Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 13/3/2020 14:35

Ulisses Pereira Escreveu:A questão das máscaras é muito curiosa porque, se é bem verdade que praticamente não protegem quem não está infectado, é essencial para quem está infectado não infectar os outros. Por isso, na Europa, sempre foi dito que as máscaras não se justificavam. Mas a questão é que não sabemos quem está infectado e a obrigatoriedade de máscaras é considerado pelas autoridades chinesas como decisiva para reduzir em grande percentagem a propagação do vírus.


Ulisses bom dia como uma N - 95 , proteges os outros e estas protegido a mais 80% .
Quase todos os hospitais foram assaltados na Europa os médicos sabem que para eles é uma questão de sobrevivência , penso que foi gente do hospital que as “protege-o“ para ter um stock maior .

São caras quanto custa uma economia paralisada ?
O que dói é a incapacidade de decisão nos nossos dias em todos as áreas o Aeroporto é apenas um exemplo.

As decisões colectivas demoram muito tempo na guerra e na peste precisamos de um verdadeiro chefe ,foi o que os ingleses fizeram na guerra Churchill cometeu vários erros como já tinha cometido na 1.ª guerra , Mas decidia e ganhou .
(Algo que me marcou na vida quando fui para a tua cidade com um pequeno lugar de “chefia “ aos 25 anos o que me pediram foi para ter capacidade para decidir , vais cometer erros mas vai aprender com eles )
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 13/3/2020 14:30

artista_ Escreveu:
Sim Marco, é devido às tuas explicações que há muito percebi isso, mas aqui estamos a falar de alguém que está infetado há cerca de um mês, é muito tempo, e esteve internado duas vezes, não devia haver muita gente infetada que deveria ter já desenvolvido sintomas, alguns deles graves? A não ser que na primeiras vezes, nos hospitais privados, ele não tivesse ainda o virus, e tivesse apenas uma gripe(?)





Até há poucos dias, os critérios de teste eram muito apertados. Nós não sabemos exactamente quantas pessoas estão a manifestar sintomas e até mesmo que estão internadas e que não estão identificadas como tendo COVID-19 / estando infectadas com SARS-CoV-2...

Entretanto, os critérios foram alargados mas o ritmo dos testes é muito lento. Reparem por exemplo, que há milhares de pessoas em vigilância (essas pessoas NÃO foram testadas, apenas umas centenas até agora foram). E outras, eventualmente, nem em vigilância estão. Porque não se sabe, ainda não foram localizadas (do que já se revelaram alguns exemplos concretos).

Há aqui limitações que é preciso entender que existem para se perceber que o número oficial é uma contagem que está sujeita às limitações impostas, quer pelas regras/critérios que tinham sido estabelecidos, quer pelas limitações logísticas existentes.


Porque não está no número oficial ou porque não é notícia, não quer dizer que não existam e que não estejam já em hospitais. Só quer dizer que, se existirem, não estão ainda identificados como tal.



Por essa razão, não podiamos estar à espera que os números da contagem oficial subissem. Estes números vão crescer com um atraso significativo, necessariamente. Basta olhar para os dados para se perceber!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Celsius-reloaded » 13/3/2020 14:28

Coloco aqui um texto que coloquei noutro forum. Creio que é a mensagem que é preciso transmitir. A reacção dos mercados à acção mundial levada a cabo nos ultimos dias demonstra-o; Pena não serem todos os povos a fazer assim. Como já disseram elo menos há uma coisa boa. A morte politica de TRump e quiça Boris Johnson.

A New Hope.

Bem, está na altura de começar a passar uma mensagem positiva, mesmo a nível económico.
A verdade é que os efeitos económicos seriam sempre brutais como foi sendo dito. De repente com a capacitação colectiva dos efeitos desta virose, o titulo do tópico deixou de ser sensacionalista…

Como contexto, digo que há mais de 10 anos que me debato com viroses, pelo menos a cada dois meses. Com contas simples posso concluir que já tive pelo menos 60, entre gastros e do sistema respiratório, cerca de ¼ delas com direito às urgências ou a consultas.

Invariavelmente resultam do contacto com crianças sendo que inúmeras vezes vi os pais deixarem as crianças em meio escolar totalmente destroçadas, normalmente com questões respiratórias, dermatológicas, gástricas etc.

