surto e medir o impacto nas contas das empresas mundialmente vai demorar umas semanas. A meu ver, isto vai ser o grande tema do ano.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 26/2/2020 12:30

mais_um Escreveu:
forza algarve Escreveu:
Eu ja briguei com meia italia nas redes sociais pois continuo a dizer que Portugal tem que fechar o espaço aereo para os voos desde Italia.


Fechar o espaço aéreo para voos vindo de Itália não iria evitar o possível contagio, isso só seria eficiente se todos os países isolassem a Itália, não só o espaço aéreo como fronteiras terrestre e marítimas.
Tendo em conta os dados que estão disponíveis, neste momento parece-me que é uma medida demasiado drástica.


Não me parece que seja por acaso aquilo que a China fez em Hubei... fecharam tudo e impediram as pessoas de sair daquela região...

Não creio que exista motivos para alarme de pandemia, mas existem motivos para se tomarem medidas para evitar uma pandemia.

Mas claro, isto tem custos grandes.... muito grandes.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 26/2/2020 12:28

No meio desta tragédia, a diminuição pela primeira vez de número de novos infectados e de mortos na china é um sinal muito positivo e que dá alento. Estivesse o virus limitado à China e estas seriam grandes notícias, assim são apenas boas notícias mas não há que deixar de as sublinhar.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 26/2/2020 12:11

forza algarve Escreveu:
Eu ja briguei com meia italia nas redes sociais pois continuo a dizer que Portugal tem que fechar o espaço aereo para os voos desde Italia.


Fechar o espaço aéreo para voos vindo de Itália não iria evitar o possível contagio, isso só seria eficiente se todos os países isolassem a Itália, não só o espaço aéreo como fronteiras terrestre e marítimas.
Tendo em conta os dados que estão disponíveis, neste momento parece-me que é uma medida demasiado drástica.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 26/2/2020 12:06

forza algarve Escreveu:Bom dia...eu contando os dias para que passem os 14 desde a minha chegada da Italia...la' a minha familia e amigos depois das 18 ja nao saem..estado de sitio ja que esta quase tudo fechado..ate' as Igrejas..escolas fechadas...

E todos os primeiros casos em muitos paises (ate brasil ou argelia ou croacia) sao de pessoas vindas da Italia.

Eu ja briguei com meia italia nas redes sociais pois continuo a dizer que Portugal tem que fechar o espaço aereo para os voos desde Italia.
Mas agora ja e' tarde..ja ha milhares de pessoas vindas da Italia em fevereiro a passear por Portugal..Esperemos mesmo que o calor (ja no algarve ta' bem quentinho nestes dias) mate este virus..

E nao e' so' o virus ..mas as repercussoes economicas num pais quase falido como a Italia sao pesadissimas..ja o pessimo primeiro ministro Conte esta a pedir felixibilidade economica..



Fechar o espaço aereo directo não muda nada, E os que fazem com os que fizeram escala em madrid?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 26/2/2020 11:38

forza algarve Escreveu:Bom dia...eu contando os dias para que passem os 14 desde a minha chegada da Italia...la' a minha familia e amigos depois das 18 ja nao saem..estado de sitio ja que esta quase tudo fechado..ate' as Igrejas..escolas fechadas...

E todos os primeiros casos em muitos paises (ate brasil ou argelia ou croacia) sao de pessoas vindas da Italia.

Eu ja briguei com meia italia nas redes sociais pois continuo a dizer que Portugal tem que fechar o espaço aereo para os voos desde Italia.
Mas agora ja e' tarde..ja ha milhares de pessoas vindas da Italia em fevereiro a passear por Portugal..Esperemos mesmo que o calor (ja no algarve ta' bem quentinho nestes dias) mate este virus..

E nao e' so' o virus ..mas as repercussoes economicas num pais quase falido como a Italia sao pesadissimas..ja o pessimo primeiro ministro Conte esta a pedir felixibilidade economica..


Sim, neste momento podemos dizer que o vírus deixou de ser circunscrito à China.
Em relação a Itália deveria haver o mesmo comportamento chines que houve em relação a Hubei na China... mas parece-me que na Europa não estão a fazer aquilo que pediram à China para fazer.... vão deixar isto andar mais uns dias para tomar uma medida drástica, onde as penalização económicas virão a seguir...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por LoneWolf » 26/2/2020 11:27

O video sobre as novas tecnicas de produçao de vacinas é muito interessante!

https://www.wsj.com/articles/drugmaker- ... 1582579099
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por forza algarve » 26/2/2020 10:32

Bom dia...eu contando os dias para que passem os 14 desde a minha chegada da Italia...la' a minha familia e amigos depois das 18 ja nao saem..estado de sitio ja que esta quase tudo fechado..ate' as Igrejas..escolas fechadas...

E todos os primeiros casos em muitos paises (ate brasil ou argelia ou croacia) sao de pessoas vindas da Italia.

Eu ja briguei com meia italia nas redes sociais pois continuo a dizer que Portugal tem que fechar o espaço aereo para os voos desde Italia.
Mas agora ja e' tarde..ja ha milhares de pessoas vindas da Italia em fevereiro a passear por Portugal..Esperemos mesmo que o calor (ja no algarve ta' bem quentinho nestes dias) mate este virus..

E nao e' so' o virus ..mas as repercussoes economicas num pais quase falido como a Italia sao pesadissimas..ja o pessimo primeiro ministro Conte esta a pedir felixibilidade economica..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 26/2/2020 10:29

:arrow:
Anexos
Italy.png
Italy.png (44.83 KiB) Visualizado 11524 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], caganixo7, Ferreiratrade, goncaladas, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, Lisboa_Casino, machadosoares31, malakas, maturidade, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP e 137 visitantes