As boas noticias é que é perfeitamente possível conter o vírus, desde que a comunidade altere os seus comportamentos. Para isso é importante a awareness que já existe. Vivo em frente a uma escola, que só fecha a partir de segunda, e hj sexta está às moscas de alunos.

A China conseguiu em pouco mais de dois meses, conter e neutralizar a expansão da doença, debatendo-se agora com os comportamentos irresponsáveis dos outros.

A ciência médica está mto evoluída, mais cedo ou mais tarde aparece a vacina. É mto importante que pessoas “Importantes” a apanhem, como a primeira dama do Canadá ou a vice primeira dama Espanhola. Quem diz isso diz desportistas ou actores.

Note-se que, do que sei as viroses não têm tratamento. Os cuidados médicos que são necessários são dos sintomas. Este vírus não é particularmente letal – está mto longe de ébola/malária etc. O problema é que é mto contagioso e as medidas a tomar visam unicamente impedir um aumento drástico de casos com necessidade de tratamento hospitalar, em que seja preciso fazer escolhas.

Percebo as medidas tomadas em face ao contexto Europeu. Preferia mais mas a verdade é que são bastante razoáveis.
Estão aqui:
https://www.jornaldenegocios.pt/econ...olsa_Destaques

Em suma não é a primeira nem será a ultima crise de saúde publica. Toda a comunidade percebeu a gravidade da situação. Público e privado actuaram no sentido de atacar a dispersão descontrolada.

Será uma questão de tempo até sairmos disto. A particularidade das viroses, pelo menos em mim, é que desaparecem tão depressa como apareceram, deixando por agora nenhum efeito.

Na economia não será assim tão simples. Mas tendo em conta o momento económico que vivíamos antes da sua eclosão é justo esperar com uma recuperação mto rápida da economia. Até lá é aguardar serenamente (tanto quanto possível).
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 13/3/2020 14:24

MarcoAntonio Escreveu:Isto é muito importante para se perceber que 112 é a contagem oficial. Não pode, de forma alguma, corresponder à realidade da situação. É os que se contam. Os que se consegue contar.


Sim Marco, é devido às tuas explicações que há muito percebi isso, mas aqui estamos a falar de alguém que está infetado há cerca de um mês, é muito tempo, e esteve internado duas vezes, não devia haver muita gente infetada que deveria ter já desenvolvido sintomas, alguns deles graves? A não ser que na primeiras vezes, nos hospitais privados, ele não tivesse ainda o virus, e tivesse apenas uma gripe(?)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 13/3/2020 14:20

pepe7 Escreveu:Ulisses

Segundo o que já me explicaram, as Clínicas são importantes para quem está infectado, de forma a não propagar o vírus.

E quanto às FFP2!?

É que dizem que a FFP2 salvaguarda quem não está infectado, pois tem filtro, etc...mas quem as utiizar estiver infectado pode propagar.
Sinceramente tenho dúvidas quanto ao proteger quem não está infectado!?


As mascaras N95/FFP2 (dois standards praticamente equivalentes) ou FFP3 oferecem realmente um nível razoável de protecção a quem não está infectado (são desartáveis, precisam de ser substituidas e acima de tudo, precisam de ser bem colocadas).

O mais importante porém é que este recurso é limitado. Não é aconselhável a população utilizar, não porque não proteja, mas porque é absolutamente necessário que eles estejam disponíveis onde são muito mais importantes. É preciso concentrar a sua utilização onde vão ter um impacto muito mais eficiente e importante. Nos hospitais, por exemplo. Na população em geral é ineficiente.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 13/3/2020 14:19

Marco Martins Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/covid-19-ministro-da-educacao-avisa-que-ninguem-esta-de-ferias?ref=cotacoes_UltimasSite

Acho interessante este texto... os professores e outros serviços não estão de férias... terão de continuar a ir para as escolas, e andar nos trasportes publicos, e deslocarem-se entre regiões...
Como não estão de férias, quando as aulas regressarem, vão pedir a todas essas pessoas para trabalhar mais 15 dias como extra?


O texto não diz que os professores vão continuar a ir às escolas, podem ir pontualmente, ou alguns, caso seja indispensável. Estou a presumir, sou professor, mas estou de baixa, mas pelo que li e sei das escolas, obviamente que não havendo atividades letivas não faz sentido nenhum os professores continuarem a ir às escolas.

Obviamente que neste ano tenho a certeza que, nos casos que se justifique, haverá aulas depois de finalizado o ano letivo, sobretudo nos anos de exame. Aliás, isso já acontece em muitos casos. Só para dar um exemplo, num ano fui colocado em finais de março numa escola a substituir um colega que dava Geometria Descritiva ao 11º ano (ano de exame). Nessa altura nem metade do programa tinham dado... dei-lhes aulas até ao último dia antes do exame, salvo erro nesse ano foi a 27 de junho, e ainda dei mais algumas aulas para a segunda fase de exames que foi quase um mês depois... adaptar-se a situações extraordinárias é aquilo a que todos os professores são já obrigados a fazer todos os anos, não será por ai que 15 dias sem atividades letivas se tornarão em algo complicado de resolver... também por isso nunca tive dúvidas que as escolas deviam ser encerradas já.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 13/3/2020 14:11

artista_ Escreveu:Este caso é muito estranho, aparentemente ele já está infetado há quase há um mês (vi a notícia ontem antes de me deitar, penso que percebi bem) e esteve duas vezes internado em hospitais privados onde foi tratado como se tivesse gripe, até ser agora detetado no hospital público que está infetado. A minha pergunta é, com este histórico não deviam ter aparecido já centenas, ou mesmo milhares de outros infetados?Será que o calor tem realmente um efeito grande na atenuação dos efeitos nefastos do virus?


Estamos limitados pelo número reduzido de testes laboratoriais que se conseguem fazer em Portugal. Se se testam 500, não se podem identificar 1000. É matematica e fisicamente impossível. Como será logisticamente impossível aumentar o ritmo dos testes acima da capacidade instalada, por definição.

Isto é muito importante para se perceber que 112 é a contagem oficial. Não pode, de forma alguma, corresponder à realidade da situação. É os que se contam. Os que se consegue contar.

Também por isso a urgência de tomar medidas preventivas agressivas e que não podem estar baseadas na contagem oficial, como vinha sublinhando há vários dias.


Felizmente, o Primeiro Ministro ontem (e entretanto o Presidente da República) mudaram o tom e outro tipo de mensagem começou a ser transmitida à população.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 13/3/2020 14:07

djovarius Escreveu:Entretanto, o 6º caso no Algarve é uma turista do Canadá num Aparthotel em Albufeira (eu sei qual mas não digo) :x


Este caso é muito estranho, aparentemente ele já está infetado há quase há um mês (vi a notícia ontem antes de me deitar, penso que percebi bem) e esteve duas vezes internado em hospitais privados onde foi tratado como se tivesse gripe, até ser agora detetado no hospital público que está infetado. A minha pergunta é, com este histórico não deviam ter aparecido já centenas, ou mesmo milhares de outros infetados?Será que o calor tem realmente um efeito grande na atenuação dos efeitos nefastos do virus?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Raizes » 13/3/2020 14:02

É preciso que toda a população entenda o gráfico abaixo de forma a entender muitas das medidas que devem ser implementadas pelas autoridades de saúde e governo mas acima de tudo POR CADA UM DE NÓS:

https://evidentiamedica.com/covid19-inf ... 8vvIUbvw6c

Estive sempre alerta e bem informada graças ao caldeirão e em especial ao excelente trabalho realizado pelo Marco António.
 
Mensagens: 60
Registado: 21/7/2014 11:59

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 13/3/2020 13:54

pepe, mas essas máscaras XPTO são caríssimas e incomportáveis para a população usar. Em Macau, todos eram obrigados a utilizar máscaras, mas máscaras muito mais "banais" que apenas limitavam o contágio, ficando ali as gotículas dos espirros, tosse e do "falar".

Dj, os mercados, tal como a sociedade, ignoraram a dimensão do problema. Repara na luta que, no início deste tópico o Marco teve para desmistificar a ideia de que isto era quase semelhante a uma gripe....
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 13/3/2020 13:52

E indiferente dizeres. Isto vai chegar a todo o lado...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 13/3/2020 13:49

Ulisses

Segundo o que já me explicaram, as Clínicas são importantes para quem está infectado, de forma a não propagar o vírus.

E quanto às FFP2!?

É que dizem que a FFP2 salvaguarda quem não está infectado, pois tem filtro, etc...mas quem as utiizar estiver infectado pode propagar.
Sinceramente tenho dúvidas quanto ao proteger quem não está infectado!?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 13/3/2020 13:39

Olá,

Hoje fui revisitar as primeiras páginas deste tópico.

Uma conclusão interessante. Naqueles dias de meados de Fevereiro, se a Europa tivesse tomado logo medidas de fundo, poder-se-ia evitar muita coisa que vai surgir.

Fechar as viagens internacionais no início de Fevereiro teria sido importante para diminuir cadeias de transmissão.

Penso que é por isso que os mercados só começam a cair depois de 20 de Fevereiro. O pessoal começou a perceber que não haveria em todo o lado o mesmo tipo de atitude da China / Ásia, perante o assunto.

Entretanto, o 6º caso no Algarve é uma turista do Canadá num Aparthotel em Albufeira (eu sei qual mas não digo) :x

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8756
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 13/3/2020 13:20

Ulisses Pereira Escreveu:A questão das máscaras é muito curiosa porque, se é bem verdade que praticamente não protegem quem não está infectado, é essencial para quem está infectado não infectar os outros. Por isso, na Europa, sempre foi dito que as máscaras não se justificavam. Mas a questão é que não sabemos quem está infectado e a obrigatoriedade de máscaras é considerado pelas autoridades chinesas como decisiva para reduzir em grande percentagem a propagação do vírus.


Sim. O importante é apenas usar a mascara quando se está proximo de alguém e evitar estar muito tempo com ela para evitar que fique humida!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 13/3/2020 13:00

A questão das máscaras é muito curiosa porque, se é bem verdade que praticamente não protegem quem não está infectado, é essencial para quem está infectado não infectar os outros. Por isso, na Europa, sempre foi dito que as máscaras não se justificavam. Mas a questão é que não sabemos quem está infectado e a obrigatoriedade de máscaras é considerado pelas autoridades chinesas como decisiva para reduzir em grande percentagem a propagação do vírus.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 13/3/2020 12:52

Além de Macau , Hong Kong Twain .....o que tem em comum ? estão se a safar , eu abri um tópico sobre Máscaras de proteção devia ser o assunto do momento, perguntar ao poder porque nada fizeram .

Os médicos inteligentes para se protegerem já há uns tempos tem na consulta uma máscara para doente durante o tempo da consulta .
Contavam vos história e vos seus crentes engolem perguntem por Hong Kong todos com máscaras vejam o resultado , sei que perco o meu tempo mas fico bem com a consciencia.

Veja como Twain se defendeu :
“Uma das primeiras medidas a ser tomada, diz Vivia Chang, foi a recomendação do uso de máscaras, que não foi difícil de implementar, dado que já é uma prática habitual no território, que se vulgarizou após a SARS. E se, de início, houve uma corrida à compra de máscaras, seguiu-se uma imposição de que cada pessoa só pode comprar um determinado número, que é monitorizado através do cartão de saúde de cada cidadão, que dispõe de um chip que permite fazer esse controlo. Vivia Chang acrescenta que, através de trabalho voluntário, Taiwan conseguiu aumentar muito significativamente a capacidade de produção de máscaras: "Produzimos nove milhões e duzentas mil máscaras por dia, podemos até exportar para países que necessitem."
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por TTrisquel » 13/3/2020 12:51

Passamos a barreira dos 100 casos.... 112 !!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 29
Registado: 22/12/2017 0:03

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 13/3/2020 12:50

Na actualização diária, estão 112 casos confirmados em Portugal.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 13/3/2020 11:54

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-macau-anuncia-datas-do-regresso-as-aulas


Esta é a diferença!! Será que somos mais inteligentes que os de Macau?!?!?

Fecharam tudo apenas quando tinham 10 casos, e só em Maio regressam com as crianças mais pequenas às escolas!!!

Nós com muitos mais casos, vamos seguir o belo exemplo italiano!!! Adiar adiar e depois estourar!!!

Estou sempre a dizer o mesmo, mas parece que estamos a querer viver num mundo à parte onde tudo corre bem...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 13/3/2020 11:36

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/covid-19-ministro-da-educacao-avisa-que-ninguem-esta-de-ferias?ref=cotacoes_UltimasSite

Acho interessante este texto... os professores e outros serviços não estão de férias... terão de continuar a ir para as escolas, e andar nos trasportes publicos, e deslocarem-se entre regiões...
Como não estão de férias, quando as aulas regressarem, vão pedir a todas essas pessoas para trabalhar mais 15 dias como extra?

Temos a possibilidade neste período de fechar e diminuir o maior número de circulação de pessoas... mas não o querem fazer!!!

Para além disso, em alguns sítios fecharam as feiras ao ar livre.... tudo bem, mas matêm os supermercados onde a probabilidade de contágio é maior, por ser num espaço fechado?
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por OCTAMA » 13/3/2020 11:28

luislobs Escreveu:Basta pensar um pouco...
Se o COVID-19 é perigoso? Sim, é.
Se precisa de medidas de prevenção? Sim, precisa.
Se fechar escolas e eventos com muita gente resolve? Não, não resolve mas ajuda.
Agora imaginem isto:

XEQUE-MATE CHINÊS

Nos últimos dias a China bateu muitos recordes.
Ganhou 20 bilhões de dólares e comprou cerca de 30% das acções das empresas.
Xi Jinping superou os europeus e os democratas americanos numa jogada inteligentíssima feita diante dos olhos de todo o mundo.
Devido à situação em Wuhan a moeda chinesa começou a declinar mas o Banco Central chinês não tomou nenhuma medida para impedir esse colapso.
Passavam, inclusivamente, notícias de que a China nem sequer tinha máscaras suficientes para combater o coronavírus.
Esses rumores, mais a medida de Xi Jinping em bloquear as fronteiras de Wuhan, levaram a um forte declínio das acções (44%) nas empresas de tecnologia e indústria química.
Os “tubarões financeiros” começaram a tentar vender todas as acções chinesas mas ninguém queria comprá-las pelo que se desvalorizaram fortemente.
Xi Jinping esperou uma semana inteira aparecendo sorridente em todas as conferências de imprensa como se nada de especial estivesse a acontecer.
Quando o preço caiu abaixo do limite permitido, ordenou a compra de TODAS as acções de europeus e americanos, ao mesmo tempo!
Só aí os “tubarões financeiros” perceberam que tinham sido enganados.
Mas já era tarde demais.
Todas as acções haviam passado para a mão da China que, naquele momento, faturou 2.000 bilhões de US$ e tornou-se, de novo, o acionista maioritário de empresas construídas por europeus e americanos.
Com estas novas acções ficaram proprietários da indústria pesada da qual a União Europeia, a América e o mundo inteiro dependem.
A partir de agora a China fixará o preço e as receitas das suas empresas ficarão no país, o que permitirá um acentuado aumento das suas reservas de ouro.
Jogada brilhante na história do mercado das acções.
Xeque-Mate aos “tubarões financeiros”!

(De um texto enviado pelo Prof. Jaime Santos e da autoria de Miguel Boieiro e Delfim de Almeida Carvalho.)


Bom Dia luislobs,

De fato à uns dias tinha-me passado pela cabeça algo semelhante, mas em muito menor escala.....numa ótica somente de fazer dinheiro....
Acredito que a China tendo percebido que o mundo Ocidental não estará tão preparado para lidar com o Covid-19 até possa tentar algo parecido, pois não são nada parvos. São extremamente astutos. Mas, em teoria, quem controla Empresas, não vai despejar no mercado a sua posição maioritária. Penso eu. São posições de muito longo prazo, de gestão de negócio que não se vendem como se fossem minoritárias, apesar de já poucas são de família.......E nem as mesmas conseguem ser adquiridas assim sem mais nem menos.....ou seja, imaginemos esse cenário, de a China estar a querer adquirir uma posição e em vez do mercado despejar 40% ou 50% do equity dessa empresa, despejar 20%. Não esqueçer os outros investidores também estarão a comprar por investimento natural num momento de queda abrupta. Qual a relevância da posição adquirida Vs o dinheiro empatado se não obteve o sucesso esperado do controlo? Brincar com o dinheiro a ver se pega?....

Acho uma teoria interessante, mas pelos documentários que já vi, a China, entra muitas vezes como entidade que quer "auxiliar" com dinheiro entidades em dificuldades ficando com a propriedade e/ou concessões em muitos portos e similares.....tipo um George Soros mais refinado....

Creio que de futuro ficaremos a perceber se isto será verdade ou não, pois o espaço europeu já começa a querer saber quem são os reais proprietários das empresas. Para mais, com o impacto económico que aí vem, a penalização das entidades off-shores pelas mais variadas razões são um meio de obter mais receita fiscal.....

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 13/3/2020 10:52

Aqui também morre gente e temos saúde grátis. Aliás como está num post atrás muitos dos testes são pagos no privado... Mas sim os USA estão demasiado atrasados na contenção aquilo vai acabar em estado de sítio.

Claramente que são medidas insuficientes. Os miúdos e professores na segunda vão-se todos enfiar ao shopping ou a cafés. O caminho é o mesmo de Itália sabem perfeitamente no que vai dar...

Alguém com uma atitude decente no meio disto tudo. -> Valentino Rossi doa "centenas de milhares de euros" para ajudar hospital na luta contra o coronavírus
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por RPedroG » 13/3/2020 9:16

Escolas e jardins de infancia por enquanto em algumas (e nao todas) as regioes alemaes vao ficar fechadas a partir de 2a feira.
Estancias de Ski em Salzburgo e Tirol (Austria) vao fechar e os hoteis também vao estar fechados a partir de 2a feira.

E noutros paises da EU as medidas sao semelhantes.
Acho que sao as medidas que vao conseguir conter os casos na Europa inteira.

Mas continuo sem perceber o que vai acontecer daqui a 3-4 semanas, quando os casos comecarem a reduzir. Vao manter tudo fechado mais semanas/meses até aparecer uma vacina ou vao abrir e vamos voltar a assistir a um crescimento exponencial passado 1-2 semanas?

Entretanto enquanto varios paises na Europa tomam estas medidas, a Premier League vai ter jogos no fim de semana com publico... :wall:

E também concordo que provavelmente o Corona será o fim politico do Trump (o que seria algo positivo do Corona). Ele está a menosprezar e quando se aperceber da realidade (e nao do mundo paralelo onde ele vive) será tarde demais para evitar milhares de mortos. Nao esquecer que muitos americanos nao tem qualquer plano de saude...
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Opcard33 » 13/3/2020 8:58

Os positivos vem dos laboratórios privados Em maioria , tem sido por sua própria iniciativa que portugueses fazem os testes de tal ordem que há algum laboratórios só tem vaga no fim do mês .

Por isso os números que nos são facultados infelizmente são apenas uma pequena parte do o problema .

Mesmo sem sintomas todos o que tiveram em contacto com alguém a rico deviam ser despistados para eles próprios não propagarem o vírus
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 13/3/2020 2:51

lfhm83 Escreveu:Icaro00 sou um bocado contra poupar o SNS, não creio que os tiros devessem ir por aí. Existem planos de contenção de pandemias e o certo é que o principal é reduzir a rapidez e isso faz-se de outra forma:

:arrow: Testes, testes, testes e mais testes e testes -> Portugal 0/20 nesta matéria, poucos testes e um sistema de testes muito lento
:arrow: Informar devidamente a população -> Portugal 0/20 novamente os negócios mais importantes que as vidas (pensando no curto prazo claro)
:arrow: Fundo de subsistência para quarentenas - Portugal 2/20 aqui não sei como se geriu mas houve algumas quarentenas, 2 por o governo saber o significado da palavra quarentena
:arrow: Bloquear fontes de novos casos - Portugal 0/20 outra vez 0, os voos de Itália continuaram a fluir ao ritmo habitual sem qualquer controlo
:arrow: Testes e mais testes e testes - agora vão gastar centenas de milhares de milhões para limpar o estrago que fizeram podiam ter gasto mil milhões a preparar testes e poupava-se um oceano de dinheiro


Portanto acho que pontos básicos 101 de qualquer epidemiologista que Portugal e também grande parte da UE falharam redondamente. Mas prontos estava tudo convencido que não chegava aqui e que era uma mera gripe que só acontece em aldeias chinesas.




Um video revelador do infinito da estupidez humana. Um bom candidato a presidente do FED por exemplo.
Ironia do destino este senhor acusou Corona e tiveram de cancelar a NBA.



Ainda não estamos no pico dos contágios e hoje em Nogueira (Maia) num jardim de infância ficaram retidas 25 crianças devido a contacto de uma suspeita... desde as 15h30 até pelo menos as 24h00... 10 horas de espera? O que vai levar a isto? Um descrédito das instituições...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Adas, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, J.f.vieira, latbal, Shimazaki_2 e 416 visitantes